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sexta-feira, 3 de julho de 2020

Outlander Sport é o novo SUV da Mitsubishi Motors no Brasil. Utilitário produzido em Catalão (GO) une-se ao ASX dentro do segmento que mais cresce no Brasil, o de SUVs compactos. Os preços vão de R$ 119.990 e R$ 138.990






São Paulo, julho de 2020 – A Mitsubishi Motors acaba de apresentar seu mais novo veículo: o Outlander Sport, um utilitário esportivo premium que se une ao já consagrado ASX como mais uma opção da marca japonesa dentro do segmento de SUVs compactos.

Disponível nas versões GLS, HPE 2WD e HPE AWD, o Outlander Sport traz um design extremamente moderno e imponente, que transmite toda a valentia e esportividade de um legítimo Mitsubishi Motors. O modelo já está disponível na rede de concessionários da marca em todo o Brasil com preço inicial de R$ 119.990.

Com a chegada do Outlander Sport, a linha de veículos que a Mitsubishi Motors oferece a seus clientes fica ainda mais completa. Também produzido na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), o ASX se reforça como opção de entrada da marca, seguido pelo Outlander Sport.


A maior gama de opções, especialmente no segmento de SUVs compactos – um dos que mais cresce na indústria automobilística brasileira – permitirá à marca atingir um número maior de consumidores com os mais diferentes perfis, desde os amantes da condução off-road até aqueles que rodam mais sobre o asfalto.

O Outlander Sport tem capacidade para transportar com conforto até cinco passageiros adultos e é equipado de série com o sistema de entretenimento de última geração da JBL, marca ícone em aparelhos de som de qualidade. 


Compatível com as interfaces Apple CarPlay e Google Android Auto, a central multimídia oferece tela sensível ao toque de 7 e total integração com smartphones, rodando aplicativos que se tornaram essenciais no dia a dia, como Waze, Google Maps e Spotify. Na versão de topo HPE AWD, a tela do sistema é maior, com 9 polegadas.


“O mercado de SUVs é atualmente responsável por um a cada quatro veículos emplacados no País. Nesse contexto, o Outlander Sport é extremamente completo, traz o design mais avançado da Mitsubishi Motors e chega para ser um dos mais vendidos. O Outlander Sport é mais uma opção de compra para os nossos clientes no segmento que mais cresce no Brasil”, afirma Fernando Julianelli, CMO da HPE Automotores do Brasil, empresa que detém a produção e a comercialização dos modelos Mitsubishi Motors no País.

O Outlander Sport é produzido na moderna fábrica da HPE em Catalão (GO) e é mais uma opção da marca, que já oferece a gama mais completa de utilitários do mercado, com ASX, Eclipse Cross, L200 Triton, Outlander, Pajero Full e Pajero Sport.

Aparência atual e esportiva

O Outlander Sport traz o que existe de mais atual em termos de design na linha Mitsubishi Motors em todo o mundo. Chamado de Advanced Dynamic Shield, o estilo traz uma dianteira extremamente agressiva, com para-choque redesenhado e grade dianteira prateada. O visual moderno do modelo é complementado pelas duas peças em formato de bumerangue, que conectam grade, faróis, para-choques e luzes auxiliares.


Outro elemento estético marcante na dianteira fica por conta dos faróis de neblina agrupados com as luzes de direção em cubos verticais. O resultado é uma frente alta, moderna e imponente, que transmite status, valentia e esportividade.

O design do Outlander Sport chega acompanhado de tecnologias de última geração. Uma delas é a iluminação Full LED nos faróis e lanternas, que reforçam o ar de esportividade ao trazer luzes finas que invadem a lateral do modelo. A aparência moderna é complementada pelas rodas com acabamento diamantado de série e aros de 18 polegadas.

Mais comodidade ao motorista e passageiros

A lista de equipamentos do SUV é extensa. Desde a versão de entrada GLS há direção elétrica, ar-condicionado automático, duplo airbag frontal, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, freios a disco nas quatro rodas com ABS, distribuidor eletrônico de frenagem (EBD), assistente de emergência (BAS), Brake Override System (BOS), que atua nos pedais durante as frenagens, assistente de saída em rampas (Hill Start Assist System – HSA), ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis, ajuste de altura do facho principal dos faróis, vidros elétricos nas quatro portas, travamento automático das portas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e câmera de ré.


O Outlander Sport também traz de série – nas versões HPE – a chave presencial, permite abrir o veículo somente por aproximação e acionar o motor por botão, sem a necessidade de tirar a chave da bolsa ou do bolso.

As versões de topo também trazem bancos em couro (com opção bicolor nas cores preto e bege), aquecimento dos assentos dianteiros, ajustes elétricos para o motorista, grade frontal prateada com acabamento em preto brilhante, detalhes cromados nas fendas laterais, sensores de chuva e crepuscular, full airbags (bolsas frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista) e retrovisores com rebatimento elétrico, luzes de seta integradas e desembaçador.


Novo Sistema de Entretenimento JBL
A cabine do Outlander Sport promete encantar os consumidores que curtem tecnologia. O SUV compacto traz em sua gama uma das mais modernas centrais multimídia do mercado. A tela touch screen de 7 ou de 9 polegadas – dependendo da versão - da marca JBL tem respostas ágeis, gráficos de alta resolução e oferece Bluetooth, tomada USB e as interfaces Google Android Auto e Apple CarPlay, tudo em português brasileiro. Nas versões HPE, o sistema traz ainda comando de voz e GPS nativo.

Motor 2.0 flex
Todas as versões do novo Outlander Sport saem de fábrica equipadas com o eficiente motor 2.0 16V flex de quatro cilindros com bloco em alumínio, dotado de duplo comando de válvulas com abertura e fechamento variáveis na admissão e no escape.

O propulsor produz 170 cv de potência com etanol e 160 cv com gasolina a 6.000 rotações (com ambos os combustíveis). Já o torque fornecido às rodas é de 23 kgf.m com etanol, e de 22 kgf.m com gasolina, sempre a 4.250 rpm.


Em todas as versões, o motor é conectado ao câmbio automático CVT com INVECS-III. A transmissão do tipo continuamente variável prioriza a economia de combustível e a eficiência energética, fazendo o motor operar em regimes de giro menores no trânsito ou na estrada, em velocidade constante. E para as situações de maior esportividade, há o Sport Mode em que o câmbio simula seis marchas e permite trocas manuais por meio dos paddle-shifters no volante.

Um verdadeiro 4x4
O Outlander Sport é um dos únicos SUVs de sua categoria a dispor de arquitetura de um legítimo 4x4. Sua plataforma herdada do irmão maior Outlander garante robustez acima da média mesmo nas versões 2WD, com bons ângulos de entrada e saída, 215 milímetros de altura em relação ao solo e posição de dirigir elevada.

A disposição mais vertical dos assentos realça o espaço na cabine, uma das mais generosas dentre os SUVs compactos. Os 2,67 metros de distância entre-eixos garantem ótimos vãos para pernas e cabeças, e acomodação com grande conforto para até 5 passageiros adultos.


Um ponto alto do Outlander Sport é a geometria de suspensão traseira por braços múltiplos. O conjunto entrega ao condutor um controle dinâmico excepcional sobre o asfalto, enquanto na terra a robustez se impõe e transmite segurança. Essa destreza em situações fora-de-estrada atinge o seu ápice na versão AWD (All-Wheel Drive) com tração integral.

Para a maior comodidade do condutor, o sistema opera eletronicamente de forma automática e adapta o veículo às condições de momento, alternando, quando necessário, a distribuição da energia entre os eixos dianteiro (4x2) e traseiro (4x4).

Em situações off-road, essa distribuição chega a ser de 50/50, ou seja, igualmente repartida, para que o veículo possa superar obstáculos mais difíceis. Há ainda o modo Lock, que ajusta o sistema para ficar no 4x4 o máximo de tempo. 


Confira abaixo cada um dos modos:- 2WD: Modo para condução em rodovias normais, secas e asfaltadas; tração nas rodas dianteiras.

- 4WD Auto: Modo padrão que controla automaticamente a distribuição de torque para as 4 rodas, de acordo com as condições de direção.

- 4WD Lock: Modo para condições escorregadias, quando o veículo trafegar por vias de areia, terra ou neve. A grande quantidade de torque aplicado aos pneus traseiros permite sair de áreas escorregadias, e a força de tração possibilita atravessar trechos off-road mais exigentes.


Versões, cores e revisões
O novo Outlander Sport já está disponível nas concessionárias de todo o país em diversas cores. São elas: Azul Baikal perolizado, Branco Fuji perolizado, Cinza Londrino perolizado, Marrom Laterita, Prata Lítio, Vermelho Lucid, Preto Ônix Pearl perolizado e Prata Cool.

O SUV tem três anos de garantia sem limite de quilometragem, além da MitRevisão com preços fixos e o programa de recompra garantida da rede Mitsubishi.


Valores
Outlander Sport GLS 2WD – R$ 119.990

Outlander Sport HPE 2WD – R$ 132.990

Outlander Sport HPE AWD – R$ 138.990

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Gramado Summit confirma mais um palestrante internacional, Paul Coggins, é CEO da Adludio, empresa de marketing que atua em diversos países




Mais um passo para a internacionalização da Gramado Summit foi dado. O maior evento de inovação e tecnologia do país confirmou mais um nome internacional: Paul Coggins, CEO da Adludio, empresa de marketing e publicidade que atua em diversos países. 
Paul é um profissional engajado na área de startups digitais e palestrará sobre o tema: “redefinindo a publicidade no mobile”. Com isso, trará dicas a partir do case da Adludio. A palestra de Paul será no último dia de evento - que ocorre de 30 de setembro a 02 de outubro, em Gramado/RS.
A empresa de Paul é uma plataforma internacional de publicidade que fornece peças criativas para dispositivos móveis. Oferece soluções de serviço completo e de autoatendimento para marcas e agências de todos os tamanhos, desenvolvendo maior memorabilidade, maior envolvimento, agilidade nos carregamentos e segmentação aprimorada. 
A Adludio atende marcas como a Adidas, Mastercard, Microsoft, Unilever e Ebay, e atua em países como Estados Unidos, Inglaterra, Singapura, França, Hong Kong e Taiwan. Ela já garantiu um investimento de US$ 6 milhões e esteve entre as 50 principais empresas de tecnologia que mais cresceram no Reino Unido em 2019.

Sobre a Gramado Summit
Em 2019, o evento teve 4 mil participantes de praticamente todos os estados brasileiros, além de contar com a participação dos governos de Canadá, Mônaco e Hong Kong como expositores. Para este ano, os organizadores querem internacionalizar ainda mais o evento, tanto na parte de expositores quanto na área de conteúdo. 
O primeiro passo para concretizar isso foi o anúncio de Jordan Belfort (Lobo de Wall Street) como palestrante, que também ministrará um curso exclusivo para apenas 100 pessoas. Outro destaque na área de conteúdo é que a Gramado Summit terá palcos técnicos focados em segmentos específicos. 
Na feira de negócios, o objetivo é dobrar o número de empresas expositoras de 100 para 200, incluindo marcas consolidadas no mercado e startups em estágio inicial. Em termos de área construída, o evento passará de 12 mil m² para 20 mil m², o que representa um crescimento de 66,66%. O impacto econômico estimado é de R$ 12 milhões para a região.

BMW Group aprimora a mobilidade elétrica e inaugura Centro de Competência para intensificar a produção de eDrives na Alemanha. Grupo inaugura centro em Dingolfing para expandir a capacidade de produção de componentes para veículos elétricos; Investimento até 2022 será de 500 milhões de euros.




São Paulo, 02 de julho de 2020 — Hoje, na maior fábrica do BMW Group na Europa, situada em Dingolfing, na Alemanha, o BMW Group inaugura o Centro de Competência para a produção de veículos elétricos. Até então, a planta de Dingolfing era responsável pela produção de componentes relacionados aos trens de força dos veículos da marca.

O ministro-presidente da Bavaria, Markus Söder, e o presidente do Conselho de Administração da BMW AG, Oliver Zipse, lançaram simbolicamente a produção integrada do novo BMW eDrive, que combina motor elétrico, transmissão e a eletrônica em um único local. A nova geração do BMW eDrive será usada pela primeira vez no novo BMW iX3, que entrará em produção na China no final do verão europeu.

No Centro de Competência em Dingolfing, o BMW Group produzirá componentes do trem de força elétrico, como módulos de bateria, baterias de alta tensão e motores elétricos em oito linhas de produção. Nos próximos anos, a empresa estabelecerá quatro linhas adicionais, o que aumentará significativamente a capacidade de produção do local.

 “Continuamos ampliando a mobilidade elétrica e estabelecendo padrões para a transformação de nossa indústria. Até 2022, somente em Dingolfing, poderemos produzir eDrives para mais de meio milhão de veículos eletrificados por ano”, afirma Oliver Zipse. 

“Ao mesmo tempo, produziremos tanto veículos 100% elétricos quanto modelos híbridos plug-in e, também, veículos com motor a combustão, todos em uma mesma unidade fabril, para atender a  demanda de nossos clientes e poder oferecer a eles o poder de escolha. Isso mostra como preparamos o caminho para tornar a mudança em nosso setor uma verdadeira história de sucesso”, completa Zipse.

Nos próximos anos, a área do Centro de Competência para produção de eDrives será ampliada em dez vezes, saindo dos 8 mil metros quadrados em 2015 para 80 mil. O número de funcionários também será aumentado.

Produção de baterias de alta tensão e motores elétricos
A projeção é de que um quarto dos veículos do BMW Group vendidos na Europa deva ter um trem de força elétrico até 2021; um terço em 2025 e metade em 2030. Até 2023, o BMW Group oferecerá a seus clientes nada menos que 25 modelos eletrificados - cerca de metade deles com um trem de força elétrico puro.

O BMW Group possui extensa experiência em toda a cadeia de valor. Tanto o novo eDrive quanto as novas baterias de alta tensão foram desenvolvidos internamente em estreita cooperação entre os departamentos de desenvolvimento e produção. 

A empresa está integrando sua experiência na produção, em larga escala, de trens de acionamento elétrico no Centro de Competência e, assim, garantindo uma produção eficiente que possa responder à demanda por trens de acionamento para veículos totalmente e parcialmente elétricos.

Dingolfing se transforma para a mobilidade elétrica
Hoje, cerca de 10% dos veículos produzidos em Dingolfing já estão eletrificados. Com o lançamento do BMW iNEXT em 2021, o local será capaz de produzir veículos totalmente elétricos, híbridos plug-in e modelos com um motor a combustão em uma única linha. "É assim que estamos implementando o “poder de escolha” na produção de carros", acrescentou Christoph Schröder, responsável pela planta.

A fábrica em Dingolfing possui anos de experiência na construção de componentes para veículos elétricos. As baterias de alta tensão produzidas em série para o BMW i3 estão saindo da linha desde 2013. Esse local também produz motores elétricos desde 2015. A maioria das baterias e motores elétricos de alta tensão para todos os veículos eletrificados do Grupo BMW vem do Centro de Competência.

Quinta geração da tecnologia BMW eDrive
No mesmo dia da abertura oficial, o Centro de Competência também iniciou a produção do trem de acionamento elétrico de quinta geração. Esse componente do trem de força elétrico altamente integrado combina o motor elétrico, a transmissão e a eletrônica de potência. 

O trem de força estará disponível com vários níveis de potência para diferentes modelos. O design altamente integrado do sistema aumenta significativamente a densidade de energia.

A tecnologia BMW eDrive de quinta geração apresenta novas e mais poderosas baterias de alta tensão. Graças ao seu design modular, elas podem ser usadas com flexibilidade na arquitetura do veículo e nos respectivos locais de produção. Atualmente, o Centro de Competência está se preparando para acelerar a produção dessas novas baterias de alta tensão.

Fornecimento sustentável de materiais

A sustentabilidade e a segurança dos suprimentos são fatores importantes na expansão da mobilidade elétrica. O BMW Group adquire as células necessárias para a produção de baterias de alta tensão junto dos principais fornecedores que fabricam estas células com as especificações exatas do BMW Group.

Para os especialistas em compras do BMW Group, a extração e o processamento destas matérias-primas, eticamente responsáveis, começam no início da cadeia de valor: eles têm um grande interesse nas cadeias de fornecimento de células de bateria - até as próprias minas. A conformidade com os padrões ambientais e o respeito aos direitos humanos são a prioridade.

Para as novas baterias elétricas de alta tensão da quinta geração, a empresa reestruturou suas cadeias de suprimentos e fornecerá cobalto e lítio para células diretamente a partir de 2020. Isso garante total transparência sobre a origem dessas duas importantes matérias-primas. 

Os contratos também garantem a segurança do fornecimento até 2025, e além. No futuro, o cobalto será obtido diretamente de minas na Austrália e Marrocos, enquanto o lítio virá da Austrália e de outros países.

Para acessar a versão original (em inglês) e imagens em alta resolução:
https://www.press.bmwgroup.com/global/article/detail/T0310309EN/bmw-group-steps-up-electromobility:-e-drives-for-half-a-million-electrified-vehicles

Para acessar vídeos em alta resolução:
https://www.press.bmwgroup.com/global/tv-footage/detail/PF0007801/Competence-Center-E-drive-Production-production-e-drive-e-motor-and-high-voltage-battery?language=en

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Coluna Fernando Calmon




Coluna                     
Fernando Calmon 

Nº 1.104 — 2/7/20




STRADA SERÁ LÍDER
CADA VEZ MAIS



Picapes são veículos comerciais e, assim, costumam mudar pouco. A Fiat lidera há 20 anos o segmento e chegou a hora de evoluir inclusive em razão da legislação de segurança. E o fez com grande competência na segunda geração da Strada. 

Não é a primeira compacta com cabine dupla, quatro portas e cinco ocupantes (Duster Oroch é de 2015). No entanto, criou um veículo novo de para-choque a para-choque e pretende ampliar o seu uso em lazer de 5% para 25% das vendas.

Inspiração estilística na picape média Toro deu bom resultado. Dimensões principais tiveram poucas alterações. O espaço interno aumentou, em especial no banco traseiro, adequado para dois adultos e uma criança. As portas traseiras abrem-se num ótimo ângulo de 80°. Houve ganho no volume da caçamba (não tanto na cabine dupla) agora com tampa bem leve de manusear. O peso em ordem de marcha não aumentou e a carga útil subiu 20 kg.

A Nova Strada ganhou em ângulo de entrada e distância livre ao solo, o que faz diferença no uso para trabalho. Ergonomia melhorou e recebeu elementos do Uno e Mobi. Central multimídia de 7 pol. é a primeira que permite conexão sem fio com qualquer tipo de celular (iOS ou Android). 

Além do obrigatório controle de estabilidade há quatro airbags de série. Grande evolução na dirigibilidade e no desempenho graças à direção eletroassistida apenas quando utiliza o motor Firefly de 1,3 L e 109 cv (etanol). São 21 cv a mais que o veterano de 1,4 L, ainda oferecido nas versões de entrada com direção hidráulica.

Preços começam em R$ 63.590 para a cabine Plus (estendida) e vão a R$ 79.900, cabine dupla, que inclui faróis de LED. Para a Strada faltam apenas sete anos para se igualar ao Gol, modelo que permaneceu líder por mais tempo.

NIVUS AGITA SEGMENTO
DOS SUVS COMPACTOS


Um dos lançamentos mais aguardados do ano foi muito bem planejado. A VW o dividiu em várias etapas até a revelação do preço na semana passada. 

O Nivus traz apenas duas versões: Comfortline, R$ 85.890 e Highline, R$ 98.290. As três primeiras revisões (R$ 1.600) são grátis. Só há um pacote de opcionais para a Comfortline por R$ 3.520 (central multimídia VW Play, controle de velocidade adaptativo (ACC, em inglês), frenagem autônoma de emergência (AEB, em inglês) e volante em couro).

Primeiro SUV cupê compacto projetado no Brasil, o estilo é um dos pontos altos, inclusive bem diferente do seu irmão de segmento o T-Cross, a começar pelo número de janelas laterais: três contra duas. O T-Cross já andou disputando em alguns meses a liderança com o Renegade, líder ao longo de 2019.

O Nivus é um produto até certo ponto sofisticado. Pode ser guiado com alguma esportividade mesmo com o vão livre do solo aumentado em quase 3 cm em relação ao Polo que usa a mesma arquitetura. A posição ao volante não é tão alta como a do T-Cross e outros 13 concorrentes. Oferece porta-malas de 415 litros, volume próximo aos do HR-V, Kicks e Creta.

Com o motor turbo de 1 L e 128 cv (etanol), câmbio automático de 6 marchas e aceleração de 0 a 100 km/h em 10 s perde para o Tracker que tem 1,2 L e 133 cv. A VW, no entanto, deixará reservado o motor de 1,4 L e 150 cv para o T-Cross, o que faz todo sentido. Embora não seja o modelo de menor consumo, o tanque de 52 litros permite autonomia, pelo ciclo de aferição Inmetro, de 556 km (urbano) e 686 km (rodoviário) com gasolina.

A central multimídia VW Play é uma das melhores do mercado pelo tamanho (10,1 pol.), qualidade da tela e aplicativos incluídos. Conexão sem fio só para Apple CarPlay, Android Auto exige cabo.
O Nivus deve tirar mercado do T-Cross, mas a soma dos dois produtos talvez leve a VW a liderar o segmento.

ESTILO E PORTA-MALAS
DESTACAM-SE NO ARRIZO 6


Um sedã de silhueta no estilo fastback, coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,28 e maior porta-malas do segmento (570 litros). Assim é o Arrizo 6, da Caoa Chery, em versão única e completa por preço competitivo de R$ 108.750. 

À exceção do comprimento maior (4,67 m) e altura (irrisórios 6 mm de diferença), distância entre-eixos, largura, conjunto de motor (1,5 L turboflex de 150 cv, sem injeção direta) e câmbio CVT de 9 marchas são os mesmos do Arrizo 5, porém o novo modelo tem estilo bem atraente. Entre os concorrentes estão Corolla, Civic, Cruze e Jetta.

Destacam-se saídas de ar-condicionado horizontais bem largas e estreitas com comando eletrônico duplo, incluindo também o banco traseiro. Há duas portas USB dianteiras, uma traseira e tomada de 12 V. Sistema multimídia de 9 pol. tem conexão direta com Apple CarPlay, mas Android Auto exige programa de espelhamento. Câmeras com visão de 360° e indicador de fadiga são de série.

Manteve o freio de estacionamento elétrico e função de autoacionamento bastante útil no dia a dia. A coluna de direção tem regulagem de altura, mas não de distância. Diferença de peso de apenas 8 kg em relação ao Arrizo 5 garante o mesmo bom desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,98 s, de acordo com a fabricante.
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www.fernandocalmon.com.br

Ford Edge ST com motor V6 2.7 EcoBost de 335 cv e quase 55 kgfm de torque e muita tecnologia




O Ford Edge ST é um utilitário esportivo premium que impressiona tanto pelo porte e esportividade quanto pela tecnologia embarcada. Para mostrar algumas curiosidades que ajudam a tornar esse veículo tão especial a Ford produziu este vídeo.

Primeiro SUV no mundo a ostentar a grife ST (Sport Technologies), da Ford Performance, o Edge ST foi projetado para combinar o melhor de dois mundos: o desempenho de um esportivo com o conforto, espaço e segurança de um utilitário.

Seu motor V6 2.7 EcoBoost, com duplo turbo, gera 335 cv de potência e 54,4 kgfm de torque, com tração inteligente nas quatro rodas e suspensão com ajuste ST. O câmbio automático de oito velocidades inclui o modo Sport (S), que além de tornar as respostas do acelerador mais afiadas permite que o ronco do motor seja ouvido na cabine – quebrando o incrível silêncio interno para aumentar a emoção.


Na parte de segurança, além de oito airbags e vários recursos de assistência ao motorista, o Edge ST traz uma câmera de visão 180° na grade dianteira. Muito útil na saída de garagens, ela traz tranquilidade especialmente para quem tem crianças pequenas e animais.

Na cabine, junto com a central multimídia SYNC 3 e o som premium da Bang & Olufsen, outro mimo é o carregador sem fio para celular. Basta apoiar o aparelho no console para não ter de se preocupar com o nível da bateria.


A tecnologia é voltada também para o conforto. O porta-malas do Edge ST tem um sensor que permite abrir e fechar a tampa sem usar as mãos, o “hands free liftgate”. Basta um movimento do pé sob o para-choque traseiro, de posse da chave com sensor, para abrir e fechar a tampa – uma grande ajuda quando se está com as mãos ocupadas com bagagem.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

FCA se une ao FIEMG LAB para acelerar inovação - FCA é uma das indústrias madrinhas. Na primeira fase, serão selecionadas 50 startups




A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anuncia parceria com o Fiemg Lab, hub de inovação aberta e aceleração de startups liderado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A FCA é uma das indústrias madrinhas do programa, juntamente com outras indústrias de referência no Brasil e no mundo. A missão é contribuir com a transformação do futuro da indústria.

Além de disponibilizar know-how, informações estratégicas e recursos, a FCA participará ativamente no processo de aceleração, incluindo avaliação das startups, mentorias, aceleração de projeto interno, provas conceito e desafios de inovação aberta.

O edital de chamada para as startups participarem do programa será lançado no segundo semestre. Na primeira fase da aceleração, serão selecionadas 50 startups com soluções industriais, as chamadas indtechs. No total, são três etapas com duração de 12 meses. No cronograma de atividades da FCA, também está previsto o lançamento de dois desafios, com foco em Manufatura e Supply Chain.

Para Armando Carvalho, Head de Business Development da FCA para a América Latina, participar do Fiemg Lab é mais um passo importante para garantir a competitividade. “Inovar é questão de sobrevivência. Precisamos aproveitar a conexão com as startups para identificar novas oportunidades para nos tornarmos ainda mais eficientes, revisando práticas de gestão e produção”, afirma Carvalho.

Mariana Yazbeck, gerente do Fiemg Lab, ressalta que o programa busca acelerar tecnologias e negócios para transformar o futuro da indústria de Minas Gerais e do Brasil. "Ter a FCA, uma das maiores indústrias do mundo, como uma de nossas madrinhas, completa toda uma cadeia de valor, da mineração ao setor automotivo, gerando complementariedade e oportunidades extraordinárias de negócio", afirma.

No período de 2019-2020, correspondente à segunda jornada, o Fiemg Lab acelerou 50 startups, promoveu cerca de R$ 7 milhões em negócios e 89 implementações de tecnologias de startups na indústria. A expectativa é de que na terceira jornada, da qual a FCA faz parte juntamente com outras madrinhas, os resultados serão ainda mais impactantes.

FCA brilha no Estudo de Qualidade Inicial da J.D. Power nos EUA. Dodge é a primeira marca local a liderar esse ranking. Ram sobe para o 3º lugar com a força da linha renovada de produtos Auburn Hills (EUA) – A Dodge fez história com seu desempenho




Auburn Hills (EUA) – A Dodge fez história com seu desempenho no Estudo de Qualidade Inicial 2020 da J.D. Power (IQS na sigla em inglês). A marca empatou com outra empresa no primeiro lugar entre 31 concorrentes, tornando-se a primeira marca norte-americana a alcançar o topo no respeitado levantamento realizado há 34 anos nos Estados Unidos e que analisa o desempenho dos veículos durante os primeiros três meses de propriedade. A marca de desempenho da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) saltou sete posições em relação aos resultados do ano passado.

A marca Ram seguiu de perto, subindo para o terceiro lugar – um enorme salto em relação à 21ª colocação obtida em 2019. A principal causa foi a recente renovação da linha de picapes, como a nova geração da 1500 e a modernização da família Heavy Duty, da qual faz parte a 2500 vendida no Brasil.


Entre 75 fábricas nas Américas, a planta de Toluca, no México (onde é feito o Dodge Journey e o Jeep® Compass para a América do Norte), ganhou o Gold Award pela qualidade de manufatura. Por sua vez, a unidade de Belvidere, nos EUA (berço do Jeep Cherokee, conquistou o Bronze Award. Dessa forma, o desempenho geral da FCA subiu cinco posições, chegando ao quarto lugar entre as 15 empresas avaliadas pela J.D. Power.

É a primeira vez na história do estudo que a FCA superou a média da indústria. A J.D. Power usa como parâmetro o número de problemas relatados a cada 100 veículos. Com 153 ocorrências, a FCA teve 13 a menos que a média da indústria e 10 a menos que o concorrente mais próximo.

“Esses resultados refletem a atitude incansável e obstinada da nossa equipe”, disse Mark Champine, diretor de Qualidade da FCA para a América do Norte. “Nosso foco completo é o cliente e esses resultados reforçam que estamos atingindo o alvo. A equipe ficará inspirada e motivada para continuar a avançar.”


Para completar, a marca Jeep saltou seis posições no IQS, conquistando o 11º lugar – a melhor posição de todos os tempos no estudo anual, que analisa o desempenho dos veículos durante os primeiros três meses de propriedade.

Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anuncia novo diretor de Manufatura para a América Latina e primeira mulher no comando de uma fábrica na região

O engenheiro italiano Pierluigi Astorino (38 anos) assumiu o cargo de diretor de Manufatura da Fiat Chrysler Automóveis para a América Latina. Ele deixa a função de Plant Manager do Polo Automotivo Jeep, em Pernambuco, que passa a ser comandado pela engenheira pernambucana Juliana Coelho (31 anos). 

A assunção de Astorino gerou mais uma movimentação no quadro diretivo da FCA. Ele sucede o também italiano Francesco Ciancia (foto ao lado), que retorna à Itália com a missão de liderar a manufatura dos brands Maserati e Alfa Romeo.

Pierluigi Astorino iniciou sua carreira no Grupo FCA em 2006, na planta de Mirafiori, Itália. Destacou-se como International Projects Leader, com desenvolvimento de projetos nas plantas do grupo nas quatro regiões do globo, e com tal expertise foi selecionado para compor o time do Projeto Pernambuco, sendo um dos responsáveis pela implementação e operação inicial da planta Jeep no Brasil por três anos. Após essa experiência, foi responsável pela Engenharia de Manufatura da FCA na América Latina e, em 2018, retornou a Pernambuco, dessa vez para ocupar o cargo de Plant Manager.


Agora, Astorino assume a liderança da Manufatura Latam com a missão de conduzir um novo ciclo que envolve novas versões de modelos já consagrados e o lançamento de produtos inéditos da Jeep e da Fiat. 

“O grande desafio é continuar com a trilha do desenvolvimento de nossos talentos, acreditar no potencial do nosso time e expandir a excelência da manufatura para todas as plantas na América Latina”, afirma. 

A meta é focar em capacitação, novas tecnologias e novos padrões, ampliando o alto nível de excelência da produção na região. “Vamos buscar o selo Ouro no World Class Manufacturing”, destaca, referindo-se ao WCM, sistema de produção de classe mundial adotado em todas as plantas da FCA no mundo.


Com a mudança, o Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), passa a ser liderado por Juliana Coelho. Aos 30 anos, a engenheira assume o cargo de Plant Manager de uma das mais modernas fábricas da FCA no mundo. É a primeira vez que uma mulher assume o cargo na América Latina.

“Estou feliz em estrear esse novo ciclo na FCA, é um desafio e eu gosto de desafios”, afirma a pernambucana, que começou sua trajetória no mercado automobilístico dentro do grupo.

Juliana iniciou a carreira em 2013, como Especialista de Processo de Pintura, tendo passado por treinamentos on the job em fábricas da FCA na Itália e na Sérvia. Fez parte do primeiro time de funcionários do Polo Automotivo Jeep e desde então vem construindo uma carreira ascendente na empresa. 

Já exerceu os cargos de supervisora e gerente da Pintura e gerente da Montagem na Jeep, além de, mais recentemente, ter chefiado a área de VLM, responsável por novos desenvolvimentos na manufatura LATAM, no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG). 

“Cresci com o DNA Jeep e essa experiência no Vehicle Line Manufacturing LATAM me deu a oportunidade de entender melhor a região da América Latina, de adquirir uma bagagem interessante para essa nova etapa”.


Por onde passou, Juliana Coelho se destacou pelo conhecimento técnico e pela habilidade de liderar. Agora, tem como foco dar continuidade ao trabalho de aperfeiçoar ainda mais a produção da Jeep, que em 2019 conquistou a certificação Prata do World Class Manufacturing, se tornando a planta que alcançou esse nível em menor tempo de operação na América Latina. 

“O Polo Automotivo Jeep vem de um ciclo importante de aprimoramento em excelência em qualidade. Vamos continuar evoluindo dando ênfase ao desenvolvimento de produtos, a contínua melhoria de processos e investindo nas nossas pessoas, sem dúvidas um dos principais diferenciais da Jeep”.

Motos com até 2 anos de uso mostram leve tendência de alta nos preços praticados em maio. Avanço foi de 1,73% em média, enquanto os valores de motocicletas 0 km permaneceram estagnados entre abril e maio



São Paulo, 1º de julho de 2020 – O mercado de motocicletas experimentou uma notável recuperação em relação às transações de modelos usados em maio. Segundo a Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, houve um aumento de 132% no período, possivelmente alavancado pela demanda por serviços de entrega sobre duas rodas. 

Neste contexto, a Kelley Blue Book Brasil, empresa especializada em precificação de veículos novos e usados, observou um movimento de tendência de alta nos preços praticados por motos com até dois anos de uso no mercado.

A primeira edição do Monitor de Variação de Preços KBB (MVP) para motos, produzido pelo Núcleo de Estudos da KBB Brasil, analisou 2.600 versões de motocicletas entre abril e maio, considerando todas as marcas, separadas por quatro segmentos de análise: por idade, por categoria, por marca e por modelos mais vendidos (conforme consta no conteúdo completo, disponível para leitura ao final do texto).

Nesta edição do MVP de motos, destacamos uma leve tendência de alta nos preços de motos com até 2 anos de uso, da ordem de 1,73% em média em maio. De todas as marcas analisadas pelo estudo, apenas a Shineray (-0,42%) e a Avelloz (-2,94%) tiveram depreciação no mês, enquanto marcas como Yamaha (2,57%), Harley-Davidson (2,94%), Dafra (3,97%) e Indian (5,26%) foram reajustadas acima da média.
Variação de preços de motos por idade
Faixa de idade
Abril/2020
Maio/2020
0 km
0,11%
0,10%
Seminovas (até 2 anos de uso)
-0,82%
1,73%
Usadas (de 3 a 10 anos de uso)
-0,54%
-1,27%


No caso dos modelos 0 km, praticamente não houve variação relevante de preços entre abril e maio. O fenômeno pode ser explicado pela Honda. Como a marca possui quase 80% de participação no mercado, o fato de ter estagnado seus preços de motocicletas novas certamente influenciou a média do mercado. 

Contudo, entre as marcas que alteraram os valores de 0 km, o grande destaque fica por conta da Yamaha, que demonstrou forte tendência de alta em abril (4,26%) e maio (1,59%). Modelos como Fazer 150, MT-03 e Nmax subiram 13,04%, 1,29% e 5,72%, respectivamente em maio.

No caso das motos usadas, entre 3 e 10 anos de uso, houve tendência de queda de preços em abril, com média de -0,54% de decréscimo, e depois, de maneira levemente mais acentuada, em maio, -1,27% de depreciação média. 

Pelo lado das que valorizaram entre as usadas em maio, Bull Motors (com aumento de 15,91%), Jonny (com 11,19%) e Dafra (4,36%) se destacam. Já entre as marcas que depreciaram além da média em maio, estão Honda (queda de -1,72%), Haojue (-3,96%), BMW (-2,60%) e Ducati (-2,19%).

Finalizando a nossa análise do mês de maio, a Kelley Blue Book Brasil ratifica o seu compromisso com seus clientes, parceiros e consumidores de estar atenta a todas as movimentações do mercado automotivo brasileiro. Baixe o anexo do MVP de motos de maio completo.

Chevrolet lança loja pop-up digital de seminovos. Aberto durante o mês de julho, o site traz todos os seminovos da rede de concessionárias com condições especiais e garantia de até dois anos



São Caetano do Sul - A Chevrolet lançou o primeiro site integrado da sua área de seminovos multimarcas: www.chevroletseminovos.com.br. O site que estará no ar até o dia 31 de julho concentra todas as oportunidades de compra de seminovos disponíveis na rede de concessionárias da marca e ainda traz condições de pagamento especiais.

"Não é só o cliente interessado em zero quilômetro que está mais digital. Neste momento notamos uma procura do nosso público buscando seminovos que também quer comprar online, por isso trouxemos o conceito de loja pop-up para o digital. Serão 30 dias de condições imperdíveis para quem está de olho nos seminovos com a garantia da Rede Chevrolet", destaca o diretor Executivo de Marketing da Chevrolet, Hermann Mahnke. 


"Nosso objetivo é oferecer veículos com procedência e certificação, tudo sem burocracia, com a documentação feita de maneira digital pelas concessionárias Chevrolet", complementa o executivo.

Entre as vantagens de comprar no site estão a garantia de até dois anos (seguro de proteção mecânica), planos sem entrada e taxas especiais a partir de 0,99%.

São unidades com baixa quilometragem, inspecionadas e revisadas por profissionais capacitados da rede Chevrolet, o que garante a qualidade e segurança desses carros.

Para comprar o seu seminovo da rede Chevrolet é fácil: basta acessar o site http://www.chevroletseminovos.com.br, encontrar o seu carro e iniciar a negociação com a concessionária. Todas as formas de contato estarão disponíveis no site.

MINI 9X Hatchback: uma peça de museu




São Paulo, 30 de junho de 2020 – Inspirado pelo sucesso da sua criação, o clássico MINI, o engenheiro Alec Issigonis estava determinado a explorar ainda mais o princípio do uso criativo do espaço. Sua motivação foi fundamental para o desenvolvimento do protótipo MINI 9X Hatchback, que Issigonis apresentou em 1969 como um possível sucessor de sua criação clássica. 

Embora este veículo fosse mais curto que o original, na verdade, ele proporcionava ainda mais espaço no interior, juntamente com uma estrutura de carroceria e tecnologia de motor mais moderna. No entanto, este em particular não estava destinado a ser produzido em série.

O MINI Clubman veio com um front end completamente remodelado e, com isso, o clássico MINI teve o privilégio de ser prestigiado por mais três décadas. Hoje, o protótipo MINI 9X Hatchback está no British Motor Museum em Gaydon, 65 quilômetros ao norte da fábrica da MINI em Oxford.

O design do MINI Clubman se manteve atemporal. O modelo de quatro portas atualizou o seu design único e marcante com a nova linguagem visual da fabricante para a geração atual, que tem como destaque o MINI John Cooper Works Clubman All 4, lançado no Brasil em novembro de 2019. 

Na dianteira, os tradicionais faróis arredondados são agora em LED Adaptativos, com luzes de condução diurna na cor cristal. O logotipo John Cooper Works está posicionado no canto esquerdo da grade frontal separada por um friso vermelho e os para-choques e capô ganharam novo desenho das tomadas de ar. 

Na traseira, a tampa do porta-malas com abertura lateral divide as lanternas que receberam a disposição internas de luzes remetendo à bandeira do Reino Unido.  

Para mais informações sobre a MINI do Brasil, acesse:
www.mini.com.br 

Para acessar o Instagram oficial MINI Classic:

www.instagram.com/official_miniclassic

Gramado Summit terá batalha entre startups. Vencedora receberá aporte financeiro de até R$ 150 mil




Considerada a maior conferência de inovação e tecnologia do país, a Gramado Summit promoverá um concurso voltado para startups na edição de 2020 - que ocorre de 30 de setembro a 02 de outubro. A vencedora da competição receberá um aporte de até R$ 150 mil da Venture Capital, Bossa Nova Investimentos. 
As inscrições para participar abrem no dia 30 de junho e seguem abertas até 30 de agosto. Para concorrer, basta ser expositora do evento, estar em estágio pré-seed (avaliação de R$100 mil a R$300 mil), ter um modelo de negócio B2B ou B2C, além de ter os produtos/serviços validados e em operação há, pelo menos, um ano. As interessadas devem encaminhar seu pitch deck por meio de formulário disponibilizado no site da Gramado Summit.


As dez startups selecionadas para participar da etapa presencial do concurso serão anunciadas no dia 15 de setembro, nas redes sociais da Summit. Durante os três dias de evento, as selecionadas participarão de uma peneira com avaliação do corpo de jurados da Bossa Nova Investimentos.
As três finalistas apresentarão seu pitch para o público no último dia de Gramado Summit, no palco principal do evento. Mais informações podem ser conferidas no regulamento, disponível no site. 
Este é o quarto ano de Gramado Summit e, também, o quarto ano de batalha de startups. Conforme explica o CEO do evento, Marcus Rossi (foto ao lado), um dos grandes propósitos do evento é dar visibilidade para ideias disruptivas e inovadoras. “Queremos colocar em evidência soluções que contribuirão para transformarmos o mundo em um lugar melhor. Nós crescemos, mas não deixamos de lado a nossa essência de empoderar o pequeno”, salienta.
Sobre a Gramado Summit
A Gramado Summit ocorre de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expogramado, e terá a participação de mais de 140 palestrantes, cerca de 150 expositores e 4 mil visitantes. Com isso, o evento será mola propulsora para a retomada econômica do setor.

Elevator Pitch
O outro concurso organizado pelo evento é uma etapa classificatória da competição Elevator Pitch, realizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá. As inscrições podem ser realizadas pelo site https://ccbc.org.br/inscricao-sp-elevator-pitch-gramado/, até 14 de agosto. O processo de seleção será realizado por meio dos dados obtidos no formulário de inscrição.
Os critérios se baseiam em quatro itens: time, produto/serviço, tração e escalabilidade. As selecionadas serão anunciadas no dia 21 de agosto e deverão apresentar seus pitches presenciais durante a Gramado Summit 2020. 
A premiação da vencedora será a participação de um representante da startup em um programa de imersão no ecossistema canadense, que pode variar de duas a três semanas, além da passagem e hospedagem no Canadá. 
O regulamento pode ser conferido aqui.

Abastecimento, gestão de combustível e controle da frota em uma única solução




A nova solução da Gilbarco Veeder-Root para o segmento industrial, Prime Fleet SaaS, conta com todos os recursos inteligentes da linha de bombas industriais Prime Fleet e agrega a nova plataforma de gestão de dados de abastecimento FuelOnet Pro, resultando numa solução completa de controle integrado de frotas.

Prime Fleet SaaS é uma combinação única de soluções de abastecimento e gestão de combustível para frotas. Desenvolvida para maximizar a eficiência e reduzir os custos operacionais, oferece agilidade no abastecimento de veículos e proporciona total controle da frota aos gestores, através da geração de dados precisos e disponíveis em tempo real.

Sua instalação é prática, com reduzido custo de obras de infraestrutura, proporcionando uma ilha de abastecimento limpa e livre para facilitar a movimentação operacional.
A solução inclui a plataforma de gestão de dados de abastecimento FuelOnet Pro. 

Hospedada em nuvem, com informações completas sobre o fluxo de abastecimento, permite identificar facilmente as perdas do processo de abastecimento de combustível, tendências operacionais, além de permitir diversas formas de identificação da frota, entre elas, a identificação automática de veículos por RFID. 

Este recurso proporciona economia com despesas de combustível, reduzindo o risco de fraude e perdas no processo de abastecimento, garantindo que somente veículos autorizados sejam abastecidos.  

Para maior segurança dos gestores, a plataforma de gestão de abastecimento FuelOnet Pro possui um potente motor de alarmes que são emitidos de maneira automática, a partir da detecção de abastecimentos irregulares, ou qualquer outro padrão anormal de operação.

Além das funções de automação, a bomba Prime Fleet SaaS conta com todos os benefícios das bombas industriais da linha Prime. Sua estrutura de alumínio anodizado com acabamento de pintura eletrostática a pó, assegura a durabilidade do equipamento, mesmo em ambientes severos. 

Seus teclados são de alta resistência para predeterminação e configuração, simplificando o acesso para manutenção e operação do equipamento.

Prime Fleet SaaS está disponível em diversas vazões e configurações para adaptar-se à necessidade de cada tipo de empreendimento. As versões simples, dupla e dual oferecem vazões de 50 a 140 LPM e a versão simples oferece, também, vazões de 200 a 400 LPM.

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