Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 9 de abril de 2024

Gramado Summit inicia amanhã e reunirá participantes de 23 estados brasileiros. Conferência é sediada na Serra Gaúcha e contará com mais de 15 mil visitantes // Evento de inovação Gramado Summit estima impacto econômico direto de mais de R$ 60 milhões para Gramado // Gramado Summit movimenta hotelaria na Serra Gaúcha e prevê ocupação de mais de 50% para Gramado Summit // Gramado Summit terá ações para professores e estudantes estaduais e municipais


Foto do evento de 2023

Gramado Summit inicia amanhã e reunirá participantes de 23 estados brasileiros. Conferência é sediada na Serra Gaúcha e contará com mais de 15 mil visitantes. 

A sétima edição da Gramado Summit começa amanhã. De 10 a 12 de abril, o cenário de inovação estará em destaque em uma das principais conferências do segmento no país. Ao todo, o evento terá dez trilhas de conteúdo, com mais de 400 palestrantes, e uma feira com 500 expositores. Além disso, são esperados 15 mil visitantes. 

Entre estes 15 mil visitantes, estão participantes vindos de 23 estados brasileiros. A Gramado Summit reunirá pessoas de estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia, Distrito Federal, Acre, Piauí, Paraíba, Ceará, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Tocantins, Pará e Espírito Santo. 

O evento será sediado no Centro de Feiras Serra Park e divide-se em uma feira de negócios e em diversas áreas de conteúdo. Nas plenárias, são abordados temas ligados à tecnologia, inovação, startups, comunicação, vendas, indústria, transformação digital, games, saúde, liderança, carreira e cases de empreendedorismo. 

Ao todo, serão dez trilhas de conteúdo e sete palcos. Estão confirmadas as seguintes plenárias: palco principal, palco geek, palco hygia saúde, palco share (comunicação e marketing), palco startups, palco PUSH (carreira e empreendedorismo feminino) e palco negócios conscientes.

 

Gramado Summit em números

  • 10 trilhas de conteúdo

  • 400 palestrantes

  • 500 expositores 

    • sendo 300 startups e/ou pequenos negócios

    • principais estados das empresas: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Acre, Pernambuco e Rio Grande do Norte

    • segmentos de maior destaque entre as startups estão retailtechs, fintechs, healthtechs, edtechs, martechs, RHtechs, govtechs, indtechs, lawtechs, proptechs e foodtechs 

  • 15 mil visitantes

    • 23 estados brasileiros

    • 70% do público participante é de fora do Rio Grande do Sul

  • 500 investidores

  • 28 mil metros quadrados de área construída.




Evento de inovação Gramado Summit estima impacto econômico direto de mais de R$ 60 milhões para Gramado


Levando em consideração a participação de 15 mil pessoas durante uma média de cinco dias na cidade, o cálculo prevê um gasto estimado de R$800 por dia (incluindo despesas em hospedagem, alimentação e transporte na cidade). 

A estimativa é baseada em um levantamento feito pelo Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias. Multiplicando esse valor pelo período de cinco dias, chega-se ao cálculo de R$ 60 milhões gerados diretos para a economia local. 

Fora os valores injetados diretamente no comércio de Gramado, o evento possui uma feira para geração de negócios. Nesse espaço, estão grandes e pequenas empresas de diversas cidades do Brasil e, também, iniciativas da região, que acabam fechando parcerias e contratos de diversos valores.

Além disso, o cálculo previsto não leva em consideração os valores injetados na economia de forma geral, como a compra de passagens aéreas por parte dos participantes que são moradores de outros estados brasileiros. 

Se for levado em consideração o dado de que 70% do público visitante do evento é de fora do Rio Grande do Sul, a organização realizou uma estimativa de impacto envolvendo passagens aéreas e transfer do aeroporto de Porto Alegre até a cidade. Com uma média de gastos de R$2.000,00 (incluindo aéreo e transporte terrestre) por pessoa, chega-se ao impacto de mais de R$ 20 milhões apenas em serviços logísticos. 

“O impacto da Gramado Summit vai além do evento. Geramos um reflexo econômico significativo durante três dias, mas seguimos impactando durante o resto do ano”, comenta o CEO do evento, Marcus Rossi. 


Gramado Summit movimenta hotelaria na Serra Gaúcha e prevê ocupação de mais de 50% para Gramado Summit

A Rede Master de Hotéis prevê um incremento acima de 50% na ocupação da unidade Master Gramado, que fica a cerca de 3 quilômetros de distância do local onde acontece o evento. Além de trazer visitantes do mundo todo para a cidade, o evento também serve como uma vitrine para a cultura local, destacando a hospitalidade, gastronomia e paisagens da Serra Gaúcha.

Para a diretora-geral da Rede Master de Hotéis, Lívia Trois, o evento solidifica o potencial inovador que a cidade tem. “Gramado é conhecida como cidade turística pelas belas paisagens e gastronomia de excelência, mas junto com o crescimento desses dois setores, a inovação e os avanços tecnológicos da Serra Gaúcha também estão em crescimento constante e eventos como o Gramado Summit só confirma isso”, afirmou.

O Gramado Summit é conhecido por atrair uma ampla gama de participantes, desde empreendedores e investidores até líderes de opinião e inovadores de diversos setores. O evento tem como reputação ser uma plataforma de networking e catalisador para o progresso e o desenvolvimento econômico de diversas empresas e ramos de negócios.


Gramado Summit terá ações para professores e estudantes estaduais e municipais

Ações de visitação ao evento buscam aproximar o ecossistema de inovação ao sistema escolar 

A conferência de inovação Gramado Summit está realizando em mais um ano uma série de ações voltadas para a área da educação. Em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Gramado, o evento terá uma série de visitas guiadas para professores e estudantes, visando aproximá-los do ecossistema de inovação.

Serão 200 professores da rede estadual de ensino, de turmas do nono ano, vindos das cidades de Porto Alegre e Caxias do Sul. Eles participarão dos três dias de evento, como forma de imersão no universo da inovação e tecnologia. 

Também serão 250 estudantes da rede estadual e 300 alunos da rede municipal de Gramado, das séries finais do ensino fundamental. Todos esses estudantes passarão por visitas guiadas com organizadores do evento ao longo dos três dias. 

"Acreditamos que o potencial transformador surge na base. Nada mais justo do que conectar a inovação com a educação, que é justamente o pilar para a transformação da nossa sociedade", ressalta o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi. 

O evento será sediado no Centro de Feiras Serra Park e divide-se em uma feira de negócios e em diversas áreas de conteúdo. Nas plenárias, são abordados temas ligados à tecnologia, inovação, startups, comunicação, vendas, indústria, transformação digital, games, saúde, liderança, carreira e cases de empreendedorismo. 

Ao todo, serão dez trilhas de conteúdo e sete palcos. Estão confirmadas as seguintes plenárias: palco principal, palco geek, palco hygia saúde, palco share (comunicação e marketing), palco startups, palco PUSH (carreira e empreendedorismo feminino) e palco negócios conscientes. 

Sobre a Gramado Summit - A Gramado Summit foi criada em 2017 pelo empreendedor e CEO Marcus Rossi. Em sua primeira edição, focou em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o passar dos anos, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e também um público mais amplo para as discussões das palestras. Em 2023, na sua última edição, recebeu 10 mil visitantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e cerca de 300 palestrantes nas áreas de conteúdo. 

Para 2024, são esperados 400 palestrantes e 500 empresas expositoras na feira de negócios. Entre os nomes já confirmados estão Mari Maria (influenciadora), Marcos Piangers (Papai é Pop), Veronica Oliveira (Faxina Boa), Gilberto Silva (mentor de alta performance), Denílson Show (pentacampeão mundial), Romero Rodrigues (Headline), Natalia Beauty (NB Group), Christiano Faig (Microsoft), Jandaraci Araujo (Conselheira 101), Icaro de Abreu (IBM) e Yuri Mussoly (Tiktok). 

 

 

Produto de uma geração avançada, a Nova Ranger traz superioridade na plataforma, tecnologia, motores, dinâmica veicular, desempenho off-road, design, requinte e conforto, segurança, experiências e valor de revenda




A Nova Ranger chegou ao mercado há menos de um ano e redefiniu o segmento de picapes médias. Com plataforma totalmente nova e tecnologias exclusivas, ela introduziu um padrão que até hoje não foi alcançado pelas concorrentes.

“Os veículos recebem constantemente aprimoramentos e facelifts. Mas é só no desenvolvimento de uma geração totalmente nova que se tem a oportunidade de avançar em todos os aspectos do produto. E foi isso o que fizemos na Nova Ranger”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford. “Ela incorpora a experiência de décadas da Ford e o profundo conhecimento do consumidor para entregar a melhor picape média do mercado.”

A Nova Ranger tem tantos avanços que é preciso fazer uma lista para não esquecer de nada. Para facilitar esse trabalho, enumeramos aqui dez razões que explicam por que ela está um passo à frente na categoria.

1 – Plataforma: a qualidade da Nova Ranger começa pelo chassi, feito de aço especial, com novas longarinas, travessas e reforços que aumentam em 30% a resistência a torções. Além de ser maior e mais robusta, ela traz 2.700 componentes redesenhados, atendendo aos rigorosos padrões do conhecido DNA das picapes Raça Forte da Ford.

2 – Tecnologia: ela é a primeira capaz de receber atualizações “over the air” para aprimorar o seu desempenho e segurança ao longo do tempo. Na base dessa tecnologia está uma nova arquitetura elétrica em rede, com 36 módulos que trocam informação de forma integrada. Também é a primeira com painel de instrumentos digital de 8” ou 12,4” e multimídia SYNC 4 com tela de 10” ou 12”, em formato vertical e integrada ao painel, como os clientes de picapes gostam.

3 – Motores: o desempenho excepcional da picape é garantido pelos dois novos motores. O 3.0 V6 Diesel com 600 Nm de torque e potência de 250 cv, é o mais forte da categoria, com transmissão automática de 10 velocidades que inclui os recursos de “skip-shift” e “direct downshift”. Já o 2.0 Diesel de quatro cilindros, com 405 Nm de torque e potência de 170 cv, impressiona pela elasticidade, economia e baixo nível de ruído.


4 – Dinâmica veicular: a Nova Ranger oferece uma experiência de direção exemplar que se deve, em grande parte, à nova suspensão. Ela conta com feixes de molas longitudinais de quatro estágios na traseira e é a única com amortecedores externos à longarina, que permitem uma articulação de eixo 12% maior. 

A suspensão dianteira, independente, ganhou também um curso 15 mm maior. A direção elétrica ativa com assistência progressiva e diâmetro de giro de 12,8 m facilita as manobras. O sistema de freios também foi redimensionado, com discos ventilados na dianteira e na traseira.

5 – Desempenho off-road: Além das opções 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida convencionais, a Nova Ranger possui o exclusivo modo 4WD que distribui a tração entre os eixos sob demanda. Também é a única do segmento com modos de condução inteligentes, tela de navegação off-road e câmeras 360º. 

Diferencial traseiro blocante, ganchos de reboque, protetores inferiores de aço e preparação para reboque ampliam sua versatilidade todo-terreno, que inclui capacidade de imersão de 800 mm.

6 – Design: A frente alta, com grade ampla e faróis de LED em formato de C, e as linhas esculpidas da carroceria da Nova Ranger transmitem força e imponência, com o DNA das picapes da marca. 

Ela exibe apuro técnico em cada detalhe e soluções que combinam estética e funcionalidade, dispensando artifícios para mostrar sua modernidade.

7 – Requinte e conforto: além dos bancos ergonômicos e materiais de acabamento premium, o interior da Nova Ranger ficou mais amplo graças ao aumento da bitola e da distância entre-eixos. 

O câmbio E-shifter e o freio de estacionamento eletrônico liberam espaço no console. As maçanetas das portas integradas aos apoios de braço são outro exemplo da engenhosidade do seu projeto.

8 – Segurança: a nova picape tem o conjunto mais avançado de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, com cinco câmeras, três radares, sete antenas e 22 sensores ultrassônicos e especiais. 

Ela é a primeira com piloto automático adaptativo com stop & go, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, assistente autônomo de frenagem, assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente de cruzamentos e câmeras 360°, entre outras.

9 – Experiências: a Nova Ranger vem com um pacote de experiências conectadas, convenientes e personalizadas para o cliente, o Minhas Experiências Ford. Como o aplicativo FordPass, oferece várias funções remotas, como travar e destravar as portas, receber alertas de alarme, localizar e verificar o status do veículo. 

Pode-se também agendar e acompanhar serviços online, usar os serviços leva e traz, do Ford Concierge, Ranger Expert, Acompanhamento Preventivo Inteligente e Guia 360.

10 – Valor de revenda: a Nova Ranger foi totalmente desenvolvida com foco no cliente, para conquistar e fidelizar pela qualidade. Além de ser um projeto novo, feito para durar muitos anos e receber atualizações de software, a manutenção econômica é outro fator que contribui para a sua valorização ao longo do tempo.

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Stellantis mantém o ritmo e lidera o mercado no Brasil, Argentina e Chile em março. No acumulado do ano, a empresa continuou como líder no Brasil, Argentina e América do Sul com 191.420 unidades emplacadas e uma participação de mercado de 23,4%. No ranking dos dez mais vendidos do país, três modelos são da Fiat: Strada (9.990), Argo (6.850) e Mobi (4.658). A Fiat foi a marca campeã de vendas em março com 20,6% de market share e 36.336 unidades emplacadas, mais de 5 mil à frente da segunda colocada

 

Renegade Sport

Seguindo o mais alto padrão de qualidade, a Jeep chega com um programa de seminovos com garantia de 1 ano em todas as concessionárias do país para os modelos Renegade, Compass e Commander.

O programa é aplicado aos modelos que não tenham outra garantia de fábrica ainda ativa e sem limite de quilometragem. O veículo passa por um rigoroso processo de análise, em que diversos pontos são verificados garantindo que os modelos comercializados pelas concessionárias sejam tão bons quanto os novos.

Jeep Compass

Os clientes poderão encontrar os modelos seminovos com garantia de 1 ano oferecida pela Jeep em todas as concessionárias do Brasil e também poderão conhecer os demais benefícios desse programa.

“Acompanhando o crescimento do mercado de usados, essa garantia de 1 ano aos modelos seminovos da Jeep oferece ao cliente a mesma segurança e tranquilidade, além de agregar ainda mais valor aos modelos usados vendidos em nossa rede. Assim, a Jeep garante o padrão de alta qualidade e confiabilidade que já faz parte da marca e proporciona as melhores condições para os clientes de modelos seminovos. E teremos ainda mais novidades que vão surpreender o mercado em breve!”, comenta Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep para a América do Sul.

Jeep Commander

Jeep abre vendas de seminovos com garantia de 1 ano nas 250 lojas da marca no País


Renegade Sport


Seguindo o mais alto padrão de qualidade, a Jeep chega com um programa de seminovos com garantia de 1 ano em todas as concessionárias do país para os modelos Renegade, Compass e Commander.

O programa é aplicado aos modelos que não tenham outra garantia de fábrica ainda ativa e sem limite de quilometragem. O veículo passa por um rigoroso processo de análise, em que diversos pontos são verificados garantindo que os modelos comercializados pelas concessionárias sejam tão bons quanto os novos.

Jeep Compass

Os clientes poderão encontrar os modelos seminovos com garantia de 1 ano oferecida pela Jeep em todas as concessionárias do Brasil e também poderão conhecer os demais benefícios desse programa.

“Acompanhando o crescimento do mercado de usados, essa garantia de 1 ano aos modelos seminovos da Jeep oferece ao cliente a mesma segurança e tranquilidade, além de agregar ainda mais valor aos modelos usados vendidos em nossa rede. Assim, a Jeep garante o padrão de alta qualidade e confiabilidade que já faz parte da marca e proporciona as melhores condições para os clientes de modelos seminovos. E teremos ainda mais novidades que vão surpreender o mercado em breve!”, comenta Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep para a América do Sul.

Jeep Commander


Conferência de inovação Gramado Summit acontece em uma semana. Evento de empreendedorismo e tecnologia será realizado entre 10 e 12 de abril, em Gramado/RS, e terá mais de 400 palestrantes


Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, com Marcus Rossi criador do Summit Gramado

A conferência de inovação, tecnologia e empreendedorismo do país - Gramado Summit - inicia em uma semana. O evento está marcado para acontecer nos dias 10, 11 e 12 de abril, e pretende reunir mais de 500 empresas na feira de negócios, mais de 400 palestrantes nos palcos de conteúdo e mais de 15 mil visitantes.

O evento será sediado no Centro de Feiras Serra Park e divide-se em uma feira de negócios e em diversas áreas de conteúdo. Nas plenárias, são abordados temas ligados à tecnologia, inovação, startups, comunicação, vendas, indústria, transformação digital, games, saúde, liderança, carreira e cases de empreendedorismo. 

"Em mais um ano estamos apresentando novidades nas áreas de conteúdo, abraçando temas que entendemos ser importantes para o futuro. Para isso, trazemos curadores com propriedade para debater sobre cada um desses assuntos e montar grades de palestras incríveis", explica o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi.

Ao todo, serão dez trilhas de conteúdo e sete palcos. Estão confirmadas as seguintes plenárias: palco principal, palco geek, palco hygia saúde, palco share (comunicação e marketing), palco startups, palco PUSH (carreira e empreendedorismo feminino) e palco negócios conscientes. 

"Ao mesmo tempo em que apostamos em tendências e novidades, nos mantemos fiéis a entregar aquilo que sabemos que funciona e que é fundamental para a nossa essência, tanto na parte da feira e geração de negócios quanto em conteúdos", completa Marcus Rossi.

Sobre a Gramado Summit - A Gramado Summit foi criada em 2017 pelo empreendedor e CEO Marcus Rossi. Em sua primeira edição, focou em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o passar dos anos, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e também um público mais amplo para as discussões das palestras. Em 2023, na sua última edição, recebeu 10 mil visitantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e cerca de 300 palestrantes nas áreas de conteúdo. 

Para 2024, são esperados 400 palestrantes e 500 empresas expositoras na feira de negócios. Entre os nomes já confirmados estão Mari Maria (influenciadora), Marcos Piangers (Papai é Pop), Veronica Oliveira (Faxina Boa), Gilberto Silva (mentor de alta performance), Denílson Show (pentacampeão mundial), Romero Rodrigues (Headline), Natalia Beauty (NB Group), Christiano Faig (Microsoft), Jandaraci Araujo (Conselheira 101), Icaro de Abreu (IBM) e Yuri Mussoly (Tiktok). 

 

domingo, 7 de abril de 2024

AVIAÇÃO EM PAUTA // Air France terá dois novos voos em Fortaleza // Air France apresenta novas opções gourmet a bordo // Aeroporto Afonso Pena terá novos voos para Chile e Argentina // Demanda de passageiros aumentou 21,5% em fevereiro //Azul anuncia voos diários entre Rio de Janeiro e Campina Grande durante o São João




Air France terá dois novos voos em Fortaleza

Companhia operará cinco frequências semanais na cidade no inverno europeu 2024-2025; em parceria com a GOL, clientes podem se conectar ao mundo a partir de Fortaleza. Atual número de assentos semanais terá um incremento de 69%

A Air France aumentará a sua operação em Fortaleza no próximo inverno europeu. A companhia aérea francesa passará a ter cinco voos semanais ligando a capital cearense a Paris entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025, frente às atuais três frequências semanais ofertadas na rota.

“O desempenho do mercado brasileiro nos encoraja a expandir as operações em Fortaleza na próxima temporada europeia de inverno. Na capital cearense, nosso grande destaque fica para as elevadas taxas de ocupação, o que nos faz olhar mais atentamente para a necessidade de ampliar a oferta na ligação mais rápida que oferecemos da América do Sul para a Europa”, destaca Manuel Flahault, diretor geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul.

A aeronave escalada para todos os voos em Fortaleza será o Boeing 777-200, com capacidade para 328 pessoas, em três classes de serviço: Business Class (28 assentos), Premium Economy (32) e Economy (268). O atual número de assentos semanais terá um incremento de 69%. Os novos voos serão ofertados às quintas-feiras e aos sábados, e as três frequências atualmente em operação seguem disponíveis às terças, sextas-feiras e aos domingos.

Chegando em Paris, os clientes que desembarcam provenientes de Fortaleza podem não só visitar a capital francesa, mas também fazer conexões para centenas de destinos na Europa, na África e na Ásia, incluindo a China.

Em parceria com a GOL, que em 2024 completa dez anos ao lado do Grupo Air France-KLM, clientes de outras regiões do Brasil também podem voar para Paris e outros destinos fazendo conexão em Fortaleza. O mesmo vale para passageiros oriundos da capital francesa, que podem acessar dezenas de aeroportos em outras cidades brasileiras pela GOL.

As passagens para os novos voos já podem ser adquiridas em airfrance.com.br ou por meio dos agentes de viagem.



Ravióli de caranguejo e camarão, molho de curry da Bretanha e espinafre refogado

Air France apresenta novas opções gourmet a bordo

Companhia anuncia novos menus para clientes no mundo todo em suas cabines La Première, Business e Premium Economy

A partir deste mês, a Air France introduzirá novos menus de bordo, criados por ilustres nomes do mundo da culinária. Como embaixadora da gastronomia francesa, a empresa continua a apresentar a alta gastronomia francesa globalmente.

Partindo de Paris, os chefs franceses Glenn Viel e Arnaud Lallement, que possuem três estrelas Michelin, criarão novos pratos excepcionais nas cabines La Première e Business, ao lado dos renomados chefs confeiteiros Philippe Rigollot e Nina Métayer. Na cabine Premium Economy, o chef Frédéric Simonin, com uma estrela Michelin, continua a encantar os clientes da companhia aérea com suas novas e deliciosas receitas.

Para criar esses menus, os chefs trabalham em conjunto com a Servair, líder mundial em serviços de buffet a bordo, usando produtos frescos e locais que mudam com as estações do ano. Como parte do compromisso da Air France com um serviço de catering mais responsável, a carne, as aves, os laticínios e os ovos em cada cardápio são de origem francesa, e os peixes são provenientes de pesca sustentável nos voos saindo de Paris. Os cardápios vegetarianos também estão sistematicamente disponíveis nas diferentes cabines de todos os voos da empresa.

Glenn Viel e Philippe Rigollot na cabine La Première partindo de Paris 

Filé de dourado, batatas fondant e mexilhões


Pela primeira vez, o chef francês Glenn Viel, três vezes premiado com uma estrela Michelin, está assinando todo o menu da classe La Première, a cabine de viagem mais exclusiva da companhia.

Combinando engenhosamente suas raízes da Bretanha com a culinária provençal, esse amante dos produtos locais criou um total de doze pratos excepcionais para serem saboreados nos próximos meses, incluindo pão mediterrâneo com pimentões em conserva e alecrim, cream cheese, rúcula e limão em conserva, filé de dourado, batatas fondant, mexilhões e molho de limão, e galinha d'angola coberta com um crocante de abobrinha e compota de cebola caramelizada.

"Tenho orgulho de trabalhar com a Air France, que se estabeleceu como uma liderança da aviação francesa e destaca nosso país e a sua gastronomia em todo o mundo. Para os clientes da La Première, eu queria destacar a arte de viver francesa, os altos padrões, a elegância e o refinamento", declarou Glenn Viel.


Tartelete de damasco com chantilly de alecrim

Quanto às sobremesas, o Meilleur Ouvrier de France e campeão mundial de confeitaria Philippe Rigollot assumirá o cardápio de sobremesas francesas, apresentando uma seleção de doces deliciosos e de textura leve. O gateau de morango, o gateau da floresta negra e uma tartelete de damasco com chantilly de alecrim estão entre as seis sobremesas que aparecerão gradualmente no cardápio.

"Para a Air France, trabalhei com doces leves feitos de creme e açúcar. Eu queria apresentar sabores e texturas diferentes aos passageiros de nossa maravilhosa companhia aérea. É um prazer atendê-los", disse Philippe Rigollot.

Arnaud Lallement e Nina Métayer na cabine Business partindo de Paris

Na cabine Business para voos de longa distância, o chef francês Arnaud Lallement, três estrelas Michelin, está criando novas delícias culinárias para os clientes da Air France. O chef propõe uma culinária contemporânea repleta de emoção, com uma seleção de nove novas criações gourmet. Pratos como polenta com legumes refogados, berinjela cremosa e coulis de pimentão vermelho, ravióli de caranguejo e camarão, molho de curry da Bretanha e espinafre refogado encantarão os passageiros.

"Para a Air France, eu queria lembrar as estações do ano, deixar meu inconsciente falar, como se estivesse em hipnose. Compartilhar com os viajantes um prazer gourmet marcado pela emoção e pela satisfação", explicou Arnaud Lallement.

Fatia de manga com coco e limão

Na cabine Business, desde 2023, a Air France também confia seu menu de sobremesas a um chef confeiteiro exclusivo. Coroada World Pastry Chef 2023, a chef Nina Métayer assinará três novos doces para os clientes da empresa. A fatia de caramelo, avelã e chocolate amargo aveludado da chef, a fatia de manga com coco e limão e a delícia de chocolate gourmet "Individuel" são as iguarias irresistíveis que os clientes poderão saborear durante a viagem.

"Criei essas sobremesas como verdadeiras companheiras de viagem. Meus doces, ainda que leves, foram projetados para oferecer aos viajantes um banquete para os sentidos enquanto evocam o charme de destinos distantes", disse Nina Métayer.

Frédéric Simonin na cabine Premium Economy partindo de Paris 

Mini vieiras, molho cítrico com pérolas de tapioca e massa de aspargos

Na cabine Premium Economy, o chef Frédéric Simonin, premiado com uma estrela Michelin, continua a encantar os clientes da Air France como parte de uma parceria contínua iniciada com a empresa em novembro de 2023. Perfeccionista de coração, ele criou uma nova série de pratos preparados com o maior respeito pelos produtos escolhidos. Os novos e deliciosos cardápios do chef, incluindo mini vieiras, molho cítrico com pérolas de tapioca e massa de aspargos, ou ervilhas com salgados, espinafre e cebolas peroladas glaceadas, já estão disponíveis a bordo. 

"Para os clientes da Air France, eu escolhi cuidadosamente cada produto de nossas regiões francesas que posso transformar com delicadeza e precisão, para uma experiência culinária especial", diz Frédéric Simonin.

Pratos exclusivos em destinos no todo o mundo

A Air France continua a desenvolver suas parcerias excepcionais partindo das estações internacionais.

Nos voos que decolam dos Estados Unidos*, a companhia está oferecendo menus assinados pelo chef francês Dominique Crenn, três estrelas Michelin, nas cabines La Première e Business. Desde fevereiro de 2024, os pratos do chef estão disponíveis nos embarques de Chicago, Los Angeles, Miami, Nova York-Newark, São Francisco e Seattle. A partir de abril de 2024, eles também estarão disponíveis nas partidas de Detroit, Washington e Nova York-JFK.

No embarque de todos os destinos canadenses da empresa (Montreal, Toronto, Quebec e Vancouver), o chef francês Olivier Perret tem assinado pratos com produtos locais e sazonais para o menu da cabine Business.

A Air France também está oferecendo pratos assinados pelo chef Jean-Charles Brédas, da Martinica, na cabine Business, nos voos que partem das Antilhas Francesas (Pointe-à-Pitre, Fort-de-France, Saint-Martin) e da Guiana Francesa (Caiena) para Paris, bem como nos voos da rede regional do Caribe que ligam Caiena a Fort-de-France, Pointe-à-Pitre a Miami e Pointe-à-Pitre a Montreal.

Na partida da Ilha da Reunião, a Air France confia o menu de sua cabine Business ao chef Jofrane Dailly, que destaca a herança culinária da ilha combinada com suas origens indianas.

Na partida de Singapura, o chef Julien Royer, com três estrelas Michelin, assina uma seleção de pratos originais no menu que é regularmente renovado para os clientes La Première e Business da Air France que viajam para Paris.

* implantação gradual na partida de todos os destinos da Air France nos Estados Unidos, excluindo estações sazonais.

Fotos de divulgação Air France

sábado, 6 de abril de 2024

VAMOS BEBER VINHO // Aprenda a diferença entre vinho branco, espumante, champagne e prosecco // Curiosidades sobre vinhos: você já se perguntou de onde vêm os aromas da bebida? // Garibaldi vence prêmio "Marcas de Quem Decide" na categoria Espumante pela 4ª vez // Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair se consolidam no mercado latino-americano



Aprenda a diferença entre vinho branco, espumante, champagne e prosecco

Poucas pessoas sabem diferenciar o vinho branco, do champagne, do espumante ou do prosecco, mas o que ninguém nega é que são bebidas que combinam perfeitamente com festas e encontros elegantes. Por harmonizam bem com diversos petiscos, queijos, frutas e pratos principais, agradam até os paladares mais exigentes. 

Muitos fatores são responsáveis por criar tamanha variedade de sabores, a começar pelo modo como cada variedade é produzida. Todo vinho nasce a partir da transformação do açúcar das uvas em álcool pelas leveduras - processo conhecido por fermentação alcoólica, que basicamente transforma o mosto - o suco da uva - em vinho. O produto resultante desse processo é o vinho tranquilo, ou seja, sem gás carbônico. 

Coloração dos vinhos

“A principal variação nessa gama é em relação à coloração, que se dá pelo contato do mosto com as cascas das uvas”, explica Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. “Na produção de vinhos brancos as cascas são retiradas e os vinhos ficam com a cor natural do suco.”

No caso dos vinhos rosés, as cascas ficam apenas algumas horas em contato com o mosto, tempo suficiente para adquirir o tom de rosa desejado pelo produtor. Finalmente nos tintos, as cascas das uvas ficam dias em contato com o mosto, dando toda sua intensidade de cor aos vinhos. Uma curiosidade, é a possibilidade de fazer vinho branco com variedades de uvas tintas, uma vez que o suco das uvas tintas também é branco.

Vinhos espumantes 

Ao adicionar uma mistura fermento, vinho e açúcar, chamada licor de tiragem, a um vinho tranquilo ocorre uma segunda fermentação e o surgimento do gás carbônico, dando assim origem aos vinhos espumantes. Este processo dá origem a um novo estilo de vinho, sinônimo de alegria e celebração, capaz de abranger algumas variações bastante conhecidas como Champagne e Prosecco, que se diferenciam em muitas características.

“Champagne é uma região no norte da França e apenas os espumantes produzidos nesta área podem receber esse nome”, acrescenta a sommelière.  Além dos limites regionais, é preciso seguir uma série de regras que regulamentam a A.O.C - Apelação de Origem Controlada Champagne. 

Uma das regras importantes, por exemplo, é o uso de uvas específicas, como Chardonnay e Pinot Noir, além da elaboração dos espumantes pelo Método Tradicional, no qual a segunda fermentação acontece dentro da própria garrafa. Nesse processo, o espumante fica em contato com as leveduras, ganhando estrutura e complexidade de aromas e sabores, como notas de brioche e pão tostado.

No caso do Prosecco, também temos uma região e uma D.O.C. - Denominação de Origem Controlada, que abrange o Vêneto e Friuli Venezia Giulia, na Itália. Além de ser produzido em outra área, esse vinho é elaborado por outra variedade de uva, a Glera e, por outro método de produção, chamado Charmat, a partir do qual a segunda fermentação acontece em tanques de aço inox, preservando a leveza e o frescor da bebida, bem como suas notas frutadas e florais.

Como diferenciá-los

Para aprender a diferenciá-los, o ideal é começar por rótulos que expressem as características mais marcantes de cada estilo. O Champagne Montaudon Brut, por exemplo, vai surpreender seus sentidos, com notas de frutas brancas, mel, pão e fermento no aroma, além de preencher o paladar com sua cremosidade, boa acidez, médio corpo e delicada perlage.

https://www.wine.com.br/vinhos/champagne-montaudon-brut/prod3170.html 

É interessante também fazer uma degustação com a presença de um vinho branco clássico como o U by Undurraga Valle Central Sauvignon Blanc 2021 em que não ocorreu uma segunda fermentação e no paladar se apresenta de forma leve, com notas cítricas e herbáceas, além acidez vibrante que lhe confere uma refrescância marcante.

https://www.wine.com.br/vinhos/u-by-undurraga-valle-central-sauvignon-blanc-2021/prod27365.html 

No mundo dos vinhos, o interessante é degustar e aprender sobre a variedade de experiências possíveis. Essa grande variedade possibilita diferentes harmonizações, sempre se atentando às características e sabores que se destacam tanto na bebida quanto no prato. E não se esqueça dos momentos, também capazes de inspirar harmonizações memoráveis junto à sua taça!

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.