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segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Porcas antifurto de rodas, criadas em impressora 3D são a novidade da Ford





O uso de sistemas de segurança mais sofisticados ajudou a reduzir o furto de veículos e levou os ladrões a se voltar para os acessórios, como rodas de liga leve. Para inibir essa prática foram criadas as porcas antifurto, que são aplicadas uma em cada roda e precisam de uma chave ou adaptador especial para serem parafusadas. Mesmo assim, sua proteção é limitada.


Desenho criado por vozJunto com a EOS, empresa líder em soluções de prototipagem rápida, a Ford criou porcas de fixação com desenho baseado na voz do motorista – que assim como a íris e a impressão digital pode ser usada na identificação biométrica. 


Os engenheiros gravam a voz do motorista por no mínimo um segundo, dizendo algo como “eu dirijo um Ford Mustang”, e usam um software para converter essas ondas sonoras em um padrão físico. Este padrão então é transformado em um círculo e usado para desenhar o entalhe da porca e da chave.

A porca e a chave são impressas em 3D como uma peça só, em aço inoxidável resistente a ácidos e à corrosão. No final, a porca e a chave são separadas, recebem um pequeno polimento e estão prontas para o uso. 


O design inclui também recursos de segurança para evitar a cópia ou clonagem da peça. Os dentes internos da porca têm espaços desiguais que se alargam no fundo para evitar moldes de cera, pois o material se quebra ao ser puxado.

Além da voz, o desenho pode ser inspirado no logotipo do veículo, nas iniciais do cliente ou em temas de seu interesse, como o traçado de um autódromo famoso.

Troller lança o TX4 2020 mais potente em off-road e câmbio automático. Custa R$ 167.530,00




A Troller apresentou o TX4, nova versão do utilitário com transmissão automática, diferencial traseiro blocante com acionamento elétrico por botão no console central e outros itens exclusivos que aumentam a sua versatilidade de uso e capacidade off-road. Com esse lançamento na linha 2020, a marca passa a oferecer pela primeira vez dois modelos em seu portfólio: o Troller T4 e o Troller TX4.

“Ouvimos os clientes, que há muito tempo pediam a opção da transmissão automática, e acrescentamos outros equipamentos de funcionalidade e estilo para criar o TX4. É um off-road radical e único, feito para ampliar o leque de consumidores da marca”, diz Demétrio Fleck, gerente de Marketing, Vendas e Serviços da Troller.


Com a oferta do câmbio automático, que favorece o uso do TX4 como primeiro ou segundo carro da família, o objetivo da Troller é atrair também clientes de outros segmentos, como utilitários pequenos e médios, miniutilitários e picapes médias.

EquipamentosO Troller TX4 tem um estilo marcante, com três opções de cores da carroceria: Marrom Trancoso, Verde Maragogi e Prata Geada – sempre combinadas com Azul Naval na grade dianteira, capô, teto, tampa traseira, para-choques, estribos e snorkel.

Como equipamentos adicionais, o veículo traz: snorkel; para-choques, estribos e protetores dianteiro e traseiro off-road de aço; pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17; faróis com lâmpadas superbrancas e acendimento automático; faróis auxiliares de LED Hella, de longo alcance e submersíveis; pintura e interior exclusivo; ganchos Isofix; e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes com alerta de uso para o motorista. Ele já está disponível nas concessionárias da marca, por R$167.530.


“Se todos esses itens fossem adquiridos separadamente, somariam em torno de R$ 33.000. Mas eles acrescentam cerca de R$ 25.700 no preço final do TX4”, diz Demétrio Fleck. “É uma equação de valor que criamos para garantir a atratividade do veículo, com um conjunto versátil e exclusivo que une desempenho off-road sem concessões e conforto na cidade.”

Sua lista de equipamentos inclui ainda teto solar duplo de vidro, ar-condicionado digital dual zone, vidros e espelhos elétricos, computador de bordo, alarme, e painel com preparação para instalação de dispositivos de navegação off-road.


Interior personalizado
O interior do TX4 também vem com itens exclusivos. Ele tem saídas de ar na cor laranja e bancos personalizados, com costura laranja, o logotipo TX4 no encosto e forração em vinil de alta qualidade, que facilita a manutenção. Os cinco ocupantes do veículo contam com cintos de segurança de três pontos, incluindo aviso luminoso e sonoro de uso para o motorista. Há também ponto de ancoragem Isofix para cadeiras infantis.

Como o T4, sua central multimídia é a Smart Car Drive, da JBL Harman, com tela de 6,75”, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, microfone, dois pré-amplificadores de linha e atualização de software via USB. Ar-condicionado digital dual-zone, vidros e espelhos elétricos, computador de bordo, alarme, bancos traseiros bipartidos, tomada 12 V e painel com preparação para instalação de dispositivos de navegação off-road são outros itens de conforto e conveniência a bordo.


Desempenho sem concessões
O Troller TX4 tem características que favorecem o desempenho tanto em estrada como fora de estrada. Sua transmissão automática de seis velocidades, herdada da Ranger, conta com uma calibração específica desenvolvida para otimizar a rodagem em todo tipo de terreno e principalmente no uso off-road.

Ela oferece três modos de condução: Drive, com trocas automáticas na rotação mais eficiente; Sport, com trocas em giro maior para rodagem fora de estrada; e Manual, que dá ao motorista total controle das trocas por toques na alavanca.

“A premissa para o desenvolvimento de engenharia da transmissão automática do TX4 foi manter a essência de robustez e capacidade off-road do carro, agregando conforto e conveniência”, completa Fleck. “E esse desafio foi cumprido, com um resultado que vai superar as expectativas dos Trolleiros.”


Outra novidade do Troller TX4 é o diferencial traseiro blocante (LRD). Acionado eletricamente por um botão no console, ele garante torque contínuo nas rodas mesmo em pisos escorregadios ou desnivelados para facilitar a transposição de obstáculos.

O motor do TX4 é o conhecido Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com potência de 200 cv e torque de 470 Nm, que também equipa o T4. Sua tração 4x4, com comando eletrônico, dispõe das opções 4x2, 4x4 High e 4x4 Low, com sistema de seleção “shift on the fly” que permite o acionamento a até 120 km/h.


Desenvolvimento brasileiro
O desenvolvimento do novo Troller TX4 foi 100% feito no Brasil, pelos times de engenharia e design da marca, com apoio da estrutura de engenharia da Ford, detentora da marca desde 2007.

“As inovações do projeto incluíram o uso da metodologia ágil, desenvolvida pelo Google, que permitiu o seu desenvolvimento em tempo recorde. Usamos também ferramentas de realidade virtual e impressão 3D para a criação de protótipos funcionais desde os estágios iniciais, com a participação de Trolleiros durante as etapas de validação e desenvolvimento para garantir que o novo produto atendesse as expectativas do nosso cliente”, destaca Rafael Marzo, diretor de Transformação da Troller.


Durante o desenvolvimento o veículo foi testado em diferentes regiões do país, enfrentando condições extremas em terrenos como dunas, terra, lama, cascalho, água e erosões para as validações de desempenho e durabilidade.

A fábrica da Troller em Horizonte, no Ceará, também recebeu novos investimentos para a produção do modelo, que incluíram adaptações na área de montagem e a criação de um centro de modificação, o Mod Center, para instalação dos novos equipamentos off-road. A empresa promoveu ainda mais de 14.000 horas de treinamento para os empregados.

O processo de produção diferenciado faz parte da identidade dos utilitários Troller. Eles têm carroceria construída sobre chassi, com estrutura metálica tubular “space frame” e peças de compósito especial moldadas por compressão a quente, material resistente à corrosão, fogo e impactos, que proporciona também baixo peso e excelente acabamento.



domingo, 2 de fevereiro de 2020

Coluna MInas Turismo Gerais conta que uma embarcação a vapor do Rio Mississipi volta a nevegar pelo Velho Chico



Coluna 
Minas Turismo Gerais  

Jornalista Sérgio Moreira




Vapor Benjamim Guimarães 
deve voltar às águas em breve


Foto histórica no velho Rio São Francisco com o Benjamim Guimarães

Única embarcação a vapor em atividade no mundo, o vapor Benjamim Guimarães, construído em 1913 nos Estados Unidos e localizado atualmente em Pirapora (MG), será restaurado. A ação é resultado de convênio firmado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). Está previsto um aporte de R$ 3,7 milhões para o restauro da embarcação, por parte do Iphan, com contrapartida de R$74 mil pelo Iepha.
O Benjamim Guimarães, que já navegou no Rio Mississipi (EUA) e, posteriormente, em rios da Bacia Amazônica, mantém suas características originais. A embarcação navegou o Rio São Francisco até 2014 e por várias décadas foi utilizada no transporte de cargas e passageiros no trecho Pirapora (MG) – Juazeiro (BA), servindo até no transporte de tropas do Exército Brasileiro durante a II Guerra Mundial. 
Com capacidade para transportar até 140 pessoas, entre tripulantes e passageiros, a embarcação possui três pisos: no primeiro, encontram-se a casa de máquinas, caldeira, banheiros e uma área para abrigar passageiros. No segundo, estão instalados doze camarotes e, no terceiro, um bar e área coberta.

Rio São Francisco, ponte em Pirapora

Com a reforma e restauração, a população, especialmente os cidadãos de Pirapora e dos demais municípios que margeiam o rio em seu trecho navegável, poderá ver de volta o Vapor Benjamim Guimarães passeando pelo Velho Chico e contribuindo para a movimentação econômico-turística da região.

FESTURIS participa das feiras 
internacionais de Madrid e New York

Trabalhando intensamente desde o término da última edição, realizada em novembro, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS) aproveita o início do ano para ampliar sua relação com o mercado mundial. Na semana passada, os compromissos foram na Fitur Madrid, na Espanha, e na New York Times Travel Show, nos Estados Unidos. A participação nas internacionais serve para identificar tendências do turismo, ampliar relacionamento com destinos de outros continentes e divulgar a Serra Gaúcha para o mundo.


CEO do FESTURIS, Eduardo Zorzanello esteve na Fitur Madrid trabalhando a promoção da principal feira de negócios turísticos da América do Sul e atuando como porta-voz do turismo da Serra Gaúcha. Na ocasião foi possível realizar contato com profissionais e autoridades de 147 países, fortalecendo o relacionamento com as mais importantes empresas, destinos e players do mercado internacional.


 Embaixador do Brasil na Espanha, Pompeu Adreucci, CEO do FESTURIS, 
Eduardo Zorzanello, diretor executivo do MTur, Daniel Nepomuceno e Secretário 
de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz



“A Fitur sempre foi uma feira vanguardista e altamente positiva para nós, pois possibilita o contato com o mundo do turismo e as tendências para os próximos anos. Eles investem muito no conteúdo e trazem temas importantes como sustentabilidade, inovação, gastronomia e turismo LGBT. Os estandes são muito bem pensados, criativos e apostam no conceito de experiência. Servem como inspiração para nós. Em relação aos contatos efetuados, conseguimos a abertura de mercados com novos players da Europa, África e Ásia”, avalia Eduardo Zorzanello. Este ano o Festuris será de 5 a 8 de novembro.

ACMINAS lança marca comemorativa 
dos 300 anos de Minas Gerais



Este ano Minas Gerais completa os 300 anos da criação da Capitania de Minas, separando-a da Capitania de São Paulo, a que estava integrava desde 1709. Em comemoração a esse fato histórico, a Associação Comercial e Empresarial de Minas, por meio dos seus Conselhos Empresariais de Cultura, Turismo e Comunicação, está lançando a marca da campanha com a qual a entidade destacará, durante todo o ano, o tricentenário do Estado.
A data enseja, além das comemorações, estudos, debates e análises sobre os três séculos da História de Minas, sua evolução política, econômica, social e cultural, as dificuldades que encontra para seu pleno desenvolvimento, assim como a contribuição do Estado para a formação da nacionalidade brasileira. É também um momento extremamente oportuno para estudos e reflexões sobre as dificuldades por que passa o Estado e, principalmente, para projetar o seu futuro.
Segundo o presidente da ACMinas, Aguinaldo Diniz Filho, a entidade está comprometida com as comemorações, confiante de que a discussão desses três séculos da história de Minas, sua origem e evolução econômica, social e cultural orientem compromissos com um novo ciclo de desenvolvimento mineiro. 
“A ACMinas trabalha na mobilização do empresariado e na conscientização da sociedade civil. Está empenhada na realização de um Seminário de discussão dos trezentos anos de Minas e vem tendo iniciativas de contatos nas áreas do Executivo Estadual, do Legislativo e dos setores Acadêmico e Empresarial”, disse. 
Minas 300+
A marca, Minas 300+, criação da agência FazCom, retrata as montanhas de Minas e as comemorações do passado, assim como o comprometimento com a construção do novo desenvolvimento e o futuro.

Mais de 97 milhões de passageiros viajaram pelo Brasil
Foram 97,1 milhões de passageiros viajando no Brasil no ano passado, quase 2 milhões a mais que o registrado em 2018 (95,5 milhões).O mês de dezembro também registrou alta com 9 milhões de passageiros, um crescimento de 3,2% em relação ao mesmo mês de 2018.
Os dados fazem parte de relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e se referem a lista pré-definida composta por 120 aeroportos públicos que tiveram pelo menos um embarque ou desembarque no ano de 2015. A metodologia também inclui passageiros que adquiriram bilhetes sob condições especiais, como programas de fidelização de clientes e gratuidades. 
Ao longo de 2019, dos 12 meses do ano, nove registraram crescimento no número de turistas em viagem pelo Brasil, com destaque para fevereiro que apresentou um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2018. Em seguida, os meses de outubro (4,8%), março (3,7%), novembro (2,9%) e setembro (2,4%) tiveram as maiores altas de 2019.
Em comemoração a mais um resultado positivo, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, reitera que o ano de 2019 foi histórico para o turismo brasileiro. “2019 marcou o início de um árduo e constante trabalho para colocar o turismo no centro da agenda de desenvolvimento do país. 
O turismo é fundamental vetor da economia brasileira e vamos alcançar muito mais, junto ao governo federal sob a liderança do nosso presidente Jair Bolsonaro. Prova disso são as entregas feitas em um ano de gestão e os recordes que seguem sendo divulgados em todo o país”, destaca o ministro.
Marcelo Álvaro Antônio ressalta ainda que melhorias na infraestrutura turística, na promoção dos destinos nacionais, na abertura de mercado e na atração de investimentos foram fundamentais para esse crescimento de turistas viajando pelo país. 
Ações como o Programa Investe Turismo, que contempla 158 municípios em 30 rotas turísticas de todo o Brasil; o Plano de Desenvolvimento Turístico, que realiza diagnósticos para alavancar o desenvolvimento local de diversos destinos nacionais; bem como as obras de infraestrutura em todas as regiões do país são algumas das políticas que o Ministério do Turismo vem adotando desde o início de 2019 para fortalecer a oferta turística nacional.
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sergio51moreira@bol.com.br


Endurance Noturno de Interlagos: RKC vence e conquista primeiro título em 2020. Equipe RKC Imab venceu última etapa com Alberto Otazú e Kleber ‘Eletric’ Barcellos




A equipe Rotary Kart Club (RKC) conquistou na última semana (31/1) o seu primeiro título em 2020. Foi disputada no Kartódromo de Interlagos (SP) a quarta e última etapa do campeonato de Endurance Noturno de Interlagos 2019, que depois de 3h15 viu a soberana vitória da dupla Alberto Otazú/Kleber ‘Eletric’ Barcellos, e completando o domínio RKC eles foram seguidos de seus companheiros de time Rogério ‘Cebola’ Cardoso/Augusto Coutinho. A RKC Imab somou 98 pontos para ser campeã, 15 de vantagem sobre a UXF 1, a vice-campeã.

“Parabéns a todos, trabalho impecável da equipe RKC. É um prazer fazer parte deste time, que está cada dia maior e melhor. É muito bom correr sabendo que tudo será feito para garantir o bom resultado. Foi o apoio e dedicação de todos que transformou mais esse objetivo em algo totalmente provável e possível, e finalmente, em realidade”, comemorou Alberto Otazú, que capitaneou a equipe RKC Imab, que venceu a metade das provas do certame de endurances de 3h15.

O domínio da equipe RKC começou na tomada de tempos, ocupando as duas primeiras posições do grid de 25 karts, quando debaixo de chuva Alberto Otazú garantiu a pole position (1min09s138), com incríveis 0s559 de vantagem sobre Márcio Simão (RKC Ecoposte).

Na prova, Alberto Otazú manteve a liderança e começou a abrir mais de um segundo de vantagem por volta sobre o restante do pelotão, estabelecendo a volta mais rápida com 1min06s485. Depois de uma hora, Augusto Coutinho (RKC Cebola), que havia largado da 16ª posição, e já era o autor da segunda melhor volta (1min06s943) assumiu a vice-liderança, a 48 segundos do líder. A partir daí Kleber ‘Eletric’ Barcellos e Rogério ‘Cebola’ Cardoso assumiram as posições de seus companheiros de duplas e continuaram andando rápido e mantendo seus karts nas duas primeiras colocações, sem grandes mudanças para o time RKC. A RKC Imab venceu com 33s657 sobre a RKC Cebola, e quase uma volta (1min08s176) sobre a UXF1, que terminou o torneio como vice-campeã.

"Foi uma grande honra fazer dupla e vencer com o Kleber Eletric, um dos primeiros pilotos que conheci quando comecei a correr em 2016, e a quem tenho uma admiração muito grande. Mas dedico esta vitória e o título ao meu amigo Fábio Cunha, que é o meu parceiro titular e não pode correr desta vez. E não posso deixar de parabenizar o (Rogério) Cebola, que foi o meu aluno, e já fez a terceira melhor volta e ajudou o time a chegar na segunda posição. Um piloto a ser observado e valorizado”, ressaltou Alberto Otazú (RKC Imab/Pailler Racing).


RKC: um time vencedor
Competindo com duplas formadas pelos pilotos Alberto Otazú, Augusto Coutinho, Eduardo Fiaminghi, Fábio Cunha, Fábio PL, Fábio Silva, Fernando Ximenes, Igor Mori, Ivan Guerra, Kleber ‘Eletric’ Barcellos, Marcel Souza, Márcio Simão, Nelson Reple, Rodrigo Borotto, Rogério ‘Cebola’ Cardoso, Samer Ghosn e Vivi Gola, com o apoio estratégico de Eduardo Ximenes, Fernanda Jardim, Henrique ‘HL’ Lemos, e chefia de Marcelo Yoshida, a equipe RKC venceu duas etapas e terminou as outras duas na segunda colocação, com vários de seus karts entre as outras colocações dianteiras.
A equipe RKC liderou mais da metade da prova de abertura do campeonato, mas terminou em segundo, a apenas oito segundos do vencedor. Na segunda etapa veio a vitória consagradora, com uma volta de vantagem sobre o time segundo colocado, novamente liderando o maior número de voltas e ainda estabelecendo as duas voltas mais rápidas. Na terceira etapa foi a vez de largar da pole position, liderar mais da metade da etapa, e dominar o pódio ao garantir a segunda, terceira e sexta colocações. E finalmente a segunda vitória, com pole position e segunda posição do grid, as três voltas mais rápidas, a liderança na maior parte da prova, e recebendo a bandeirada de chegada com dois karts nas duas primeiras posições.

Resultado da quarta e última etapa das 3h15 de Interlagos: 1) RKC Imab, 163 voltas em h15min38s516; 2) RKC Cebola, a 33s657; 3) UXF1, a 1min08s176; 4) GPK1, a 1 volta, 5) FKart Conti Camp, a 2 voltas; 6) Maverick1, a 2 voltas; 7) RKC Eco Poste, a 3 voltas, 8) FKart Copercarga, a 4 voltas; 9) RKC Votus, a 4 voltas, 10) UXF3, a 4 voltas.

Os dez primeiros no certame de Endurance Noturno de Interlagos foram: 1) RKC Imab, 98 pontos; 2) UXF 1, 83; 3) GPK1, 82; 4) RKC Votus, 81; 5) FKart Projetelas Monster, 73; 6) FKart V8, 67; 7) RKC Speed Truck, 59; 8) KDA Cadelos1, 58; 10) UXF3, 45.

A equipe RKC teve o apoio de Cervejas Votus/Ecoposte/Espetinhos Esperança/Flash Courier/Imab/Troféus Inarco/Master Express/Porto Penha Food Park/Rolley Ball/Speed Truck.

Vidas de Lisboa - um passeio pela Baixa lisboeta, uma das mais belas cidades que está entre as mais seguras do mundo




Texto: Arnaldo Moreira

Lisboa, capital de Portugal, pela terceira vez consecutiva a cidade capital do Turismo do mundo. A cidade das sete colinas é uma das cidades mais belas da Europa e do mundo, tem um milhão de habitantes e nos últimos anos escolhida por gente de todos os quadrantes, em grande percentagem do Brasil, para viverem, graças à temperatura equilibrada, não significa que no inverno não se registrem temperaturas da ordem dos 2º e no verão dos 38/40º. A vantagem é que esses períodos são curtos, e que os restantes se apresentam num clima ameno.

Lisboa é uma cidade extremamente segura, onde as pessoas podem andar a qualquer hora dos dia ou da noite sem serem molestadas. A capital portuguesa é uma das cidades mais seguras do mundo. Andando pelas ruas de Lisboa se sente o frescor da vida, de várias vidas. 



Em Alfama, a vida boêmia, fadista, das vielas e ruas calçadas que se esgueiram colina acima até o...



... Castelo, de São Jorge, por essa que é uma das sete colinas da cidade erguida pela natureza há milhões de anos.


De repente, saboreando Alfama, se passa numa escadaria chamada Travessa do Quebra Costelas – não consegui descobrir a origem do nome, mas, decerto, não foi à toa, que se chama assim, muitos ossos devem ter-se, ou sido, quebrados sabe-se lá como ou por quem, talvez em quedas escadas abaixo – olhando embevecido aquele casario de vários séculos, casas, janelas e portas antigas, de dois, três andares algumas encimadas por mansardas, diversas com roupa estendida secando ao vento que sopra do Tejo e serpenteia pelas ruas espalhando o cheiro inconfundível das sardinhas assadas.



Como é gostoso subir a Alfama para saborear as gordas e deliciosas sardinhas assadas ali...



... pelo Pátio 17, em fogo de carvão, e em outros muitos lugares. 

Ó coisa boa! Melhor ainda se acompanhadas de vinho tinto da casa. O bairro em Julho, época em que se comemoram em Lisboa os 



Santos Populares, fica apinhado de gente do mundo todo subindo e descendo pelas ruas, escadarias e vielas passeando ou andando de tasca em tasca tomando uns copos, de vinho, é claro, e naturalmente, comendo sardinhas no pão ou no prato.



Descendo de Alfama se cai no Campo das Cebolas, ali onde fica, de frente para o Tejo, a famosa...



... Casa dos Bicos. O lugar recebeu nova urbanização que deixou à vista o Tejo e os gigantescos navios de cruzeiro que atracam na cidade com milhares de turistas que invadem a Baixa Pombalina, do ...



... Terreiro do Paço aberto para as ruas Áurea (do Ouro), Augusta e da Prata, que desaguam no ...



... Rossio. Como é gostoso ficar vendo a vida passar, gente do mundo todo, línguas as ais diversas, sentado na esplanada...



... do centenário Café Nicola, bem pertinho da ...



... Praça da Figueira.



Vidas de Lisboa que acontecem no Cais do Sodré, do Mercado da Ribeira – prédio centenário que até hoje funciona como 



mercado e é um diversificado e rico centro de gastronomia. 




Ali, do Cais do Sodré, saiem os comboios (trens) para a linha de 



... Cascais, e à noite a 



Rua Rosa, repleta de bares se transforma num ponto frequentado por, lisboetas e demais portugueses e turistas de todos os quadrantes.


No Cais do Sodré nasce a Rua do Alecrim, que à medida que se sobe vai mostrando uma linda e maravilhosa vista do Tejo. Ela atravessa margeando o Chiado e a sua... 



... Brasileira, no alto da Rua Garret, que guarda a... 


... livraria Bertrand, a mais antiga do mundo, de 1732, e segue rumo ao Príncipe Real galgando outra das sete colinas de Lisboa. Um pouco mais abaixo está a mais antiga livraria do mundo, a livraria 



Na Rua do Alecrim, à esquerda, de frente para a Rua Garret, o famoso Largo do Camões, onde fica o...



... Consulado do Brasil, e se transforma num point da noite lisboeta, muito perto do Bairro Alto – “a tantos amores tão dedicado”. 




O bairro é fadista e de tradição jornalística. Ali, durante muitos anos se anunharam os mais importantes jornais do País: “O Século”, “Diário de Lisboa”, “Diário Popular”, “O República”, “Jornal do Commércio” e o “Diário da Manhã”. todos desaparecidos ao longo dos anos após a Revolução dos Cravos, de 25 de Abril de 1974, e ainda o famoso e belo Conservatório Nacional de Música.



Divididos pela Rua do Loreto, que começa no Largo Camões,  ficam o Bairro Alto, à direita, que tem sua entrada mais famosa a Rua da Rosa, e a Bica, no pico da íngreme colina que se ergue do Cais do Sodré, onde basta pegar o elevador da Bica (bondinho) de tantas histórias, na Rua de São Paulo até o Largo do Calhariz, secularmente fadistas, que como Alfama, se tornaram preferência dos turistas.




Para chegar à Praça Princípe Real, que de 1911 a 1919 foi Praça Rio de Janeiro, hoje é outro point da cidade, pode-se subir pelo Bairro Alto, conhecendo ruas e vielas ou subindo pela Rua da Misericórdia, continuação da Rua do Alecrim, que se torna Rua São Pedro de Alcântara até chegar ao Príncipe Real, um belo jardim rodeado de bares e edifícios quinhentistas.



Na monarquia foi por 200 anos residência dos reis e sua corte que assistiam das janelas as macabras cerimônias, da Inquisição queimando vivos quem discordava das leis do clero, o Terreiro do Paço, atualmente Praça do Comércio, na beira do Rio Tejo – uma das maiores e mais belas praças da Europa, com 36 mil m2 – foi estacionamento no século passado e hoje é palco de shows e ponto turístico da cidade e é rodeada de vários departamentos governamentais.




Na Baixa lisboeta há inúmeros restaurantes de excelente qualidade, mas gosto de almoçar, cada vez que visito a cidade, no João do Grão, criado em 1810, na Rua dos Correeiros, 222, especializado em bacalhau, embora sirva outros pratos portugueses. O preço de uma refeição para uma pessoa é em torno de 16 euros.

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