Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Sugestão para o feriado de 20 de novembro, entre Itatiaia e Barretos, para quem gosta de curtir a natureza



São Paulo, novembro de 2025 – Com a chegada do feriado da Consciência Negra, em 20 de novembro — o primeiro feriado nacional em dia de semana após mais de seis meses —, surge a oportunidade perfeita para uma pausa antes da agitação de fim de ano. Para os que buscam trocar a rotina da cidade pelo ar puro do campo sem abrir mão do conforto, os hotéis-fazenda do interior de São Paulo se tornaram destinos completos, oferecendo desde gastronomia de ponta até complexos aquáticos e spas. Confira:

 

1. Recanto do Teixeira, Nazaré Paulista (SP)

A 90 km de São Paulo, a experiência All-Inclusive do Recanto do Teixeira se alia à natureza interiorana. Além das refeições principais servidas no restaurante de gastronomia nacional e internacional, os hóspedes desfrutam de snacks, aperitivos e drinks no bar da piscina. A diversão acontece em duas piscinas, campo de futebol, quadras esportivas e salão de jogos. O hotel também conta com minifazenda com lago para pesca, pomar, horta e, com custo à parte, passeios de charrete.

2. Barretos Country Park & Resort, Barretos (SP)

Para uma imersão no verdadeiro clima country, o Barreto Country Park & Resort, em Barretos, é totalmente integrado à natureza e oferece pensão completa com culinária regional. Os hóspedes aproveitam um parque aquático, minifazenda, minizoológico, lago para pesca e recreação infantil. Para relaxar, o hotel dispõe de ofurôs de pedra com hidromassagem, sauna úmida e serviço de massoterapia.

3. Mavsa Resort All-Inclusive, Cesário Lange (SP) 

A 150 km da capital, o Mavsa se destaca por sua impressionante infraestrutura de 720 mil m² e pela praticidade do sistema All-Inclusive. O lazer inclui um complexo aquático com várias piscinas e um lago para prática de pedalinho, caiaque e stand up paddle. Em terra, a aventura continua com arvorismo, escalada, arco e flecha, quadras e até um miniparque de diversões com carrossel e roda-gigante.

4. Vale das Águas Fazenda Resort, Águas de Santa Bárbara (SP)

Na famosa estância de águas terapêuticas, a cerca de 3h da capital, o Vale das Águas Resort é um refúgio para todas as idades. Oferece pensão completa e lazer garantido com piscinas, espaço kids, quadras, lagos para pesca e pedalinho, passeio de charrete e recreação monitorada. Para os momentos de tranquilidade, há sauna, redário e trilhas ecológicas.

5. Hotel Pirâmides Jarinu, Jarinu (SP)

Próximo a Atibaia, o Hotel Pirâmides Jarinu é sinônimo de lazer e conforto em meio à natureza. A infraestrutura inclui duas piscinas, campos de futebol, quadra, minigolfe, lago para pesca e trilhas. Para as crianças, a diversão é garantida com playground, brinquedoteca, recreação monitorada, salão de jogos e uma charmosa fazendinha.
 

6. Hotel Fazenda Ararita, Porto Feliz (SP)

A 2h de São Paulo, o Hotel Fazenda Ararita é ideal para quem busca aventura. Oferece um circuito completo com tirolesa, arvorismo e parede de escalada, além de labirintos e trilhas. Para momentos mais tranquilos, há piscinas e quadras. A pensão completa já está inclusa na tarifa, garantindo uma estadia sem preocupações.
 
7. Hotel Fazenda Village Montana, Socorro (SP) 

Em uma área de 121 mil m² na estância de Socorro, o Hotel Fazenda Village Montana é um convite para atividades ao ar livre. A lista de lazer inclui piscinas, campos, quadras e atividades de aventura. A fazendinha permite interação com carneiros, cavalos e aves, enquanto a área de relaxamento oferece hidromassagem, sauna seca e ducha circular.

8. Eldorado Atibaia Eco Resort, Atibaia (SP)

A apenas 45 minutos da capital, o Eldorado Atibaia Eco Resort representa com maestria o charme do campo. A hospedagem oferece piscinas, campos e quadras para curtir ao ar livre, além de cinema, salas de jogos e uma animada equipe de recreação. É a opção perfeita para uma escapada rápida e completa.
 
9. Hotel Fazenda Golden Park Campos do Jordão, Campos do Jordão (SP)

Localizado em meio à natureza de Campos do Jordão, o Golden Park oferece uma experiência de serra com lazer de fazenda. Os destaques são o lago com pedalinho, a piscina aquecida, o ofurô e a ampla área verde para caminhadas. O café da manhã, servido em estilo buffet, está incluso na diária.
 

10. Novotel Itu Terras de São José Golf & Resorts, Itu (SP)

A 2h da capital, o Terras de São José Golf & Resorts, em Itu, conquista as famílias com sua ampla lista de lazer e pensão completa. O destaque é o parque aquático infantil com duas piscinas climatizadas, escorregador e balde maluco. Enquanto as crianças se divertem com a recreação, os adultos podem aproveitar o campo de golfe, as quadras de tênis ou relaxar no spa com sauna.


A sugestão é da Zarpo, agência online de viagens com opções All-Inclusive a refúgios de luxo com campos de golfe, a rota mistura o charme rural com lazer para toda a família.

Transamerica Comandatuba marca presença no Festuris 2025 reforçando sua conexão com o trade O resort aposta em hospitalidade baiana e ativações especiais para o público B2B



Entre os dias 6 e 9 de novembro, o Transamerica Resort Comandatuba participa do Festuris Gramado, um dos principais eventos de turismo da América Latina. O resort estará presente no estande da Resorts Brasil, com sua equipe comercial, fortalecendo o relacionamento com o trade e reforçando seu posicionamento como um destino completo: uma ilha de refúgio natural na Bahia onde o tempo desacelera e a hospitalidade é protagonista.

 

Durante o evento, o resort realiza uma ação especial voltada às agências de viagem, com sorteio diário de duas diárias para dois adultos, válidas para a baixa temporada. Para participar, os agentes precisam se cadastrar com a equipe do Comandatuba direto no estande e estarão automaticamente concorrendo ao prêmio, que pode ser usufruído mediante disponibilidade junto à central de reservas.
 

A presença no Festuris reforça o compromisso do Transamerica Comandatuba em estreitar laços com o mercado B2B e compartilhar seu novo momento de marca; uma fase em que o resort se consolida como um destino em si, pautado pela hospitalidade baiana, pelo cuidado nos detalhes e por experiências que transformam o tempo em memórias afetivas. Reconhecido pela excelência de sua estrutura e pela atmosfera de exclusividade natural. Comandatuba aposta em relações próximas e colaborativas com o trade, valorizando os agentes e operadores que ajudam a conectar viajantes à essência da ilha: viver bem, com leveza e presença.
 

Transamérica Resort Comandatuba

Localizado em meio à beleza natural da Ilha de Comandatuba, o Transamérica Resort Comandatuba oferece uma experiência única de hospedagem, combinando conforto, lazer e sofisticação em um cenário paradisíaco. Com uma infraestrutura completa e uma equipe dedicada, o resort proporciona momentos inesquecíveis para seus hóspedes, seja em viagens de lazer, eventos corporativos ou celebrações especiais. Também possuem infraestrutura completa e adaptável para eventos corporativos.

Motoristas de apps valorizam autonomia: 54% não trocariam flexibilidade por emprego formal


 

O trabalho dos motoristas de aplicativo no Brasil vive um ponto de inflexão, em meio a debates regulatórios no Congresso e a um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode estabelecer um marco para todo o setor. Uma pesquisa do Datafolha encomendada pela Uber revela que a maioria dos condutores prioriza autonomia e flexibilidade, enquanto espera do governo apoio principalmente na aquisição e manutenção de veículos e não vínculo formal de trabalho.

 

O levantamento ouviu 1.800 motoristas em todas as regiões do país e mostra que seis em cada dez rejeitam o emprego formal pelo regime da CLT, enquanto 25% apoiariam o modelo. Mesmo o regime intermitente, criado na Reforma Trabalhista de 2017, é visto como inadequado por 66% dos entrevistados. Além disso, 54% afirmam que não trocariam o trabalho por aplicativos por um emprego formal com o mesmo rendimento líquido, reforçando a importância do controle sobre a própria jornada e da possibilidade de atuar em múltiplas plataformas.

 

O perfil dos motoristas ajuda a explicar o cenário: 90% são chefes de família, 74% atuam em mais de um app e 72% pretendem continuar no modelo. Embora 60% trabalhem até 20 horas semanais nos aplicativos, 58% têm outra fonte de renda, o que indica que o trabalho por app funciona, para muitos, como um pilar de flexibilidade financeira. Entre as principais motivações estão o aumento do custo de vida (87%), flexibilidade e autonomia (84%) e necessidade de complementar renda (79%).

 

Quando questionados sobre o papel do governo, 52% defendem incentivos para compra e manutenção de veículos, 17% priorizam proteção previdenciária e 7% valorizam capacitação. Apenas 1% acredita que tarifas mínimas ou aumento direto de remuneração deveriam ser prioridade, e 21% preferem que o governo não interfira na relação com as plataformas.

 

Os desafios cotidianos também são expressivos: 49% apontam manutenção do veículo como principal preocupação, seguida por segurança (37%), risco de perda de renda por acidentes (36%) e impossibilidade de trabalhar por doença (31%). Em termos previdenciários, embora 60% tenham algum tipo de cobertura, fatores como custo, burocracia e falta de aderência do sistema ao modelo de trabalho deixam parte significativa da categoria descoberta.

 

A incerteza regulatória pesa: 56% dos motoristas afirmam sentir insegurança quanto ao futuro da atividade. Metade diz que abandonaria o trabalho por aplicativos caso o STF determine vínculo empregatício obrigatório. “A flexibilidade, embora atraente, muitas vezes vem acompanhada da ausência de benefícios formais, estabilidade e proteção previdenciária. Por isso, a expansão das plataformas digitais precisa ser acompanhada de políticas públicas equilibradas, que preservem a autonomia sem deixar o trabalhador vulnerável”, afirma Luiz Gustavo Neves, CEO e co-fundador do GigU.

 

Os dados mostram que o setor opera em uma zona delicada, em que autonomia e proteção social precisam andar juntas. O caminho regulatório que o Brasil escolher afetará diretamente o desenho do trabalho por aplicativos, a sustentabilidade das plataformas e o futuro econômico de milhões de trabalhadores que fazem desse modelo um instrumento de renda e autonomia.

 

A pesquisa foi realizada por questionário de autopreenchimento por e-mail, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.


Stellantis reforça a liderança na América do Sul com o lançamento de uma nova marca, a Leapmotor, de origem chinesa, voltado para a eletrificação será impulsionada representa um novo capítulo para a Stellantis na região

 


São Paulo – A Stellantis escreve novo capítulo na América do Sul com chegada da Leapmotor, nova marca chinesa que traz uma gama totalmente eletrificada, futurista e de alto nível tecnológico. A Leapmotor estará amparada por uma robusta rede de concessionários e pós-venda da Stellantis na região, iniciando a operação com mais de 36 lojas em 29 cidades do país. 

A Stellantis aposta na Leapmotor para fortalecer ainda mais a sua liderança e protagonismo na região. “A introdução da Leapmotor em nosso portfólio representa um modelo de negócios inédito, onde uma marca de alto nível tecnológico e com um DNA voltado para a eletrificação será impulsionada diretamente pela Stellantis, com cinquenta anos de experiência no Brasil, promovendo a integração de tecnologias, plataformas e know-how da engenharia nacional”, comenta Herlander Zola, Presidente da Stellantis para a América do Sul. 

O Brasil será essencial na rota global de expansão da Leapmotor, que oferecerá à Stellantis tecnologias únicas para híbridos e elétricos em produtos preparados com o conhecimento da engenharia brasileira, além de uma experiência de primeiro nível em vendas e pós-vendas.  

Os primeiros produtos da Leapmotor que serão comercializados na região serão os SUVs C10 Elétrico (BEV), B10 Elétrico (BEV) e o C10 Ultra-Híbrido (REEV), tecnologia inédita e capaz de oferecer a eficiência e conforto de um carro elétrico com a liberdade de escolha entre recarga de eletricidade ou reabastecimento de combustível. 

A comercialização desta nova marca integra o plano estratégico da Stellantis na região, onde foram anunciados investimentos recordes de R$ 32 bilhões entre 2025 e 2030, o maior da história na indústria automotiva sul-americana. Além dos novos produtos da Leapmotor, serão lançados diversos novos produtos e powertrains, seguindo com o desenvolvimento das tecnologias Bio-Hybrid para atender a todas as faixas de consumidores, tornando mais acessíveis diferentes níveis de sistemas híbrido-flex e os modelos 100% elétricos.  

Única marca de origem chinesa com 50 anos de conhecimento do mercado brasileiro, a Leapmotor agrega novas tecnologias em eletrificação, inovação e alto nível tecnológico, aumentando a competitividade da Stellantis, que atua no mercado na região com credibilidade, forte engenharia regional, alto nível de conhecimento local e uma rede de concessionários consolidada. 


segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Renault Group e Geely fortalecem cooperação com conclusão de parceria no Brasil. Geely assumirá 26,4% da participação na Renault do Brasil, abrirndocaminho para o lançamento de novos veículos de zero e baixas emissões de alto nível tecnológico, que serão produzidos no complexo industrial do Renault Group em São José dos Pinhais

 


O Renault Group e a Geely assinaram acordos definitivos para ampliar sua cooperação estratégica para a produção e venda de veículos de zero e baixas emissões pela Renault do Brasil para as marcas Renault e Geely Auto no Brasil.

Como parte destes acordos, a Geely adquire formalmente uma participação de 26,4% na Renault do Brasil. Já o Renault Group continua sendo o acionista majoritário e continua a consolidar a subsidiária em suas demonstrações contábeis.  

Na condição de acionista minoritária, a Geely passa a ter acesso à infraestrutura industrial e comercial da Renault do Brasil, permitindo que ela acelere sua expansão no maior mercado automotivo da região. O SUV elétrico Geely EX5 está disponível no mercado brasileiro por meio de concessionárias dedicadas da marca, operadas pela rede de distribuição da Renault.

Por meio da produção de veículos da marca Geely Auto junto com veículos da Renault na fábrica Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, Paraná, a Renault do Brasil poderá aumentar a produção e melhorar ainda mais a competitividade deste complexo industrial de ponta. Ao mesmo tempo, a Renault utilizará a arquitetura GEA da Geely, líder em novas energias, para ampliar sua gama com veículos de zero e baixas emissões para o mercado brasileiro.

Do ponto de vista comercial, a Renault do Brasil vai distribuir o portfólio de veículos de zero e baixas emissões da Geely Auto no Brasil, abrindo novas oportunidades de crescimento em vendas, financiamento e serviços.

Por meio desta cooperação, o Renault Group e a Geely estão intensificando sua presença no Brasil e acelerando o desenvolvimento de suas marcas respectivas, em um mercado-chave que totalizou mais de 40% dos emplacamentos de veículos na América Latina no 1º semestre de 2025.

François Provost, CEO do Renault Group, comentou: “A parceria que estamos anunciando hoje com a Geely no Brasil marca uma etapa decisiva no avanço da nossa estratégia internacional, definindo uma cooperação ágil fundamentada na excelência industrial e liderança tecnológica. Mais uma vez, a combinação das nossas forças vai aumentar nossa competitividade, inovação e reatividade, em um mercado automotivo em rápida evolução”.

Eric Li, Presidente do Geely Holding Group, comentou: “Nossa cooperação constante com a Renault na exploração de novos mercados e novas oportunidades constituirão um cenário ganha-ganha, pois tanto a Renault como a Geely têm condições de alavancar tecnologias de escala em escopo global, para trazer os melhores produtos para o mercado”.

Anteriormente, o Renault Group e a Geely oficializaram vários projetos de cooperação global, incluindo um investimento conjunto na Renault Korea e a criação da Horse Powertrain.

Sobre o Zhejiang Geely Holding Group

O Zhejiang Geely Holding Group (Geely Holding) é um grupo automotivo global que tem investimentos em várias marcas automotivas internacionais reconhecidas, com operações que cobrem toda a cadeia de valor da indústria automotiva, desde pesquisa e desenvolvimento até design, produção, vendas e pós-venda.

Fundada em 1986 por Eric Li, Presidente da empresa, na cidade de Taizhou, na província chinesa de Zhejiang, a Geely Holding iniciou seu negócio automotivo em 1997 e, atualmente, tem sua matriz localizada na cidade de Hangzhou, na China. Hoje, a Geely Holding tem holdings em uma série de marcas, incluindo a Geely Auto, Lynk & Co, Zeekr, Volvo Cars, Polestar, Lotus, Radar, smart, London Electric Vehicle Company e Farizon Auto.

A Geely Holding vendeu mais de 3,33 milhões de veículos em 2024. As vendas de Volvo Cars atingiram 763.389 unidades em todo o mundo e o Geely Auto Group (que é cotado na bolsa de valores de Hong Kong) registrou vendas da ordem de 2.176.567 unidades.

Nos primeiros nove meses de 2025, a Geely Holding Brands Sales cresceu 29% (em comparação com o ano anterior), chegando a 2,95 milhões de unidades em todo o mundo.

A Geely Holding emprega mais de 140 mil pessoas no mundo, tendo sido listada no ranking Fortune Global 500 nos últimos 13 anos.

COLUNA VAMOS VOAR PELO MUNDO // IATA e ALTA classificam Projeto de Lei como retrocesso histórico que ameaça a conectividade aérea e encarece as passagens, mas as companhias nunca cumpriram a promessa de diminuir o preços das tarifas quando as elevaram // Azul recebe o primeiro de sete jatos Embraer 195-E2 previstos até o fim do ano // Espaço Iberia abre suas portas em São Paulo // Aeroporto de Araguaína integra a primeira fase do Programa AmpliAR e volta a operar voos comerciais // Transporte aéreo de carga em agosto sobe 4,1% // LATAM reforça malha internacional para América do Norte e Europa em 2026 // Voos mais tranquilos: Emirates reduz ocorrência de turbulências severas com novas tecnologias // Setor aéreo investe mais de R$ 350 milhões em ESG e lidera agenda de descarbonização, aponta Diagnóstico de Sustentabilidade // Aerolíneas Argentinas confirma voos para temporada de neve em 2026 // Avianca inicia voos diretos entre Belém e Bogotá com aeronaves Airbus A320, com três frequências semanais // Primeiro voo de São Luís para Aeroporto de Congonhas registra 100% de ocupação

 


IATA e ALTA classificam Projeto de Lei como retrocesso histórico que ameaça a conectividade aérea e encarece as passagens, mas as companhias nunca cumpriram a promessa de diminuir o preços das tarifas quando as elevaram

 

A Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA) e a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) não gostaram da aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto-de-Lei 5.041/2025, que consideram um verdadeiro retrocesso a aprovação do Projeto de Lei Nº 5.041/2025 pela Câmara dos Deputados do Brasil que determina novas regras relativas à cobrança de bagagens e de seleção de assentos padrão, entre outras. É oportuno lembrar que as companhias aéreas jamais cumpriram a promessa de redução de tarifas com a cobrança desses quesitos. 


De acordo com as associações, como não podia deixar de ser, a medida proposta, que torna obrigatórios o despacho e o transporte gratuito de bagagem de mão e restringe outras práticas comerciais padrão, representam uma séria ameaça à conectividade, competitividade e ao acesso do transporte aéreo no Brasil.

 

As companhias, a IATA e a Alta ameaçam que se promulgada a lei aplicará restrições rígidas de preço e operação, tanto para voos domésticos quanto para voos internacionais que tenham o Brasil como origem e destino, minando a eficiência e a flexibilidade essenciais para um sistema de transporte aéreo sustentável. 


E ainda ressaltam que o texto aprovado e que passará em breve pela avaliação do Senado e depois passará pela sansão presidencial, também pode violar as disposições de liberdade tarifária em acordos bilaterais de serviços aéreos, colocando o Brasil em não conformidade com seus compromissos internacionais.

 

De acordo com o texto aprovado, as companhias aéreas se aprovasa as companhias serão obrigadas a:

  • Fornecer uma bagagem despachada gratuita de até 23 kg em voos domésticos e internacionais;
  • Oferecer bagagem de mão gratuita de até 12 kg em voos domésticos, independentemente do tipo de aeronave ou rota;
  • Proibir cobranças pela seleção de assentos padrão;
  • Proibir o cancelamento automático de voos de volta se o passageiro perder o voo de ida, a menos que haja autorização expressa;
  • Fornecer até dois assentos adicionais sem custo para passageiros que necessitem de assistência especial.

Gramado celebra a 14ª edição do Troféu Silvia Zorzanello e homenageia Elza Ruth Volkoff e Glécio Gobbi


 


A Câmara de Vereadores de Gramado realiza, no dia 5 de novembro, às 18 horas, uma sessão solene para a entrega do Troféu Silvia Zorzanello, uma das mais tradicionais homenagens do município. A cerimônia acontece no plenário do Legislativo gramadense e marca o reconhecimento às personalidades que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento social, cultural e econômico de Gramado, com destaque especial para o fortalecimento do turismo.

Neste ano, o reconhecimento será à Elza Ruth Volkoff, que dedicou sua trajetória ao fortalecimento do turismo e da hotelaria gramadense, e ao empresário Clécio Gobbi por sua contribuição para o desenvolvimento social, cultural e econômico do município.

Instituído em 2011, o Troféu Silvia Zorzanello chega à sua 14ª edição celebrando trajetórias que, assim como a da empresária que dá nome à honraria, ajudaram a consolidar Gramado como um dos principais destinos turísticos do país. Silvia Zorzanello, cofundadora do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, é reconhecida como um ícone da economia do turismo.

A premiação foi criada como forma de perpetuar o legado de Silvia e valorizar aqueles que mantêm vivo o espírito empreendedor e inovador que caracteriza o turismo gramadense. O troféu, cuja escultura representa duas araucárias, símbolo do Rio Grande do Sul, é entregue tradicionalmente na véspera da abertura oficial do Festuris.

SILVIA ZORZANELLO - Nasceu em Gramado e, desde jovem, demonstrou liderança e envolvimento com a comunidade local. Formada em Letras, Silvia iniciou sua carreira no turismo ao lado de Marta Rossi, com quem fundou a Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos. Juntas, idealizaram o Festuris em 1989, com o objetivo de profissionalizar o setor turístico da Região das Hortênsias e colocar o Rio Grande do Sul no mapa do turismo nacional.

Além do Festuris, Silvia foi responsável pela criação de outros eventos de sucesso, como o Chocofest e o Acorde Musical, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do turismo em Gramado e região.

ELZA RUTH VOLKOFF - Nascida em Curitiba, filha de imigrantes russos, poloneses e italianos, teve uma infância marcada pelo afeto da madrinha Paulina e pela convivência nos hotéis administrados por sua mãe, experiência que despertou seu interesse pela hotelaria. Após concluir os estudos em Curitiba, onde foi eleita Miss Curitiba aos 22 anos, iniciou carreira na televisão como apresentadora e jurada. No Rio de Janeiro, atuou como atriz, produtora e jornalista, participando de programas e filmes com artistas renomados.

Posteriormente, transferiu-se para São Paulo, destacando-se como editora de Turismo e Hotelaria nos jornais DCI e Shopping News, e fundou a FET – Associação Feminina de Executivas do Turismo. Recebeu 41 prêmios nacionais e internacionais, fruto de sua trajetória dedicada ao turismo e à hotelaria.

Elza é reconhecida por sua carreira brilhante e por seu espírito alegre, amor pela convivência com amigos e pela valorização da família. Continua atuando intensamente no setor, mantendo uma rotina profissional dinâmica e apaixonada.

CLÉCIO GOBBI - Nascido em Colorado e criado em Passo Fundo, Clécio iniciou sua trajetória no setor gastronômico administrando uma cantina em uma concessionária. Depois de experiências em Novo Hamburgo e no litoral gaúcho, decidiu fixar-se em Gramado nos anos 1970, atraído pelo potencial turístico da cidade.

Em 1º de julho de 1974, aos 35 anos, inaugurou o restaurante St. Hubertus, às margens do Lago Negro, tornando-se pioneiro ao introduzir no Brasil o fondue suíço, preparado com queijos Gruyère e Emmental importados da Argentina. Sua visão empreendedora popularizou o prato no país, especialmente durante o Festival de Cinema de Gramado, quando sua casa se tornou ponto de encontro de celebridades e personalidades da elite cultural.

Inovador, Clécio também é reconhecido como o criador do fondue de chocolate, hoje uma das sobremesas mais emblemáticas da Serra Gaúcha. Ao longo da carreira, também esteve à frente de outros estabelecimentos pioneiros. Seu legado é o de um visionário que transformou a cena gastronômica de Gramado e difundiu o fondue como símbolo do inverno brasileiro.

Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br
Fotos: Gustavo Mirolli/Festuris

Fiat Coupé completa 30 anos, mas mantém sua jovialidade e espírito disruptivo. Lançado em 1993 na Europa, o Fiat Coupé chegou ao Brasil em 1995 e teve apenas 1.124 unidades importadas até 1997. Desenvolvido sobre a plataforma do Fiat Tipo, o Coupé se destacava por sua personalidade única. O interior do carro tinha assinatura Pininfarina, já o exterior foi totalmente desenhado pelo design Chris Bangle, do Centro Stile Fiat




Existem coisas que nascem à frente de seu tempo e mesmo passando mais de 30 anos, ainda permanecem extremamente atuais, se tornando a melhor tradução da palavra icônico. Lançado em 1993, na Europa, o Fiat Coupé chegou ao Brasil em 1995, e rapidamente se tornou um objeto de desejo entre os entusiastas por automóvel. Seja pelo seu design disruptivo e inovador, ou pela engenharia refinada e seu apelo esportivo, o modelo ainda se destaca nos dias de hoje. 

Em uma década em que o design vivia uma efervescência e permitia criações “fora da caixinha”, o Coupé chegou sendo imponente. A carroceria exibia linhas ousadas e detalhes originais, como o capô que avançava sobre parte do para-lamas, as maçanetas embutidas nas colunas centrais as lanternas traseiras circulares duplas e os icônicos faróis posicionados atrás de lentes em formato de bolha, uma alternativa inteligente aos famosos faróis escamoteáveis da época. Um vinco sobre as rodas traseiras repetia o recorte presente entre o capô e os para-lamas dianteiros, criando uma harmonia visual incomum e dinâmica, lembrando a letra “Z”, dando velocidade ao carro, mesmo ele estando parado.  


O interior com assinatura Pininfarina, trazia como um dos destaques uma faixa pintada na mesma cor da carroceria que atravessava o painel, de fora-a-fora, reforçando a característica de exclusividade e esportividade do modelo. Aliás, com muitas idas e vindas, o que nem todo mundo sabe é que o projeto não era totalmente assinado pelo Pininfarina, somente o interior. O exterior foi desenhado dentro do Centro Stile Fiat, pelo designer Chris Bangle, que chegou a trabalhar com Peter Fassbender, Vice-presidente de Design para a América do Sul que, na época, assim como outros designers do Centro Fiat Stile, chegou a desenhar uma proposta para o que seria o Coupé.  


“O desenho do Chris Bangle foi escolhido porque era o mais ousado de todos os desenhos que nasceram naquele momento. O nosso sonho era fazer faróis que abriam e fechavam, mas era muito caro e difícil de fazer. Então, para manter a linha muito fluida e para garantir o fluxo de luz, o farol precisava sair. Mas o Chris não queria levantar todo o capô para isso. Então, ele deixou o capô mais baixo e o farol saiu um pouquinho, dando um aspecto de bolha. E essa era uma característica do Chris. Ele gostava de transformar detalhes em oportunidades”, comenta Peter Fassbender. 

Ainda sobre a criação do Fiat Coupé e da criatividade do colega de trabalho, Peter conta que a tampa de combustível foi inspirada em motocicletas. “Para criar a tampa de gasolina fomos juntos, no carro dele, até uma oficina de motocicletas. Ele pegou referências e se inspirou para desenvolver a charmosa tampa de combustível do Coupé. Na época, ele era meu chefe”, relembra.  


Desenvolvido sobre a plataforma do Fiat Tipo, o Coupé chegou ao Brasil na versão equipada com o motor 2.0 16V aspirado, o mesmo do Tipo Sedicivalvole, entregando 137 cv de potência e 18,4 kgfm de torque. O modelo contava com freios a disco nas quatro rodas e suspensão ajustada para uma condução esportiva. Até 1997, foram importadas e vendidas 1.124 unidades do Coupé no mercado brasileiro.  

"O Fiat Coupé tinha um design muito marcante e tão à frente de seu tempo, que até hoje é lembrado. Em uma década dominada por linhas suaves e previsíveis, ele surgiu com formas angulares, criando uma personalidade própria. Ele pensou em cada detalhe para que esse carro fosse icônico e corajoso. O Chris Bangle sempre foi um cara diferenciado, muito criativo e disruptivo. E ele criou o Fiat Coupé para ser um carro nunca esquecido”, comenta Peter Fassbender. 


A Fiat sempre quebrou paradigmas e trouxe inovações de conceitos e propostas inusitadas de produtos à frente de seu tempo, que inauguraram tecnologias e segmentos completamente novos, como o Fiat 147, o Uno o Tempra no passado, ou Toro, Fastback e Pulse na história mais recente. O Coupé é um capítulo importante desse legado de inovação da marca, que agora pode entrar para o seleto clube dos carros “placa preta”, remetido aos carros com mais de 30 anos, com a jovialidade e estilo contemporâneo que só um ícone pode ter.    

General Motors e Uber anunciam parceria para ampliar acesso a carros elétricos no Brasil, oferecendo condições especiais para adquirir o Chevrolet Spark EUV, disponível na categoria Black, por R$ 149.990,00, ou optar por planos de financiamento com taxas a partir de 0% ao mês e cashback de até R$ 6.840,00 para os 300 primeiros compradores

 


A General Motors e a Uber anunciaram parceria estratégica para facilitar o acesso de motoristas parceiros a veículos elétricos no Brasil. A iniciativa permite que motoristas que utilizam a plataforma da Uber adquiram o Chevrolet Spark EUV, o novo SUV compacto 100% elétrico da marca, com descontos especiais de até 10% ou financiamento com taxa a partir de 0% ao mês.

Além disso, a Uber oferecerá um cashback de até R$ 6.840,00 para os 300 primeiros compradores do Chevrolet Spark.

O programa integra a estratégia da GM e da Uber de democratizar o acesso à mobilidade elétrica, ampliando a presença de veículos zero emissão nas principais cidades brasileiras. Com o Spark EUV, as duas empresas esperam colocar entre 300 e 500 novos veículos elétricos em operação até o fim deste ano, com projeção de atingir aproximadamente 2,5 mil unidades ao longo de 2026.


“A GM completou 100 anos no Brasil reafirmando seu papel como agente de inovação e desenvolvimento. Temos investido em tecnologias que unem sustentabilidade, conectividade e acessibilidade, pilares que definem a nova era da mobilidade. Essa parceria com a Uber reflete exatamente esse propósito: ampliar o acesso às nossas soluções elétricas e acelerar a transição energética nas cidades brasileiras, unindo duas empresas comprometidas com um futuro mais limpo, eficiente e inclusivo’’, destaca Carlos Eduardo Casagrande, diretor GM Envolve América do Sul.

“Essa parceria reforça o compromisso da Uber em apoiar nossos parceiros no acesso a tecnologias mais limpas, econômicas e inovadoras, contribuindo para uma mobilidade cada vez mais sustentável nas cidades brasileiras. Além disso, o Chevrolet Spark EUV oferece mais conforto e tecnologia para quem escolhe dirigir com a Uber, unindo eficiência e uma melhor experiência ao volante”, afirma Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.


Sobre o Chevrolet Spark EUV

O Spark EUV é o novo SUV compacto 100% elétrico da marca, desenvolvido para o uso urbano e ideal para motoristas de aplicativo. Equipado com motor elétrico de 102 cv, o modelo conta com bateria de íons-lítio de 42 kWh, que proporciona autonomia de até 258 km, conforme o ciclo do Inmetro.

Com design moderno e proporções que privilegiam o espaço interno, o Spark EUV  permite recarga rápida de 0 a 80% em aproximadamente 35 minutos em estações de corrente contínua (DC) e oferece o sistema de conectividade myChevrolet, que permite monitorar o veículo à distância pelo smartphone.



Ficha técnica

Desempenho e autonomia 
Motor: Elétrico, dianteiro.
Potência: 101 cv.
Torque: 18,3 kgfm.
Aceleração (0 − 1000 minus 1000 − 100 km/h): 11,2 segundos.
Velocidade máxima: 150 km/h.
Bateria: 42 kWh (LFP).
Autonomia (Inmetro): 258 km.



Dimensões e capacidade
Comprimento: 4,00 m.
Largura: 1,77 m.
Altura: 1,76 m.
Entre-eixos: 2,53 m.
Porta-malas traseiro: 355 litros.
Compartimento dianteiro: 35 litros.
Capacidade de passageiros: 4 ocupantes.

Equipamentos e tecnologia
Painel de instrumentos digital de 8,8”.
Central multimídia de 10,1” com integração para Android Auto e Apple CarPlay.

Pacote de segurança Chevrolet Intelligent Driving, que inclui:
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Assistência de permanência e centralização de faixa.
Frenagem automática de emergência.
Alerta de colisão frontal.
Comutação inteligente de farol alto/baixo.



Para os motoristas parceiros que dirigem com a Uber, o Spark EUV estará disponível para as categorias Uber Black, Comfort, X e Electric, onde a modalidade estiver disponível.

domingo, 2 de novembro de 2025

General Motors abriu inscrições até dia 16/11 para o programa TRACK 2026 de formação de futuros líderes. Iniciativa reúne desenvolvimento profissional, visão integrada do negócio e imersão em áreas estratégicas da companhia




A General Motors abriu as inscrições para o TRACK 2026, programa de trainee destinado a preparar jovens talentos para assumir posições de liderança ao longo de sua trajetória na empresa. A iniciativa é voltada a recém-formados e profissionais com graduação concluída entre dezembro de 2022 e dezembro de 2025.

 

“O TRACK oferece uma oportunidade estruturada e consistente para quem deseja construir carreira na GM. É uma jornada que combina vivência real do negócio, desenvolvimento técnico e de liderança, com forte conexão à cultura de transformação da companhia”, destaca Andreia Stern, Talent Acquisition Specialist da General Motors.

 

Com duração de três anos, o programa integra experiências práticas, capacitações, mentorias e rotações por diferentes áreas, permitindo que os participantes tenham uma compreensão ampla das operações da GM. Para participar, é necessário inglês a partir do nível intermediário e disponibilidade para atuar na unidade de São Caetano do Sul (SP).

 

Entre os diferenciais do TRACK estão:

• Mentoria e networking com lideranças da GM

• Desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação e gestão

• Acesso a tecnologias avançadas e a práticas globais da companhia

• Entrega de um projeto estratégico na área de alocação final

 

Além de acelerar o desenvolvimento de carreira, o TRACK tem como objetivo fortalecer a retenção e formar profissionais alinhados à visão de futuro da GM, com foco em inovação, eficiência e integração de processos.




Durante o período de aprendizado, os participantes poderão atuar em áreas como:

• Cadeia de Suprimentos (Compras, Logística e Supply Chain)

• Finanças

• Manufatura

• Vendas, Pós-Vendas e Marketing

• Engenharia

 

As inscrições estão abertas no site oficial da GM até 16 de novembro.

 

 








ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.