Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Citroën segue crescendo acima do mercado em 2021. • As vendas acumuladas da Citroën em 2021 cresceram 52% em um mercado que cresce 14%; • A Citroën já comercializou 15.629 veículos considerando as vendas acumuladas até setembro de 2021; • Com crescimento acima da média do seu segmento, o SUV C4 Cactus segue como o grande destaque da Marca.



A Citroën segue seu crescimento acima da média do mercado brasileiro em 2021. Nas vendas acumuladas até o mês de setembro, a Marca comercializou 15.629 veículos, um crescimento de 52% em um mercado que cresceu 14% no mesmo período.

Somente em setembro, a Citroën registrou um crescimento de vendas de 84% em comparação com setembro de 2020. Esse número se torna mais relevante, pois o mercado brasileiro recuou 28% se considerarmos os números de setembro de 2021 versus setembro de 2020. E a Citroën conquistou uma participação de 1,3% no mercado nesse último mês, mais que o dobro do que a Marca havia realizado em setembro do ano passado.

A consistência nas vendas do SUV C4 Cactus segue como grande destaque da Citroën em 2021. O utilitário esportivo da Citroën segue crescendo acima da média do seu segmento. No acumulado do ano até setembro, o C4 Cactus atingiu a marca de 12.816 unidades comercializadas, um crescimento de 73% frente ao mesmo período do ano passado, em um segmento que cresceu 31% no mesmo período. Em setembro, a Citroën lançou ainda uma Série Especial do modelo, o SUV C4 Cactus X-SERIES, que chegou ao mercado atraindo a atenção dos clientes e garantindo ótimos números de vendas nos primeiros dias de sua comercialização.

Entre os VULs (Veículos Utilitários Leves), a família Citroën JUMPY segue conquistando grandes resultados. No acumulado de 2021, a linha JUMPY, com suas versões FURGÃO PACK, VITRÉ e MINIBUS, já vendeu 2.341 unidades no mercado brasileiro, o que representa um crescimento de 134% considerando o mesmo período do ano passado. As vendas da família JUMPER completam os ótimos números da Citroën entre os VUL em 2021.

"Mesmo em um mês desafiador, a Citroën conseguiu manter a consistência em suas vendas, garantindo um crescimento acima da média do mercado brasileiro. A Citroën cresce 52% no acumulado do ano, em um mercado que cresce 14%. Os nossos veículos utilitários leves, com as famílias JUMPY e JUMPER, com um crescimento de 134% em relação ao mesmo período do ano anterior mantém a solidez dos seus resultados. E o nosso SUV C4 Cactus segue com desempenho acima da média do seu segmento, com um crescimento de 73% no acumulado do ano. Setembro, apresentamos também uma edição especial do nosso SUV, o C4 Cactus X-SERIES, que trouxe ainda mais esportividade ao modelo e se destacou nas concessionárias da Citroën pelo país.”, comenta Edgard Alexandrino, Diretor Comercial da Citroën do Brasil.

Renault completa a terceira edição do Curso de Direção que visa conscientizar a população a praticar o respeito e a responsabilidade no trânsito. O Captur 2022 com motor turbo TCe 1.3 flex e o esportivo Sandero R.S. 2.0 foram usados nos exercícios em pista

A terceira edição do Curso de Direção Segura Renault, promovido pelo Instituto Renault, ocorreu em São Paulo. O evento, que teve como participantes clientes Renault e entidades parceiras, apresentou de forma teórica e prática técnicas para permitir a condução segura, usando veículos Renault.

Foram abordados temas como a posição correta de dirigir, frenagem com ABS em pisos seco e molhado, uso do controle eletrônico de estabilidade, entre outros. O SUV Captur 2022 com motor turbo TCe 1.3 flex e o esportivo Sandero R.S. 2.0 foram utilizados para os exercícios em pista.

A ação, realizada em parceria com as concessionárias paulistas Valec, RPoint, Auto R e Andretta, permitiu aos convidados aprenderem a conduzir os automóveis da marca de forma mais segura e a reagir corretamente em situações cotidianas de risco. Nesta edição, o evento ocorreu no Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, e contou com instrutores de direção da TSO Brasil.

“No Curso de Direção Segura Renault, os motoristas aprendem técnicas valiosas para prevenir situações de risco no trânsito, bem como vivenciam, na prática, condições adversas que podem ocorrer no cotidiano. Tudo isso em um ambiente controlado, com toda a segurança e suporte”, explica Caíque Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault, diretor de Comunicação da Renault do Brasil e um dos palestrantes do evento. “Essa ação está totalmente alinhada com um dos eixos de atuação do Instituto Renault que é educação para segurança no trânsito.” 



Laço Amarelo

Em abril deste ano, a Renault do Brasil se tornou signatária do programa Laço Amarelo, do Observatório Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de reduzir o número de acidentes, por meio da sensibilização da população, e expandir a comunicação de comportamentos seguros e iniciativas de segurança viária de forma permanente ao longo do ano.

Como parte disso, a Renault realizou na Semana Nacional de Trânsito 2021, que ocorreu entre os dias 18 e 25 de setembro, diversas iniciativas para conscientizar a população a praticar o respeito e a responsabilidade no trânsito. 

Para os colaboradores, a marca ofereceu 1.000 cursos on-line de direção segura Drive For Life, um programa desenvolvido pelo Instituto Renault em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, e divulgou uma campanha interna de conscientização com o tema do Movimento Maio Amarelo do Observatório Nacional deste ano: “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”.

Sobre o Instituto Renault

A nova estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa e contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. 

Nos últimos 10 anos, o Instituto Renault já impactou mais de 800 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável. Com a nova estratégia Socioambiental, reestruturamos os pilares para Inclusão e Segurança no Trânsito. 

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade. O Instituto atua em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, e o Geração Futuro, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. 

Na Segurança no Trânsito, a Renault é signatária do “Programa Laço Amarelo” e promove ações como o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente municípios de: Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná; Pelotas (RS); além de São Paulo (SP). O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 260 mil crianças de 4 mil escolas pelo Brasil já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação. Além disso, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono, a Renault já comercializou mais de 300 veículos 100% elétricos no Brasil.

Conheça mais sobre o Instituto Renault – www.institutorenault.com.br.

Conheça mais sobre o Laço Amarelo – www.lacoamarelo.org.br.

domingo, 3 de outubro de 2021

Digo Baptista vence 2ª corrida da 4ª etapa da TCR South America no Uruguai e é o novo líder Cobra Racing Team lidera também a Copa Trophy, com Adalberto Baptista, além de se manter no segundo lugar do campeonato de equipes

 


Estreante na pista de El Pinar, a Cobra Racing Team saiu do Uruguai com vitórias de Digo Baptista nas duas corridas da quarta etapa da TCR South America, disputadas neste fim de semana. Resultados que, somados à pole position dele na primeira prova, no sábado, 2, o levaram à liderança da competição, com 154 pontos, oito à frente do vice-líder Pepe Oriola, que tem 146 pontos. 

A equipe de Nonô Figueiredo se mantém na vice-liderança do campeonato de equipes e também ocupa agora a quarta posição do campeonato de pilotos com Adalberto Baptista, que, neste domingo, 3, terminou em oitavo lugar na classificação geral e em terceiro na classificação da Copa Trophy, que continua liderando. 

Com a inversão das dez primeiras posições do grid de largada da primeira prova, Digo Baptista saiu da 10ª posição na segunda corrida da etapa, neste domingo, com seu Audi RS3 LM TCR #13. Já vinha em segundo lugar, na quinta volta, para pressionar o líder Pepe Oriola, quando seu principal adversário teve problemas no Honda Civic da W2 ProGP Racing e abandonou a pista. 


Digo foi para a ponta e ali se manteve até o fim das 21 voltas, terminando 9s447 à frente do segundo colocado, Pablo Otero (Lynk & Co da PMO Motorsport ), além de novamente  fazer a volta mais rápida, em 1m32s022. Manuel Sapag (Honda Civic da Squadra Martino) foi o terceiro colocado. Na Copa Trophy, venceu Pablo Otero, com Diego Martinez (Alfa Romeo da Propcar Racing Team) em segundo lugar. 

“Essa etapa terminou melhor do que esperávamos. Nosso objetivo era reduzir a diferença da vice-liderança do Digo Baptista em relação ao líder do campeonato de pilotos e a diferença da nossa vice-liderança no campeonato de equipes, e nos mantermos na liderança da Copa Trophy. Atingimos e até superamos essas metas. Estamos muito felizes e determinados a avançar nas próximas corridas”, comemora Nonô Figueiredo, o chefe da Cobra Racing Team. 

A quinta etapa do TCR South America será disputada em Rio Cuarto, Córdoba, na Argentina, em 30 e 31 de outubro. 

Jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho

Honda Biz 125 e Biz 110i 2022: com mais de 4 milhões de unidades produzidas, modelo recebe atualizações estéticas e novas cores A praticidade e economia das Biz 125 e 110i está constantemente aliada à modernização. As novas cores e grafismos dos modelos 2022 mantém a atualidade de um dos mais populares veículos do Brasil


Linha Honda Biz 2022

Pensada exclusivamente para o Brasil, a Biz nasceu de um projeto arrojado, que teve como ponto de partida a Honda C100 Dream. Produzida no Brasil de 1992 até 1997, a Dream foi a representante nacional das pioneiras Honda CUB - Category Upper Basic, modelo em produção contínua desde o final dos anos 1950, e simplesmente o mais vendido veículo motorizado de todos os tempos.

A ousadia da Honda Brasil foi intervir no mais clássico dos modelos Honda, transformando-o em algo ainda mais genial, criando um útil espaço sob o banco, mas preservando as reconhecidas qualidades das CUB tais como robustez, economia e simplicidade de uso, e embalando isso tudo com um design de referência, elegante e atemporal.

Em produção desde 1998, a Honda Biz atingiu plenamente seus objetivos: pensada para o Brasil, se tornou a cara de brasileiros e brasileiras, que a elegeram como um meio de locomoção indispensável, como comprovam as mais de 4 milhões de unidades produzidas em 23 anos consecutivos.

As Biz 125 e 110i chegam à versão 2022 trazendo novos grafismos e cores. Para a Biz 125 serão duas as novas cores: a bicolor branca e azul, e a vermelha, de nova tonalidade. Permanecem as cores branco perolizado e marrom perolizado. Na Biz 110i as novas cores são o vermelho e prata metálico, sendo mantida a branca.

O motor é a mais marcante diferença entre as Honda Biz 125 e 110i. Na Biz 125 o monocilindro OHC arrefecido a ar de 124,9 cc gera 9,2 cv de potência e 1,04 kgf.m de torque. Dotado do sistema de alimentação PGM-FI, pode receber gasolina e etanol em proporções variadas. Na Biz 110i o monocilindro OHC, também arrefecido a ar, tem 8,33 cv de potência e 0,89 kgf.m de torque, e o sistema de alimentação PGM-FI só admite o uso de gasolina.

Na parte ciclística, ambas compartilham do mesmo tipo de chassi tubular de aço, suspensão telescópica na dianteira e convencional com dois amortecedores na traseira. A diferença está no tipo de rodas e sistema de frenagem. Na Biz 125 as rodas são de liga leve (17 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira) e a frenagem CBS - Combined Brake System - atua em disco na dianteira e tambor na traseira. Já a Biz 110i usa rodas raiadas, com freios a tambor também dotados de CBS.

Fatores de praticidade responsáveis pela popularidade das Biz são o câmbio semiautomático, que dispensa o acionamento de embreagem, a partida elétrica e o compartimento porta-capacete sob o assento, cuja abertura é comandada pela própria chave de contato.

Na Biz 125 o painel é totalmente digital LCD com tecnologia blackout e luz ECO, que ajuda na economia de combustível, além da tomada de 12V no compartimento porta-capacete. Ambas trazem o escudo frontal, que além de proteger as pernas abriga um prático gancho retrátil, útil para transporte de mochilas, bolsas e sacolas de compras.

Disponíveis na rede de concessionários Honda a partir de outubro, as Honda Biz 125 e Biz 110i modelo 2022 tem 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O preço público sugerido base Distrito Federal, que não inclui despesas com frete ou seguro é o seguinte:

Honda Biz 125: R$ 11.590,00
Honda Biz 110i: R$ 9.260,00

Digo Baptista vence primeira corrida da TCR South America em El Pinar, no Uruguai Piloto da Cobra Racing Team largou na pole position e liderou a prova toda

 


Ao fim de 17 voltas eletrizantes pelos 3.496 metros do Autódromo de El Pinar, no Uruguai, pilotando o Audi RS3 LMS TCR #13 da Cobra Racing Team, Digo Baptista venceu a primeira das duas provas da quarta etapa do campeonato da TCR South America, disputada no fim da tarde deste sábado, 2.  

Ele largou da pole position, dominou a corrida de ponta a ponta, fez a melhor volta da prova, em 1m32s170, e continua na vice-liderança do campeonato. Com os 30 pontos que marcou, cinco pela pole position e 25 pela vitória, agora tem 129 pontos, e reduziu em oito pontos a diferença para o líder Pepe Oriola, que marcou 22 pontos e agora soma 146. 

Com o Audi RS3 LMS TCR #10, Adalberto Baptista, companheiro de equipe de Digo, largou da nona posição, terminou em oitavo lugar na classificação geral e em segundo lugar na Copa Trophy, cujo campeonato continua liderando. 

“Foi um dia especial para nós. O Digo Baptista conquistou nossa primeira pole position na TCR South America, e nossa segunda vitória, a primeira dele sozinho, pois a segunda etapa, que vencemos em Curitiba, foi uma prova de endurance e o Digo teve o holandês Tom Coronel como parceiro. Começamos bem nesta quarta etapa, e vamos com tudo para conquistar mais bons resultados na segunda corrida”, diz Nonô Figueiredo, o chefe da Cobra Racing Team. 

Pepe Oriola (Honda Civic da W2 ProGP Racing) terminou a prova deste sábado em segundo lugar, com Manuel Sapag (Honda Civic da Squada Martino) em terceiro. Na Copa Trophy, venceu Diego Martinez (Alfa Romeo da Propcar Racing Team), quinto colocado na classificação geral, com Pablo Otero (Lynk & Co da PMO Motorsport)  em terceiro na classe e em nono lugar na geral. 


A segunda prova da quarta etapa da TCR South America será disputada a partir das 9h12 deste domingo, 3, com transmissão ao vivo no canal Fox Sports. Antes, a partir das 8 horas, será exibido vídeo da primeira corrida, realizada neste sábado. 

Texto: Charles Marzanasco Filho,

sábado, 2 de outubro de 2021

CAOA CHERY apresenta o Sedan Premium Arrizo 6 PRO. Nova versão de luxo chega para complementar o portfólio da marca com preço de lançamento de R$ 134.990,00, Possui design externo e interno exclusivo e mais itens de tecnologia, conforto e segurança. É produzido em Jacareí (SP) sob a plataforma M1X




Em constante evolução, a CAOA CHERY apresenta ao mercado nacional o Arrizo 6 PRO. Com mais sofisticação, requinte e tecnologia, a nova versão premium do sedan chega para revolucionar o segmento e demonstrar o compromisso da marca de se manter em movimento e conectada às demandas e necessidades dos novos consumidores. O Arrizo 6 PRO é produzido na unidade de Jacareí (SP) sob a plataforma M1X, reconhecida internacionalmente por seu alto nível de competitividade. O modelo já está disponível nas concessionárias CAOA CHERY de todo o País com o preço de lançamento de R$ 134.990,00.

O modelo complementa a gama de sedans médios da montadora, que segue contando com o Arrizo 6 na versão GSX. O lançamento marca ainda a expansão da linha PRO no mercado brasileiro, que teve início com a chegada do Tiggo 3x. Caracterizada por modelos altamente tecnológicos, com design arrebatadores e ricos em sofisticação, os modelos da linha PRO, da CAOA CHERY, tem como objetivo serem referência em veículos premium em seus segmentos.

“A linha PRO chega para mostrar ao mercado todo o potencial que a CAOA CHERY tem em termos de inovação. Nosso compromisso com o consumidor brasileiro é buscar de forma contínua a evolução, trazendo produtos cada vez mais completos e recheando o nosso portfólio com veículos que são referências nacionais em termos de Qualidade, Tecnologia e Design”, comenta o CEO da CAOA CHERY, Marcio Alfonso.

Entre os diferenciais da versão PRO do Arrizo 6 estão o design, ainda mais atraente, com grade frontal, traseira e detalhes exclusivos; e os itens de tecnologia de ponta como monitor de ponto cego, câmera 360° em alta definição, novo painel de instrumentos totalmente digital em tela LCD colorida de 10,25", multimídia de 10,25" de alta definição com Android Auto e Apple Car Play, entre outros, que fazem do sedan um dos mais completos do segmento em termos de segurança e conforto.

O Arrizo 6 PRO é equipado com motor 1.5 Turbo Flex que atua com uma transmissão CVT de 9 velocidades. Esse conjunto de powertrain tem como característica a direção ágil, confortável e com respostas rápidas, graças as relações de torque, que entregam uma dirigibilidade compatível com o modo de dirigir do brasileiro. Além disso, o modelo segue contando com todos os diferenciais que já fazem do Arrizo 6 um dos sedans mais atraentes do mercado como o maior porta-malas do segmento (570 litros) e um dos melhores espaços internos da categoria, com o maior comprimento (4.675mm) e largura (1.814mm) entre os sedans médios.

Design exclusivo

O Arrizo 6 PRO conta com um design exclusivo, seguindo o objetivo da CAOA CHERY de oferecer ao consumidor brasileiro um portfólio completo com opções diferenciadas para os mais diversos perfis de consumidores. Entre as novidades da nova versão está a grade frontal. Imponente e com visual expressivo, apresenta linhas cromadas que passam a impressão de profundidade e que se unem de forma harmoniosa com os amplos faróis.

Os faróis passam a ser todos em LED nesta nova versão e as luzes de rodagem diurnas (DRLs), ganharam detalhes cromados. Na traseira, as lanternas com design diferenciado se unem por uma barra de ligação em preto brilhante. Já na lateral, o design exclusivo das rodas de liga leve de 17" chamam atenção e dão ainda mais personalidade ao veículo.

Interior renovado e conforto máximo

Sinônimo de sofisticação, o Arrizo 6 PRO tem um interior marcado pelo conforto, pelo design e pelo toque de requinte em cada detalhe. A nova central multimídia colorida de 10,25" LCD/TFT de alta definição é um dos pontos altos do modelo e está totalmente integrada à seção central com acabamento em preto brilhante, dando um toque ainda mais tecnológico ao interior.

O console central elevado possui comandos como o freio de estacionamento eletrônico, AutoHold e controle da central multimídia ergonomicamente instalados, priorizando o conforto do condutor. O volante é multifuncional com base reta, revestido em material premium, e o painel de instrumentos digital e colorido tem tela LCD/TFT de 10,25".

Os bancos ganharam regulagem elétrica no lado do motorista com seis possibilidades de ajuste: de distância do assento, altura e inclinação do encosto. Além disso, são ergonômicos, revestidos em material premium e têm design exclusivo para esse veículo. O conforto também segue sendo um dos diferenciais do Arrizo 6 na versão PRO. Com 4.675 mm de comprimento, 1.814 mm de largura, 1.493 mm de altura e com distância entre eixos de 2.650 mm, conta com um dos melhores espaços internos da categoria.

Tecnologia e sofisticação

A tecnologia do Arrizo 6 PRO é um dos pontos altos do veículo. O modelo, que já possuía uma vasta lista de equipamentos de série na versão GSX ganhou itens ainda mais refinados. Entre as novidades está o sistema de monitoramento de ponto cego (BSD), que eleva a segurança do sedan durante as manobras. Acionado por meio de sensores, ele emite alertas ao motorista nos espelhos externos e/ou no painel sempre que um outro veículo ou objeto é detectado.

Outra novidade é o painel de instrumentos totalmente digital multicolorido com tela TFT/LCD de 10,25". Com duas opções de layout e visualização em cores, tem a tela sincronizada com as funções de direção SPORT/ECO e com o multimídia. A central, aliás, também é nova. Com tela colorida de alta resolução e sensível ao toque, possui Apple Car Play, Android Auto, Bluetooth e quatro opções de temas/papeis de parede. Além de estar sincronizada com o cluster, a central multimídia também se liga às novas luzes ambientes localizadas nas laterais da cabine frontal. São sete opções de cores que se conectam ao sistema de áudio e tornam a experiência a bordo ainda mais agradável e sofisticada.

A nova versão do sedan de luxo da CAOA CHERY segue contando com acionamento do motor por botão, comando de climatização à distância (CCD), freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função Auto Hold, destravamento das portas por aproximação e rebatimento elétrico dos retrovisores que agora possuem desembaçador elétrico.



Stellantis conquista Selo Ouro do Programa GHG Protocol. - Reconhecimento inclui todas as unidades do grupo na América do Sul e atesta a realização do inventário completo de emissões de gases de efeito estufa. - Ação direciona o desenvolvimento de projetos que visem a redução das emissões e, em seguida, a neutralização.

Constituída em janeiro desse ano, a Stellantis reforça seu compromisso com a sustentabilidade e acaba de conquistar o Selo Ouro do Programa GHG Protocol Brasil, que tem como objetivo incentivar empresas a entender, quantificar e gerenciar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE ou GHG na sigla em inglês). O reconhecimento é institucional, ou seja, abrange todas as unidades da Stellantis na América do Sul, que incluem 11 unidades fabris no Brasil e na Argentina, além de escritórios e dois armazéns da Mopar. O selo garante que 100% do grupo realizou o inventário completo de emissões e tem os dados auditados e certificados.

“Trata-se de uma conquista significativa, alcançada graças ao compromisso com o desenvolvimento sustentável que nossos times compartilham”, destaca Amanda Leite, analista de Meio Ambiente da Stellantis América do Sul. “Uma vez que o mapeamento das emissões foi concluído e auditado, conseguimos identificar as principais fontes de emissão e passamos para o passo seguinte, que é trabalhar fortemente em projetos de redução em todas as nossas unidades e, posteriormente, buscar a neutralização”, acrescenta. Para as emissões que eventualmente restarem, a compensação é feita através de Créditos de Carbono reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Atualmente, o grupo já possui a certificação de neutralidade nas plantas industriais de Goiana (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Powertrain Campo Largo (PR), Powertrain Betim (MG), CMP Contagem (MG) e CMA Goiana (PE). Também contam com certificação de neutralidade os escritórios de Brasília e de Santiago do Chile, as unidades da FCA Saúde e do ISVOR, a universidade corporativa do grupo, e os Centros de Distribuição Mopar em Betim (MG) e em Hortolândia (SP).

Sobre a Stellantis

A Stellantis é uma das principais fabricantes de automóveis do mundo e provedora de mobilidade, guiada por uma visão clara: oferecer liberdade de movimento com soluções de mobilidade diferenciadas, acessíveis e confiáveis. Além da rica herança e ampla presença geográfica do grupo, seus principais pontos fortes residem em seu desempenho sustentável, profundidade de experiência e os talentos abrangentes de empregados que trabalham em todo o mundo. 

A Stellantis irá alavancar seu amplo e icônico portfólio de marcas, no espírito dos visionários que as inspiraram com paixão e com um espírito competitivo que sensibiliza empregados e clientes da mesma forma. A Stellantis aspira a se tornar a melhor, não a maior, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todos os públicos de interesse, bem como para as comunidades nas quais opera.

1ª prova da quarta etapa da TCR South America acontece neste sábado em El Pinar, no Uruguai



Cobra Racing Team busca se manter na liderança da Copa Trophy e avançar na vice-liderança dos campeonatos de equipes e pilotos. A 2ª corrida, no domingo, terá transmissão ao vivo da Fox Sports, a partir das 9 horas da manhã

Começam neste sábado, 2, as atividades da quarta etapa do campeonato da TCR South America, no Autódromo El Pinar, no Uruguai, a cerca de 30 quilômetros da capital Montevidéu, com três treinos e classificação para o grid de largada da primeira prova, que será disputada no fim da tarde, a partir das 17h12 de Brasília, e será exibida no Canal Fox Sports às 8 horas de domingo, 3, antes da transmissão ao vivo da segunda corrida.

A Cobra Racing Team está animada para a segunda etapa da categoria em pistas uruguaias, depois das corridas que foram disputadas em setembro no Autódromo de Rivera.

“Será a primeira vez para o Digo Baptista e o Adalberto Baptista em El Pinar, mas estamos bastante positivos e vamos para a pista com o objetivo de diminuir a diferença da nossa vice-liderança nos campeonatos de equipes e de pilotos, com o Digo, em relação aos líderes, e determinados a nos mantermos na liderança da Copa Trophy com o Adalberto”, diz Nonô Figueiredo, o chefe da equipe Cobra Racing Team.

Como piloto, Nonô já correu e venceu em El Pinar, com um BMW, no Campeonato Sul-Americano de Turismo de 1999.

A segunda corrida da quarta etapa será realizada na manhã de domingo, 3, com largada às 9h12. Ao vivo no canal Fox Sports. 



PROGRAMAÇÃO DA 4ª ETAPA – TCR SOUTH AMERICA 2021

Sábado, 2 de outubro

08h00/08h30: Treino extra

09h35/10h05: Treino 1

10h40/11h10: Treino 2

12h35/13h15: Classificação

17h12: Largada da corrida 1

Domingo, 3 de outubro

09h12: Largada da corrida 2


Texto: Charles Marzanasco Filho

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Fiat inaugura museu Casa 500, o maior jardim suspenso da Europa na icônica pista de Lingotto (Turim, Itália) e apresenta o novo (500)RED com Bono Vox, do U2 • Casa 500: não apenas um museu, mas também uma viagem para o futuro, inspirada pelas raízes do ícone da marca. A cultura e a história de um país entrelaçadas com as do 500, tudo num cenário de "criatividade sustentável"; • La Pista 500: mais de 40 mil plantas no maior jardim suspenso da Europa, criado na icónica pista de Lingotto. Um caminho ecológico de espécies nativas, um pulmão verde para a cidade de Turim, agora aberto ao público; • Novo (500)RED: totalmente elétrico, é o primeiro automóvel (RED) com a mensagem partilhada de "proteger o planeta e as pessoas"; • A FIAT, junto com a Jeep e a RAM, estão com a (RED) para responder ao apelo de luta global contra a pandemia por meio do lançamento de uma edição especial de modelos (RED), ajudando a angariar mais de 4 milhões de dólares ao longo dos próximos três anos.

 


ASSISTA O VÍDEO

https://youtu.be/HjJMXoESzYI

Em cerimônia de inauguração da Casa 500 e La Pista 500 em Lingotto, Turim, participaram John Elkann, Chairman da Stellantis; Ginevra Elkann, Chairwoman da Pinacoteca Agnelli; e Olivier François, CEO da FIAT e CMO da Stellantis, que também contou com presença de Bono Vox, vocalista do U2 e co-fundador da (RED), no anúncio da parceria que revelou o Novo (500)RED.

Casa 500

A Casa 500 é um novo espaço de exposição que faz parte do complexo museológico da Pinacoteca Agnelli. Um itinerário imersivo que cobre mais de 700 m2, e que atua sobre as memórias, emoções e sonhos para reconstituir a cultura e a história de um país e de uma cidade, entrelaçada com a história do 500. 

Muito mais do que um museu do automóvel, a Casa 500 conta o futuro da marca Fiat, partindo das suas raízes, aquelas que são de fato a inspiração para o futuro. O fio comum é a metamorfose do Fiat 500 ao longo das suas três gerações, um modelo que fez história na indústria automotiva e que sempre inspirou novas formas de pensar e viver. Um ícone do nosso tempo cuja evolução transmite a cultura de um país e a história da sua cidade.

Localizada no 4º andar da Pinacoteca Agnelli e com vista direta para a pista de Lingotto, a Casa 500 é um espaço de exposição aberto, banhado em luz e ligado à pista nos seus quatro lados pelas suas grandes janelas. A Casa 500 é também um local onde o respeito pelo ambiente é o mantra que inspirou a criação de todos os espaços e materiais escolhidos para as instalações e que seguem o princípio resumido no conceito de "Reutilizar, Reduzir, Reciclar": madeira reciclada para as mesas, plataformas e portas; painéis que absorvem os componentes voláteis do ar; mobiliário reutilizado ou produtos com plásticos recuperados do mar, como os bancos traseiros com fio Seaqual®; e tintas antibacterianas amigas do ambiente. 



A exposição Casa 500 é apresentada em torno de uma árvore central altamente simbólica, também feita de madeira reciclada. Uma árvore que representa a continuidade da história, entre as raízes – o passado – e o futuro. Ao pé da árvore, a maquete do lendário Fiat 500 de 1957 e um Novo (500)RED, a mais recente membro da gama do Novo 500.

A exposição está dividida em 8 áreas temáticas.

Estas começam com o tema Legacy, um espaço imersivo de fotografias e vídeos, onde os visitantes são conduzidos de volta ao início da viagem, em 1957: o futuro está à mão e o mundo está lá para ser conquistado a bordo das três gerações do 500, criadas com o engenho e a paixão de talentos visionários.

Segue-se a área Made of Italy, não apenas uma coleção de objetos, mas uma afirmação de estilo. Doze produtos industriais que, tal como o 500, se afirmaram graças ao seu design Italiano que combinou beleza com funcionalidade. Uma viagem pelo tempo e pela criatividade são objetos da vida cotidiana que se tornaram ícones no inconsciente coletivo, inspirando formas de pensar e de viver. Nesta área, eles estão divididos em três espaços: Boom, Ego e Ethical.

A área Social relevance cobre a história empolgante do 500, tal como contada nas três áreas anteriores: Boom, o crescimento econômico do pós-guerra que impulsionou o consumo em massa; Ego, o 500 de 2007, o grande nome do novo milénio digital, graças às suas infinitas opções de personalização; Ethical, o futuro a partir de 2020, com o Novo 500 totalmente elétrico a levar todos para a próxima era de mobilidade.

Pensada para os fãs da história da comunicação encontra-se a imperdível área Poster Collection, com 12 cartazes e imagens publicitárias do primeiro 500, um ícone da democratização dos automóveis na Itália. As imagens reproduzidas respiram a atmosfera positiva desses anos, com as famílias no seu tempo livre e no seu dia a dia. Com muitas mulheres ao volante, o pequeno carro torna-se, igualmente, o símbolo da emancipação da mulher, bem como um sinônimo de liberdade e mobilidade democrática.

3 Generations é a área de comparação. Duas inestimáveis cápsulas de tempo que contam a história visual da evolução do 500 e das suas três encarnações. Uma evolução, das três gerações do 500, que se manteve sempre fiel a si mesmo, sem nunca perder o carisma da modernidade. As paredes incluem uma exposição de um corte transversal da carroceria de um modelo real de 1957. Ao seu lado estão alguns componentes do 500 de 2007: rodas, faróis dianteiros e traseiros, volante, painel de instrumentos e espelho.

Componentes industriais, partes do singular 500, mas agora imediatamente reconhecíveis pelo seu design, funcionalidade e integração. Mais adiante, os mesmos componentes, mas desta vez retirados do Novo 500 elétrico, de 2020: inovação, funcionalidade, design e tecnologia, tudo de acordo com o caráter do veículo.

Dois clusters multimídia compõem o Digital Counter. Uma área interativa com o portfólio de um ícone contemporâneo: entrevistas, materiais de comunicação, eventos e prêmios, fazendo do Fiat 500 uma estrela internacional.

Por último, mas não menos importante, a área Foreseeing the Future. Nela está retratada a história do passado, presente e futuro, contra o pano de fundo de Lingotto, cujo rosto mudou radicalmente várias vezes. Originalmente uma fábrica de automóveis, depois inevitavelmente com acesso limitado, uma fábrica onde o trabalho manual era o foco da sua existência. Seguida nos anos 90 pelo primeiro grande passo, de um local "inacessível" que guardava os seus segredos industriais, para um de encontros sociais, um centro comercial multifuncional. E agora uma nova transformação, um espaço museológico e ecológico centrado na nova mobilidade sustentável, aberto ao público e concebido para a comunidade.

A Casa 500 foi concebida pela equipa do Lab71 architetti, liderada por Massimiliano Gotti Porcinari.



La Pista 500, o maior jardim suspenso da Europa

Uma sucessão de flores e cores de acordo com as estações do ano, luz e sombra, espaços cheios e vazios, aromas infundidos no ar. O sumtuoso jardim La Pista 500 é tudo isto, criado onde os carros produzidos na fábrica de Lingotto foram outrora testados. 

O jardim é uma grande injeção da natureza na cidade, um exemplo de arquitetura verde construída num edifício simbólico para Turim e na sua história, agora aberto a todos os seus cidadãos, como uma fuga da metrópole que os rodeia. La Pista 500 foi criado como um espaço para todos.

O projeto desenvolve-se ao longo de todo o anel de 1,2 km, mas não se satisfaz com a mera criação de um jardim a 28 metros de altura. De fato, a história do local é retrabalhada: a pista do passado foi agora revitalizada, exclusivamente para veículos movidos a eletricidade, bem como para bicicletas e scooters. É única no seu estilo.

Concebida em áreas temáticas tal como os jardins Baroque, esta versão moderna propõe novos espaços, cada um diferente do seguinte: desde a meditação e o yoga, uma pista de corrida e uma área de fitness, a infografias sobre a paisagem e monumentos da cidade, e espaços de arte partilhada com a Pinacoteca Agnelli. 

Atualmente em exposição, nesta última está uma antevisão de 9 esculturas de grande dimensão de alguns dos maiores escultores do século 20, como amostra para a exposição temporária "The Maeght Foundation: a studio in the open air", na Pinacoteca Agnelli a partir de 15 de outubro.

O espaço conta com cinco áreas temáticas, divididas, por sua vez, por espécies botânicas nativas: “hazelnut grove”, “educational and dye plants”, “kitchen garden”, “herbaceous borders” e “meditation”.

O jardim em detalhes

O jardim apresenta-se como um parque moderno e linear, com 28 grandes ilhas que cobrem pouco mais de 7 mil m2. Acolhe mais de 40 mil espécimes de 300 espécies e variedades de plantas, selecionadas segundo critérios ecológicos: alguns são retirados da região do Piemonte e áreas vizinhas, dispostos de acordo com variações sazonais de cor. 

Estas são, na sua maioria, plantas herbáceas perenes, que crescem muito rapidamente. Basta pensar nas pastagens alpinas que florescem espontaneamente numa profusão de flores, texturas e diferentes volumes, assim que a neve derrete.

Para cultivá-las foram adotadas novas técnicas conceituais para reduzir drasticamente o consumo de água e a utilização de fertilizantes; esta decisão foi também ditada por critérios de sustentabilidade. Apenas alguns meses depois, o jardim já é habitado por inúmeras espécies de borboletas e escaravelhos: uma verdadeira injeção de biodiversidade.

A "hazelnut grove", a aveleira, é dotada de uma área temática própria. A região do Piemonte é rica em avelãs, arbustos decíduos com folhagem vermelho-púrpura, que crescem muito rapidamente em todos os solos, mesmo secos, pobres e calcários. Esta planta frugal e nobre é utilizada para produzir o famoso creme de gianduia, à base de chocolate e de avelãs.

A "educational area" abriga espécies tintoriais. Outrora a única forma de colorir o tecido, os corantes naturais voltaram à moda pelas suas propriedades ecológicas e criativas. Cada planta tem a sua própria relação com o solo e com a luz, resultando em tonalidades originais.

Uma lição de jardinagem a partir da área temática "kitchen garden": estas espécies precisam de terra bem drenada com areia e pedra britada e apenas um pouco de irrigação no verão. Uma vez plantadas e concluído o período inicial de recuperação, habituam-se a não serem regadas e tornam-se cada vez mais resistentes a doenças e pragas.

Na área "herbaceous shrubs", os arbustos herbáceos, o jogo de cores e volumes que se sucedem à medida que as estações do ano mudam, superam, inclusivamente, o das flores. Na sua própria área dedicada, o barulho do vento entre as folhas e as geometrias dos ramos agitados pelo ar acrescenta uma nota extra de bem-estar.

A zona "meditation" não é apenas para contemplação, mas uma questão de harmonia interior. Para além das nuances inesperadas e das geometrias multifacetadas formadas pelos ramos e folhas entre uma e outra lufada de vento, o cheiro das aromáticas também induz relaxamento e coloca as pessoas e a natureza em contato profundo.

Família (500)RED – (RED)EFINIR O FUTURO E SALVAR VIDAS

A FIAT, Jeep e a RAM estabeleceram uma parceria com a (RED), comprometendo-se com um mínimo de 4 milhões de dólares, entre 2021 e 2023, para apoiar o trabalho crítico do Global Fund no combate às pandemias, incluindo a SIDA e a COVID-19. A (RED) foi fundada em 2006 para reunir empresas e pessoas em torno da luta para acabar com a SIDA. Hoje, a (RED) luta contra duas pandemias, a da SIDA e a da COVID-19, e gerou quase 700 milhões de dólares para o Global Fund. 

Com este montante, mais de 220 milhões de pessoas foram apoiadas, e o montante comprometido pela Stellantis irá financiar mais programas de salvamento de vidas onde estes são mais necessários. Ao associar-se à (RED), a Stellantis junta-se à luta contra as pandemias, dando aos seus clientes uma forma de se juntarem à causa também.

Novo (500)RED

O Novo (500)RED foi criado em colaboração entre a FIAT e a (RED) com uma mensagem partilhada para cuidar do ambiente, do planeta e das pessoas.

Da crença de que todos podemos desempenhar um papel na luta contra as pandemias e que cada pessoa pode, portanto, liderar a mudança, vem uma decisão no contexto do automóvel de ter o lugar do motorista de uma cor, vermelho, com os outros três lugares de passageiros em preto. Uma provocação, uma mensagem, um convite: estar "pronto" para se sentar no lugar do condutor da mudança. Para aqueles que preferem uniformidade de cor, o modelo está também disponível com os bancos todos em preto e o logo (500)RED contrastante, ou todos em vermelho com um logo preto.

O objetivo da FIAT é transmitir a mensagem (RED) ao público da forma mais ampla possível, tanto que a série especial está agora disponível em toda a Família 500: o Novo (500)RED, (500)RED, (500X)RED e (500L)RED assumirão, portanto, a cor vermelha como marca distintiva, tanto no exterior (desde a carroceria e logotipos até as tampas dos espelhos e elementos de design nas rodas de liga leve), como no interior (painel de instrumentos, detalhes de design nos tapetes, e os assentos exclusivos feitos com fio Seaqual®, derivados de plásticos recuperados dos oceanos, com a assinatura Fiat e o logotipo (500)RED no encosto. O vermelho não será a única cor da série especial (RED); a paleta de cores inclui outras tonalidades específicas para cada modelo.

Todos os modelos da família (500)RED estão equipados com um filtro de ar com uma substância biocida altamente eficaz (>99,9%) contra vírus e bactérias, o que pode parar a sua re-aerossolização na cabine. Além disso, as superfícies de algumas peças com as quais os clientes mais entram em contato, como volante, bancos e o bagageiro, foram submetidos a um tratamento antimicrobiano altamente eficaz (até 99,9% dependendo dos componentes) contra vírus e bactérias, para que os clientes se sintam mais seguros a bordo.

Cada automóvel da Família (500)RED está equipado com um kit de boas-vindas, incluindo um higienizador de mãos e uma capa específica de chave para um toque final de personalização. No mesmo kit, os novos clientes (500)RED encontrarão também uma carta exclusiva assinada por Olivier François e Bono, dando-lhes as boas-vindas à comunidade (RED).

“Planting the seeds of our future” – Um evento com reduzido impacto ambiental

Em linha com todo o projeto, até mesmo o evento de lançamento foi concebido e produzido com o menor impacto ambiental possível, bem como para satisfazer critérios de sustentabilidade. Em conjunto com a Legambiente, a Ecoevents concedeu-lhe a certificação de um "evento sustentável de emissões reduzidas", tornado possível pelo compromisso de cumprir os critérios de "Reduzir, Reciclar, Reutilizar", selecionando instalações e técnicas reutilizadas, bem como os materiais, tanto relacionados com as comunicações do evento, como os fornecidos aos convidados, impressos em suportes reciclados. Mas isso não é tudo. Os materiais foram transportados utilizando veículos elétricos e os fornecedores foram selecionados com base na proximidade do local do evento.

Foi também dada atenção à logística dos convidados, utilizando veículos elétricos do Grupo Stellantis disponibilizados pela Leasys. Um serviço de transporte também foi fornecido de e para os aeroportos pela LeasysGO!, o sistema de fluxo livre de compartilhamento de carros elétricos ecológicos, especificamente para o Novo 500, disponível em Turim, Milão e Roma. 

Por último, mas não menos importante, os hotéis do evento foram escolhidos pela certificação das suas comodidades e serviços como sendo de baixo impacto ambiental. Um passo adicional, coerente e concreto no sentido de contribuir para um futuro melhor. Porque todos e cada um de nós pode liderar a mudança.

Rolls-Royce Motor Cars anuncia seu primeiro automóvel 100% elétrico. A novidade chegará ao mercado no último trimestre de 2023 batizada como ‘Spectre’. Rolls-Royce elétrico cumpre a profecia de 1900, feita por Charles Rol. Testes globais irão percorrer 2.5 milhões de quilômetros – uma simulação de 400 anos de uso. Em 2030, todos os modelos Rolls-Royce serão totalmente elétricos

 


Goodwood, West Sussex – Um anúncio histórico: a Rolls-Royce Motor Cars confirma hoje que os testes de rodagem em vias públicas de seu primeiro modelo totalmente elétrico são iminentes. No anúncio deste momento seminal para a marca, o CEO da Rolls-Royce Motor Cars, Torsten Müller-Ötvös, disse:

“Hoje é o dia mais importante da história da Rolls-Royce Motor Cars desde 4 de maio de 1904. Hoje, 117 anos depois, tenho orgulho de confirmar que a Rolls-Royce irá começar os testes em vias públicas de um extraordinário novo produto que irá elevar a revolução elétrica automotiva e criar o primeiro – e da mais fina qualidade – produto de superluxo em seu segmento. Este não é um protótipo. É o modelo real, que será testado aos olhos de todos e nossos clientes receberão as primeiras entregas do automóvel a partir do último trimestre de 2023”.


 UMA PROFECIA QUE SE CONFIRMA

Charles Rolls profetizou um futuro elétrico para os automóveis. Em abril de 1900, ele experimentou um precoce carro elétrico chamado de Columbia e considerou esta alternativa como a ideal. Rolls disse: “o automóvel elétrico é esplendidamente silencioso e limpo. Não há nenhum odor ou vibração e será muito pertinente quando estações de recarga forem uma realidade. Mas não acredito que sejam operacionais neste momento – ao menos por muitos anos”.


ARQUITETURA PRÓPRIA VERDADEIRAMENTE FLEXÍVEL

“Em 2016, Rolls-Royce Motor Cars lançou o Phantom, e com ele a “Arquitetura de Luxo” feita em alumínio e uma marca registrada da empresa. Uma estrutura escalável e flexível que sustentaria os futuros modelos da Rolls-Royce motor Cars. Nosso próximo automóvel elétrico se beneficia desta arquitetura e da extraordinária experiência de um Rolls-Royce na estrada”.



UM NOVO NOME: UM NOVO LEGADO

“Nós decidimos por um nome completamente novo para este automóvel. Um nome que seja forte e evocativo assim como os demais modelos que tão perfeitamente nos serviram no século passado – como Phantom, Ghost e Wraith.  É um nome que perfeitamente se ajusta ao entorno etéreo e consagrado onde estão nossos produtos – um nome que foi reservado especialmente para este momento: Spectre”.

“Com este novo produto, estabelecemos nossas credenciais para a eletrificação de todo o nosso portfólio de produtos para 2030. Até esta data, Rolls-Royce não irá mais atuar no negócio de produzir ou vender nenhum produto com motor de combustão interna”.






quinta-feira, 30 de setembro de 2021

A tendência do mercado seminovo: confira algumas dicas para acertar na compra do carro usado. Solicitar o histórico de revisões e analisar as condições externas do carro estão entre os pontos destacados pelo CEO do Zul+


São Paulo, 30 de setembro de 2021 - A paixão do brasileiro por um carro novo e a vontade constante de trocar um automóvel usado por um zero quilômetro estão sendo diretamente afetadas nos últimos anos. Pelo menos desde o começo da pandemia de coronavírus, um dos setores que vem sofrendo quedas na produção com resultados inconstantes é o automobilístico. De acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a falta de semicondutores no mercado mundial continua afetando a indústria automobilística, tendo os resultados refletidos nas vendas de carros no mês de agosto. Foram licenciados no mês, 172,8 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, o que representou uma queda de 5,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, a falta de oferta de carros novos no mercado faz com que consequentemente os preços dos que já estão nas lojas fiquem ainda mais elevados.

Segundo levantamento realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), entre fevereiro de 2020 e julho de 2021, os preços de carros zero subiram 19,9% em média. Mesmo os dois modelos mais baratos do Brasil, o Renault Kwid e o Fiat Mobi, hoje, chegam a custar mais de R$ 60 mil, ficando longe do alcance de muitos brasileiros. Além da valorização do veículo próprio, a escassez de outros insumos para produção, como o aço, e o aumento no custo dos transportes também ajudam a deixar o preço dos carros novos ainda mais salgados. E mesmo que a busca por seminovos também seja maior do que o estoque disponibilizado, muitas das vezes é mais vantajoso optar por esse segmento. É pensando nisso que o Zul+, principal autotech da América Latina, separou algumas dicas para você acertar na escolha de um carro seminovo.

Vale destacar que é extremamente importante estudar com tempo as propostas e comparar os valores, porque mesmo com a internet ajudando na busca por modelos, as ofertas podem ser enganosas. "A compra de um carro seminovo é, sem dúvida, uma excelente opção para a maioria das pessoas, principalmente para aquelas que buscam o melhor custo-benefício. Por isso, a compra tem que ser estratégica, visando sempre as maiores e melhores vantagens. Afinal, ninguém quer perder dinheiro tendo um carro que só fica parado na oficina mecânica", afirma André Brunetta, CEO do Zul+.

Vamos às dicas:

Pesquise bastante e verifique a procedência do veículo

A pesquisa, como já adiantamos, é essencial para que no final da compra o motorista não se surpreenda com nenhum problema no automóvel. Saber o valor de mercado do modelo pelo qual você procura é fundamental para não perder dinheiro. No app Zul+, é possível consultar o valor de mercado de milhares de carros no Brasil e descobrir quanto custam, em média, em uma revenda. Verificar a procedência também faz parte do processo, já que comprar um carro usado envolve avaliar a quilometragem rodada e o histórico por onde aquele automóvel passou. Por exemplo, se a pessoa optar por adquirir um modelo que já foi utilizado por anos para transporte de carga, é bem provável que o carro tenha passado por episódios que exigiram muito mais do seu desempenho e, com isso, pode haver um gasto maior de peças e afins. Outro ponto a se destacar é a questão do chassi. Confira sempre o número que vem normalmente gravado no vidro para saber se nada foi adulterado. Infelizmente, quando não advém de um lugar confiável, o veículo pode ter sido roubado e o comprador estará sendo passado para trás.

Solicite o histórico de revisões e fique atento às condições mecânicas

A realização das revisões estipuladas pelas concessionárias deve ser seguida regularmente. As revisões têm o objetivo de garantir que o veículo esteja sempre em boas condições, para que o comprador não passe por nenhum imprevisto técnico/mecânico. Normalmente, o interessado poderá encontrar essas informações no manual do veículo, o qual deverá apresentar as confirmações de vistoria por meio de carimbos. Além disso, nessa etapa, a pessoa poderá checar a real quilometragem do automóvel. No app Zul+, o motorista já consegue registrar todas as revisões realizadas em seu carro. Dessa maneira, é possível consultar o histórico de manutenção do veículo de maneira simples, rápida e digital.

Avalie a conservação do veículo

Não tenha vergonha de verificar absolutamente tudo do veículo, externa e internamente. Confira as condições de pintura, veja se a carroceria está em bom estado e se já não sofreu nenhuma avaria grave. Observe o interior do carro, veja se o estofamento está completo, se o teto não está manchado ou algo parecido. Ouça o barulho do motor e, principalmente, peça para dar uma volta com o carro. Será a chance de verificar o alinhamento, se o carro roda macio e se a direção responde com agilidade. O mais importante é o comprador adquirir o carro usado sem pensar que pode se arrepender por isso.

Considere os gastos que você terá, escolha a melhor forma de compra e prefira um vendedor de confiança

Apesar da menor desvalorização, parcelas mais em conta e documentação mais barata, atente-se que a compra de um seminovo também tratá gastos além da negociação. É importante que o comprador considere o valor das taxas e tributos que deverão ser pagas anualmente, além de valores extras como combustível e de manutenção. Não é porque o carro usado pode sair mais em conta no papel que ele também não exigirá outros tipos de compromissos da pessoa. De acordo com um estudo do Zul+, o custo de um carro ao longo de 1 ano pode chegar a R$25 mil.

"Pesquise bem antes de concluir a compra para que o sonho de ter um carro não se torne um pesadelo. Calcule os valores, negocie as formas de pagamento e crie uma relação de confiança com o vendedor. Ambos terão que acreditar no negócio, ou seja, por isso, opte por aplicativos e sites com taxas de aceitação mais altas e por lojas que te deem a segurança de poder concluir essa compra", conclui André Brunetta.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.