O lançamento da pedra fundamental da duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469) ocorreu no trecho rodoviário que liga a BR-469 ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. A obra é financiada pela Itaipu Binacional inclui obras de infraestrutura em todo o Brasil.
O custo total da duplicação é de R$ 139,4 milhões (sendo R$ 136,3 bancados pela margem brasileira da Itaipu Binacional e o restante pelo governo do Paraná). Esse aporte faz parte de um conjunto de projetos estruturantes que somam mais de R$ 1 bilhão em investimentos da empresa na região. Foz do Iguaçu tem grande base de sua economia voltada para o turismo, um dos setores mais impactados pela pandemia da covid-19.
Serão investidos R$ 75 bilhões nas estradas paranaenses. Serão duplicados 2.400 km e vamos diminuir os valores das concessões rodoviárias. O Estado vai ter a logística que merece além de outros investimentos na infraestrutura estadual.
Obra muito aguardada na região, a duplicação da Rodovia das Cataratas, além de gerar empregos terá grande impacto na melhoria da infraestrutura turística da região. A rodovia de 8,7 km liga a cidade de Foz do Iguaçu ao Parque Nacional do Iguaçu, passando pelo trevo de acesso à Argentina, e é o principal corredor turístico da região.
A Itaipu também doou o projeto executivo da obra, que prevê a construção de um viaduto, três trincheiras, uma ponte elevada (sobre o rio Tamanduá), duas passarelas de pedestres, dois pontos de passa-fauna e uma rotatória em nível. Também estão previstas pistas marginais em toda a extensão, assim como uma ciclovia bidirecional compartilhada. A expectativa é que as obras comecem ainda em 2020 e sejam concluídas em julho de 2022.
Ao todo, a Itaipu está investindo cerca de R$ 1 bilhão em obras estruturantes que deixarão um legado para a região de fronteira entre Brasil e Paraguai, tais como a Ponte da Integração entre Brasil e Paraguai (R$ 323 milhões), a Perimetral Leste (R$ 139 milhões), melhorias no Aeroporto de Foz (R$ 70 milhões) e ampliação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (R$ 64 milhões), entre outras. Além das obras, são mais de 300 contratos, convênios e iniciativas que têm garantido frentes de trabalho em toda a cidade e região.
Serão investidos R$ 75 bilhões nas estradas paranaenses. Serão duplicados 2.400 km e vamos diminuir os valores das concessões rodoviárias. O Estado vai ter a logística que merece além de outros investimentos na infraestrutura estadual.
A Itaipu também doou o projeto executivo da obra, que prevê a construção de um viaduto, três trincheiras, uma ponte elevada (sobre o rio Tamanduá), duas passarelas de pedestres, dois pontos de passa-fauna e uma rotatória em nível. Também estão previstas pistas marginais em toda a extensão, assim como uma ciclovia bidirecional compartilhada. A expectativa é que as obras comecem ainda em 2020 e sejam concluídas em julho de 2022.
Ao todo, a Itaipu está investindo cerca de R$ 1 bilhão em obras estruturantes que deixarão um legado para a região de fronteira entre Brasil e Paraguai, tais como a Ponte da Integração entre Brasil e Paraguai (R$ 323 milhões), a Perimetral Leste (R$ 139 milhões), melhorias no Aeroporto de Foz (R$ 70 milhões) e ampliação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (R$ 64 milhões), entre outras. Além das obras, são mais de 300 contratos, convênios e iniciativas que têm garantido frentes de trabalho em toda a cidade e região.
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