Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Pesquisa aponta que 60% dos mortos no trânsito são idosos

Cerca de 5% a 13% das pessoas entre 60 e 70 anos apresentam uma diminuição expressiva da massa muscular. Já naqueles com 80 anos ou mais, a prevalência varia entre 11% e 50%. Essas perdas, então, podem acarretar numa diminuição da funcionalidade do indivíduo, aumentando o risco de acidentes e ocorrências no trânsito. “O ato de dirigir, para as pessoas idosas, é sinônimo de autonomia e independência para realizar atividades do dia a dia, como se locomover até o trabalho, ter momentos de lazer, autocuidado e saúde. Contudo, com o processo natural de envelhecimento, podem ocorrer perdas sensoriais e cognitivas importantes, que influenciam na capacidade do indivíduo idoso para dirigir”, afirma Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.

Fundación MAPFRE divulga os dados de uma pesquisa inédita no Brasil sobre segurança viária e hábitos de deslocamento de pessoas idosas. Com o apoio técnico dos pesquisadores do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), o estudo Adeus às chaves: perfil, segurança e o momento da transição traz informações sobre os modos de transporte relacionados às questões sociais.

A pesquisa levantou dados das cidades de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, mostrando que mais de 70% dos idosos saíam de casa mais de três vezes por semana antes da pandemia e depois essa porcentagem cai para menos de 30%. Quando questionados sobre sair ou não de casa, praticamente todos os respondentes afirmaram ter o hábito de sair de casa antes da pandemia. Porém, no momento da pesquisa, mais de 10% afirmaram não sair mais de casa.

A capital baiana se destaca na pesquisa por ser a cidade com menor percentual de idosos que relataram sair de casa mais de três vezes por semana, apenas 16% durante a pandemia. Além disso, neste momento, 25% dos idosos de Salvador afirmam não saírem de casa.

Enquanto as ocorrências sem colisão ficam em menos de 10% entre os não idosos, entre as pessoas idosas essa proporção chega a 15%. Essas ocorrências são, principalmente, formadas por situações pessoais nas quais o indivíduo pode ter tido algum mal súbito, mas também por situações de queda em decorrência de infraestrutura ruim ou má sinalização.

Quando olhamos para os motivos de sair de casa, o trabalho era um dos motivos que mais aparecia para sair com frequência (mais de três vezes por semana) antes da pandemia, chegando a mais de 50% em algumas capitais como São Paulo, Recife e Porto Alegre. Com a pandemia, no momento da pesquisa, o mais comum se tornou não sair de casa para trabalhar, chegando a 73% as pessoas idosas que não saem de casa por esse motivo em Salvador. Vale ressaltar que tanto os idosos quanto os demais grupos da sociedade brasileira costumam trabalhar em empregos informais, que foram mais atingidos pela crise sanitária.

Como se movem para atividades de lazer?

Visitar parentes e amigos antes da pandemia era relativamente comum entre as pessoas idosas. Mais de 50% dos idosos em todas as cidades saíam para visitar parentes e amigos até três vezes por semana. Com a pandemia, 71% dos idosos em Salvador já não saem por esse motivo e 45% em Recife. Isso tem impacto tanto nos deslocamentos nas cidades quanto na sociabilidade e na rede de apoio das pessoas idosas, que ficam mais distantes dos familiares e amigos.

Já quando observamos os modos de transporte utilizados pelas pessoas idosas pelo menos uma vez por semana, o ônibus foi o que teve maior queda, chegando a ser utilizado por apenas 24% dos idosos em Porto Alegre. O uso de automóveis particulares e motos praticamente se manteve em todas as capitais analisadas.

Uso de taxi e aplicativos

O uso de taxi e aplicativos teve queda mais acentuada no Rio de Janeiro, passando de 45% para 23% das menções entre as pessoas idosas. Já a caminhada de pelo menos 500 metros, que já era mais mencionada pelas pessoas idosas, praticamente se manteve em todas as capitais. Se considerarmos que os idosos passaram a sair menos de casa, manter em porcentagens das caminhadas indica que esse hábito realmente continua sendo muito importante no dia a dia desta população.

A sensação de insegurança, como o medo de ser assaltado por exemplo, é um fator relevante na decisão dos idosos entre sair ou não de casa. Em todas as capitais, a quantidade de idosos que se sentem inseguros é alta. Em Recife, 64% dos entrevistados se diziam sempre ou quase sempre inseguros no momento da pesquisa. Em Salvador, quase metade dos idosos (47%) temem sair de casa, porcentual muito parecido com Rio de Janeiro (44%) e São Paulo (41%). A capital com menor número de idosos que relataram ter medo de sair de casa é Porto Alegre, com 34%.

 Mobilidade por gênero

As mulheres são minoria entre os habilitados a dirigir automóveis em todas as faixas etárias, mas conforme envelhecem, essa diferença vai ficando ainda mais acentuada, aponta pesquisa da Fundación MAPFRE em parceira com o CEBRAP. Entre os 31 e os 50 anos, elas são 44%. Depois disso, a proporção cai até 13% para 91 anos ou mais. Isso mostra uma contradição que merece detalhamento. As mulheres têm maior expectativa de vida e são maioria no topo da pirâmide etária brasileira, entretanto, a atividade de condução de automóveis esteve mais ligada historicamente aos homens e, por mais que isso mude em conjunto com outras variáveis ao longo dos anos nas questões de gênero, este momento da decisão sobre habilitação foi realizado décadas atrás, quando dirigir automóveis era uma atividade ainda mais masculina do que hoje.

Para ter acesso a pesquisa completa, acesse o link do site da Fundación MAPFRE:

https://documentacion.fundacionmapfre.org/documentacion/publico/pt/bib/180674.do?queryId=19232

 

Renault Group e suas marcas expõem no Salão do Automóvel de Paris 2022, que acontece de 17 a 23 deste mês, com a aceleração do plano estratégico Renaulution


A Renault estará presente na edição 2022 do Salão do Automóvel de Paris, que acontece de 17 a 23 de outubro no Parque de Exposições Porte de Versailles (Pavilhão 6). Em linha com o slogan do evento “Revolution is On”, as marcas Renault, Dacia, Alpine e Mobilize demonstrarão seus avanços em relação ao plano estratégico Renaulution

Cada uma delas vai apresentar com exclusividade pelo menos uma estreia mundial (carro-conceito ou show car) e os novos modelos que estão chegando, bem como as inovações e parcerias alinhadas à nova estratégia.

A HYVIA – uma joint venture entre o Renault Group e a Plug com foco na mobilidade a hidrogênio – também vai expor seus veículos movidos a hidrogênio, incluindo a versão de série do furgão Master Van H2-TECH, além de demonstrações de seu ecossistema único para a mobilidade a hidrogênio, no Pavilhão 3.

Para que todos possam ter experiências com o Renault Group e suas marcas durante o Salão do Automóvel de Paris, 16 programas serão transmitidos dos estandes em parceria com o canal de informações B SMART, dedicado aos temas ligados à economia e finanças

Além de protagonizar os principais programas do canal, o grupo vai produzir um programa exclusivo, criado especialmente para o evento, Le Grand Journal du Mondial, tendo como âncora o jornalista, produtor e apresentador de TV Michel Denisot. Estes programas serão transmitidos todas as noites pelo canal B SMART (pela TV e Internet) durante toda a semana do salão, das 20h às 21h45 (horário de Paris).

Já a experiência editorial imersiva de aumento de dados de áudio vai permitir o acesso a todos os press releases e press kits publicados durante o salão em formato de áudio. 

Os principais eventos da semana serão retransmitidos ao vivo, começando pela coletiva de imprensa da Renault no dia 17 de outubro às 9h (horário de Paris), estando também disponíveis em streaming na plataforma de eventos do grupo e das marcas:

https://events.renaultgroup.com/

https://events.renault.com/

https://events.dacia.com/

https://events.alpinecars.com/

https://events.mobilize.com/




QUATRO ESTANDES IMPERDÍVEIS

  • Renault: conceito de estande “Studiault” é adaptado ao renascimento de um ícone

Na edição 2022 do Salão do Automóvel de Paris, a Renault vai seguir seu conceito “Renault Studiault” para estandes, que foi inaugurado em 2021 no Salão IAA de Munique. Colorido e iluminado, o estande conta com uma plataforma para receber músicos e DJs ao vivo, podendo ser adaptado segundo o formato das ativações previstas, como talk shows, conteúdos em vídeo projetados em telões móveis, exposição de veículos antigos e simuladores tecnológicos.

É neste estande que, no dia 17 de outubro (às 9h, horário de Paris) será realizada a coletiva de imprensa, onde Luca de Meo, CEO da marca Renault e do Renault Group, Fabrice Cambolive, COO da Renault e Gilles Vidal, diretor Mundial de Design da Renault, vão revelar em pré-estreia mundial uma reinterpretação do icônico Renault 4

Também serão apresentados pela primeira vez ao público novíssimo Kangoo E-Tech elétrico, o furgão de pequeno porte feito para o uso em família, e os show cars Renault 5 TURBO 3E e Hippie Caviar Hotel, ao lado de modelos criados para a reconquista do segmento C, como Megane E-TECH Electric, Novo Austral E-TECH Full Hybrid, Arkana E-TECH Full Hybrid e o carro-conceito Scénic Vision

Por meio de um simulador imersivo de realidade virtual, será possível testar os dispositivos avançados de assistência ao motorista do Novo Austral E-TECH Full Hybrid. O público poderá ter um gostinho de como será o futuro parceiro digital que vai melhorar a experiência da mobilidade elétrica nas próximas gerações de modelos da Renault.



  • Dacia apresenta estande à altura dos valores da marca

Representada pelo logo Dacia Link presente em toda a gama, no inédito Duster Matte Edition, e no carro-conceito Manifesto exibido em estreia mundial, a nova identidade visual da Dacia será destaque no Salão do Automóvel de Paris, em um novíssimo estande que será uma vitrine do território e dos valores da marca.


Com uma pegada que remete às atividades ao ar livre com a predominância das cores verde e terracota, o estande oferecerá várias atividades outdoor: parede de escalada para ter uma perspectiva inédita de toda a gama, experiência sonora imersiva entre rochedos, ponte suspensa para ter uma visão única do evento, rede e telescópio à disposição dos visitantes, assim como totens semelhantes a árvores para a divulgação de conteúdos em vídeo. Essencial e descolado, este estande também é ecointeligente, com uma atenção especial dada à escolha dos materiais, principalmente de origem natural e têxteis reciclados.




  • Alpine destaca a esportividade

A Alpine destacará seu DNA ao Salão do Automóvel de Paris com um estande protagonizado pela esportividade – de hoje e do amanhã. A esportividade de hoje fica a cargo do A522 de Fórmula 1 e do novíssimo A110 R, exposto pela primeira vez na Europa. Já a esportividade do amanhã será representada pelo Alpenglow, que será revelado em pré-estreia digital no dia 13 de outubro (às 9h00, horário de Paris). 




Este carro-conceito será apresentado em estreia mundial no Salão de Paris, como o protagonista da visão da Alpine para sua estratégia de produto e esportiva na vanguarda da inovação tecnológica, em uma nova etapa na transformação da marca.



  • Mobilize: soluções que vão muito além do automóvel

Com workshops informativos, experiências digitais lúdicas e encontros instrutivos, a Mobilize vai oferecer um ponto de vista único sobre a mobilidade sustentável. No estande da marca, tudo será voltado ao uso e compartilhamento. As novas opções de mobilidade urbana (Mobilize Duo) serão expostas ao lado das soluções de mobilidade compartilhada (Zity by MobilizeMobilize Share) e da Mobilize Limo, para táxis e transporte por aplicativo. Em breve, a rede Mobilize Fast Charge oferecerá uma experiência única de recarga ultrarrápida em viagem. E amanhã, as soluções Solo Concept e o Ileo Concept serão essenciais nos cenários da mobilidade e da energia nas cidades.

 




ATRAÇÕES E ATIVAÇÕES DURANTE TODOS OS DIAS DO SALÃO

  • Renault

Segunda-feira, 17 de outubro

  • Dia dedicado à imprensa
  • Coletiva de imprensa (9h-9h30 - horário de Paris)
  • DJ set: Eekoz ao vivo (20h30-21h30 - horário de Paris)


Terça-feira, 18 de outubro

  • Amazon Music e Radio Player, parceiros da Renault, estarão presentes no estande Renault Studiault by YouTube para um bate-papo sobre os conteúdos exclusivos disponibilizados aos clientes da Renault (12h-13h - horário de Paris)
  • DJ set: Anoraak ao vivo (19h-21h - horário de Paris)


Quarta-feira, 19 de outubro

  • Entrevista com o ex-jogador de rúgbi Raphaël Ibañez sobre as novidades da Seleção da França de Rúgbi Union (XV de France) pelo jornal L’Équipe e criação de um podcast disponível no aplicativo L’Équipe for Renault, disponível no sistema multimídia OpenR Link (15h-17h - horário de Paris)
  • DJ set: Kartell ao vivo (19h-20h - horário de Paris)


Quinta-feira 20 de outubro

  • DJ set: Feder ao vivo (19h-20h - horário de Paris)


Sexta-feira 21 de outubro

  • DJ set: Kazy Lambist ao vivo (19h-20h - horário de Paris)


Sábado 22 de outubro

  • DJ set: Nathalie Duchene ao vivo (18h-19h30 - horário de Paris)

Todos os dias, as redes sociais da marca divulgarão as novidades da Renault no Salão do Automóvel de Paris 2022, incluindo conteúdos exclusivos com o jornalista e apresentador de TV Grégory Galiffi sobre o Megane E-TECH Elétrico e o Novo Austral E-TECH Full Hybrid.

  • Dacia

Segunda-feira, 17 de outubro

  • Dia dedicado à imprensa 
  • Conhecendo o estande Dacia (Instagram + Twitter)


Terça-feira, 18 de outubro

  • Atividade na parede de escalada com monitores (11h-11h30 e 14h30-15h - horário de Paris).
  • Live com Romain Gauvin, Diretor de Design Avançado da Dacia, sobre o conceito Manifesto (14h-14h15 - horário de Paris)


Quarta-feira, 19 de outubro

  • Master class sobre a motorização híbrida com Jamy, jornalista e apresentador especializado na popularização da ciência (15h-15h30 - horário de Paris)


Quinta-feira, 20 de outubro

  • Mesa-redonda: os ultramaratonistas Blandine L’Hirondel e Sylvain Court vão falar sobre sua paixão pelo “ultra trail” e a mítica corrida que conta com a parceria da Dacia, o UTMB – Ultra-Tail du Mont-Blanc (17h-17h30 - horário de Paris) 


Sexta-feira, 21 de outubro

  • Mesa-redonda: A Dacia recebe Johanne Defay, Campeã Europeia de Surfe, para falar sobre o surfe ecorresponsável com Yuyo, que fabrica pranchas a partir de resíduos plásticos (14h-14h30 - horário de Paris)


Sábado, 22 de outubro

  • Atividade na parede de escalada com monitores (11h30-12h e 15h30-16h - horário de Paris).
  • Live com Romain Gauvin, Diretor de Design Avançado da Dacia, sobre o conceito Manifesto (11h-11h15 e 15h-15h15 - horário de Paris)


Domingo 23 de outubro 

  • Live com Romain Gauvin, Diretor de Design Avançado da Dacia, sobre o conceito Manifesto (11h-11h15 e 13h-13h15 - horário de Paris)

Todos os dias, será organizada uma partida de “Hare and Hounds” (ou Jogo Militar Francês) no estande e on-line, valendo um fim de semana de aventura em família com um veículo da gama Dacia.

Nas redes sociais da marca serão divulgadas as atrações do estande da Dacia e o debriefing de cada dia de evento, dando destaque para um dos modelos da gama.

  • Alpine


Segunda-feira, 17 de outubro

  • Dia dedicado à imprensa 
  • Visita de Esteban Ocon, piloto da escuderia BWT Alpine F1 Team
  • eSport – Ativação ao vivo (sobre a F1) transmitida no canal AlpineTwitch: hotlap com o embaixador da Alpine eSport Thomb e o influenciador Depielo, que contarão com a presença de Esteban Ocon (17h30-18h - horário de Paris) 


Terça-feira, 18 de outubro

  • eSport – Simuladores de eSport accessíveis ao público em geral (inscrições no estande) – tema GT4
  • eSport – Ativação ao vivo: hotlap com Thomb, embaixador da Alpine eSport, e Pierre Sancinéna, piloto da Alpine Racing (13h-14h - horário de Paris)

Quarta-feira, 19 de outubro

  • eSport – Simuladores de eSport accessíveis ao público em geral (inscrições no estande) – tema WEC
  • eSport – Ativação ao vivo transmitida no canal AlpineTwitch: hotlap com Thomb, embaixador da Alpine eSport, e o piloto Tom Lartilleux da Le Mans Virtual Series, que contarão com a presença dos pilotos de endurance Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière, participantes do Campeonato FIA WEC (16h30-17h30 - horário de Paris)


Quinta-feira 20 de outubro

  • eSport – Simuladores de eSport accessíveis ao público em geral (inscrições no estande). Neste dia, o Art Car A110 Sastruga será integrado ao videogame Assetto Corsa.
  • eSport ‒ Ativação ao vivo (sobre colaboração): hotlap e entrevista com a equipe Alpine eSport e o coletivo de artistas Obvious (17h00-19h00 - horário de Paris)


Sexta-feira 21 de outubro

  • eSport ‒ Simuladores de eSport accessíveis ao público em geral (inscrições no estande)
  • eSport – Encerramento do concurso Art Car Virtual: inclusão do design ganhador ao videogame Assetto Corsa 


Sábado 22 de outubro

  • eSport ‒ Simuladores de eSport accessíveis ao público em geral (inscrições no estande) – tema F1
  • eSport ‒ Ativação ao vivo transmitida no canal AlpineTwitch: hotlap com os influenciadores AnaOnAir e Idreau (10h30-11h30 - horário de Paris)
  • DJ set ‒ Vinz Olsen e Dançarinos de Breakdance (14h00-19h00 - horário de Paris)


Domingo 23 de outubro

  • eSport – Simuladores de eSport accessíveis ao público em geral (inscrições no estande) – tema F1, Circuito das Américas

 

  • Mobilize

Segunda-feira, 17 de outubro 

  • Dia dedicado à imprensa, com um briefing às 11h30: Apresentação da solução Mobilize Powerbox, powered by Software République


Terça-feira, 18 de outubro

  • Mobilize Talk – Soluções Além do Automóvel (12h15-12h30 e 15h-15h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Facilitando a mobilidade elétrica em longa distância com o sistema Mobilize Fast Charge, a rede de recarga ultrarrápida na Europa (13h-13h15 e 18h-18h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Play – E você? Está pronto(a) para compartilhar? Workshop lúdico sobre compartilhamento entre familiares e amigos com foco na economia da funcionalidade e a economia colaborativa. De 7 a 107 anos! (14h-14h30 - horário de Paris)


Quarta-feira, 19 de outubro

  • Mobilize Talk – Soluções Além do Automóvel (12h15-12h30 e 15h-15h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Facilitando a mobilidade elétrica em longa distância com o sistema Mobilize Fast Charge, a rede de recarga ultrarrápida na Europa (13h-13h15 e 18h30-18h45 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – A mobilidade em todas as suas formas com o sistema Mobilize Share (16h-16h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Play – E você? Está pronto(a) para compartilhar? Workshop lúdico sobre compartilhamento entre familiares e amigos com foco na economia da funcionalidade e a economia colaborativa. De 7 a 107 anos! (16h30-17h - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – A mobilidade em todas as suas formas com o sistema Mobilize Share (16h-16h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk & Play – Um mergulho no universo digital da Mobilize: customize o seu Duo; tente ganhar o seu NFT (17h30-18h15 - horário de Paris)


Quinta-feira 20 de outubro

  • Mobilize Talk – A mobilidade em todas as suas formas com o sistema Mobilize Share (11h30-11h45 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Soluções Além do Automóvel (12h15-12h30 e 15h-15h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Facilitando a mobilidade elétrica em longa distância com o sistema Mobilize Fast Charge, a rede de recarga ultrarrápida na Europa (12h45-13h e 18h-18h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Play – E você? Está pronto(a) para compartilhar? Workshop lúdico sobre compartilhamento entre familiares e amigos com foco na economia da funcionalidade e a economia colaborativa. De 7 a 107 anos! (14h-14h30 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk & Play – Conheça o Ludo, o parceiro digital da Mobilize, e viva uma experiência de realidade aumentada (16h-16h15 - horário de Paris).


Sexta-feira 21 de outubro

  • Mobilize Talk – A mobilidade em todas as suas formas com o sistema Mobilize Share (11h-11h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Soluções Além do Automóvel (12h15-12h30 e 15h-15h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Facilitando a mobilidade elétrica em longa distância com o sistema Mobilize Fast Charge, a rede de recarga ultrarrápida na Europa (13h-13h15 e 18h-18h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Play – E você? Está pronto(a) para compartilhar? Workshop lúdico sobre compartilhamento entre familiares e amigos com foco na economia da funcionalidade e a economia colaborativa. De 7 a 107 anos! (14h-14h30 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Ileo Concept: imaginando o planejamento urbano para levar energia às nossas cidades – Encontro com Patrick Jouin, designer francês de renome internacional (15h30-15h45 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – A Mobilize te coloca a par do perfume – Encontro com Antoine Lie, figura emblemática da perfumaria contemporânea (16h30-16h45 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Quando a mobilidade encontra a moda – Encontro com os designers da ‘Petit Pli’ (linha de roupas expansíveis) e do ‘Studio Guberan’, cujas criações inovadoras são baseadas na experimentação de novos materiais (17h-17h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk & Play – Um mergulho no universo digital da Mobilize: personalize o seu Duo; tente ganhar o seu NFT (18h30-19h15 - horário de Paris)


Sábado 22 de outubro

  • Mobilize Talk – Quando a mobilidade encontra a moda – Encontro com os designers de ‘Petit Pli’ (linha de roupas expansíveis) e ‘Studio Guberan’, cujas criações inovadoras são baseadas na experimentação de novos materiais (10h45-11h - horário de Paris)
  • Mobilize Play – E você? Está pronto(a) para compartilhar? Workshop lúdico sobre compartilhamento entre familiares e amigos com foco na economia da funcionalidade e a economia colaborativa. De 7 a 107 anos! (11h-11h30 e 14h-14h30 - horário de Paris)
  • Mobilize – Soluções Além do Automóvel (12h15-12h30 e 15h-15h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Facilitando a mobilidade elétrica em longa distância com o sistema Mobilize Fast Charge, a rede de recarga ultrarrápida na Europa (13h-13h15 e 17h-17h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk & Play – Um mergulho no universo digital da Mobilize: personalize o seu Duo; tente ganhar o seu NFT (17h30-18h15 - horário de Paris)


Domingo 23 de outubro

  • Mobilize Talk & Play – Conheça o Ludo, o parceiro digital da Mobilize, e viva uma experiência de realidade aumentada (16h45-17h - horário de Paris).
  • Mobilize Play – E você? Está pronto(a) para compartilhar? Workshop lúdico sobre compartilhamento entre familiares e amigos com foco na economia da funcionalidade e a economia colaborativa. De 7 a 107 anos! (11h-11h30 e 14h-14h30 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Soluções Além do Automóvel com Mobilize, a marca do Renault Group dedicada às novas mobilidades (12h15-12h30 e 15h-15h15 - horário de Paris)
  • Mobilize Talk – Facilitando a mobilidade elétrica em longa distância com o sistema Mobilize Fast Charge, a rede de recarga ultrarrápida na Europa (13h-13h15 e 16h-16h15 - horário de Paris)

Superesportivo Ford GT ganha última Série Especial com tributo a Le Mans. O Ford GT LM Edition homenageia as vitórias do modelo nas 24 Horas de Le Mans em 2016 e 1996. A edição limitada de 20 unidades começa a ser entregue aos clientes neste trimestre e terá a produção encerrada no final do ano. O supercarro tem carroceria em fibra de carbono e um emblema confeccionado com material do motor do Ford GT nº 69, terceiro colocado em Le Mans em 2016


A Ford apresentou o Ford GT LM Edition, última série especial da atual geração do supercarro, homenageando o seu legado histórico nas pistas e as vitórias de 2016 e 1996 em Le Mans. Com edição limitada a 20 unidades, o modelo equipado com motor biturbo EcoBoost de 660 cv começa a ser entregue aos clientes neste trimestre e terá a produção encerrada no final do ano.

“O Ford GT é diferente de qualquer outro supercarro de produção, com design, engenharia e materiais inovadores”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports. “O encerramento deste capítulo do Ford GT de rua nos deu a chance de injetar no GT LM Edition, ainda mais, o coração e a alma de um carro de corrida vencedor.”



O Ford GT LM Edition tem carroceria em fibra de carbono e pintura na cor Liquid Silver com detalhes em vermelho ou azul, homenageando o Ford GT nº 68 vencedor de Le Mans. O escapamento duplo de titânio é impresso em 3D.

Os clientes também podem optar por acabamento de fibra de carbono tonalizada em vermelho ou azul, aplicada no divisor dianteiro, soleiras laterais e das portas, persianas do compartimento do motor, hastes dos espelhos e difusor traseiro. As rodas de fibra de carbono de 20 polegadas vêm com porcas de titânio e pinças de freio Brembo pretas.



O interior tem bancos de fibra de carbono revestidos em Alcantara e painel, pilares e teto com acabamento em couro e Alcantara pretos. Detalhes em fibra de carbono aparente são vistos no console, saídas de ar e pilares.


Outra exclusividade do Ford GT LM Edition é o emblema no painel, confeccionado com material tirado do motor do Ford GT nº 69 – terceiro colocado em Le Mans em 2016. O time da Ford Performance localizou esse motor, que foi desmontado e engavetado após a corrida, transformou o virabrequim em pó e desenvolveu uma liga exclusiva para imprimir o emblema em 3D.



Legado em Le Mans

O Ford GT LM Edition 2022 presta uma homenagem à vitória do supercarro de terceira geração nas 24 Horas de Le Mans em 2016, com o Ford GT nº 68 pilotado pelo francês Sébastien Bourdais, pelo americano Joey Hand e o alemão Dirk Müller.

Como na épica batalha Ford vs. Ferrari de 1966, o Ford GT nº 68 assumiu a liderança da corrida na 20ª hora, pela última vez, disputando palmo a palmo com a Ferrari nº 82. Hand esteve ao volante nas três ocasiões em que a Ford ultrapassou a Ferrari, reacendendo uma rivalidade de 50 anos entre as duas marcas.

O Ford GT nº 69 de Ryan Briscoe, Scott Dixon e Richard Westbrook juntou-se aos vencedores no pódio em terceiro lugar. Os Ford GT nº 66 e 67 terminaram em quarto e nono lugar, respectivamente. O Ford GT LM 2022 também homenageia a equipe Ford Chip Ganassi, que preparou o carro vencedor em pouco mais de um ano (395 dias).


Edições limitadas

O Ford GT LM Edition celebra momentos históricos do supercarro no automobilismo. Ao todo, o modelo soma 10 edições ultralimitadas, incluindo:

  • 2022: Ford GT Holman Moody Heritage Edition, homenageando a vitória de 1966 em Le Mans e a equipe que inovou a configuração do freio do GT40 MK II para velocidades de mais de 320 km/h – apenas 21 unidades produzidas.
  • 2022: Ford GT Alan Mann Heritage Edition, homenageando o protótipo experimental leve nº 16 do Ford GT MK I que ajudou a pavimentar o caminho para o triplo pódio em Le Mans em 1966 –  30 unidades.
  • 2022: Ford GT '64 Prototype Heritage Edition, em homenagem às raízes do Ford GT e seus primeiros cinco protótipos originais – 27 unidades.
  • 2021: Ford GT '66 Daytona Heritage Edition, em homenagem ao Ford GT MK II nº 98 que dominou Daytona em 1966 – 50 unidades.
  • 2020: Ford GT '69 Gulf Livery Heritage Edition, em homenagem ao Ford GT40 MK I nº 6 que venceu Le Mans em 1969 – 50 unidades.
  • 2019: Ford GT '68 Gulf Livery Heritage Edition, em homenagem ao Ford GT40 MK I nº 9 que venceu Le Mans em 1968 – 50 unidades.
  • 2018: Ford GT '67 Heritage Edition, em homenagem ao Ford GT40 MK IV nº 1 que venceu Le Mans em 1967 – 39 unidades.
  • 2017: Ford GT '66 Heritage Edition, em homenagem ao Ford GT40 MK II nº 2 que venceu Le Mans em 1966 – 27 unidades.
  • 2006: Ford GT Gulf Livery Heritage Edition, comemorando os títulos consecutivos do GT40 em 1968 e 1969 nas 24 Horas de Le Mans – 343 unidades.

A edição limitada do Ford GT Mk II, desenvolvida pela Ford Performance e a Multimatic exclusivamente para as pistas, também será concluída no final do ano com um total de 45 exemplares.

Ram lança cartão de crédito exclusivo no Brasil. Pela primeira vez, donos de picapes Ram poderão ter o cartão, o primeiro de uma marca de veículos premium no país. O usuário acumula Ram Points em todas as compras, que se transformam em cashback, que pode ser turbinado em compras de produtos Ram. Os resgates podem ser feitos nas concessionárias Ram, seja na compra de uma nova picape ou em diversos produtos


O poder inigualável direto nas mãos dos proprietários de picapes Ram. A marca acaba de lançar o Ram Card Mastercard Black, um cartão de crédito exclusivo no Brasil para quem já possui um modelo Ram na garagem. 

O cartão conta com vários benefícios, inclusive um sistema de cashback que pode ser utilizado na compra de uma nova picape ou produtos, e simboliza toda a força, potência, luxo e tecnologia da marca premium como características marcantes e um design inédito. 

O cartão é feito de metal, entregando uma sofisticação de acabamento digna das Ram Classic, 1500, 2500 e 3500. A exemplo das caminhonetes da marca do carneiro, o cartão se destaca ainda pelo porte, com 0,6 mm de espessura e 22 gramas de peso.

Desenvolvido pelo Banco Fidis (braço financeiro do Grupo Stellantis no Brasil) em conjunto com a Mastercard, o cartão de crédito é o primeiro de uma marca de veículos premium no país. O cartão tem como meta criar um elo entre a marca das picapes mais desejadas com seu público.

O usuário transforma cada dólar gasto (ou equivalente em reais) em 2 pontos, que são resgatados em forma de cashback. O primeiro deles, cashback turbinado, é o grande diferencial do cartão: todo resgate feito na Ram turbina os Ram Points em 75% que podem ser usados nas concessionárias Ram, seja na compra de uma nova picape ou de diversos produtos do amplo portfólio de pós-vendas da Mopar: peças, acessórios, revisões programadas, garantia estendida etc. A mesma pontuação é válida ainda para resgates na loja online Ram Store, com uma grande variedade de artigos pessoais como roupas e acessórios.

Em breve, o usuário também poderá contar com o cashback em parceiros, que ofertará a opção de crédito em fatura em passagens aéreas e outros estabelecimentos selecionados.

Alguns dos atrativos do Ram Card são benefícios para viagens. Por ser um Mastercard Black, ele permite que o cliente usufrua dos programas Priceless Cities e LoungeKey, entre outras vantagens como sala VIP, assistência global de emergência e seguro para bagagem perdida.

“Exatamente como acontece com nossas picapes, o Ram Card vai propiciar ao seu dono experiências que farão jus ao lema da marca: Poder Inigualável”, afirma Breno Kamei, diretor da Ram para a América do Sul. “Além disso, o cartão é mais uma maneira de a Ram estreitar o relacionamento com nosso público, estabelecendo um novo ponto de conexão e em constante evolução, para oferecer cada vez mais benefícios para os clientes, entre outras iniciativas da marca”, conclui o executivo.

“Na Mastercard, nossa estratégia de negócios é sempre centrada no consumidor. Por isso, estamos felizes com a parceria com o Ram Card Mastercard Black. Juntos, vamos oferecer todos os benefícios do cartão, aliados à liberdade de escolha e experiências que não tem preço” afirma Paulo Frossard, Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Mastercard Brasil.



Ações de marketing de relacionamento da Nissan do Brasil são premiadas pela nona vez


Rio de Janeiro – Pela nona vez – a quarta consecutiva - a área de CRM, ou marketing de relacionamento, da Nissan do Brasil foi reconhecida por suas ações no 28º Prêmio ABEMD, organizado pela Associação Brasileira de Marketing de Dados (ABEMD). A fabricante japonesa de automóveis levou troféus 'Prata' com os cases "Juntos de Nissan" e "Check-In Nissan", nas categorias "CRM / Loyalty " e "Campanha / Programa", respectivamente, desenvolvidas pela agência Marketdata. O prêmio é considerado o mais tradicional do segmento de marketing de dados.

Além deste ano, a Nissan foi reconhecida por seu trabalho no marketing de relacionamento nas premiações da ABMED em 2012, 2014, 2015, 2016, 2017, 2019, 2020 e 2021.

A primeira ação, "Juntos de Nissan", uma ação de Member Get Member que funciona para clientes que acabaram de adquirir um Nissan 0km. Através do envio de um e-mail e/ou SMS com um código alfanumérico o cliente tem direito a um bônus para presentear alguém na compra de outro Nissan 0KM.

A segunda ação, o "Check-In Nissan", tem foco em pós-vendas no período de férias, principalmente para clientes que já não tinham mais ou nunca tiveram relacionamento com a marca após a compra do carro. A ação buscou incentivar a realização de serviços nas concessionárias, oferecendo benefícios que iam desde filtros nas trocas de óleo até sorteios de vouchers de viagens.

"Temos investido muito na área de CRM, digital e o uso inteligente de dados com o objetivo de reforçar as conexões com nossos clientes. Assim como nas ações vencedoras, o uso de dados fortalece a gestão de relacionamento com eles, com muita criatividade e com grandes resultados", explica Humberto Gomez, Diretor de Marketing da Nissan do Brasil.

Prêmio ABMED

O Prêmio ABEMD tem como objetivo reconhecer as ideias mais inovadoras e diferenciadas de marketing de dados. Os cases são avaliados levando em consideração alguns critérios como: estratégia, planejamento, criatividade, omnicanalidade (presença em vários canais), entre outros.

Nissan LEAF: o único 100% elétrico que abastece casas e aparelhos em geral com a energia de sua bateria. A tecnologia bidirecional V2X permite a gestão de eletricidade pelo usuário e contribui ainda mais para energia limpa




Rio de Janeiro – O veículo 100% elétrico Nissan LEAF possui a capacidade de armazenar e fornecer energia efetivamente a partir da tecnologia de recarga bidirecional chamada V2X (Vehicle to Everything ou Veículo para Tudo). A energia armazenada nas baterias pode ser utilizada em casa ou em um escritório por meio de um carregador bidirecional. 

A utilização desta fonte de energia alternativa é sustentável e reduz os custos com eletricidade ao utilizar tarifas mais baratas e integração, por exemplo, com sistemas de geração por painéis solares.

O sistema segue o conceito Nissan Energy Share, que visa fornecer à sociedade uma mobilidade limpa com menos emissão, utilizando as baterias dos veículos elétricos para promover a energia renovável e geração de consumo descentralizada.

A recarga bidirecional V2X pode ser utilizada várias vezes ao dia e engloba os seguintes recursos: Vehicle to Home (V2H), Vehicle to Building (V2B), Vehicle to Grid (V2G), Vehicle to Load (V2L), Vehicle to Vehicle (V2V). Ou seja, o Nissan LEAF pode fornecer a energia de suas baterias para uma casa, um prédio, a rede de energia elétrica, para carregar equipamentos em geral e até para outro veículo elétrico. É muita versatilidade.

A capacidade de fornecer energia do veículo só está presente nos modelos com tecnologia V2X e a transmissão dessa energia ocorre pela porta de carregamento rápida CHAdeMO, uma norma desenvolvida pela indústria japonesa. Esse padrão é encontrado na maioria das estações de recargas rápidas disponíveis no Brasil.

A tecnologia dos veículos Nissan pode gerar benefícios econômicos decorrentes da diferença de tarifas pagas pela energia elétrica, na qual horários com maior demanda têm um custo de energia mais alto e horários de menor demanda um custo mais barato, a chamada Tarifa Branca.

Ou seja, o veículo carrega durante a noite/madrugada (baixa demanda) e fornece energia durante o dia (alta demanda), gerando uma economia pela diferença de tarifa da energia. Também é possível aproveitar o excedente de energia dos painéis solares enquanto há incidência de raios para carregar o veículo e utilizar a carga durante o período de maior consumo (início da noite).

Energia para casas por 4 dias

Mesmo que a energia da rede não esteja disponível, a bateria do veículo pode ser usada em casas, edifícios ou tomadas, como em casos de emergência (V2L). Em 2019, por exemplo, mais de 50 unidades do Nissan LEAF foram enviadas como fontes de energia em resposta a quedas de energia de longo prazo na província de Chiba, no Japão. 

É estimado que a energia armazenada em um LEAF tenha capacidade de sustentar uma casa por aproximadamente 4 dias (referência de consumo residencial médio da região Sul do Brasil).

Com o Smart Charging (V2G) é possível controlar a carga através de um sistema interligado e inteligente, o qual aumenta o nível de carregamento dos veículos, enquanto outras fontes de energia sustentáveis estão disponíveis, aproveitando e permitindo que as fontes renováveis sejam utilizadas da melhor forma.

O carregamento inteligente também escala o tempo de carga de cada veículo para evitar que vários se concentrem ao mesmo tempo e ocasionem, juntos, picos de alto consumo, ou que carreguem durante um período de pico, evitando as tarifas mais caras. A eletricidade dos veículos será fornecida quando a demanda de energia superar a oferta.

O objetivo da Nissan com a esta tecnologia é chegar a uma sociedade baseada em energia renovável por veículos elétricos. Dessa maneira, o dia a dia das pessoas e a mobilidade se tornam: Limpos, livres de emissões de CO2; Eficientes, sem depender de grandes infraestruturas de transmissão e com menor custo social; Resilientes contra desastres, com energia distribuída em qualquer local; Autossuficientes em energia, sem depender da importação de energia de outras regiões.



ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.