Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 29 de abril de 2023

Renegade, Compass, Commander: conheça os significados dos nomes dos modelos da Jeep®




Autenticidade é um dos pilares da Jeep®, que pode ser identificado até mesmo nos nomes dos modelos da marca. Renegade, Compass, Commander, Wrangler e Gladiator já são nomenclaturas comuns para nossos ouvidos, mas nem todo mundo sabe o que significa cada uma delas.

Aliás, nomear um veículo não é uma tarefa fácil. Pelo contrário: é um processo complexo que exige uma série de pesquisas, análises e muita criatividade. Na Jeep, este caminho traz um teor histórico e torna-se natural associar nomes icônicos a carros novos que têm o mesmo conceito e atitude de antigos modelos. O resultado final são carros modernos com emblemas que traduzem o legado e a trajetória da marca.

Tanto é que a maioria dos atuais modelos da marca carrega a história de antecessores, como, por exemplo, o Renegade. Hoje famoso por seu excelente desempenho no mercado de SUVs compactos, seu nome veio de uma versão do CJ. Já o Compass foi lançado em 2006 nos Estados Unidos. E o primogênito do Commander, assim como o modelo atual, também abrigava sete ocupantes.

Bússola, comandante, gladiador: a maioria das nomenclaturas vem do inglês, em referência à origem da marca, que remonta a 1941, quando o exército dos EUA assinou um contrato com a Willys-Overland para esta ser a principal fornecedora do exército americano. Mais do que isso, cada um deles também remete às suas características fundamentais, como valentia, estilo de vida e habilidades off-road.

Conheça mais dos atuais nomes da Jeep®:


Renegade: hoje um modelo cobiçado pelos consumidores do segmento B-SUV, empresta seu nome de uma versão do clássico CJ e que, nos anos 1990, batizou também um pacote de opcionais do Wrangler. Requintes estéticos, como faixas decorativas e para-choques distintos, além de aprimoramentos para o off-road, tais quais pneus e amortecedores mais parrudos e rodas exclusivas, o diferenciavam da versão convencional.

Na tradução do inglês significa “renegado”, ou “aquele que quebra tradições”, o que realmente fez, já que o Renegade mudou o mercado de utilitários esportivos no Brasil e entrou para a história, sendo o primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo Stellantis em Goiana. O Renegade é hoje o único do seu segmento que oferece versões 4x4 e conta ainda com o motor mais potente da categoria em todas as versões. Um verdadeiro Jeep!


Compass: em inglês significa bússola, instrumento utilizado para navegação e orientação. De fato, o modelo foi como uma bússola que mostrou o caminho para a Jeep chegar ao topo dos SUVs médios. Outro conceito que o modelo carrega em seu nome é a ideia de que te levará aos lugares que você deseja. Atualmente, o Compass é líder absoluto entre os SUVs médios no país nos últimos 6 anos e tem produção nacional, mais precisamente no Polo Automotivo Stellantis em Goiana. Além das versões produzidas em Goiana, o Compass também foi o primeiro modelo eletrificado da Jeep no Brasil, com a versão 4xe, importada da Itália.


Commander: mais um nome inspirado em um clássico da marca. Importado da Áustria e apresentado no Salão do Automóvel de 2006, era imponente com seus 5,12 metros de comprimento, três tetos solares e motor V8 de 326 cv. Trazia mimos inéditos, como ajuste elétrico de distância dos pedais. Tal como o atual, o antigo Commander também oferecia sete confortáveis lugares.

E o “comandante” é também o líder absoluto entre os D-SUVs praticamente desde que foi lançado e mantém a posição com folga: no último mês garantiu 32,6% de market share da categoria. Além disso, é o primeiro Jeep desenvolvido no Brasil e recentemente conquistou a marca de 40 mil unidades produzidas.


Wrangle
r: sucessor do CJ, o Wrangler foi incorporado à linha da Jeep depois de 1987, quando a marca foi comprada pela Chrysler. No inglês, significa um cowboy, que trabalha duro independente da situação, assim como o SUV da Jeep, que é feito para qualquer terreno e possui a melhor tração 4x4 do segmento.


Gladiator: o “gladiador” (tradução do inglês) da Jeep chegou ao mercado brasileiro no ano passado com a missão de colocar a marca em uma nova categoria e ser a picape mais capaz do segmento. Assim como um soldado romano, a picape da Jeep é robusta, forte e preparada para qualquer situação.

No entanto, essa não foi a primeira picape da Jeep a ser batizada com esse nome.  A primeira Gladiator foi fabricada entre 1962 e 1971, nos EUA, como sucessora da Willys Jeep Truck. Na Argentina, essa produção ocorreu até 1977.

Vale ressaltar que todos os modelos que a Jeep disponibiliza no mercado brasileiro contam com versões 4x4 e a capacidade off-road única da marca. Algumas versões contam ainda com o selo Trail Rated, coroação destinada aos mais capazes no off-road e insuperáveis em cinco importantes exigências: tração, distância do solo, articulação, manobrabilidade e capacidade de submersão.

Novo SUV Citroën C3 Aircross para 7 passageiros chega ao Brasil no final deste ano e abre novo nicho na marca

 

Ousado, inteligente, espaçoso e acessível. Esses são só alguns dos atributos do Novo SUV Citroën C3 Aircross, que acaba de ser revelado mundialmente em eventos na Índia e Brasil. Disruptivo por qualquer ângulo, ele chegará ao mercado no fim de 2023 para ser a pioneira e desejada opção para quem busca um B-SUV com capacidade para levar até sete pessoas e com o maior porta-malas entre seus rivais diretos. O modelo foi desenvolvido ouvindo a demanda de um consumidor carente de opções que somassem robustez, tecnologia, espaço e versatilidade em um pacote elegante e capaz de carregar toda a família – e sua bagagem, é claro. 

O segundo produto do projeto C-Cubed será produzido na América do Sul com soluções inteligentes, eficiência e conforto, com um design que o tornam icônico desde o primeiro momento. Sua cabine com conceitos inéditos no segmento reúne inovação, estilo e muito espaço interno, tornando o Novo SUV Citroën C3 Aircross a nova referência no segmento. 

O mais novo SUV da Citroën foi revelado em eventos paralelos na Índia e Brasil, dois dos diversos países que irão comercializar o modelo, e foi pensado para superar os inúmeros desafios presentes na região onde ele será comercializado. Por isso, ele reúne virtudes como suspensão elevada, excelente vão-livre do solo e alta manobrabilidade para que nem mesmo a infraestrutura mais desafiadora seja um impeditivo para o uso diário de seus proprietários e suas famílias. 

Seu desenvolvimento ocorreu em diferentes regiões do planeta, beneficiando-se da sinergia Stellantis, e foi ajustado de acordo com as necessidades locais. O centro de desenvolvimento do grupo na América do Sul, em Betim (MG), foi responsável por aplicar todo o seu conhecimento do mercado local para criar um SUV que vai ao encontro de tudo o que o consumidor deste segmento procura. 

“Estamos muito animados com a revelação do Novo SUV Citroën C3 Aircross, que complementa a crescente gama da marca na América do Sul. Ele foi especialmente projetado com e para os nossos consumidores, que buscam um SUV compacto sob medida para a sua família, acessível e capaz de unir força, design marcante e tecnologia, com espaço para até sete pessoas. Ele carrega todo o nosso conhecimento e respeito aos clientes da região, beneficiando-se de nossa estrutura local - um diferencial único que nos permite desenvolver produtos especiais e inovadores”, afirma Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América do Sul.  

Uma equipe com mais de 350 pessoas participou do desenvolvimento do Novo SUV Citroën C3 Aircross na região, usando os diversos laboratórios e campos de prova que a Stellantis dispõe na América do Sul e também em outros continentes, permitindo a criação de um produto que atende à todas e distintas conduções que os consumidores sul-americanos enfrentam no dia a dia. 

"O Novo SUV Citroën C3 Aircross é o segundo dos três modelos do projeto C-Cubed, e irá trilhar o sucesso aberto com o Novo C3, que já conquistou mais de 17 mil clientes em toda a nossa região. Isso só foi possível graças à estratégia do Citroën 4All, com foco em acessibilidade na compra e uso de nossos modelos, e não seria possível sem a força da Stellantis na América do Sul. Ele é o primeiro B-SUV do mercado capaz de levar até sete pessoas, um conceito ousado que exigiu o máximo de todos para que criássemos um produto sem concessões e adequado para as condições desafiadoras dos países onde irá rodar. Com esse veículo abrimos mais um capítulo de nossa rica história, com todo o DNA e robustez da marca, e estamos ansiosos para oferecer aos nossos clientes o SUV que eles tanto procuraram”, complementa Vanessa Castanho, vice-presidente da Citroën para a América do Sul. 

Pintura em dois tons

Por qualquer ângulo que se olhe o Novo SUV Citroën C3 Aircross, é possível ver sua identidade única, que reúne um estilo marcante, porte impressionante e robustez. Começando pela pintura em dois tons, um item que faz parte da história da marca e que está presente em 100% da sua gama na região. 

Sua dianteira é dividida por duas linhas retas, que formam um “Y” nas extremidades e se aproximam em direção ao centro do carro, formando o icônico Duplo Chevron que identifica todos os modelos da Citroën.

“Trata-se de um SUV com todas as características de um Citroën, com elementos de design que o fazem se destacar na multidão – o que é exatamente o que os consumidores deste segmento procuram”, destaca Pierre Leclercq, Diretor de Design Global da Citroën.

Esses traços reforçam o para-choque proeminente, com um estilo que “abraça” o carro ao mesmo tempo em que traz robustez e força ao visual. Essas características continuam pelo capô elevado com vincos longitudinais e nos para-lamas alargados, que ficam ainda mais destacados pelos arcos pretos em torno das caixas de roda. 

Todo esse design brilha ainda mais com o reforço das luzes de condução diurna de LEDs, cujos traços se unem ao estilo do Novo SUV Citroën C3 Aircross e seu 1,80 metro de largura. 

Na lateral se destacam as amplas portas traseiras, projetadas para otimizar o acesso à segunda e terceira fileira de assentos. Integradas ao design, elas carregam as fortes linhas de caráter do Novo SUV C3 Aircross da dianteira até a traseira, passando pelas janelas na coluna C que criam uma área envidraçada ao mesmo tempo que aumentam o conforto dos ocupantes dos bancos traseiros. 

Os traços laterais que percorrem os mais de 4,32 metros de comprimento vão ao encontro da ousada lanterna, que traz consigo o DNA Citroën com dois elementos que avançam em direção ao para-lama traseiro. 

Os conjuntos ópticos são unidos por um elemento visual na tampa do porta-malas, dando ao Novo SUV C3 Aircross um estilo robusto, reforçando a solidez e porte do SUV. Esses elementos continuam no para-choque, que une forma e função em uma peça que protege o modelo ao mesmo tempo em que destaca o amplo vão-livre de 200 mm e excelente ângulo de saída.  

Por dentro, o Novo SUV Citroën C3 Aircross se beneficia de uma abordagem 360º, que contempla todos os elementos ao redor dos ocupantes para que eles sempre tenham conforto e bem-estar a bordo. Esse cuidado começa já no banco do motorista, que terá à sua frente um exclusivo quadro de instrumentos digital com tela customizável de 7”. 

Sua interface intuitiva faz dupla perfeita com o Citroën Connect Touchscreen de 10”, equipado com integração Android Auto e Apple Carplay sem fio. E como a conectividade está presente em todas as famílias, o Novo SUV C3 Aircross pode ser equipado com até cinco conectores USB, garantindo que todos a bordo possam usar e recarregar seus smartphones. 

O conforto não é só um item essencial de um Citroën, mas também um dos pilares da marca. Por isso o novo modelo é equipado com uma suspensão capaz de absorver as mais diferentes irregularidades do piso, possui macios bancos em dois tons e entrega a todos os ocupantes um passeio tranquilo. 

Esse bem-estar continua na climatização da cabine, graças ao exclusivo sistema de ventilação no teto, que oferece ainda mais conforto aos ocupantes dos bancos traseiros. Seu amplo entre-eixos de 2,67 metros possibilitou uma grande cabine para todos, e os passageiros da segunda fileira poderão desfrutar do maior espaço para as pernas do segmento. 

Na porção posterior, também fica outra exclusividade do SUV. Os dois bancos da terceira fileira são individuais e removíveis: o cliente pode usar ambos, somente um ou retirá-los completamente, ampliando o já vasto porta-malas. Com aproximadamente 8 kg cada, o processo de remoção dos assentos é simples e intuitivo. Essa versatilidade dá ao Novo SUV C3 Aircross o maior compartimento para bagagens entre seus concorrentes diretos no segmento, com até 489 litros de volume pelo padrão VDA. 


Modelo para a América do Sul 

O Novo SUV Citroën C3 Aircross foi desenvolvido globalmente em parceria com os centros regionais da Stellantis. O modelo destinado à América do Sul foi preparado para atender a todos os anseios de nossos clientes, beneficiando-se da ampla experiência da empresa no continente. Isso inclui uma moderna e exclusiva gama de motores e câmbios, projetados e calibrados de acordo com a necessidade de cada país. 

O time de desenvolvimento da Stellantis na América do Sul rodou mais de meio milhão de quilômetros, em diversos países, para garantir a excelência do Novo SUV Citroën C3 Aircross em todos os aspectos. Nossos engenheiros enfrentaram o calor escaldante do nordeste brasileiro e o frio extremo do Círculo Polar Ártico para que o mais ousado SUV do segmento superasse as inúmeras condições climáticas da região. 

“O Novo SUV Citroën C3 Aircross nasce com a força da Stellantis na América do Sul. Ele é uma peça essencial para o crescimento do grupo e da Citroën na região, e estamos ansiosos para apresentar todos os detalhes dele em seu lançamento. Não temos dúvidas que ele será mais um produto de sucesso da Stellantis”, conclui Antonio Filosa. 

O Novo SUV Citroën C3 Aircross está previsto para ser lançado na América do Sul no final de 2023, quando mais detalhes serão revelados. 



 

Ram amplia a rede de concessionárias e inaugura novo padrão ainda mais premium

 


  • Impulsionada pelo excepcional crescimento de 675% nas vendas dos últimos anos e o maior lançamento da história da marca no Brasil, a marca terá mais de 100 concessionárias até o final do ano
  • Estão sendo investidos pelos parceiros aproximadamente R$ 150 milhões para a inauguração de  lojas e a revitalização da rede atualnovas
  • Aliado ao aumento do número de pontos de venda, foi criado um novo padrão de arquitetura e atendimento para entregar um serviço ainda mais premium e exclusivo
     

O desempenho da Ram no Brasil nos últimos anos é impressionante, com recordes consecutivos em vendas, o que impulsionou a marca para as primeiras colocações no ranking do mercado premium, representando o segmento de picapes que entregam força, capacidade, luxo e tecnologia inigualáveis. No final de 2019, a marca teve 652 emplacamentos e o fechamento de 2022 indicou 5.052 unidades registradas – alta de 675%. Recentemente, também começaram a ser revelados detalhes do novo modelo que será produzido no Brasil e carrega a missão de ser um divisor de águas para a marca na região.

Para apoiar todo esse crescimento da Ram no país, um movimento de ampliação da rede de concessionárias está sendo implementado, com o investimento, por parte dos grupos parceiros, de aproximadamente R$ 150 milhões para chegar a mais de 100 lojas até o final deste ano. Mais que o dobro em relação aos 46 pontos de venda da marca em dezembro de 2019, demonstrando a aposta nos novos rumos da marca no Brasil, amplificando a capilaridade e a presença em diferentes regiões.

“Em paralelo ao lançamento da nossa futura picape nacional e aos resultados que alcançamos nos últimos anos no Brasil, estamos mais do que dobrando o número de concessionárias no país, visando a fortalecer a presença da Ram, oferecendo aos nossos clientes mais pontos de vendas com um atendimento premium que é reconhecido pela excelência e exclusividade”, afirma Breno Kamei, vice-presidente da Ram para a América do Sul.

Com a inauguração das novas concessionárias pelo país, a expectativa é atender clientes em Estados que a marca ainda não tinha lojas, como Tocantins, Amapá, Roraima e Rondônia, em suas capitais. Além de novas concessionárias em outras 14 regiões do país que incluem Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Florianópolis, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro, assim como 12 novos pontos em São Paulo e mais seis novas lojas em Minas Gerais.

“Com este movimento, estamos buscando fortalecer ainda mais a presença da Ram em áreas estratégicas, assim como trazer para mais perto os clientes em cidades novas para a marca, acompanhando um dos momentos mais importantes da Ram no país com o sucesso de vendas dos nossos modelos e o lançamento de uma nova picape nacional exclusiva” reforça Everton Kurdejak, vice-presidente de Operações Comerciais da Ram para o Brasil.

Novo padrão das lojas: ainda mais premium e exclusivo

Os clientes da Ram começam a sentir a experiência de comprar uma picape da marca do poder inigualável no atendimento premium da rede de concessionárias, uma base sólida que sustenta o sucesso da marca. E toda essa atenção ao consumidor ganhou um novo capítulo com o novo padrão inaugurado pela Marajó, em Londrina (PR), em outubro de 2022 e estará presente em todas as lojas até o final deste ano.

A arquitetura externa e a decoração trazem maior destaque para a Ram, com área dedicada para os veículos da marca no showroom, vitrine exclusiva com os produtos da grife de artigos pessoais Ram Store, espaço VIP, entre outros recursos. O objetivo é sempre de reforçar os níveis de satisfação do consumidor, que também vem crescendo nos últimos anos.

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Ram amplia a rede de concessionárias e inaugura novo padrão ainda mais premium

 


  • Impulsionada pelo excepcional crescimento de 675% nas vendas dos últimos anos e o maior lançamento da história da marca no Brasil, a marca terá mais de 100 concessionárias até o final do ano
  • Estão sendo investidos pelos parceiros aproximadamente R$ 150 milhões para a inauguração de novas lojas e a revitalização da rede atual
  • Aliado ao aumento do número de pontos de venda, foi criado um novo padrão de arquitetura e atendimento para entregar um serviço ainda mais premium e exclusivo
     

O desempenho da Ram no Brasil nos últimos anos é impressionante, com recordes consecutivos em vendas, o que impulsionou a marca para as primeiras colocações no ranking do mercado premium, representando o segmento de picapes que entregam força, capacidade, luxo e tecnologia inigualáveis. No final de 2019, a marca teve 652 emplacamentos e o fechamento de 2022 indicou 5.052 unidades registradas – alta de 675%. Recentemente, também começaram a ser revelados detalhes do novo modelo que será produzido no Brasil e carrega a missão de ser um divisor de águas para a marca na região.

Para apoiar todo esse crescimento da Ram no país, um movimento de ampliação da rede de concessionárias está sendo implementado, com o investimento, por parte dos grupos parceiros, de aproximadamente R$ 150 milhões para chegar a mais de 100 lojas até o final deste ano. Mais que o dobro em relação aos 46 pontos de venda da marca em dezembro de 2019, demonstrando a aposta nos novos rumos da marca no Brasil, amplificando a capilaridade e a presença em diferentes regiões.

“Em paralelo ao lançamento da nossa futura picape nacional e aos resultados que alcançamos nos últimos anos no Brasil, estamos mais do que dobrando o número de concessionárias no país, visando a fortalecer a presença da Ram, oferecendo aos nossos clientes mais pontos de vendas com um atendimento premium que é reconhecido pela excelência e exclusividade”, afirma Breno Kamei, vice-presidente da Ram para a América do Sul.

Com a inauguração das novas concessionárias pelo país, a expectativa é atender clientes em Estados que a marca ainda não tinha lojas, como Tocantins, Amapá, Roraima e Rondônia, em suas capitais. Além de novas concessionárias em outras 14 regiões do país que incluem Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Florianópolis, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro, assim como 12 novos pontos em São Paulo e mais seis novas lojas em Minas Gerais.

“Com este movimento, estamos buscando fortalecer ainda mais a presença da Ram em áreas estratégicas, assim como trazer para mais perto os clientes em cidades novas para a marca, acompanhando um dos momentos mais importantes da Ram no país com o sucesso de vendas dos nossos modelos e o lançamento de uma nova picape nacional exclusiva” reforça Everton Kurdejak, vice-presidente de Operações Comerciais da Ram para o Brasil.

Novo padrão das lojas: ainda mais premium e exclusivo

Os clientes da Ram começam a sentir a experiência de comprar uma picape da marca do poder inigualável no atendimento premium da rede de concessionárias, uma base sólida que sustenta o sucesso da marca. E toda essa atenção ao consumidor ganhou um novo capítulo com o novo padrão inaugurado pela Marajó, em Londrina (PR), em outubro de 2022 e estará presente em todas as lojas até o final deste ano.

A arquitetura externa e a decoração trazem maior destaque para a Ram, com área dedicada para os veículos da marca no showroom, vitrine exclusiva com os produtos da grife de artigos pessoais Ram Store, espaço VIP, entre outros recursos. O objetivo é sempre de reforçar os níveis de satisfação do consumidor, que também vem crescendo nos últimos anos.

Benchmarking do Connection vai mostrar os segredos de sucesso de empreendimentos da Serra. Visitas técnicas em Gramado, Cambará do Sul e Bento Gonçalves acontecem de 19 a 21 de maio

 (Foto divulgação)  Olivais está no roteiro de Gramado


Além do eixo temático que provoca conexões com assuntos semelhantes por meio de painelistas nacionais e internacionais, a 6ª edição do Connection, com o tema Terroirs do Brasil, oferecerá experiência técnica em cases como Cambará do Sul, Bento Gonçalves e Gramado. Entre os dias 19 e 21 de maio, o participante que se interessar em conhecer e aprender um pouco mais sobre os produtos de origem e empreendimentos dos destinos, terá essa grande oportunidade.

Os roteiros são voltados a gestores públicos e a pequenos produtores rurais e estão focados nos pilares do Connection Terroirs do Brasil. O benchmarking de Cambará do Sul será no eixo da sustentabilidade, biodiversidade e turismo; já Gramado terá como foco mercado, eventos e turismo; e Bento Gonçalves abordará cases de governança, identidade territorial, cultura da cooperação e turismo.

De acordo com a organização, o participante vai conhecer os segredos por trás dos eventos, das marcas, produtos e negócios de sucesso com acesso exclusivo aos empreendedores e líderes que fazem parte da trajetória de cada destino. “Nosso intuito é proporcionar aos participantes uma imersão de aprendizado sobre as melhores práticas no desenvolvimento, gestão e promoção dos produtos da Serra Gaúcha e a integração com as cadeias de valor da gastronomia, do comércio e do turismo", enfatiza a CEO do Connection, Marta Rossi.


Roteiros completos
Cada pacote inclui hospedagem no período de 19 a 21 maio com café da manhã; refeições, ingressos para as visitas e experiências, guiamento especializado, transporte, caderno de benchmarking e certificado de participação. A descrição completa dos pacotes e do evento estão disponíveis no site: connectionexperience.com.br e nas redes sociais @connection_experience. Os valores para cada benchmarking (com vagas limitadas) podem ser consultados através do e-mail reservas@festurisconnection.com.br, mais informações também pelo número (54) 99672-9223. Quem for participar da área de conteúdo, que acontece no Palácio dos Festivais e das experiências na Alameda Terroir (Rua Coberta), deve adquirir o ingresso no site, pelo valor de R$599. A criação e realização do evento é da Rossi & Zorzanello que conta com Sebrae Rio Grande do Sul como correalizador.


quinta-feira, 27 de abril de 2023

Rossi & Zorzanello prestigia posse do novo secretário de Turismo de Gramado



Na manhã desta quarta-feira (26) a empresa Rossi & Zorzanello, representada pelo CEO Eduardo Zorzanello, compareceu para a posse do novo secretário de Turismo de Gramado. Luia Barbacovi, vice-prefeito, assumiu o cargo.

A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk deu início ao encontro de nomeação e ressaltou a importância do setor turístico para a cidade de Gramado, exaltando o profissionalismo presente no trabalho da Secretaria de Turismo. O prefeito destacou o passado profissional de Luia e suas cooperações para o mercado turístico regional. Ao final de seu discurso, Nestor agradeceu pela presença de Eduardo Zorzanello no evento, representando o trade turístico nacional..

Luia encerrou sua posse enfatizando a magnitude que o turismo tem para a cidade de Gramado, desde os seus primórdios, e citou algumas de suas colaborações regionais em antigos governos. Finalizou com seus agradecimentos à Rossi & Zorzanello. “Obrigada pela presença da Rossi & Zorzanello, que transformou um evento em uma referência mundial, e é graças a empresas assim e com parceira da imprensa, que hoje quando sai uma pesquisa ou informação sobre hotelaria e turismo, Gramado está presente”, destacou.

No evento também estavam presentes diversas entidades do trade turístico de Gramado, jornalistas e representantes de empresas colaboradoras no setor da cidade e a procuradora-geral do Município, Mariana Reis.


crédito: Thaíse Subtil
Eduardo Zorzanello, Nestor Tissot, Guilherme Paulus e Luia Barbacovi

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.248 — 27/4/23

 


Híbridos triplicarão participação

no mercado brasileiro em 10 anos

 

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), fundada em 2004 e vinculada ao Ministério das Minas e Energia, divulgou um estudo elaborado em 2022 sobre “Demanda de Energia para Veículos Leves” em que projeta uma participação 3,6 vezes maior de modelos híbridos (convencionais e plugáveis) na frota brasileira até 2032. Significa passar de 1,9% para a 6,9%, uma projeção bastante factível.

Entretanto, a participação de carros 100% elétricos não acompanhará esse ritmo e na realidade ficará bem abaixo em termos percentuais. Note-se que não se trata de vendas, mas de participação na frota circulante por motorização (a frota real e não a simplesmente registrada pelo Denatran em que veículos fora de circulação com baixa oficial no registro são raros).

Dentro deste cenário destaca-se a Toyota, que acaba de anunciar um investimento de R$ 1,7 bilhão em suas duas fábricas no Estado de São Paulo: Sorocaba (onde produz Yaris hatch e sedã, além de Corolla Cross) e Porto Feliz (motores). A viabilização do projeto deu-se dentro do programa estadual Pró-Veículo Verde, pois haverá um novo modelo híbrido flex.

Não se trata de um subsídio convencional, pois o governo paulista deve R$ 1 bilhão em créditos do ICMS acumulados em exportações da fabricante japonesa para 22 países. Assim, ela deixa de recolher esse imposto ao longo de quatro anos até zerar o crédito. A empresa transformará 700 empregos temporários, hoje existentes nas duas fábricas, em efetivos.

A Toyota não revelou o modelo, mas se trata do sucessor do atual Yaris na versão Cross que será lançado no segundo semestre do próximo ano. Esse modelo é diferente do homônimo europeu pois utilizará a arquitetura simplificada DNGA originária da subsidiária Daihatsu. Tudo indica que o Yaris sedã também será renovado e terá, como o Cross, motorizações convencional e híbrida flex.

Por outro lado, o governo do Estado de São Paulo pretende reduzir ou até zerar o IPVA para modelos híbridos e elétricos a partir de 2024. Até agora apenas o município de São Paulo abriu mão dos 50% que lhe cabem no IPVA.

 

Indústria de autopeças conta com programa Renovar

 


O 4º Encontro da Indústria de Autopeças, realizado no São Paulo Expo pelo Sindipeças na véspera da Automec (de 25 a 29 deste mês), trouxe a boa notícia que o setor esperava de confirmação dos estudos finais dos programas Renovar e Rota 2030. Segundo Margarete Gandini, diretora do departamento de desenvolvimento da indústria de alta-média complexidade tecnológica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, até junho próximo o programa que pretende renovar a frota brasileira de caminhões estará regulamentado e poderá ser implantado em seguida.

Gandini acenou à possibilidade de se criarem incentivos para o carro verde de entrada. Neste caso não foi tão assertiva, pois ela acredita que na atual condição de mercado não bastam modelos mais baratos, pois terão que ser financiados e os juros ainda estão elevados. Já a extensão do programa Renovar para incluir automóveis pode se transformar numa alternativa, embora isso dependa de estudos sem prazo para conclusão.

Representante neste encontro da Clepa (associação similar ao Sindipeças na União Europeia), Benjamin Krieger afirmou que o prazo de 2035 imposto nos 27 países é rígido demais e corre-se o risco de pessoas serem alijadas do mercado pelo preço alto dos carros elétricos.

 

ALTA RODA

 

- Apesar de especulações sobre Ford e BYD já terem assinado contrato de compra da fábrica desativada em Camaçari (BA), o fato é que isso não ocorreu até o momento, conforme comentei aqui. A única certeza é que a marca chinesa vai se instalar na Bahia para produzir automóveis híbridos e elétricos, chassis de caminhões e ônibus eletrificados (não somente 100% elétricos), além de uma unidade de processamento de lítio para baterias. Pode ser nas instalações construídas pela Ford ou não.

Alguns diziam que depois da visita do presidente da República à China tudo seria anunciado. Até agora, nada. BYD, na realidade, tem o tempo a seu favor, além de já haver assinado um acordo com o governo baiano para linhas de VLT e monotrilho em Salvador. Há também incentivos estaduais generosos e talvez esteja em jogo um incerto subsídio federal. O investimento de R$ 3 bilhões da fabricante oriental está garantido.

- Audi valorizou sua presença em Salvador com a inauguração de novas instalações da concessionária local, atendendo ao recente padrão mundial da marca. O salão de vendas foi reduzido para dar lugar a atendimentos individualizados, espaços de convivência, recarga de elétricos, entrega técnica e oficina. Investimento de R$ 6 milhões em 1.250 m². Na noite de abertura destaque para a perua RS6 Avant 4.0 V-8 TFSI, 600 cv, 86,1 kgf.m e rodas de 21 pol. É o modelo mais caro da marca vendido aqui: R$ 1,2 milhão.

- BYD Yuan Plus, SUV elétrico de porte médio-compacto (pouco maior que o Compass), tem no estilo seu ponto alto. No que seria a grade dianteira há uma solução de boa estética e leveza que se estende pela lateral com um aplique interessante nas colunas traseiras. As lanternas atrás são interligadas por uma barra iluminada, o porta-malas inclui estepe e oferece bons 440 litros.

No interior destaques para estilosas saídas de ar-condicionado (também para o banco traseiro) e inusitadas maçanetas de abertura das portas colocada sobre protuberantes caixas de som de tweeters. Uma solução que não agrada: o pequeno quadro de instrumentos com leitura deficiente sobre a coluna de direção cujo volante não é regulável em distância. Já a tela multimídia rotacionável de 12,8 pol. tem boa resolução, mas sem AndroidAuto e AppleCarPlay (ausência grave). Alavanca seletora das posições D-N-R é discreta, mas ergonômica. Assoalho atrás totalmente plano.

Desempenho alto e esperado de todo veículo elétrico (204 cv e 31,6 kgf.m, tração dianteira). Ao selecionar o modo Sport, a resposta ao acelerador (kick down) é tão instantânea que as rodas dianteiras chegam a patinar por décimos de segundo mesmo em asfalto seco e já com o carro em movimento. Alcance em uso urbano com ar-condicionado ligado: 330 km.



terça-feira, 25 de abril de 2023

Connection Terroirs do Brasil formaliza convite à Secretaria de Agricultura de Gramado. Evento que acontece em maio tem papel importante na potencialização do segmento das agroindústrias para além do município



Foto: divulgação

Na última quinta-feira (20), parte da equipe do Connection Experience se reuniu com agricultores que expõem e comercializam seus produtos na Casa do Colono, na Praça das Etnias, em Gramado, a fim de convidá-los para a 6ª edição do evento.

Durante o encontro, temas como novos produtos com potencialidade para obter o selo de Indicação Geográfica (IG), e a importância do manejo e divulgação dessas produções foram debatidas, além de parcerias para o desenvolvimento de seus produtos.

A Secretaria de Agricultura Municipal de Gramado, representada pelo coordenador das agroindústrias, Eliézer Lima, enxerga a interação entre a prefeitura e o evento como uma oportunidade benéfica para o ramo agrônomo com o intuito de ampliar o conhecimento e experiências sobre os produtos com terroirs do Brasil.

Conforme afirma Lima, a Casa do Colono aceitou o convite para a 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil, convidando também outros produtores do interior para se conectarem com as experiências presentes no evento. O coordenador reconhece a importância do Connection Terroirs do Brasil para um novo cenário do mercado e para a valorização de produtos únicos. “Esse encontro é um momento muito importante de conexão com experiências do Brasil todo e com palestrantes de fora do país, que vêm passar experiência para o nosso interior. É um evento voltado para o turista, mas também para o nosso produtor”, destaca Eliézer.

Realizado pela Rossi & Zorzanello e tendo como correalizador o Sebrae, o Connection Terroirs do Brasil acontecerá de 17 a 21 de maio, em Gramado. A edição deste ano proporcionará conteúdos e experiências sensoriais sobre os produtos com Indicação Geográfica (IG) e mostrará, através deles, como dar mais visibilidade e valorização às regiões. Mais informações e sobre como se inscrever no site: connectionexperience.com.br.




segunda-feira, 24 de abril de 2023

5 motivos para garantir seu ingresso no Connection Terroirs Brasil. Evento acontece em Gramado de 17 a 21 de maio




O Connection Terroirs do Brasil é um evento inédito que conectará os pequenos produtores que atuam com produtos com Indicação Geográfica (IG) no Brasil ao turismo. O elo será proporcionado por meio de debates como posicionamento de marca, competitividade, marketing, sustentabilidade e mercado em volta dos artigos terroirs brasileiros.

O evento reunirá cerca de 600 pessoas em Gramado de 17 a 21 de maio e com o Sebrae RS na correalização. Por isso, entenda os cinco principais motivos para que você e sua empresa não fiquem de fora desse evento inédito. As inscrições devem ser feitas no site: https://www.connectionexperience.com.br/.


1 - Palestrantes nacionais e internacionais: Por meio da expertise de profissionais que atuam com produtos com terroir brasileiro e o knowhow de painelistas internacionais da Itália, Peru, Colômbia e Espanha os participantes terão conhecimento sobre cada processo que faz dos produtos com terroir serem únicos.  


2 - Networking e rodada de negócios: Possibilidade de gerar relacionamentos e prospectar bons negócios entre cadeias produtivas nos intervalos da palestras e experiências. E a rodada de negócios reunirá compradores e vendedores para uma melhor explanação de seus produtos e possibilidades de negócios 


3- Experiências sensoriais: O Connection proporcionará demonstração e degustação dos produtos com terroirs dos biomas do Brasil como queijos, vinhos, azeites, café, chocolate e artesanatos.


4 - Hospedagem em Gramado com tarifas especiais: O participante que vier para o evento tem tarifa especial nos principais empreendimentos hoteleiros do segundo destino mais desejado no Brasil pelos turistas, a cidade de gastronomia farta e elegante e capital do chocolate artesanal, Gramado  


5 - Benchmarking: Possibilitará conhecer os segredos por trás dos eventos, das marcas, produtos e negócios de sucesso da Serra Gaúcha com acesso exclusivo aos empreendedores e líderes que fazem parte da trajetória dos destinos. As missões técnicas acontecerão em Gramado, Cambará do Sul e Bento Gonçalves. 


Fotos:

Gramado - crédito Rafael Cavalli

Itaimbezinho, em Cambará do Sul - crédito Júlia Saint-Pierre

BYD e Marcopolo testam, em Curitiba, ônibus articulado 100% elétrico modelo BYD D11B com 22 metros, não emite poluentes e tem autonomia para rodar até 250 km



 

Caxias do Sul (Rio Grande do Sul) -- 24 abril de 2023 - A BYD (Build Your Dreams), maior fabricante de veículos elétricos do mundo, vai testar, entre os dias 24 de abril e 30 de maio, um ônibus articulado 100% elétrico no modelo D11B, na cidade de Curitiba. O teste é uma parceria entre a BYD e a Marcopolo, multinacional brasileira com 53,5% de participação no mercado brasileiro e posicionada entre as maiores do mundo.

 

O modelo de 22 metros de comprimento tem carroceria Marcopolo Attivi Express, suspensão pneumática em todos os eixos, motor integrado em cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos, freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes, proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo.

 

Os ônibus elétricos oferecem uma série de vantagens aos passageiros e ao meio ambiente. São completamente silenciosos e não poluentes, com zero emissão de carbono. O modelo D11B tem autonomia para rodar até 250 quilômetros com a carga completa, e capacidade para 170 passageiros. Durante o teste, será avaliada a viabilidade técnica e operacional do veículo.

 

“A cidade de Curitiba está sempre na vanguarda da mobilidade, oferecendo à população o que há de melhor no transporte público do Brasil. Os ônibus elétricos da BYD oferecem muitos ganhos ambientais para a cidade, proporcionando transporte público sustentável, moderno, com conforto e maior qualidade de vida aos passageiros. Um ônibus elétrico deixa de emitir 184 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 1311 árvores”, afirma Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus elétricos da BYD Brasil.



 

A BYD está instalada no Brasil há nove anos, com fábrica em Campinas, no interior de São Paulo, com capacidade de produzir 2 mil chassis de ônibus elétricos ao ano. “Estamos prontos para atender ao Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, com ônibus que ofereçam conforto, segurança e economia ao operador”, afirma Marcello. O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar a até 6 vezes menos do que um ônibus a diesel.

 

Para João Paulo Pohl Ledur, diretor de Estratégia e Inovação Digital da Marcopolo, os benefícios ambientais dos veículos elétricos são fundamentais para a popularização do modelo em todo o mundo. “Buscamos o desenvolvimento de mais soluções de mobilidade para os nossos passageiros, com o objetivo de aproximar as pessoas”, disse Pohl Ledur.

 

O modelo Attivi Express conta com carroceria urbana articulada, desenvolvido para modelos de chassi de propulsão elétrica que circulam em corredores troncais de médias e grandes cidades. Com design moderno, a carroceria é arrojada e atraente, com iluminação externa em faróis em full LED e os tradicionais espelhos retrovisores foram substituídos por um sistema composto por seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, e monitores que cobrem um campo de visão que e eliminam eventuais “pontos cegos” nas laterais do veículo, facilitando as manobras dos motoristas e aumentando a segurança no trânsito.

 

A Marcopolo inseriu outros itens inéditos no Attivi Express, como o sistema de entretenimento para passageiros, com monitores instalados no teto, rádio e autofalantes internos, portas pantográficas de duas folhas com sistema antiesmagamento que, ao encontrar um obstáculo, realiza automaticamente a sua reabertura. A carroceria também contempla sistema de monitoramento, poltronas estofadas com apoio de cabeça e tomadas USB, além de rampas para cadeirantes.

 

Graças aos benefícios ambientais que os modelos elétricos proporcionam, notamos uma popularização dos modelos em todo o mundo. Buscamos o desenvolvimento de mais soluções de mobilidade para os nossos passageiros, com o objetivo de aproximar as pessoas. Vamos além dos eletrificados, temos também produtos metroferroviários pela Marcopolo Rail (VLT e people mover) e iniciativas para criação de veículos que contribuem com a descarbonização dos meios de transporte”, revela João Paulo Pohl Ledur, diretor de Estratégia e Inovação Digital da Marcopolo.

 


Vantagens dos veículos elétricos

• Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de ruídos.

• Deixam de emitir 125 mil kg de CO2 ao ano. Equivalente ao plantio de 892 árvores.


• A bateria tem dois ciclos de vida. No primeiro, as baterias são utilizadas com aplicação de transporte. No segundo ciclo de vida, as baterias são remontadas em módulos para aplicações de armazenamento e gestão de energia.

• As baterias degradadas são retiradas e direcionadas para a unidade de reciclagem.


• O custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64% menos do que o gasto com combustível a diesel.


• Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a seis vezes mais do que um ônibus elétrico.


• A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.


• Os motores elétricos têm eficiência de cerca de 90% contra a de 30% dos motores a combustão.


• A manutenção dos ônibus elétricos é muito mais simples e barata, chegando a 50% do valor de um ônibus a diesel.


• Além de eliminar as emissões de gases contaminantes e de efeito estufa, os ônibus elétricos eliminam os ruídos que são causadores de doenças, especialmente entre crianças e idosos.

Brasileiro de Enduro: Vitória da Husqvarna na geral com Luciano Rocha, na prova de Patrocínio/MG. A bordo da TE 300 2 tempos, Rocha venceu também na Elite3 e segue líder no campeonato. Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky conquistou mais dois pódios: Joaquim Neto 2º na Junior (líder) e Maurício Fernandes 4º na E50

Além de vencer na geral, Rocha segue na liderança da E3 no campeonato
(Ney Evangelista)


Patrocínio (MG) – A Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky conquistou o lugar mais alto do pódio na geral com Luciano Rocha #94, a bordo da TE 300 2 tempos, na segunda prova do Campeonato Brasileiro de Enduro, disputada neste fim de semana, em Patrocínio (MG). O piloto venceu também os dois dias de disputas na Elite3. A equipe faturou mais dois pódios: Joaquim Neto #711 (FE 250) ficou em 2º na Junior (EJ) e Maurício Fernandes #111 (TE 300) em 4º na E50. Além de conquistar a vitória na geral, a Husqvarna sai da tradicional prova mantendo a liderança no campeonato nas categorias E3 e na EJ e com dois pilotos no Top 5 do ranking geral, Rocha em 2º e Joaquim em 5º.

“Foi um final de semana incrível! Venci a categoria nos dois dias e fui o primeiro colocado geral no acumulado. A prova contou com três Especiais com características diferentes, tornando as disputas ainda mais intensas”, comemora Luciano Rocha, 21 anos, que destacou a performance da TE 300. “Foi simplesmente espetacular, confesso que a cada dia fico mais surpreso com tudo que essa moto tem a oferecer. Agradeço à equipe que realizou um trabalho excepcional”, completa o mineiro de São José da Lapa, que também é vice-líder na classificação geral do campeonato.

Para Joaquim Neto, ainda faltam alguns ajustes a serem trabalhados nos treinos mas sabe que está no caminho certo. “Foi um final de semana bom e, como esperado, uma prova bem dura com Especiais para testar bem a técnica e com deslocamento animal, que também não deu moleza. Mais um pódio importante para o campeonato com 2º lugar nos dois dias e mantive a liderança. Seguiremos evoluindo e o trabalho não para”, diz o mineiro de 21 anos de Sarzedo (MG), que está em 5º na geral no ranking.

A bordo de uma TE 300 2 tempos, o mineiro (Rocha) garantiu a vitória na geral
(Janjão Santiago)


“Deu tudo certo. Mantive o 4º lugar na categoria e somei mais pontos para o campeonato que está só começando e, agora, o foco é a próxima prova”, afirma Maurício Fernandes, que a partir de Patrocínio passou a pilotar uma TE 300. Sobre os resultados positivos o piloto que também é sócio-diretor da Husqvarna Brasil destaca: “A Husqvarna saiu vencedora neste fim de semana e foi importante essa vitória na geral. Estamos com um novo time no Brasileiro de Enduro com jovens pilotos que estão mostrando todo o seu potencial.”

Felipe Zanol que assumiu a chefia da equipe nessa temporada ressalta: “Tinhamos um plano da vitória na geral, mas veio antes do previsto e foi perfeito. Certamente vamos colher mais frutos em um futuro próximo. Luciano teve um desempenho excelente”. Zanol também elogiou os resultados de Joaquim. “Ele veio do Motocross mas já conseguiu evoluir bastante na modalidade, tem muito a oferecer ainda e, logo vai conseguir mostrar seu melhor desempenho nas corridas para brigar também pelo top 3 do campeonato”, finaliza.

A próxima prova do Brasileiro de Enduro será no Espírito Santos de 26 a 28 de maio, válido pela 5ª e 6ª etapas.

A equipe Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky conta com patrocínio da Husqvarna Brasil, Goldentyre Brasil, Grupo 2W Motors, KTM Bikes e apoio da Itaminas, ASW e Leatt. Mais informações no www.powerhusky.com.br e Instagram @powerhuskymotorcycles e @husqvarna_motorcycles_br

Resultado 2ª prova Campeonato Brasileiro de Enduro (3ª e 4ª etapas) – 23/4


Elite Geral (seis primeiros)

Luciano Rocha (TE 300): Campeão na Elite Geral da prova de Patrocínio
(Ney Evangelista)


1º Luciano Rocha – Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky
2º Patrick Capita - Beta
3º Romulo Bottrel- Honda
4º Bernardo Tiburcio – KTM
5º Loandro Anton – KTM
6º Joaquim Neto – Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky

Categoria Elite3 (E3)

1º Luciano Rocha – Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky
2º Fernando Juruna
3º Nicolas Rodrigues
4º Crispy Arriegada
5º Felipe Cantu

Categoria Junior (EJ)
1º Bernardo Tiburcio
2º Joaquim Neto – Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky
3º João Pedro Basílio
4º Reinaldo Paz
5º Jean Zandonadi

Maurício Fernandes (TE 300): Quarto lugar na E50
(Ney Evangelista)

Categoria E50
1º Luiz Barbosa Jr
2º Julio Pereira
3º Fabio Pontes
4º Maurício Fernandes - Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky
5º Weuler Piau

Classificação Campeonato Brasileiro de Enduro (após quatro etapas)


Elite Geral (Top5)
1º Patrik Capila – 95 pontos
2º Luciano Rocha – 83 pontos - Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky
3º Rômulo Bottrel – 78 pontos
4º Vinicius Calafati - 66 pontos
5º Joaquim Neto – 61 pontos - Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky

Categoria E3
1º Luciano Rocha – 100 pontos - Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky
2º Fernando Juruna – 88 pontos
3º Nicolas Rodrigues – 78 pontos
4º Felipe Cantu – 74 pontos
5º Crispy Arriegada – 70 pontos

Categoria EJ
Joaquim Neto (FE250): segundo lugar na Junior (EJ)
(Ney Evangelista)

1º Joaquim Neto – 94 pontos - Husqvarna Brasil Factory RACING PowerHusky
2º Bernardo Tiburcio – 93 pontos
3º João Pedro Basílio – 80 pontos
4º Jean Zandonadi – 76 pontos
5º Reinaldo Paz – 70 pontos

Categoria E50

1º Julio Pereira – 97 pontos
2º Luiz Barbosa Jr – 92 pontos
3º Fabio Pontes – 84 pontos
4º Maurício Fernandes – 72 pontos - Brasil Factory RACING PowerHusky
5º Weuler Piau – 32 pontos

Calendário Campeonato Brasileiro de Enduro 2023
3ª prova (5ª e 6ª etapas) – 26 a 28/5 – Venda Nova do Imigrante (ES)
4ª prova (7ª e 8ª etapas) – 16 a 18/6 – Novo Horizonte (SC)
5ª prova (9ª e 10ª etapas) – 21 a 23/7 – Aracruz (ES)
6ª prova (11ª e 12ª etapas) – 25 a 27/8 – Belo Vale (MG)
7ª prova (13ª e 14ª etapas) – 13 a 15/10 – Tapejara (RS)

Equipe Husqvana comemora os três pódios na segunda prova do campeonato
(Ney Evangelista)





ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.