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quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Financiada por Itaipu, duplicação da Rodovia das Cataratas terá impactos positivos na economia e no turismo de Foz e região



O lançamento da pedra fundamental da duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469) 
ocorreu no trecho rodoviário que liga a BR-469 ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A obra é financiada pela Itaipu Binacional inclui obras de infraestrutura em todo o Brasil. 

O custo total da duplicação é de R$ 139,4 milhões (sendo R$ 136,3 bancados pela margem brasileira da Itaipu Binacional e o restante pelo governo do Paraná). Esse aporte faz parte de um conjunto de projetos estruturantes que somam mais de R$ 1 bilhão em investimentos da empresa na região. Foz do Iguaçu tem grande base de sua economia voltada para o turismo, um dos setores mais impactados pela pandemia da covid-19.

Serão investidos R$ 75 bilhões nas estradas paranaenses. Serão duplicados 2.400 km e vamos diminuir os valores das concessões rodoviárias. O Estado vai ter a logística que merece além de outros investimentos na infraestrutura estadual. 


Obra muito aguardada na região, a duplicação da Rodovia das Cataratas, além de gerar empregos terá grande impacto na melhoria da infraestrutura turística da região. A rodovia de 8,7 km liga a cidade de Foz do Iguaçu ao Parque Nacional do Iguaçu, passando pelo trevo de acesso à Argentina, e é o principal corredor turístico da região.

A Itaipu também doou o projeto executivo da obra, que prevê a construção de um viaduto, três trincheiras, uma ponte elevada (sobre o rio Tamanduá), duas passarelas de pedestres, dois pontos de passa-fauna e uma rotatória em nível. Também estão previstas pistas marginais em toda a extensão, assim como uma ciclovia bidirecional compartilhada. A expectativa é que as obras comecem ainda em 2020 e sejam concluídas em julho de 2022.

Ao todo, a Itaipu está investindo cerca de R$ 1 bilhão em obras estruturantes que deixarão um legado para a região de fronteira entre Brasil e Paraguai, tais como a Ponte da Integração entre Brasil e Paraguai (R$ 323 milhões), a Perimetral Leste (R$ 139 milhões), melhorias no Aeroporto de Foz (R$ 70 milhões) e ampliação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (R$ 64 milhões), entre outras. Além das obras, são mais de 300 contratos, convênios e iniciativas que têm garantido frentes de trabalho em toda a cidade e região.

Coluna Fernando Calmon: Bugatti, Pirelli e Tracker, em pauta



Coluna                          
Fernando Calmon 

Nº 1.112 — 27/8/20




BUGATTI DOMINA LISTA
DOS 10 MAIS POTENTES



A corrida por potência e velocidade praticamente nasceu com os automóveis. Sem contar os de competição pura ou versões de rua destes, a escalada dos chamados supercarros começou para valer neste século. Trinta anos atrás um Ferrari F-40 ou um Lamborghini Diablo não alcançavam os 500 cv. Isso mudaria após a estreia do Bugatti EB110, que “chegou, chegando” com motor V-12, quadriturbo, de 561 cv. 

A marca francesa tem uma história fantástica (fundada em 1909 pelo italiano Ettore Bugatti), mas faliu, passou por proprietários aventureiros até ser adquirida pelo Grupo VW, em 1998.

A partir daí, a Bugatti espantou o mundo com o EB 16.4 Veyron, com motor W-16 de exatos 1.001 cv. Lançado no Salão de Frankfurt de 2001, a produção só começou em 2005 e previsão de apenas 300 exemplares. Recentemente, o jornalista francês Vincent Desmonts listou os 10 automóveis mais potentes do mundo. 

Na realidade são 12 porque houve empates na terceira colocação.
10º: Bugatti Veyron Super Sport – 1.200 cv
9º: Rimac Concept One (elétrico) – 1.241 cv
8º: Hennessey Venom GT – 1.261 cv
7º: SSC Ultimate Aero XT – 1.318 cv
6º: Koenigsegg One:1 – 1.360 cv
5º: SSC Tuatara – 1.369 cv
4º: Rimac Concept S – 1.384 cv
3º: Bugatti Chiron – 1.500 cv
3º: Bugatti Divo – 1.500 cv
3º: Bugatti La Voiture Noire – 1.500 cv
2º: Koenigsegg Regera – 1.509 cv
1º: Bugatti Centodieci – 1.600 cv

Metade dos classificados são Bugatti, produzidos na França. Na lista há uma marca croata (Rimac), duas americanas (Hennessey e SSC) e uma sueca (Koenigsegg). Os escolhidos deviam estar em produção (não simplesmente apresentados) e usar gasolina de 98 octanas (RON) ou, eventualmente, eletricidade, opções encontradas em postos de combustível ou recarga.

Ficou de fora da lista o modelo realmente mais potente do mundo com motor térmico por uma razão simples. O Koenigsegg Jesko, apresentado no Salão de Genebra de 2019, tem um V-8 turbo de 5 litros que desenvolve 1.625 cv com E85, mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina. Porém, de fato, ainda não teve fabricação iniciada. Outro modelo, anunciado e sem previsão de venda, é o Pininfarina Battista elétrico de 1.903 cv.

No Brasil, cerca de 35.000 dos 45.000 postos existentes vendem etanol E100 (puro, sem gasolina). Nos EUA são cerca de 4.000, uns poucos na Suécia e agora também na Tailândia (sempre E85). Se o Jesko fosse calibrado para 100% de etanol, sua potência teoricamente poderia subir uns 5% para nada menos de 1.700 cv.

TRACKER TERÁ LUTA
DURA PELA FRENTE

Apesar de o T-Cross ter mantido por dois meses a liderança do mercado brasileiro, basicamente pelo represamento de vendas da versão para PCD em razão da pandemia, a briga entre os SUVs compactos deverá se concentrar entre Renegade, Nivus e Tracker. 

Na avaliação do dia a dia, o Chevrolet na versão Premier mostrou ser um produto bem equilibrado entre conforto, desempenho e preço. Com 2,57 m de distância entre-eixos oferece bom espaço no banco traseiro para três ocupantes adultos.

Os materiais de acabamento são agradáveis à vista e ao tato. O motorista dispõe de banco elétrico e volante com regulagem de distância e altura. Motor tricilindro de 1,2 litro é mais áspero que o de 1 litro, porém oferece respostas boas em razão do torque de 21,4 kgm (com etanol) a apenas 2.000 rpm, da potência de 133 cv, de um câmbio automático de seis marchas convencional (epicíclico) e peso em ordem de marcha relativamente baixo de 1.271 kg. 

Este último fator permitiu o uso seguro de freios a tambor nas rodas traseiras, mas o deixa vulnerável a críticas em relação aos concorrentes.

Sistema de Wi-Fi a bordo beneficia-se de uma antena específica que capta até 12 vezes melhor os sinais para os sistemas de navegação (Android Auto e Apple CarPlay). Porta-malas de 393 litros é maior que o do Renegade e menor que do Nivus. Ponto fraco do Tracker é o tanque de combustível de apenas 44 litros.

PIRELLI INAUGURA SEU
NOVO CAMPO DE PROVAS

O primeiro campo de provas para testes de pneus no Brasil foi construído em 1988 pela Pirelli, em Sumaré (SP), mas teve que ser desativado por limitações técnicas e de espaço. Fruto de investimento de R$ 90 milhões a companhia acaba de inaugurar o maior complexo multipista (sete no total) da América Latina em Elias Fausto (SP), a 120 km da capital paulista. 

Em terreno de 1,65 milhão de m2, oito vezes maior que o anterior, a área construída de 205.000 m2 inclui todas as instalações de apoio como boxes de manuseio e salas de reunião.

Além dos vários testes possíveis, que vão de desenvolvimento a desempenho e durabilidade, o complexo estará disponível também para fabricantes de veículos, nacionais ou importados, com todos os cuidados de sigilo. 

O Circuito Panamericano, como foi batizado, permite executar até 15 testes simultâneos, em pistas asfaltadas e de terra, para carros, motocicletas e até caminhões. Está integrado aos outros 11 centros de pesquisas que a marca italiana instalou no mundo.
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L200 Triton Sport 2021 chega com novo design para ser a picape mais bonita e robusta do mercado. Com 42 anos de história, modelo chega à linha 2021 com visual renovado, mais tecnologia, nova transmissão de seis velocidades e sistema de tração 4x4 ainda mais robusto. Em três versões custa de R$ 188.990 a R$ 232.990




São Paulo, 27 de agosto 2020 – A linha L200 Triton Sport 2021 acaba de chegar ao mercado brasileiro como uma das melhores opções dentro do segmento de picapes vendidas no País. O veículo se une à linha L200 Triton Outdoor e oferece aos clientes da marca japonesa a picape com o design mais bonito do mercado, perfeita para aqueles que buscam um veículo que reúna o conforto e a tecnologia de um SUV de luxo à ampla versatilidade e capacidade de carga que a linha L200 oferece.

A nova L200 Triton Sport 2021 é ideal para diferentes tipos de clientes como os profissionais do agronegócio, que necessitam de um veículo robusto para o trabalho, os amantes da prática off-road, que encaram desafiadores obstáculos fora de estrada Brasil afora, praticantes de esportes outdoor, que usam muito a caçamba e a capacidade de reboque para colocar seus materiais e rebocar desde jet-skis até barcos ou mesmo aqueles que buscam um veículo confortável para viagens em família, que ofereça tecnologia, excelente dirigibilidade e tração 4x4 que permite ao modelo acessar lugares onde a maioria não consegue.

Produzida na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), a picape chega a partir de hoje em todas as concessionárias Mitsubishi do Brasil em três diferentes versões e preços:

L200 Triton Sport GLS AT – R$ 188.990

L200 Triton Sport HPE – R$ 212.990

L200 Triton Sport HPE-S – R$ 232.990

A nova L200 Triton Sport 2021 traz como grandes novidades um design totalmente redesenhado em linha com a nova identidade da maca: o conceito Advanced Dynamic Shield. Por meio dele, a picape recebeu um visual robusto e esportivo aliado a um novo conjunto de transmissão agora com seis velocidades, novo sistema multimídia da marca JBL com tela de 7 polegadas e ampla capacidade de carga e reboque.

O veículo também foi equipado com novas tecnologias que oferecem ainda mais conforto e segurança aos seus ocupantes como, por exemplo, a introdução do Sistema de Frenagem Autônoma (FCM) e Sistema de Monitoramento de Ponto Cego (BSW), além do exclusivo sistema de tração Off Road Mode, que adapta automaticamente as características de tração, aceleração e torque ao terreno em que o veículo está trafegando, com um simples toque em um botão.

“A linha L200 Triton Sport 2021 chega sem dúvida como uma excelente opção dentro do mercado brasileiro de picapes. O modelo reúne todo o legado presente nos mais 40 anos de história da L200 e traz ainda um design totalmente atualizado, mais tecnologia, melhor eficiência em consumo, maior conforto a bordo e um excelente sistema de tração 4x4. Com tudo isso, esperamos que a picape seja uma das mais vendidas no Brasil”, afirma o CEO da Mitsubishi Motors no País, Robert Rittscher.


Design renovadoA nova L200 Triton Sport 2021 pode, sem dúvida, ser considerada a picape mais bonita disponível no mercado brasileiro na atualidade. Ela traz o novo conceito de design da Mitsubishi denominado Advanced Dynamic Shield, identidade visual que já está presente em modelos como o Pajero Sport e Eclipse Cross, proporcionando uma aparência ainda mais robusta e esportiva, sem deixar de lado a funcionalidade.

Por fora, a dianteira da picape foi totalmente redesenhada A grade é na cor alumínio, acompanhando as molduras do para-choque em cromado no formato de bumerangue. O capô tem vincos pronunciados e está mais elevado, o que transmite a sensação de uma picape maior e mais impotente, mas não prejudica a condução mesmo em condições urbanas, com trânsito mais pesado ou mesmo em trilhas estreitas.

O novo conjunto óptico conta com faróis mais afilados e um visual muito mais moderno. Ele evoluiu e está mais eficiente para dar maior visibilidade e segurança ao motorista. As versões HPE e HPE-S, são equipadas com faróis de neblina que ocupam um generoso nicho, para uma capacidade ainda maior de iluminação.

Já a versão topo de linha HPE-S, traz faróis bi-led com DRL integrado, ajuste de altura e lavador, perfeito para viagens noturnas ou situações de off road pesado com muita lama e poeira.

As linhas laterais da picape garantem um melhor desempenho aerodinâmico. Nas versões HPE e HPE-S os retrovisores têm rebatimento elétrico com luz de seta, capa cromada e desembaçador. As maçanetas são cromadas e há estribos laterais para facilitar o acesso.

O modelo também foi projetado segundo o conceito J-Line, que busca otimizar e ampliar ao máximo o espaço interno e de carga, ao mesmo tempo que reduz a distância entre eixos.

O tamanho da carroceria, assim como a boa distância entre eixos de 3.000 mm garantem à picape o menor raio de giro da categoria, com apenas 5,9 metros, o menor da categoria. Tal característica oferece à picape mais conforto, facilidade de direção e agilidade em situações de manobras, seja nas ruas apertadas das grandes cidades, seja nos obstáculos desafiadores dos cenários das trilhas off-road.

As mudanças da nova L200 Triton Sport 2021 também são perceptíveis na traseira, que agora conta com um novo e mais funcional para-choque, equipado com sensores de estacionamento e degrau de acesso à caçamba.

As lanternas traseiras foram totalmente redesenhadas e são de LED na versão HPE-S. Para trazer ainda mais segurança, o brake light foi integrado na tampa, uma solução inteligente para melhorar a visibilidade mesmo se a carga transportada for alta.

A picape também conta com rodas maiores em relação ao modelo anterior, agora com 18 polegadas, equipadas de série com pneus 265/60. A versão topo de linha HPE-S traz rodas em design e acabamento exclusivo para um visual ainda mais premium.


Excelente opção para o trabalhoSe a tecnologia presente no agronegócio evoluiu muito nos últimos anos, o mesmo se aplica à linha Mitsubishi L200 Triton. Os mais de 40 anos de história do modelo firmaram a picape como sinônimo de robustez e durabilidade.

Com toda essa herança e histórico de evolução, a nova L200 Triton Sport 2021 foi projetada para oferecer o máximo em capacidade e versatilidade, sem abrir mão da tecnologia e do conforto a bordo.

A caçamba tem capacidade de carga 1,055 tonelada que, aliado à capacidade de reboque de até 2,3 toneladas, oferecem à nova L200 Triton Sport 2021 uma imensa versatilidade. Ela também é revestida de série com o protetor X-Liner, que além de impermeabilizar, protege a caçamba de riscos e corrosão, mesmo em uso severo.

Para o reboque, aliás, a picape oferece como item de série o Sistema de Assistente de Estabilidade com Trailers (TSA). O sistema auxilia a dirigibilidade e atua de forma a minimizar os riscos de perda de controle que ocasionam o tombamento ou a posição de “L”, tudo isso de forma automática, sem a necessidade de interferência do motorista.

4x4 de verdade, com ainda mais tecnologiaOs amantes da prática off-road têm na nova L200 Triton Sport 2021 um veículo com desempenho impecável para todos os tipos de terreno. A picape reúne conforto e dirigibilidade de um SUV de luxo com a capacidade 4x4 que já está presente no DNA do modelo desde sua primeira versão, apresentada há mais de 40 anos.

O sistema de suspensão é independente na dianteira e com eixo rígido na traseira. Extremamente bem calibrada, ela garante o bom desempenho e ajuda a encarar lombadas, buracos e valetas com facilidade, além de oferecer um excelente controle de movimentação de carroceria, o que assegura total conforto aos ocupantes.

O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista quatro modos distintos de operação incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:

2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.

4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e em condição de chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro, por meio do diferencial central.

4HLc - Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.

4LLc - Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

A nova L200 Triton Sport 2021 conta com o exclusivo Off-Road Mode, um moderno e tecnológico recurso que deixa a picape ainda mais preparada para encarar os mais variados terrenos. São quatro opções que garantem um excelente desempenho em diversos tipos de piso: Cascalho, Lama/Neve, Areia e Pedra.

Cada modo tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a entrega de potência do motor e ajustando transmissão, sistema de freios e os controles de estabilidade e de tração.

Outra novidade é o Controle de Descida em Rampas (HDC). Por meio dele, o veículo é capaz de descer as mais íngremes ladeiras, mesmo com baixa aderência, sem que o motorista precise pisar no freio ou no acelerador, apenas controlando a velocidade entre 2 e 20 km/h pelos botões no volante.

A aptidão para encarar todos os tipos de terrenos também está nos generosos ângulos de entrada, saída e brake over, com 32º, 23º e 25º respectivamente, além da ampla capacidade de travessia em trechos alagados, que podem ter até 600 milímetros de profundidade.

Para situações onde uma ou mais rodas estão destracionadas, a picape conta com o Sistema Ativo de Controle de Tração (ATC), que monitora a rotação das rodas e atua desacelerando a roda que tem menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo. Adicionalmente controla o torque do motor para evitar escorregamentos.

O sistema de tração também conta com o Sistema de Bloqueio do Diferencial Traseiro, que permite que as duas rodas do eixo de trás recebam tração de forma idêntica, o que é muito útil em uma situação de atolamento ou mesmo quando uma das rodas não está em contato com o solo em condições off-road.


Tecnologia e conforto para o dia a diaA tecnologia é um dos pontos altos da nova L200 Triton Sport 2021. O modelo foi equipado com uma série de sistemas que não só fazem da picape uma das mais capazes para rodar em qualquer tipo de terreno, mas também garantem ainda mais conforto e segurança aos seus ocupantes.

O sistema de entretenimento colocado no paniel central é da marca JBL, uma das referências em qualidade de som e conectividade em todo o mundo. Com tela sensível ao toque de 7 polegadas, o multimídia pode ser totalmente integrado aos melhores smartphones do mercado por meio das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto.

Por ele, mais do que receber e fazer ligações por comando de voz e verificar os níveis de sinal e de bateria direto na tela do veículo, o motorista também pode espelhar uma série de aplicativos como Waze, Google Maps, Spotify e, com isso, manter sempre os olhos o máximo de tempo na estrada.

O painel de instrumentos do motorista também conta com um visual mais moderno e conta agora com display colorido que exibem inúmeras informações do computador de bordo.

As versões HPE e HPE-S contam com sensor crepuscular, um sistema de garante o acendimento automático dos faróis, além de sensor de chuva sensores de estacionamento e câmera de ré. A HPE-S ainda é equipada com sensor de estacionamento frontal.

Para total conforto do motorista, a picape também vem de série com o sistema Smart Keyless de abertura de portas e ignição do motor. Por meio dele, o motorista não precisa tirar sua chave do bolso ou da bolsa. 


Por aproximação, a presença da chave é identificada pelo veículo e, com isso, basta que o motorista aperte um botão na maçaneta para acessar o interior do veículo. Ele também consegue dar a partida ou desligar o modelo ao simples toque no botão “start-stop” localizado próximo ao volante.

O sistema de ar condicionado é ainda mais eficiente por conta das saídas de ar colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e transferir para a fileira de trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, através de um comando localizado no teto.

Nas versões HPE e HPE-S o seletor de temperatura é digital de duas zonas, que permite que o motorista e o passageiro do banco da frente escolham temperaturas distintas para o habitáculo.

Elas ainda trazem acabamento interno de alta qualidade e bancos revestidos em couro com ajustes elétricos para o motorista.

Motor e câmbioA nova L200 Triton Sport traz como novidade um novo sistema de transmissão automática de seis velocidades e, nas versões HPE e HPE-S ainda conta com opções para trocas sequenciais por meio de paddle shifters no volante.

Sua relação de marchas foi muito bem calibrada para utilizar todo torque máximo do motor em baixar rotações e todo o conforto com o mínimo de vibrações e ruídos na cabine em velocidade de cruzeiro.

O motor que equipa todas as versões é o 2.4 Turbodiesel de quatro cilindros com estrutura leve em alumínio, o que ajuda a otimizar o consumo de combustível. Ele traz a tecnologia de válvulas variáveis MIVEC e turbina de geometria variável, que o torna capaz de desenvolver 190cv de potência e impressionante torque de 43,9 kgfm, força suficiente para uma performance invejável tanto dentro quanto fora de estrada.

Segurança para todos os ocupantesSe a linha L200 Triton Sport 2021 conta com a tecnologia para fazer da picape ainda mais valente no off-road além de oferecer o conforto de um verdadeiro SUV de luxo, essa mesma tecnologia também eleva de forma considerável os níveis de segurança do modelo. São inúmeros sistemas que auxiliam o motorista no controle do veículo e ajudam na comodidade e na integridade de todos os seus ocupantes.

De série, a picape traz o sistema de freios ABS com Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD), que garantem amplo controle e rápida resposta em situações de frenagens bruscas, uma vez que atuam em conjunto com o controle de estabilidade (ASC).

A estrutura do conjunto da cabine, caçamba e chassi da nova L200 Triton Sport 2021 foi idealizada com o conceito Rise de Deformação Programada, que, em uma colisão, diminui o impacto para as pessoas e, ao mesmo tempo, evita ao máximo a deformação da estrutura onde elas estão, diminuindo as potenciais consequências do impacto.

Todas as versões da picape trazem sensores espalhados por todas as partes, que monitoram várias vezes por segundo o comportamento do modelo e, caso seja identificada uma possível derrapada em situação de curva, estes sensores ativam o sistema de controle ativo de estabilidade (ASC) que acionam automaticamente os freios e desaceleram o veículo de forma a mantê-lo na trajetória correta.

O modelo conta também com o sistema Brake Override System (BOS), que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo.

O sistema de Assistente de Partida em Rampas (HSA) segura a picape parada por aproximadamente 3 segundos nas partidas em rampa, uma tranquilidade para quando o carro estiver totalmente carregado.

A versõe de entrada conta com dois airbags frontais enquanto as versões HPE e HPE-S trazem sete bolsas de ar distribuídas entre frontais, laterais e para o joelho do motorista.

A versão topo de linha HPE-S traz o Sistema de Monitoramento de Pontos Cegos (BSW), que detecta veículos no ponto cego do motorista e emite alerta sonoro e visual no espelho retrovisor externo, além do Sistema de Alerta em Mudança de Faixa (LDW), que avisa o motorista que a picape está indo de uma faixa de rodagem para outra, caso ele não tenha acionado as setas.

Para a máxima visibilidade da estrada, a versão HPE-S traz o sistema Auto High Beam (AHB), que alterna o farol alto para o baixo automaticamente ao perceber um veículo vindo na direção contrária, evitando o ofuscamento do outro condutor.

A inteligência integrada a bordo também está presente no Sistema de Frenagem Autônoma (FCM), que equipa a versão HPE-S. Ele atua por meio de sensores e câmeras colocadas na parte frontal do veículo, monitora a velocidade atual da picape e consegue identificar se um obstáculo está se aproximando de forma muito rápida, o que coloca o veículo em rota de colisão. Uma vez identificada esta situação, os freios ABS da nova L200 Triton Sport 2021 são acionados automaticamente, caso não haja nenhuma ação do motorista, o que ajuda a evitar ou minimizar os impactos de uma colisão.

A versão HPE-S conta também com a tecnologia UMS, um sistema de prevenção de aceleração involuntária que atua por meio de dianteiros ou traseiros e reduz o torque do motor de forma a se evitar uma colisão contra objetos que estão a até quatro metros de distância, caso o motorista se engane e pressione o acelerador no lugar dos freios, por exemplo.

A tecnologia a bordo da L200 Triton Sport HPE-S não atua para prevenir somente colisões dianteiras. O modelo também é equipado com o Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro (RCTA) que, imediatamente após o motorista engatar a marcha a ré, inicia uma varredura de possíveis objetos ou qualquer outro obstáculo que se encontra atrás da picape. Para isso, o sistema se utiliza de sensores colocados nas extremidades do para-choque traseiro. Caso algum veículo comece a se aproximar da picape um sinal sonoro e visual será emitido no interior do modelo.


ConclusãoCom muita tecnologia embarcada, design bastante renovado, novo sistema de câmbio automático que oferece menos vibrações e ruído no interior do veículo, além de um sistema de tração 4x4 de última geração, a nova L200 Triton Sport 2021 reúne o conforto de um SUV de luxo com a robustez e a versatilidade que só uma picape da Mitsubishi é capaz de oferecer.

Por tudo isso, ela se mostra como uma das melhores opções dentro de seu segmento, capaz de atingir diferentes perfis de públicos.

Fiat inicia vendas do Novo 500 elétrico na Itália. - Modelo emblemático da Fiat em sua terceira geração será lançado no Brasil em 2021



Para realmente entender a alma de um carro, é necessário dirigi-lo. E para apresentar todas as sensações de como é estar a bordo do Novo Fiat 500, Olivier François, presidente global do Brand Fiat, protagoniza um vídeo do primeiro test drive do ícone italiano em sua versão “la Prima”, que começou a ser vendida na Itália. 

O filme apresenta em detalhes como é estar dentro do carro urbano da FCA com zero emissões de CO2, num tour por locais simbólicos de Turim que fizeram a história da marca.

Assista o vídeo:

“Normalmente, colocamos um carro novo na estrada pela primeira vez com as câmeras desligadas. Mas, para o Novo 500, decidi levá-lo comigo! É um momento muito especial mesmo, um pouco mágico. Uma 'visão' se tornando realidade de todo o trabalho em equipe que desenvolvemos. Para falar a verdade, também é um momento muito desafiador”, disse Olivier François.


Mirafiori: o início de tudoA emocionante viagem começa na fábrica de Mirafiori, onde os carros da Fiat são fabricados há 81 anos. Inaugurada em 1939, a planta de Turim marcou o início da produção moderna da Fiat e ainda é uma das fábricas automotivas europeias mais antigas em atividade. Um novo capítulo começa agora com a produção da terceira geração do Fiat 500.

Cerca de 1.200 pessoas vão trabalhar exclusivamente na fabricação do modelo. A capacidade de produção será de 80 mil unidades por ano, que poderá aumentar conforme a demanda. No total – entre custos de design, desenvolvimento e engenharia e a construção da linha de produção – o investimento representa um valor de mais de 700 milhões de euros.

O destino seguinte do test drive a bordo do Novo 500 foi em Lingotto, a antiga fábrica da Fiat com uma pista no teto, local dos testes de qualidade do hatch antes do embarque dos carros. Convertido em museu, o espaço abriga a Pinacoteca Agnelli. No quarto andar encontra-se a “Casa Virtual 500”, uma exposição online que mostra ao público como estará a Casa 500 na primavera de 2021.


A viagemA viagem de Olivier François a bordo do 500 elétrico continua ao longo das avenidas da cidade e termina no Monte dei Cappuccini, perto do centro da cidade, na margem direita do rio Pó, com suas vistas deslumbrantes do local e dos Alpes. Um lugar incrível para admirar o céu azul. 

“Desde o fim do isolamento social na Europa, todos aprendemos a valorizar ainda mais a vida ao ar livre e a preciosidade do ambiente ao nosso redor”, continuou o executivo. “Preservar o meio ambiente também depende de nós”.

O Fiat 500
O 500 elétrico é bonito, inovador e tecnológico, que vai ao encontro das necessidades dos clientes que desejam conduzir o automóvel do futuro, com todo o bom gosto e elegância italianos. O Novo 500 apresenta um sofisticado teto solar panorâmico de vidro: uma verdadeira "janela para o céu", para iluminar o interior do automóvel, melhorando o conforto durante a condução e o bem-estar a bordo.

Além do teto solar panorâmico, a traseira do Novo 500 “la Prima” se destaca por sua porta traseira, agora mais pronunciada, para melhorar a eficiência aerodinâmica. O modelo está disponível em três pinturas exclusivas, inspiradas nos elementos fundamentais da natureza: Ocean Green (perolado), que lembra o mar; Cinza Mineral (metálico), para a Terra; e Celestial Blue (três camadas), para o céu. Tudo decorado com faróis Full LED, rodas de 17 polegadas, inserções cromadas nas janelas e painéis laterais, além de forro em couro ecológico, que também envolve o painel e os bancos.

O 500 elétrico é equipado com o inovador Sistemas de Assistência Avançado ao Motorista (ADAS) e inclui controle de cruzeiro adaptativo (iACC, Intelligent Adaptive Cruise Control), para frear ou acelerar em resposta a qualquer obstáculo que encontre; Centralização da faixa, para manter o veículo no centro da faixa, desde que as marcações sejam detectadas corretamente; Intelligent Speed ​​Assist, que lê os limites de velocidade detectáveis ​​e recomenda aplicá-los; Urban Blind Spot, usando sensores ultrassônicos para monitorar pontos cegos e alertar o motorista com uma luz de aviso triangular caso outro veículo se aproxime; Attention Assist, que emite avisos no visor, recomendando que o condutor pare e faça uma pausa quando estiver cansado; e sensores 360°, proporcionando uma visão de drone para auxiliar o motorista ao estacionar o carro ou realizar manobras complexas.

O Novo 500 “la Prima” é o primeiro carro em seu segmento a apresentar direção autônoma de nível 2 e dispõe do novo sistema de infoentretenimento UConnect 5: Display TFT de 7”, tela sensível ao toque de 10,25”, rádio DAB, Apple CarPlay e Android Auto com espelhamento sem fio, e Uconnect Box pré-instalado como padrão para fornecer um conjunto de serviços Uconnect inovadores.


CarregamentoMas é a autonomia e o tempo de carregamento reduzido que fazem a diferença: as baterias de íon-lítio com capacidade de 42 kWh garantem até 320 km no ciclo combinado WLTP e até 458 km no ciclo urbano. Para otimizar o tempo de recarga, o Novo 500 “la Prima” inclui sistema de carga rápida em corrente contínua de até 85 kW, para recarregar a bateria muito rapidamente. Dessa maneira, são necessários apenas 5 minutos – o mesmo que beber um café – para gerar uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilômetros dentro da cidade, mais do que o necessário para o uso diário médio. E a carga rápida também pode reabastecer a bateria em 80% em apenas 35 minutos.

Portanto, o 500 elétrico se consagra como uma verdadeira concentração de estilo e tecnologia, feito para os fãs de beleza, criatividade e inovação. Assim como nas gerações anteriores, as estatísticas comprovam que o novo modelo totalmente elétrico é mais uma estrela internacional.

Sucesso na ItáliaNa Itália, em julho e agosto, o Novo 500 “la Prima” cabrio – cuja versão numerada se esgotou imediatamente na fase de reserva – estrelou o “Tour AntePrima”, uma série de eventos em concessionárias Fiat com uma apresentação para clientes que já haviam feito uma pré-reserva.

Mais de 40 concessionários em toda a Itália estiveram envolvidos na iniciativa para chegar do Novo 500 e mergulhar em todos os seus detalhes. Cada dia terminava com um evento noturno apenas para convidados. Inúmeros fãs e interessados ​​fizeram do tour da concessionária um sucesso, tanto que a iniciativa foi estendida ao mercado alemão e francês no dia 17 de agosto, com a inauguração de três “Casa 500” na França.

Mopar destaca acessórios da Nova Fiat Strada em filme repleto de efeitos digitais



Para ressaltar como a Nova Fiat Strada se superou de diversas maneiras, a Mopar – em parceria com a agência Leo Burnett TM – produziu um filme que exibe de forma criativa a versatilidade dos mais de 50 acessórios desenvolvidos para o novo modelo. 


Criado para ser compartilhado internamente para a rede concessionária e publicado nos canais oficiais da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) nas redes sociais, o filme acaba de estrear.


Com 90 segundos de duração, o vídeo apresenta por meio de diversos efeitos digitais toda a polivalência da Nova Fiat Strada. Atenta ao comportamento dos clientes de um segmento de mercado no qual a personalização tem papel destacado, a Mopar mostra de maneira atraente como a bolsa de caçamba, a capota marítima, o engate de reboque removível e outros destaques do portfólio de acessórios valorizam as características do carro e facilitam o dia a dia dos clientes.


“Nós, da Mopar, temos como objetivo principal sempre surpreender o cliente e com os mais de 50 acessórios pensados para a Nova Fiat Strada não foi diferente. Com muita qualidade, criamos produtos que valorizam ainda mais o design e a funcionalidade, como vocês podem perceber neste filme especial desenvolvido para ressaltar toda a versatilidade deles e da própria picape”, diz Luís Santamaria, diretor da Mopar para a América Latina.

Suporte para transporte de escadas

Com trilha sonora impactante e inserções surpreendentes em computação gráfica, o filme é fruto de um robusto trabalho de pós-produção e serve de palco para que a Strada e seus acessórios protagonizem as cenas de modo atrativo. 

Assista o vídeo:
https://fca-press-master-prod-bucket.s3.amazonaws.com/08bc569ec39f9a28.mp4#t=5

O vídeo foi filmado com equipe reduzida, entre outros cuidados, para seguir as mais rígidas medidas de segurança.


Confira aqui o resultado completo do trabalho desenvolvido juntamente com a Leo Burnett TM: https://youtu.be/0v97n-d9M3M. Além do YouTube, o vídeo também está em outros canais digitais da FCA Latam: Instagram, LinkedIn e Facebook.


Acessórios Mopar para a StradaNo total, são mais de 50 acessórios originais para personalizar a Nova Fiat Strada, dos quais quase metade é inédita para o modelo. Muitos desses acessórios já fazem sucesso na Fiat Toro e agora estão disponíveis para a picape mais vendida do Brasil. Entre as novidades há estribos laterais, santantonio, engate reboque removível, divisor de caçamba, suporte de bicicleta, bolsas de caçamba vertical e horizontal, suporte para escada e até suporte interno de estepe, para aproveitar ao máximo o espaço de carga da cabine Plus.

Capa de banco para proteção em serviços pesados

Importante ressaltar que os acessórios originais Mopar contam com garantia de um ano. Seja para deixá-la mais capaz para o trabalho ou apenas para torná-la mais atraente, nunca foi tão fácil montar uma Strada na medida da necessidade do consumidor.


Mercedes-Benz Challenge abre as inscrições para a primeira temporada do seu campeonato virtual. O torneio será disputado por meio da plataforma iRacing e utilizará o modelo Mercedes-AMG GT3 como base, além de contar com duas categorias: Pró e Amador



No ano em que completa a sua décima temporada consecutiva, a Mercedes-Benz Challenge, única categoria monomarca da montadora alemã no mundo e presente no Brasil desde 2011, anunciou, na última sexta-feira, 21, a abertura das inscrições para a primeira edição do seu torneio virtual, o e-Mercedes-Benz Challenge, que vão até o dia 8 de setembro.
Em desenvolvimento desde meados do último mês de junho, quando foi anunciado em alguns sites de automobilismo e mídias sociais, o torneio é resultado de uma associação entre a WTT Group Mídia, grupo detentor do Naming Rigths, direitos comerciais e gestão da categoria, e a The Future Media, agência especializada no mercado de e-sports no Brasil, e conta com o apoio da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

Para a Mercedes-Benz, tecnologia e inovação são essenciais e o e-MB Challege retrata bem isso. “Essa ação segue a tendência global de corridas virtuais e nós, como marca, temos o compromisso em oferecer experiências presenciais e online, mantendo o DNA das pistas em nossos veículos. Além disso, tivemos lançamentos recentes na linha Mercedes-AMG e contamos com o maior portfólio de automóveis superesportivos do país, com 24 modelos”, afirma Dirlei Dias, Head of Sales.

O e-MB Challenge será disputado dentro da plataforma iRacing, uma das principais quando o assunto são os jogos de corridas virtuais no mundo, e que abriga torneios de grandes categorias, tais: Nascar, NTT IndyCar, IMSA e 24 Horas de Le Mans, e tem na Mercedes-Benz um de seus Official Partners. Outro aspecto relevante está relacionado ao carro que será utilizado no torneio: o Mercedes-AMG GT3 é um dos modelos de competição de turismo mais desejados no mundo.

Quanto ao calendário, o mesmo é composto por oito etapas e será disputado em pistas emblemáticas, como Interlagos, Monza, Nurburgring, Silverstone, Spa-Francorchamps, Brands Hatchs e Le Mans, no período compreendido entre setembro a novembro de 2020.

O torneio será dividido em duas classes: Pró, destinada aos pilotos profissionais da Mercedes-Benz Challenge e também oriundos de outras categorias do automobilismo nacional e internacional - que serão previamente convidados, e a Amador, dirigida para todas as pessoas interessadas. Neste caso, as inscrições deverão a ser feitas por meio do site www.e-mbchallenge.com.br, e após a realização das mesmas, o interessado estará apto a participar dos treinos livres e classificatórios, visando as etapas ora mencionadas. Em ambas as modalidades, será necessário que o competidor tenha uma conta no serviço de simulação do iRacing.

“Reiterando o que foi exposto em junho, sempre estivemos bem abertos para novas ideias e ficamos bem empolgados com o projeto do e-MB Challenge, até porque estamos completando 10 anos da ‘MBC’. Portanto, seria de suma importância inovarmos em diferentes frentes, o que resulta no aumento da exposição da categoria e também no engajamento do público, proporcionando, assim, retornos expressivos aos nossos pilotos e apoiadores. A escolha do modelo Mercedes-AMG GT3 pode ser considerada uma evolução, pois não é segredo que nas duas últimas temporadas muito se falou, sendo, inclusive, realizado estudo para trazer o modelo à nossa categoria no mundo real. Como não conseguimos, por diversos fatores alheios a nossa vontade, optamos em utilizar uma plataforma detentora do mesmo modelo, só que no virtual, que proporcionará aos nossos pilotos uma experiência diferenciada, ressaltando que os mesmos poderão inclusive customizar os carros no e-MB Challenge com os layouts que disputam o campeonato na categoria real, ou algum outro de sua preferência, desde que respeitando algumas regras estabelecidas no regulamento desportivo”, destaca Roberto Santos, diretor da WTT.

Segundo Fabiano Funari Filho, Head of Investiments do Grupo FFF, "Nos últimos dois meses, trabalhamos muito o conceito do torneio virtual com o pessoal da WTT, que são detentores do conhecimento das competições da MBC no mundo real, e aliado ao nosso expertise no mercado de e-sports, nos dá condições de apresentar ao público uma versão do campeonato bem interessante, uma vez que proporcionará a interação entre as classes “Pró e Amador”. Desta forma, acredito que estamos alinhados a uma tendência das grandes categorias do automobilismo e tenho certeza que, além do público fiel à categoria, traremos novos fãs em ambos os campeonatos."

A Mercedes-Benz Challenge é um evento oficial da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil e com apoio da Pirelli, Fras-le, Fremax, ViemarMotorsport, Motul e Real Radiadores.

Peugeut coloca nas ruas cerca de 100 unidades do Novo PEUGEOT 208 com a imagem de um QR Code e cria um assistente de voz exclusivo. Tudo para quem quer saber mais sobre o carro que vai redefinir o segmento de hatches no Brasil



Imagine se deparar com dezenas de carros, totalmente envelopados por QR Codes, espalhados pelas ruas do país. Batizada de “QR Car”, a ação vai despertar a curiosidade dos brasileiros de diversas cidades a partir desta semana. Ao todo, serão cerca de 100 unidades do Novo Peugeot 208, todas “camufladas de QR Code”, circulando pelo Brasil.

Ao encontrar um desses veículos, basta apontar a câmera do celular e focar no QR Code. Pronto: a partir desse código, o navegador de internet do aparelho será automaticamente direcionado para uma plataforma com informações e conteúdos exclusivos e antecipados sobre o Novo PEUGEOT 208.

Quem encontrar o novo PEUGEOT 208 nas ruas será convidado a postar suas fotos e vídeos com a #QRCARNOVO208. Os conteúdos feitos pelo público, e postados com essa hashtag serão compartilhados nos Stories da Marca.

Os motoristas dos QR Car são o outro ponto alto da ação. Cada concessionária que servir de base para um QR Car poderá convidar seus clientes mais fiéis e potenciais compradores para um test-drive de longa duração. Se aceitarem os termos dos contratos de empréstimo (responsabilidades gerais) e de embargo (com datas definidas para postarem fotos e impressões nas mídias sociais), o escolhido ou escolhida ficará com o Novo PEUGEOT 208 por 48 horas.

Isso mesmo: um test-drive de dois dias inteirinhos com o carro que vai abalar o segmento de hatches no Brasil! Obviamente, em função da pandemia de Covid-19, todos os QR Car passarão por um meticuloso processo de higienização e desinfecção antes de serem entregues a cada motorista.

“OK Google, falar com Peugeot”Contudo, quem não tiver a sorte de ser convidado para o test-drive de 48 horas nem de encontrar um dos QR Car circulando, ainda terá a chance de conhecer o Novo PEUGEOT 208 em detalhes. Em outra ação inédita, a Marca passa a contar com um assistente virtual, o PEUGEOT Assistant.

Baseada no Google Assistant e disponível a partir de setembro, a ferramenta é bem simples e fácil de ser utilizada, bastando ao usuário dizer: ‘Ok Google, falar com Peugeot’ para que o assistente passe a oferecer informações sobre o Novo PEUGEOT 208.

Essa consulta pode ser feita via aparelhos smart compatíveis com o Google Assistant: smartphones, smartwatches ou smartspeakers. Até mesmo o processo de inscrição para a coletiva oficial de apresentação do modelo poderá ser feita a partir do PEUGEOT Assistant. Tudo de um jeito diferente, dinâmico e futurista, assim como é o próprio Novo PEUGEOT 208.

Para saber mais, acesse o QR Code - é o mesmo presente em todos os QR Car - e descubra o futuro.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Avaliação - Chevrolet Tracker 1.0 Turbo LT (Aut) 2021. Mais simples custa a partir de 97.490




Por Marcus Lauria (texto e fotos) 


Após avaliar a versão Premier com motor 1.2 turbo, chega a vez de conhecer a versão com motor Ecotec 1.0 Turbo em sua versão LT. As mudanças entre eles são visíveis tanto por fora quanto por dentro. Apesar de mais simples, o SUV compacto da Chevrolet mantém o seu design atraente e atual e o conforto a bordo.

Fabricado em São Caetano do Sul (SP), ao contrário do anterior, que vinha importado do México. O novo Tracker 2021 está à venda desde março em suas concessionárias autorizadas em todo o Brasil. A versão avaliada por uma semana, a LT é a mais completa com motor 1.0 turbo e parte de R$ 97.490 e concorre com o VW T-Cross Comfortine. 





O Novo Tracker mede 4,27 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,60 m de altura e 2,57 m de entre eixos, bem maior que a geração anterior, tendo 360 litros no porta-malas. o banco bipartido amplia ainda mais esse espaço. Dimensões essas que deixam todos a bordo bem confortáveis e sem aperto, e com bom espaço de sobra no porta-malas.

Bem mais despojado que o Premier, o Chevrolet Tracker LT tem faróis com projetores mais simples e luzes diurnas no para-choque. As grades são pretas e as rodas com pintura prata são de 16 polegadas, sendo calçadas com pneus 215/60 R16. 




O modelo traz detalhes diferenciados como retrovisores na cor do carro e as barras no teto com apliques em cinza. Visto de traseira o Tracker revela lanternas traseiras sem iluminação por LED. Além de para-choque parcialmente em preto, que se integra ao conjunto ótico. 





Por dentro a versão LT é bem mais simples que o Premier. Os bancos possuem padronagem exclusiva. Enquanto o painel tem acabamento em cor preta com texturas no painel e nas portas, similar ao Premier. 




Já o cluster é analógico e de boa visibilidade e ainda vem com multimídia MyLink dotada de tela de 8 polegadas, além de Android Auto e CarPlay. O OnStar fica no display e também nos comandos físicos do teto, enquanto a internet 4G com Wi-Fi é presença garantida a bordo. 



O SUV compacto da Chevrolet também dispõe de câmera de ré, Bluetooth e USB (3). O ar condicionado é manual, mas mesmo assim, a LT traz botão de partida e chave presencial. Além de Start&Stop e desligamento do controle de estabilidade, vidros elétricos do tipo one touch nas portas, assim como travas e retrovisores elétricas. No console da transmissão, o acabamento é preto fosco, diferente do brilhante da versão Premier. 




Ainda no interior destacam-se os detalhes em cinza no volante multifuncional, no console e nos difusores de ar. Porém as portas traseiras têm acabamento mais simples, enquanto o banco tem boa padronagem, com tecido diferenciado e a faixa bicolor para se diferenciar da versão mais completa.

Falando em performance, o Tracker 1.2 Turbo Premier desenvolve muito bem e tem boa eficiência energética, já o 1.0 Turbo, com o mesmo motor usado pelo Onix e Onix Plus, tem 999 cm3 de deslocamento e desenvolve 116 cavalos com gasolina ou etanol sempre aos 5.500 rpm. Já o torque é de 16,3/16,8 kgfm, a partir de 2.000 rpm, respectivamente, na gasolina e álcool. 




Em conjunto está o câmbio automático GF6 de seis marchas, já conhecido nos modelos da marca, essa dupla motor e câmbio surpreende pelo desempenho de modo geral, tem uma relação mais longa por causa da força generosa e do foco em economia. Se câmbio fosse mais curto, ele arrancaria melhor, mas precisaríamos de mais uma marcha, pelo menos. 



Fica só devendo um pouco de força em relação ao 1.2 Turbo em subidas mais íngremes e em arrancadas. Mas no geral o Ecotec 1.0 Turbo arranca bem e enche mais a partir de 2.000 rpm. Já a opção de mudanças manuais do câmbio automático não é tão boa. O botão na alavanca é ruim de operar, podendo escolher fique com a opção das trocas automáticas mesmo. 



Mesmo sem injeção direta, o motor 1.0 12v fez média de 11,3 km/l na cidade, que foi até pouco para um motor de baixa cilindrada. Talvez a explicação para isso seja o esforço maior em relação ao 1.2, enquanto no rodoviário o consumo médio foi de 18,1 km/l.

Com direção elétrica bem progressiva e de reações rápidas, o SUV tem um handling muito bom. Que combinado com o ótimo ajuste de suspensão firme, oferece uma boa estabilidade, contudo, cobra o seu preço em pisos irregulares e esburacados, onde a carroceria chega a ranger em certos pontos, mais nada que assute. 




Em relação ao Premier o LT pneus altos, série 60, além de rodas menores, o que chega a equilibrar possível excesso de maciez, mantendo o conforto a bordo bem agradável.

*Ficha Técnica:
Mecânica
Motorização 1.0

Combustível                       Álcool Gasolina

Potência (cv)                          116      116
 
Torque (kgf.m)                       16,8     16,3

Consumo cidade (km/l)            8,2     11,9

Consumo estrada (km/l)           9,6     13,7

Câmbio automática com modo manual de 6 marchas

Tração dianteira

Direção elétrica

Suspensão dianteira tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira  tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.


Dimensões

Altura (mm) 1.624

Largura (mm) 1.791

Comprimento (mm) 4.270

Peso (Kg) 1.228

Tanque (L) 44

Entre-eixos (mm) 2.570

Porta-Malas (L) 393

Ocupantes 5 





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