Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 7 de julho de 2020

Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo 2020. Novo propulsor entrega 172 cv e é até 8,3% mais econômico que o potente 2.0 Turbo de 262 cv. Os preços partem de R$ 129.990




    
   Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Por ser de um segmento maior, o Equinox não competia com vários modelos de categorias menores, e para não ficar de fora nessa briga a Chevrolet resolveu dar uma chance para o seu SUV grandão colocando um motor menos potente e tirando alguns itens de série, desta forma deixando o preço um pouco mais competitivo e entrar nessa dança de “cachorro grande” que é o segmento de SUVs médios.

Mesmo sendo contra comparativos que não se encaixam em segmentos iguais, sabemos que essa estratégia da marca da gravatinha dourada veio em boa hora, levando em consideração que o Equinox é superior em vários aspectos se comparado com os concorrentes de segmentos inferiores ao seu como Jeep Compass, Peugeot 3008 e VW Tiguan (SUVs médios).


Comparado a sua versão 2.0 turbo de 262 cv de potência o 1.5 turbo de 172 cv só fica devendo em detalhes no visual e no conteúdo como a grade frontal ativa, dupla saída de escape cromada, start-stop e cancelamento de ruído ativo pelos alto-falantes. Itens esses que não fazem tanta falta no dia a dia e deixam o carro mais caro. 


Com isso a nova versão Premier 1.5, o Equinox sai por R$ 159.990, ante R$ 179.900 do Peugeot 3008 Griffe Pack 1.6, R$ 149.990 do Jeep Compass Limited 2.0, e R$ 158.990 do VW Tiguan AllSpace 1.4 já com o teto solar panorâmico incluído como opcional.

O Equinox é atualmente o carro de passeio mais vendido da Chevrolet no mundo, enquanto as configurações 1.5 Turbo representam cerca de dois terços do mix global em virtude do balanço entre performance e eficiência energética que este motor oferece. 

Com uma provável mudança visual programada para o próximo ano, o Equinox chega para se firmar com essa versão mais “barata”, o SUV norte-americano passará a ter retoques no desenho e a nova central multimídia com acesso à internet via conexão 4G. 

A linha 2020 do Equinox é pferecida em quatro configurações, divididas em três níveis de acabamento (LT, Midnight e Premier), duas opções de motorização (1.5 Turbo e 2.0 Turbo) e duas de tração (FWD e AWD).


A novidade mecânica estreou com a versão especial Midnight, de acabamento interno e externo todo escurecido, dando um toque esportivo e customizado ao modelo. Além de estar disponível também em outras versões como a LT de entrada e a Premier, topo de linha, versão testada por uma semana pela nossa equipe. 


Essa versão soma diversos itens de segurança, como sistemas autônomos de detecção de pedestre com auxílio de frenagem e de permanência na faixa - com alerta tátil no banco. 


Teto solar elétrico panorâmico, sistema de som premium, partida por controle remoto e acionamento da tampa do porta-malas por sensor de movimento fazem parte dos itens de conveniência. Já a tração integral (AWD) com assistente de declive é outra exclusividade da versão, ofertada também na configuração 2.0 Turbo.

Por fora o Equinox é um utilitário esportivo caracterizado por um design ”atlético” e robusto com muito conforto a bordo. São 4.652 mm de comprimento, 1.843 mm de largura e 1.697 mm de altura. 


Destaca-se o excelente espaço interno. Tanto que o entre-eixos de 2.725 mm é um dos maiores e o mais bem aproveitados de todo o segmento, permitindo acomodar confortavelmente até cinco ocupantes com bagagens.


O teto solar panorâmico dá uma sensação de amplitude quando aberto assim como a pela disposição dos elementos, pensados para a máxima ergonomia e funcionalidade. O painel frontal, por exemplo, é desassociado do console central. 


O volume de carga máxima do Equinox pode variar de 468 litros até 1.627 litros, dependendo da configuração dos bancos. O traseiro, aliás, pode ser rebatido por meio de uma funcional alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga, criando uma superfície plana, facilitando assim a acomodação de itens compridos. 


O porta-malas conta ainda um porta-objetos subterrâneo de 79 litros. Além dos porta-objetos tradicionais que a maioria dos SUVs oferecem, o Equinox conta com um local para acomodar um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista.

Lista dos itens disponíveis para o SUV, por categoria:
Segurança: Airbag duplo, lateral e de cortina; Alerta de colisão frontal; Alerta de movimentação traseira; Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina; Alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro; Alerta vibratório de segurança no banco do motorista; Assistente de permanência na faixa; Faróis Full LED com faixo alto inteligente; Frenagem automática de emergência, Indicador de distância do veículo à frente, Indicador de vida útil do óleo e Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.


Conforto e conectividade: Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento; Controle de velocidade em declive; 


Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto;  Banco do motorista com 2 memórias de posição; Câmera de ré com linhas-guia; Carregador wireless para smartphone; Abertura das portas através de sensor de aproximação na chave; Sistema de estacionamento semi-automático para vagas paralelas e perpendiculares; espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico; 


Multimídia MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8", navegador integrado, Android Auto e Apple CarPlay; Tecnologia de telemática avançada OnStar; Partida sem chave ou por controle remoto; Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade e Sistema de redução de ruído externo, tudo isso com três anos de garantia. 

Para nível de comparação entre as versões oferecidas, confira um resumo de todas elas e veja qual se encaixa melhor no seu perfil.


Equinox LT 1.5 Turbo - R$ 129.990: faróis com acendimento automático, seis airbags, ar-condicionado de duas zonas, assistente de partida em rampas, banco do motorista com ajuste elétrico, chave presencial, faróis de xênon com DRL em LED, central multimídia MyLink com tela de 8" e GPS, rodas 18", sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e Onstar;


Equinox Midnight 1.5 Turbo - R$ 131.900: mesmos itens do LT, adicionando carroceria em preto Global, rodas de 19", grade frontal preta, logo da Chevrolet em preto e faróis de neblina com máscara negra;

Equinox Premier 1.5 Turbo - R$ 159.990: mesmos itens da versão LT, adicionando abertura do porta-malas por sensor, alerta de colisão frontal com frenagem ativa e detecção de pedestres, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa, assistente de estacionamento automático, banco do motorista com memória, carregador wireless para smartphone, faróis full-LED adaptativos, partida remota, sistema de som Bose, rodas de 19", teto solar panorâmico, tração integral


Equinox Premier 2.0 Turbo - R$ 162.990: ganha start-stop, escapamento duplo com ponteira cromada, sistema de redução de ruído externo e sistema de grade ativa do radiador, além de trocar a motorização pelo 2.0 turbo e a transmissão automática de 9 marchas.

No Brasil, o Equinox 1.5 Turbo desenvolve 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de força, números superiores aos dos principais rivais. O SUV de médio porte da Chevrolet se destaca ainda em performance. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 9,2 segundos, ante 7,6 s do 2.0. 



A relação peso-potência continua adequada, com 9,7 kg/cv. As acelerações são lineares e o motor puxa bem o SUV apesar de seu peso (1.640kg), o turbo ajuda e mantém as acelerações em um nível acima do esperado. Entretanto, com o câmbio de seis marchas, com relações longas, agora leva mais tempo para embalar.

A suspensão trabalha como se deve, mantém o SUV na linha mesmo em velocidades mais altas e nas curvas deixa o motorista bem à vontade para contorna-las sem medo de ser feliz. 


O mesmo acontece com o interior, que não recebe as pancadas dos buracos encontrados pelo caminho, além de ser muito silencioso. Os bancos são confortáveis para todos os ocupantes e a posição de dirigir alta deixa a visão do motorista privilegiada.

Entre as principais vantagens da troca do motor 2.0 pelo 1.5 no Equinox foi a redução do consumo. De acordo com os números do Inmetro, o SUV de maior cilindrada faz 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, com gasolina, ante 9,5 km/l e 11,7 km/l, respectivamente. Portanto, houve uma melhora de 15%, em média.



*FICHA TÉCNICA:

Mecânica
Motorização 1.5
Combustível Gasolina      
Potência (cv)  172    
Torque (kgf.m) 27,8   
Tempo 0-100 (s)  9,2    
Consumo cidade (km/l) 9,5    
Consumo estrada (km/l) 11,7   
Câmbio automático com modo manual de 6 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo multibraço, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimensões
Altura (mm) 1.697
Largura (mm) 1.843
Comprimento (mm)4.652
Peso (Kg) 1.640
Tanque (L) 56
Entre-eixos (mm) 2.725
Porta-Malas (L) 468
Ocupantes 5

*Dados do fabricante



segunda-feira, 6 de julho de 2020

VW Fox 2021 chega com mais itens de segurança: cintos de três pontos e apoios de cabeça para cinco ocupantes, ISOFIX, para cadeirinhas infantis. Preço a partir de R$ 54.060




São Bernardo do Campo (SP) - O Fox 2021 está melhor do que nunca. Além do excelente custo-benefício e da oferta bem enxuta, o modelo conta agora com cinto de segurança de três pontos em todos os cinco assentos, que são acompanhados de apoios de cabeça individuais. Outra importante alteração é o sistema de fixação ISOFIX e Top Tether, itens fundamentais para a segurança das cadeirinhas de crianças no banco traseiro.

Já disponível na rede de concessionárias Volkswagen, o Fox 2021 é oferecido em duas versões, o Fox Connect e o Fox Xtreme, ambos com motorização 1.6 MSI de 104 cv e câmbio manual de 5 marchas. 

O Fox Connect possui, entre seus principais itens de série, retrovisores com ajuste elétrico e função tilt down no lado direito, sensores traseiros de estacionamento, controle automático de velocidade, rodas de liga leve de 15 polegadas e vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico.

O Fox também já sai de linha com sistema de infotainment "Composition Touch" de 6,5 polegadas, APP-Connect (Android Auto e Apple CarPlay) e volante multifuncional com comandos do som. Como opcional, há rodas de aro 15 em tom escurecido, que harmonizam com os retrovisores externos pintados em Preto Ninja, os faróis com máscara escurecida e os tapetes adicionais em carpete - todos disponíveis dentro do pacote Dark II.

A versão Fox Xtreme vem com alguns acréscimos em relação à irmã. Além das conhecidas barras longitudinais pretas no teto, o carro possui câmera de ré, rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas, grade dianteira em "colmeia" e molduras nas laterais e nas caixas de rodas. Os faróis possuem máscara escurecida e seus auxiliares têm três funções: neblina, longo alcance e "cornering light". Ou seja, o Fox é completo, oferecendo uma das melhores relações custo-benefício do segmento de carros compactos no País.

A grande novidade do Fox ano/modelo 2021 está nos novos itens de segurança. O modelo traz de série agora cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os cinco ocupantes, oferecendo ainda mais segurança. Os encostos de cabeça também proporcionam muito conforto, associado ao excelente aproveitamento do espaço no banco traseiro, tanto para as pernas quanto para a cabeça. O Fox inaugurou uma nova tendência de hatches com o teto alto no mercado brasileiro. 

Além disso, o modelo incorpora agora os sistemas de ISOFIX e Top Tether, para fixação de cadeirinhas infantis. O sistema ISOFIX fica posicionado na base dos assentos traseiros e possui ganchos presos diretamente à carroceira. 


Com isso, a fixação das cadeirinhas de criança é feita de maneira muito mais rápida e segura. Já os ganchos Top Tether ficam posicionados na parte de trás do encosto traseiro, permitindo que a cadeira infantil seja fixada, por meio de uma cinta, com mais firmeza, evitando o movimento de pêndulo para frente, em caso de uma frenagem de emergência ou mesmo em uma colisão frontal.

Ainda no interior, outros detalhes também saltam aos olhos, como o interior escurecido, as costuras vermelhas e o volante em couro e Black Piano, que conferem ao carro um ar de esportividade.

Os modelos estão disponíveis nas cores Branco Puro, Preto Ninja, Vermelho Tornado, Prata Sargas e Cinza Platinum. O Fox 2021 parte de R$ 54.060 (Connect), podendo ser acrescido de R$ 210,00 do Pacote Dark II, e chega a R$ 59.630 na versão Xtreme.


Gol, Voyage e Saveiro 2021 são novidades da Volkswagen. Gol: a partir de R$ 51.250; Voyage a partir de R$ 59.750 e Saveiro a partir de R$ 57.390





São Bernardo do Campo (SP) - As versões ano/modelo 2021 dos modelos Gol, Voyage e Saveiro já chegaram às concessionárias Volkswagen. Assim como no Fox, os modelos Gol e Voyage receberam importantes itens de segurança. 

O cinto traseiro central passa a ser automático de três pontos, igual aos cintos das demais posições, e o carro passa a ter apoio de cabeça para todos os passageiros e sistema ISOFIX e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis.

Com foco na simplificação da oferta de versões, Gol e Voyage estão disponíveis em versão única de acabamento. Assim, oferecem três opções de motor e duas de câmbio: 1.0 (84 cv) e 1.6 (104 cv) com transmissão manual de cinco marchas e 1.6 MSI (120 cv) com transmissão automática, o mesmo conjunto utilizado no Polo MSI e no Virtus MSI.


Inclusive as configurações com transmissão automática do Gol e do Voyage estão entre as mais acessíveis do mercado, atendendo plenamente a várias demandas que vão desde clientes que procuram ótima relação custo-benefício e conforto a frotistas e pessoas com deficiência (PcD).
A grande novidade do Saveiro, que já possuía itens de segurança como cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes na versão Cabine Dupla, é o Azul Biscay como nova opção de cor. 

Disponível para a versão Cross do modelo, a cor também é oferecida na linha esportiva GTS da Volkswagen, que estreou no País em março deste ano. A Saveiro também pode ser adquirida nas cores Prata Sirius, Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Flash.

Além disso a Saveiro 2021 oferece uma estrutura de oferta bem racional e simplificada, com as opções Robust (Cabine Simples e Dupla), Trendline (Cabine Simples) e Cross (Cabine Dupla). 


As versões Robust e Trendline são equipadas com o consagrado motor 1.6 Total Flex, de até 104 cv (etanol), enquanto a versão Cross traz o motor 1.6 MSI de até 120 cv (etanol). Ambos os motores são produzidos na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP).

O Gol 2021 custa R$ 51.250 (1.0 Manual), R$ 57.600 (1.6 Manual) e R$ 62.600 (1.6 Automática). Já o Voyage 2021 parte de R$ 59.750 (1.0 Manual) e vai a R$ 64.350 (1.6 Manual) e a R$ 69.350 (1.6 Automática). A Saveiro 2021 começa em 57.390 (Robust CS), chegando a R$ 94.300 na Saveiro Cross Cabine Dupla, com a nova cor azul Biscay.

Toda linha Gol, Voyage e Saveiro 2021 pode ser equipada com o sistema de infotainment "Composition Touch", que traz 4 alto-falantes, 2 tweeters e "I-System com Eco-Comfort" - computador de bordo e volante multifuncional com comando de sistema de som e do "I-System". O sistema vem também com entradas USB e para SD-card, conexão Bluetooth e permite conectividade por meio do App-connect (Android Auto e Apple CarPlay).

Mercedes-Benz comemora seus 126 anos de automobilismo com emoção dentro e fora das pistas Marca comemora sua trajetória de sucesso na história do Motorsport. Reabertura da temporada 2020 da F1 traz novos desafio. Mercedes-AMG conta com 22 modelos no País



Há exatos 126 anos, acontecia, na França, a primeira corrida entre automóveis do mundo. Desde o primeiro capítulo da história deste esporte que hoje alimenta a paixão de fãs em todo o planeta, a Mercedes-Benz esteve presente e vem construindo uma trajetória que conta com grandes feitos e títulos inéditos no motorsport.

Muita coisa mudou desde a corrida entre Paris e Rouen, em 1894. As mudanças continuam existindo e a Mercedes-AMG Petronas se mantem ativa não apenas nos avanços tecnológicos que proporcionam cada vez mais performance e segurança nas competições, mas, também, às mudanças que a sociedade atravessa.

Neste mês de julho, a temporada 2020 da Fórmula 1 tem o seu retorno e este reinício promete mostrar mudanças profundas vividas em todo o mundo desde a última vez que as equipes se reuniram em Melbourne, no início de março, para a abertura oficial da temporada deste ano da competição.


Nesta temporada, inaugurando uma nova fase, a Mercedes-AMG Petronas compete com seu tradicional Silver Arrows com uma base totalmente preta em apoio às manifestações observadas ao redor do mundo nas últimas semanas.

Nas pistas, o piloto inglês Lewis Hamilton compete para mais um campeonato inédito na sua carreira em busca da sétima vitória. A equipe Mercedes-AMG Petronas Motorsport irá, mais uma vez, competir com dois veículos e os pilotos e espera dar continuidade à sequência de vitórias ocorridas entre 2014 e 2019. Para atingir esses resultados, a equipe contará com o modelo F1 W11 EQ Performance.


Segurança com muito designNesta temporada da Fórmula 1, as etapas vão contar com o novo design do Safety Car. Simbolizando solidariedade, segurança e diversidade, o Mercedes- AMG GT R cumpre seu papel de guardião das pistas em um novo visual. 

O modelo apoiará de forma destacada a campanha de Fórmula 1 "WeRaceAsOne", trazendo esta identidade visual nas laterais e no capô do veículo. A arte simboliza o compromisso esportivo com a diversidade e a inclusão.

As exigências da FIA para o Safety Car são altas. Ele deve ser capaz de manter uma velocidade mínima alta para que os pneus e os freios dos carros de Fórmula 1 não percam muita temperatura e os motores não superaqueçam. Com uma velocidade máxima de 318 km por hora e 3,6 segundos para acelerar de zero a 100, essa é uma tarefa fácil para o Mercedes-AMG GT R.


Alta Performance das pistas para as ruasA trajetória de sucesso da Mercedes-AMG na Fórmula 1 reforça o compromisso da marca em desenvolver novas tecnologia e em manter o DNA das pistas presente nos seus veículos de passeio. No Brasil, três novos modelos foram lançados somente no primeiro semestre de 2020:


Mercedes-AMG GLE 53 4M+
O modelo une conforto, alto desempenho e esportividade para os apaixonados pela linha SUV da marca. Ele conta com sete lugares e se destaca por ser o primeiro SUV no mercado brasileiro a oferecer ajuste elétrico nos bancos da segunda fileira, proporcionando ainda mais conforto aos seus passageiros. Além disso, conta com a tecnologia EQ Boost, que garante mais eficiência e potência ao utilitário.


Mercedes-AMG A 35 4M Sedan
A potência de um superesportivo somada a alta tecnologia trazem uma identidade única ao modelo. Ele é equipado com um novo motor de dois litros turbo e quatro cilindros fabricado em série, que entrega uma potência máxima de 306 cv e até 400 Nm de torque. Em seu interior, um cockpit digital de 10” oferece conectividade e qualidade de materiais combinados com o sistema de multimídia MBUX, o conhecido “Hey, Mercedes”.


Mercedes-AMG GT 43
Com o máximo da exclusividade e conforto oferecidos a apenas 20 clientes que já reservaram o modelo no Brasil, o superesportivo garante performance e potência trazendo 367 cv, combinando design único a engenharia das pistas com a aparência atlética de um coupé esportivo.

“Os lançamentos Mercedes-AMG ampliam o portfólio de esportivos da marca no País que, com 22 modelos, garante a mais completa gama neste segmento no Brasil, sendo a única a oferecer motores assinados por seus engenheiros. Esta enorme variedade de produtos fortalece a interação entre o automobilismo e os veículos de passeio, que a marca proporciona há mais de 50 anos”, conclui Holger Marquardt, presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Novos BMW M3 Sedan e M4 Coupé na pista: sprint final à primeira linha do grid de largada. Testes dos novos esportivos de alta performance sob condições de pista revelam uma harmonização ideal entre as tecnologias de tração e transmissão; Foco em dinâmica, agilidade e precisão: características de BMW M.





A BMW M GmbH prepara uma mudança de geração para os icônicos modelos esportivos. Com testes de desempenho realizados em condições de pista, o processo de desenvolvimento em série dos novos BMW M3 Sedan e BMW M4 Coupé entra em uma fase crucial.

Com um aumento significativo no desempenho em relação aos modelos anteriores e uma suspensão específica M, os novos motores de seis cilindros mais uma vez estabelecem benchmarks nos segmentos premium de sedãs de alto desempenho e coupés médios.

Inovações nas áreas de tecnologia de tração, suspensão, molas, amortecedores e freios requerem ainda testes completos em vias públicas nos centros de testes do BMW Group em Miramas, sul da França, na cidade sueca de Arjeplog, e em várias outras diferentes pistas.

Tradicionalmente, a pista de Nordschleife, Nürburgring, proporciona a interação perfeita entre a tecnologia de tração e suspensão, em todas as situações. No entanto, como as características de performance de um BMW M precisam convencer em pistas com traçados e características das mais variadas, os engenheiros sempre expandem o programa de testes para incluir outros circuitos, como os atuais test drives em Sachsenring, com os protótipos camuflados do novo BMW M3 Sedan e novo BMW M4 Coupé.

Poucos meses antes da estreia mundial, em meados de setembro de 2020, o potencial dinâmico dos novos BMW M3 Sedan e BMW M4 Coupé já é claramente perceptível. Agilidade inspiradora, dinâmica excepcional e manuseio precisamente controlável – mesmo em situações esportivas extremas – caracterizam seu comportamento de direção. O equilíbrio entre alto desempenho e versatilidade para o uso diário, típico de um M, atinge um novo nível. 

Com um programa de testes meticulosamente estruturado, os engenheiros da BMW M GmbH estão garantindo que os componentes de suspensão específicos do M sejam ajustados às características do motor a tal ponto que garantam aos modelos novos um lugar na primeira linha do grid no segmento. Os 3.670 metros de extensão do tradicional autódromo de Sachsenring – conhecido de longa data da série alemã de corridas de carros de turismo (DTM) – também oferece os pré-requisitos ideais para esse fim. Com seu perfil desafiador que inclui curvas extremamente fechadas, retas longas e a descida antes da tradicional curva de Queckenberg, é possível, volta após volta, alcançar o objetivo de otimizar as dinâmicas longitudinais e laterais de condução dos novos BMW M3 Sedan e BMW M4 Coupé.


domingo, 5 de julho de 2020

Conheça os projetos da Renault Sport Racing no combate ao coronavírus




Em pouco mais de 100 dias, o mundo virou completamente de ponta-cabeça.
 
Com a hashtag #WeRaceAsOne (“Nós Corremos como um Só”, em tradução livre), a campanha de amplo alcance lançada recentemente pela F1 reconhece que o esporte pode ser protagonista na nova realidade em que vivemos. 


O esporte pode não apenas unir as pessoas para superar diferenças, mas pode também ser usado como agente de mudanças para o futuro. 

O mundo está enfrentando dois grandes desafios atualmente: promover a igualdade entre todas as pessoas, independentemente de raça, gênero, religião, origem ou orientação, e vencer a pandemia da COVID-19.
 
A F1 não esteve – e não estará – de braços cruzados em relação a isso e a Renault Sport Racing também se mobilizou em torno destes temas, envolvendo-se em vários projetos para responder ao enorme desafio do Coronavírus. Nas cidades de Enstone (Inglaterra) e Viry-Châtillon (França), as equipes da Renault Sport Racing coordenaram diferentes ações para ajudar os trabalhadores que estão na linha de frente, tendo desenvolvido desde respiradores, carrinhos de apoio e outros equipamentos de proteção individual até dispositivos de comunicação.
 
Vamos agora dar uma olhada em algumas das áreas em que as equipes estiveram trabalhando, na França e no Reino Unido.
 
Imagens em rolo B mostrando os principais líderes de projeto falando sobre cada ação serão publicadas no site da Renault Sport dedicado à imprensa, mas já estão disponíveis nos links abaixo:
 
HTTPS://BIT.LY/3EWNGDQ
WWW.RENAULTSPORT.COM
Username: renaultsport
Password: mediaf1
 
Projeto e desenvolvimento de respiradores
A Equipe Renault DP World de F1 se envolveu no projeto e desenvolvimento de um novíssimo respirador mecânico, para ajudar na luta contra a COVID-19, como parte de uma colaboração pioneira entre os programas NHS England Clinical Entrepreneur Program (Programa de Empreendedores da Área Clínica do Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra), Innovate UK (a agência de inovação do Reino Unido), e o Project Pitlane (Projeto Reta dos Boxes, em tradução livre), que formou uma aliança única entre as equipes de Fórmula 1. A empresa Olympus KeyMed também doou tempo e know-how para o avanço do projeto.
 
O respirador BlueSky é um dispositivo de cabeceira, criado a partir da adaptação do conceito de um respirador simples, do tamanho da palma da mão, permitindo oferecer tratamento de pacientes em estado crítico de emergência, com dificuldades respiratórias que necessitam de auxílio mecânico imediato para respirar.  Por meio de um trabalho conjunto, o Projeto Pitlane permitiu reduzir a fase de projeto e produção deste protótipo de respirador para pouco mais de três semanas.

A Red Bull e a Renault se empenharam no projeto mecânico, produção, eletrônica e sistemas de controle. As duas empresas reacenderam a chama de sua parceria histórica – tendo vencido quatro Campeonatos Mundiais juntas – para alavancar este projeto incrível. A Haas e a Mercedes também trabalharam juntas na área de mecatrônica e em testes de equipamentos, enquanto que a McLaren Applied Technologies produziu protótipos de placas de circuito impresso.
 
“A BlueSky chegou a nós por meio da Innovate UK, quando o Dr. Alastair Darwood, um de seus jovens engenheiros biomédicos, apresentou um conceito de respirador de baixo custo”, explica Bob Bell, Consultor Técnico da Renault Sport Racing. “Foi um verdadeiro trabalho colaborativo entre as equipes e cada atividade foi distribuída para se adequar aos pontos fortes das pessoas envolvidas.”
 
“Este projeto não tinha nada a ver com tecnologia que utilizamos nos carros, mas sim aproveitar a estratégia e os métodos utilizados na F1, a velocidade e a agilidade para produzir um dispositivo completamente novo, em um período de tempo extremamente curto. O normal seria levar de dois a três anos para este tipo de projeto começar a dar frutos, mas temos uma série de procedimentos na F1 que permitiram que ele fosse acelerado.”
 
“Vários departamentos da Renault Sport Racing contribuíram para o projeto, principalmente os Grupos de Eletrônica e Sistemas de Controle, que trabalharam horas a fio e tiveram um apoio incrível das áreas de produção, planejamento, compras e também dos caras da equipe de corridas, os quais se envolveram profundamente no final, quando estávamos aumentando o ritmo da produção para fabricar os dispositivos em grandes quantidades, tanto em Enstone como na Red Bull.”
 
“No final das contas, o projeto BlueSky foi cancelado pelo governo. Ficamos desapontados, pois teria sido bacana ter levado o projeto até a linha de chegada, mas naquela fase da crise o número de infecções estava caindo e o tipo de infecções havia se tornado mais complexo, portanto um dispositivo intermediário foi considerado menos essencial.”
 
“Mesmo assim, o inventor tem um grande interesse para que o dispositivo seja utilizado em outras aplicações, incluindo na área militar. Temos um grande orgulho de ter contribuído para este projeto, que ainda poderá ajudar milhares de pessoas no futuro.”
 
Junto com as equipes de engenharia do Grupo Renault no Technocentre e o CEA (Comissariado de Energia Atômica e Energias Alternativas da França), baseado em Grenoble, a Renault Sport Racing contribuiu para o projeto “Makers for Life”, um coletivo de médicos e empreendedores da região de Nantes, na França, para projetar um respirador mecânico altamente econômico e de fácil montagem.
 
No início de abril, membros da equipe de engenharia do Grupo Renault viajaram para Grenoble, assim como uma equipe de dez engenheiros, especialistas em eletrônica e designers da Renault Sport Racing.
 
Não há semelhanças imediatas entre um respirador mecânico e um motor, mas ambos trabalham com pressão e fluxo regulado de ar comprimido. Uma primeira versão, chamada de MAKAIR, com projeto das equipes do “Makers for Life” e do CEA está passando por testes clínicos nos hospitais universitários de Brest e Nantes, após ter recebido o sinal verde da ANSM, a Agência Nacional de Segurança de Medicamentos e Produtos para a Saúde da França, enquanto que uma segunda versão industrial chamada de MAKAIR RE20, em homenagem ao motor de F1 para a temporada 2020, foi construída pela equipe Renault Sport Racing.
 
O projeto tirou proveito da integração excepcional entre todas as competências do Grupo: responsabilidade social da empresa, engenharia de produto e processos, manufatura e logística, qualidade, compras, propriedade industrial, análise de custos e controle de gestão.
 
Aproximadamente 15 protótipos de respiradores mecânicos foram produzidos no Centro de Produção de Protótipos do Technocentre e, de acordo com a filosofia do projeto, os respiradores foram feitos segundo a estratégia Open Source, para que sejam disponibilizados ao maior número de pessoas.
 
“O projeto Makers foi iniciado em março”, comenta Rémi Taffin, Diretor Técnico de Motores na Equipe Renault DP World de F1. “Estávamos trabalhando com o centro hospitalar e universitário AH-HP de Paris, para dar outras respostas à pandemia e nos envolvemos no projeto porque eles precisavam de uma ajuda específica em relação a um ventilador. Para fazer um respirador você precisa de ar, portanto adaptamos o princípio de um motor de F1 com um motor elétrico. Conduzimos uma série de trabalhos por meio de impressões 3D, para que tudo pudesse ser aproveitado por outros fornecedores, se necessário.”
 
“Também auxiliamos no projeto da primeira iteração do hardware e orientamos sobre como produzir, o que levou à segunda iteração incluindo o software, o MAKAIR RE20. O processo levou em torno de dois meses, quando demoraria normalmente em torno de dois anos – esta é uma grande demonstração da paixão e dedicação do grupo de pessoas envolvidas.”
 
Seguindo este mesmo espírito de solidariedade, o próprio desenvolvimento do respirador RE20 da Renault será licenciado gratuitamente como Open Source, incluindo as 11 patentes requeridas. Este acesso gratuito permitirá que organizações em situação de crise produzam este respirador artificial de baixo custo.

Computer Power
Neste momento de mudanças sem precedentes, a Equipe Renault DP World de F1 encontrou uma nova solução para ajudar a acelerar a luta contra o coronavírus, permitindo que os pesquisadores utilizem os extensos recursos de tecnologia da informação da equipe em um projeto digital chamado de Folding@home. Iniciado há quase duas décadas, o projeto Folding@home reúne as pessoas em torno do compartilhamento de seus recursos de TI por um bem maior. Foi dado início a um projeto específico para a COVID-19, com o objetivo de intensificar as pesquisas sobre o coronavírus e investigar todas as curas possíveis.
 
A Equipe Renault DP World de F1 abraçou esta causa em março, disponibilizando seus inovadores recursos de tecnologia da informação de ponta.
 
Ben Hampshire, Gerente de TI de Corridas na Equipe Renault DP World de F1, comentou: “O coronavírus causou atrasos em todo o mundo e uma das consequências diretas foi o adiamento ou cancelamento de várias corridas. Decidimos que queríamos disponibilizar nossa capacidade de TI excedente na fábrica de Enstone, que normalmente estaria ocupada ruminando estatísticas das pistas, auxiliando em nossa estratégia e no funcionamento dos carros de corrida. Com nosso envolvimento em um projeto como o Folding@home, ajudamos no trabalho para um objetivo comum de entender a COVID-19.”
 
Caixas de intubação
A Equipe Renault DP World de F1 contribuiu para um novo tipo de caixa de intubação, criada para melhorar o tratamento dos pacientes de COVID-19 e a segurança da equipe hospitalar.
 
Criado para manter a segurança da equipe que atua na linha de frente durante a intubação dos pacientes, a inovadora “Oxford Box” foi desenvolvida por empresas da rede Silverstone Technology Cluster (STC), incluindo a ENovation Consultancy Ltd. da Dra. Cristiana Pace, Embaixadora do Cluster, a empresa de engenharia de esportes a motor e membro da rede STC One Group Engineering, e a rede de hospitais universitários Oxford University Hospitals NHS Foundation Trust (OUH). Após a realização de testes exaustivos e o treinamento de membros-chave do corpo clínico, a rede OUH aprovou o uso da Oxford Box em seus quatro hospitais na região de Oxford.
 
Por meio de técnicas de Fluidodinâmica Computacional (CFD) normalmente restritas ao desenvolvimento de carros de corrida de Fórmula 1, foi possível contribuir com melhorias ao projeto. A equipe replicou e simulou o comportamento das partículas fluidas (aerossóis) liberadas ao tossir, aumentando consideravelmente a proteção oferecida ao pessoal médico em comparação com os EPIs. O uso de técnicas sofisticadas de modelagem também reduziu o prazo de produção para menos da metade.
 
Paul Cusdin, Responsável pela área de CDF na Equipe Renault DP World de F1, comentou: “Modelamos a velocidade, direção e o fluxo de ar como faríamos na F1 e, assim, pudemos orientar a melhor posição, tamanho e formato da caixa, permitindo que seu nível de proteção se aproximasse dos 100% para o pessoal médico que atua no tratamento”.
 
“Os modelos eram complexos para determinar, mas a aplicação de princípios que utilizaríamos no desenvolvimento de um carro nos permitiu melhorar sua proteção e encurtar o desenvolvimento de meses para semanas”.
 
“Mais uma vez, a F1 está provando sua capacidade de aplicar sua forma de pensar, tecnologias e processos para acelerar a ajuda que podemos dar àqueles que realmente precisam. Espero que esta seja mais uma ferramenta na atual luta contra a COVID-19.”
 
Apoio de voluntários
O modelo de respirador Penlon já era fabricado pela empresa localizada na cidade de Abingdon-on-Thames, na região de Oxfordshire (a mesma onde está localizada a cidade de Enstone), com o apoio de um grande consórcio de indústrias do Reino Unido, cujo volume foi aumentado para ser produzido durante quase toda a noite. Várias equipes de F1 se envolveram no projeto, algumas na engenharia e outras – incluindo a Equipe Renault DP World de F1 – forneceram um exército de testadores, que verificavam os dispositivos assim que eles saíam da linha de produção. Quase 70 voluntários da Equipe Renault DP World de F1 trabalharam em turnos, durante várias semanas.
 
Kayleigh Egan, Líder do Setor de Otimização de Performance na Equipe Renault DP World de F1, comentou: “Eu me envolvi no projeto porque queria ajudar de alguma forma na pandemia. Fui voluntária para testar os respiradores, mas acabei fazendo um turno noturno, dando apoio aos colegas, solucionando dúvidas, gerenciando problemas e garantindo que o fluxo de respiradores do turno chegasse ao serviço de saúde público, o NHS. Trabalhamos quatro noites sim e quatro noites não, o que foi difícil para nos adaptarmos no início. Na F1, costumamos trabalhar pesado por um objetivo em comum, trabalhando de forma ágil e metódica, tomando decisões o mais rapidamente possível – e tudo isso se tornou relevante. Em meu dia a dia, preciso prestar atenção aos detalhes e escutar os meus colegas, para que possamos agir mais rápido como um todo, portanto tudo isso foi muito útil. Temos uma grande satisfação de poder contribuir e espero termos ajudado, tanto eu quanto os outros voluntários da Renault e de outras equipes de F1.”
 
Carrinhos para respiradores
O desenvolvimento de carrinhos para respiradores é outro caso de sucesso, que demonstra a capacidade da F1 de agir em um desafio de design, encontrando uma solução que pode ser produzida de forma rápida e em escala, se necessário. O Projeto Pitlane solicitou que a Equipe Renault DP World de F1 redesenhasse um conceito de carrinho para respiradores, para que eles pudessem ser facilmente transportados pelos corredores dos hospitais.
 
Uma pequena equipe de engenheiros de projeto da Renault redesenhou o modelo em uma questão de dias. O projeto passou para o departamento de manufatura, que produziu alguns protótipos. No final, o projeto foi entregue à Sagentia, para a produção de carrinhos para seus respiradores totalmente prontos para o uso.
 
Raphael Willie, Subgerente de Produção de Elementos Metálicos, acrescentou: “Recebemos uma folha de projeto básica e discutimos sobre seus prós e contras. Discutimos como o projeto em geral poderia ser modificado ligeiramente para que o modelo se tornasse mais forte e rígido, mas continuasse sendo fácil de produzir. Depois, verificamos se poderíamos produzir um pequeno número de protótipos internamente, de forma realística e bem-sucedida. Tomamos nossas decisões com base em ações e materiais. O componente se inseriu perfeitamente no conjunto, destacando alguns pequenos problemas que retroalimentaram o projeto. Foi um excelente exemplo de engenharia simultânea entre o pessoal de projeto e produção.”
 
Dispositivos de comunicação
A Equipe Renault DP World de F1 está atualmente colaborando em um projeto de dispositivo de comunicação sob o nome de COVICOM. Um dos maiores problemas que o pessoal da equipe médica enfrenta é a comunicação quando estão usando todos os equipamentos de proteção individual. As roupas de proteção abafam o som da voz e dificultam a compreensão, o que é um grande problema ao realizar procedimentos complexos ou falar sobre assuntos delicados com os parentes dos pacientes.
 
Para superar este problema, um médico do Hospital Universitário de Leicester desenvolveu um pequeno amplificador de voz, que poderia ser preso a um cinto, transmitindo o som para um fone de ouvido.
 
A Renault está colaborando no desenvolvimento dos dispositivos, principalmente orientando a respeito do projeto elétrico, com o apoio do projeto mecânico para a embalagem e o material de revestimento.
 
Produção de fluidos renais
No início da crise da COVID-19, a filtração de fluidos renais se tornou crítica para o NHS. Muitos pacientes que precisaram do respirador tiveram danos nos rins causados pela doença e havia uma necessidade urgente de realizar a filtração renal, um processo que injeta um coquetel de substâncias químicas nos rins, para mantê-los funcionando.
 
Havia uma real preocupação de que haveria falta deste fluido, bem como dos dispositivos para bombeá-lo pelo corpo. A bp, parceira da Equipe Renault DP World de F1, imediatamente se uniu aos esforços para trabalhar em conjunto com o NHS e ajudar a adquirir os fluidos provenientes de todo o mundo por meio de sua cadeia logística.
 
Felizmente, esta crise teve uma vida curta e já passou, portanto o projeto não foi necessário, mas demonstrou um grande espírito de cooperação entre o NHS, a bp e a Renault Sport Racing, para prestar ajuda quando necessário.
 
“Muitos outros projetos foram lançados, contando com o auxílio da Renault na pandemia da COVID-19; continuamos trabalhando até hoje para oferecer nosso apoio sempre que solicitado e necessário”, completou Bob Bell. “O que eu mais gosto na F1 é o fato de sermos uma família. Somos adversários mortais nas tardes de domingo, mas fora das pistas trabalhamos todos de forma colaborativa; se não fosse assim, o show jamais aconteceria. Trabalhamos juntos para oferecer ajuda de forma coordenada quando necessário e esperamos que muitas pessoas, em vários setores, tenham se beneficiado desta aliança improvável.”
 
Com nosso retorno às pistas, as oportunidades que surgiram por meio desta associação entre a Responsabilidade Social da Empresa e a parte Técnica, na França e na Inglaterra, são promissoras.  O feedback vai ser utilizado pela Renault Sport Racing e seu programa de RSE, tanto em termos de conteúdo como de projetos.

A crise gerada pela pandemia de coronavírus provocou mudanças acionárias profundas na TAP. O dono da Azul, americano David Neelman, deixa a companhia que passa a ter controle de 72,5% do governo português, 22,5% do sócio português e 5% dos funcionários da empresa.




As notícias de sérias alterações na formação da TAP Air Portugal se concretizaram, neste sábado, com o anúncio pelo governo de Antônio Costa (PS) da saída da formação acionária do norte-americano David Neelman - dono da Azul Linhas Aéreas - e o controle majoritário da companhia pelo governo português que ficou com 72,5% ações. Outros 22,5% mantiveram-se com o sócio português Humberto Pedrosa e os restantes 5% ficaram com os funcionários. 

Os motivos dessa mudança foram a grave crise causada pelo coronavírus que exigiu a intervenção do governo, o que teve o aval da Comissão Europeia que aprovou em 10 de junho um "auxílio de emergência português" à companhia, um apoio estatal de até 1.200 milhões de euros para responder às "necessidades imediatas de liquidez" com condições predeterminadas para o seu reembolso.

O governo de Portugal investirá 55 milhões de euros — cerca de R$ 330 milhões — para aumentar sua participação no capital da TAP de 50% para 72,5%. O anúncio do acerto do capital feito pelo ministro das Finanças, João Leão, evitou a nacionalização da companhia, que vinha sendo estudada, caso o acionista americano não abrisse mão de sua posição acionária de 22,5%. 

Neelman está fora da TAP
"A atividade da TAP é de enorme importância estratégica para o país", destacou o ministro, ao ressaltar que o governo interveio "para evitar o colapso da empresa". Após longas negociações com os acionistas privados, o governo de Antônio Costa chegou a um acordo que permitiu que a saída do americano David Neeleman. 

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos (foto ao lado), disse que o presidente executivo, Antonoaldo Neves, nomeado por David Neeleman, "será imeditamente substituído". Ele anunciou ainda que o Governo contratará uma empresa para procurar no mercado internacional uma equipe de gestão qualificada para a TAP.

O processo de reestruturação da TAP não se fará fácil. A empresa afastou 1.000 funcionários com a eclosão da pandemia que deixou dezenas de aviões no chão.

"Os despedimentos não são inevitáveis. Agora deixe-me dizer que é um processo [de reestruturação] que não vai ser isento de dor, de sacríficos, mas sacrifícios que já estão aí, desde abril temos larga parte dos colaboradores em lay off", disse Miguel Frasquilho.

Frasquilho acrescentou que os sindicatos estão "muito conscientes" do momento difícil da empresa e dos "sacríficos" que terão de ser feitos, mas considerou que tanto saídas de trabalhadores como reduções de frota só serão definidas no plano de reestruturação que será elaborado nos próximos seis meses.

Sobre se a injeção de até 1.200 milhões de euros é suficiente, considerou que os tempos são incertos, mas que "à data de hoje esse montante parece ser adequado para que a TAP possa viver este período e ultrapassá-lo".


Uma vez que a TAP já estava numa débil situação financeira antes da pandemia de covid-19, a empresa "não é elegível" para receber uma ajuda estatal ao abrigo das regras mais flexíveis de Bruxelas devido ao surto, que são destinadas a "empresas que de outra forma seriam viáveis".

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, recusou assumir um cenário de despedimentos na TAP no âmbito do processo de reestruturação da companhia.

A Atlantic Gateway passa a ser controlada pelo acionista Humberto Pedrosa, dono do grupo Barraqueiro.

Texto: Arnaldo Moreira
Fotos: Divulgação

Azul implementa tecnologia que rastreia bagagem de clientes em todos os voos da companhia




Ficar sem saber aonde exatamente está a mala não é mais uma questão para clientes que voam com a Azul. Inédito no País, a companhia criou uma ferramenta de rastreio de bagagem que monitora o caminho das malas desde o despacho no check-in até a entrega no destino final. Em Cuiabá, onde os testes foram feitos, os índices de extravio de bagagem vêem diminuindo a cada dia nos voos da empresa que partem ou chegam da capital do Mato Grosso.

A tecnologia funciona com aparelhos semelhantes a smartphones que são utilizados pelos Tripulantes da Azul para fazer a leitura do código de barras que acompanha a etiqueta da bagagem despachada. 
Com o “traking code”, ou código de rastreamento em português, a mala é rastreada a cada manuseio e o status da bagagem é enviado para um sistema de controle. 

Por meio do aplicativo da Azul, o cliente recebe notificações sobre três diferentes etapas de movimentação de sua bagagem: o próprio check-in - não sendo mais necessário a entrega do “canhoto” da etiqueta para o cliente -, o carregamento na aeronave e a restituição, na esteira de bagagens, no aeroporto de destino final.

sábado, 4 de julho de 2020

Segundo lote da pré-venda do VW Nivus está encerrado





O segundo lote da pré-venda do VW Nivus terminou em três dias, confirmando o sucesso da chegada do modelo ao mercado. Os 1.000 clientes adicionais que adquiriam o modelo nesta etapa também contaram com os mesmos benefícios do primeiro lote, ou seja, um ano de seguro gratuito pela Porto Seguro (independente do perfil do segurado); um ano de mensalidade do tag Sem Parar e um ano do aplicativo de audiobook 12 Minutos. 

Além destas vantagens, a Volkswagen Financial Services manteve a condição especial que permite que o cliente fique um ano sem pagar parcelas (carência de 12 meses para início dos pagamentos, 35 parcelas regulares e uma parcela final de 30%, com taxa de 1,09%).


"Assim como aconteceu na pré-venda, essa nova etapa de comercialização do Nivus foi um sucesso, comprovando a ótima aceitação que o modelo teve por parte dos consumidores e todo potencial que ele tem no mercado, com seu design inovador e muita tecnologia embarcada", afirma Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.


Vale lembrar que ainda á possível reservar o modelo, por meio do sistema convencional de vendas, em uma das concessionárias Volkswagen.


O VW Nivus inaugura um novo segmento no mercado, com um design inovador, que mistura elementos de SUV e linhas de cupê esportivo. Ele é o 1º "smart car" da América Latina com suas duas telas de 10 polegadas com Active Info Display e o novo infotainment VW Play. 

Além disso, o modelo inova com itens de segmento premium, como ACC (Adaptive Cruise Control), Frenagem de emergência, motor TSI e faróis de LED.


Para mais detalhes sobre o produto e suas versões, clique aqui

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.