Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Equipado com um acelerômetro, um giroscópio e uma central de processamento, o Boné Alerta, criado pela Ford Caminhões para alertar os caminhoneiros quando tiverem sono ao volante, também chamado de SafeCap, pode salvar muitas vidas. Motoristas de veículos leves que percorrem de carro longas distâncias poderão adquirir também o Boné Alerta. O produto está agora em fase de estudos de viabilidade e, segundo a Ford, não há ainda data de sua entrada no mercado


O boné inteligente criado pela Ford que alerta o caminhoneiro quando ele está com sono ao volante é um equipamento que poderá evitar um bom número de acidentes com caminhões. O boné está ainda passando por estudos de viabilidade e, segundo a Assessoria da Ford, não há ainda previsão para sua entrada no mercado.


Assista o vídeo sobre o funcionamento do equipamento, com depoimentos reais que mostram a sua utilidade na estrada – veja aqui.

Equipado com um acelerômetro, um giroscópio e uma central de processamento, o Boné Alerta, também chamado de SafeCap, identifica os movimentos de cabeça associados a sonolência e avisa o motorista para fazer uma pausa de descanso com três tipos de sinais: vibratório, visual e sonoro.

No vídeo, o caminhoneiro Jorge Barbosa conta sua experiência com esse tipo de situação na estrada. “Cochilei na direção e, quando acordei, vi a traseira de um caminhão lento na minha frente. Para não bater, tive de desviar e ultrapassar sem a menor segurança. Nem deu tempo de ver se vinha vindo alguém, porque, se estivesse, com certeza eu não estaria aqui para contar essa história.”

A produção inclui também depoimentos da esposa do caminhoneiro, Leonice, e suas filhas Ana e Grace, falando da preocupação quando ele sai para o trabalho de madrugada. Ainda em fase de protótipo, o boné antissono foi desenvolvido pela Ford em parceria com especialistas para ajudar a aumentar a segurança nas estradas.


“O boné consegue detectar os movimentos de cabeça provavelmente até numa fase antes do sono, quando o motorista já está com o tônus muscular relaxado. Assim, pode prever o sono antes do caminhoneiro estar dormindo realmente”, explica a dra. Lia Bittencourt, do Instituto do Sono, que participou do desenvolvimento do acessório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.