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quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Tracker e Montana ficam mais potentes e econômicos. Tanto o SUV quanto a picape média-compacta da Chevrolet passam por atualizações para atender também aos limites de emissões do PL8. Sistema de injeção direta e atualizações de software levam motor 1.0T Flex a 121 cavalos e 1.2T Flex a 141 cavalos nos veículos 2025. Novas tecnologias fazem motor turbo de baixa cilindrada superar performance de propulsores com o dobro do tamanho de esportivos do passado


SÃO CAETANO DO SUL – O Tracker e a Montana dão mais um passo em prol da eficiência energética. O SUV e a caminhonete da Chevrolet estreiam atualizações mecânicas que elevam o torque em até 15% e reduzem o consumo de combustível em até 9%. Tudo isso com menor índice de emissões.

 

Em janeiro entra em vigor a próxima fase do programa de controle de poluentes, que estipula novos limites para gases de escapamento, partículas e ruído, bem como requisitos de durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo e testes em uso, entre outras disposições.

Os motores do Tracker passam a contar com injeção direta (DI) e atualizações de software que levam o 1.0T Flex de 116 cv a 121 cv, enquanto o 1.2T Flex vai de 133 cv para 141 cavalos – sempre com transmissão automática.

 

Em relação a aceleração de 0 a 100 km/h, o SUV da Chevrolet na versão topo de linha fica 1,4s mais rápido. A melhora no desempenho vem acompanhada de maior eficiência energética. Neste quesito, a economia de combustível é de quase dois tanques por ano, considerando a rodagem média do brasileiro.

 

O motor 1.2 Turbo da Montana ganha igualmente injeção direta (DI) e atualizações de software, por isso a potência também sobe de 133 cv para 141 cavalos. A picape, porém, é ofertada com diferentes tipos de transmissão.

 

Na configuração automática, a aceleração de 0 a 100 km/h está agora 0,8s mais rápida, enquanto na versão manual a evolução é de 0,6s, comparando com o modelo anterior.

 

“O segmento de SUVs e picapes atrai cada vez mais consumidores, inclusive pela evolução da performance desses tipos de veículo. Em função do trabalho que fizemos para a injeção de combustível e rendimento, o salto do motor 1.2T é maior, beneficiando tanto o Tracker quanto a Montana”, explica Rafael Fernández, engenheiro-chefe de Powertrain da GM.

 

Veja o comparativo entre as diferentes tecnologias e configurações do produto:

 

Motor 1.0T

 

Potência

Torque

De

Para

Variação

De

Para

Variação

Gasolina

116 cv

117 cv

1,2%

16,3 kgfm

18,3 kgfm

12,3%

Etanol

116 cv

121 cv

4,7%

16,8 kgfm

18,9 kgfm

12,5%

 

Motor 1.2T

 

Potência

Torque

De

Para

Variação

De

Para

Variação

Gasolina

132 cv

139 cv

5,1%

19,4 kgfm

22,4 kgfm

15,4%

Etanol

133 cv

141 cv

6,3%

21,4 kgfm

22,9 kgfm

7%

 

A seguir, confira os dados de desempenho do Chevrolet Tracker:

Tracker – 0 a 100 km/h

Gasolina

De

Para

Variação

1.0T

11,8 s

10,9 s

7,6%

1.2T

11,1 s

9,7 s

12,6%

 

Tracker – consumo com gasolina

 

Urbano (km/l)

Rodoviário (km/l)

 

De

Para

Variação

De

Para

Variação

1.0T

11,2

11,6

3,6%

13,6

13,7

1%

1.2T

10,4

11,2

7,7%

13,2

14,1

6,9%

 

Tracker – consumo com etanol

 

Urbano (km/l)

Rodoviário (km/l)

 

De

Para

Variação

De

Para

Variação

1.0T

7,8

8

2,6%

9,6

9,8

2,1%

1.2T

7,2

7,7

7%

9,2

10

9%

 

A seguir, confira os dados de desempenho da Chevrolet Montana:

Montana – 0 a 100 km/h

Gasolina

De

Para

Variação

1.2T MT

11,7 s

10,9 s

7%

1.2T AT

10,1 s

9,5 s

6%

 

Montana – consumo com gasolina

 

Urbano (km/l)

Rodoviário (km/l)

 

De

Para

Variação

De

Para

Variação

1.2T MT

12

12,3

2,5%

13,6

13,7

0,8%

1.2T AT

11,1

11

-0,8%

13,3

13,5

1,5%

 

Montana – consumo com etanol

 

Urbano (km/l)

Rodoviário (km/l)

 

De

Para

Variação

De

Para

Variação

1.2T MT

8,3

8,4

1,2%

9,6

9,7

1,1%

1.2T AT

7,7

7,5

-2,5%

9,3

9,7

4,3%

 




Atualização constante

 

As novidades estreiam nos modelos Tracker e Montana produzidos a partir do fim deste ano, em linha com o compromisso da GM com a descarbonização do planeta, oferecendo produtos cada vez mais eficientes e sustentáveis.

 

Todos os carros da Chevrolet continuam a ser aprimorados mesmo depois de seu lançamento, graças à estrutura avançada de engenharia e de desenvolvimento de veículos que a empresa possui em solo brasileiro.

 

A evolução dos motores é um exemplo deste processo de melhoria contínua.

 

Com as últimas atualizações, o motor 1.0 do Tracker passa a entregar exatamente a mesma potência de propulsores com o dobro do tamanho que equipavam esportivos dos anos 1990, como o 2.0 do Kadett GSi (121 cv).

 

A mesma ordem de grandeza se aplica ao torque. Tanto o motor 1.2 do Tracker e da Montana quanto o 2.4 do Vectra de 2008 gera aproximadamente 23 kgfm de força.

 

De acordo com Fernández, este é o conceito do downsizing: reduzir o tamanho dos motores para aumentar a performance e a eficiência. O turbo, a injeção direta e os sistemas de gerenciamento por software são fundamentais para este progresso.

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