Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais


Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira
Turismo brasileiro gera novos empregos



O mês de março registrou a criação de cerca de 22 mil novas vagas de empregos para o setor do Turismo no país. O número foi divulgado dia 28 de abril, pelo Ministério do Turismo, com base nos dados do Novo Caged, disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O montante representa uma em cada dez vagas criadas no país. O segmento de alojamento e alimentação foram os principais impulsionadores do setor, sendo responsáveis pela geração de mais da metade dos empregos.

O turismo nacional compreende mais de 50 atividades econômicas que empregam, anualmente, milhões de brasileiros. A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, destacou a força do setor na geração de emprego no país. “O turismo vive um momento de forte retomada e esses dados só reforçam o quanto nosso setor ainda pode se desenvolver e gerar mais emprego e renda no país. Temos trabalhado na ampliação da oferta de cursos gratuitos para os trabalhadores do setor e, com isso, possibilitar que os profissionais tenham mais opções de ingressar em vagas em diferentes segmentos do turismo”, pontuou.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o maior crescimento do emprego formal no mês março ocorreu no setor de Serviços, no qual o Turismo está incluído, com um saldo de 122.323 postos. Quando analisados regionalmente, o Sudeste do país gerou mais de 65% do total dessas vagas no setor, logo em seguida vem o Centro-Oeste, responsável por 15% dos empregos criados. Incluindo todas as atividades econômicas, o país gerou mais de 195,1 mil empregos, sendo mais positivo para os homens, com a geração de 111.105, enquanto para as mulheres a geração foi de 84.066 postos. NOVO CAGED – Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia adotada visa assegurar a qualidade e a integridade das estatísticas do emprego formal durante a transição dessas fontes de captação de dados.

 

Connection Terroirs do Brasil 


Cenários com paisagens deslumbrantes farão parte das experiências proporcionadas pela 6ª edição do Connection em Gramado. Com o tema "Terroirs do Brasil” o evento contará com atividades paralelas em espaços exuberantes em Nova Petrópolis, que ressaltam a característica mais marcante da cidade, a influência alemã.

Parque Pedras do Silêncio

O intuito do Connection é conectar, por meio de conteúdos e experiências, produtos dos terroirs brasileiros e mostrar, através deles, como dar mais visibilidade às regiões. Os lugares que fazem parte da programação, proporcionada pela Sicredi Pioneira, são: Casa Sander, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, Jardim do Moinho e a Cervejaria Edelbrau. Todos os locais promovem a valorização e resgate da cultura germânica nos diversos setores da região.


Jardim do Moinho

Além do roteiro de experiências, palestrantes nacionais e internacionais, referência no assunto de produtos de terroirs, estarão apresentando suas expertises no palco do Palácio dos Festivais, nas manhãs dos dias 18 e 19.

O evento também vai proporcionar a interação do segmento turístico com outros setores econômicos por meio de experiências sensoriais. “Com certeza o evento vai poder apresentar um mix gigante de conteúdo, de diferentes culturas retratando toda uma imersão em termos de Brasil e também conexão com o mercado internacional”, destacou o CEO do evento, Eduardo Zorzanello.

Ainda é possível se inscrever para o evento que acontece de 17 a 21 de maio, em Gramado. O ingresso para o conteúdo e experiências na Rua Coberta e em Nova Petrópolis custa R$599,00. Mais informações no site connectionexperience.com.br e nas redes sociais connection_experience.




A realização do Connection Terroirs do Brasil é da Rossi & Zorzanello e tem a correalização do Sebrae RS.

 

Festival de churrasco a céu aberto em BH

No próximo dia 13 de maio, o Parque da Gameleira se prepara para receber a Cidade do Churrasco, maior evento gratuito já visto, em Minas Gerais. Uma super estrutura, de 20 mil m2, será montada no parque de exposições, com mega espaço kids, teatro para crianças, pet friendly, worshop cozinha show, desossa ao vivo, praça de alimentação, cervejas artesanais, assadores renomados, boutique porcão e feira de artesanato.

 “É um evento aberto ao público, a céu aberto, com uma mega estrutura. Podemos afirmar que é um dos maiores eventos do segmento já visto”, fala Eber Junior, criador do evento. Entre os cortes, o evento terá estações com picanha bovina, ancho e chorizo bovino, fraldão do Uruguai, cordeiro, salmão defumado, porco no rolete, costelão de fogo de chão, jacaré, boi inteiro, brisket, alcatra com queijo, sobrecoxa desossada na cerveja, ancho suíno e arroz de costela. Serão mais de 30 estações gastronômicas. Haverá ainda venda de gim, chopes Krug Bier, refrigerantes e água.


As atrações confirmadas para animar a galera serão: Dj Pablo Catão, Locomotive, Aeroplane, Velotrol, Foo Fighters Cover Brasil, M8, Hard and heavy e Rock Machine.

 O festival Na Brasa surgiu em 2018, na época, com outro nome, Festival Em Brasa BBQ, e após uma observação de mercado onde não existia em BH nenhum Festival de Churrasco com entrada gratuita. Na primeira edição, um total de 4 mil pessoas marcaram presença na rua Tomé de Souza, entre Getúlio Vargas e Rio Grande do Norte. Neste primeiro momento, o evento começou na Savassi com uma bela história de amor ao fogo. Com um orgulho imenso e muita paixão pelo festival, semanas após a primeira data, já foi iniciado o planejamento da segunda edição, que aconteceu em 01 de setembro de 2019, na praça José Mendes Junior. A mudança foi motivada pois a primeira casa não comportaria mais a dimensão do festival, que nesta edição recebeu 10 mil pessoas. Uma experiência única em um belo domingo ensolarado. Foram mais de 10 mil litros de chopp Krug Bier, duas toneladas de cortes Premium.

 Em 2020, estavam programando a 3ª edição, que também aconteceria na praça José Mendes Junior, porém, devido à pandemia, teve que ser cancelada. Em tempos de adaptação, o festival teve que ir para um espaço particular, e devido ao alto padrão de entrega, o Na Brasa foi acolhido pela maior e melhor churrascaria de BH: o Porcão. E lá, no estacionamento da casa, aconteceu a 3ª, 4ª, 5º e 6ª edições.

 Agora, o evento com entrada 100% gratuita, acontece em um lugar inédito para comportar bem toda a estrutura e o número de pessoas com conforto. Sábado, dia 13 de 10h até as 22h; Ingressos gratuitos:

https://www.sympla.com.br/evento/festival-na-brasa-bbq-a-cidade-do-churrasco/1927425 Informações:  www.cidadedochurrasco.com.br

 BH-Curaçao

Para promover o seu novo destino internacional, a paradisíaca ilha de Curaçao, no Caribe, a Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, realizou, em parceria com o governo de Curaçao, a adesivagem de uma aeronave Airbus A320neo, que irá pousar e decolar de mais de 40 aeroportos. O primeiro voo aconteceu na última quinta-feira, às 20h, de Viracopos, em Campinas, para Goiânia.


A adesivagem ficará exposta por 3 meses na aeronave e, segundo Daniel Bicudo, diretor de Marketing e Negócios da Azul, será uma excelente oportunidade para atrair a atenção dos Clientes “Essa ação é para divulgarmos o novo destino da companhia e suas belezas. Estamos bem animados e ansiosos por esse voo, que já é um sucesso e com uma conectividade excelente, além de ser mais uma opção para os pacotes da Azul Viagens, que completou recentemente treze anos de mercado", afirma Bicudo.
"Estamos muito contentes com o lançamento do voo. E com essa novidade do avião adesivado, acreditamos que a imagem de Curaçao será mais ampliada, uma vez que a aeronave pousará em muitos aeroportos", cita Ruisandro Cijntje, Ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao


Os voos do BH Airport, em Belo Horizonte, para Curaçao começam no dia 24 de junho, mas as vendas já estão disponíveis no site da Azul, e serão operados por aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar até 174 Clientes. Pelo fato do aeroporto mineiro ser o segundo maior hub da companhia, é possível fazer o voo a partir de outros destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outros, a partir de conexões com até 1h30.

“O voo para Curaçao é uma conquista para o aeroporto. Estamos atentos às demandas do mercado e buscando sempre oferecer mais opções de voos e destinos para os nossos passageiros, sobretudo com a Azul, que já é uma grande e importante parceira. Nos próximos meses, vamos inaugurar mais dois destinos da cia aérea, para Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos. O BH Airport é o terceiro maior aeroporto do Brasil em quantidade de destinos e estamos trabalhando para fortalecer ainda mais a nossa posição como hub de conexões”, ressalta Herlichy Bastos, diretor de Operações do BH Airport.

Os Clientes do voo entre BH Airport e Curaçao contarão com lanches quentes e acompanhados por bebidas alcóolicas e não alcóolicas, além do entretenimento de bordo on demand, com as séries e filmes de maior sucesso da história da televisão e do cinema, e internet w-fi em alta velocidade totalmente gratuita.

Ainda pouco conhecida dos brasileiros, Curaçao oferece praias lindas, com diversos tons de azul que surpreendem a todos, além de águas cristalinas que são convidativas para um mergulho de snorkeling ou com cilindro de oxigênio para ver com detalhes a vida marítima e os recifes de corais, uma prática comum na região. A população é receptiva e há uma integração cultural bem forte com influências holandesas, devido sua colonização, e caribenhas, inclusive na capital, Willemstad, onde é possível ver prédios com a arquitetura típica dos Países Baixos.



A magia da sétima arte no FestCurtasBH

A sétima arte que encanta à todos pela magia das imagens das filmagens , terá o FestCurtasBH coordenado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), e a Associação Pro-Cultura e Promoção das Artes (APPA), por meio do Cine Humberto Mauro, recebe inscrições para o 25º FestcurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 5 de junho, pela plataforma online Shortfilmdepot ou pelo site do Festival FestcurtasBH.

Para participar do evento, um dos mais importantes de difusão e promoção da produção mundial de curtas-metragens no Brasil, é preciso que a produção tenha sido finalizada em 2022 ou 2023. Serão aceitos filmes com até 45 minutos de duração, de todos os gêneros – exceto filmes publicitários e institucionais – finalizados em formatos analógicos (35mm e 16mm) e/ou digitais (DCP 2K e 4K, DCP 3D, entre outros). O resultado da seleção será divulgado a partir de 8 setembro. A realização do Festival está programada para o período de 6 a 15 de outubro, no Cine Humberto Mauro.

A seleção dos curtas-metragens será realizada por uma comissão especializada, com comprovada atuação na área cinematográfica, indicada pela produção do festival, que fará a curadoria das mostras competitivas e paralelas. Os nomes escolhidos para integrar a Comissão de Seleção serão divulgados no site da Fundação Clóvis Salgado e do FestcurtasBH.

O julgamento terá como critérios de avaliação as propostas estéticas e conceituais que se utilizem criativamente dos meios expressivos do audiovisual; a relevância conceitual e temática dos curtas; a inovação; o impacto social e cultural; a contribuição para o aprimoramento da linguagem audiovisual, e a qualidade da narrativa e abordagem cinematográfica.

Os filmes selecionados para as Mostras Competitivas serão avaliados por um Júri Oficial convidado pelo festival, a ser divulgado posteriormente, e concorrerão ao Troféu Capivara de Melhor Filme em cada categoria (Minas, Brasil e Internacional), além de Prêmio no valor bruto de R$ 5 mil. Além dos prêmios oficiais do Júri, todos os filmes que participam de mostras competitivas e paralelas concorrem ao prêmio do Júri Popular, que será definido a partir de votação do público durante a mostra, e receberá, além do troféu, o valor bruto de R$ 3 mil. Informações nos Sites: Shortfilmdepot e Festival FestcurtasBH inscricoes@festcurtasbh.com.br

Benchmarking do Connection


Olivas está no roteiro de Gramado

Além do eixo temático que provoca conexões com assuntos semelhantes por meio de painelistas nacionais e internacionais, a 6ª edição do Connection, com o tema Terroirs do Brasil, oferecerá experiência técnica em cases como Cambará do Sul, Bento Gonçalves e Gramado. Entre os dias 19 e 21 de maio, o participante que se interessar em conhecer e aprender um pouco mais sobre os produtos de origem e empreendimentos dos destinos, terá essa grande oportunidade.

Os roteiros são voltados a gestores públicos e a pequenos produtores rurais e estão focados nos pilares do Connection Terroirs do Brasil. O benchmarking de Cambará do Sul será no eixo da sustentabilidade, biodiversidade e turismo; já Gramado terá como foco mercado, eventos e turismo; e Bento Gonçalves abordará cases de governança, identidade territorial, cultura da cooperação e turismo.

De acordo com a organização, o participante vai conhecer os segredos por trás dos eventos, das marcas, produtos e negócios de sucesso com acesso exclusivo aos empreendedores e líderes que fazem parte da trajetória de cada destino. “Nosso intuito é proporcionar aos participantes uma imersão de aprendizado sobre as melhores práticas no desenvolvimento, gestão e promoção dos produtos da Serra Gaúcha e a integração com as cadeias de valor da gastronomia, do comércio e do turismo", enfatiza a CEO do Connection, Marta Rossi.


Roteiros completos

Cada pacote inclui hospedagem no período de 19 a 21 maio com café da manhã; refeições, ingressos para as visitas e experiências, guiamento especializado, transporte, caderno de benchmarking e certificado de participação. A descrição completa dos pacotes e do evento estão disponíveis no site: connectionexperience.com.br e nas redes sociais @connection_experience. Os valores para cada benchmarking (com vagas limitadas) podem ser consultados através do e-mail reservas@festurisconnection.com.br, mais informações também pelo número (54) 99672-9223. Quem for participar da área de conteúdo, que acontece no Palácio dos Festivais e das experiências na Alameda Terroir (Rua Coberta), deve adquirir o ingresso no site, pelo valor de R$599. A criação e realização do evento é da Rossi & Zorzanello que conta com Sebrae Rio Grande do Sul como correalizador.

Informações para a coluna envie para

@sergiomoreira63

sergio51moreira@bol.com.br

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Nissan Kicks chega à linha 2024 com novidades e já está à venda em todo o País em quatro versões, com muita tecnologia, a partir de R$ 112.990


Rio de Janeiro – Um dos crossovers mais desejados do Brasil, o Nissan Kicks chega atualizado à linha 2024. Já disponível na rede de todo o país, o modelo fabricado em Resende (RJ) traz novidades de acabamento, cores e itens de série.

Agora todas as versões do modelo – Active, Sense, Advance e Exclusive, e que são equipadas com o câmbio Xtronic CVT, – trazem regulagem de altura dos faróis na linha 2024. Outra novidade é a chave inteligente presencial I-Key com design atualizado, disponível para as versões Advance e Exclusive.


A topo de linha Exclusive Pack Tech na cor Azul Elétrico com teto preto volta a contar com a opção do acabamento interno premium cinza com preto. E a combinação de cor de carroceria Cinza com teto preto agora também pode ser encontrada com interior premium Macchiato.

As versões Sense e Active incorporaram indicadores de direção em LED. A de entrada Active passa a contar também com luzes de condução diurna DTRL e novas opções de cor Vermelho Malbec & Azul Elétrico.

O preço da linha 2024 do Nissan Kicks começa em R$ 112.990.

Crossover inteligente



O Nissan Kicks foi desenvolvido para surpreender os brasileiros com muita atitude. Para isso, seu projeto seguiu como base três pilares: Design, Integração homem e carro e Tecnologia Safety Shield.


Os designers da Nissan se superaram e deixaram o Nissan Kicks com um estilo encorpado e moderno, seguindo o conceito denominado Nissan Emotional Geometry. Isso com um amplo espaço interno. E nova chave.


Por dentro, o modelo apresenta recursos que aumentam ainda mais a integração dos ocupantes com o veículo. Dois recursos tecnológicos se destacam quando o assunto é conforto e praticidade: o sistema multimídia com tela de oito polegadas e um item de qualidade reconhecida mundialmente e que é único no segmento, o equipamento de som premium Bose®, que inclui dois alto-falantes no apoio de cabeça do motorista.


O Nissan Kicks vai além também quando se fala de tecnologias inteligentes de segurança passiva e ativa. Um conjunto avançado de dispositivos forma o Nissan Safety Shield, que é composto por diferentes tecnologias de segurança que monitoram, protegem e respondem em situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco. 

Esse escudo de proteção ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento no entorno, responder a ações inesperadas (como a aproximação desatenta a um veículo à frente) e a proteger (frenagem de emergência e airbags, por exemplo).



terça-feira, 2 de maio de 2023

Citroën aumenta a potência do ë-C4 e do ë-C4 X e a autonomia para 421 km, mas por enquanto o modelo não chega ao Brasil

 


  • Dupla recebe novo pacote de motor e bateria para ampliar oferta de versões na Europa
  • Propulsor de até 156 cv (115 kW) faz dupla com nova bateria de 54 kWh
  • Atualização ampliou o alcance para até 421 km pelo ciclo WLTP


A Citroën segue acelerando a sua posição no mercado eletrificado com a chegada de uma oferta adicional nas gamas ë-C4 e ë-C4 X, com um motor mais potente e autonomia para até 421 km. Com a novidade, a Citroën passa a ser a única marca generalista da Europa a oferecer dois veículos elétricos complementares neste segmento.

REFORÇO NA CATEGORIA

A Citroën abriu na Europa as encomendas para o ë-C4 e o ë-C4 X, com um novo motor de alto desempenho que pode atingir até 421 km de autonomia de acordo com o ciclo WLTP. Este aumento de quase 17% em comparação com a primeira geração é baseado na combinação de uma nova bateria de química avançada de 54 kWh e um motor mais eficiente e poderoso desenvolvendo 156 cv (115 kW). Isso dá ao cliente mais versatilidade e conveniência. Esta nova oferta complementa a gama elétrica atual.

Essas novidades estão no centro da estratégia de eletrificação da Citroën, que visa tornar a transição para veículos elétricos mais fácil e segura. Eles compartilham a mesma filosofia de uma escolha racional do tamanho da bateria e uma capacidade de carregamento rápida de 100 kW, favorecendo um posicionamento de preço competitivo e oferecendo grande versatilidade de uso. Com essas novidades a Citroën reforça o seu apelo no segmento.

UMA NOVA OPÇÃO DE MOTOR ELÉTRICO COM FOCO NA EFICIÊNCIA

O pacote de melhorias permite ao ë-C4 e ë-C4 X ultrapassarem o valor simbólico de 400 km (no ciclo combinado WLTP). O motor elétrico síncrono híbrido de 156 cavalos produz 20 cv a mais mantendo um alto nível de eficiência. Esse motor é capaz de desenvolver 260 Nm de torque que está instantaneamente disponível, proporcionando resposta imediata e prazer de condução.

A nova bateria de 54 kWh (4 kWh mais do que a oferta elétrica atual) é compacta, com refrigeração líquida e 102 células distribuídas em 17 módulos. Em vez de 60% de níquel, 20% de manganês e 20% de cobalto, essa bateria de íon de lítio de alta tensão tem uma relação de níquel maior (80% de níquel, 10% de manganês e 10% de cobalto), resultando em maior densidade de energia e maior vida útil do acumulador.

Além da autonomia foi prolongada para até 421 km (de acordo com o ciclo combinado WLTP), a maior eficiência da bateria reduziu o consumo médio de energia para 12 kW/h. A eficiência do motor elétrico, sua bateria e sua capacidade de recuperar energia contribuem para aumentar a faixa de operação. No entanto, essa eficiência é também alcançada através da estrutura do ë-C4 e do ë-C4 X:

• Um tamanho de bateria limitado significa menos peso, resultando em menor consumo;

• Tempos de carregamento otimizados graças à capacidade de carregamento rápido de 100 kW;

• Pneus de 18 polegadas reduzem a resistência ao rolamento e minimizam a perda de energia por fricção;

• A silhueta do C4 X, que flui perfeitamente para a porta traseira, tem um perfil de teto limpo e dinâmico que otimiza a aerodinâmica.

Apesar do aumento da capacidade da bateria, os tempos de recarga não se tornaram maiores, garantindo assim conforto no uso. Dois tipos de carregadores de bordo estão disponíveis com este novo motor elétrico no ë-C4 e no ë-C4 X, para todos os usos e todas as soluções: um carregador monofásico de 7,4 kW como padrão e, como opção, um carregador trifásico de 11 kW. Além disso, ë-C4 e ë-C4 X são compatíveis com carregamento rápido: usando um terminal público de 100 kW, é possível ir de 20% a 80% de carga em menos de 30 minutos.

MOBILIDADE ELÉTRICA ACESSÍVEL E FÁCIL

Respondendo às utilizações diárias, a oferta elétrica ampliada do ë-C4 e do ë-C4 X torna possível propor uma solução de mobilidade elétrica acessível e relevante para todos os tipos de viagens. Com esta novidade, o conceito ë-comfort da Citroën cumpre as suas promessas:

• Uma condução suave, sem vibrações e ruído do motor, reforçada pela assinatura Advanced Comfort da Citroën a bordo, incluindo um sistema de suspensão inovador e assentos macios;

• Condução suave e agradável sem emissões

• Direção divertida e responsiva graças a 260 Nm de torque imediatamente disponível;

domingo, 30 de abril de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais   



Jornalista Sérgio Moreira





Projeto fortalece o setor turístico



A Câmara dos Deputados aprovou dia 25 de abril, a Medida Provisória (MP) 1147/22, que zera as alíquotas do PIS e da Cofins sobre as receitas obtidas pelas empresas de transporte aéreo regular de passageiros no período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2026. A matéria será enviada ao Senado.

Aprovada na forma de um substitutivo da MP também altera o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). O Perse (Lei 14.148/21) prevê ações emergenciais e temporárias destinadas ao setor de eventos para compensar os efeitos decorrentes das medidas de combate à pandemia da Covid-19.


Turistas movimentam a economia do Brasil

Aviação - Em relação ao subsídio para a aviação civil, a estimativa feita pelo governo anterior, de renúncia fiscal R$ 505,82 milhões em 2023, já está incorporada no Orçamento. Para os outros anos, ela somará mais R$ 1,09 bilhão. Entretanto, como as empresas não pagarão esses tributos também não poderão usufruir de créditos relacionados a eles.

Eventos - Quanto às mudanças na lei de criação do Perse, acrescentou outros setores que poderão usufruir dos benefícios além daquelas atividades definidas na Portaria 11.266/22, publicada em dezembro do ano passado para regulamentar a matéria e cuja vigência vale a partir de 1º de janeiro de 2023.

Um dos trechos alterados pela MP 1147/22 é uma parte inicialmente vetada sobre redução a zero das alíquotas de PIS, Cofins, Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

A intenção da medida provisória é limitar a isenção, agora vigente, às atividades consideradas efetivamente vinculadas ao setor de eventos.

Novas atividades
O texto da portaria foi incorporado à MP e contém 38 setores segundo subclasses da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Entre elas, destacam-se: estabelecimentos de hospedagem, produtoras culturais, aluguel de equipamentos recreativos, casas de festas e produção de eventos.

Após as negociações, o relator incluiu outros setores, como serviços para alimentação em eventos; discotecas, danceterias, salões de dança e similares; serviços de reservas e outros serviços de turismo não especificados no texto.

Somente as empresas ou entidades que já exerciam essas atividades em 18 de março de 2022 poderão usufruir do benefício. Se estiverem com a situação regular perante o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), também poderão contar com os benefícios vários tipos de serviços de transporte, restaurantes, agências de viagem, e parques de diversão:bares e estabelecimentos similares com ou sem entretenimento;atividades de jardim botânico;zoológicos; e parques nacionais, reservas ecológicas e áreas de preservação ambiental

Créditos - Da mesma forma que o estipulado para as empresas de aviação, a isenção dos quatro tributos para o setor de eventos não permitirá a manutenção dos créditos vinculados. Essa regra deve valer apenas a partir de 1º de abril.

Indenização - Ainda na lei do Perse, o projeto de conversão revoga dispositivo que previa o pagamento, em 2023, de uma indenização a empresas do setor de eventos com redução do faturamento, por causa da pandemia, superior a 50% do faturado em 2019 em relação a 2020 com base nas despesas da folha de empregados. O valor total seria limitado a R$ 2,5 bilhões.

Festival da Goiaba em Rio Acima
Se Minas é conhecida como a terra do queijo, é destaque também pela goiabada. Dois ingredientes que formam a perfeita combinação de sobremesa no Brasil. Para celebrar a colheita da fruta que dá origem ao doce e a outros produtos, Rio Acima promove de 28 de abril a 1º de maio o Festival da Goiaba. 

A cidade, localizada a apenas 39 quilômetros de Belo Horizonte, espera receber 40 mil pessoas na Praça Prefeito Milton Gonçalves dos Santos, nos quatro dias de festa. No local, serão instaladas 50 barracas da fruta in natura, de doces, licores, bolos, geleias, sorvetes e até ketchup feitos com goiaba, além de cervejas e muito artesanato. 

Haverá também concurso para eleição dos melhores quitutes e frutos. E mais: o público poderá curtir shows gratuitos de músicos regionais e nacionais, entre eles do Grupo Revelação, de pagode. O encerramento contará com apresentações de dois grandes nomes da música mineira e nacional: o cantor e compositor Lô Borges e a banda 14 Bis.

Espaço para a realização do Festival da Goiaba


Esta não é primeira vez que a cidade promove o Festival da Goiaba. Criada em
2004, a festa foi motivo de orgulho para os rio-acimenses por cerca de dez anos. Em razão da falta de continuidade do projeto pelo poder público e da ausência de diálogo com a iniciativa privada, o festival teve última edição em 2014. 

O evento é considerado uma oportunidade para geração de renda e trabalho. Na ocasião, produtores conseguiram, inclusive, dar visibilidade suficiente para exportar seus produtos para países da Europa.

O prefeito de Rio Acima, Felipe Gonçalves dos Santos, o Felipe do Waldiney, ressalta a importância de o Festival da Goiaba retomar na cidade, sobretudo em um momento pós-crise sanitária. 

“Nos últimos anos, devido à pandemia do Covid-19, as pessoas ficaram em casa, impedidas se reunir em festas em lugares públicos. O festival será uma oportunidade de lazer para os moradores de Rio Acima, das famílias”, disse o prefeito. A economia do município também ganha. Segundo ele, a previsão é de que o festival gere mais de 200 empregos temporários e movimente R$ 10 milhões no comércio e prestação de serviços. 

“A festa vai movimentar salões de beleza, lojas de roupas, supermercados, distribuidoras de bebidas e fornecedores locais”, enumera o prefeito. O evento serve ainda como um chamariz para turistas que, além de movimentar hotéis e pousadas nos quatro dias de festival, irão curtir os encantos da cidade, podendo voltar em outras oportunidades.

Grupo Revelação, Rapazola, Marcelino de Lima, Tykerê, 14 bis, Lô Borges e Grupo Fundo de Quintal,


A intenção de Felipe Gonçalves é de que o Festival da Goiaba seja realizado também nos próximos anos, tornando-se um evento permanente na agenda cultural do município: “Fomentamos muitos cursos em parceria com entidades, como a Emater e o Senar, para a profissionalização e aprimoramento de técnicas entre os produtores rurais". 

O Festival irá divulgar a produção de goiaba e seus derivados, chamando a atenção para a atividade local, que dá sustento a várias famílias, afirmou. Um dos pontos altos da festa será a aula show de gastronomia na praça, no dia 30, domingo,

A secretária municipal de Turismo e Cultura de Rio Acima, Patrícia Pimenta, conta que as goiabeiras são nativas nas matas da região, sendo cultivadas também por agricultores familiares. A colheita da fruta, abundante na região, é feita manualmente nas árvores do pomar das casas ou em sítios próximos. 

“Não existem plantações grandes. Trata-se de uma cultura alimentar do município. O fruto orgânico é colhido nos campos e utilizados há anos pelas famílias para a produção artesanal de doces. São receitas passadas de geração em geração. Os principais produtos são a goiabada cascão e em compota e os licores”, disse a secretária, que faz parte de uma família de produtores da cidade. 

Dezenas de famílias moradoras da Vila Santeiro já preparam cerca de duas toneladas de produtos derivados da fruta. A variedade é enorme. Há goiabada tradicional e cascão, em barra e pote, compota, biscoitos casadinhos, sorvetes, bolos, geleias, ketchups e licores.

Patrícia Pimenta acredita que o festival, além de estimular o turismo no munícipio, vai criar um ambiente para o maior reconhecimento da gastronomia local. “O nosso doce de goiaba tem o registro de bem imaterial no município. Queremos agora o reconhecimento pelo Estado. 

É preciso promover um ambiente de negócios e levar o produtor a reconhecer a sua importância”, diz a secretária, lembrando que, para isso, a prefeitura desenvolve o Programa Rio Acima Produz, em que estão cadastrados 79 produtores de goiabas.

Durante o festival, a Prefeitura de Rio Acima promoverá também uma ação de valorização do meio ambiente e da sustentabilidade, com a distribuição de duas mil mudas de goiabeira, ajudando a promover a manutenção da flora ribeirinha e a continuidade de alta produtividade do fruto.



Além de curtir o Festival da Goiaba, o visitante poderá conferir os encantos de Rio Acima. Entre o turismo, a gastronomia e a cultura, a cidade é um verdadeiro mar de oportunidades a serem desbravadas. Rio Acima é famosa pelas cachoeiras e nascentes, com destaque para a Cachoeira Dona Chica, a Cachoeira do Índio e a Cachoeira do Viana, daí o carinhoso apelido de “Cidades das Águas”.

Rio Acima tem diversas cachoeiras pela cidade

São 84 cachoeiras conhecidas que formam a grande “caixa d’água” da região metropolitana de BH. A praça onde irá acontecer o festival abriga uma cascata artificial que representa as cachoeiras da cidade, sendo um ponto turístico de Rio Acima. A cidade integra o circuito Estrada Real por meio do trajeto que liga Santa Bárbara e Ouro Preto. Além disso, 100% do território da cidade está dentro da Área de Proteção Ambiental (APA Sul), que comporta 14 municípios da Grande BH, um verdadeiro reduto de educação, preservação e proteção ambiental. A área possui uma das maiores extensões de cobertura vegetal nativa contínua de Minas Gerais, abrangendo as regiões conhecidas como Caraça e Gandarela, com suas matas úmidas de fundos de vales e as matas de altitude, além de grandes formações rochosas. Em termos de biodiversidade, estas características possuem um valor inestimável. Além disso, a cidade é integrada ao circuito Estrada Real, por meio da estrada que liga Santa Bárbara e Ouro Preto. https://www.prefeiturarioacima.mg.gov.br/noticia/45038


FEBTUR Nacional recebe novos integrantes e reforça objetivos democráticos

Associados da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (FEBTUR) se reuniram dia 25 de abril, em São Paulo para empossar novos jornalistas e comunicadores que atuam no segmento de turismo e viagens. O encontro aconteceu no Nikkey Palace Hotel, e contou com a presença do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto Lucena.



A FEBTUR tem como seus propósitos de entidades de jornalistas e escritores de turismo, valorizar e qualificar a comunicação especializada em Turismo, mediante parcerias; zelar e propugnar pelo livre direito de informação e expressão; zelar pela ética jornalística e defender a liberdade de imprensa; Promover iniciativas e atividades que resgatem a memória da divulgação turística nacional, entre outros objetivos.

Os associados da FEBTUR com o secretário de Estado de Turismo de SP, Roberto Lucena


O presidente nacional da FEBTUR, jornalista Gorgonio Loureiro, e o presidente FEBTUR São Paulo, Ivan Leyraud, a reunião em São Paulo, que teve a participação do Secretário de Estado de Turismo SP, Roberto Lucena, que debateram sobre pautas levantadas como a necessidade das atividades econômicas do Turismo serem integradas a uma Conta Satélite nacional, os planos e projetos implantados de turismo devam ter peso de Lei e tratados como interesse de Estado e não de governos para que tenham sua continuidade, entre outros assuntos.


O presidente Nacional da FEBTUR, jornalista Gorgônio Loureiro, e o presidente FEBTUR São Paulo, Ivan Leyraud, com o Secretário de Estado de Turismo SP, Roberto Lucena

Os novos 10 integrantes da FEBTUR foram recepcionados pela diretoria do Nikkey Palace Hotel, Ikeda e Celina Ikeda. Será realizado de 1 a 3 de junho, em Salvador o 1 Congresso da FEBTUR, reunindo jornalistas e escritores de turismo de diversos estados para debater projetos para a entidade, o turismo nacional e o fortalecimento do segmento do trade turístico. A FEBTUR já está instalada em vários estados com planos de expansão por todo país. https://febtur.org.br/abertas-as-inscricoes-para-o-i-congresso-febtur


Com faturamento de R$ 19,4 bilhões, turismo nacional tem o melhor início de ano desde 2015



Impactado pelos grupos de transporte aéreo e alojamento e alimentação, o turismo nacional registrou faturamento de R$ 19,4 bilhões em janeiro de 2023. O valor representa crescimento de 19,8% quando comparado ao mesmo período do ano passado. O resultado é o melhor para o mês em oito anos. 

Todos os seis grupos de atividades analisados pelo levantamento mensal do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram crescimento no mês.

Para a Federação, o resultado do período deve ser comemorado por vários aspectos. Além de ser o melhor início de ano desde 2015, o crescimento foi registrado sobre uma base forte — de 22,8% de janeiro do ano passado. Em janeiro de 2023, o setor de transporte aéreo apontou o maior faturamento da história: R$ 7,03 bilhões, alta anual de 29,5%. 

Com este desempenho, o segmento responde por 36% do faturamento do turismo geral. O crescimento expressivo no número de passageiros pagantes que viajam pelo Brasil contribui para o cenário. Outro ponto relevante, e não exatamente favorável, é o encarecimento médio de 50% das passagens aéreas, situação que evidencia que consumidor está pagando mais para viajar, e não necessariamente viajando mais.

De acordo com a FecomercioSP, outra variação importante em janeiro foi a do grupo de alojamento e alimentação, com elevação de 18,4% no contraponto anual. O faturamento registrado foi de R$ 5,69 bilhões, o melhor para o período desde 2020. No caso dos meios de hospedagem, a situação foi similar ao do transporte aéreo: há uma recuperação sólida da taxa de ocupação e, ao mesmo tempo, um avanço na tarifa média.

O segmento do transporte terrestre também foi impactado, de forma positiva, pelo período da alta temporada. Com faturamento de R$ 2,7 bilhões no primeiro mês do ano, o crescimento foi de 13% em comparação ao mesmo período de 2022, cenário previsto anteriormente pela FecomercioSP, diante do natural recuperação pós-pandemia e do efeito de substituição do transporte aéreo, que ficou mais caro.

O setor de locação de veículos, agências e operadoras de turismo cresceu 9,8%, faturando R$ 2,64 bilhões. Isso aconteceu porque o início do ano é marcado por alta demanda das empresas que alugam veículos, e o preço acompanha a dinâmica. As atividades culturais, recreativas e esportivas registram crescimento de 14,6% e faturaram R$ 1,34 bilhão. 

E, por fim, o transporte aquaviário, apresentou variação anual de 13,4%. No entanto, o faturamento de R$ 47,2 milhões é o menor para o levantamento, o que gera um efeito praticamente nulo para o desempenho geral.

De acordo com a Federação, o cenário do turismo nacional é resultado da reabertura completa da economia, da melhora gradual da renda familiar e da retomada dos investimentos no setor (que ampliou a oferta), entre outros aspectos. 

Contudo, apesar do resultado positivo, é preciso entender que parte do aumento da receita é proveniente da elevação do custo para empresários e consumidores. Portanto, frente a um cenário de inflação dos serviços de turismo tendendo a arrefecer neste ano, e possível que haja a redução do gasto médio por viagem. Por outro lado, a projeção é de aumento no volume, o que será muito benéfico não só para os turistas, mas também para a economia em geral.

Inhotim a arte com a natureza



Localizado a apenas 60 Km de Belo Horizonte está o Instituto Inhotim, um museu de arte contemporânea e Jardim Botânico, localizado em Brumadinho. Reconhecido como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Governo de Minas Gerais em 2008, o Inhotim é uma entidade privada, sem fins lucrativos, mantida com recursos de doações de pessoas físicas e jurídicas diretas ou por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, pela bilheteria e realização de eventos. Idealizado desde a década de 1980 em solo ferroso de uma fazenda da região nasceu, em 2006, um dos maiores museus a céu aberto do mundo.


Sua localização privilegiada entre os ricos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, e as paisagens exuberantes ao longo dos 140 hectares de visitação proporcionam aos visitantes uma experiência única que mescla arte e natureza. Cerca de 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países, são exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes.



 

Com tanto espaço, arte e beleza, a equipe do Inhotim não deixou de pensar na comodidade dos visitantes, que passam de um a dois dias explorando o parque. Existem três opções de restaurantes, onde você encontra desde um lanche rápido, um café ou pratos especiais. Aproveite o sabor das suas refeições no clima do Instituto – os restaurantes são cercados pela beleza natural dos jardins.

https://www.inhotim.org.br

 

Ocupação artística indígena


Ocupação Artística abril Indígena no Palácio da Liberdade


  Iniciativa visa à salvaguarda das culturas indígenas e apresenta exposições 


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), abriu dia 29 de abril, a Ocupação Artística “Abril Indígena - Demarcando Mentes e Pensamentos”, que tem por objetivo homenagear as comunidades indígenas e iniciar um importante trabalho de preservação de suas culturas. 

O evento de abertura aconteceu no Palácio da Liberdade, equipamento que integra o Circuito Liberdade. Horário de visitação: de 4ª a 6ª-feira, das 12h às 18h; sábado e domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita.

A ocupação, que vai até 7 de maio, é realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), em parceria com a APPA e com membros de entidades representativas das comunidades indígenas. Iniciativa visa à salvaguarda das culturas indígenas e apresenta exposições Iniciativa visa à salvaguarda das culturas indígenas e apresenta exposições 

A cerimônia de abertura foi marcada pela chegada de cerca de 30 pessoas da aldeia indígena dos Xucuru de Brumadinho. Crianças e adultos, mulheres e homens, realizaram uma performance ritualística envolvendo canto e dança. A secretária-adjunta de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa, destacou a importância desse encontro. 

“Hoje é o início de muito trabalho coletivo. Estou muito feliz de estar aqui com vocês, saudar esse sagrado, e podermos juntos construir uma política pública consistente para preservar a cultura indígena. Sou uma servidora pública e estou aqui para servir a vocês, indígenas”, reforçou Milena Pedrosa.

Maria Flor Guerreira, indígena Pataxó, ressaltou a importância de o espaço abrir as portas para os povos originários. “Hoje, estamos aqui com a Secretaria de Cultura e Turismo, com o Iepha, montando um grupo de que consiga manter, preservar, fortalecer e fazer o letramento social com a nossa ancestralidade, com nossas tradições. Esse é um momento ímpar na história de Minas Gerais, de um lugar que antes era só para autoridades hoje ser ocupado por nós, povos indígenas”. 


Programa de Salvaguarda das Culturas Indígenas de Minas - Um dos destaques do evento foi a assinatura da portaria que formaliza a criação do Grupo de Trabalho para implementação do Programa de Salvaguarda das Culturas Indígenas em Minas Gerais. 

O documento foi assinado pela presidente do Iepha, Marília Palhares Machado, que sublinhou o respeito da instituição pela história, cultura e conhecimento dos povos originários. 

“O termo ‘indígena’ significa ‘originário’, aquele que está ali antes de outros. Esses povos contribuíram e continuam contribuindo muito para formação de nossa identidade, de nossa língua, nossa alimentação, entre diversos outros hábitos do nosso cotidiano. Para tratar os povos indígenas na perspectiva do patrimônio cultural, é preciso retomar essa cultura de forma correta: na perspectiva daqueles que detém o conhecimento e vivenciam essa cultura”, declarou Marília Palhares Machado. 

Além do Iepha, o Grupo de Trabalho será formado pelo Comitê Mineiro Indígena; Conselho dos Povos Indígenas de Minas Gerais (Copimg); Articulação dos Povos Indígenas (Apib); Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME); Articulação Nacional de Mulheres Indígenas (Anmiga); Comissão Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais (CEPCT); Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial; Formação Intercultural de Educadores Indígenas da Faculdade de Educação da UFMG; Indígenas do Colegiado das Atas Suplementares da UFMG; Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva; Conselho Indigenista Missionário de Minas Gerais; Representantes das Culturas Indígenas do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec-MG); Secult; Sedese; Coordenação Regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) de Minas Gerais.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, ressalta o significado dessa ação para os povos indígenas e para a cultura do Estado. 

“A criação desse Grupo de Trabalho marca um momento de grande relevância para Minas Gerais. Estamos iniciando as etapas de elaboração de um novo programa que visa à proteção e salvaguarda das culturas indígenas a partir de um gesto de respeito, dignidade e justiça pela história dos povos originários”, pontuou o secretário Leônidas Oliveira.

A Secult, por meio do Iepha, tem como experiência bem-sucedida dessa metodologia participativa a criação do Afromineiridades – Programa de Proteção da Cultura Afro em Minas Gerais no qual o Grupo de Trabalho conta com lideranças negras, quilombolas, povos de terreiros e congadas de Minas Gerais, assegurando a participação de comunidades tradicionais no planejamento e execução de políticas públicas de cultura, turismo e patrimônio cultural. 

Exposições-Durante oito dias, visitantes do Palácio da Liberdade poderão entrar em contato com obras do acervo museológico da Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais (SBMAE) que mostram um pouco da diversidade das histórias e das culturas dos povos indígenas de Minas Gerais. A ocupação “Abril Indígena - Demarcando Mentes e Pensamentos” tem curadoria da assessoria da deputada federal Célia Xakriabá, primeira indígena eleita pelo Estado. 

Representando a deputada, Daru Tikuna, que também é artista e titular da Cadeira de Culturas Indígenas do Conselho Estadual de Política Cultural, falou da importância da cultura indígena para repensar as formas de habitarmos a Terra. 

“A variedade e riqueza da cultura indígena, etnicamente, expressa a elevada capacidade de resistência e afirmação da nossa identidade. Estamos aqui hoje em uma perspectiva de planejar, de organizar, de crescermos juntos, de repensar um novo país, um novo mundo”, declarou Daru Tikuna. 

Além de expor as obras do acervo da SBMAE, a ocupação propõe uma série de atividades que celebram as histórias e a produção cultural e artística de matriz indígena em Minas Gerais. No Palácio da Liberdade, são apresentadas as fotografias “Gavião Bateu Asa e Rodopiou a Onça Pintada Cantou e Dançou”, “Canto e Dança do Pajé” e “Mulheres Indígenas Reflorestando Mentes para a Cura da Terra”, de Edgar Kanaykõ, o cinema de Sueli Maxakali, e pinturas de artistas indígenas de diversas etnias do estado. 

Simultaneamente, nos jardins do Palácio, acontece a exposição “Abya Yala”, com 15 estandes para venda de arte indígena, como bonecas, crochês, cestarias, peças em madeira, tecidos e vestimentas, biocolares e acessórios. Artigos dos povos Kambiwá, Pataxó e de povos originários da Bolívia e do Peru também estão contemplados. 

Além de ser um espaço coletivo para apresentação dos trabalhos e de geração de renda para as famílias, a “Abya Yala” serve para integrar diferentes culturas. Essa mostra acontece até o dia 6 de maio. 

Litoral Norte de São Paulo

O Litoral Norte de São Paulo é um destino que reúne não só belezas naturais exuberantes, como também muita história e cultura de seus povos tradicionais caiçaras, quilombolas e indígenas.

Ali, entre a Mata Atlântica e o mar, essas comunidades, muitas vezes centenárias, tem uma história rica e peculiar, com tradições e costumes que foram passados de geração em geração. Eles vivem da pesca artesanal, da agricultura de subsistência e do turismo.

E, nesse sentido, o Circuito Litoral Norte de São Paulo, formado pelos municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, vem, cada vez mais, concentrando esforços para desenvolver atividades turísticas sustentáveis, como o Turismo de Base Comunitária (TBC).

“O Turismo de Base Comunitária, além de proporcionar uma experiência singular para o turista que deseja vivenciar a fundo a cultura do destino que ele está visitando, contribui para a preservação do patrimônio cultural, geração de renda e desenvolvimento sustentável para as comunidades locais”, afirma o presidente do Circuito Litoral Norte de São Paulo, Caio Matheus.

Na região, esses roteiros visam, não só preservar a rica biodiversidade regional, como também valorizar a cultura caiçara, indígena e quilombola que formam a população local.

Em Bertioga, por exemplo, é possível visitar as Terras Indígenas Ribeirão Silveiras. A comunidade tem trilhas, riachos e área de camping, com opção de alimentação tradicional indígena. Na cidade, há também as bases comunitárias Vila da Mata e Sítio São João, que oferecem vivências com a comunidade nas hortas comunitárias e centro de vivências, além de observação de aves e trilhas ecológicas, entre outros.

Já em Caraguatatuba, os visitantes que desejam se integrar à comunidade local podem fazer um passeio na Fazenda de Mexilhão da Cocanha. O tour é realizado pela Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (AMAPEC) e busca garantir a preservação ambiental e cultural dessa prática no local, que é considerada a maior fazenda de mariscos do estado, com 36 mil metros quadrados e produção de até 160 toneladas ao ano.

O roteiro de visitação inclui: apresentação do funcionamento da fazenda, processo de reprodução do mexilhão, práticas de cultivo e técnicas de preparação para a venda do produto. Na ilha, a apenas 500 metros da praia no continente, é possível ainda provar a iguaria em pratos típicos locais.

Conduzido pela própria comunidade, em Ilhabela, o projeto Turismo de Base Comunitária na Baía dos Castelhanos recebe os visitantes apresentando o lado oceânico da ilha.

Nesse projeto, são protagonistas da visitação as seis comunidades tradicionais caiçaras que se baseiam principalmente na pesca, artesanato e gastronomia. O roteiro inclui as trilhas da Queda, da Figueira, Mansa e Vermelha, além de passeio de barco comandado pelos próprios nativos e oficinas de cestarias. Os visitantes podem ainda experimentar pratos feitos com frutos do mar e produtos locais, como Azul Marinho, Caldeirada, Lambe-Lambe e Lula com Taioba.

Em São Sebastião, a Rota Caiçara é um importante exemplo de Turismo de Base Comunitária que preserva a cultura do povo tradicional do litoral. O passeio é um projeto desenvolvido pela Associação de Pescadores de Boiçucanga e sai da praia de Boiçucanga, oferecendo uma imersão na cultura caiçara em um percurso de três horas.

No roteiro, além de conversar com moradores antigos, que contam sobre a história do povo (como viviam, costumes, divisão de tarefas, aspectos da religião e o que aconteceu com o povo caiçara com o passar dos anos), há degustação de café da manhã típico com café coado na garapa e bolinho de taioba e passeio de barco guiado pelos pescadores locais percorrendo pontos como o cerco flutuante - onde é explicada a arte da pesca - e a Ilha dos Gatos.

Ubatuba também tem focado bastante na questão do Turismo de Base Comunitária, considerando este como um dos maiores diferenciais e atrativos, principalmente para a baixa temporada.

No lado sul da cidade, há a Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, que abriga famílias indígenas tupi guarani e guarani, e está aberta à visitação mediante agendamento prévio.

Assim como o Quilombo da Caçandoca, que tem trabalhado com a questão do TBC nas praias de Caçandoca e Caçandoquinha, entre a Trilha do Saco das Bananas. 

E o Quilombo da Fazenda, um dos mais desenvolvidos para o recebimento de turistas, trabalhando a gastronomia típica na Praia da Fazenda e a Casa da Farinha, com trilhas, atividades de ecoturismo e cultura quilombola.

Sobre o Circuito Litoral Norte - O Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo vem se consolidando como referência neste segmento para o Estado, apresentando uma gestão integrada e focada no desenvolvimento conjunto das cidades participantes (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba).

O Circuito soma atrativos, equipamentos e serviços turísticos das cinco cidades integrantes, com o objetivo de enriquecer a oferta turística, ampliar as opções de visita e a satisfação do turista, com consequente aumento do fluxo e da permanência dos visitantes na região do Litoral Norte paulista, assim como a geração de trabalho, renda e qualidade de vida. Conheça mais: www.circuitolitoralnorte.tur.br

Benchmarking do Connection

 

Olivas está no roteiro de Gramado

Além do eixo temático que provoca conexões com assuntos semelhantes por meio de painelistas nacionais e internacionais, a 6ª edição do Connection, com o tema Terroirs do Brasil, oferecerá experiência técnica em cases como Cambará do Sul, Bento Gonçalves e Gramado.

Entre os dias 19 e 21 de maio, o participante que se interessar em conhecer e aprender um pouco mais sobre os produtos de origem e empreendimentos dos destinos, terá essa grande oportunidade.

Os roteiros são voltados a gestores públicos e a pequenos produtores rurais e estão focados nos pilares do Connection Terroirs do Brasil. O benchmarking de Cambará do Sul será no eixo da sustentabilidade, biodiversidade e turismo; já Gramado terá como foco mercado, eventos e turismo; e Bento Gonçalves abordará cases de governança, identidade territorial, cultura da cooperação e turismo.

De acordo com a organização, o participante vai conhecer os segredos por trás dos eventos, das marcas, produtos e negócios de sucesso com acesso exclusivo aos empreendedores e líderes que fazem parte da trajetória de cada destino.

“Nosso intuito é proporcionar aos participantes uma imersão de aprendizado sobre as melhores práticas no desenvolvimento, gestão e promoção dos produtos da Serra Gaúcha e a integração com as cadeias de valor da gastronomia, do comércio e do turismo", enfatiza a CEO do Connection, Marta Rossi.

Roteiros completos

Cada pacote inclui hospedagem no período de 19 a 21 maio com café da manhã; refeições, ingressos para as visitas e experiências, guiamento especializado, transporte, caderno de benchmarking e certificado de participação.

A descrição completa dos pacotes e do evento estão disponíveis no site: connectionexperience.com.br e nas redes sociais @connection_experience.

Os valores para cada benchmarking (com vagas limitadas) podem ser consultados através do e-mail reservas@festurisconnection.com.br, mais informações também pelo número (54) 99672-9223.

Quem for participar da área de conteúdo, que acontece no Palácio dos Festivais e das experiências na Alameda Terroir (Rua Coberta), deve adquirir o ingresso no site, pelo valor de R$599. A criação e realização do evento é da Rossi & Zorzanello que conta com Sebrae Rio Grande do Sul como correalizador.

Informações para a coluna envie para
@sergiomoreira63 
sergio51moreira@bol.com.br

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.