Vinícius Calafati na terceira etapa do Brasileiro de Enduro 2020. Crédito: Dines Zamai/Mundo Press |
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terça-feira, 13 de outubro de 2020
Com rodada tripla e vitória de Crivilin, Brasileiro de Enduro supera expectativas em Goiás
segunda-feira, 12 de outubro de 2020
Coluna Mecânica Online: motor turbo ou aspirado?
COLUNA MECÂNICA ONLINE® |
10 | OUTUBRO | 2020 |
Qual o melhor motor: turbo ou aspirado?
A compra de um novo veículo implica em escolhas. Não apenas temos que decidir entre as necessidades para escolher esse ou aquele modelo, mas também considerar o combustível, eficiência energética, como também outras alternativas que vamos comentar em nosso artigo.
Para quem acompanhar as novidades dos fabricantes automotivos, é cada vez maior a presença dos motores turbo, enquanto os aspirados começam a perder espaço.
Nos últimos anos, as regulamentações principalmente na Europa começaram a ser mais rigorosas em termos de emissões de poluentes dos veículos. Por esse motivo, os fabricantes tiveram que continuar oferecendo a mesma potência, mas com menos poluição.
Neste contexto, a tendência tem sido substituir os motores aspirados que eram utilizados, por motores mais modernos e eficientes (superalimentados ou turboalimentados).
Essa tendência não se estende apenas a modelos mais esportivos, é cada vez maior nos modelos oferecidos no Brasil, por exemplo o Chevrolet Onix, um dos mais vendidos em nosso mercado, tem motorização turbo. Já a Peugeot acaba de lançar o Novo 208 com motor aspirado. Então, quais as diferenças entre um motor turbo e um aspirado?
Em um motor aspirado convencional, o ar chega aos cilindros pela pressão atmosférica e, no caso dos motores turbo, uma turbina é usada para fornecer o ar pressurizado aproveitando os gases de escape.
Isso significa que nos motores mais modernos, a pressão aumenta entre 0,5 e 1,5 bar em relação à pressão atmosférica. Tendo em conta o funcionamento de um motor e outro, certas diferenças podem ser estabelecidas:
Os motores turbo precisam de uma manutenção muito mais completa que os aspirados, já que trabalham a temperaturas mais altas e, se ocorrer uma avaria, o reparo será relativamente mais caro. Fundamentalmente deve-se dar atenção especial às trocas de óleo para assegurar que todas as partes do motor estejam perfeitamente lubrificadas e operem sem qualquer problema.
O motor turbo também oferece maior desempenho. A resposta do carro ao dirigir em baixas e médias rotações é muito mais rápida.
No caso de um motor aspirado, observa-se mais potência também em baixas e altas rotações, embora em termos médios esteja em clara desvantagem em relação ao seu concorrente.
Em um motor convencional, para alcançar a aceleração máxima, você deve usar a mudança de marcha para chegar ao limite. Isto não acontece com um aspirado, onde é possível dirigir com folga suficiente em marchas longas.
No consumo também encontramos diferenças notáveis entre um motor e outro. De fato, uma das grandes vantagens que os fabricantes geralmente comunicam é a redução do consumo que é obtida com um motor turbo.
Esta afirmação tem certas nuances, já que é verdade que um consumo menor comparado com um aspirado é alcançado se a mesma potência e certas situações forem levadas em consideração.
No entanto, se constantemente submetemos o motor turbo a velocidade máxima, o custo do combustível será maior. Por outro lado, os motores aspirados não são muito suscetíveis à aceleração, o que reflete um consumo menor na potência máxima se comparado a um turbo.
Concentrando-se na confiabilidade, de maneira geral não são encontradas grandes distinções, exceto pelo fato de que o motor aspirado inclui uma peça a menos, a turbina e, com isso, um componente a menos que pode quebrar. Além disso, os motores turbo incluem um reforço para que suportem a alta pressão criada ao funcionar.
Ao dirigir um veículo que possui um motor turbo, você perceberá como a direção é muito mais agressiva e energética. No caso dos aspirados, a sensação é muito diferente, pois oferece uma maior suavidade.
Como os motores turbo estão cada vez mais presentes, você deve levar em conta que se diferenciam em dos tipos: fixos e variáveis.
Um turbo compressor variável é responsável por dosar a quantidade de gases de escape que passam pela turbina e, consequentemente, regula a pressão do turbo. Esse aspecto influencia positivamente a resposta e o desempenho oferecidos ao motor.
A busca por mais eficiência energética, menores emissões de poluentes e a manutenção do prazer da condução, sem perder durabilidade, confiabilidade e disponibilidade do veículo faz com que os motores turbo levem vantagem na briga atual com os aspirados.
Mecânica Online
Volvo Cars - 09 de outubro de 2020. Um dia que vai entrar para a história da Volvo Cars Brasil. A marca sueca ultrapassou chegou à segunda posição em vendas no segmento Premium no acumulado de 2020. No total, a Volvo emplacou 5.171 carros até o momento no Brasil, chegando à marca de 15,9% de share no segmento Premium.
Nitrogênio como opção para calibragem. Vale a pena? – Análise da Continental Pneus revela que embora seja fato que o nitrogênio traz vantagens sobre o ar comprimido devido às suas características físico-químicas, é bastante comum ele acabar por atrapalhar ao invés de ajudar a conservar os pneus. Um bom hábito de calibração garante que os pneus desempenhem suas funções da melhor forma possível, independentemente de ser nitrogênio ou ar comprimido.
Óleo ideal - A troca de óleo é uma manutenção constante em carros e motos. Para facilitar esse processo, a YPF Brasil, acaba de lançar o aplicativo Meu óleo ideal. A plataforma indica o produto correto para cada veículo, além de informar o ponto de venda mais próximo, para que o consumidor ou trocador possam realizar a manutenção de forma adequada.
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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/
GT Sprint Race: Adalberto Baptista conquista a segunda corrida da 4ª etapa da GT Sprint Race. Ricardo Sperafico venceu na PRO e Bruno Campos venceu na AM. A próxima disputa da GT Sprint Race em busca do título nacional será no Autódromo de Interlagos no dia 28/11, antes o elenco se encontra para a segunda e última etapa GT Sprint Race Special Edition no dia 1º/11, em Londrina (PR). Assista o vídeo.

Pinhais (PR) – A quarta etapa da GT Sprint Race foi dominada pelos pilotos da categoria PROAM. Depois de Weldes Campos (GTSR#11) ganhar a primeira corrida, na segunda foi a vez de Adalberto Baptista (GTSR#793) garantir sua primeira vitória no geral da competição.
“Muito bom finalizar em primeiro na geral, sempre tinha em mente esse objetivo. Um resultado sensacional competindo com um elenco de alto nível como o que a GT Sprint Race apresenta. Feliz em fechar com chave-de-ouro maratona de provas dessa semana”, contou emocionado Adalberto Baptista.
A categoria PROAM, vencida por Adalberto, ainda teve Josimar Jr. (GTSR#30) em segundo lugar e Weldes Campos (GTSR#11) em terceiro.
A palavra de ordem para o piloto Ricardo Sperafico na corrida foi determinação. “Foi um susto logo na primeira curva, levei um toque forte não sei de quem na traseira no início da corrida. Com as avarias achei que não teria condições de continuar na disputa, mas fui persistente e procurei levar o carro até a bandeirada quadriculada. Estou ainda surpreso em finalizar com uma vitória, foi excelente!”, disse o piloto de Toledo (PR).
A GT Sprint Race é patrocinada pela Tekbond, Yokohama, Militec1, Sparco, TecPads, Injepro e -Fremax.
2) #23 Ricardo Sperafico/Rodrigo Sperafico, PRO, a 1s139
3) #21 Thiago Camilo/Beto Cavaleiro, PRO, a 1s657
4) #19 Diego Ramos/Luciano Zangirolami, PRO, a 2s169
5) #77 Lucas Daleffe, PRO, a 2s380
6) #30 Josimar Jr., PROAM, a 3s318
7) #11 Weldes Campos, PROAM, a 4s082
8) #82 Daniel Corrêa/Gerson Campos, PRO, a 5s051
9) #33 Bruno Campos, AM, a 5s523
10) #79 Kau Machado/Pedro Ebrahim, PROAM, a 7s698
11) #85 Eduardo Menossi/ Marcelo Brisac, AM, a 8s068
12) #07 Pedro Bezerra, AM, a 8s986
13) #88 Paulo Borges, AM, a 10s001
14) #44 Luiz Arruda/Pedro Costa, AM, a 10s365
15) #55 Walter Lester/Caê Coelho, AM, a 11s147
16) #53 Enrico de Lucca/Danillo Ramalho, PROAM, a 3 voltas
17) #01 Marcelo Henriques/Alex Seid, PROAM, a 3 voltas
Não completaram 75% da prova:
18) #27 Guto Negrão, AM, 11 voltas
19) #45 Luís Debes/Leonardo Torres, PROAM, 11 voltas
20) #17 Dudu Trindade/Daniel Coutinho, PRO, sem tempo
Melhor volta: #21 Thiago Camilo, 1m28s811, 149,779 km/h
-
Classificação do campeonato, após oito corridas:
1) #23 Rodrigo Sperafico e Ricardo, 156 pontos
2) #21 Thiago Camilo/Beto Cavaleiro, 136
3) #19 Diego Ramos, 132
4) #19 Luciano Zangirolami, 117
6) #77 Lucas Daleffe, 106
7) #82 Gerson Campos, 99
5) #17 Eduardo Trindade/Daniel Coutinho, 98
PROAM
4) #11 Weldes Campos, 127 pontos
2) #30 Josimar Jr, 127
3) #01 Alex Seid/Marcelo Henriques, 116
5) #79 Kau Machado/Pedro Ebrahim, 109
1) #45 Léo Torres/Luis Debes, 108
7) #793 Adalberto Baptista, 95
6) #53 Enrico de Lucca/Danilo Ramalho, 64
8) #55 Vinny Azevedo, 28
AM
1) #44 Luiz Arruda, 141 pontos
2) #85 Eduardo Menossi/Marcelo Brisac, 121
3) #44 Pedro Costa, 116
4) #55 Walter Lester, 105
5) #33 Bruno Campos, 104
6) #88 Paulo Borges, 102
7) #07 Pedro Bezerra, 80
8) #55 Caê Coelho, 71
9) #27 Edison Cortez, 64
10) #27 Guto Negrão, 25
domingo, 11 de outubro de 2020
Caoa Chery chega a mais de 2.100 emplacamentos, em setembro
Com 2.183 unidades emplacadas em setembro, a CAOA CHERY registrou alta de 33,7% na comparação com agosto quando foram licenciados 1.632 veículos. Com esse resultado, manteve a 11ª posição no ranking das montadoras brasileiras, com market share de 1,1%.
A família Tiggo foi o destaque do mês. O Tiggo 5X foi o modelo mais comercializado, com 792 unidades emplacadas, seguido pelo Tiggo 2, com 402 veículos. O recém lançado Tiggo 8 registrou 330 unidades vendidas em seu primeiro mês completo de vendas.
Na avaliação do CEO da CAOA CHERY, Marcio Alfonso, o pacote de recursos tecnológicos, o design inovador e a ótima relação custo-benefício do SUV de luxo da marca são fatores determinantes para seu sucesso de vendas. “O Tiggo 8 é equipado com o que há de mais avançado em tecnologia automotiva, seja no que se refere à segurança, ao conforto e desempenho”, afirma. “Além disso, oferecemos um preço bastante competitivo”, completa.
No acumulado do ano, a montadora também está no 11º lugar do ranking, com 12.659 unidades licenciadas e 1,18% de participação no mercado. De janeiro a setembro, as vendas do Tiggo 5X somaram 5.970 veículos, o que garantiu o 14º lugar no ranking dos SUV’s mais vendidos. Com 3.317 unidades comercializadas, o Tiggo 2 está na 19º posição desse mesmo ranking.
Tiggo 8
O maior, mais sofisticado e mais luxuoso modelo da CAOA CHERY reúne o mais alto nível de refinamento e excelência dos SUVs grandes. Disponível em uma única versão, a TXS com sete lugares, traz tecnologias inovadoras, de conveniência e conforto de última geração para todos os seus compradores.
O pacote de conforto e a sofisticação do Tiggo 8 é completo: teto solar panorâmico elétrico, painel de instrumentos digital em LCD-TFT de 12,3 polegadas, multimídia com tela de 10,25 polegadas de alta resolução, banco do motorista com ajuste elétrico, carregador de celular por indução (wireless), ar-condicionado dual zone com saída para a segunda fileira de bancos, acabamento interno premium com luz de ambientação, faróis em full LED, lanternas traseiras em LED, acionamento remoto do ar-condicionado, compartimento central com refrigeração, câmera 360 graus e muito mais.
FCA tem desempenho histórico no Brasil e na América Latina em setembro. - Fiat voltou à liderança de vendas no Brasil após cinco anos. - Nova Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil. - Fiat Cronos é o carro mais vendido da Argentina. - Participação de mercado da Jeep no ano é recorde. - FCA é líder de vendas na América Latina com 19,1% de participação de mercado no mês
O mês de setembro foi histórico para a FCA na América Latina. A empresa e suas marcas tiveram forte desempenho e alcançaram importantes resultados que as colocam no topo do pódio em diversos critérios: a liderança de mercado no Brasil pela marca Fiat, o carro mais vendido do Brasil (a picape Strada), carro mais vendido da Argentina (o sedã compacto Cronos), participação de mercado acumulada recorde da marca Jeep e liderança de mercado na América Latina (exceto México), com 19,1% de participação nas vendas da região no mês.
“Chegamos ao final do terceiro trimestre de um ano único, que certamente ninguém vai esquecer. Estes últimos três meses foram tão intensos, que pareceram um ano inteiro”, avaliou o presidente da Fiat Chrysler para a América Latina (FCA), Antonio Filosa. “Nosso desempenho é resultado de uma estratégia comercial adequada, da capacidade de resposta de nossas pessoas e de um bom planejamento de produção, que permitiu à empresa reagir muito rapidamente à demanda”, acrescentou.
No mês, a FCA emplacou 50,9 mil automóveis e comerciais leves, com uma participação de mercado de 25,6%. Entre os dez modelos mais vendidos no Brasil, quatro são produzidos pela FCA: os Fiat Strada e Argo e os Jeep Compass e Renegade.
Fiat, líder do mercado brasileiro
Com uma participação de mercado de 19,7%, o mais alto para a Fiat no Brasil desde fevereiro de 2015, a marca foi a mais vendida do país em setembro – o primeiro mês da Fiat na liderança desde outubro de 2015. Foram 39.074 veículos Fiat emplacados em setembro, mês que registrou o melhor volume de vendas de automóveis e comerciais leves no ano, com 198,7 mil veículos emplacados.
Ao conquistar a liderança de vendas em setembro, a marca Fiat registrou um crescimento de 25% em relação ao mês anterior e uma expansão de 30% em relação a setembro de 2019. Na mesma base comparativa, a indústria apresentou um crescimento de 14% frente a agosto e uma queda de 11% em relação a setembro de 2019.
“Há uma sinalização clara de inflexão positiva do mercado, mas a retração da economia e do mercado decorrentes da pandemia do Covid-19 ainda persiste. Temos que trabalhar muito e com muita atenção. Mas acreditamos no potencial do mercado e das pessoas para superarmos definitivamente a crise”, assinalou Filosa.
A liderança da Strada
A picape Fiat Strada foi o veículo mais vendido no Brasil no mês de setembro. No mês, foram emplacadas 11.873 unidades. O modelo da Fiat foi a única picape a conquistar tal posição no mercado brasileiro. Já havia liderado o ranking nacional duas vezes em 2014 e pela última vez em março de 2015.
“É um feito muito expressivo que uma picape lidere o ranking de veículos mais vendidos. Estamos muito empolgados com o sucesso da Fiat Strada, principalmente porque o volume de pedidos é crescente e sinaliza a continuidade do bom desempenho de vendas nos próximos meses”, afirmou Herlander Zola, diretor do Brand Fiat e de Operações Comerciais Brasil. A Nova Strada foi lançada no final de junho e desde então apresenta uma demanda crescente de pedidos junto às concessionárias da marca.
A Strada representou 30% do volume de emplacamento da Fiat no mês, sendo seguida, em importância na gama de produtos, pelos modelos Argo (20%), Mobi e Toro (com 14% cada), Novo Uno, Fiorino e Cronos.
O volume de emplacamento da picape no mês supera em 87% a média mensal de vendas do modelo em 2019, de 6.356 unidades. Com este volume de vendas somado às vendas de Fiat Toro (5.580 unidades), mais da metade de todas as picapes vendidas no Brasil foram da marca Fiat (54%).
A estratégia de posicionamento da Strada
A Strada lidera o mercado de picapes há 20 anos, principalmente em função de sua grande versatilidade e das inovações que recebeu no decorrer de sua trajetória. Ao planejar a Nova Strada, a Fiat reforçou a robustez pela qual o modelo sempre foi reconhecido, ao garantir a maior capacidade volumétrica de sua caçamba (1.354 litros), ótimos ângulos de entrada (24º) e de saída (28º), além da maior altura do solo do segmento, de até 216 mm.
A estratégia da Fiat preservou a presença da picape no mercado de trabalho, mas atraiu um novo tipo de consumidor, que faz da Strada seu veículo urbano do dia a dia. Para isto, a picape ganhou a inédita configuração de cabine dupla com quatro portas para cinco passageiros com conforto similar ao de um carro de passeio, versão que já representa mais de 40% das vendas do modelo. Esta estratégia ampliou significativamente o público potencial da picape modelo, que agora pode transportar a família com conforto, espaço e segurança.
Gama Fiat tem bom desempenho
Além das picapes Strada e Toro, que lideraram as vendas no segmento, outros destaques da marca Fiat foram os B-Hatch. A marca teve uma participação de 19,4% no segmento, sendo 13,7% com Argo e 5,7% com o Novo Uno. Esta é a melhor participação de mercado desde janeiro de 2016.
“Conseguimos conciliar ritmo de produção e ações de estímulo de vendas, muito focadas no varejo e em nossos canais digitais, como o evento Forza Massima, que alavancou a comercialização de 7 mil veículos”, acrescentou Zola.
Cronos é líder na Argentina
Com 2.357 unidades emplacadas, o equivalente a uma participação de mercado de 7,2%, o Fiat Cronos, produzido na planta da FCA em Córdoba, foi o veículo mais vendido na Argentina no mês de setembro. Além disto, o Cronos foi, pelo sexto mês consecutivo, o sedã mais vendido no país, posicionando-se como líder do segmento.
Ao emplacar 11.741 unidades dos modelos Compass e Renegade em setembro, a Jeep confirmou a liderança no segmento de SUVs, o mais dinâmico do mercado brasileiro, e a posição de oitava marca mais vendida no país. Este resultado eleva o volume de vendas acumuladas no ano para 70,3 mil unidades, com uma participação de mercado de 5,4%, a maior na história da marca no Brasil.
As vendas da Jeep crescem mais rapidamente do que o mercado, demonstrando a tendência de rápida recuperação da marca depois da forte retração do setor decorrente da pandemia do coronavírus. A participação dos modelos no mercado se ampliou e, no acumulado de janeiro a setembro, o Jeep Renegade emplacou 36,3 mil unidades (2,8% de participação nas vendas totais da indústria automotiva) e o Jeep Compass vendeu 33,7 mil unidades, com 2,6% de participação na indústria.
“Conseguimos ler corretamente o mercado, antecipando-nos às tendências”, analisou Tania Silvestri, diretora do Brand Jeep e de Operações Comerciais Brasil. “Nossa estratégia permitiu que retomássemos rapidamente o ritmo de mercado e com uma força muito grande”, acrescentou. A marca Jeep lidera o segmento de SUVs no Brasil há cinco anos.
sábado, 10 de outubro de 2020
Ford lança kit de acessórios esportivos e off-road para a Ranger. O kit é formado por grade frontal, alargadores de para-lama, estribos, pneus Scorpion AT Plus, snorkel e capota marítima
A nova grade frontal, na cor preta e com o nome Ranger em letras grandes, dá um visual esportivo e diferenciado ao veículo. Produzida em polímero especial de engenharia, pode ser aplicada em todas as versões da Ranger dos anos-modelo 2019 e 2020.
Os alargadores de para-lamas também dão uma aparência mais off-road e aumentam a funcionalidade da picape, protegendo contra batidas de galhos e pedras e auxiliando na sustentação do para-choque em situações extremas. Iguais aos da Ranger Storm, são feitos em polímero de engenharia e podem ser aplicados em todas as versões de Ranger com cabine simples ou dupla.
Os estribos My Road ajudam a entrar e sair da Ranger com ainda mais facilidade, conforto e segurança, mantendo também a lama do lado de fora. Produzidos em alumínio, combinam leveza e resistência, suportam até 150 kg e podem ser aplicados em todas as versões da Ranger cabine dupla.
Os pneus Scorpion AT Plus, desenvolvidos especialmente para a Ranger Storm, se destacam pela superior capacidade off-road, com um desenho que facilita a expulsão de lama, pedras e objetos. Disponíveis para todas as versões da Ranger XLS e Storm, melhoram a tração em terrenos acidentados e superfícies escorregadias.
O snorkel é um item funcional que ajuda a transpor áreas alagadas com segurança, dentro do limite de imersão recomendado de 800 mm. Produzido em polímero de engenharia, é o mesmo utilizado na versão Wildtrak em mercados globais e confere uma aparência mais agressiva e off-road à Ranger. Pode ser aplicado em todas as versões com motores Diesel 2.2 e 3.2.
A capota marítima desenvolvida com exclusividade para a versão Storm tem um sistema de fixação que acompanha o santantônio e garante excelente vedação. Ela vem com o logo Storm gravado em baixo relevo, que aumenta a exclusividade. Todos os acessórios podem ser vistos no site da Ford: https://www.ford.com.br/pickups/ranger/acessorios/.
VWCO testa ônibus rodoviário conceito com três eixos Volksbus 18.330 6x2 é utilizado em viagens de visitas à fábrica da montadora em Resende (RJ)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus está testando seu novo conceito de ônibus rodoviário que pela primeira é equipado com um terceiro eixo. O chassi Volksbus 18.330 OT 6x2 está sendo utilizado pela própria empresa nas viagens de visitas à fábrica da montadora em Resende (RJ).
O modelo é equipado com motor Cummins e transmissão automática ZF Ecolife com retarder integrado. Na versão 6x2, foi modificado traz a carroceria exclusiva Irizar i6s, a primeira com a nova identidade da marca VW Caminhões e Ônibus.
Internamente, o protótipo conta com sistema de áudio e vídeo, climatização, poltronas reclináveis em couro e carregadores USB em todas as poltronas.
A Renault foi reconhecida no Prêmio Conarec (Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente), conquistando o troféu para Empresas Contratantes no segmento Automóveis.
“Nosso foco em colocar o cliente no centro dos negócios e nossa antecipação de necessidades e preocupações dos mesmos estão nos ajudando a passar por um ano tão desafiador com a certeza de que estamos no caminho certo. E o Prêmio Conarec é mais um reconhecimento de uma boa estratégia”, Marcos Felippe, diretor de Cliente, Qualidade e Serviço da Renault do Brasil.
Em sua sétima edição, o Prêmio Conarec reconheceu os destaques na gestão de relacionamento em três frentes: Empresas Contratantes, CPOs e Parceiros e Fornecedores de Soluções. Cada um deles compõe uma premiação com metodologia própria para a definição de seus vencedores.
Na categoria empresas contratantes são utilizadas informações fornecidas pela própria empresa em relação a sua própria estrutura (no critério Gestão) e avaliações dos CPOs (no critério Técnico). Essa categoria contempla diversos segmentos, como alimentos, automóveis, bancos, cosméticos, saúde e telecomunicações, entre outros.
Festuris Gramado confirma feira presencial, de 5 a 8 de Novembro, com foco na segurança e reuniões agendadas
Após um longo período de tratativas junto ao Governo do RS e entidades representativas do setor, o Festuris Gramado está confirmado e autorizado para acontecer de 5 a 8 de novembro. A feira de negócios turísticos será a primeira da América Latina a ser realizada no formato presencial desde o início da pandemia. O evento contará com uma série de protocolos e terá a segurança sanitária como um de seus motes.A organização do Festuris apresentou argumentos convincentes e parcerias consolidadas para ser autorizado a realizar a edição presencial. Entre elas a parceria com a Marcopolo Next através da plataforma safe check-in para o credenciamento online de todos os participantes do evento, sem a necessidade de contato físico. Um sistema moderno que possui leitor de temperatura, verificação de uso de máscara, validador de acesso e álcool gel para evitar contaminações por Covid-19 e bactérias. Além disso, a Imunizadora Hoffmann fará a sanitização das dependências do evento também para evitar possíveis contaminações. E para chancelar os protocolos e as boas práticas de biossegurança, está em andamento o processo de certificação de feira “Covid Free” junto ao Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES). O Festuris busca ser modelo para as feiras que virão no primeiro semestre de 2021. “Em nenhum momento desistimos de realizar o evento, pelo contrário, sempre trabalhamos e confiamos que seríamos o palco para a retomada segura da indústria do turismo, que tanto precisa de nós para acelerar a sua recuperação. Pela nossa data seremos os primeiros, mas logo na sequência temos duas grandes feiras na região, como a Zero Grau e a Mercopar, que assim como o Festuris são eventos fundamentais para os seus setores”, destacou a CEO do Festuris, Marta Rossi. O retorno da realização de feiras e eventos presenciais também impacta positivamente em toda a cadeia turística e na economia, provocando um incremento de geração de emprego e renda. |
Inscrições abertas para agentes de viagensAgentes de viagens têm inscrição gratuita no Festuris. A participação de público geral também pode ser garantida através do site do evento. |
Máximo de 1.700 pessoas simultâneas e medidas de segurançaPara garantir um ambiente seguro a todos os participantes e expositores, o Festuris vai cobrar uma série de medidas com base no Decreto Estadual nº 55.513, publicado no dia 28 de setembro de 2020. Visando diluir o fluxo de pessoas, o horário de funcionamento da feira foi ampliado e o layout dos estandes reformulado, com ruas e avenidas mais amplas. Também haverá a devida sinalização e acompanhamento de fiscalização através de profissionais contratados. Entre as medidas de segurança que serão adotadas está o número máximo de 1.700 pessoas simultâneas no evento, incluindo participantes, expositores e staff. Elas estarão distribuídas em uma área de 25 mil m², que no ano passado recebeu 11 mil visitantes profissionais. Neste ano a organização trabalha com o máximo de 4 mil inscritos, que estarão participando do evento através de rodízios. Para evitar a aglomeração de pessoas, o Festuris apostará no sistema de agendamento de reuniões através do App Festuris, com o intuito de evitar aglomerações nos estandes e aumentar a produtividade na feira. As reuniões agendadas já eram realizadas em alguns segmentos específicos, mas neste ano serão estendidas a todo o público. Conheça as principais medidas que integram os protocolos:
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