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segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Valentino Balboni o mais famoso piloto de testes e embaixador da Lamborghini vem para o Brasil exclusivamente para participar do evento Dream Route que reúne donos de superesportivos que vão cruzar o Sul do País, agora em novembro, no maior rally de luxo da América latina. Leia a entrevista do piloto




23/10/2016 - Vem aí a quinta edição da Dream Route, o primeiro rally de luxo da América Latina e um dos maiores eventos do gênero no mundo. 

Os carros largam de Florianópolis, dia 23 de novembro, rumo a Porto Alegre passando pela magnífica Rota do Sol e finalizando com um dia de piloto Stock Car no maior complexo automobilístico da América Latina. 

O padrinho desta edição é a lenda das pistas o italiano Valentino Balboni: “É um orgulho participar deste tipo de evento, ainda mais no Brasil, um país que adoro. Esta é a melhor maneira de curtir um superesportivo, com amigos, boas estradas e belas paisagens”, diz Balboni. (confira abaixo entrevista exclusiva com Valentino Balboni). 

A icônica Ferrari F50, Rolls Royce Phantom, Lamborghini Gallardo Valentino Balboni (série especial que a marca fez em homenagem ao piloto), Ferrari 458 Itália, Mercedes-Benz AMG GT, Porsche 911 Turbo e Audi R8 são alguns dos carros já confirmados no evento, em novembro. 

Os participantes vêm de diversos estados do Brasil e também do exterior, Estados Unidos, itália, Argentina, Uruguai e Chile. As inscrições estão abertas.

"Conhecemos o Valentino no lançamento da nossa edição internacional nos Estados Unidos, estivemos com ele em grandes eventos como o Concours d'Elegance em Peeble Beach, na Califórnia, e ficamos amigos. O Balboni ficou bem impressionado com o trabalho desenvolvido pela Dream Route e não pensou duas vezes em aceitar o convite para participar da nossa edição no Brasil", explica Vinicius Trapani CEO da Dream Route sobre como foi possível trazer esse ícone do automobilismo mundial para o país.


Track Day
A quinta edição da Dream Route traz de volta o Track Day, que será realizado no Autódromo Velopark, em Porto Alegre, o mesmo utilizado pela Stock Car. 

“Depois de rodar pelas estradas curtindo a tecnologia e conforto, o autódromo é a melhor oportunidade dos participantes pisarem fundo, com segurança, ainda mais este ano, com as dicas do Valentino Balboni”, diz Alessandro Magno, Diretor de negócios da Dream Route.

Conceito
Nova modalidade em turismo automobilístico de luxo no País, a Dream Route funciona em um sistema all-included, onde o participante usufrui de hotéis 5 estrelas, festas exclusivas nas melhores casas de cada cidade, alta gastronomia com restaurantes e cardápios exclusivos, abastecimento gasolina premium incluso, segurança privada, mecânica de luxo e guincho acompanhando o comboio dentre outras comodidades e serviços. 

Para esta quinta edição, já estão confirmados o Majestic Palace Hotel, na beira mar de Florianópolis, com direito a festa na cobertura (The Roof), no Jurerê Internacional e de encerramento com DJ Vintage Culture, eleito diversas vezes o melhor do Brasil. 

A Dream Route conta com o patrocínio de gigantes como Ipiranga que está lançando seu combustível de alta performance Octapro, assim como a Pirelli líder mundial na fabricação de pneus e uma das principais patrocinadoras da Fórmula-1.


Valentino Balboni - nasceu em Casumaro, no Itália, em 13 de maio de 1949. Aos 18 anos entrou na Lamborghini como aprendiz de mecânico. 
Pouco tempo depois foi convidado para ser piloto de testes da marca. 

Ele testou todos os modelos produzidos até hoje. Em julho de 2009 a Lamborghini lançou uma série limitada do seu modelo Gallardo denominada Lamborghini Gallardo LP 550-2 Valentino Balboni, em homenagem ao seu contribuidor de longa data. 

Um de seus principais diferenciais mecânicos é que os 550 cvs de potência são direcionados apenas para as rodas traseiras, permitindo uma direção mais esportiva. Atualmente, ele ministra cursos de direção para clientes e atua como embaixador mundial da Lamborghini. 

Entrevista exclusiva com Valentino Balboni
Dream Route - Como embaixador da Lamborghini, como é para você participar de um evento com superesportivos aqui no Brasil? 
Valentino Balboni - Sempre me senti muito orgulhoso e abençoado por ser considerado embaixador marca. Não há dúvida de minha longa devoção à Automobili Lamborghini e sempre vou continuar fazendo tudo o que estiver ao meu alcance para manter a herança e a história vivas e puras. Participar do Dream Route pela primeira vez no Brasil é outra motivação para conhecer os novos entusiastas da marca e compartilhar a paixão pelo esporte e pelos carros exclusivos.

DR - Acha que este tipo de evento, como a Dream Route, é uma oportunidade para os proprietários de superesportivos realmente desfrutarem da máquina? 
VB - É definitivamente muito importante reunir, compartilhar emoções e a paixão em comum pelos carros esportivos. Permanecer juntos nesse tipo de evento consolida as novas amizades e amplia a comunidade. Eu sempre vejo aspectos positivos deste tipo de "reuniões de amigos". É encorajador!

DR - Em 21 de abril de 1967, o Sr. Entrou na Lamborghini como aprendiz de mecânico. Como aconteceu a transição para virar piloto de testes? O convite foi feito pelo próprio Ferrucio? 
VB - Comecei em 21 de abril de 1968 como aprendiz de mecânico, auxiliando na parte mecânica e aprendendo com eles como reparar e manter os carros. Comecei a dirigir o Lamborghini em torno dos dois edifícios que existiam naquela época ( na fábrica de Sant’Agata Bolognese) e a paixão cresceu instantaneamente. Então na época a marca abriu um treinamento para jovens pilotos de teste e um amigo meu e eu fomos escolhidos pelo motorista sênior Bob Wallace para sermos treinados. Cavaliere Ferruccio Lamborghini aprovou e iniciamos nossa nova experiência com entusiasmo e devoção. Cavaliere (título importante na Itália) Ferruccio Lamborghini queria que os novos proprietários sentassem no lado do passageiro para fazer um test-drive conosco e aprender lições de condução para se familiarizarem com o poder esportivo do Miura e do Countach.

DR
- Qual é exatamente a função de um piloto de testes e de que maneira ele contribui para o desenvolvimento de um novo carro?
VB - O piloto de testes é um importante "link" entre os engenheiros de desenvolvimento, ele tem que transferir para a equipe as reações efetivas do carro em geral e discutir ou propor como alcançar os desempenhos esperados e desejados do fabricante. Quanto maior a sensibilidade e o conhecimento do piloto de testes melhor e mais fácil será alcançar os desempenhos esperados, a segurança e a confiabilidade de dirigibilidade.

DR - Na prática, como é feito esse trabalho? Qual a velocidade máxima que já atingiu pilotando um Lamborghini?
VB - Andamos nos carros e fazemos diversas propostas de ajustes e diferentes calibrações quando necessário, alinhando com as expectativas dos engenheiros. Normalmente, no meu tempo, para desenvolver um protótipo pronto para ser produzido, eram três ou quatro anos de trabalho de condução específico intenso e melhorias relacionadas. Desenvolvendo o Countach e, mais tarde, o Diablo, atingia 335 km/h nos testes de alta velocidade.

DR - Hoje, com tanta tecnologia embarcada nos carros, a maneira de pilotar um superesportivo mudou muito em relação ao passado?
VB - Sim! Definitivamente tecnologias e a eletrônica modernas mudaram o estilo de condução, melhorando a confiabilidade e desempenhos de segurança, economizando o consumo de gasolina e diminuindo a poluição. Estou convencido de que o prazer de condução e as emoções estão sempre lá, mesmo que sejam bem diferentes. Conduzir um carro superesportivo antigamente era muito mais exigente, mas ao mesmo tempo também recompensador. Todo controle do carro era sobre a sensibilidade e habilidade do motorista.

DR - Em todos estes anos, qual (ou quais) os modelos da Lamborghini mais chamaram a sua atenção na pista? Por que? E os circuitos? Quais os mais desafiadores?
VB – Definitivamente, a primeira versão do Countach LP400 exigia muita atenção. Mesmo que fosse equipado com os freios mais sofisticados e os pneus modernos, dava muito trabalho atrás do volante para mantê-lo seguro em altas velocidades. Situação semelhante foi com os protótipos Diablo no início, que tinha a suspensão dianteira e molas muito rígidas. Cada pista de corrida é desafiadora, cada pista de corrida tem uma situação particular, onde é necessário encontrar o melhor peack (trajetória) para obter os melhores resultados.

DR - Em junho de 2009 a Lamborghini lançou uma série limitada do Gallardo LP 550-2 Valentino Balboni. Como foi pra você receber essa homenagem? Você participou ou deu algumas dicas no projeto deste carro? O que achou do resultado?
VB - Foi uma grande surpresa para mim quando fui informado sobre o projeto. Na verdade, primeiro foi me dito para ajustar e sintonizar um carro que era um Gallardo com tração traseira. Demorou quase um ano de trabalho em configurações de suspensão e calibrações do motor, incluindo atualização relevante no chassi e, quando o projeto foi concluído, a Lamborghini disse que se tornaria uma Edição Valentino Balboni Gallardo, 2WD, para lembrar as raízes originais, o início da história da Lamborghini, transferida para um carro moderno como o Gallardo. O resultado e o impacto comercial foram maiores do que o esperado; Após as 250 unidades LP550 / 2 VB fabricadas, tornou-se uma verão muito bem sucedida. O manual de seis velocidades foi um sucesso.

DR - Como você vê o futuro dos superesportivos no mundo? Motores híbridos, totalmente elétricos ou outras tecnologias?
VB - Tenho muito respeito e consideração pela pesquisa e a evolução. Sempre existirá uma categoria de automóveis superesportivos no futuro. Vamos aprender instintivamente a usar novas tecnologias e apreciá-las aplicadas em um carro superesportivo. Um verdadeiro entusiasta de carro e apaixonado se adaptará à realidade e às necessidades. Conduzir um moderno completamente tecnológico Huracan ou Aventador me produz as mesmas sensações inesquecíveis maravilhosas que tive quando dirigi o Lamborghini 350GT, 400GT, Miura, Countach, Diablo e todos os outros modelos, mas de uma maneira diferente.

DR - Para finalizar, qual foi o maior piloto de corrida na sua opinião?
VB - Não estou dizendo Ayrton Senna porque vou para o Dream Route, no Brasil, confie em mim, por favor. Ayrton Senna foi e sempre será o meu ídolo, sempre admirei seu aspecto humano e suas habilidades de motorista. Sempre quis visitar o túmulo dele e fiz isso na minha primeira vez em São Paulo. Eu o farei novamente quando possível. Mesmo ultimamente, vi um vídeo na TV sobre ele e, como sempre, não consegui parar de chorar.

BMW Lifestyle lança um Moleskine "inteligente” que conecta digitalmente ao BMW Série 5, e permite exibir e acessar e-mails criado no BMW Smart Writing Set por meio da conta BMW ConnectedDrive. Custa R$ 1.995,00. O Smart Writing Set transforma escrita analógica em virtual e garante Chamada Inteligente de Emergência, do Concierge e navegação com informação de trânsito em tempo real



São Paulo, 23 de outubro de 2017 — A linha BMW Lifestyle acaba de lançar no Brasil um produto exclusivo em parceria com a Moleskine: o BMW Smart Writing Set, que permite ao usuário digitalizar e compartilhar via smartphone ou tablet, em tempo real, as anotações realizadas no papel.


O BMW Smart Writing Set é composto por três componentes: moleskine especial “Notebook Tablet”, aplicativo correspondente, cujo download pode ser feito nas principais lojas de aplicativos gratuitamente, e a caneta inteligente “Smart Pen+”, que traz um refil da tinta, é produzida em alumínio com uma câmera infravermelho que registra e digitaliza tudo o que é escrito.

A tecnologia “NCode™”, própria do produto, permite transmitir simultaneamente cada traço anotado no moleskine para o aplicativo. 


Assim, o usuário pode editar, organizar e compartilhar de anotações a desenhos digitalmente – tudo isso sem precisar redigitar, usar scanner ou mesmo tirar fotos.

Além disso, o usuário poderá realizar por meio do aplicativo a edição do conteúdo anotado, compartilhamento das anotações via e-mail, classificação e organização das anotações por meio de marcações, buscas através de palavras-chave e combinação de anotações com áudio gravados em tempo real.

A autonomia da caneta é de 125 dias em modo de espera ou 5 horas de escrita continua, e pode armazenar 90 MB de memória interna, equivalente a mil páginas.


O conjunto pode ser usado ainda no sistema de infotainment do novo BMW Série 5: é possível exibir e acessar e-mails criado no BMW Smart Writing Set por meio da conta BMW ConnectedDrive, plataforma que oferece serviços conectados aos veículos BMW. 

Algumas das suas funcionalidades são a Chamada Inteligente de Emergência, o Concierge e a navegação com informação de trânsito em tempo real. 

O usuário ainda tem acesso ao BMW Online, que permite o acesso às contas de e-mail e o recebimento de notícias personalizadas durante o deslocamento.

"O BMW Smart Writing Set não é apenas um produto de lifestyle que chega para facilitar as tarefas cotidianas, como lembretes diários e agendamento de compromissos: ele representa um grande avanço em termos de conectividade e interação entre motorista e veículo”, ressalta Antonino Gomes de Sá, diretor de Pós-Vendas do BMW Group Brasil.


O preço ao público é de R$ 1.995,00 comercializado exclusivamente nas concessionárias autorizadas.

YPF Brasil continua, em Manaus, dia 26/10, o programa de esclarecimento, Troca Bem, em que o embaixador da companhia, o piloto César Urnhani fala sobre o uso dos lubrificantes da marca. Veja como se inscrever e assistir à palestra


O piloto, comentarista automotivo da televisão e embaixador da marca de lubrificantes YPF no Brasil, apresenta palestra para os clientes da marca no Amazonas.

O encontro será na cidade de Manaus, e faz parte da terceira etapa do tour batizado de “Troca Bem” que o embaixador da YPF no Brasil está realizando junto com empresas distribuidoras dos lubrificantes da marca.

O evento de Manaus, em parceria com a Rondobr, distribuidor YPF da região, será no dia 26 de outubro, às 19 horas, no Hemoan – Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas Av. Constatino Nery, 4397 Chapada, Manaus/AM.

“A palestra do César focada em sonhos, conquistas e superação é uma mensagem muito alinhada ao momento que vivemos no País. Vale a pena participar", convida Flávia Simeoni, gerente de Marketing da YPF

Os proprietários de oficinas de troca de óleo interessados em participar do evento podem se inscrever pelo telefone (92) 3199-0033. 


Durante o evento os clientes participarão de noite especial com direito a palestra do piloto, promoção e brindes exclusivos.

Equipado com um acelerômetro, um giroscópio e uma central de processamento, o Boné Alerta, criado pela Ford Caminhões para alertar os caminhoneiros quando tiverem sono ao volante, também chamado de SafeCap, pode salvar muitas vidas. Motoristas de veículos leves que percorrem de carro longas distâncias poderão adquirir também o Boné Alerta. O produto está agora em fase de estudos de viabilidade e, segundo a Ford, não há ainda data de sua entrada no mercado


O boné inteligente criado pela Ford que alerta o caminhoneiro quando ele está com sono ao volante é um equipamento que poderá evitar um bom número de acidentes com caminhões. O boné está ainda passando por estudos de viabilidade e, segundo a Assessoria da Ford, não há ainda previsão para sua entrada no mercado.


Assista o vídeo sobre o funcionamento do equipamento, com depoimentos reais que mostram a sua utilidade na estrada – veja aqui.

Equipado com um acelerômetro, um giroscópio e uma central de processamento, o Boné Alerta, também chamado de SafeCap, identifica os movimentos de cabeça associados a sonolência e avisa o motorista para fazer uma pausa de descanso com três tipos de sinais: vibratório, visual e sonoro.

No vídeo, o caminhoneiro Jorge Barbosa conta sua experiência com esse tipo de situação na estrada. “Cochilei na direção e, quando acordei, vi a traseira de um caminhão lento na minha frente. Para não bater, tive de desviar e ultrapassar sem a menor segurança. Nem deu tempo de ver se vinha vindo alguém, porque, se estivesse, com certeza eu não estaria aqui para contar essa história.”

A produção inclui também depoimentos da esposa do caminhoneiro, Leonice, e suas filhas Ana e Grace, falando da preocupação quando ele sai para o trabalho de madrugada. Ainda em fase de protótipo, o boné antissono foi desenvolvido pela Ford em parceria com especialistas para ajudar a aumentar a segurança nas estradas.


“O boné consegue detectar os movimentos de cabeça provavelmente até numa fase antes do sono, quando o motorista já está com o tônus muscular relaxado. Assim, pode prever o sono antes do caminhoneiro estar dormindo realmente”, explica a dra. Lia Bittencourt, do Instituto do Sono, que participou do desenvolvimento do acessório.

O mais tradicional rali cross-country do Brasil, Mitsubish Cup, realizou este fim de semana, em Idaiatuba (SP). A próxima etapa será dia 25 de novembro, em Mogi das Cruzes.


Depois de uma sexta-feira e um sábado agitados, com prova inédita noturna e duas especiais de 35 km, as duplas da Mitsubishi Cup, o mais tradicional rali cross-country de velocidade do País, ainda encararam um domingo de muita velocidade e adrenalina, na Fazenda Pimenta, em Idaiatuba (SP), que recebeu a 6ª etapa, com duas especiais de rali cross-country, e uma disputa inédita de time-attack

“A nova proposta da Mitsubishi Cup para 2017, com novos desafios, está dando certo. O time-attack agradou, é um espetáculo na terra”, ressalta Du Sachs, diretor de prova.


Em cada categoria, os carros largaram de dois em dois, em trechos separados porém lado a lado, em busca do menor tempo. 

O vencedor seguia para novas baterias até a disputa final. Cada uma delas foi acirrada e emocionante, prendendo a atenção do público presente. 

“Foi uma disputa muito interessante, é uma inovação muito bem-vinda pra nós”, enfatiza Gilson Rocha, navegador da categoria L200 Triton ER.


O domingo foi marcado por uma garoa fina e persistente, que baixou a poeira e aumentou a visibilidade das duplas, mas deixou o piso mais complicado de andar. 

“Muda completamente a navegação, o pneu gira em falso e precisamos corrigir odômetro a cada curva”, explica o navegador Alison Pedroso, da categoria L200 Triton Sport RS. 


“Foi com certeza a pista mais difícil mais temporada, que exigiu mais do piloto e do navegador, com referências uma em cima da outra, chuva no meio da prova, um trecho completo com média de velocidade bem legal”, completa o piloto da categoria L200 Triton ER Master Thiago Rizzo.

Os desafios deste dia mexeram com a classificação do campeonato, que só será decidido no dia 25 de novembro, em Mogi Guaçu (SP) – neste dia as duplas enfrentarão, além de especiais de cross-country de velocidade, uma prova de rallycross, mesclando terra e asfalto do Autódromo Velo Città.


Campeões da 6ª etapa
Dividida em cinco categorias – L200 Triton Sport RS, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master, ASX RS e Pajero TR4 ER – a Mitsubishi Cup está em sua 18ª temporada. 


Na categoria L200 Triton Sport RS, André Miranda e Alison Pedroso venceram mais uma. “Foi um fim de semana completo. Hoje tudo que tinha dar certo, deu. Ganhamos, e o time-attack deu uma apimentada a mais. É ruim ver o adversário, não estamos acostumados. Mas ganha quem erra menos, então pra nós foi perfeito”, fala André. “Para o campeonato, estamos tranquilos”, garante o primeiro colocado da categoria.


Thiago Rizzo e Leonardo Magalhães levaram a melhor na L200 Triton ER Master. “O time-attack foi bem emocionante e divertido até a última volta. Para o campeonato foi um fim de semana muito bom, porque saímos com a vitória e tem outra dupla que concorre muito forte com a gente – numa das voltas nossa diferença foi de 6 décimos”, ressalta Rizzo. 

“O piso mudou e foi uma das etapas mais difíceis que já corri. Mas o balanço é positivo, continuamos na liderança do campeonato”, conta Leonardo. “Temos que ir com a mesma pegada e bem preparados, para sair com o título”, conclui Rizzo.


Já na categoria ASX RS, Elcio Bardelli Junior e Idali Bosse conquistaram o primeiro lugar. “Estava um pouco complicado e liso por causa da chuva, principalmente no time-attack, mas deu certo e valeu a pena”, fala Elcio. 

“A gente veio apanhando no início do campeonato, mas chegamos junto aos outros carros e mostramos os dentes. É bacana esse resultado. Muda o ânimo pra ir para a final, e também para o campeonato do que ano que vem”, garante Idali. “Foi um fim de semana sensacional”, sentenciou.


Na L200 Triton ER, Marco Falchetti e Gilson Rocha venceram. “As primeiras voltas estavam boas, porque, apesar da chuva, o piso estava firme. No final, ficou mais liso e precisamos tirar um pouco o pé. Indaiatuba é muito bom, uma pista rápida, trava bem, com curva de alta e baixa, freadas fortes... é excelente, espetacular”, ressalta o piloto. 

“Não visualizamos sair como campeões, é o primeiro ano da nossa dupla e estamos em adaptação, mas vamos continuar nosso trabalho e ano que vem voltamos com força total”, garante o navegador Gilson.


Na Pajero TR4 ER, Marcos Chueda e Luiz Afonso Poli subiram ao lugar mais alto do pódio e aprovaram o time-attack.

“É um modelo novo, interessante pela dinâmica, que é rápida. Bem bacana”, conta Chueda. “Vamos seguir assim, para ganhar o campeonato. O rallycross [em abril] foi interessante e vai ser bom de novo.

”Eles começam agora a preparação para a final, no Autódromo Velo Città, marcada para 25/11. “Este foi um fim de semana bom, o resultado foi positivo e vamos para Mogi Guaçu animados”, conclui Poli.


Sobre a Mitsubishi Cup
A Mitsubishi Cup já realizou mais de 130 etapas e 400 provas de rali cross-country de velocidade desde sua criação, em 2000. 

Os carros participantes são preparados pela Mitsubishi Motors, única montadora na América Latina que tem uma linha de produção de veículos de corrida.

Já são mais de 500 unidades entregues e a marca continuará, em 2017, vendendo os modelos ASX RS, L200 Triton Sport RS e L200 Triton ER, homologados para os principais campeonatos de rali do Brasil, inclusive o Rally dos Sertões.

Os veículos preparados para competição estão disponíveis para venda para os pilotos e equipes com condições especiais
Para mais informações, contate: mitsubishicup@hpeautos.com.br.

Acompanhe as novidades dos ralis Mitsubishi através das redes sociais: Twitter (www.twitter.com/nacaomitsubishi), Facebook (www.facebook.com/Mundomit) e Instagram (@MundoMit). Para mais informações, vídeos, fotos e inscrições, acesse: www.mitsubishimotors.com.br.

A Mitsubishi Cup tem patrocínio de Petrobras, Axalta, Transzero, Clarion, Pirelli, Unirios, Miolo e Made in Silk.

Resultados - Mitsubishi Cup
Clique aqui e confira os resultados completos desta etapa da Mitsubishi Cup.

Calendário 2017*
7ª etapa - 25 de novembro - Velo Città / Mogi Guaçu (SP)
* Datas e locais sujeitos a alterações.

sábado, 21 de outubro de 2017

Com 262 cv - que leva o carro de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos - gerados pelo motor 2.0 turbo do Camaro, câmbio de nove marchas, tração integral, é novidade que a Chevrolet vende por R$ 149.900. O que se percebe no Equinox é a quantidade de equipamentos de segurança dos passageiros, alguns só encontrados em veículos de preço muito mais elevado




São Caetano do Sul – O SUV de maior sucesso da Chevrolet no mundo chega ao mercado brasileiro como a mais nova referência da categoria.

O Equinox agrega elevada sofisticação, tecnologias inovadoras de segurança e um conjunto mecânico realmente poderoso, composto por um motor 2.0 turbo de duplo fluxo de 262 cavalos que trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de nove marchas e tração integral.

Todo esse dinamismo se reflete no design atlético e refinado do produto, tanto no exterior como na ampla cabine, que acomoda confortavelmente até cinco ocupantes.

O veículo conta com conteúdo inédito e acabamento premium – é a estreia da versão Premier, a mais sofisticada da linha global da Chevrolet. Ela é caracterizada pela ampla aplicação de materiais nobres e extensa relação de equipamentos de série.

A lista inclui, entre outros, sistema de frenagem automática de emergência, alerta de esquecimento de pessoas no banco traseiro e dispositivo de abertura elétrica da tampa do porta-malas por sensor de movimento.

O carro ainda oferece uma interessante funcionalidade comumente disponível em aviões de primeira classe: sistema emite ondas contrárias para cancelamento de ruídos externos do motor, amplificando a sensação de silêncio a bordo.

Outra característica marcante do Equinox está na performance e no comportamento dinâmico similar ao de modelos com apelo esportivo. 


Além de proporcionar acelerações e retomadas de velocidades vigorosas, os 37 kgfm de torque do motor 2.0 turbo podem ser distribuídos em percentuais diferentes para cada uma das quatro rodas a fim de garantir melhor dirigibilidade.

Juntamente a isso, o veículo possui sensores, radares e câmeras específicas capazes de identificar situações de risco e acionar de maneira autônoma o sistema de frenagem e o de direção para mitigar ou mesmo evitar acidentes.


Em relação à conectividade, o SUV da Chevrolet conta com sistema de carregamento wireless para smartphones, multimídia Mylink compatível com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de telemática avançada OnStar, que permite, por exemplo, consultar e comandar diversas funções do veículo por meio de um aplicativo para celular.

“A Chevrolet é líder de vendas e a marca que mais cresce em volume. Creditamos isso ao fato de sermos a empresa que mais investe em soluções inovadoras, aquelas que realmente tornam o dia a dia do motorista mais completo, prático e prazeroso”, observa Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.

“Projetamos o Equinox para que ele fosse a principal referência da categoria e para que ocupasse nossa vitrine tecnológica, ao lado do Camaro. O Equinox chega para agregar ainda mais valor à marca Chevrolet e, no segmento de SUVs, imagem de marca é quesito fundamental para a decisão de compra”, completa.

A linha de utilitários esportivos da Chevrolet agora está completa com produtos de tamanhos e propostas complementares. O Equinox fica posicionado entre o compacto Tracker e o todo-terreno Trailblazer.

Design atlético e refinado


O Equinox é um utilitário esportivo caracterizado por um design atlético, robusto e refinado, com o conforto e funcionalidades condizentes com sua proposta predominantemente urbana e familiar. São 4.652 mm de comprimento, 2.105 mm de largura e 1.695 mm de altura.

A parte externa da carroceria traz elementos característicos dos novos produtos globais da Chevrolet, como a frente ampla e horizontal, faróis afilados integrados à grade que transmite força e modernidade ao conjunto.


O capô imponente e esculpido nas extremidades lembra que ali debaixo está um potente motor turbo. Nas laterais, além da muscularidade escultural, vincos curvilíneos criam um interessante efeito de luz e sombra, que harmonizam com as grandes rodas de alumínio aro 19.

Na traseira, as linhas horizontais e contemporâneas reforçam o foco na execução precisa. O aerofólio parece flutuar sobre o vidro que segue envolvendo toda a área externa do compartimento de bagagem para transmitir, ao mesmo tempo, amplitude, dinamismo e leveza. Na base, duas saídas de escape completam o conjunto.

A sofisticação fica evidenciada pelos cromados delineando as janelas das portas. O mesmo acabamento faz-se presente na grade frontal e dá toque especial ao para-choque posterior e às barras longitudinais do teto.

Uma moldura fosca contornando toda a parte inferior do veículo reforça a robustez e estabilidade, deixando-o mais alto e elegante, destacando a imponência do conjunto e ainda ajudando a proteger a pintura contra o impacto de pequenos objetos presentes geralmente em trajetos mais acidentados.

Estreia da versão Premier


O Equinox inaugura no Brasil a versão de acabamento Premier, a mais sofisticada da linha Chevrolet. É caracterizada pela ampla utilização de materiais nobres, itens de alta tecnologia e alto nível de refinamento interno e externo.

A versão Premier já está disponível na nova geração de veículos de passeio da marca Chevrolet nos Estados Unidos. Um logo específico na tampa traseira identifica os automóveis nesta configuração.

No caso do Equinox, os bancos de figurino elegante são revestidos com material e acabamento especiais, como couro perfurado e costuras duplas. O painel também segue o mesmo requinte de execução.

Além disso, acabamentos “soft touch” aplicados em outras áreas de contato, como os apoios de braço e painéis de portas, proporcionam sofisticação e maior conforto.

Os dois tons aplicados no interior do veículo, Preto Jet Black e Cinza Medium Ash Gray, enfatizam as formas e superfícies principais. Além do visual elegante, os materiais utilizados foram cuidadosamente desenvolvidos para garantir alta durabilidade e facilidade da manutenção.

O painel traz peças decoradas com metalização acetinada nas saídas de ar, na moldura central de instrumentos, no console e no volante.

Projetado para maximizar os espaços


O Equinox se destaca pelo excelente espaço interno. Característica que os projetistas perseguiram desde os primeiros esboços, tanto que o entre-eixos de 2.725 mm é um dos maiores e o mais bem aproveitados de todo o segmento, permitindo acomodar confortavelmente até cinco ocupantes com bagagens.

A sensação de amplitude é potencializada pelo teto solar panorâmico e pela disposição dos elementos, pensados para a máxima ergonomia e funcionalidade. O painel frontal, por exemplo, é desassociado do console central, trazendo mais conforto e espaço para os ocupantes.

O console central foi otimizado e alinhado às necessidades reais de uso do consumidor. Acomoda diversos comandos, porta-objetos com iluminação em LED, apoio de braço e os dutos que extende o sistema de ventilação para os passageiros que viajam atrás. 

Eles têm acesso facilitado à cabine por conta do piso plano, do tamanho das portas e da formatação das colunas em relação ao banco traseiro, cujo encosto conta com dois ajuste de inclinação.


O volume de carga máxima do Equinox pode variar de 468 litros até 1.627 litros, dependendo da configuração dos bancos. O traseiro, aliás, pode ser rebatido por meio de uma funcional alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga, criando uma superfície plana, facilitando assim a acomodação de itens compridos.


O porta-malas conta ainda um porta-objetos subterrâneo de 79 litros, que possibilita separar fisicamente diferentes tipos de carga. Permite, por exemplo, que uma família vá ao parque carregando ali patins e outros apetrechos recreativos reservando o espaço de cima para transportar o pet com maior proteção e privacidade.


Além dos porta-objetos tradicionais que a maioria dos SUVs oferecem, o Equinox conta com um local para acomodar um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista.

Para evitar acidente, o carro 
pode intervir de forma autônomaO Equinox conta com uma extensa lista de itens de segurança, o mais abrangente em sua faixa de preço. Traz desde tecnologias capazes de intervir de forma autônoma para prevenir ou mitigar acidentes até um sistema capaz de avisar automaticamente uma central de resgate 24h assim que os airbags são deflagrados, informando dados da localização e a dinâmica da batida, para que seja providenciado socorro adequado.

Confira a lista dos principais 
sistemas de segurança do SUV da Chevrolet


Frenagem automática de emergência (AEB): caso o veículo esteja trafegando entre de 8 km/h a 80 km/h e detecte a iminência de uma colisão frontal sem qualquer reação do condutor, um alerta é acionado e os freios são ativados automaticamente na tentativa de evitar ou mesmo reduzir a severidade do acidente.

Função de pré-ativação dos freios: a fim de acelerar o tempo de resposta dos freios e ajudar a encurtar distâncias de parada, assim que o motorista tira o pé do acelerador, o sistema aumenta ligeiramente a pressão hidráulica nas linhas de freio e aproxima as pinças em antecipação a uma possível frenagem de emergência.

Sistema de compensação de frenagem: o uso contínuo do freio, como em descidas de serra, pode provocar o superaquecimento dos sistemas tradicionais e, consequentemente, demandar uma maior pressão no pedal para a realização de uma frenagem eficiente. 

Em situações como esta, o Equinox é capaz de identificar e compensar variações, mantendo o curso do pedal sempre constante, inclusive para maior conforto.


Assistência de frenagem de emergência (PBA): em uma emergência onde seja necessário realizar uma frenagem brusca, este recurso complementa o esforço para garantir a máxima pressão, mesmo que o condutor não tenha exercido pressão máxima sobre o pedal.

Alerta de colisão frontal: é um equipamento de segurança bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista estabelece eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo ser alertado caso o outro veículo sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, outros alarmes podem soar, sonoro ou sensorial.

Banco do motorista com alerta tátil de segurança: caso o usuário não queira ser avisado por meio de alarmes sonoros, pode optar por um alerta sensorial. 

Neste caso, o banco do motorista vibra ao detectar a iminência de algum acidente. Os pulsos vibratórios podem ocorrer no lado esquerdo ou direito do assento, dependendo do lado da ameaça, como ocorre em aplicações aeroespaciais e militares.


Assistente de permanência na faixa: uma câmera na parte superior do para-brisas “lê” as faixas da via e faz eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista. O sistema opera entre 60 km/h e 180 km/h.

Faróis Full LED com faixo alto inteligentes: além do alto poder de iluminação, este sistema acende e apaga os faróis altos de acordo com as condições do trânsito circundante. 

Os faróis altos são acionados quando está suficientemente escuro e não há outros veículos presentes, para evitar o ofuscamento alheio. O sistema só ativa os faróis altos durante condução acima de 40 km/h.

Outro recurso é o farol com ajuste de nivelamento automático, que considera a carga transportada, calibração dos pneus e até a inclinação da via.

Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina: auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença em ponto cego ou da rápida aproximação de um outro automóvel ou motocicleta em tráfego lateral distante até 70 metros.

Controle eletrônico de tração e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotamento: os freios podem atuar automaticamente com diferentes pressões nas rodas, se antecipando e prevendo possível perda de contato do pneu com o solo em decorrência de alguma manobra arriscada.

Alerta de esquecimento de 
pessoas ou objetos no banco traseiro


Toda vez que as portas traseiras são abertas até 10 minutos antes do acionamento da ignição, o veículo memoriza a ação durante toda viagem e adverte o motorista no momento do seu desembarque. 

Soa um sinal sonoro e aparece uma mensagem no visor do computador de bordo relembrando que pode haver pessoa ou objeto no banco traseiro.

Célula de sobrevivência: comum em carros de competição, o conceito está presente no Equinox, que conta com uma espécie de gaiola altamente estruturada e reforçada por matérias nobres na região onde ficam acomodados os ocupantes.

Câmera de ré com linhas guias e alerta de tráfego cruzado traseiro: ao sair de marcha a ré de uma vaga ou garagem, nem sempre o condutor consegue ter uma visão periférica para executar a manobra com total segurança.


No Equinox, sensores no para-choque traseiro são capazes de detectar a aproximação de um outro veículo vindo a até 25 metros na perpendicular. 

Quando isso acontece, bipes soam e um triângulo de advertência com uma seta apontando para o lado da ocorrência pisca sobre a imagem captada pela câmera de ré.

Destacam-se ainda os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além dos serviços de emergência e resgate do OnStar, detalhados mais abaixo.

Muito conforto e silêncio a bordo


A lista de equipamentos de conforto e de conveniência do Equinox é realmente impressionante e se equipara ao dos modelos mais luxuosos do segmento.

Para os consumidores mais exigentes, porém, existem outros fatores que caracterizam um veículo como premium, como o conforto acústico proporcionado pelo elevado silêncio a bordo.

Esta, aliás, é uma característica marcante do SUV da Chevrolet, que traz soluções inovadoras. A mais impactante delas é o sistema ativo de cancelamento de ruído, comumente encontrado em viagens de primeira classe de aviões intercontinentais.


Quatro microfones instalados no interior do carro captam a frequência e a amplitude de ondas sonoras inerentes do motor e enviam para um módulo de controle, que processa a informação e faz com que os alto-falantes emitam uma onda contrária neutralizadora. Este sistema pode funcionar concomitantemente ao de áudio e ao de comando de voz da cabine.

O veículo ainda é equipado com para-brisa laminado com sistema de isolamento acústico, vidros laterais mais espessos, vedação tripla nas portas, estrutura rígida da carroceria com solda a laser, além de espumas expansivas e defletores aerodinâmicos em pontos estratégicos para absorção de ruídos de rodagem e de turbulências.

Vale ressaltar o mecanismo elétrico de abertura e fechamento da tampa do porta-malas, que pode ser acionado por sensor de movimento. Para isso, basta passar o pé por debaixo do sensor de estacionamento esquerdo do para-choque traseiro. 


Esta funcionalidade é bastante útil, principalmente quando o usuário precisa acessar o compartimento de carga e encontra-se com as mãos ocupadas. O ângulo de abertura da tampa pode ser limitado por meio de um seletor no painel da porta do motorista.

O Equinox conta ainda com uma série de outros itens relevantes de conforto e comodidade, entre eles o sistema de som de alta fidelidade com (5) alto-falantes e (2) woofers da marca Bose, banco do motorista com ajuste elétrico (incluindo o lombar) com duas opções de memória, teto solar elétrico panorâmico e sistema semi-autônomo de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares.

Completam a lista:
• Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
• Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
• Apliques decorativos no painel central e nas portas dianteiras em LED
• Ar-condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de ar para o banco traseiro
• Controles de áudio e telefonia no volante
• Controle de velocidade em declive (Hill Descent Control)
• Assistente de partida em aclive (Hill Start Assist)
• Chave presencial eletrônica
• Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
• Computador de bordo com tela de LCD colorida, com cinco modos
• Controlador de velocidade de cruzeiro
• Direção elétrica progressiva
• Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico
• Espelho retrovisor interno eletrocrômico
• Freio de estacionamento elétrico
• Partida sem chave
• Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
• Sistema de partida do motor por controle remoto com acionamento do ar-condicionado, se ligado
• Trava elétrica das portas com acionamento na chave
• Vidro elétrico nas portas com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave
• Volante de direção, bancos e painel de apoios de braço com revestimento premium

Conectividade total para 
comandar funções do carro por aplicativo
Líder em tecnologias inovadoras de conectividade, a Chevrolet agrega ao Equinox o que há de mais avançado no mercado brasileiro.


O SUV vem equipado com sistema multimídia MyLink com tela capacitiva de oito polegadas, GPS e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, que permitem projetar o smartphone do usuário diretamente na tela do carro.

Além da função de telefonia, é possível interagir com determinados aplicativos através da tela do veículo ou pelo sistema de comando de voz a fim de evitar distrações. 

Entre os aplicativos compatíveis estão os de música, como Spotify, de mensagens de texto, como o WatsApp, e de navegação, como o Waze e Google Maps. A compatibilidade depende do modelo do telefone e do seu sistema operacional.


O veículo é equipado ainda com um compartimento no console central capaz de carregar o smartphone via indução eletromagnética. Basta colocar o telefone compatível com a tecnologia neste espaço para que a bateria seja recarregada sem a necessidade de fios.

O Equinox traz também o exclusivo sistema de telemática avançada OnStar, que consiste num canal direto entre o automóvel e uma central de atendimento 24h que oferece serviços de comodidade, segurança, emergência, monitoramento e concierge.


Os serviços vão desde o envio automático de resgate em acidentes até o auxílio na recuperação do veículo em caso de roubo. O contato com a central de atendimento pode ser feito por meio de um botão no painel.

O OnStar possibilita ainda interação com o veículo por meio de aplicativo para smartphone. Com isso é possível, por exemplo, fazer checagem dos principais sistemas mecânicos de forma remota.

Por meio deste aplicativo o usuário também consegue travar e destravar as portas, acionar luzes e buzinas, configurar alertas de segurança (como para valet, de velocidade e de movimento), monitorar remotamente o deslocamento do veículo quando utilizado por um terceiro e solicitar socorro mecânico e elétrico.

O utilitário verdadeiramente esportivo


O Equinox é equipado com o motor 2.0 turbo de duplo fluxo com injeção direta de gasolina mais poderoso de sua categoria. São 262 cavalos e 37 kgfm de torque, capazes de levar o SUV da Chevrolet de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos.

Como cerca de 90% do pico de torque está disponível de 2.000 rpm a 5.600 rpm, o modelo tem respostas vigorosas nas mais diversas situações de utilização. 

A retomada de 80 km/h a 120 km/h, por exemplo, é feita em apenas 5,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 210 km/h.

Apesar da força extraordinária e da tração integral nas quatro rodas, o SUV da Chevrolet mostra números muito competitivos de consumo de combustível. De acordo com dados do Inmetro, na estrada, o veículo percorre 10,1 km/l e 8,4 km/l na cidade.


Esse balanço entre performance e eficiência energética deve-se às tecnologias aplicadas ao propulsor, que é o mesmo do Camaro Turbo norte-americano, e à transmissão automática sequencial de nove marchas “Clutch-to-Clutch”, de trocas rápidas e bastante suaves.

Inédita na linha Chevrolet, ela registra 60 novas patentes e utiliza-se de um novo conceito, o “One Axis Design”, onde todas as marchas ficam em linha sobre o mesmo eixo para otimizar dimensões e, principalmente, massa – o Equinox pesa apenas 1.693 kg.

Auxilia na eficiência energética o sistema Stop/Start, que desliga o motor temporariamente em paradas para poupar combustível. 

No caso do no novo SUV da Chevrolet, esse sistema é mais avançado por ter funcionamento mais rápido e quase imperceptível. Isto se deve ao mecanismo de carregamento da bomba de óleo, que permanece pressurizada durante toda a parada.


O caráter aerodinâmico também ajuda a maximizar a performance do veículo, que é equipado com o sistema de grade ativa do radiador. 

Sua função é reduzir o arrasto através do controle de abertura e fechamento eletrônico das aletas conforme a necessidade de arrefecimento do motor e do sistema de ventilação da cabine.

Os engenheiros que conceberam o Equinox focaram em outro ponto importante: a dinâmica veicular. O modelo utiliza-se da moderna arquitetura D2XX da Chevrolet, suspensão independente nas rodas traseiras, estruturas de subchassis e uma quantidade enorme de tecnologias de controle de estabilidade e de tração.

Falando em tração, vale mencionar que sistema disponível no Equinox é permanente, do tipo AWD, e pode variar o envio de torque para cada uma das rodas para maior aderência do veículo. Esta tarefa é feita por um central de comando capaz de realizar até mil leituras por segundo.


O condutor pode desabilitar o modo AWD mesmo com o carro em movimento e trafegar apenas com tração nas rodas dianteiras. 

E, caso o sistema identifique alguma situação de risco, aparece uma mensagem no painel aconselhando o condutor a reativar a tração integral.

O mesmo conjunto de tecnologias é capaz de identificar que o carro está rebocando um outro veículo, como trailer ou um barco, e atuar para compensar oscilações e elevar a estabilidade da composição.

O Equinox começa a chegar às concessionárias Chevrolet de todo país em outubro com três anos de garantia e cinco opções de cores: Vermelho Glory, Preto Global, Cinza Graphite, Branco Summit e Prata Switchblade.




Gilbarco Veeder-Root participa da Expocom Paraná, dias 26 e 27 deste mês. A empresa participa da ExpoCom Paraná 2017 com seu parceiro de negócios, GASMED. O evento é promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, derivados de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Lojas de Conveniência do Estado do Paraná – Sindicombustíveis-PR.



Líder global em tecnologia de bombas de combustíveis e em sistemas de medição e monitoramento ambiental de tanques em postos de serviços, a Gilbarco Veeder-Root participa da ExpoCom Paraná 2017, promovida pelo Sindicombustíveis do Paraná, que acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, no Espaço Torres, em Curitiba.

Para Paula Flórido, Diretora de Marketing da Gilbarco Veeder-Root, o evento marca a presença da empresa na região: “Estamos muito entusiasmados com a possibilidade de expandir e consolidar a nossa marca na região Sul. Apoiar iniciativas dos sindicatos locais e de nossos parceiros de negócios em suas regiões é parte da nossa estratégia de crescimento e é uma oportunidade para nossa equipe conversar com os donos de postos, conhecer suas necessidades e esclarecer dúvidas sobre nossos produtos e soluções para postos de abastecimento”.

A Gilbarco Veeder-Root apresentará sua linha de bombas de abastecimento com destaque para a bomba Prime HH, com design de mangueira alta que agrega valor à imagem do posto e proporciona agilidade no atendimento. 


Os modelos com 6 e 8 bicos ampliam a oferta de produto por ilha. O abastecimento de combustível simultâneo de até 4 veículos simplifica e agiliza significativamente o atendimento aos clientes. 

Sua tecnologia de ponta, preparada para receber diversos upgrades, está pronta para atender às demandas atuais e às tendências de mercado. As bombas Prime HH também estão preparadas para integração com sistema de automação.

Estarão disponíveis, ainda, os sistemas de medição e monitoramento ambiental como o TLS-450 Plus, mundialmente utilizado e reconhecido pela precisão, segurança e controle que oferece, aumentando, assim, a rentabilidade do posto e garantindo o cumprimento das normas ambientais. 

Também serão apresentadas as sondas Gilbarco Veeder-Root, com a mais avançada tecnologia, projetadas para medir o estoque de combustíveis de tanques que requerem máxima confiabilidade no gerenciamento dos mesmos.

Os produtos Gilbarco Veeder-Root poderão ser vistos no estande nº 01, da Gasmed na ExpoCom Paraná 2017, em Curitiba nos dias 26 e 27.

Sobre a Gilbarco Veeder-Root – A empresa é líder global em tecnologia de bombas de combustíveis com soluções integradas de abastecimento, do tanque à loja de conveniência. Gilbarco Veeder-Root também é líder mundial em sistemas de medição e monitoramento ambiental de tanques. 

A empresa conta com abrangente portfólio de produtos e serviços, oferecendo a melhor qualidade e variedade com valor agregado no seu segmento (www.gilbarco.com.br).

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