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segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Compass com motor 1.3 turbo de 185 cv é outro carro: o interior é mais refinado, o desempenho e a economia criam nova concorrência no segmento. Link do vídeo no texto




ASSISTA O VÍDEO NO LINK: 

https://youtu.be/OSZC0ovoh-4


Texto e fotos: Arnaldo Moreira

A queixa de quem comprava o modelo Compass Flex 2.0 Tigershark era o consumo elevado do carro, e as versões diesel chegaram a vender mais do que as flex, mas o problema foi resolvido de vez. A Jeep instalou no Compass 2022 Flex um motor T 270 1.3 Turbo de 185 cv que gera 27,25 kgfm de torque, o que deve acontecer com o Renegade em meados deste ano. 


O câmbio de seis velocidades foi recalibrado para trabalhar na faixa de rotação em o motor 1.3 turbo oferece mais força, obtendo-se um conjunto muito equilibrado e harmônico. Na cidade e na estrada o desempenho é digno de nota.


O que significam esses números? Duas coisas. Um excelente desempenho do SUV e a queda na relação de consumo, reduzido graças à menor capacidade do motor e à ação do turbo que ao mesmo tempo em que eleva o torque baixa o consumo. Não esqueçamos que o Compass é um carro de grande porte, com um motor potente e ainda assim apresentando níveis de consumo semelhantes a motores menores.


Assim, as cinco versões flex do modelo 2022 do Compass: Sport, Longitude (a versão testada pelo Blog), 80 Anos, Limited e Série S abastecidas com etanol fazem na cidade 7,1 km/l e 8,6 km/l na estrada. Com gasolina esses números sobem para 10,3 km/l, na cidade e 11,9 na estrada. Com o novo motor T270 o Compass chega de 0 a 100 km/h em 9,7 s (gasolina) e 9,3 s - menos quatro segundos - (etanol). A queda  no consumo em relação às versões flex 2.0 está entre 15% e 20% de acordo com a forma de dirigir de cada um. A velocidade máxima do SUV é de 204 km/h, com gasolina e 206,5 km/l, com etanol.


Os aspetos que levam as pessoas a comprar o Compass, inclusive se fidelizar ao modelo, são a confiabilidade da marca Jeep, o conforto, o espaço, o design moderno e atraente e o acabamento apurado do carro, além do preço competitivo. A avaliação do Compass Longitude pelo Blog - que já testou quase todas as versões do modelo - realizada na semana passada permitiu comprovar essa opinião nos mais de 300 km percorridos. Na estrada, o SUV tem um comportamento equilibrado tanto no aspeto do desempenho quanto da segurança e da dirigibilidade.


O novo motor mostra sua eficiência e desenvolvimento nas ultrapassagens e nas retomadas de velocidade o que transmite ao motorista e aos demais ocupantes do carro segurança nas viagens. O motorista que gosta de mais desempenho conta com o modo Sport que eleva a rotação do motor e proporciona uma condução mais rápida, com trocas de marchas e respostas do acelerador mais ágeis, inclusive nas trocas manuais nas borboletas atrás do volante.   

O item segurança foi outra preocupação da Jeep. O Compass tem seis airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 cortina), detetor de tráfego cruzado, monitoramento de ponto cego, detetor de fadiga do motorista, reconhecimento de placas, avisando quando o carro estiver acima do limite. 


O piloto automático adaptativo que reduz a velocidade automaticamente quando o carro da frente estiver mais lento, monitoramento de mudança de faixa, assistência de estacionamento.


Ao longo dos anos de vida do Compass dirigi quase todas as versões e é notória a melhoria acentuada do modelo flex 2022. O Compass é um campeão de vendas pela confiabilidade da máquina, o conforto, pelo design diferenciado e o modelo 2022 recebeu alterações significativas no interior, como o aumento da tela do multimídia - que tem câmera de ré e acesso ao Android Auto, Apple Car Play e à Alexa, da Amazon, controles de ar condicionado automático de duas zonas e de todas as funções do carro - para 10,1", elevada no painel.  

O novo design do volante, com controle de altura e profundidade... 

... é decorado pela costura do coro que o reveste e evita que a mão escorregue eventualmente no volante. 

O painel de instrumentos tem tela TFT de 7" colorida de alta definição, com velocímetro digital e todas as informações do computador de bordo. A Jeep manteve o velocímetro e o conta-giros analógicos. 


O painel superior é coberto de produto emborrachado maleável imitando couro e ganhou um acabamento que enaltece o interior luxuoso. 


Já o painel central entre o motorista e o carona ficou ligeiramente mais alto e conta com carregador de celular por indução, duas entradas de USB, botões de modo Sport e Hold (manter modo escolhido), freio de estacionamento elétrico, dois porta-copos, uma ranhura especial para colocar a chave do carro, um porta-objetos coberto pelo apoio de braços e...


... já na parte traseira a saída de ar condicionado para os passageiros do respectivo banco e tomada de USB. 


Os bancos tanto da frente quanto de trás são bem ergonômicos. Sob o banco do carona há um grande porta objetos que chamei de cofre por esconder dos amigos do alheio as coisas que tenham sido ali guardadas. 


O assento traseiro, tem cintos de segurança de três pontos nos três assentos e fixação para cadeira de criança, no meio um apoio de braço com porta-copos que elevado é o encosto do assento do meio. Tanto na frente quanto atrás há espaço suficiente para as pernas e mesmo um passageiro mais alto não bate com a cabeça no teto.

A versão testada tem teto solar panorâmico.


Andei mais de 300 km com o Compass, durante o teste, e pude comprovar a boa confortabilidade do carro. A suspensão independente McPherson nas quatro rodas absorve com eficiência as irregularidades da pista. 


As rodas de 18" com pneus 255/55, proporcionando um ótimo conforto e dirigibilidade, graças também à eficiente direção elétrica. ângulo de entrada do Compass aumentou de 15,8º para 21,5º, atendendo a reclamações dos proprietários das versões anteriores.


No exterior as mudanças foram apenas na frente, as sete barras que marcam a Jeep ficaram um pouco mais finas e decorativas e os faróis de neblina ficaram ligeiramente menores. Os faróis, inclusive os auxiliares, de nevoeiro, são full Led. Os retrovisores com repetidores de pisca-pisca têm recolhimento automático e reconhecimento de ponto cego e no para-choques que ganhou um barra decorativa estão instalados os sensores de estacionamento. 


A altura do solo de 20,5 cm é suficiente para transpor os quebra-molas sem arrastar o fundo do carro.


O porta-malas graças a ajustes nos acabamentos ganhou 76 l, em relação às versões anteriores, passando para 476 l, que quase duplicam com os bancos traseiros rebatidos, e um piso de dois níveis.

Um fato é notório, as alterações introduzidas no Compass 2022 vieram criar mais um problema na concorrência.

Os preços de cada versão com motor Flex do Compass são os seguintes:

Sport (de entrada) - R$ 158.990

Longitude (versão avaliada pelo Blog) - R$ 170.590

80 anos - R$ 189.990

Limited - R$ 189.990

Série S - R$ 209.990


Ficha técnica

Motor

Posição: Transversal dianteiro

Número de cilindros: 4 em linha

Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm

Cilindrada total: 1.332 cm³

Taxa de compressão: 10,5:1

Aspiração: Turbocompressor

Potência máxima (ABNT): 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 3.750 rpm

Torque máximo (ABNT): 270 Nm a 1.750 rpm

Nº de válvulas por cilindro: 4

Eixo comando de válvulas: 1 no cabeçote

Alimentação

Ignição: Vitesco, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção

Injeção eletrônica: Vitesco, direta

Combustível: Gasolina/etanol

Transmissão

Câmbio automático: seis marchas à frente e uma à ré

Relações de transmissão:

1ª – 4,459

2ª – 2,508

3ª – 1,556

4ª – 1,142

5ª – 0,852

6ª – 0,672

Ré – 3,185

Diferencial – 3,683

Tração: Dianteira

Sistema de freios

Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante

Traseiro: A disco sólido (diâmetro de 278 mm) com pinça flutuante

Suspensão dianteira

Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora

Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados

Elemento elástico: Molas helicoidais

Suspensão traseira

Tipo: McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora

Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados

Elemento elástico: Molas helicoidais

Direção

Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira

Diâmetro mínimo de curva: 11,3 m

Rodas

Medidas: 7” x 18” – liga de alumínio

Pneus: 225/55 R18

Peso do veículo

Em ordem de marcha: 1.585 kg

Capacidade de carga: 400 kg

Dimensões externas/capacidades

Comprimento: 4.404 mm

Largura da carroceria: 1.819 mm

Altura do veículo: 1.628 mm

Distância entre eixos: 2.636 mm

Bitola dianteira: 1.550 mm

Bitola traseira: 1.545 mm

Altura mínima do solo entre os eixos: 205 mm

Ângulo de entrada: 21,5°

Ângulo de saída: 30,7°

Ângulo de rampa: 20,5°

Volume do porta-malas: 476 litros

Tanque de combustível: 60 litros

Desempenho

Velocidade máxima: 204 km/h (gasolina) / 206,5 km/h (etanol)

0 a 100 km/h: 9,7 s (gasolina) / 9,3 s (etanol)

Consumo

Ciclo urbano: 10,3 km/l (gasolina) / 7,1 km/l (etanol)

Ciclo estrada: 11,9 km/l (gasolina) / 8,6 km/l (etanol)




Itens de série por ordem alfabética

ABS
Acendimento automático dos faróis
Ajuste do volante em altura e profundidade
Alarme
Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
Aletas para trocas de marcha no volante (Borboletas)
Apoia-braço com porta objetos
Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio
Ar Condicionado automático dual zone
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco do passageiro rebatível
Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível
Bancos em couro
Bolsa porta objetos atrás dos bancos dianteiros



Central Multimídia de 10,1" com Adventure Intelligence Plus
Chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros - Keyless Enter 'n Go
Cinto traseiro central de 3 pontos
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura
Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Controle de Estabilidade (ESC)
Controle de Tração
Controle eletrônico anti capotamento
Câmbio automático de 6 marchas
Câmera de estacionamento traseira
Direção elétrica
Encosto de cabeça traseiro central
Estepe de uso emergencial
Faróis Full LED com assinatura em LED
Faróis e lanterna traseira de neblina
Freio de estacionamento eletrônico
Freios a disco nas 4 rodas
Friso cromado por toda a extensão das janelas do veículo
Ganchos de fixação de carga no porta-malas
HSA (Hill Start Assist)
Iluminação do porta-malas
Isofix
Jeep Traction Control+



Lanternas com assinatura em LED
Limitador de velocidade
Limpador e desembaçador dos vidros traseiros
Modo Sport
Motor T270 Turbo Flex
Painel de instrumentos em tela TFT de 7" colorida e configurável
Panic break assist
Para sol com espelhos cortesia
Pavimento do porta malas com revestimento duplo



Piloto automático
Porta objetos sob o assento do banco do passageiro
Protetor de carter
Rack do teto na cor preta
Repetidor lateral nos retrovisores
Retrovisor interno eletrocrômico


Retrovisores externos elétricos
Rodas em liga aro 18'' e pneus 225/55
Seis airbags (Frontais, laterais e de cortina)
Sensor de chuva


Sensor de ponto cego
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema Auto Hold
Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor)
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
Sistema de navegação GPS
Sistema de áudio com 6 alto falantes , USB e Bluetooth
Tapetes dianteiros e traseiros
Tapetes em carpete
Tomada 12V
Travas elétricas nas portas e porta malas (travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas)
USB Tipo C
Vidros elétricos nas 4 portas com one touch
Volante com acabamento em couro
Válvula antirrefluxo de combustível

Quem não realizar o recall do seu carro não terá licenciamento liberado. Salão do Automóvel acabou, mas nascerá o São Paulo Motor Experience, em Interlagos


Luís Carlos Moraes, presidente da Anfavea

São Paulo, 7 de janeiro de 2022 – Os proprietários de veículos automotores que não realizarem o recall estabelecido pelas montadoras no prazo de um ano após o último licenciamento não terão o novo licenciamento liberado pelos Detrans. A advertência foi feita, há pouco, na coletiva de Imprensa mensal da Associação Nacional dos Fabricantes de Veiculos Automotores (Anfavea), pelo secreário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, que informou haver até 31 de dezembro de 2021 111.446.866 veículos licenciados no País.   

Apesar da crise global de componentes eletrônicos, indústria automobilística brasileira fecha 2021 com leve recuperação e projeta mais um ano de discreta melhora

A Anfavea divulgou hoje os números do fechamento de 2021, com ligeira melhora na comparação com o crítico ano de 2020, mas ainda aquém do potencial de demanda interna e externa por autoveículos. 

“A crise global de semicondutores provocou diversas paralisações de fábricas ao longo do ano por falta de componentes eletrônicos, levando a uma perda estimada em 300 mil veículos. Para este ano, a previsão ainda é de restrições na oferta por falta de componentes, mas num grau inferior ao de 2021, o que projeta mais um degrau de recuperação”, afirmou o presidente Luiz Carlos Moraes.

Produção – Dezembro foi o melhor mês do ano, com 210,9 mil autoveículos produzidos. Com isso, o ano fechou com 2.248,3 mil unidades, alta de 11,6% sobre 2020. No ranking global de produtores, o Brasil retomou a oitava colocação perdida no ano anterior para a Espanha. Para 2022, a expectativa é de um aumento de 9,4%, com 2,46 milhões de unidades produzidas.

Mercado interno – Como ocorre tradicionalmente, o último mês do ano foi o de maior volume de vendas, com 207,1 mil unidades licenciadas. Mesmo assim, foi o pior dezembro em cinco anos. O acumulado chegou a 2,12 milhões de unidades, apenas 3% acima de 2020, o que manteve o Brasil na sétima colocação do ranking global, por poucas unidades atrás da França. Para este ano, a Anfavea projeta vendas de 2,3 milhões de autoveículos, uma alta de 8,5% sobre 2021.

Exportações – A rápida recuperação após o pico da pandemia em mercados como Chile, Colômbia, Peru e Uruguai ajudou a impulsionar as exportações de veículos brasileiros, apesar das restrições comerciais impostas pelo governo argentino. Com isso, as 376,4 mil unidades exportadas representaram crescimento de 16% sobre o ano anterior. Pela primeira vez, a Argentina representou menos da metade dos embarques nacionais (34% do total). 

Em valores, as exportações tiveram alta ainda maior, de 37,8%, por conta do envio mais representativo de veículos com maior valor agregado, como caminhões e SUVs. Para 2022, a expectativa é de exportar 390 mil unidades, um incremento de 3,6% sobre o ano anterior.

O Blog perguntou ao presidente da Anfavea: Com a inflação em dois dígitos e um custo de financiamento em alta já perto de 30%, como será, na opinião da Anfavea  o comportamento das vendas ao longo de 2022. Até que ponto esse quadro pode afetar as vendas em 2022? A saída seria o aumento das exportações?

Luís Carlos Moraes: "Sim, estamos trabalhando muito forte nas exportações, mas é aquilo que sempre falo, o custo Brasil, é uma dificuldade, dificulta as exportações: a questão dos resíduos tributários, mas temos conversado muito com o governo na tentativa de enquanto a Reforma Tributária não for implementada, a gente ter uma definição dos serviços tributários que afetam as exportações. Há ainda a questão dos créditos tributários a partir de 15 a 20% em que as exportações começam a gerar imposto. Temos feito grandes avanços no sentido de facilitar a relação com as concessionárias e com os consumidores finais nos financiamentos ao consumidor, inclusive na compra de carros usados. No âmbito das importações há bastante espaço para melhorar, seja na redução dos saldos credores, seja na logística, segurança de créditos para exportação. Isso vai ajudar a indústria a ser mais competitiva. Estou falando da indústria da transformação, incluindo a indústria automotiva".

Empregos – As vagas diretas em fábricas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus tiveram ligeira queda em relaç ão a dezembro de 2020, de 0,2%. O setor fechou o ano com 101,1 mil empregados. O quadro é de estabilidade, apesar do fechamento de algumas fábricas no início de 2021 e das constantes paradas de produção em função da falta de componentes eletrônicos nas linhas de montagem.

Expectativas – Na primeira coletiva de imprensa do ano, o presidente da Anfavea adotou um tom de otimismo moderado. “Temos uma indústria resiliente, que trabalhou de forma intensa para proteger seus funcionários nesses dois anos de crise, mitigar perdas e manter investimentos em produtos, dado que entramos em 2022 com uma nova e rigorosa fase do Proconve para veículos leves, que reduz ainda mais as emissões dos automóveis brasileiros”, destacou. 

“Apesar das turbulências econômicas e do ano eleitoral, apostamos numa recuperação de todos os indicadores da indústria, que poderiam ser ainda melhores se houvesse um ambiente de negócios mais favorável e uma reestruturação tributária sobre os produtos industrializados”, concluiu Moraes.

Salão do Automóvel/São Paulo Motor Show Experience

Luís Carlos Moraes anunciou que não haverá mais o tradicional Salão do Automóvel no formato in door. O próximo será um grande evento no Autódromo de Interlagos dedicado às famílias e aos fãs de carros. "Estamos há três anos avaliando um novo conceito. Agora, o Salão do Automóvel será São Paulo Motor Experience nos moldes do que acontece em Las Vegas. Estamos conversando com todo o segmento automotivo e teremos um novo evento", revelou.

No São Paulo Motor Experience visará uma grande interação com o público. Haverá testes nas pistas do autódromo, desfile de carros, exposição de automóveis antigos, painéis e debates sobre o futuro da segurança automotiva, lançamentos de carros, shows de música, enfim será um grande evento dedicado aos fãs de caros e à família. 

O presidente da Anfavea confirmou que a entidade participará da Agrishow que acontecerá em abril e da Fenatran, em novembro.


como aconteceu desde 1960, no Ibirapuera, até 1969, quando, em 1970, passou para o Anhembi, e 2016 aconteceu no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, voltando ao Anhembi no ano seguinte. A última edição foi realizada em 2018 e com o aparecimento da pandemia em 2020, a edição desse ano não aconteceu.

Luís Carlos 







domingo, 6 de fevereiro de 2022

Belezas do Brasil: Chapada dos Veadeiros, destino internacional no cerrado goiano

 

Parque Nacional da Chapada dos Viadeiros - Foto: Rodrigo Valle


Travellers Choice 2022 elege Parque Nacional

 como um dos melhores do mundo.


Por Seleucia Fontes - Febtur-TO *

Não se pode ignorar um resultado destes. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, situado na região Nordeste de Goiás, está entre os melhores destinos turísticos para “quem ama o ar livre”, segundo o Travellers Choice 2022, prêmio da plataforma TripAdvisor. O resultado coloca o destino como o 23º melhor do mundo para quem está “em busca de novas aventuras e diversão”.

O Travellers Choice 2022 aponta que, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é possível encontrar cachoeiras de tirar o fôlego, bem como piscinas naturais “cintilantes” e trilhas desafiadoras, porém incríveis, como a Sete Quedas, dos Saltos e dos Cânions. O resultado também destaca as cachoeiras do Prata e de Santa Bárbara.

Em 2021, a Chapada dos Veadeiros já havia sido escolhida como o melhor parque nacional do Brasil, e listado como o 259º melhor destino do mundo para visitar. Os melhores dos melhores são decididos pelos internautas. Dessa forma, são baseados em dados de viajantes de verdade que vão, experimentam e compartilham experiências.

Na mesma categoria, o Parque brasileiro competiu com destinos incríveis, como a Arenal Volcano National Park, na Costa Rica, onde há um dos vulcões mais ativos do mundo. Além disso, há destinos na Índia, na Tanzânia, no Quênia, no Alaska e na Nova Zelândia.


Promoção reduziu tarifas de hospedagem, restaurantes e atrativos -Foto: Rodrigo Valle


Um paraíso

Além da conservação da biodiversidade e geodiversidade, o Parque Nacional tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. As caminhadas e banhos de cachoeira são as principais atividades, em meio a uma paisagem incrível, cortada por serras, trilhas e cachoeiras.

O Parque Nacional está inserido na bacia hidrográfica do rio Tocantins e possui área de 236.570 ha. Integra polígono de extrema importância biológica do bioma Cerrado e o corredor ecológico Paranã-Pirineus, sendo considerado como área núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado. Foi criado em 1961 e, em 2001, se tornou Patrimônio Mundial pela Unesco.

São quatro trilhas para chegar aos atrativos do Parque: Travessia das Sete Quedas, Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras, Trilha dos Cânions e Cariocas e Trilha da Seriema. A maior delas, com 23 km de extensão, Sete Quedas permanece fechada.

A região da Chapada possui dezenas de outros atrativos fora do Parque, sendo um dos mais famosos o Vale da Lua. Mas vale ressaltar que eles continuam sem receber visitantes, incluindo os localizados em domínio Kalunga, como a belíssima Cachoeira de Santa Bárbara, no município de Cavalcante, que permanece fechada por tempo indeterminado.

Campanha

Apesar do reconhecimento internacional, a região da Chapada dos Veadeiros está em baixa temporada, motivada principalmente pelo período chuvoso. Mesmo assim, é uma boa oportunidade para conhecer a região de uma forma totalmente diferente, já que as cachoeiras cheias são um espetáculo à parte.

Para atrair visitantes, os empresários do trade turístico se uniram para promover a Chapada Week, com descontos em pousadas, restaurantes, bares, atrativos, guiagens e até atendimentos holísticos. A campanha segue até 14 de fevereiro. São cerca de 45 estabelecimentos envolvidos, e os descontos variam de 10% até 50%. Vale lembrar que a Chapada está atenta a todos os protocolos de saúde.

 

Cerrado goiano oferece belas trilhas na região da Chapada - Foto: Fernanda Carasillo

Trilhas do Parque

As trilhas são bem sinalizadas e não exigem presença de guias, apesar de ser sempre bom contar com um, para fornecer assistência e informações.

Seriema – São apenas 850 metros de percurso (ida e volta), em terreno plano e bem marcado que dá acesso ao Córrego Preguiça, rio intermitente onde é possível tomar banho em pequenos poços e cachoeiras na época das chuvas. É uma trilha recomendada para pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos, crianças, mulheres grávidas e para os visitantes que retornam das trilhas principais.

Carrossel – Durante a caminhada de 4,5 km que leva à Cachoeira Carrossel o turista aprecia belas paisagens a partir de mirantes e cânion com pontos de banho. Há ainda de vias de escalada esportiva.

Salto – São 11 km de percurso, ida e volta, mas a recompensa é vislumbrar / fotografar / admirar o cartão-postal da Chapada, o Salto do Rio Preto, com 120 metros de altura, a partir de um mirante. Seguindo caminho, é possível tomar banho na Cachoeira do Garimpão, com 80 metros de altura e um grande poço para banho. A trilha termina em um rio com piscinas naturais das corredeiras do Rio Preto.

Cânions e Cariocas – Com trajeto de 12 km (ida e volta), a primeira parada da trilha é o Cânion II, localizado a 6 km da entrada do parque. O lugar é espetacular e conta com diversos pontos para fotos e banho. É possível ver o cânion do alto, de baixo e até nadar dentro dele. O próximo acesso, a 1800m, leva à Cachoeira das Cariocas, com duas quedas d’água principais que se transformam em várias e um grande poço para banho.


* Seleucia Fontes é jornalista em Palmas e associada à Federação Btasileira dos Jornalistas de Turismo-TO

 


Fábrica do BMW Group em Araquari celebra 30 mil BMW Série 3 produzidos

 


A fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina, começa o ano com um grande motivo para celebrar: ícone da marca e automóvel premium mais vendido no Brasil, o BMW Série 3 chega à marca de 30 mil modelos produzidos em solo brasileiro.

O sucesso de vendas do Série 3 é compatível com os feitos históricos do modelo no Brasil. Ele foi o primeiro modelo a sair da linha de produção, em 2014. Também foi o escolhido para ter uma edição especial de aniversário de 5 anos da fábrica - com apenas 24 unidades, em 2019 – o BMW 320i MSport 5 Years Edition.

“O veículo premium mais vendido no país, um exemplo do Puro Prazer de Dirigir e de tecnologia BMW, é orgulhosamente produzido pelo nosso time, que celebra mais este marco em nossa história de produção no país”, celebra Otávio Rodacoswiski - Diretor Geral da fábrica do BMW Group em Araquari. 

Na sua sétima geração e com motor Flex Fuel, o BMW Série 3 tem produção nacional nas versões 320i GP, 320i Sport GP e 320i M Sport e em sete cores: Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Mineral, Sunset Orange, Portimao Blue, Phytonic Blue e Prata Glacial.

A fábrica brasileira da marca produz atualmente, além do BMW Série 3, os modelos X1, X3 e X4 e retornou à produção nesta segunda-feira, dia 24 de janeiro. A previsão é que a fábrica produza cerca de 10 mil carros, como em 2021.

Sustentabilidade

A fábrica em Araquari é exemplo da sustentabilidade tão incentivada pelo BMW Group. Além de manter um constante monitoramento da flora e fauna que rodeiam o terreno onde a fábrica se localiza, há diversos projetos de redução de energia, água e de emissão de resíduos para descarte. Desde o início da produção, em 2016, já foi reduzido em 33%o consumo de energia, 41% o consumo de água e em 87% os resíduos para descarte.

A fábrica também conta com a utilização de energia proveniente de fontes renováveis, promovendo a redução das emissões deCO2 em suas atividades – o que rendeu a certificação I-REC, um instrumento de compensação do consumo de energia elétrica proveniente de fontes que emitem CO₂ na atmosfera.

 

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Nissan No Ar Episódio 5: Treinamentos Modernizados As empresas aplicam novos métodos para treinar e atualizar funcionários, que tornam o aprendizado mais leve e eficiente, com foco na satisfação do cliente

 

América do Sul — O quinto episódio da segunda temporada do Nissan No Ar, o podcast da Nissan para a América do Sul, já disponível em português no Spotify e no Deezer. O tema discutido dessa vez é a evolução dos métodos de treinamentos de funcionários, sejam novos ou não.

Aqueles tempos de ficar com a apostila na mão e ouvir horas de teoria estão ficando para trás com novos métodos como a gamificação – que utiliza jogos para que o conteúdo seja absorvido de forma mais natural e menos maçante – e as ferramentas online, que permitem maior agilidade, menos deslocamentos e custos para todos. Lilian Poppi, Gerente Sênior de Qualidade Para o Cliente da Nissan do Brasil, e Alessandro Rebelato, Sócio-Proprietário da KDI Treinamentos, são os convidados que debaterão esse assunto.

O Nissan No Ar reúne as vozes de especialistas da América Latina em seus seis episódios para dar uma visão diferente e aprofundada de questões atuais. A cada 15 dias, uma nova transmissão é apresentada pelo jornalista Eduardo Campos.

Se quiser conhecer as inovações e ideias mais recentes sobre mobilidade, design, tecnologia, cultura e assuntos do momento com especialistas de cada assunto, que trazem as últimas tendências e novidades, convidamos ouvir os episódios da primeira temporada e também os quatro primeiros da segunda temporada.


#NissanNoAr #TreinamentosCorporativos #Gamificação #

Sobre a Nissan América do Sul
A Nissan América do Sul (NSAM) é uma unidade de negócios, criada em 2020, e parte da região das Américas seguindo um plano global de realinhamento para a empresa. Compreende as operações administrativas das quatro subsidiárias: Brasil (fundada em 2000), Argentina e Chile (criadas em 2015) e Peru (fundada em 2018), com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da marca por meio de um portfólio diversificado de produtos e estratégias específicas em benefício dos consumidores sul-americanos.

Para obter mais informações em português sobre a Nissan e toda a gama de seus veículos, visite nosso site em https://brazil.nissannews.com/pt-BR

Renault Duster 2023 ganha motor turbo TCE 1.3 Flex, de 170 cv e 27,5 kgfm de torque e câmbio automático CVT XTronic, de 8 marchas, e mudanças no visual. Preços das 5 versões variam de R$ 99.990 e R$ 135.590






A Renault do Brasil apresenta a nova linha do Renault Duster 2023. O modelo, que tem uma história de mais de 10 anos de sucesso no mercado brasileiro, chega com uma grande novidade: a ampliação da gama de versões com a adoção do novo motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, combinado ao eficiente câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas na versão Iconic. Com isso, o SUV mais vendido da marca no país se torna ainda mais dinâmico e ágil, graças à nova potência de 170 cv e ao maior torque do segmento de 27,5 kgfm.

Com a nova motorização, o Duster 2023 garante ótimas retomadas e ultrapassagens mais rápidas em diferentes cenários de condução. O SUV equipado com o motor turbo TCe 1.3 flex acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, atingindo a velocidade máxima de 190 km/h. As retomadas estão até 36% mais rápidas, permitindo uma condução dinâmica e eficiente.

O SUV também traz, como novidades para a linha 2023, a adoção de moldura frontal, retrovisores e barras de teto com acabamento em preto, nas versões Intense e Iconic. Além disso, as versões Iconic, 1.6 e turbo TCe 1.3 flex, passam a ter alargadores de roda e bancos com revestimento premium de série. Mantendo as características inovadoras que foram aplicadas em sua segunda geração, o Duster tem design com linhas musculosas, que transmitem imponência e robustez, dianteira marcante, faróis com a assinatura luminosa característica da gama Renault e luzes diurnas de LED em formato de “C”. O desenho mais aerodinâmico e sua linha de cintura elevada também são destaques do SUV.

Internamente, o Duster traz como destaques a sua qualidade percebida e ergonomia, com um painel de instrumentos moderno e funcional e central multimídia Easy Link de 8”, bem como comandos de fácil uso e revestimentos de qualidade.

O Duster mantém ainda suas características-chave de robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e oferece amplo espaço interno.

O veículo passa a ser oferecido em cinco versões: Zen, Zen CVT XTRONIC®, Intense CVT XTRONIC®, Iconic CVT XTRONIC® – todas com o eficiente motor 1.6 SCe – e a nova Iconic CVT XTRONIC®, com a motorização turbo TCe 1.3 flex.



O maior torque da categoria

O novo motor turbo TCe 1.3 flex do Duster Iconic foi desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler, tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível. Isso se traduz em um comportamento ágil.

O eficiente propulsor turbo TCe 1.3 flex traz ainda tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1, categoria que a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.

O turbo TCe 1.3 flex é um motor global, que equipa modelos da alta gama em diversos países. Produzido na Espanha, esse propulsor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento, mais de 300 mil km de validação em condições extremas e já teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em 2020. Todo o desenvolvimento da versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

Entre as principais características do motor turbo TCe 1.3 flex estão:
Turbocompressor: trabalha com a pressão máxima de 1.4 bar controlada com precisão pela wastegate comandada eletronicamente, que proporciona o torque máximo a 1.600 rpm. Com essa tecnologia, o motor ganha em agilidade, para responder melhor às variações de pressão na admissão.

Cabeçote em formato delta: essa construção permite um tamanho mais compacto reduzindo massa, centro de gravidade mais baixo e auxiliando no controle térmico do motor. O coletor de escape integrado ao cabeçote proporciona uma melhor resposta do turbo, otimizando a curva de torque.


Comando de válvulas: o duplo eixo do comando de válvulas no cabeçote tem temporização variável das válvulas de admissão e escape, comandada eletronicamente permitindo variação contínua dos ângulos de abertura e fechamento das válvulas, garantindo assim melhor performance e menor consumo em qualquer rotação. Além disso, o comando tem balancins roletados, que proporcionam redução de atrito e, consequentemente, menos consumo de combustível.

Tratamento DLC (Diamond-Light Carbon): utilizando nano tecnologia desenvolvida na F1, os componentes móveis do cabeçote, anéis e pinos dos pistões receberam tratamento superficial (DLC) para reduzir atrito e consumo de combustível.

Bronzinas polímero-metálicas: aplicação de tratamento superficial de polímero para redução de atrito no sistema virabrequim-mancais e aumento da durabilidade.
Injeção direta de combustível: a adoção de injetores centrais com pressão de 250 bar com design desenvolvido para o etanol (vazão, direção e tamanho de jato), com seis furos por injetor, garantem uma maior atomização do combustível, proporcionando maior torque e potência.

Cilindros com BSC (Bore Spray Coating): o bloco de alumínio tem tratamento superficial inovador na parede dos cilindros, chamado de Bore Spray Coating (BCS). Isso permite troca térmica mais eficiente entre a câmara de combustão e a camisa d’água, reduzindo atrito com os anéis e pistões, além de um melhor controle da pré-detonação. Só esta medida já permite reduzir o consumo e as emissões em aproximadamente 1%. Essa tecnologia é utilizada com sucesso na Aliança no esportivo Nissan GT-R.

Sonda lamba proporcional: analisa qualitativamente os gases, que permite controle mais preciso da qualidade da combustão assegurando a melhor performance em qualquer situação e de maneira mais rápida.

A combinação de um motor com tecnologia de ponta com o moderno câmbio automático CVT XTRONIC® garante retomadas de velocidade vigorosas e força em todas as condições de uso.

O novo CVT XTRONIC® proporciona o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos, garantindo também economia de combustível. Um dos seus destaques é um software de gerenciamento que simula a troca de marchas no modo automático, sempre que o pedal do acelerador estiver solicitando a alta performance do motor.

Essa transmissão continuamente variável oferece a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio, simulando oito marchas. Ao motorista, cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas, e vantagens em consumo de combustível onde é possível usar o freio-motor.

Com acelerações constantes e eficientes, o desenvolvimento desta transmissão foi baseado em três pilares: linearidade, agilidade e dirigibilidade. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou saídas de semáforo, por exemplo. Para os passageiros, a sensação é de conforto, sem que haja qualquer tranco.

Entre as novidades do câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas estão:
Faixa de atuação do lock-up ampliada, reduzindo a sensação de deslizamento nas arrancadas, com máxima transferência do torque do motor para as rodas.
Bomba de óleo de dimensões reduzidas e cárter com menor volume. Com menos peso, o consumo de combustível é menor.



Válvula de controle hidráulico de maior precisão, garantindo rapidez nas retomadas de trocas de marchas.


Corrente de menor largura, ampliando a relação de transmissão para acelerações mais vigorosas e menores rotações do motor em velocidades de cruzeiro.
Novo óleo de baixa viscosidade, gerando menos atrito e um consumo de combustível menor.

Outra tecnologia aplicada para a redução do consumo de combustível é o sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano.

Para auxiliar ainda mais o condutor na economia de combustível e no monitoramento de suas viagens, a central multimídia Easy Link mantém as funções Eco Scoring e Eco Monitoring.

Toda a tecnologia embarcada no motor e câmbio do Duster TCe 1.3 turbo flex garantiram nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 16,1 km/l e na cidade de 13,9 km/l. Com etanol, o consumo é de 11,7 km/l no percurso rodoviário e 9,9 km/l no urbano.

O motor 1.6 SCe também recebeu aprimoramentos para atender à nova fase das normas de emissões (LEV7), melhorando o consumo em até 3,9%, sem redução da potência máxima de 120 cv e do torque de 16,2 kgf. O propulsor traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações.




Renovação completa

Em 2020, o SUV passou por sua mudança mais profunda, com a sua nova geração, para dar continuidade a uma história de sucesso. Por fora, o SUV trouxe um design completamente novo, com linhas mais musculosas, que transmitem imponência e robustez, com um desenho mais aerodinâmico, graças à redução do ângulo do para-brisa e aumento da sua linha de cintura. O interior, por sua vez passou por uma verdadeira revolução, com mais qualidade percebida e melhor ergonomia.

Mesmo com todas as mudanças, o SUV manteve as suas características chave, com a robustez, a versatilidade e o espaço interno, com o maior porta-malas da categoria, com 475 litros de capacidade. O SUV também trouxe diversas inovações, como a central multimídia Easy Link, com tela capacitiva de 8’’ com Android Auto e Apple Carplay, e o novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road.

Engenharia
No desenvolvimento do novo Duster, foram utilizadas mais de 1 milhão de horas de engenharia e 578 engenheiros para o Projeto América (Brasil, México, Colômbia e Argentina), sendo 680 mil horas e 376 engenheiros focados no projeto brasileiro durante 36 meses.

Para o desenvolvimento da estrutura de carroceria foram adotadas as mais modernas técnicas de simulação e testes, com uma plataforma adaptada para gerar maior conforto, segurança e melhor dirigibilidade.

Para o lançamento, foram rodados cerca de 1,75 milhão de quilômetros durante os testes.

Versões e preços

O Duster 2023 chega ao mercado em cinco versões:

Zen 1.6 SCe (R$ 99.990) – Barras de teto na cor preta​, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED​, airbags dianteiros​, ABS com AFU, ESP, HSA​, cinto de segurança de três pontos em todas as posições​, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas​, Start&Stop​, trava elétrica com fechamento automático (CAR)​, banco do motorista com regulagem de altura​, luz de cortesia traseira​, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico​, tomada 12V traseira​, rodas de aço 16”​, rádio 2DIN​, quatro alto-falantes​ e chave canivete.

Opcionais: Multimídia Easy Link​, faróis de neblina​ e rodas de liga leve 16”.


Zen 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 108.090) – Todos os itens da versão Zen + câmbio CVT XTRONIC® e ponteira do escapamento cromada.

Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.


Intense 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 115.190) – Todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC + grade dianteira cromada​, maçanetas na cor da carroceria​, faróis de neblina​, retrovisor externo em preto, rodas de liga leve 16”​, vidros elétricos com função um toque​, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis​, volante em couro​, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro​ com câmera , ar-condicionado automático​ e controlador e limitador de velocidade.

Iconic 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 122.090) – Todos os itens da versão Intense - CVT XTRONIC® + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, partida a distância, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium e apoio de braço.

Iconic turbo TCe 1.3 CVT (R$ 135.590) – Todos os itens da versão Iconic - CVT XTRONIC® + motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas.

Ao comprar o Renault Duster o cliente poderá escolher entre sete opções de cores, sendo: branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé e preto Nacré.

Pós-venda
O cliente que adquirir o Duster terá à disposição dois pacotes de acessórios exclusivos, com instalação realizada diretamente na linha de montagem Renault:

Pacote Tech
: seis alto falantes, multimídia 8”, roda de liga leve 16” e farol de neblina.



Pacote Outsider (exclusivo da versão Iconic): proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso robusto para porta, barra de teto preta e retrovisor externo preto.

O Duster também tem quatro kits exclusivos com mais de 26 acessórios, para atender às necessidades específicas de cada cliente. A instalação destes kits ocorre nas concessionárias Renault. 

São eles:

Kit Conforto: tilt down, apoio de braço e tapete de carpete.
Kit Família: Easy Link 8’’, câmera de ré e frisos exclusivos na cor do veículo.
Kit Viagem: barra de teto, porta-bicicleta, tapete de porta-malas e bolsa organizadora.
Kit Aventura: proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama e friso robusto para porta.

Vantagens pós-venda

O cliente que adquirir o Duster recebe a segurança de um serviço de pós-venda de qualidade, que oferece:

Garantia de fábrica de 3 anos ou 100.000 km;

Revisão Preço Fechado: preços fixos de revisão preventiva válidos em todo o território nacional (peças + mão de obra);

Renault Assistance durante um ano: serviço de socorro e atendimento emergencial que funciona 24 horas por dia em caso de pane elétrica ou mecânica;

Uma rede de cerca de 300 concessionárias em todo país com profissionais qualificados e peças com um ano de garantia da fábrica Renault;

Agendamento on-line para que todos os clientes possam marcar sua próxima revisão de uma forma simples e rápida;

Garantia de preço cumprido ou a diferença de volta na Revisão Preço Fechado ou na promoção Oficina de Ofertas;

Renault Minuto, que oferece serviços sem agendamento prévio, com a espera em uma confortável sala de espera e com horários estendidos de atendimento.
SAC 24 horas por dia.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Em webinar, Localiza discute terceirização de frota no atual contexto econômico. Segundo evento da série “Na Rota do Futuro” será realizado em 10 de fevereiro com a participação do empresário Arthur Igreja e dos executivos da companhia João Andrade e Leandro Bacchin


Diante do cenário de redução na produção de carros e consequente aumento de preços e juros para aquisição de veículos, a Localiza promove no próximo dia 10 de fevereiro, às 17 horas, o webinar “Como a terceirização de frotas pode ser uma aliada do seu negócio no cenário atual”. O bate-papo tem como objetivo discutir as perspectivas da economia brasileira em 2022 e analisar as vantagens para empresas em terceirizar a frota de veículos. O encontro é o segundo da série “Na Rota do Futuro” que debate os caminhos da mobilidade urbana a partir de diversos ângulos e terá a participação de Arthur Igreja, empresário e palestrante; João Andrade, diretor executivo Localiza Gestão de Frotas e Leandro Bacchin, diretor regional de vendas Localiza Gestão de Frotas.
 

Ao longo da conversa, os especialistas darão dicas para potencializar o resultado das empresas. “A vantagem em terceirizar a frota ultrapassa a redução de custos e muitos empreendedores não se atentam a isso. Quando adota esse modelo, ele transfere para um especialista a responsabilidade por fazer a gestão desse ativo. Assim, não precisa mobilizar capital na compra de veículos, podendo mobilizá-lo para outros investimentos”, explica João Andrade.
 

O convidado desta edição é Arthur Igreja, palestrante em mais de 150 eventos por ano, autor do livro sobre inovação “Conveniência é o nome do Negócio” e cofundador da plataforma AAA com Ricardo Amorim do Manhattan Connection. ''Para mim é uma honra participar deste evento da Localiza, especialmente em um momento tão dinâmico e desafiador onde a inovação é absolutamente essencial'', comenta Igreja.
 

O webinar tem duração de uma hora e está aberto a todos os públicos. Durante o bate-papo ao vivo quem estiver acompanhando o webinar poderá tirar as dúvidas, enviando perguntas para os participantes. Para assistir o bate-papo, basta fazer a inscrição neste link

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