Rio de Janeiro – O veículo 100% elétrico Nissan LEAF possui a capacidade de armazenar e fornecer energia efetivamente a partir da tecnologia de recarga bidirecional chamada V2X (Vehicle to Everything ou Veículo para Tudo). A energia armazenada nas baterias pode ser utilizada em casa ou em um escritório por meio de um carregador bidirecional.
A utilização desta fonte de energia alternativa é sustentável e reduz os custos com eletricidade ao utilizar tarifas mais baratas e integração, por exemplo, com sistemas de geração por painéis solares.
O sistema segue o conceito Nissan Energy Share, que visa fornecer à sociedade uma mobilidade limpa com menos emissão, utilizando as baterias dos veículos elétricos para promover a energia renovável e geração de consumo descentralizada.
A recarga bidirecional V2X pode ser utilizada várias vezes ao dia e engloba os seguintes recursos: Vehicle to Home (V2H), Vehicle to Building (V2B), Vehicle to Grid (V2G), Vehicle to Load (V2L), Vehicle to Vehicle (V2V). Ou seja, o Nissan LEAF pode fornecer a energia de suas baterias para uma casa, um prédio, a rede de energia elétrica, para carregar equipamentos em geral e até para outro veículo elétrico. É muita versatilidade.
A capacidade de fornecer energia do veículo só está presente nos modelos com tecnologia V2X e a transmissão dessa energia ocorre pela porta de carregamento rápida CHAdeMO, uma norma desenvolvida pela indústria japonesa. Esse padrão é encontrado na maioria das estações de recargas rápidas disponíveis no Brasil.
A tecnologia dos veículos Nissan pode gerar benefícios econômicos decorrentes da diferença de tarifas pagas pela energia elétrica, na qual horários com maior demanda têm um custo de energia mais alto e horários de menor demanda um custo mais barato, a chamada Tarifa Branca.
Ou seja, o veículo carrega durante a noite/madrugada (baixa demanda) e fornece energia durante o dia (alta demanda), gerando uma economia pela diferença de tarifa da energia. Também é possível aproveitar o excedente de energia dos painéis solares enquanto há incidência de raios para carregar o veículo e utilizar a carga durante o período de maior consumo (início da noite).
Energia para casas por 4 dias
Mesmo que a energia da rede não esteja disponível, a bateria do veículo pode ser usada em casas, edifícios ou tomadas, como em casos de emergência (V2L). Em 2019, por exemplo, mais de 50 unidades do Nissan LEAF foram enviadas como fontes de energia em resposta a quedas de energia de longo prazo na província de Chiba, no Japão.
O sistema segue o conceito Nissan Energy Share, que visa fornecer à sociedade uma mobilidade limpa com menos emissão, utilizando as baterias dos veículos elétricos para promover a energia renovável e geração de consumo descentralizada.
A recarga bidirecional V2X pode ser utilizada várias vezes ao dia e engloba os seguintes recursos: Vehicle to Home (V2H), Vehicle to Building (V2B), Vehicle to Grid (V2G), Vehicle to Load (V2L), Vehicle to Vehicle (V2V). Ou seja, o Nissan LEAF pode fornecer a energia de suas baterias para uma casa, um prédio, a rede de energia elétrica, para carregar equipamentos em geral e até para outro veículo elétrico. É muita versatilidade.
A capacidade de fornecer energia do veículo só está presente nos modelos com tecnologia V2X e a transmissão dessa energia ocorre pela porta de carregamento rápida CHAdeMO, uma norma desenvolvida pela indústria japonesa. Esse padrão é encontrado na maioria das estações de recargas rápidas disponíveis no Brasil.
A tecnologia dos veículos Nissan pode gerar benefícios econômicos decorrentes da diferença de tarifas pagas pela energia elétrica, na qual horários com maior demanda têm um custo de energia mais alto e horários de menor demanda um custo mais barato, a chamada Tarifa Branca.
Ou seja, o veículo carrega durante a noite/madrugada (baixa demanda) e fornece energia durante o dia (alta demanda), gerando uma economia pela diferença de tarifa da energia. Também é possível aproveitar o excedente de energia dos painéis solares enquanto há incidência de raios para carregar o veículo e utilizar a carga durante o período de maior consumo (início da noite).
Energia para casas por 4 dias
Mesmo que a energia da rede não esteja disponível, a bateria do veículo pode ser usada em casas, edifícios ou tomadas, como em casos de emergência (V2L). Em 2019, por exemplo, mais de 50 unidades do Nissan LEAF foram enviadas como fontes de energia em resposta a quedas de energia de longo prazo na província de Chiba, no Japão.
É estimado que a energia armazenada em um LEAF tenha capacidade de sustentar uma casa por aproximadamente 4 dias (referência de consumo residencial médio da região Sul do Brasil).
Com o Smart Charging (V2G) é possível controlar a carga através de um sistema interligado e inteligente, o qual aumenta o nível de carregamento dos veículos, enquanto outras fontes de energia sustentáveis estão disponíveis, aproveitando e permitindo que as fontes renováveis sejam utilizadas da melhor forma.
O carregamento inteligente também escala o tempo de carga de cada veículo para evitar que vários se concentrem ao mesmo tempo e ocasionem, juntos, picos de alto consumo, ou que carreguem durante um período de pico, evitando as tarifas mais caras. A eletricidade dos veículos será fornecida quando a demanda de energia superar a oferta.
O objetivo da Nissan com a esta tecnologia é chegar a uma sociedade baseada em energia renovável por veículos elétricos. Dessa maneira, o dia a dia das pessoas e a mobilidade se tornam: Limpos, livres de emissões de CO2; Eficientes, sem depender de grandes infraestruturas de transmissão e com menor custo social; Resilientes contra desastres, com energia distribuída em qualquer local; Autossuficientes em energia, sem depender da importação de energia de outras regiões.
Com o Smart Charging (V2G) é possível controlar a carga através de um sistema interligado e inteligente, o qual aumenta o nível de carregamento dos veículos, enquanto outras fontes de energia sustentáveis estão disponíveis, aproveitando e permitindo que as fontes renováveis sejam utilizadas da melhor forma.
O carregamento inteligente também escala o tempo de carga de cada veículo para evitar que vários se concentrem ao mesmo tempo e ocasionem, juntos, picos de alto consumo, ou que carreguem durante um período de pico, evitando as tarifas mais caras. A eletricidade dos veículos será fornecida quando a demanda de energia superar a oferta.
O objetivo da Nissan com a esta tecnologia é chegar a uma sociedade baseada em energia renovável por veículos elétricos. Dessa maneira, o dia a dia das pessoas e a mobilidade se tornam: Limpos, livres de emissões de CO2; Eficientes, sem depender de grandes infraestruturas de transmissão e com menor custo social; Resilientes contra desastres, com energia distribuída em qualquer local; Autossuficientes em energia, sem depender da importação de energia de outras regiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário