Air France terá dois novos voos em Fortaleza
Companhia operará cinco frequências semanais na cidade no inverno europeu 2024-2025; em parceria com a GOL, clientes podem se conectar ao mundo a partir de Fortaleza. Atual número de assentos semanais terá um incremento de 69%
A Air France aumentará a sua operação em Fortaleza no próximo inverno europeu. A companhia aérea francesa passará a ter cinco voos semanais ligando a capital cearense a Paris entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025, frente às atuais três frequências semanais ofertadas na rota.
“O desempenho do mercado brasileiro nos encoraja a expandir as operações em Fortaleza na próxima temporada europeia de inverno. Na capital cearense, nosso grande destaque fica para as elevadas taxas de ocupação, o que nos faz olhar mais atentamente para a necessidade de ampliar a oferta na ligação mais rápida que oferecemos da América do Sul para a Europa”, destaca Manuel Flahault, diretor geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul.
A aeronave escalada para todos os voos em Fortaleza será o Boeing 777-200, com capacidade para 328 pessoas, em três classes de serviço: Business Class (28 assentos), Premium Economy (32) e Economy (268). O atual número de assentos semanais terá um incremento de 69%. Os novos voos serão ofertados às quintas-feiras e aos sábados, e as três frequências atualmente em operação seguem disponíveis às terças, sextas-feiras e aos domingos.
Chegando em Paris, os clientes que desembarcam provenientes de Fortaleza podem não só visitar a capital francesa, mas também fazer conexões para centenas de destinos na Europa, na África e na Ásia, incluindo a China.
Em parceria com a GOL, que em 2024 completa dez anos ao lado do Grupo Air France-KLM, clientes de outras regiões do Brasil também podem voar para Paris e outros destinos fazendo conexão em Fortaleza. O mesmo vale para passageiros oriundos da capital francesa, que podem acessar dezenas de aeroportos em outras cidades brasileiras pela GOL.
As passagens para os novos voos já podem ser adquiridas em airfrance.com.br ou por meio dos agentes de viagem.
Ravióli de caranguejo e camarão, molho de curry da Bretanha e espinafre refogado |
Air France apresenta novas opções gourmet a bordo
Companhia anuncia novos menus para clientes no mundo todo em suas cabines La Première, Business e Premium Economy
A partir deste mês, a Air France introduzirá novos menus de bordo, criados por ilustres nomes do mundo da culinária. Como embaixadora da gastronomia francesa, a empresa continua a apresentar a alta gastronomia francesa globalmente.
Partindo de Paris, os chefs franceses Glenn Viel e Arnaud Lallement, que possuem três estrelas Michelin, criarão novos pratos excepcionais nas cabines La Première e Business, ao lado dos renomados chefs confeiteiros Philippe Rigollot e Nina Métayer. Na cabine Premium Economy, o chef Frédéric Simonin, com uma estrela Michelin, continua a encantar os clientes da companhia aérea com suas novas e deliciosas receitas.
Para criar esses menus, os chefs trabalham em conjunto com a Servair, líder mundial em serviços de buffet a bordo, usando produtos frescos e locais que mudam com as estações do ano. Como parte do compromisso da Air France com um serviço de catering mais responsável, a carne, as aves, os laticínios e os ovos em cada cardápio são de origem francesa, e os peixes são provenientes de pesca sustentável nos voos saindo de Paris. Os cardápios vegetarianos também estão sistematicamente disponíveis nas diferentes cabines de todos os voos da empresa.
Glenn Viel e Philippe Rigollot na cabine La Première partindo de Paris
Pela primeira vez, o chef francês Glenn Viel, três vezes premiado com uma estrela Michelin, está assinando todo o menu da classe La Première, a cabine de viagem mais exclusiva da companhia.
Combinando engenhosamente suas raízes da Bretanha com a culinária provençal, esse amante dos produtos locais criou um total de doze pratos excepcionais para serem saboreados nos próximos meses, incluindo pão mediterrâneo com pimentões em conserva e alecrim, cream cheese, rúcula e limão em conserva, filé de dourado, batatas fondant, mexilhões e molho de limão, e galinha d'angola coberta com um crocante de abobrinha e compota de cebola caramelizada.
"Tenho orgulho de trabalhar com a Air France, que se estabeleceu como uma liderança da aviação francesa e destaca nosso país e a sua gastronomia em todo o mundo. Para os clientes da La Première, eu queria destacar a arte de viver francesa, os altos padrões, a elegância e o refinamento", declarou Glenn Viel.
Quanto às sobremesas, o Meilleur Ouvrier de France e campeão mundial de confeitaria Philippe Rigollot assumirá o cardápio de sobremesas francesas, apresentando uma seleção de doces deliciosos e de textura leve. O gateau de morango, o gateau da floresta negra e uma tartelete de damasco com chantilly de alecrim estão entre as seis sobremesas que aparecerão gradualmente no cardápio.
"Para a Air France, trabalhei com doces leves feitos de creme e açúcar. Eu queria apresentar sabores e texturas diferentes aos passageiros de nossa maravilhosa companhia aérea. É um prazer atendê-los", disse Philippe Rigollot.
Arnaud Lallement e Nina Métayer na cabine Business partindo de Paris
"Para a Air France, eu queria lembrar as estações do ano, deixar meu inconsciente falar, como se estivesse em hipnose. Compartilhar com os viajantes um prazer gourmet marcado pela emoção e pela satisfação", explicou Arnaud Lallement.
Na cabine Business, desde 2023, a Air France também confia seu menu de sobremesas a um chef confeiteiro exclusivo. Coroada World Pastry Chef 2023, a chef Nina Métayer assinará três novos doces para os clientes da empresa. A fatia de caramelo, avelã e chocolate amargo aveludado da chef, a fatia de manga com coco e limão e a delícia de chocolate gourmet "Individuel" são as iguarias irresistíveis que os clientes poderão saborear durante a viagem.
"Criei essas sobremesas como verdadeiras companheiras de viagem. Meus doces, ainda que leves, foram projetados para oferecer aos viajantes um banquete para os sentidos enquanto evocam o charme de destinos distantes", disse Nina Métayer.
Frédéric Simonin na cabine Premium Economy partindo de Paris
Na cabine Premium Economy, o chef Frédéric Simonin, premiado com uma estrela Michelin, continua a encantar os clientes da Air France como parte de uma parceria contínua iniciada com a empresa em novembro de 2023. Perfeccionista de coração, ele criou uma nova série de pratos preparados com o maior respeito pelos produtos escolhidos. Os novos e deliciosos cardápios do chef, incluindo mini vieiras, molho cítrico com pérolas de tapioca e massa de aspargos, ou ervilhas com salgados, espinafre e cebolas peroladas glaceadas, já estão disponíveis a bordo.
"Para os clientes da Air France, eu escolhi cuidadosamente cada produto de nossas regiões francesas que posso transformar com delicadeza e precisão, para uma experiência culinária especial", diz Frédéric Simonin.
Pratos exclusivos em destinos no todo o mundo
A Air France continua a desenvolver suas parcerias excepcionais partindo das estações internacionais.
Nos voos que decolam dos Estados Unidos*, a companhia está oferecendo menus assinados pelo chef francês Dominique Crenn, três estrelas Michelin, nas cabines La Première e Business. Desde fevereiro de 2024, os pratos do chef estão disponíveis nos embarques de Chicago, Los Angeles, Miami, Nova York-Newark, São Francisco e Seattle. A partir de abril de 2024, eles também estarão disponíveis nas partidas de Detroit, Washington e Nova York-JFK.
No embarque de todos os destinos canadenses da empresa (Montreal, Toronto, Quebec e Vancouver), o chef francês Olivier Perret tem assinado pratos com produtos locais e sazonais para o menu da cabine Business.
A Air France também está oferecendo pratos assinados pelo chef Jean-Charles Brédas, da Martinica, na cabine Business, nos voos que partem das Antilhas Francesas (Pointe-à-Pitre, Fort-de-France, Saint-Martin) e da Guiana Francesa (Caiena) para Paris, bem como nos voos da rede regional do Caribe que ligam Caiena a Fort-de-France, Pointe-à-Pitre a Miami e Pointe-à-Pitre a Montreal.
Na partida da Ilha da Reunião, a Air France confia o menu de sua cabine Business ao chef Jofrane Dailly, que destaca a herança culinária da ilha combinada com suas origens indianas.
Na partida de Singapura, o chef Julien Royer, com três estrelas Michelin, assina uma seleção de pratos originais no menu que é regularmente renovado para os clientes La Première e Business da Air France que viajam para Paris.
* implantação gradual na partida de todos os destinos da Air France nos Estados Unidos, excluindo estações sazonais.
Fotos de divulgação Air France
Aeroporto Afonso Pena terá novos voos para Chile e Argentina
JetSMART vai operar as novas rotas entre o maior aeroporto do Paraná e as cidades de Buenos Aires e Santiago
A JetSMART Airlines anunciou duas novas rotas a partir do Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB): uma para Santiago do Chile (SCL) e outra para Buenos Aires (EZE). As passagens começaram a ser vendidas nesta quinta-feira (4), no site da companhia.
Os voos que partem do maior aeroporto do Paraná, gerido pela CCR, com destino a Santiago iniciam em 19 de junho; já a rota para Buenos Aires começa em 9 de julho. O voo sazonal para Santiago (com duração de 3h30) terá três frequências semanais e são esperados mais de 15 mil passageiros em seu primeiro ano. O voo para Buenos Aires (duração de 2h23), também com três frequências semanais, terá aproximadamente mais de 43 mil passageiros no mesmo período.
A operação para o Chile foi pensada para viajantes que querem conhecer os destinos de neve no Chile, como Valle Nevado ou Nevados de Chillán, que são alguns dos preferidos dos brasileiros durante o inverno. Este lançamento faz parte da "Semana Branca" que a JetSMART celebra com descontos especiais até 8 de abril em suas rotas do Brasil ao Chile.
Enquanto isso, na Argentina, os brasileiros poderão conhecer as principais atrações da cidade de Buenos Aires, uma das mais reconhecidas da América do Sul por sua gastronomia e vida noturna.
Operações em alta
Com as novas operações, a JetSMART chega a dez voos diretos no Brasil com as outras sete rotas ligando Buenos Aires com Florianópolis, Rio de Janeiro e Porto Alegre; Santiago com Rio, São Paulo, Florianópolis e Foz do Iguaçu (PR); e Montevidéu, no Uruguai, com o Rio. A companhia aérea de ultrabaixo custo ainda liga São Paulo e Florianópolis com Lima, no Peru, com escalas em Santiago e Buenos Aires.
Turismo em alta
No ano passado, o Brasil recebeu 5.908.341 de turistas estrangeiros, segundo levantamento da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Cerca de 790 mil estrangeiros entraram no país pelo Paraná, enquanto 1 milhão entrou pelo Rio Grande do Sul. Do total, a Argentina foi líder de emissão com 1,9 milhão (32% do total) de visitantes, seguido por Estados Unidos com 668,5 mil (11%) e Chile com 458,5 mil (7,7%), fechando o podium.
“Curitiba está de braços abertos para receber os chilenos e argentinos que passarão a nos visitar com os voos da JetSMART. As linhas que vão ligar a cidade a Buenos Aires e Santiago permitirão que mais turistas conheçam os atrativos da cidade mais inteligente do mundo, que também se tornou referência nacional e internacional em destino turístico inteligente”, destacou Rafael Greca, prefeito de Curitiba.
Demanda de passageiros aumentou 21,5% em fevereiro
- A demanda total, medida em passageiro pagante por quilômetro (RPKs) aumentou 21,5% em comparação com fevereiro de 2023. A capacidade total, medida em assentos disponíveis por quilômetro (ASKs), aumentou 18,7% em relação ao mesmo período do ano passado. A taxa de ocupação foi de 80,6% (aumento de 1,9 pontos percentuais em relação a fevereiro de 2023).
- A demanda internacional aumentou 26,3% em comparação com fevereiro de 2023; a capacidade subiu 25,5% em relação ao mesmo período do ano passado e a taxa de ocupação avançou para 79,3% (aumento de 0,5 ponto percentual em relação a fevereiro de 2023).
- A demanda doméstica aumentou 15,0% em comparação com fevereiro de 2023; a capacidade cresceu 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado e a taxa de ocupação foi de 82,6% (aumento de 4,2 pontos percentuais em relação a fevereiro de 2023).
As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 53,2% na demanda de fevereiro de 2024 em comparação com fevereiro de 2023. A capacidade cresceu 52,1% e a taxa de ocupação atingiu 84,9% (aumento de 0,6 ponto percentual em relação a fevereiro de 2023), a maior entre todas as regiões.
As companhias aéreas da Europa registraram aumento de 15,9% na demanda de fevereiro de 2024 versus fevereiro de 2023. A capacidade aumentou 16,0% e a taxa de ocupação foi de 74,7% (sem alteração em relação a fevereiro de 2023).
As companhias aéreas do Oriente Médio registraram aumento de 19,7% na demanda de fevereiro de 2024 em comparação com fevereiro de 2023. A capacidade cresceu 19,1% e a taxa de ocupação atingiu 80,8% (aumento de 0,4 ponto percentual em relação a fevereiro de 2023).
As companhias aéreas da América do Norte apresentaram aumento de 16,0% na demanda de fevereiro de 2024 em relação a fevereiro de 2023. A capacidade aumentou 17,6% e a taxa de ocupação caiu para 77,7% (queda de 1,1 pontos percentuais em relação a fevereiro de 2023).
As companhias aéreas da América Latina registraram aumento de 21,0% na demanda de fevereiro de 2024 em comparação com fevereiro de 2023. A capacidade cresceu 18,6% e a taxa de ocupação atingiu 84,2% (aumento de 1,7 pontos percentuais em relação a fevereiro de 2023).
As companhias aéreas da África registraram aumento de 20,7% na demanda de fevereiro de 2024 em comparação com fevereiro de 2023. A capacidade cresceu 22,1% e a taxa de ocupação caiu para 74,0% (queda de 0,8 ponto percentual em relação a fevereiro de 2023).
Mercados domésticos
Leia a análise dos mercados de transporte aéreo de passageiros de fevereiro de 2024.
Azul anuncia voos diários entre Rio de Janeiro e Campina Grande durante o São João
A companhia disponibilizará voos extras entre as duas cidades durante as festividades, de junho até o final de julho, na alta temporada
As festas juninas estão chegando e, mais uma vez, a cidade de Campina Grande aparece como um dos principais destinos para aproveitar a temporada. Por isso, a Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e destinos atendidos no Brasil, anunciou que, entre os dias 1 de junho e 31 de julho, a operação entre os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e o Presidente João Suassuna, em Campina Grande, será diária.
Desde o ano passado, a Azul é a única companhia aérea a realizar voos diretos nesta rota, duas vezes por semana. A decisão de investir no trecho veio a partir de uma observação da empresa de que existe um alto número de Clientes que viajam com frequência entre os dois lugares. A operação será realizada em aeronaves modelo A320Neo, com capacidade para 174 Clientes.
"Sempre estivemos comprometidos com um projeto de integração regional, aumentando conexões diretas entre cidades com potencial turístico e de negócios com grandes centros. Estamos felizes que esse olhar para a rota entre Campina Grande e Rio de Janeiro está se provando um sucesso. Além dos festejos de junho, mantivemos a operação diária para o mês de julho, quando os Clientes poderão aproveitar o turismo cultural, de aventura e gastronômico da região, que ainda abrange as cidades vizinhas de Cabaceiras, Areia, Bananeiras e Araruna", afirmou Beatriz Barbi, gerente de Planejamento de Malha da Azul.
Azul no São João de Campina Grande
A previsão é de que, em relação ao ano passado, a Azul deva levar ainda mais Clientes para essas festas, graças ao aumento de 70% na oferta de assentos, se comparado ao ano passado. Só de operações extras para o período haverá voos diários, partindo do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e do BH Airport, em Minas Gerais, para Campina Grande.
Haverá ainda novas rotas de Aracaju voos (SE) e de Petrolina (PE) para Campina Grande, 2 voos semanais entre essas cidades. Aracaju terá voos às quartas e aos sábados, e Petrolina terá voos às segundas e sextas. Já do Aeroporto Internacional de Recife, os Clientes também terão dois voos diários para o Aeroporto de Caruaru, operados por aeronave ATR, com capacidade para até 70 Clientes. Ou seja, além da mudança de frequência – de um para dois voos por dia – haverá um aumento na quantidade de assentos por voo (de 9 para 70).
São João de Campina Grande
O São João 2024 de Campina Grande vai acontecer de 29 de maio a 30 de junho. Contando com 33 dias no total, o evento vai ter um dia de duração a mais que a edição de 2023. As festas acontecem no Parque do Povo e são gratuitas. Entre as atrações confirmadas estão Gusttavo Lima, Alok, Wesley Safadão e a dupla Henrique e Juliano, além de artistas tradicionais na festa, como Elba Ramalho, Alceu Valença e Flávio José.
Campina Grande (CPV) – Rio de Janeiro (GIG) Voos Regulares | ||||
Origem | Saída | Destino | Chegada | Frequência |
Rio de Janeiro | 13:45 | Campina Grande | 16:30 | Domingos |
Campina Grande | 17:15 | Rio de Janeiro | 20:05 | Domingos |
Rio de Janeiro | 11:35 | Campina Grande | 14:20 | Quintas |
Campina Grande | 15:15 | Rio de Janeiro | 18:05 | Quintas |
Campina Grande (CPV) – Rio de Janeiro (GIG) Voos Extras dedicados ao São João *De 1 de junho a 31 de julho* | ||||
Origem | Saída | Destino | Chegada | Frequência |
Rio de Janeiro | 11:25 | Campina Grande | 14:10 | Segundas, Terças, Quartas e Sextas |
Campina Grande | 14:55 | Rio de Janeiro | 17:45 | Segundas, Terças, Quartas e Sextas |
Rio de Janeiro | 13:45 | Campina Grande | 16:30 | Sábados |
Campina Grande | 17:15 | Rio de Janeiro | 20:05 | Sábados |
LATAM Pass prorroga validade para upgrade de cabine
de passagens domésticas na tarifa Light
Benefício está disponível para passagens compradas até 30 de setembro de 2024 em voos dentro do Brasil.
A LATAM acaba de prorrogar para seus clientes mais fiéis no Brasil a vigência do benefício de upgrade de cabine para passagens domésticas adquiridas na tarifa Light. Anunciado em agosto de 2023 como benefício temporário até dezembro daquele ano, a facilidade agora está disponível para passagens compradas até 30 de setembro de 2024. A prorrogação do benefício é uma das iniciativas do LATAM Pass, programa de fidelidade da LATAM, para reconhecer seus clientes mais fiéis e tornar o upgrade de cabine mais acessível a todas as classes tarifárias.
Segundo Martin Holdschmidt, diretor geral do LATAM Pass no Brasil, a prorrogação do benefício é uma oportunidade para que mais passageiros que embarcam com a menor tarifa tenham acesso a uma experiência superior de voo. “Queremos conquistar e manter a fidelidade do passageiro por meio de experiências que tornem seus voos únicos. A prorrogação desse benefício é um movimento que a LATAM faz para que mais brasileiros tenham a oportunidade de viajar em nossas cabines premium”, explica.
O upgrade de cabine, vale lembrar, é um benefício que permite ao passageiro solicitar um lugar em cabines superiores (Premium Economy e Premium Business) para viajar em voos LATAM, sempre que existam assentos disponíveis.
No caso dos voos domésticos operados por aeronaves da família Airbus A320 (A319, A320, A320neo, A321 e A321neo), o upgrade dá acesso à cabine Premium Economy, que conta com atendimento preferencial, mais conforto e espaço para as pernas e um serviço planejado para oferecer o que os passageiros executivos mais valorizam nos voos de curta duração: a valorização de seu tempo e um serviço de excelência.
COMO SOLICITAR UPGRADE DE CABINE
O QUE SÃO CATEGORIAS ELITE?
As categorias Elite são as categorias do programa LATAM Pass. Ao se cadastrar, o cliente automaticamente passa a ser um cliente da categoria LATAM. A cada voo que realiza, ele junta pontos qualificáveis para subir de categoria e ter cada vez mais benefícios. As categorias são divididas, respectivamente, entre LATAM, Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature. Cada uma delas tem direito a uma quantidade de Trechos de Cortesia para upgrade de cabine. Veja abaixo:
|
|
Clientes portadores do cartão de crédito co-branded LATAM Pass Itaú também têm acesso aos Trechos de Cortesia. Além disso, titulares dos cartões LATAM Pass Itaú Platinum e Black/Infinite têm maior prioridade na postulação de upgrade, com o cartão sendo considerado critério de desempate entre dois sócios da mesma categoria. Confira abaixo a quantidade de Trechos de cortesia por categoria do cartão:
|
|
O QUE É O LATAM PASS?
O LATAM Pass é o programa de fidelidade oficial da LATAM Airlines, sendo atualmente o quarto maior do mundo em número de clientes. O programa oferece várias maneiras de acumular pontos. Em seu marketplace, o Shopping LATAM Pass, há mais de 50 parceiros varejistas em um só lugar para resgate de pontos e compras em dinheiro, e o cliente também é recompensado com pontos a cada nova compra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário