Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Primeiro Fórum Regional do Turismo Fluminense é realizado no Vale do Café. Evento, realizado na região turística Vale do Café, reúne representantes dos governos federal, estadual, municipal e iniciativa privada em busca de união para retomada consistente do setor

 

A abertura do Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Vale do Café, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo e pela TurisRio – Cia. de Turismo do Estado do Rio de Janeiro –, contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da iniciativa privada. O evento, realizado no Centro de Convenções de Vassouras, foi conduzido por Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo.

Tutuca fez uma explanação sobre o trabalho que a Setur está desenvolvendo para o fortalecimento do turismo. O secretário destacou o Programa “TurismoRJ + Perto”, que visa a integração entre os representantes do segmento, prefeituras e o Estado para o desenvolvimento do setor no cenário de retomada das atividades.

- É nisso que eu e a minha equipe acreditamos: trabalhar em parceria, estar lado a lado. O turismo foi muito prejudicado pela pandemia, mas a nossa união vai trazer frutos. A Setur está focada em ações direcionadas aos visitantes nacionais, porque sabemos que este é o momento de conquistarmos esse público. Esses turistas buscam destinos seguros para viajar e que oferecem o que o nosso Estado mais proporciona: atividades ao ar livre. Vamos em frente! Viva o turismo no Rio de Janeiro!

Severino Dias, prefeito de Vassouras, agradeceu a honra do município em realizar o primeiro Fórum Regional do Turismo Fluminense.

- O Vale do Café foi uma das regiões mais importantes do nosso País durante o século XIX e tenho certeza que, com esse trabalho, vamos alavancar isso novamente.



Ações promocionais da Setur-RJ

A Secretaria de Estado de Turismo tem ações promocionais já propostas para o segundo semestre. São elas: “O Rio continua Lindo e Perto” e o “Viaje no RJ”, que terá R$12 milhões de investimento em campanha direcionada à alta temporada, com vistas ao verão.

Calendário da Virada

A Setur vê os eventos como pontos extremamente favoráveis para a retomada. O “Calendário da Virada” foi apresentado com 30 projetos esportivos e 23 culturais, previstos para começarem a ser realizados no início de novembro deste ano e seguindo até o final de 2022.

Turismo gera empregos

Antônio Florêncio de Queiroz, presidente da Fecomércio, ressaltou que o Rio é o estado que tem a maior média da participação relativa de vínculos empregatícios formais do turismo na economia fluminense.

- Esse dado mostra a importância do setor para o Estado. Além disso, a proximidade entre as regiões favorece muito o turismo, já que faz com que possamos viajar pelo Estado em um espaço de tempo menor, visitando muitos destinos diferentes. E a Setur-RJ e a TurisRio estão explorando essa característica positiva de forma espetacular.



Artesanato do Estado do RJ

O artesanato fluminense fez parte da programação do evento através da assinatura de um Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e os municípios do Vale do Café em prol do fomento do artesanato regional.


quinta-feira, 26 de agosto de 2021

COLUNA FERNANDO CALMON



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.164 — 26/8/21

 


GREAT WALL VAI MUDAR

IMAGEM CHINESA NO MERCADO?

 


O anúncio, na semana passada, da venda das instalações industriais desativadas da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP), para a Great Wall Motors (GWM) não chegou a ser exatamente uma surpresa. Desde 2012 a GWM mostrava interesse no mercado brasileiro, mas preferiu esperar por momentos melhores. Havia dúvidas sobre se instalar como importadora ou nomear uma representante. Em 2019 notícias de bastidores levantaram uma possível associação entre a empresa e o Grupo CAOA para adquirir a fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo (SP). Porém, não prosperou.

Outras chinesas, JAC e Chery (ambas estatais), adotaram caminhos diferentes. A primeira nomeou o Grupo SHC, de Sérgio Habib, como sua representante. A marca estreou relativamente bem, mas o programa Inovar-Auto, de 2013, elevou muito a carga fiscal sobre empresas que não produziam no Brasil. O grupo entrou em recuperação judicial e hoje tem participação de mercado simbólica, embora sua guinada para modelos elétricos da própria JAC venha ajudando.

No caso da Chery o erro de avaliação foi quase fatal. Inaugurou uma fábrica inteiramente nova em Jacareí (SP) e já no dia seguinte sofreu com uma greve. A operação provou-se inviável até o Grupo CAOA entrar na sociedade em 2017. O grupo brasileiro atuou com competência para salvar a marca, dividindo a produção entre Jacareí e Anápolis (GO).

A GWM (maior fabricante de capital privado chinês) deve ter negociado muito bem a aquisição da fábrica paulista com a matriz da Daimler, na Alemanha. Uma unidade pequena, para apenas 2.000 veículos/ano e 370 funcionários. Os planos, porém, são audaciosos: 2.000 funcionários e 100.000 unidades/ano em prazo ainda em aberto. Seu portfólio inclui cinco marcas (Great Wall, Haval, WEI, TANK e ORA) com oferta de SUVs e picapes médias bastante demandados aqui.


O grupo, no entanto, mostra algo desabonador. Já fez cópias descaradas, na China, de produtos da Fiat, Isuzu, Nissan, Scion e Toyota. Agora mesmo lançou lá um “Fusca” de quatro portas. Embora, certamente, não deva repetir esses mesmos erros aqui, outra chinesa, a Lifan, já vendeu uma cópia do Mini no Brasil. Chery e JAC nunca apelaram para esse expediente e indicam a imagem a ser seguida.

Seminário discute segurança e conectividade

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), em seminário virtual, mostrou as tendências em segurança e conectividade nos próximos anos. Daniel Tavares, do Denatran, disse que na Semana Nacional do Trânsito, agora em setembro, serão apresentadas novas metas de segurança. Carlo Gibran, da Bosch, frisou que há um árduo trabalho de discussão e aprovação de 38 tecnologias para veículos em prazos que vão de seis a 48 meses. Muitas dessas regulamentações ainda são recentes, mesmo no exterior.

Lucas Chamon, da RA Automotive, destacou o desafio do volume de dados processados e conectados por um único carro autônomo ainda em testes: 30 TBytes por dia. Isso é 3.000 vezes mais que a quantidade gerada em uma rede social como o Twitter, diariamente. Mesmo com auxílio da telefonia celular 5G muito ainda terá que ser feito para adicionar confiabilidade e consistência.

Quanto à confidencialidade dos dados pessoais dos ocupantes do veículo João Garbin, da Volvo Cars, garantiu que serão preservados. A dúvida surgiu quanto à possibilidade de serem repassados a autoridades de trânsito.

 

ALTA RODA

 

NEM a Toyota escapou dos problemas de abastecimento de semicondutores e cortará no próximo mês de setembro 40% de sua produção mundial. Alguns países serão atingidos mais do que outros, embora a empresa planeje recuperar o volume até março de 2022 (fim de seu ano fiscal). Segundo a agência Reuters, a Toyota aumentou os estoques de chips desde o desastre nuclear de Fukushima, em 2011 e, por isso, vinha sendo menos afetada que outras fabricantes.

CR-V 2021 manteve dimensões e desempenho. Reestilização dianteira, novas rodas e retoques na traseira deixaram o SUV médio da Honda mais atraente. Tração 4x4 por demanda proporciona ótima dirigibilidade. Pacote de segurança completo: controle de cruzeiro adaptativo e frenagem emergencial autônoma entre outros. Portas USB bem posicionadas e carregamento de celular por indução melhoram a conectividade. Importado dos EUA, preço alto deixa-o pouco competitivo.

PORSCHES 911 GT3 e 718 Cayman GT4 chegam por R$ 705.000 e R$ 1.149.000, respectivamente. Ambos utilizam motores de aspiração natural, no cenário dominado por turbocompressores, inclusive da própria marca. Em teste no Autódromo Velocittà, o primeiro, agora com 510 cv, está mais "no chão", como se diz, com mudanças nas suspensões e aerodinâmica. O segundo ganhou potência (passou para 420 cv) e proporciona experiência de guiar ímpar pela agilidade de respostas graças ao motor traseiro-central. 

___________________________________________________________________________________________

www.fernandocalmon.com.br

 

Painéis do Fórum Regional do Turismo Fluminense abordam temas que visam a retomada do turismo. Desafios, gargalos, estratégias, ações promocionais e novos produtos foram alguns dos assuntos debatidos por representantes do turismo do Estado

 



Discutir ações em prol do turismo pós pandemia. Com este objetivo, a segunda parte do Fórum Regional do Turismo Fluminense foi realizada ao longo da tarde, no Centro de Convenções General Sombra, em Vassouras. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo e pela Cia. de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), reuniu nomes importantes do setor em diversas áreas.

Forças, gargalos e desafios
“Turismo no estado do Rio de Janeiro: forças, gargalos e desafios” foi o tema do primeiro painel. Ao longo da conversa, o Assessor Especial da Diretoria de Operações do DER, Cesar Werneck; o Tenente Coronel do BPTur, Costa Neto; e a Diretora de Operações da AgeRio, Tatiana Oliver, debateram os benefícios da sinalização turística e as facilidades que os empresários da área podem conseguir com ajuda da AgeRio. Além disso, Costa Neto lembrou aos presentes a existência de uma forma de auxílio aos turistas pouco conhecida pelos municípios: a Hot Line.

- A Hot line é uma linha telefônica que conta com atendimento bilíngue 24h. Além disso, o BPTur ainda conta com um Posto Avançado de Atendimento ao Turista. Trata-se de uma base instalada temporariamente em algum lugar onde vá acontecer um evento grande que necessite de apoio policial.



Transformando atrativos turísticos em produtos
No segundo painel, “Do potencial ao comercial: Transformando atrativos turísticos em produtos”, os debatedores abordaram assuntos como o turismo regional, a importância da produção de conteúdo nas redes sociais e o que é um produto turístico. Participaram da mesa o Diretor de Vendas e Marketing do Grupo Farimont, Michael Nagy; a Sócia da Via Capi DMC Brasil, Kellye Neis; o Vice-Presidente e Diretor Comercial do HURB, Antônio Gomes; e o Presidente do INEA, Phillipe Campello, que ressaltou a importância da realização de mais eventos esportivos na região.

- O Vale do Café tem vocação para diversas atividades, como, por exemplo, canoagem e mountain bike. Por isso, acho interessante a criação de um calendário com mais atrações esportivas. Porém, acho importante que isso seja unificado. Não existe necessidade de disputar o público entre os municípios. As cidades podem se unir para fechar um calendário de eventos esportivos. A região tem vocação, mas é preciso ter inteligência nesse processo.

Estratégias especiais para experiências memoráveis
A última mesa teve como tema “Segmentação turística: estratégias especiais para experiências memoráveis”. Entre os participantes, estavam o Consultor do Sebrae, Flávio Gueiros; o Presidente do Trem do Corcovado, Sávio Neves; Chefe de Escritório Técnico do Médio Vale do Paraíba do Iphan, Sáskia Lima; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias; a Musicista e empresária, Cristina Braga; e o Presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, que abordou as políticas públicas que estão sendo realizadas para ampliar o trabalho do turismo regional.

- Agora, como temos mais pessoas vacinadas, estamos preparando uma campanha onde vamos explorar o destino interno a nível Brasil e o de curta distância dentro do Estado. Temos muitos atrativos e podemos oferecer todo o tipo de experiência. O Vale do Café é um exemplo disso, com várias opções para os visitantes, desde atrações de aventura até finais de semana relaxantes.

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Mopar Nationals reúne clássicos do grupo Chrysler no interior paulista. - A 17ª edição do evento será realizada neste final de semana (27 a 29) em Águas de Lindoia. - Encontro terá cerca de 300 modelos antigos e atuais de marcas como Dodge, Chrysler e Plymouth. - Participantes homenagearão dois marcos da Dodge no país – os 50 anos do Dart cupê e dos Charger e os 20 anos do fim da produção da Dakota



Desta sexta-feira até o domingo (27 a 29), Águas de Lindoia, a cerca de 170 km de São Paulo, será a Meca para os apaixonados pela Dodge, entre outras marcas “irmãs”, e seus clássicos de motor V8 (mas não somente). Afinal, a estância hidromineral sediará o 17º Encontro Chrysler Clube do Brasil, mais conhecido como Mopar Nationals, mesmo nome do evento criado nos Estados Unidos em 1981.



Vale explicar que, nos EUA, a palavra Mopar é sinônimo dos veículos Chrysler, Dodge, Plymouth, DeSoto, Imperial, Fargo, Eagle, Jeep e Ram, marcas que fizeram parte do antigo grupo Chrysler, hoje integrado à Stellantis. São esperados ao redor de 300 carros, entre modelos antigos e atuais, nacionais e importados. Organizado pelo Chrysler Clube do Brasil, o encontro vai comemorar duas efemérides no país.



A primeira é o aniversário de 50 anos da linha Dodge cupê, lançada no ano/modelo 1971 e composta por Dart, Charger e Charger R/T. Para marcar a ocasião, pela primeira vez serão colocados lado a lado os R/T nas quatro cores do catálogo inicial. Algo que nem a própria Chrysler registrou na época. A outra data importante a ser lembrada se refere à Dodge Dakota. Várias unidades da picape estarão presentes, pois neste ano se completam duas décadas da paralisação prematura da produção do utilitário na fábrica de Campo Largo (PR).



Personagem de cinema
O evento ainda terá carros muito especiais como um Dodge Hemi Challenger 1970 único no Brasil, com o icônico motor Hemi 426, então o mais potente do grupo Chrysler. Também se destacará o único Plymouth Road Runner Superbird rodando no país, um exemplar 1970 com motor Magnum 440 (cilindrada em polegadas cúbicas, equivalente a 7,2 litros) e câmbio manual. Trata-se do revolucionário carro representado pelo personagem "Rei" do desenho “Carros” que, por sua vez, é uma homenagem ao piloto Richard Petty, que marcou época com o Superbird na Stock Car norte-americana, a Nascar.



Entre modelos atuais, o Mopar Nationals vai exibir alguns dos melhores Dodge Challenger do Brasil. Como um R/T de motor HEMI 5.7 (como na recém-chegada Ram 1500 Rebel, que também poderá ser apreciada por lá) e câmbio manual, sem igual no Brasil. Um SRT Hemi 426, com capô tipo “shaker”, remetendo aos originais da era dourada dos muscle cars. E ainda um Hellcat que já atingiu mais de 310 km/h no espaço de apenas uma milha (1.609 metros) 
em uma prova medida.



Somando os participantes que levarão os veículos, familiares, amigos e visitantes, a estimativa da organização é que cerca de 1.500 pessoas circulem pelo evento ao longo dos três dias. “O nosso encontro é, sem dúvida, um dos maiores focados nas marcas Chrysler fora dos Estados Unidos”, afirma o presidente do clube, Lincoln Gomes de Oliveira Neto.



Confira na galeria ao lado o cartaz oficial e fotos de edições anteriores do Mopar Nationals para ter uma ideia do que está por vir.

Serviço
Evento: 17º Encontro Chrysler Clube do Brasil – Mopar Nationals

Data: 27 a 29 de agosto

Local: Praça Dr. Vicente Rizzo (em frente ao hotel Majestic) – Águas de Lindoia/SP

Mais informações: contato@chryslerclube.com.br.















Audi e-tron S Sportback com três motores elétricos começa a ser entregue aos clientes. Primeiras unidades do novo veículo elétrico desembarcam no Brasil e serão entregues aos clientes que adquiriram o modelo na pré-venda. Com 973 Nm, o Audi e-tron S Sportback é capaz de fazer até exercícios de drift. Veículo está disponível a partir de R$ 779.990,00 na modalidade venda direta com personalização de até sete itens



São Paulo, 25 de agosto de 2021 – As primeiras unidades do Audi e-tron S Sportback já chegaram ao Brasil somente três meses após seu lançamento, que ocorreu em maio. Primeiro veículo 100% elétrico com três motores a ser produzido em série no mundo, o modelo será entregue ainda em agosto aos clientes que adquiriram suas unidades durante a pré-venda. O e-tron S Sportback permanece com condições especiais até 31 de outubro com preço a partir de R$ 779.990,00 na modalidade venda direta e, no início de novembro, o veículo passará a ser comercializado a partir de R$ 814.990,00. Como parte da condição especial de pré-venda, os clientes que adquirirem o Audi e-tron S Sportback terão quatro manutenções gratuitas e um carregador adicional incluso. Novos interessados podem configurar seu veículo na rede de concessionárias e no site oficial da Audi do Brasil.
 
Com três motores elétricos – dois no eixo traseiro e um no eixo dianteiro – o Audi e-tron S Sportback é capaz de entregar 973 Nm de torque e 370 kW de potência (503 cavalos), números que demonstram seu caráter esportivo. Se o modo de condução do Audi drive select estiver selecionado como "Dynamic", é possível fazer até exercícios de drift. O modelo acelera de 0-100 km/h em apenas 4,5 segundos com velocidade máxima de 210 km/h e a tração quattro elétrica é aprimorada com vetorização de torque: cada motor elétrico traseiro envia o torque diretamente para a roda – não há mais diferencial mecânico.
 
A grande bateria de alta tensão permite uma autonomia de até 380 km no ciclo WLTP e garante uma distribuição equilibrada do peso. É instalada em uma posição baixa comparável à dos três motores elétricos. Isso diminui o centro de gravidade do carro e oferece vantagens em termos de condução dinâmica.
 


Soluções inovadoras
Uma das principais soluções aerodinâmicas do Audi e-tron permanece na versão S: o modelo possui retrovisores externos virtuais como item opcional, com câmeras que enviam a imagem para uma tela de alta definição dentro do veículo – com esta inovação, o Audi e-tron S Sportback alcança excelente coeficiente de arrasto de apenas 0,26. Outra solução aerodinâmica é a entrada de ar de resfriamento controlável com dutos para resfriar os freios das rodas dianteiras. Ela permanece fechada sempre que possível para que a corrente de ar flua sobre o capô.
 
O modelo vem de série com faróis Full LED Digital Matrix com luz de direção – outra inovação mundial lançada com o e-tron Sportback. Cada feixe de luz é dividido em 1,3 milhão de pixels e pode ser controlado com grande precisão, o que abre inúmeras funções e possibilidades ao funcionar como um verdadeiro projetor de imagem. Uma delas chama atenção logo ao ligar e desligar o veículo, pois os faróis projetam na parede ou no chão uma assinatura animada e personalizada. Outra função é a iluminação da faixa de rolagem da estrada: além de iluminar da forma tradicional, os faróis destacam e se ajustam à largura da faixa, além de projetar pequenas setas no piso logo à frente do veículo. Por último, o conjunto também é capaz de acompanhar os próximos metros da estrada e iluminar de forma antecipada e dinâmica para aumentar a visibilidade.
 

Interior e equipamento progressivo
O interior do Audi e-tron S Sportback é projetado com cores escuras. Bancos super esportivos em couro valcona ajustáveis ​​eletricamente e memória para o motorista são de série. O acabamento interno é em fibra de carbono e o pacote de iluminação ambiente adiciona destaques progressivos com possibilidade de 30 opções de cores.
 
O veículo é equipado também com o sistema de controle digital sensível ao toque MMI Touch com duas grandes telas centrais. No terceiro display, o Audi virtual cockpit posicionado atrás do volante, o motorista pode selecionar uma tela especial e-tron que exibe o veículo no centro da imagem. O sistema de som é o Bang & Olufsen 3D com 16 alto falantes e 705 Watts de potência.
 
Chegada ao mercado brasileiro
O Audi e-tron S Sportback teve início de pré-vendas em maio e desembarca no Brasil para os primeiros clientes que já adquiriram o modelo. Novos interessados podem configurar seu veículo na rede de concessionárias e no site da Audi do Brasil a partir de R$ 779.990,00 na modalidade venda direta, com possibilidade de personalização de diversos itens
 
Ao todo são sete itens configuráveis: nove cores externas – além de várias outras Audi Exclusive –, dois desenhos de roda, duas cores de pinças de freio, design exterior com detalhes em preto ou em alumínio, três acabamentos para a capa do retrovisor, cor do couro nos assentos e acabamento interno em carbono, alumínio ou cinza volcano. Como opcionais com custo adicional, o Audi e-tron S Sportback oferece os retrovisores externos virtuais, capa do retrovisor em carbono e a tecnologia Audi Night Vision.



 

Mercedes-AMG Project One é a estrela em novo jogo hiper-realista Forza Horizon 5. · Cooperação entre a Mercedes-AMG e a Microsoft tornaram possível uma experiência virtual com o hipercarro no altamente esperado Forza Horizon 5 · Jogo apresenta versão do hipercarro com pintura exclusiva

 


Entre os dias 25 e 27 de agosto, na “Gamescom 2021 Digital”, o Estúdio Xbox Game da Microsoft apresentará o “Forza Horizon Edition” que traz o Mercedes-AMG Project ONE como estrela principal. 

A versão virtual do hipercarro com tecnologia de Fórmula 1 encanta com um nível de detalhe e a maior fidelidade no mundo digital. Os jogadores estarão imersos em um mundo aberto hiper-real no qual a paisagem do México é recriada. A experiência de dirigir virtualmente é incrivelmente realista. 

A aceleração, frenagem, direção e agilidade virtuais, bem como a aerodinâmica ativa, correspondem às características do futuro modelo real. E isso não é o fim da diversão do jogo: outros veículos de alta performance da Mercedes-AMG estão disponíveis para aventuras quase ilimitadas no jogo.

A estreita cooperação entre a Mercedes-AMG e a equipe Forza da Microsoft tornou possível a criação do Mercedes-AMG Project ONE “Forza Horizon Edition”, versão para o jogo que recebeu uma pintura exclusiva, que enfatiza seu caráter virtual único e especial.  As principais características do Mercedes-AMG Project One estão presentes no jogo. 

Com os diferentes programas de direção “Track” e “Road”, as pistas empoeiradas no México podem ser dominadas tão dinamicamente quanto as pistas de asfalto. A aerodinâmica ativa do hipercarro também é recriada meticulosamente. Os jogadores poderão esperar um desempenho de tirar o fôlego, com mais de 1.000 cv de potência e uma velocidade máxima digital de mais de 350 km/h.

Apresentando o maior e mais diverso mundo aberto de todos os tempos em um simulador de corridas, Forza Horizon 5 é uma paisagem vibrante e em constante evolução com ação quase ilimitada em desertos vivos, selvas exuberantes, cidades históricas, ruínas escondidas, praias imaculadas, vastos cânions e um vulcão coberto de neve - o ponto mais alto de todos os tempos em um jogo Horizon. O jogo estará disponível globalmente em 9 de novembro para os atuais consoles da família Xbox, incluindo Windows PC.


Acesse o linkhttps://www.mercedes-benz.com.br/resources/media/releases/gallery/original/20210825_6d670ab94c984fa38d2a29f1ca6cc6f8_21c0525-001.jpg


Visite o nosso site: https://www.mercedes-benz.com.br/

 

Nova SUV no mercado. Hyundai lança Creta Nova Geração no Brasil. - Modelo traz design marcante e características exclusivas para o País, conferindo sofisticação, conforto e tecnologia inéditos ao segmento; - Entre as novidades, destaca-se o SmartSense, pacote de segurança que reúne soluções inteligentes como sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência em faixa e controle de velocidade adaptativo; - O SUV será comercializado em quatro versões com opções de motorização 1.0l Turbo GDI de 120 cv ou Smartstream 2.0l de 167 cv, equipado com câmbio automático de seis velocidades. Custa de R$ 107 a R$ 147 mil





Agosto, 25, 2021 - A Hyundai Motor Brasil (HMB) eleva a experiência do apreciador de SUVs ao fabricar no Brasil o Creta Nova Geração 2022. Tanto por seu design imponente como por seus atributos de conforto, segurança e tecnologia, o novo veículo produzido pela marca sul-coreana em Piracicaba (SP) destaca-se em sua categoria. Disponível nas versões Comfort, Limited e Platinum, com motor 1.0l Turbo GDI de 120 cv, e Ultimate, com motor Smartstream 2.0l de 167 cv, a novidade tem pré-venda iniciada hoje, em todo o Brasil, pelo site www.hyundai.com.br, com preços que variam entre R$ 107 mil e R$ 147 mil.

Novo design, mais elegância
O Creta 2022 é inspirado na atual linguagem de design da Hyundai, a Esportividade Sensual, e impressiona por sua imponência e estilo inconfundível, totalmente renovado e ainda mais elegante e sofisticado. A grade frontal exclusiva para o Brasil, em formato hexagonal, possui uma combinação de cores e formas que deixa clara sua presença na carroce


ria, quebrando a padronização vigente nos concorrentes. 



Dependendo da versão, pode vir com barras horizontais ou elementos em “cascata”, sendo emoldurada em prata ou cromado. O conjunto óptico dianteiro é outra assinatura inconfundível de estilo do SUV compacto da Hyundai, evidenciado também pelas luzes diurnas em LED (DRL), disponíveis para as quatro versões de acabamento. Faróis e lanternas em LED na versão topo de linha contribuem para um efeito ainda mais marcante. Para fechar, chamam a atenção o capô alongado com vincos bem delineados e as caixas de rodas mais robustas.


Na silhueta lateral, há um elemento de design na forma de uma moldura que segue pela linha superior das portas e termina contornando a coluna C, sempre na cor prata. As rodas de liga-leve são de 16 polegadas na versão de entrada, diamantadas e de 17 polegadas nas configurações intermediárias, e diamantadas e de 18 polegadas no topo da gama. A antena é do tipo barbatana para toda a linha.




Na parte traseira, mais uma vez, as lanternas em LED exibem uma novíssima assinatura de luz, enquanto a inscrição com o nome do SUV aparece centralizada e espaçada acima da placa. As identificações dos motores, “2.0” ou “TGDI”, aparecem ao lado direito do para-choque, na parte inferior da traseira. 


O Creta Nova Geração está disponível em seis cores diferentes. Duas sólidas, Preto Onix e Branco Atlas; três metálicas, Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk; e uma perolizada, Azul Sapphire. Há ainda uma combinação de pintura chamada Dual Tone, quando as cores Branco Atlas, Prata Sand, Prata Brisk, Cinza Silk e Azul Sapphire podem vir com teto, moldura da coluna C e barras de teto em preto, como opção e sob consulta prévia, exclusivamente na versão Ultimate.


Sofisticação e prazer ao dirigirBasta entrar no habitáculo do Creta 2022 para ter a sensação de estar a bordo de um modelo de categoria superior. O interior está mais luxuoso graças ao acabamento primoroso, ao toque agradável de seus materiais e aos tons dos revestimentos. 



Os novos bancos são envolventes, o console central está mais elevado e o painel central fica ergonomicamente voltado para o condutor, o que permite melhor visualização e comando. Para completar, o volante esportivo de base reta e a alavanca de câmbio em T reforçam a sensação de um verdadeiro “cockpit”.


O novo Creta cresceu por dentro e por fora. Aumentou suas dimensões em largura, comprimento e entre-eixos. Agora são 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura e 2,61 m de entre-eixos. A máxima utilização dos espaços internos oferece conforto extra a todos os ocupantes. Há mais espaço para pernas, ombros e joelhos. Tudo foi pensado e desenhado para ser mais confortável e mais bem organizado. 

O freio de estacionamento eletrônico faz com que se ganhe ainda mais espaço no console central. Outros destaques são o painel digital colorido de sete polegadas, o ar-condicionado automático digital e o seletor de modo de direção – com opções Normal, Smart, Eco e Sport –, escolhido de acordo com o estilo de direção do condutor e que atua nos pontos de aceleração, troca de marcha e esforço na direção.


O teto solar panorâmico é um dos pontos altos da Nova Geração. Oferece uma das áreas envidraçada mais amplas disponíveis, que vai até a cabeça do passageiro traseiro. E, por fim, a central multimídia BlueNAV traz a maior tela da categoria, de 10,25 polegadas, e conta com navegação e conexão Apple Car Play e Android Auto.




É nessa tela, aliás, que o condutor poderá ver imagens das câmeras de ré, lateral e frontal, que formam uma visão 360 graus. Graças ao Smart Camera 360° uma combinação dessas câmeras gera até oito modos de visão e simula uma vista aérea real.


Segurança e recursos exclusivosO pacote de segurança Hyundai SmartSense chega ao Brasil com o Creta 2022. Além da Smart Camera 360°, a Nova Geração sai de fábrica com Câmera para Monitoramento de Ponto Cego, que exibe no display central do painel de instrumentos, em vídeo, a visão do ponto cego para a direção indicada após acionar o sinal de mudança de faixa. 

A lista segue com o Sistema de Frenagem Autônomo, que age em situações em que há risco de colisão frontal com pedestres, outros veículos e até mesmo ciclistas, e que, graças ao novo recurso de Detecção de Convergência à Esquerda, alerta, caso haja risco de colisão com algum veículo vindo de uma pista adjacente no lado oposto, tão logo seja acionado o sinal de mudança para a faixa à esquerda. Se esse risco prossegue, os freios são acionados automaticamente.


Outra função exclusiva é o Assistente de Permanência em Faixa. A tecnologia fornece um aviso e auxilia automaticamente na condução para evitar a saída do veículo para a outra pista de forma não intencional. Já o Assistente de Centralização em Faixa mantém constantemente o veículo no centro da pista, baseando-se para isso tanto nas faixas pintadas no chão como no alinhamento com o veículo à frente, caso não haja marcação no solo. Completam a lista do pacote SmartSense o Detector de Fadiga, o Farol Alto Adaptativo e o Controle de Velocidade Adaptativo. Seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção estão disponíveis em todas as versões, assim como freios ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).



Conectividade Bluelink
O conceito global da Hyundai para conectividade veicular, o Bluelink, chega com novidades no novo Creta. Além das funcionalidades já conhecidas na família de compactos HB20, como os serviços de rastreamento e recuperação veicular, possibilidade de realizar comandos pelo celular para ligar o carro e abrir as janelas, e receber alertas, o motorista do Creta 2022 poderá ajustar a temperatura do ar-condicionado automático digital e acessar o sistema da Smart Camera 360°, o que significa poder visualizar, pelo aplicativo, o que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar.


Será possível buscar e acessar pontos de interesse através de um mapa no aplicativo do Bluelink e enviá-los ao carro. Ao traçar uma rota, o sistema de navegação indicará o melhor caminho usando informações de tráfego em tempo real. Outra novidade em termos de conectividade são os comandos de voz. Ao pressionar um botão no volante, uma série de funcionalidades do veículo podem ser acionadas por voz, tais como: ligar e desligar o ar-condicionado, ativar a ventilação do banco do motorista e abrir e fechar o vidro do motorista. Caso o Bluelink esteja ativado, por comandos de voz também é possível enviar mensagens de texto, obter informações sobre o clima e encontrar pontos de interesse para navegação. O pacote de uso do Bluelink para o Creta 2022 será gratuito nos seis primeiros meses de uso. Após o período, os serviços terão mensalidade de R$ 29,90 para o pacote básico ou R$ 49,90 para o uso de navegação por GPS.



Motorizações
O Creta Nova Geração chega com motor 1.0l Turbo GDI de injeção direta de combustível, nas configurações Comfort, Limited e Platinum. O propulsor de três-cilindros entrega potência de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm, que se mantém até 3.500 rpm, possibilitando acelerações e retomadas mais eficientes para todas as situações e com baixo consumo de combustível. A versão topo de linha Ultimate vem com motor aspirado Smartstream 2.0l que, graças a uma série de inovações, passa a oferecer 167 cavalos de potência e eficiência 8% maior em economia de combustível em relação a sua versão anterior. A transmissão será sempre automática de seis velocidades e ambos os motores estarão disponíveis com sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor, proporcionando ainda mais economia de combustível.

As motorizações disponíveis são:
Kappa 1.0l Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT FlexCilindrada: 998 cm³ Potência: 120 (E) | 120 (G) a 6.000 rpm Torque: 17,5 kgf.m (E) | 17,5 kgf.m a 1.500 rpm Taxa de compressão: 10.5

Smartstream 2.0l 16V DOHC D-CVVT FlexCilindrada: 1,999 cm³ Potência: 167 (E) | 157,3 (G) a 6.200 rpm Torque: 20,6 kgf.m (E) | 19,2 kgf.m a 4.700 rpm Taxa de compressão: 12.1



Preços
A nova geração do SUV Creta está disponível em quatro versões. Com motor 1.0l Turbo GDI, temos as configurações Comfort, por R$ 107.490, Limited, por R$ 120.490, e Platinum, por R$ 135.490. Já a topo de linha, Ultimate, sai de fábrica com o propulsor Smartstream 2.0l e tem valor sugerido de R$ 146.990. A opção com teto em preto, Dual Tone, disponível apenas sob consulta para a configuração Ultimate, acrescenta R$ 1.500.

Creta Action continuaA linha atual do SUV Creta seguirá sendo comercializada na configuração Action, que mantém o motor Gamma 1.6l 16V DOHC D-CVVT Flex e terá preço sugerido de R$ 96.490. Esse modelo passará a ser o SUV de entrada da Hyundai no Brasil, com preço extremamente competitivo frente ao pacote de segurança, tecnologia e conforto que oferece. O Creta Action agora conta com Sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor e Monitoramento de Pressão dos Pneus.

Garantia e plano de manutenção
A nova geração do Creta tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular. Nas aplicações comerciais, a garantia continua de cinco anos ou até atingir 100 mil quilômetros. O SUV compacto terá revisões periódicas até 60 mil quilômetros com preços fixos para ambas as motorizações.




Pré-venda com benefícios exclusivos
A Hyundai inicia nesta quarta-feira (25) a pré-venda do Creta Nova Geração, com exclusividade para atuais clientes da marca, proprietários de HB20 ou Creta. Os demais interessados poderão contar com as vantagens especiais a partir de amanhã (26).

Os 500 primeiros clientes que fizerem a reserva no site www.hyundai.com.br terão os seguintes benefícios exclusivos: 
- Um ano de mensalidade inclusa para o Bluelink; - Um ano de mensalidade inclusa para planos do sistema Sem Parar; - Primeira parcela do veículo para janeiro de 2022, quando financiado com o Banco Hyundai; - Descontos de até 15% no seguro auto, quando financiado com o Banco Hyundai; - Disponibilidade de entrega garantida.

Condições especiais de financiamento e seguro autoO Banco Hyundai vai possibilitar o pagamento da primeira parcela do Creta Nova Geração para janeiro de 2022. A condição especial de lançamento é válida com entrada a partir de 50% do valor do carro – normalmente seria a partir de 70% – e prazo de até 36 parcelas. 


Outra opção para quem quiser uma entrada menor é o Compra Certa Hyundai, programa financeiro em que o cliente dá uma pequena entrada e paga parcelas reduzidas, menores do que as de um financiamento tradicional. 

Essa alternativa conta com a Recompra Garantida, que assegura a reaquisição do bem pelo Concessionário Hyundai por até 80% da tabela Fipe, ao final do contrato, na compra de outro Hyundai zero-quilômetro. Exclusivamente para o lançamento do Creta 2022, essa entrada pode ser de apenas 20% do valor do veículo, com um plano de pagamento de até 48 meses. 

Os clientes poderão ter seu crédito aprovado 100% online pelo site da Hyundai Financiamentos, por meio do FinOnline, sistema de financiamento digital em que o consumidor pode selecionar o veículo desejado, inserir seus dados e ter seu crédito aprovado de forma simples e rápida. Ainda dentro do pacote de soluções para quem for financiar o Novo Creta, haverá descontos de até 15% no valor do seguro para aqueles que optarem pelas seguradoras Zurich ou Santander Auto.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.