Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Tracker e Montana ficam mais potentes e econômicos. Tanto o SUV quanto a picape média-compacta da Chevrolet passam por atualizações para atender também aos limites de emissões do PL8. Sistema de injeção direta e atualizações de software levam motor 1.0T Flex a 121 cavalos e 1.2T Flex a 141 cavalos nos veículos 2025. Novas tecnologias fazem motor turbo de baixa cilindrada superar performance de propulsores com o dobro do tamanho de esportivos do passado


SÃO CAETANO DO SUL – O Tracker e a Montana dão mais um passo em prol da eficiência energética. O SUV e a caminhonete da Chevrolet estreiam atualizações mecânicas que elevam o torque em até 15% e reduzem o consumo de combustível em até 9%. Tudo isso com menor índice de emissões.

 

Em janeiro entra em vigor a próxima fase do programa de controle de poluentes, que estipula novos limites para gases de escapamento, partículas e ruído, bem como requisitos de durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo e testes em uso, entre outras disposições.

Os motores do Tracker passam a contar com injeção direta (DI) e atualizações de software que levam o 1.0T Flex de 116 cv a 121 cv, enquanto o 1.2T Flex vai de 133 cv para 141 cavalos – sempre com transmissão automática.

 

Em relação a aceleração de 0 a 100 km/h, o SUV da Chevrolet na versão topo de linha fica 1,4s mais rápido. A melhora no desempenho vem acompanhada de maior eficiência energética. Neste quesito, a economia de combustível é de quase dois tanques por ano, considerando a rodagem média do brasileiro.

 

O motor 1.2 Turbo da Montana ganha igualmente injeção direta (DI) e atualizações de software, por isso a potência também sobe de 133 cv para 141 cavalos. A picape, porém, é ofertada com diferentes tipos de transmissão.

 

Na configuração automática, a aceleração de 0 a 100 km/h está agora 0,8s mais rápida, enquanto na versão manual a evolução é de 0,6s, comparando com o modelo anterior.

 

“O segmento de SUVs e picapes atrai cada vez mais consumidores, inclusive pela evolução da performance desses tipos de veículo. Em função do trabalho que fizemos para a injeção de combustível e rendimento, o salto do motor 1.2T é maior, beneficiando tanto o Tracker quanto a Montana”, explica Rafael Fernández, engenheiro-chefe de Powertrain da GM.

 

Veja o comparativo entre as diferentes tecnologias e configurações do produto:

 

Motor 1.0T

 

Potência

Torque

De

Para

Variação

De

Para

Variação

Gasolina

116 cv

117 cv

1,2%

16,3 kgfm

18,3 kgfm

12,3%

Etanol

116 cv

121 cv

4,7%

16,8 kgfm

18,9 kgfm

12,5%

 

Motor 1.2T

 

Potência

Torque

De

Para

Variação

De

Para

Variação

Gasolina

132 cv

139 cv

5,1%

19,4 kgfm

22,4 kgfm

15,4%

Etanol

133 cv

141 cv

6,3%

21,4 kgfm

22,9 kgfm

7%

 

A seguir, confira os dados de desempenho do Chevrolet Tracker:

Tracker – 0 a 100 km/h

Gasolina

De

Para

Variação

1.0T

11,8 s

10,9 s

7,6%

1.2T

11,1 s

9,7 s

12,6%

 

Tracker – consumo com gasolina

 

Urbano (km/l)

Rodoviário (km/l)

 

De

Para

Variação

De

Para

Variação

1.0T

11,2

11,6

3,6%

13,6

13,7

1%

1.2T

10,4

11,2

7,7%

13,2

14,1

6,9%

 

Tracker – consumo com etanol

 

Urbano (km/l)

Rodoviário (km/l)

 

De

Para

Variação

De

Para

Variação

1.0T

7,8

8

2,6%

9,6

9,8

2,1%

1.2T

7,2

7,7

7%

9,2

10

9%

 

A seguir, confira os dados de desempenho da Chevrolet Montana:

Montana – 0 a 100 km/h

Gasolina

De

Para

Variação

1.2T MT

11,7 s

10,9 s

7%

1.2T AT

10,1 s

9,5 s

6%

 

Montana – consumo com gasolina

 

Urbano (km/l)

Rodoviário (km/l)

 

De

Para

Variação

De

Para

Variação

1.2T MT

12

12,3

2,5%

13,6

13,7

0,8%

1.2T AT

11,1

11

-0,8%

13,3

13,5

1,5%

 

Montana – consumo com etanol

 

Urbano (km/l)

Rodoviário (km/l)

 

De

Para

Variação

De

Para

Variação

1.2T MT

8,3

8,4

1,2%

9,6

9,7

1,1%

1.2T AT

7,7

7,5

-2,5%

9,3

9,7

4,3%

 




Atualização constante

 

As novidades estreiam nos modelos Tracker e Montana produzidos a partir do fim deste ano, em linha com o compromisso da GM com a descarbonização do planeta, oferecendo produtos cada vez mais eficientes e sustentáveis.

 

Todos os carros da Chevrolet continuam a ser aprimorados mesmo depois de seu lançamento, graças à estrutura avançada de engenharia e de desenvolvimento de veículos que a empresa possui em solo brasileiro.

 

A evolução dos motores é um exemplo deste processo de melhoria contínua.

 

Com as últimas atualizações, o motor 1.0 do Tracker passa a entregar exatamente a mesma potência de propulsores com o dobro do tamanho que equipavam esportivos dos anos 1990, como o 2.0 do Kadett GSi (121 cv).

 

A mesma ordem de grandeza se aplica ao torque. Tanto o motor 1.2 do Tracker e da Montana quanto o 2.4 do Vectra de 2008 gera aproximadamente 23 kgfm de força.

 

De acordo com Fernández, este é o conceito do downsizing: reduzir o tamanho dos motores para aumentar a performance e a eficiência. O turbo, a injeção direta e os sistemas de gerenciamento por software são fundamentais para este progresso.

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

‘O céu é Azul’: o livro da Companhia Aérea que transformou a aviação no Brasil e está disponível no link no texto. A publicação narra os bastidores da criação da Azul, em 2008, quando seu fundador, David Neeleman, desembarcou no Brasil pronto para mudar o futuro da aviação com uma empresa aérea regional diferenciada.


São Paulo, 16 de dezembro de 2024 - Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, 15 de dezembro de 2008. Passageiros andando de um lado para o outro em busca do seu portão de embarque. No guichê, uma fila começa a se formar para o voo da Azul, com destino a Salvador. Na cabine do avião, comandante e co-piloto fazem as últimas conferências nos instrumentos. Todos devidamente acomodados e o voo vai partir.  

Atualmente, 16 anos depois do voo inicial da Azul, essa cena se repete cerca de 1.000 vezes por dia, para mais de 160 destinos. E construir essa história só foi possível porque uma ideia da cabeça do empresário brasileiro David Neeleman evoluiu para uma startup funcionando em uma casa no Morumbi, bairro de São Paulo. Em tempo recorde, passou a ser a maior Companhia aérea brasileira em número de destino e voos diários, com mais de 16 mil tripulantes. 

Essas e tantas outras curiosidades poderão ser lidas no livro “O Céu é Azul - a história da Companhia Aérea que conecta o Brasil”. O livro foi idealizado em comemoração aos 15 anos do Aniversário da Azul Linhas Aéreas, comemorados em dezembro de 2023. A partir daí, ao longo deste ano, foram feitas pesquisas, e entrevistas com atores importantes desta história, além de uma busca por fotos antigas para compor o acervo.  

A obra aborda a visão de seu fundador, David Neeleman, e como ele conseguiu transformar a empresa em uma grande Companhia do setor aéreo no Brasil, sempre com um foco na experiência do cliente e no compromisso com a qualidade e a inovação.

Através de relatos de John Rodgerson (atual CEO da Companhia), Jason Ward, Gerald Lee, Trey Urban e Gianfranco Betting, conhecido como Panda, é possível descobrir por que a empresa optou por investir na aviação regional no Brasil, mostrando como a Azul buscou conectar cidades menores e áreas do país que, muitas vezes, eram negligenciadas pelas grandes companhias aéreas.

Essa estratégia foi um diferencial que ajudou a Azul a se consolidar no mercado nacional, proporcionando novas opções de transporte aéreo a milhões de brasileiros.  

"O Céu é Azul" também fala sobre a cultura da empresa, o cuidado com seus funcionários e as inovações tecnológicas adotadas ao longo dos anos, como o uso de novos modelos de aeronaves e a criação de novos serviços para os passageiros.

O livro digital estará disponível a partir de hoje, segunda-feira, (16/12), pelo link a seguir: 

Renault 5 Turbo 3E: a lenda renasce como modelo de produção em série. O quarto e último episódio da série documental Anatomy of a Comeback, disponível no streaming Prime Vídeo desde o dia 13 de dezembro, traz uma revelação exclusiva e inesperada da futura versão de produção na série do Renault 5 Turbo 3E.

 


ASSISTA O VÍDEO DO RENAULT 5 TURBO


Dentro deste carro esportivo espetacular que é uma reinterpretação moderna e 100% elétrica dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 1980, apenas um desejo nos vem à mente: curtir toda a adrenalina e experimentar as sensações que sua potência potente oferece.

Disponível no streaming do Prime Vídeo desde o dia 13 de dezembro, a série documental Anatomy of a Come back (1) conta como o Grupo Renault conseguiu se transformar após uma crise jamais vista na indústria automotiva, desencadeada no início de 2020. 



À beira de 2020. um colapso, a empresa deu início ao plano estratégico de renovação com o objetivo de executar uma transformação sem precedentes no setor, que foi considerada na época como sua última chance. 

E ainda aproveitou para abrir suas portas de forma inédita, revelando desde a fase de projeto de seus novos modelos – como o Renault 5 – até o paddock de sua escuderia BWT Alpine Formula One Team, passando por segredos de fabricação e até mesmo a revelação exclusiva de um novo modelo. Esta aventura humana é contada por meio de personagens que viveram grandes desafios, dificuldades e fracassos, mas também sucessos.



Pela primeira vez na história, uma estreia mundial é 
revelada em uma série de TV

Pela primeira vez na história, um novo veículo de produção em série está sendo revelado em uma série documental. No quarto e último episódio de Anatomy of a Come back , os assinantes do streaming acompanham Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault e Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da Renault, em uma visita ao Centro de Design da marca, para juntos conhecerem o futuro Renault 5 Turbo 3E, cujo lançamento como modelo de produção em série é confirmado por Luca de Meo. 

Passados 40 anos do lançamento do primeiro Renault 5 Turbo, a Renault ressuscita este novo ícone que é a última palavra em esportividade, para o deleite de todos os seus fãs.



A realização do anúncio em uma série documental é um fato tão inédito como totalmente propício a um modelo único como nenhum outro. Não perca as próximas ativações exclusivas em 2025 para saber mais sobre o Renault 5 Turbo 3E.

Exuberância, pretensões esportivas e performances de tirar o fôlego

A nova série documental permite saber mais sobre o futuro modelo de produção em série. Assim como foi mostrado pelo show car batizado com o mesmo nome e exibido na edição 2022 do Salão do Automóvel de Paris , o Renault 5 Turbo 3E é uma reinterpretação dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2, mesclando performances de ponta e uma exuberância assumida, com inúmeras referências ao universo do automobilismo esportivo. 

Tanto a silhueta deste carro feito para as pistas como os núcleos da carroceria remetem à versão icônica que participou de ralis no início dos anos 1980. O Renault 5 Turbo 3E é um hot hatch 100% elétrico, com design retrofuturista e tomada de recarga eminentemente moderna integrado em uma das entradas de ar da traseira, fazendo referência ao estilo do “Turbo” original. 

Já a superestrutura em carbono confere ao mesmo tempo leveza e máxima rigorosamente ao modelo, duas qualidades fundamentais para este pocket rocket digno de seu nome e legado.



Assim como seu icônico irmão mais velho, o Renault 5 Turbo 3E terá uma arquitetura com motorização traseira . Os dois motores elétricos localizados nas rodas traseiras entregaram de forma instantânea mais de 500 cavalos de potência no total. 

Ao volante, o resultado são sensações inigualáveis com acelerações de tirar o fôlego, com apenas 3 segundos para ir de 0 a 100 km/h – uma performance digna de supercarros e até mesmo hipercarros. Atualmente, o desenvolvimento deste ícone de ponta da Renault está mobilizando todas as melhores competências e expertises do Grupo.

(1) A série documental Anatomy of a Comeback foi filmada durante dois anos, composta por 4 episódios de 40 minutos cada, com produção de Sans Borne e Breath Film (Elephant).

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Toyota Corolla recebe atualizações na linha 2025 e novo design na versão GR-Sport, nova multimídia Toyota Play 2.0 com tela de 10”, garantia de fábrica por até 10 anos e ganha novos recursos de segurança conectados ao Toyota App. Custa a partir de R$ 158.490


Corolla chega à linha 2025 com mudanças visuais na versão GR-Sport


São Paulo, 16 de dezembro de 2024 – Líder absoluto no segmento de sedãs médios no País, o Toyota Corolla chega à linha 2025 com importantes atualizações de tecnologia e comodidade, além de passar a integrar o programa de garantia Toyota 10 – que oferece até 10 anos de garantia de fábrica. A versão GR-Sport ainda recebe novo visual externo e detalhes exclusivos da TOYOTA GAZOO Racing, que reforçam ainda mais a esportividade do modelo.

Design exclusivo e novos itens na versão GR-Sport
O novo Corolla GR-Sport recebeu design atualizado para a linha 2025 e reforça a identidade arrojada característica da TOYOTA GAZOO Racing. Para isso, o modelo tem para-choque dianteiro redesenhado, frisos pretos, spoiler e difusor traseiro atualizados, rodas de 17” exclusivas com acabamento diamantado e lanternas com inédito efeito “smoked”.



Detalhes como volante, botão Start/Stop e chave inteligente com emblema GR, assim como costuras em vermelho, destacam a proposta desta versão. Já a suspensão com molas e amortecedores mais firmes, os braços estruturais conectados ao chassi e os defletores na parte inferior da carroceria foram especialmente desenvolvidos para priorizar uma dirigibilidade mais emocional e esportiva.

As rodas de 17” são exclusivas com acabamento diamantado e 
as lanternas possuem o inédito efeito “smoked”


Reforçando o compromisso da Toyota com a comodidade dos clientes, o Corolla GR-Sport 2025 recebeu novos equipamentos, como sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, que atuam em conjunto com a câmera de ré; e ar-condicionado automático Dual Zone, permitindo que motorista e passageiro ajustem as temperaturas de maneira independente.

A linha 2025 ganhou nova central multimídia Toyota Play 2.0 de 10”


Tecnologia aprimorada e mais conveniência
Atendendo aos pedidos dos clientes, a Toyota apresenta uma série de novidades que eleva o conforto e a conveniência do Corolla 2025, com destaque para a nova central multimídia Toyota Play 2.0 de 10” – no sistema anterior, era de 9” –, espelhamento sem fio para Apple CarPlay® e Android Auto® e portas USB do tipo “C”. Esse sistema oferece navegação mais intuitiva, maior agilidade e conexão otimizada com dispositivos móveis.



Para a linha Corolla 2025, o Toyota Safety Sense (TSS) também foi atualizado com novas funcionalidades, reforçando a atenção com a segurança:

Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), agora com atuação em todas as velocidades, que incorpora a função de parada e retomada da aceleração de maneira autônoma, o que proporciona mais comodidade e segurança para o condutor em diferentes condições de uso, inclusive no ambiente urbano.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixas com Assistente de Permanência – LDA (Lane Departure Alert) –, agora adiciona o Assistência a Permanência de Faixa – LTA (Lane Tracing Assist) –, que atua continuamente corrigindo a direção a fim de manter o veículo centralizado na faixa que se encontra, oferecendo resistência caso o motorista desvie a direção sem o uso do indicador de mudança de direção.


Recursos de segurança conectados via aplicativo
Para a linha 2025, o Corolla (nas versões Altis Premium​ e GR-Sport) recebe o sistema Toyota Serviços Conectados, que permite ao proprietário consultar status do veículo, histórico de viagens, lembrete para revisões, indicadores de consumo e diagnóstico de falhas sem nenhum custo adicional no aplicativo Toyota App.



Além disso, ao adquirir o pacote completo de Serviços Conectados, que conta com um período gratuito de 12 meses, o proprietário pode contar com rastreamento e imobilização de veículo roubado, alertas remotos de limite de velocidade e acionamento do alarme, cerca geográfica – que permite determinar um perímetro de circulação a partir do qual é enviada uma notificação –, monitoramento aprimorado que aciona o cliente em caso de acidente e as autoridades caso não seja possível o contato. Também está disponível a contratação adicional de Wi-Fi para até oito dispositivos.

As versões Altis Premium​ e GR-Sport recebem o 
sistema Toyota Serviços Conectados

Com especial atenção às exigências dos clientes fiéis da marca, a Toyota, em parceria com a Toyota Corretora de Seguros e a Mitsui Sumitomo Seguros, disponibiliza também a modalidade de Seguro Conectado, que permite integrar as informações do veículo e do condutor à seguradora para a aplicação de benefícios e eventuais descontos de maneira personalizada.

Todos os clientes segurados terão isenção do valor da assinatura do pacote completo de serviços no Toyota App durante o período de cobertura. Além disso, quem financiar o veículo pelo Banco Toyota do Brasil terá acesso a todos os recursos conectados de segurança gratuitamente durante parte do período de financiamento.



Garantia de até 10 anos
A chegada da linha 2025 para o Corolla também marca a expansão do Toyota 10 no País, um programa de extensão de garantia que permite prolongar a cobertura por até 10 anos. Sem nenhum custo adicional ao proprietário, o benefício é ativado automaticamente ao serem realizadas revisões programadas na rede autorizada Toyota após o término do período inicial de 5 anos de garantia de fábrica.

Essa cobertura adicional é renovável a cada 12 meses ou 10.000 km e contempla peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios até o limite máximo de 60 meses (totalizando 120 meses quando somados à garantia inicial) e 200.000 km para uso particular ou 100.000 km para uso comercial – o que ocorrer primeiro.



Enfatizando a reconhecida confiabilidade dos veículos da marca e o cuidado com a satisfação dos clientes, o Toyota 10 também estará disponível para unidades do Corolla ano/modelo 2019/2020 em diante que estejam elegíveis – além de Hilux e SW4, que estrearam o programa no mercado brasileiro no último mês de novembro.

"O Toyota 10 reforça nosso compromisso com os clientes da marca e eleva esse relacionamento a um novo patamar de tranquilidade. E isso também reflete no valor de revenda, já que o veículo poderá contar com a garantia Toyota durante até 10 anos com as manutenções na nossa rede de concessionárias. Assim, os nossos clientes têm uma solução completa para a sua experiência de propriedade por muitos anos”, reforça Jorge Mussi, gerente-geral de Pós-Vendas da Toyota do Brasil.



Esse programa também se estende ao sistema híbrido, possui garantia de fábrica de 8 anos ou 200.000 km, independente do uso (particular ou comercial) ou da data do faturamento. Após esse período, a cobertura poderá ser renovada por mais 12 meses ou 10.000 km, até o limite máximo de 10 anos ou 200.000 km, o que ocorrer primeiro.

Lista de equipamentos de série e itens de segurança

O Corolla GLi, versão destinada ao segmento de vendas diretas – PCD, Táxi, Produtor Rural e CNPJ –, tem 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), ar-condicionado, central multimídia Toyota Play 2.0 de 10” com espelhamento sem fio para Apple CarPlay® e Android Auto®, volante com comandos de áudio e computador de bordo, câmera de ré, faróis e lanternas com acendimento automático, retrovisores externos com rebatimento elétrico, vidros frontais com película antirruído e sistema ISOFIX.



Na versão XEi, o modelo inclui quadro de instrumentos digital com tela TFT de 12,3” de alta resolução, acabamento interno com partes revestidas de couro e material sintético, ar-condicionado digital e automático, rodas de liga leve de aro 17”, chave inteligente Smart Entry e partida por botão, paddle-shift para trocas de marchas, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de pacote Toyota Safety Sense (TSS) com Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para todas velocidades, Assistente de Pré-Colisão Frontal (PCS), Assistente de Permanência em Faixa (LTA).



Já a versão GR-S acrescenta teto solar elétrico, ar-condicionado digital Dual Zone, faróis e lanternas de LED, carregador sem fio para celular, Toyota Serviços Conectados, Alerta de Ponto Cego (BSM) e Sensor de Reconhecimento de Tráfego Traseiro (RCTA). Por sua vez, as configurações Altis Premium incluem acabamento interno com revestimento exclusivo nas cores bege e marrom, banco do motorista com regulagem elétrica de oito posições e retrovisores externos com rebatimento automático.



A versão GR-Sport conta com teto solar elétrico, ar-condicionado digital Dual Zone, faróis e lanternas de LED e carregador sem fio para celular


Desempenho aliado à eficiência

Na configuração híbrida flex, o Corolla é equipado com motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, que entrega 101 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina, além de 14,5 kgfm de torque (com etanol ou gasolina). Esse propulsor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, o que proporciona uma experiência de condução mais sustentável e garante potência combinada de 122 cv.



Pioneiros no mundo ao reunir as vantagens da eletrificação ao biocombustível, os híbridos flex da Toyota têm consumo 30% menor quando comparado às versões não-eletrificadas e até 70% menos emissão de CO₂ quando abastecidos com etanol.

Junto à transmissão Hybrid Transaxle, que opera por meio de planetária com engrenagem – eliminando perdas e atritos –, o conjunto oferece uma aceleração linear, simulando marchas de acordo com a demanda do motor e sem desperdiçar energia, o que contribui para respostas ágeis e maior eficiência de combustível.



Nas versões equipadas com o motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, o Corolla tem até 175 cv de potência a 6.600 rpm e 21,3 kgfm de torque a 4.400 rpm quando abastecido com etanol. Associado à transmissão Direct Shift com simulação de dez marchas, o conjunto combina a suavidade do sistema CVT a uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, o que reforça a entrega de desempenho.



Preços e versões
Corolla GLi 2.0L – R$ 158.490
Corolla XEi 2.0L – R$ 161.990
Corolla Altis 2.0L Premium – R$ 188.590
Corolla GR-Sport 2.0L – R$ 189.990
Corolla Altis Hybrid Premium – R$ 199.990.


Fotos de divulgação da Toyota

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.