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segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Compass com motor 1.3 turbo de 185 cv é outro carro: o interior é mais refinado, o desempenho e a economia criam nova concorrência no segmento. Link do vídeo no texto




ASSISTA O VÍDEO NO LINK: 

https://youtu.be/OSZC0ovoh-4


Texto e fotos: Arnaldo Moreira

A queixa de quem comprava o modelo Compass Flex 2.0 Tigershark era o consumo elevado do carro, e as versões diesel chegaram a vender mais do que as flex, mas o problema foi resolvido de vez. A Jeep instalou no Compass 2022 Flex um motor T 270 1.3 Turbo de 185 cv que gera 27,25 kgfm de torque, o que deve acontecer com o Renegade em meados deste ano. 


O câmbio de seis velocidades foi recalibrado para trabalhar na faixa de rotação em o motor 1.3 turbo oferece mais força, obtendo-se um conjunto muito equilibrado e harmônico. Na cidade e na estrada o desempenho é digno de nota.


O que significam esses números? Duas coisas. Um excelente desempenho do SUV e a queda na relação de consumo, reduzido graças à menor capacidade do motor e à ação do turbo que ao mesmo tempo em que eleva o torque baixa o consumo. Não esqueçamos que o Compass é um carro de grande porte, com um motor potente e ainda assim apresentando níveis de consumo semelhantes a motores menores.


Assim, as cinco versões flex do modelo 2022 do Compass: Sport, Longitude (a versão testada pelo Blog), 80 Anos, Limited e Série S abastecidas com etanol fazem na cidade 7,1 km/l e 8,6 km/l na estrada. Com gasolina esses números sobem para 10,3 km/l, na cidade e 11,9 na estrada. Com o novo motor T270 o Compass chega de 0 a 100 km/h em 9,7 s (gasolina) e 9,3 s - menos quatro segundos - (etanol). A queda  no consumo em relação às versões flex 2.0 está entre 15% e 20% de acordo com a forma de dirigir de cada um. A velocidade máxima do SUV é de 204 km/h, com gasolina e 206,5 km/l, com etanol.


Os aspetos que levam as pessoas a comprar o Compass, inclusive se fidelizar ao modelo, são a confiabilidade da marca Jeep, o conforto, o espaço, o design moderno e atraente e o acabamento apurado do carro, além do preço competitivo. A avaliação do Compass Longitude pelo Blog - que já testou quase todas as versões do modelo - realizada na semana passada permitiu comprovar essa opinião nos mais de 300 km percorridos. Na estrada, o SUV tem um comportamento equilibrado tanto no aspeto do desempenho quanto da segurança e da dirigibilidade.


O novo motor mostra sua eficiência e desenvolvimento nas ultrapassagens e nas retomadas de velocidade o que transmite ao motorista e aos demais ocupantes do carro segurança nas viagens. O motorista que gosta de mais desempenho conta com o modo Sport que eleva a rotação do motor e proporciona uma condução mais rápida, com trocas de marchas e respostas do acelerador mais ágeis, inclusive nas trocas manuais nas borboletas atrás do volante.   

O item segurança foi outra preocupação da Jeep. O Compass tem seis airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 cortina), detetor de tráfego cruzado, monitoramento de ponto cego, detetor de fadiga do motorista, reconhecimento de placas, avisando quando o carro estiver acima do limite. 


O piloto automático adaptativo que reduz a velocidade automaticamente quando o carro da frente estiver mais lento, monitoramento de mudança de faixa, assistência de estacionamento.


Ao longo dos anos de vida do Compass dirigi quase todas as versões e é notória a melhoria acentuada do modelo flex 2022. O Compass é um campeão de vendas pela confiabilidade da máquina, o conforto, pelo design diferenciado e o modelo 2022 recebeu alterações significativas no interior, como o aumento da tela do multimídia - que tem câmera de ré e acesso ao Android Auto, Apple Car Play e à Alexa, da Amazon, controles de ar condicionado automático de duas zonas e de todas as funções do carro - para 10,1", elevada no painel.  

O novo design do volante, com controle de altura e profundidade... 

... é decorado pela costura do coro que o reveste e evita que a mão escorregue eventualmente no volante. 

O painel de instrumentos tem tela TFT de 7" colorida de alta definição, com velocímetro digital e todas as informações do computador de bordo. A Jeep manteve o velocímetro e o conta-giros analógicos. 


O painel superior é coberto de produto emborrachado maleável imitando couro e ganhou um acabamento que enaltece o interior luxuoso. 


Já o painel central entre o motorista e o carona ficou ligeiramente mais alto e conta com carregador de celular por indução, duas entradas de USB, botões de modo Sport e Hold (manter modo escolhido), freio de estacionamento elétrico, dois porta-copos, uma ranhura especial para colocar a chave do carro, um porta-objetos coberto pelo apoio de braços e...


... já na parte traseira a saída de ar condicionado para os passageiros do respectivo banco e tomada de USB. 


Os bancos tanto da frente quanto de trás são bem ergonômicos. Sob o banco do carona há um grande porta objetos que chamei de cofre por esconder dos amigos do alheio as coisas que tenham sido ali guardadas. 


O assento traseiro, tem cintos de segurança de três pontos nos três assentos e fixação para cadeira de criança, no meio um apoio de braço com porta-copos que elevado é o encosto do assento do meio. Tanto na frente quanto atrás há espaço suficiente para as pernas e mesmo um passageiro mais alto não bate com a cabeça no teto.

A versão testada tem teto solar panorâmico.


Andei mais de 300 km com o Compass, durante o teste, e pude comprovar a boa confortabilidade do carro. A suspensão independente McPherson nas quatro rodas absorve com eficiência as irregularidades da pista. 


As rodas de 18" com pneus 255/55, proporcionando um ótimo conforto e dirigibilidade, graças também à eficiente direção elétrica. ângulo de entrada do Compass aumentou de 15,8º para 21,5º, atendendo a reclamações dos proprietários das versões anteriores.


No exterior as mudanças foram apenas na frente, as sete barras que marcam a Jeep ficaram um pouco mais finas e decorativas e os faróis de neblina ficaram ligeiramente menores. Os faróis, inclusive os auxiliares, de nevoeiro, são full Led. Os retrovisores com repetidores de pisca-pisca têm recolhimento automático e reconhecimento de ponto cego e no para-choques que ganhou um barra decorativa estão instalados os sensores de estacionamento. 


A altura do solo de 20,5 cm é suficiente para transpor os quebra-molas sem arrastar o fundo do carro.


O porta-malas graças a ajustes nos acabamentos ganhou 76 l, em relação às versões anteriores, passando para 476 l, que quase duplicam com os bancos traseiros rebatidos, e um piso de dois níveis.

Um fato é notório, as alterações introduzidas no Compass 2022 vieram criar mais um problema na concorrência.

Os preços de cada versão com motor Flex do Compass são os seguintes:

Sport (de entrada) - R$ 158.990

Longitude (versão avaliada pelo Blog) - R$ 170.590

80 anos - R$ 189.990

Limited - R$ 189.990

Série S - R$ 209.990


Ficha técnica

Motor

Posição: Transversal dianteiro

Número de cilindros: 4 em linha

Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm

Cilindrada total: 1.332 cm³

Taxa de compressão: 10,5:1

Aspiração: Turbocompressor

Potência máxima (ABNT): 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 3.750 rpm

Torque máximo (ABNT): 270 Nm a 1.750 rpm

Nº de válvulas por cilindro: 4

Eixo comando de válvulas: 1 no cabeçote

Alimentação

Ignição: Vitesco, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção

Injeção eletrônica: Vitesco, direta

Combustível: Gasolina/etanol

Transmissão

Câmbio automático: seis marchas à frente e uma à ré

Relações de transmissão:

1ª – 4,459

2ª – 2,508

3ª – 1,556

4ª – 1,142

5ª – 0,852

6ª – 0,672

Ré – 3,185

Diferencial – 3,683

Tração: Dianteira

Sistema de freios

Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante

Traseiro: A disco sólido (diâmetro de 278 mm) com pinça flutuante

Suspensão dianteira

Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora

Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados

Elemento elástico: Molas helicoidais

Suspensão traseira

Tipo: McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora

Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados

Elemento elástico: Molas helicoidais

Direção

Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira

Diâmetro mínimo de curva: 11,3 m

Rodas

Medidas: 7” x 18” – liga de alumínio

Pneus: 225/55 R18

Peso do veículo

Em ordem de marcha: 1.585 kg

Capacidade de carga: 400 kg

Dimensões externas/capacidades

Comprimento: 4.404 mm

Largura da carroceria: 1.819 mm

Altura do veículo: 1.628 mm

Distância entre eixos: 2.636 mm

Bitola dianteira: 1.550 mm

Bitola traseira: 1.545 mm

Altura mínima do solo entre os eixos: 205 mm

Ângulo de entrada: 21,5°

Ângulo de saída: 30,7°

Ângulo de rampa: 20,5°

Volume do porta-malas: 476 litros

Tanque de combustível: 60 litros

Desempenho

Velocidade máxima: 204 km/h (gasolina) / 206,5 km/h (etanol)

0 a 100 km/h: 9,7 s (gasolina) / 9,3 s (etanol)

Consumo

Ciclo urbano: 10,3 km/l (gasolina) / 7,1 km/l (etanol)

Ciclo estrada: 11,9 km/l (gasolina) / 8,6 km/l (etanol)




Itens de série por ordem alfabética

ABS
Acendimento automático dos faróis
Ajuste do volante em altura e profundidade
Alarme
Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
Aletas para trocas de marcha no volante (Borboletas)
Apoia-braço com porta objetos
Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio
Ar Condicionado automático dual zone
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco do passageiro rebatível
Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível
Bancos em couro
Bolsa porta objetos atrás dos bancos dianteiros



Central Multimídia de 10,1" com Adventure Intelligence Plus
Chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros - Keyless Enter 'n Go
Cinto traseiro central de 3 pontos
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura
Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Controle de Estabilidade (ESC)
Controle de Tração
Controle eletrônico anti capotamento
Câmbio automático de 6 marchas
Câmera de estacionamento traseira
Direção elétrica
Encosto de cabeça traseiro central
Estepe de uso emergencial
Faróis Full LED com assinatura em LED
Faróis e lanterna traseira de neblina
Freio de estacionamento eletrônico
Freios a disco nas 4 rodas
Friso cromado por toda a extensão das janelas do veículo
Ganchos de fixação de carga no porta-malas
HSA (Hill Start Assist)
Iluminação do porta-malas
Isofix
Jeep Traction Control+



Lanternas com assinatura em LED
Limitador de velocidade
Limpador e desembaçador dos vidros traseiros
Modo Sport
Motor T270 Turbo Flex
Painel de instrumentos em tela TFT de 7" colorida e configurável
Panic break assist
Para sol com espelhos cortesia
Pavimento do porta malas com revestimento duplo



Piloto automático
Porta objetos sob o assento do banco do passageiro
Protetor de carter
Rack do teto na cor preta
Repetidor lateral nos retrovisores
Retrovisor interno eletrocrômico


Retrovisores externos elétricos
Rodas em liga aro 18'' e pneus 225/55
Seis airbags (Frontais, laterais e de cortina)
Sensor de chuva


Sensor de ponto cego
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema Auto Hold
Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor)
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
Sistema de navegação GPS
Sistema de áudio com 6 alto falantes , USB e Bluetooth
Tapetes dianteiros e traseiros
Tapetes em carpete
Tomada 12V
Travas elétricas nas portas e porta malas (travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas)
USB Tipo C
Vidros elétricos nas 4 portas com one touch
Volante com acabamento em couro
Válvula antirrefluxo de combustível

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