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quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Peugeot 208 e 2008 mantém-se em destaque de vendas e ganham nova versão. Marca superou em mais de 10% as vendas totais do ano de 2021 nos primeiros 9 meses do ano, graças aos modelos 208 e 2008



O novo PEUGEOT 208, hatchback que é o carro-chefe das vendas da Marca no país, e seu irmão 2008, destaque entre os SUVs compactos, acabam de ganhar mais um integrante de peso para completar suas respectivas famílias: a série especial ROADTRIP, que incorpora detalhes de design para reforçar e valorizar o visual moderno e esportivo de ambos os modelos. As novas versões também agregam equipamentos diferenciados, a fim de tornar a experiência a bordo de um PEUGEOT ainda mais completa, especialmente para quem gosta de explorar novos caminhos.



PEUGEOT 208 ROADTRIP: um hatch irresistível para as estradas

 

Lançada no país em 2020, a atual geração do PEUGEOT 208 é sucesso por atrair os mais variados públicos, e essa característica pode ser atribuída a sua capacidade de atender às expectativas de diferentes perfis de clientes, graças ao amplo leque de opções disponíveis em sua gama. O lançamento da série especial 208 ROADTRIP amplia ainda mais as possibilidades de quem pretende ter um 208 na garagem – e colocá-lo na estrada sempre que possível.

 

O 208 ROADTRIP tem como base a versão Active, de quem herda o motor 1.6 de 120 cv de potência e o câmbio automático AT6. Além, é claro, do inconfundível olhar felino que remete automaticamente aos dentes de sabre, e que nesta série especial são ressaltados pela iluminação dos faróis Full LED.

 

Outro importante item adicionado ao pacote da versão é o i-Cockpit 3Dâ, uma exclusividade da Marca que eleva a experiência de condução à sua máxima expressão.


 


208 ROADTRIP:

  • i-Cockpit 3Dâ
  • Teto panorâmico
  • Visiopark 180°
  • Carregador por indução
  • Interior Dark (ambientação escura)
  • Bancos em couro, tecido e alcântara, com pesponto laranja e etiqueta ROADTRIP
  • Volante Sport Drive revestido em couro
  • Adesivo lateral ROADTRIP e emblema ROADTRIP na coluna C
  • Adesivo de teto ROADTRIP
  • Aerofólio em Black Piano
  • Faróis Full LED
  • Rodas Kanobi 16” Black Diamond
  • Tapete com bordado ROADTRIP
  • Soleira PEUGEOT

 

PEUGEOT 2008 ROADTRIP: explorando o país a bordo do melhor SUV

 

O status de sedução e prazer de dirigir do SUV PEUGEOT 2008 foi atualizado com sucesso, e a série especial ROADTRIP está aí para provar. O modelo que já havia agregado novidades com a chegada da linha 2023 fica ainda mais atraente com os diferenciais específicos da nova versão, que chega para compor o portfólio desta família num segmento extremamente desejado pelos consumidores e ainda com preço extremamente competitivo.

 

Tendo por base a versão Style 1.6 automática, o PEUGEOT 2008 ROADTRIP assume uma posição no centro da oferta da linha, ou seja, entre as versões equipadas com motor flex 1.6 de 120 cv de potência e as versões com motores turbo THP de 173 cavalos.


 


2008 ROADTRIP:

  • Grade cromada
  • Faróis com máscara negra
  • Teto biton
  • Bancos em couro com etiqueta ROADTRIP
  • Volante Sport Drive revestido em couro
  • Câmera de ré
  • Adesivos lateral e traseiro ROADTRIP e emblema ROADTRIP
  • Rodas Aquila 16” Black Diamond
  • Skid plate pintado
  • Lanternas em LED
  • Tapete com bordado ROADTRIP

 

Com o verão batendo na porta e férias à vista, os novos PEUGEOT 208 e 2008 ROADTRIP chegam ao mercado como excelentes opções de veículos modernos e dotados de excelente comportamento dinâmico para cair na estrada em segurança, com total conforto e muita tecnologia, seja entre amigos ou com a família. Porque para a PEUGEOT, o percurso é tão importante quanto o destino final.

 

PREÇOS*:

 

PEUGEOT 208 ROADTRIP 1.6 | câmbio automático: R$ 99.990

PEUGEOT 2008 ROADTRIP 1.6 | câmbio automático: R$ 106.990

 

Ofertas especiais de lançamento via e-commerce*

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, é o principal palestrante da CES 2023, com Ram e Peugeot revelando novos conceitos

Amsterdã, 1º de dezembro de 2022 – O CEO DE Stellantis N.V., Carlos Tavares, foi convidado pela CES, o evento de tecnologia mais influente do mundo, para fazer uma palestra na quinta-feira, 5 de janeiro de 2023, no Venetian Palazzo Ballroom, em Las Vegas.

A palestra principal inclui as revelações globais do Ram 1500 Revolution Battery Electric Vehicle (BEV) Concept e do Peugeot Inception Concept. A apresentação mostrará a visão da Stellantis de tornar a mobilidade limpa, segura e acessível para todos.

Equipado com recursos de tecnologia avançada exclusivos e baseado no STLA Frame, a arquitetura body-on-frame do BEV por design, o Ram Revolution BEV Concept é um roteiro visionário e uma antecipação do futuro, mostrando como a marca líder em picapes mais uma vez redefine seu segmento.

O Peugeot Inception Concept mostrará como a marca aproveita a próxima geração de plataformas de cockpit para reinventar toda a experiência automobilística, recriando o espaço interior e reformulando a postura de direção em torno da próxima geração do Peugeot i-Cockpit.

A palestra da Stellantis na CES 2023 está agendada para 14h PST (horário padrão Pacífico)/19h no horário de Brasília em 5 de janeiro de 2023. Detalhes sobre materiais de imprensa relacionados ao evento e à transmissão da apresentação serão disponibilizados posteriormente e publicados no site corporativo da Empresa (www.stellantis.com).

Outros executivos de tecnologia e marcas líderes da Stellantis estarão disponíveis para interações com a imprensa.

Fiat confirma nova picape média para 2023 que completará portfólio da marca que possui quase 20 anos de liderança no segmento


Com uma longa história de mais de 20 anos e muita tradição no segmento de picapes, a Fiat é referência de inovação e quebra de paradigmas na categoria que lidera há quase duas décadas. A marca, que já oferece aos clientes a Fiat Strada,

número 1 de vendas do mercado brasileiro em 2022, e a Fiat Toro, que estreou o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP), agora confirma sua terceira picape para o país. O início da comercialização do novo modelo do segmento de D-picapes (média) será no segundo semestre de 2023. Atualmente, o veículo está em fase final de desenvolvimento nos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis no Polo Automotivo em Betim (MG).

A chegada desse novo modelo completará o portfólio de picapes da marca. Assim, a Fiat passará a cobrir o segmento quase em sua totalidade. Vale dizer que a marca já vendeu mais de 2,1 milhões de veículos com caçamba no Brasil (quase 2,5 milhões na América do Sul) até hoje e que esse é o segundo segmento que mais cresce no mercado brasileiro. Nessa categoria tão importante, as picapes médias 
(D) representam quase 40% de todo o segmento. Com Toro e Strada, a Fiat já  Possui mais de 50% do mercado, ou seja, uma em cada duas picapes vendidas no país são da marca.

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.229 —1/12/22

 


VW trabalha em sucessor do

Gol com um compacto híbrido

 


O projeto de um compacto híbrido está em desenvolvimento, mas só dentro de dois a três anos chegará às ruas. A VW não revelou se será apenas um híbrido “leve” do tipo alternador reversível em motor de arranque. No entanto, para ter preço competitivo esta é a solução mais viável, levando em conta o poder aquisitivo dos mercados da América Latina. Uma versão híbrida flex verdadeira também se inclui nos planos, considerando que o programa Rota 2030 exigirá limites bastante rigorosos de consumo e emissões nos próximos anos.

Para criar o novo produto, que aqui deverá se chamar Gol, os departamentos de engenharia do Brasil, Índia e da Europa (no caso a Skoda, marca de entrada tcheca que pertence ao Grupo VW) trabalham em parceria a partir da conhecida e altamente versátil arquitetura MQB. Alexander Seitz, presidente executivo da marca para América do Sul e Caribe, confirmou o projeto sem apontar em que faixa de mercado vai atuar e outros pormenores.

Provavelmente se trata de um hatch crossover (teto alto como o Fox) e aspecto geral de um SUV compacto (a exemplo do novo Citroën C3). Deverá haver uma versão básica a preço alinhado com Onix, HB20 e Argo, ou seja, na faixa de R$ 80.000 se estivesse hoje à venda.

O Gol tem histórico de 42 anos como o modelo brasileiro mais produzido, vendido e exportado. A marca alemã colocou o Polo Track na mesma faixa de preço da versão intermediária do hatch compacto, porém com motor flex aspirado de 1 litro e caixa de câmbio manual de cinco marchas.

Last Edition do Gol marca a despedida do mercado como uma série limitada e numerada de 1.000 unidades, todas na cor vermelha Sunset, que já foram produzidas. Recebeu um tratamento visual diferenciado com faixas, maçanetas, apliques e rodas na cor preta também utilizada internamente no revestimento do teto e das colunas dianteiras. Preço: R$ 95.990.

A milésima unidade não será vendida. Saiu direto de Taubaté (SP) para a Garagem VW, na Ala 5 da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com 58 veículos históricos de um total de 100 carros preservados, inclusive protótipos que nunca entraram em produção.

 

Haval H6 será específico para o Brasil

Um SUV híbrido plugável com 170 km de alcance no modo elétrico, já homologado pelo padrão brasileiro NBR, coloca o modelo da chinesa GWM (Great Wall Motor) em posição única no mercado tanto no Brasil quanto no mundo. O Haval H6 permite ir três vezes mais longe sem utilizar a gasolina do tanque graças a uma bateria parruda de 34 kWh. Esta é livre de cobalto e produzida pela subsidiária SVolt com tecnologia diferente da concorrente BYD.

O protótipo apresentado no Rio de Janeiro semana passada tinha todas as modificações estéticas pedidas pela filial brasileira como a substituição de cromados por acabamento em preto brilhante até no defletor de teto traseiro, rodas de 19 pol. com acabamento diamantado e uma barra iluminada horizontal unindo lanternas e luzes de freio.

Interior oferece espaço muito bom para as pernas de todos passageiros e motorista pela distância entre eixos de 2.730 mm (concidentemente a mesma do Chevrolet Omega, um sedã grande de 1992). Materiais de acabamento são de alta qualidade. Há conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, carregador de bateria de celular por indução de 15 W e cinco portas USB, mas o quadro de instrumentos e a tela multimídia não estão entre as maiores do mercado. Destaque para o pacote de série completo de assistência eletrônica ao motorista.

A GWM só revelou alguns dados técnicos do H6. Há dois motores elétricos (um em cada eixo para proporcionar tração nas quatro rodas sob demanda), além do motor 1,5 L turbo a gasolina. Por enquanto, a fabricante informou apenas a potência combinada de 393 cv. No primeiro contato ao volante, em trajeto curto (14 km) de pistas expressas, ficou a certeza de desempenho coerente com os quase 400 cv deste SUV médio-grande. Suspensões e peso da direção, respectivamente mais macias e leve do que o necessário, ainda não refletem as mudanças que estão sendo feitas na China.

Lançamento previsto para o final no primeiro trimestre de 2023. O preço terá como referência os R$ 270.000 do BYD Song Plus. Porém, como a bateria do H6 é maior, poderá ficar acima e dependente da cotação do dólar.

 

Mais elétricos no portfólio da BMW

O Grupo BMW, incluindo a marca Mini, vai dobrar o número de modelos elétricos vendidos no Brasil. Atualmente com cinco produtos (i3, i4, iX3, iX e Mini Cooper S E), a empresa terá 10 modelos movidos a eletricidade ao final de 2023. Reiner Braun, presidente do grupo para América Latina, adiantou as estreias do i7 e possivelmente do iX1, sem revelar os três que faltam. Podem entrar nessa conta híbridos plugáveis e o recém-lançado i4 M50 com dois motores elétricos que totalizam 544 cv.

Na linha de modelos convencionais, a grande estreia será o novo M2. Braun ressaltou a importância da fábrica de Araquari (SC), que produz carros de motor a combustão apenas e trabalha em soluções de conectividade como a que realiza funções de uma chave por aplicativo de smartphone. O executivo disse que Araquari está preparada para produzir veículos híbridos e elétricos, quando houver demanda suficiente para justificar o investimento.

A divisão M da BMW completa 50 anos em 2022. E comemora com uma série especial de 50 unidades do cupê 3.0 CSL.

 

BorgWarner produzirá sistemas de bateria no País

O foco da empresa americana estará inicialmente voltado para baterias de ônibus e comerciais leves em sua fábrica de Piracicaba (SP). A produção começará em março do próximo ano, mas o índice de localização será baixo. A BorgWarner adquiriu em fevereiro último a alemã Akasol, especialista em baterias com diferentes tecnologias. Esse movimento indica a diversificação necessária para atender tanto o mercado atual (motores a combustão) quanto o futuro.

Produzir baterias no Brasil é essencial para justificar a produção de elétricos no País. Uma fábrica de veículos com motor a combustão pode ser convertida parcial ou totalmente desde que exista mercado não focado apenas em nichos. Por isso se fala tanto em “futuro eclético e não somente elétrico”. Isso vale igualmente para dezenas de outros países.

As distâncias continentais existentes aqui levam a dificuldades ainda maiores. No recente Congresso SAE Brasil, entre vários debates, voltou a discussão de quem seria a responsabilidade maior pela ampliação de postos de recarga no País, os fabricantes de veículos ou as empresas de energia. Até o momento as parcerias estão dando certo.

Para uma expansão capilar as companhias de energia terão que se movimentar muito mais. Difícil é tomar uma decisão que dependerá de uma queda substancial de preço das baterias (e dos carros), fundamental para atrair compradores.



Chevrolet incendeia o mercado de picapes médias com o lançamento da Nova Montana 2023, em duas versões: Premier e LTZ. Vem com motor 1.2 Turbo Flex com 133 cv e 21,4 kgfm de torque e chega ao mercado depois do carnaval. Economia, tecnologia, boa dirigibilidade, conforto e caçamba diferenciada são os predicados apresentados na nova picape que está com pré-venda online com unidades limitadas aberta


São Caetano do Sul – O lançamento mais aguardado de 2023, a Nova Montana, estreia nas concessionárias Chevrolet a partir de fevereiro. O modelo inaugura um novo conceito de picape médio-compacta, ao unir o conforto e a dirigibilidade de um SUV com a versatilidade e a robustez de uma verdadeira picape. Nas versões LTZ, por R$ 134.490 e Premier, por R$ 140.490, a menina dos olhos da Chevrolet abriu a pré-venda, porém, com unidades limitadas.


“Este conceito inovador da Montana se encaixa perfeitamente nos novos hábitos, valores e necessidades do consumidor, que busca um estilo de vida mais saudável, com melhor harmonia entre o trabalho e o lazer, com mais produtividade e satisfação. Somente um carro tão multifuncional e disruptivo poderia entregar tudo isso com qualidade e prestígio”, diz Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

A Nova Montana também se destaca em design, espaço interno, segurança, conectividade e performance. As proporções da carroceria da picape da Chevrolet são inéditas e proporcionam um resultado fantástico para um veículo de 4,72 metros de comprimento e cerca de 1,8 metro de largura: oferece a melhor acomodação para os ocupantes da segunda fileira do segmento, tem uma ampla área para carga e ainda é fácil de manobrar.

Caçamba tem divisórias multiboard para melhor acomodação da bagagem

A inédita caçamba Multi-Flex é um diferencial importante do produto e foi projetada para funcionar como um porta-malas gigante (874 litros). Traz um sistema avançado de vedação da cobertura que oferece a melhor proteção contra água do segmento. A caçamba conta ainda com uma extensa linha de acessórios customizados, que permitem centenas de soluções para o transporte de carga, numa combinação que nenhum outro veículo do mercado oferece.

Em relação ao visual, a Nova Montana caracteriza-se por formas que valorizam a força da picape. A frente é caracterizada pelo conjunto ótico bipartido em LED, em sintonia com a mais recente linguagem global de design da Chevrolet. A lateral é marcada pela silhueta típica de utilitários, porém conta com linha de cintura elevada e molduras contornando toda a base do veículo, que fazem ele parecer ainda mais alto. Na traseira, uma barra em preto brilhante conecta as lanternas e agrega requinte ao conjunto.

Já a posição mais elevada de guiar, o ambiente tecnológico da cabine e os acabamentos com materiais premium remetem aos SUVs. Esta sensação é reforçada pelo baixo nível de ruído a bordo, pelo rodar bastante confortável e pela excelente estabilidade do veículo, seja ele vazio ou carregado.

Caçamba tem capacidade de um porta-malas gigante: 874 l

A Nova Montana é igualmente surpreendente na pista, com a melhor relação entre aceleração e consumo de combustível do segmento. A picape da Chevrolet é equipada com motor 1.2 Turbo Flex com até 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm (210 Nm) de torque. O propulsor traz calibração exclusiva, em sintonia com a proposta multiuso do veículo. Este mesmo trabalho de customização foi feito nos demais sistemas mecânicos, como transmissão, direção e suspensão. Até pneus foram especialmente desenvolvidos para o modelo.

A oferta de equipamentos para a Nova Montana é abrangente e inclui: seis airbags, alerta de ponto cego, faróis Full LED com regulagem de altura e acendimento automático, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento com câmera de ré, chave inteligente com partida por botão, tampa da caçamba com alívio de peso na descida, carregador de smartphone sem fio, Wi-Fi nativo, sistema OnStar e aplicativo para comandar funções do carro remotamente.

Tudo isso para que a Nova Montana seja verdadeiramente o “SUV que você precisa, na picape que você sonhava”, tanto do ponto de vista prático como dinâmico.

A Chevrolet está iniciando a pré-venda das versões LTZ e Premier, as mais sofisticadas da gama. O lote inaugural virá equipado com um acessório de caçamba criado para o veículo: as exclusivas divisórias Multi-Board. Elas permitem uma acomodação e distribuição muito mais inteligente da carga.

A Nova Montana é um projeto desenvolvido em parceria com os centros tecnológicos da GM na America do Sul, América do Norte e Ásia. Chega como o maior integrante da família de veículos global da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker – todos referência em seus respectivos segmentos.

Design inteligente para melhor aproveitamento de espaço

A Nova Montana é o primeiro modelo de produção local escolhido para estrear a nova identidade de design global da Chevrolet, que se caracteriza pelo conjunto ótico bipartido na dianteira.

Por isso a picape traz a luz de posição (DRL) na parte superior. Seu aspecto iluminado harmoniza com os vincos do capô e com a grade. Já o farol principal e o pisca compõem uma peça independente de formato trapezoidal e com bordas arredondadas para dar um toque de esportividade. Enquanto o para-choque traz um aplique central na base para proporcionar mais imponência ao veículo.

Rodas de 17" com pneus especialmente criados para a Nova Montana

Na versão Premier os acabamentos de rodas e frisos são escurecidos; na versão LTZ eles são predominantemente cromados, conferindo uma identidade própria para cada uma delas.

A lateral da Nova Montana começa chamando a atenção pelas linhas características de sua carroceria e pelo equilíbrio das proporções entre compartimento do motor, cabine e caçamba. Além de melhor aparência, essas superfícies desenvolvidas com auxílio de supercomputadores entregam ainda benefícios aerodinâmicos.

Ao mesmo tempo que o consumidor deseja uma picape mais espaçosa para a família, ele se preocupa também com as dimensões do veículo, principalmente pelo tamanho das vagas de estacionamento disponíveis em grandes centros urbanos. O uso de materiais mais leves e resistentes para a carroceria dispensam a necessidade de um motor grande para empurrar o veículo. Isso permitiu aumentar a área destinada à cabine e garantir amplo volume para carga.

O resultado é fantástico, e a Nova Montana estreia com o melhor aproveitamento de espaço interno do segmento. São pelo menos 20 milímetros a mais para o joelho do passageiro traseiro em relação à concorrência, enquanto o espaço de cabeça é mais um exemplo de superioridade. A ergonomia é outro destaque deste projeto, que se traduz na melhor acomodação dos até cinco ocupantes.

A picape da Chevrolet possui molduras que contornam toda a base do veículo, incluindo para-choques, paralamas e portas. Por serem confeccionadas com um material de cor e textura contrastante em relação à lataria, fazem o carro parecer ainda mais alto em relação ao solo. As rodas de 17 polegadas, a linha de cintura elevada e o rack de teto reforçam este aspecto aventureiro.

A traseira é marcada por elementos que remetem à robustez, sem deixar de lado o requinte e a funcionalidade. O principal diferencial estético do veículo está na barra com acabamento em preto brilhante que faz a conexão entre as lanternas, formando um elemento único. Ênfase também para a logomarca “Chevrolet” estampada em baixo relevo na tampa da caçamba, que tem no topo uma espécie de aerofólio integrado. A tampa conta com abertura por botão elétrico e alívio de peso na descida. Já o para-choque foi projetado para facilitar o acesso à caçamba.

Para quem gosta de personalização, há uma gama de acessórios para a parte externa do veículo, como estribos laterais, extensor do para-choque frontal, diferentes tipos de Santo Antonio e faróis de neblina dianteiro em LED.

Se a carroceria reforça o lado imponente da picape, a cabine da Nova Montana remete a de um SUV. Muito por conta do acabamento sofisticado e da ambientação mais tecnológica do que o segmento costuma oferecer.

A central multimídia está ganhando cada vez mais relevância nos automóveis, e o item recebeu atenção especial dos designers. Tanto que a Nova Montava estreia com o conceito de tela do MyLink totalmente integrada ao quadro de instrumentos, assim como nos modelos mais recentes da marca. O multimídia está na parte superior do painel e seu visor de 8 polegadas, por ficar na posição horizontal, facilita a leitura principalmente de mapas de navegação e reduz a possibilidade de distração ao volante.

O MyLink da Nova Montana, aliás, é um dos mais avançados do mercado e oferece Wi-Fi com sinal de internet até 12 vezes mais estável e sistema de telemática avançada OnStar integrados. Projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play também fazem parte do pacote de conectividade, que ainda oferece atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo, aplicativo myChevrolet para comandar funções do carro à distância e carregador de smartphone por indução magnética.

A Nova Montana chega como a primeira picape equipada com Wi-Fi e OnStar de série em todas as versões.

Outro destaque do interior do veículo é a riqueza de detalhes que vai desde a seleção dos materiais até a combinação de cores e texturas. Ao todo, são mais de 50 padrões de acabamento, que variam conforme a função e aplicação do componente. Nas versões Premier, por exemplo, elementos do painel, bancos, portas e console trazem revestimentos premium.

A sensação de que você está ao volante de um verdadeiro SUV é evidenciada pelos bancos confortáveis e pela posição mais elevada de guiar, muito valorizada hoje em dia por proporcionar melhor visibilidade do trânsito e ajudar a reduzir o cansaço em longas viagens. Outros elementos reforçam essa percepção, entre eles o baixo índice de ruído e vibração a bordo. Já variados ajustes para o cinto de segurança, volante, assento e encosto garantem uma perfeita ergonomia para o condutor.

O consumidor tem a possibilidade de personalizar a cabine da Nova Montana com diversos acessório
s, como a soleira iluminadas de portas. Para quem busca maior potência sonora para o sistema de áudio, é possível instalar um subwoofer da marca JBL especialmente dimensionado à acústica do veículo.

Robustez de picape e caçamba Multi-Flex

A Nova Montana é um veículo de conceito inovador porque une o conforto e a dirigibilidade de um SUV com a versatilidade e robustez de uma verdadeira picape. Este foi o foco dos projetistas desde o início, quando o time de pesquisa de mercado identificou esta característica como uma tendência, que acabou ganhando força com os recentes fenômenos globais.

Além disso, a GM sempre foi referência no desenvolvimento de automóveis. Atualmente, a empresa se destaca pelo amplo uso de ferramentas avançadas de engenharia, como supercomputadores e software de inteligência artificial para criar veículos disruptivos. O desenvolvimento virtual permite reduzir o tempo de gestação de um veículo quase pela metade, agregando ainda ganhos de qualidade, segurança e eficiência. Outra vantagem é a infinidade de simulações e aperfeiçoamentos que é possível realizar ao longo do projeto.

Para isso, a empresa possui um centro de processamento de dados com área equivalente a 20 campos de futebol. Cada peça da Nova Montana foi trabalhada virtualmente até o máximo grau de otimização. Ferramentas virtuais também ajudaram a reduzir os custos totais de desenvolvimento do veículo. Isso permitiu a inclusão de muito mais tecnologias no modelo sem necessariamente posicioná-lo num degrau de preço superior.

Na GM, o principal atributo estrutural de uma picape está na sua robustez e durabilidade, até porque este é o tipo de veículo que costuma enfrentar condições mais diversas de utilização, seja em relação ao peso transportado ou às condições de pavimentos em que transita. E a Nova Montana entrega um excelente rendimento nas mais variadas situações, vazia ou carregada – tanto que a capacidade máxima de carga chega a ser quase a metade do próprio peso do veículo.

O curioso é que o consumidor de picapes médio-compactas está mais interessado nos objetos que ela consegue devidamente acomodar na caçamba do que necessariamente na capacidade de peso total, que quase nunca chega a ser utilizada.


Por isso a relação entre comprimento, altura e largura do compartimento de carga da Nova Montana considera os itens que as pessoas mais costumam transportar, seja para viagens em família, atividades do trabalho ou aquelas habituais do dia a dia.

A questão é que além de objetos mais volumosos, como um móvel, um carrinho de bebê ou uma bicicleta, o consumidor costuma levar também itens menores, como compras de supermercado, malas ou caixas de ferramentas. Para atender perfeitamente estas duas situações, a Chevrolet está lançando com a Nova Montana a caçamba inteligente Multi-Flex além de uma ampla linha de acessórios. Ao todo são mais de 20 itens para otimizar o transporte de carga.

Um dos acessórios mais interessantes são as divisórias Multi-Board. Ele é composto por quatro peças. Dois trilhos que vão fixados no porta-objetos lateral da caçamba, uma grande prateleira e uma prancha, que podem ser encaixados em seis posições diferentes. Com a prateleira e a prancha na horizontal quase à meia altura, cria-se uma caçamba de dois andares. Como a prateleira tem como ser posicionada logo na entrada da caçamba e possui diversos compartimentos, dá para acomodar facilmente ali objetos menores, para que eles não viagem soltos. Ganchos na parte inferior permitem ainda pendurar sacolas e mochilas.

Outra configuração interessante das divisórias Multi-Board é quando a prancha forma uma espécie de parede, dividindo a caçamba em dois compartimentos, um fechado, que funciona como área segura independente do uso de capota marítima, e outro aberto. Útil para quem precisa separar diferentes tipos de carga ou quer limitar a área útil para facilitar o embarque e desembarque de cargas menos volumosas.

Uma das maiores queixas dos donos de picape no uso urbano é quanto à entrada de água na caçamba em dias de chuva. Para a Nova Montana foi desenvolvido um sistema inovador de vedação da capota marítima. Esta solução foi pensada para os consumidores que pretendem utilizar a caçamba como um porta-malas gigante ou para aqueles que desejam maior nível de proteção no transporte de objetos. Há opção também de uma capota rígida de acionamento elétrico por controle remoto.

A Nova Montana é um produto de elevada resistência e segue requisitos internacionais de proteção a ocupantes e pedestres. Tanto que virá de série com seis airbags, para-choque e capô projetados até para amortecer impactos em caso de um possível atropelamento e freios ABS com distribuição da força de frenagem e assistência de frenagem de urgência. Completam a lista controle eletrônico avançado de tração e estabilidade, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e resposta automática de acidentes para o Centro de Atendimento OnStar.

Já o alerta de ponto cego e os faróis Full LED com maior poder de iluminação, por exemplo, são exclusividades da versão de luxo Premier.

Mecânica customizada e dirigibilidade de SUV

O segmento de picapes cresceu quase 50% em participação de mercado na última década no Brasil. Uma das razões deve-se ao fato deste tipo de veículo ter evoluído principalmente em comodidade e sofisticação. A Nova Montana chega para elevar ainda mais esse patamar e foi pensada para agradar igualmente ao público feminino. Afinal, as mulheres são grandes apreciadoras de automóveis versáteis, bem-acabados e agradáveis de dirigir.

A Nova Montana é o mais recente integrante da família de veículos globais da Chevrolet, já composta por Onix, Onix Plus e Tracker. Todos referência em seus respectivos segmentos e campeões de vendas na América do Sul. Eles têm carroceria, dimensões e acerto dinâmico distintos para atender às diferentes necessidades dos consumidores.

O Onix e Onix Plus têm plataforma de mesma largura. Mas enquanto o hatch traz acerto de suspensão e direção mais esportivo, o sedã caracteriza-se pelo maior espaço para o banco traseiro e porta-malas.

O Tracker e a Nova Montana compõem uma outra dupla, por compartilharem uma plataforma mais larga e sofisticada. Apesar de apresentarem um comportamento dinâmico e uma performance muito semelhante, diferem bastante em estilo, comprimento e na calibração.

A picape costuma ter uma maior variação de condições de uso e muitas vezes reforços estruturais são necessários. No caso da Nova Montana, customizamos toda a mecânica para que o veículo tivesse o maior conforto e a melhor dirigibilidade da categoria, vazia ou carregada.

Algumas dessas inovações da Nova Montana estão na suspensão traseira, que traz um sistema de duplo batente de rigidez variável. Ela ajuda a manter o veículo sempre estável e confortável, independentemente se ele está transitando com carga mínima ou máxima. Surpreendente também é o comportamento da picape da Chevrolet em curvas, com resposta precisa da direção, com baixa rolagem e inclinação da carroceria, o que facilita o controle e traz maior sensação de confiança ao volante.

A tecnologia inovadora de suspensão e a distribuição mais equilibrada do peso do veículo sobre os eixos permitem outro benefício interessante para o consumidor. Os ocupantes não sentem a traseira quicar demasiadamente em pisos irregulares, como acontece em picapes que rodam com a caçamba vazia. Por isso que, na Nova Montana, a sensação é de estar a bordo de um SUV de verdade, pelo mesmo nível de conforto e dirigibilidade.

O nível de customização do acerto da Nova Montana foi tanto que até pneus personalizados foram desenvolvidos para o produto, com composição e estrutura específicas.

Já o sistema de freios da Nova Montana foi reforçado para ser um dos mais eficientes da categoria e conta com diversos recursos tecnológicos:

  • Assistente de frenagem para situações de perda de eficiência por aquecimento. A picape é capaz de identificar potenciais situações de perda de eficiência de frenagem por aquecimento do sistema, como geralmente acontece em descidas de serra, quando a frequência e a intensidade de uso do equipamento são mais intensas. Neste caso, o veículo aumenta automaticamente a pressão do conjunto hidráulico para que o motorista não precise elevar demasiadamente a força de aplicação no pedal para realizar as frenagens.
  • Mais um mecanismo interessante refere-se à atuação do sistema de freio em curvas. O veículo analisa constantemente a velocidade, a aceleração lateral e o ângulo de esterçamento do volante para otimizar a distribuição da força de frenagem em cada roda, aumentando a estabilidade e melhorando a dirigibilidade do carro inclusive em condições cotidianas de uso, antes de situações consideradas extremas, quando existe a necessidade de intervenção do sistema eletrônico de estabilidade.
  • O veículo conta ainda com recurso que ajuda a manter a trajetória em frenagens em linha reta, podendo aplicar uma força específica em cada roda, compensando variações comuns de aderência da pista ou da distribuição irregular do peso de carga, por exemplo.

A Nova Montana vem equipada com motor 1.2 Turbo Flex com 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm (210 Nm) de torque, com uma calibração customizada para melhor performance considerando a proposta do veículo. Uma das características desse propulsor é que ele trabalha numa faixa de rotação mais baixa, o que contribui para um maior silêncio a bordo e redução das emissões.

Traz o que há de mais atual em termos tecnológicos no segmento, como bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversas outras tecnologias:

  • Correia dentada imersa em óleo de funcionamento mais silencioso que o sistema de correntes usado pela concorrência e igualmente livre de manutenção até 240 mil km;
  • Otimização do virabrequim para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para menor atrito da movimentação dos pistões.

Outro segredo do excelente desempenho da Nova Montana está no sistema avançado de gerenciamento eletrônico, com uma central que permite até 3 vezes mais variáveis de calibração que picapes de geração anterior. Tudo isso potencializa os resultados tanto na configuração manual como na automática, sempre de seis marchas.

Até por isso a Nova Montana tem uma relação entre aceleração e consumo de combustível superior à média do segmento, de acordo com projeções da GM.

Neste contexto, a futura representante da Chevrolet chega, entre as picapes automáticas, como a campeã em economia. O veículo percorre na estrada, com gasolina, 13,3 km/l e, na cidade, 11,1 km/l. Com etanol os números são: 9,3 km/l e 7,7 km/l, respectivamente.

Já quem optar pela versão com transmissão manual, irá encontrar na Nova Montana os melhores resultados da categoria na medição de aceleração de 0 a 100 km/h. Mais detalhes sobre esta versão e a data de chegada dela ao mercado serão compartilhados futuramente.

Tendo em vista que parte dos clientes da Nova Montana serão frotistas, onde o baixo custo de manutenção é um quesito relevante, a Chevrolet desenvolveu um produto pensado para ser referência neste aspecto também.

Posicionamento e principais tecnologias

A Chevrolet tem uma longa tradição em picapes e está preparando uma grande investida neste segmento. A estratégia é ter o mais completo e atualizado portfólio de produtos, com modelos de tamanho e proposta complementares.

Além da Nova Montana, que estreia em fevereiro, a marca terá outras novidades na sequência, como uma versão especial da S10 e o lançamento da Silverado, que vai ocupar o posto de picape de grande porte mais sofisticada do mercado. Tanto que 2023 será o ano das picapes na Chevrolet.

Com estes três produtos, a marca terá a partir do ano que vem representantes com volume nas três mais importantes categorias de picape. Atualmente o segmento como um todo representa aproximadamente 20% das vendas gerais de automóveis e comerciais leves, ante 15% há dez anos.

A Nova Montana é o modelo de acesso deste portfólio de utilitários e a base desta estratégia. Será produzida na recém-atualizada fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) também para exportação.

A relação completa dos equipamentos e as especificações técnicas de cada versão serão divulgadas mais próximo da chegada do produto às concessionárias Chevrolet em todo país.

Confira as principais tecnologias e acessórios disponíveis para a Nova Montana:

Segurança

  • Airbags frontais, laterais e de cortina
  • Alerta de frenagem de emergência
  • Alerta de ponto cego
  • Controle eletrônico avançado de estabilidade e tração
  • Faróis dianteiros Full LED com regulagem de altura
  • Freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência
  • Ganchos de ancoragem para cadeiras de crianças no padrão Isofix e Top Tether
  • Kit para transporte de PET
  • Sistema OnStar com resposta automática em caso de acidente, botão de emergência e assistência na recuperação veicular

Aparência

  • Santo Antônio
  • Estribo lateral
  • Extensor do para-choque dianteiro
  • Rack de teto
  • Emblema Chevrolet na tampa traseira em alto relevo
  • Farol de neblina em LED
  • Roda de alumínio aro 17
  • Soleiras de portas iluminadas
  • Acabamento premium para bancos e painel

Comodidade

  • Assistente de partida em aclive
  • Acendimento automático dos faróis com sensor crepuscular
  • Chave inteligente com sensor de aproximação e partida do motor por botão
  • Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
  • Computador de bordo com informações do veículo, incluindo monitoramento de pressão dos pneus e indicador da vida últil do óleo
  • Controlador de limite de velocidade
  • Direção elétrica progressiva
  • Sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré
  • Sistema de áudio com quatro alto-falantes e subwoofer JBL

Conectividade

  • Aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo remotamente
  • Atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo
  • Multimídia MyLink com tela de 8", função áudio streaming e Bluetooth para até 2 smartphones simultaneamente
  • Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem o uso de cabo
  • WiFi nativo com sinal até 12 vezes mais estável e possibilidade de parear até 7 dispositivos simultaneamente
  • Entradas USB tipo A e C

Caçamba Multi-Flex

  • Tampa traseira com abertura por botão elétrico e alívio de peso na descida
  • Divisórias Multi-Board
  • Bandeja, bolsa e caixa organizadora
  • Porta-objetos nas laterais
  • Capota marítima de lona com sistema inovador de vedação
  • Capota marítima rígida elétrica
  • Entrada USB tipo A e C e de 12V
  • Extensor de caçamba para o transporte de moto, por exemplo
  • Rede porta-objetos
  • Tapete de bandeja fixo ou tipo gaveta
  • Iluminação em ambos os lados
  • Oito ganchos para amarração da carga
  • Protetor de caçamba

Avaliada em 12 de agosto/22 pelo Blog (link no texto), a picape Ford Maverick ganha versão híbrida e faz no Brasil a primeira exibição pública que combina um motor 2.5 a gasolina e um elétrico com autonomia de 800 km


A Ford exibiu ao público o Maverick Hybrid, primeira picape híbrida do Brasil, que chega ao mercado no primeiro trimestre de 2023. A apresentação foi feita na inauguração do Ford Academy, novo espaço multifuncional aberto em São Paulo que será usado como centro de difusão de novas tecnologias, serviços, treinamento, experiência do consumidor e relacionamento da marca com os parceiros. 

Neste link você pode conhecer a picape Maverick testada pelo Blog: 

https://blogdojornalistaarnaldomoreira.blogspot.com/search?q=Picape+maverick


“A Maverick Hybrid faz parte da nossa agenda de descarbonização no Brasil, que também terá outras grandes novidades em 2023”, diz Rogelio Golfarb, vice- presidente da Ford América do Sul: “A eletrificação é um dos pilares do modelo de negócios da Ford na região e no mundo.”

A Maverick se destaca no segmento por aliar a robustez e versatilidade das picapes com o conforto de um SUV. A nova versão híbrida mantém essas qualidades trazendo uma eficiência energética superior. Seu trem de força combina um motor 2.5 Atkinson a gasolina e um motor elétrico e sistema de freio regenerativo.

“A Maverick Hybrid é muito eficiente e tem uma autonomia que passa de 800 km. Além disso, conta com torque instantâneo, baixa emissão de carbono e um rodar confortável e silencioso”, completa Rogelio Golfarb.




Robustez e qualidade
Como todas as picapes Ford, a Maverick Hybrid foi desenvolvida para atender os rigorosos padrões de qualidade, robustez e durabilidade da família Raça Forte. Para poder conquistar esse selo, ela foi exaustivamente testada em condições extremas de clima, rodagem em estrada e fora de estrada e com capacidade máxima de carga.

“A Maverick Hybrid é uma verdadeira picape Raça Forte, com os atributos de desempenho e resistência que todos conhecem. Tanto que já é um grande sucesso nos Estados Unidos”, diz Antonio Baltar Jr., diretor de Marketing, Vendas e Serviços da Ford. “É um veículo versátil feito para atender as necessidades diárias do cliente com conforto, praticidade e uma experiência única de condução.”


Com essas vantagens, a Maverick Hybrid se torna uma alternativa inclusive para as picapes a diesel, atendendo um consumidor de perfil mais urbano. Ela virá com as funções de conectividade do aplicativo FordPass, que incluem alertas de funcionamento do veículo e acionamento do alarme, localização, acesso remoto ao nível do combustível, odômetro, travamento e destravamento e partida remota com acionamento do ar-condicionado.

Sobre a Ford Motor Company
A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor, combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores e indispensáveis da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. Adicionalmente, a Ford está estabelecendo posições de liderança em soluções de mobilidade, incluindo tecnologia de veículos autônomos, e fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 176.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos no Brasil, visite o site https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt.html.


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