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segunda-feira, 3 de novembro de 2025

COLUNA VAMOS VOAR PELO MUNDO // IATA e ALTA classificam Projeto de Lei como retrocesso histórico que ameaça a conectividade aérea e encarece as passagens, mas as companhias nunca cumpriram a promessa de diminuir o preços das tarifas quando as elevaram // Azul recebe o primeiro de sete jatos Embraer 195-E2 previstos até o fim do ano // Espaço Iberia abre suas portas em São Paulo // Aeroporto de Araguaína integra a primeira fase do Programa AmpliAR e volta a operar voos comerciais // Transporte aéreo de carga em agosto sobe 4,1% // LATAM reforça malha internacional para América do Norte e Europa em 2026 // Voos mais tranquilos: Emirates reduz ocorrência de turbulências severas com novas tecnologias // Setor aéreo investe mais de R$ 350 milhões em ESG e lidera agenda de descarbonização, aponta Diagnóstico de Sustentabilidade // Aerolíneas Argentinas confirma voos para temporada de neve em 2026 // Avianca inicia voos diretos entre Belém e Bogotá com aeronaves Airbus A320, com três frequências semanais // Primeiro voo de São Luís para Aeroporto de Congonhas registra 100% de ocupação

 


IATA e ALTA classificam Projeto de Lei como retrocesso histórico que ameaça a conectividade aérea e encarece as passagens, mas as companhias nunca cumpriram a promessa de diminuir o preços das tarifas quando as elevaram

 

A Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA) e a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) não gostaram da aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto-de-Lei 5.041/2025, que consideram um verdadeiro retrocesso a aprovação do Projeto de Lei Nº 5.041/2025 pela Câmara dos Deputados do Brasil que determina novas regras relativas à cobrança de bagagens e de seleção de assentos padrão, entre outras. É oportuno lembrar que as companhias aéreas jamais cumpriram a promessa de redução de tarifas com a cobrança desses quesitos. 


De acordo com as associações, como não podia deixar de ser, a medida proposta, que torna obrigatórios o despacho e o transporte gratuito de bagagem de mão e restringe outras práticas comerciais padrão, representam uma séria ameaça à conectividade, competitividade e ao acesso do transporte aéreo no Brasil.

 

As companhias, a IATA e a Alta ameaçam que se promulgada a lei aplicará restrições rígidas de preço e operação, tanto para voos domésticos quanto para voos internacionais que tenham o Brasil como origem e destino, minando a eficiência e a flexibilidade essenciais para um sistema de transporte aéreo sustentável. 


E ainda ressaltam que o texto aprovado e que passará em breve pela avaliação do Senado e depois passará pela sansão presidencial, também pode violar as disposições de liberdade tarifária em acordos bilaterais de serviços aéreos, colocando o Brasil em não conformidade com seus compromissos internacionais.

 

De acordo com o texto aprovado, as companhias aéreas se aprovasa as companhias serão obrigadas a:

  • Fornecer uma bagagem despachada gratuita de até 23 kg em voos domésticos e internacionais;
  • Oferecer bagagem de mão gratuita de até 12 kg em voos domésticos, independentemente do tipo de aeronave ou rota;
  • Proibir cobranças pela seleção de assentos padrão;
  • Proibir o cancelamento automático de voos de volta se o passageiro perder o voo de ida, a menos que haja autorização expressa;
  • Fornecer até dois assentos adicionais sem custo para passageiros que necessitem de assistência especial.



Azul recebe o primeiro de sete jatos Embraer 195-E2 previstos até o fim do ano

Batizada de “Belezas do Brasil”, aeronave é a 35ª E2 da companhia e foi entregue nesta segunda-feira (3)

São Paulo, 3 de novembro de 2025 - A Azul, maior companhia aérea em rotas domésticas diretas e em número de cidades atendidas no Brasil, recebeu nesta segunda-feira (3) mais uma aeronave Embraer 195-E2, batizada de “Belezas do Brasil”. O novo jato é o primeiro de sete que serão incorporados à frota até o fim de 2025, marcando o início de um novo ciclo de modernização e crescimento sustentável da companhia.
A cerimônia de entrega aconteceu na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), e contou com a presença de representantes das duas empresas. Após o evento, a aeronave seguirá para o processo de nacionalização e deve iniciar suas operações comerciais no dia 15 de novembro.
Com a chegada do novo jato, a Azul passa a contar com 35 aeronaves do modelo Embraer E195-E2. O E2 é o avião comercial mais moderno já fabricado no Brasil, com capacidade para até 136 Clientes, conectividade wi-fi a bordo, telas individuais em todos os assentos e motores de última geração que reduzem em até 25% as emissões de CO₂. Além da eficiência ambiental, o modelo oferece níveis de ruído menores, reforçando o compromisso da Azul com uma aviação cada vez mais sustentável e confortável.
A chegada do novo jato representa um passo concreto no processo de renovação e crescimento da frota da Azul, em linha com o compromisso da companhia de aprimorar a eficiência e oferecer uma operação cada vez mais moderna. O investimento em novas aeronaves reforça a confiança no futuro e o foco em entregar uma experiência de viagem de alta qualidade aos Clientes.
“Cada nova aeronave que chega à nossa frota simboliza a confiança que temos no futuro da Azul. Seguimos no propósito de conectar o Brasil com eficiência, conforto e segurança. Somos hoje a maior companhia aérea operando o E2 no Hemisfério Sul, o que reforça nossa vocação para inovar e nossa confiança no potencial do país”, afirmou Abhi Shah, presidente da Azul.


Espaço Iberia abre suas portas em São Paulo

  • Atualmente, a companhia opera dois voos diários entre Madri e São Paulo e até cinco semanais para o Rio, transportando mais de 1.800 pessoas por dia.

Espaço Iberia abre oficialmente suas portas no coração de São Paulo, na exclusiva Rua Oscar Freire, 777 – um dos principais pontos do comércio e turismo da cidade – e, nas próximas semanas, será a casa da companhia aérea na capital paulista.


O espaço ficará aberto até 30 de novembro, período em que os visitantes poderão viver, sem sair da cidade, a experiência Iberia: experimentar as poltronas do A350 (avião que opera a rota entre os dois países) e degustar os menus servidos a bordo, pilotar um avião em um simulador de voo, mergulhar na aviação por meio da realidade virtual, conhecer a história da companhia por meio de seus uniformes históricos e participar de diversos eventos – como degustações de vinhos, presuntos e outros produtos típicos da gastronomia espanhola, além de showcookings e outras surpresas.


Espaço Iberia funcionará das 11h às 20h, de segunda a domingo, oferecendo um horário amplo para que todos possam conhecer e aproveitar as atividades. Para participar das experiências, as pessoas devem fazer uma reserva gratuita e antecipada pelo site: espacio.iberia.com/pt-br.

“A Iberia está investindo no mercado brasileiro, e é por isso que quisemos celebrar esse momento abrindo as portas do nosso Espaço Iberia em São Paulo – um conceito que busca aproximar a experiência de voar conosco de todo o público do país. Este não é somente um dos mercados mais antigos da nossa operação na região, mas também um dos que mais cresce. Queremos convidar todos os brasileiros a nos visitar, conhecer a marca e nossa proposta, e que assim a Iberia se torne sua opção preferida para viagens à Europa e além”, afirma Gemma Juncá, diretora de Marca e Marketing da Iberia.

Atividades para todos

Além das degustações de bordo, do simulador de voo e da experiência em realidade virtual, os visitantes poderão conhecer a história da Iberia e participar de uma programação cheia de surpresas.

Entre as atividades, estão eventos com a LALIGA, incluindo encontros com ex-jogadores e transmissões de partidas do campeonato espanhol, conversas com chefs renomados como Hugo Muñoz, gravações ao vivo de programas de rádio e streaming. Outras atrações incluem shows de música, apresentações de humor e espetáculos típicos da cultura espanhola.


Capacidade recorde

A realização do Espaço Iberia em São Paulo coincide com o recente aumento da oferta da companhia no país: agora são dois voos diários entre Madri e São Paulo, de quatro a cinco frequências semanais com o Rio de Janeiro e, em breve, novas rotas para Recife e Fortaleza, que se somarão às operações.

Assim, o Brasil será o único país da malha de longo curso da Iberia com voos para quatro destinos diferentes, marcando um crescimento inédito na conectividade entre o mercado brasileiro e a Europa. Mais informações e reservas para as experiências gastronômicas estão disponíveis em: espacio.iberia.com/pt-br.

Iniciativa irá modernizar e ampliar a infraestrutura de aeroportos regionais em todo o país. Foto: Thiago Santos/Secom Araguaína




Aeroporto de Araguaína integra a primeira fase do Programa AmpliAR e volta a operar voos comerciais

 

O Aeroporto de Araguaína (TO), um dos principais terminais da região norte do Tocantins, integra a primeira fase do Programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) voltada à modernização e ampliação da infraestrutura de aeroportos regionais em todo o país. O programa tem como objetivo reduzir desigualdades de acesso ao transporte aéreo e fortalecer a conectividade regional, com foco especial nas regiões da Amazônia Legal e do Nordeste.
 

Atualmente em fase de estruturação e estudos técnicos, o AmpliAR prevê investimentos públicos e privados estimados em R$ 5 bilhões, com a meta de modernizar até 100 aeroportos em diferentes estados. As ações incluem obras de infraestrutura e adequações técnicas voltadas à melhoria de pistas, pátios e terminais de passageiros, além da atualização de sistemas e equipamentos de apoio à navegação aérea. O programa é desenvolvido em parceria com a Infraero, governos estaduais e o setor privado.
 

O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, destacou que o AmpliAR é uma política de Estado voltada à interiorização da aviação e à retomada da conectividade regional. Segundo ele, os estudos em andamento permitirão identificar as principais necessidades de cada aeroporto e definir as intervenções prioritárias para ampliar a segurança operacional e o atendimento à população.
 

“O AmpliAR é uma política pública que fortalece a aviação regional e prepara o país para uma malha aérea mais integrada e eficiente”, afirmou o ministro. “Araguaína está entre os aeroportos prioritários dessa primeira etapa de estruturação, que vai permitir planejar as melhorias necessárias e atrair novos investimentos”, concluiu.
 

A reativação recente das operações comerciais em Araguaína reforça o potencial estratégico do terminal e o papel do programa na consolidação da aviação regional. O aeroporto retomou voos regulares em 23 de outubro de 2025, com o início da rota da Gol Linhas Aéreas entre Palmas e Araguaína, operação que conta com três frequências semanais e amplia a integração do norte do Tocantins à malha aérea nacional.
 

O gerente do Aeroporto de Palmas, Silvio Nogueira, destacou que a nova rota representa um marco para a aviação regional e contribui para o fortalecimento da economia estadual. De acordo com ele, a ligação entre as duas cidades facilita o deslocamento de passageiros e favorece o ambiente de negócios. “Essa rota é de extrema importância para o Tocantins, porque liga a capital ao seu principal polo econômico, que é a cidade de Araguaína. Isso fomenta a economia, facilita o trânsito da população e atrai novos investimentos”, afirmou Sílvio Nogueira.
 

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, também ressaltou a importância da retomada das operações. Segundo ele, a modernização da infraestrutura representa um passo importante para o desenvolvimento local e regional. “O aeroporto de Araguaína volta a operar com padrão moderno e seguro, o que vai impulsionar o crescimento da região”, destacou o prefeito.
 

Com a inclusão de Araguaína no Programa AmpliAR, o Ministério de Portos e Aeroportos reforça o compromisso de planejar novas melhorias na infraestrutura do terminal, alinhadas à política nacional de fortalecimento da aviação regional e de interiorização dos investimentos no setor aéreo.


Transporte aéreo de carga em agosto sobe 4,1%

 

A Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os dados de agosto de 2025 para os mercados globais de carga aérea, mostrando:

  • A demanda total, medida em toneladas de carga por quilômetros (CTK), aumentou 4,1% em comparação a agosto de 2024 (+5,1% nas operações internacionais).
  • A capacidade, medida em toneladas de carga por quilômetros disponíveis (ACTK), cresceu 3,7% em comparação a agosto de 2024 (+5,5% nas operações internacionais).

“A demanda por carga aérea cresceu 4,1% em agosto, marcando o sexto mês consecutivo de crescimento anual. Os volumes continuam em expansão mesmo com as mudanças nos padrões do comércio global. A carga aérea se beneficiou da migração do transporte marítimo para o aéreo em alguns bens de alto valor, enquanto embarcadores buscam minimizar riscos de mudanças tarifárias. E os padrões de crescimento mostram desvio parcial das rotas da América do Norte, impulsionando um crescimento mais forte nos corredores Europa–Ásia, Dentro da Ásia, África–Ásia e Oriente Médio–Ásia. Essa adaptabilidade é vital enquanto os embarcadores enfrentam o cenário em evolução da política tarifária dos EUA”, disse Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

 

Fatores de destaque no ambiente operacional:
 


O comércio global de bens cresceu 5,4% em julho na comparação anual.

  • Os preços do combustível de aviação em agosto ficaram 6,4% mais baixos em relação ao ano anterior, marcando o 14º mês consecutivo de queda.
  • A manufatura global em agosto demonstrou otimismo, com o PMI chegando a 51,75 – o nível mais alto desde junho de 2024. Já o índice de novos pedidos de exportação permaneceu abaixo de 50 (48,73), refletindo cautela persistente diante da incerteza tarifária.

Desempenho Regional em Agosto
 

As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico registraram um crescimento de 9,8% na demanda por carga aérea em agosto. A capacidade aumentou 6,9% em relação ao ano anterior.
 

As transportadoras da América do Norte tiveram uma queda de 2,1% no crescimento da demanda por carga aérea em agosto, o menor crescimento entre todas as regiões. A capacidade diminuiu 1,0% em relação ao ano anterior.
 

As transportadoras da Europa registraram um aumento de 3,2% na demanda por carga aérea em agosto. A capacidade aumentou 4,2% em relação ao ano anterior.
 

As transportadoras do Oriente Médio registraram um aumento de 2,7% na demanda por carga aérea em agosto. A capacidade aumentou 4,3% em relação ao ano anterior.
 

As transportadoras da América Latina registraram um aumento de 2,1% na demanda por carga aérea em agosto. A capacidade aumentou 5,0% em relação ao ano anterior.
 

As companhias aéreas da África registraram um aumento de 11,0% na demanda por carga aérea em agosto, o maior crescimento entre todas as regiões. A capacidade aumentou 12,3% em relação ao ano anterior.
 

Crescimento de Rotas Comerciais
Os volumes de carga aérea em agosto de 2025 aumentaram significativamente na maioria dos principais corredores. Dentro da Ásia e entre Europa–Ásia foi registrado crescimento robusto de dois dígitos, enquanto Oriente Médio–Ásia, América do Norte–Europa e África–Ásia também apresentaram ganhos notáveis. Em contraste, Ásia–América do Norte, e Oriente Médio–Europa registraram quedas, assim como o volume dentro da Europa.

 



LATAM reforça malha internacional para América do Norte e Europa em 2026

 

Incrementos contemplam São Paulo/Guarulhos, Boston, Miami, Los Angeles, Madri, Lisboa, Roma, Barcelona e Fortaleza. Companhia confirma também interesse em incluir novos destinos na Europa e África, além de retomar operações no Oriente Médio no próximo ano


A LATAM anuncia novos incrementos de oferta para a temporada 2026, fortalecendo a conectividade do Brasil com a América do Norte e a Europa. As ampliações irão representar aproximadamente 6% de aumento na oferta do Brasil para essas regiões, na comparação de agosto deste ano com agosto de 2026, e os bilhetes para os voos incrementais estarão à venda já na próxima semana em latam.com e demais canais.

 

“Os incrementos anunciados para a S26 refletem a evolução da demanda e o compromisso da LATAM em ampliar a conectividade internacional com rotas e horários que fazem sentido para o cliente brasileiro”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil. “Além dessas ampliações em frequências, estamos focados em estudos de viabilidade para novos destinos na Europa e África. Iniciamos também uma avaliação profunda de operação para um destino do Oriente Médio, que potenciaria nosso alcance na região, reforçando nossa rede internacional e oferecendo ainda mais opções de viagem. Com certeza será um ano de forte expansão para a LATAM”, conclui a executiva.
 

Os incrementos programados da LATAM em rotas internacionais são os seguintes:


América do Norte

  • São Paulo/Guarulhos – Orlando: 14 frequências semanais a partir de junho de 2026.
     
  • São Paulo/Guarulhos – Los Angeles: aumento de uma frequência semanal a partir de junho de 2026, totalizando 5 frequências semanais.
     
  • São Paulo/Guarulhos - Miami: aumento de uma frequência semanal apenas para mês de junho de 2026, totalizando 15 frequências semanais.
     
  • São Paulo/Guarulhos - Boston: 4 frequências semanais a partir de maio de 2026.

Europa

  • Roma/Fiumicino – São Paulo/Guarulhos: voo diário a partir de junho/26.
     
  • Barcelona – São Paulo/Guarulhos: 5 frequências por semana a partir de abril, e voos diários a partir de junho/26.
     
  • São Paulo/Guarulhos – Madri: 14 frequências semanais a partir de abril de 2026.
Divulgação Emirates


Voos mais tranquilos: Emirates reduz ocorrência de turbulências severas com novas tecnologias


Com o uso de inteligência artificial e dados colaborativos, a companhia aérea aprimora a precisão das previsões e eleva o padrão de segurança e conforto a bordo.
 


À medida que a turbulência se torna um desafio cada vez mais sério para as companhias aéreas devido ao aumento da sua frequência e intensidade, a Emirates adotou uma abordagem proativa e baseada em dados para minimizar os inconvenientes causados por elas, planejando voos mais tranquilos.

 

A companhia aérea adotou uma estratégia multifacetada, utilizando diversas fontes de informação para fornecer dados de turbulência precisos e em tempo real. Essa abordagem ajudou a reduzir os encontros inesperados com turbulência severa em voos em toda a sua rede.
 

"Reconhecemos que a turbulência continua sendo um desafio constante que não pode ser completamente eliminado, mas estamos comprometidos em fazer tudo o que for possível para minimizar os encontros inesperados com turbulência severa, trabalhando com parceiros que compartilham nossa visão de usar tecnologias avançadas e adotar inteligência artificial para aprimorar as operações. Embora ainda estejamos nos estágios iniciais, já estamos vendo a validação dos benefícios potenciais que esses sistemas podem oferecer.

 

Embora não possamos prometer voos sem turbulência, essas iniciativas contribuíram para uma redução significativa nos incidentes desse tipo no último ano, ajudando a tornar as viagens mais seguras e confortáveis ​​para nossos clientes.

 

Nossa abordagem multifacetada com parceiros de previsão meteorológica e tecnologia, e a participação ativa no programa IATA Turbulence Aware, nos permite contribuir com dados e informações valiosas para o setor da aviação em geral, enquanto trabalhamos coletivamente para enfrentar esse crescente desafio meteorológico", afirma o Vice-Presidente Sênior da Divisão de Operações de Voo da Emirates, Capitão Hassan Alhammadi. 

 

A configuração atual de detecção de condições meteorológicas da Emirates reúne o SkyPath, o Lido mPilot da Lufthansa Systems e o IATA Turbulence Aware em uma configuração complementar, oferecendo inovação revolucionária por meio de IA, aprendizado de máquina, dados de turbulência em tempo real obtidos por meio de crowdsourcing, bem como relatórios de pilotos:

 

SkyPath: A Emirates fez uma parceria com a SkyPath no ano passado para desenvolver e aprimorar previsões meteorológicas baseadas em IA e aprendizado de máquina que identificam áreas de turbulência que os métodos convencionais não detectam. A plataforma da SkyPath integra relatórios de turbulência em tempo real de milhares de aeronaves, com análises de ponta usando IA avançada e aprendizado de máquina para gerar previsões precisas, mesmo para áreas sem atividade de voo atual ou turbulência de "céu claro".

 

A SkyPath coleta informações de várias fontes de dados: dados de Taxa de Dissipação de Energia (EDR) para medições universais de turbulência, dados de transponder de Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADSB) e a tecnologia patenteada de acelerômetro para iPad da SkyPath, que traduz o movimento do dispositivo em medições precisas de turbulência, fornecendo aos pilotos informações práticas. Essa abordagem multifonte e baseada em inteligência artificial garante cobertura global e precisão de previsão líder do setor.
 

Previsões meteorológicas do Lido mPilot: A parceria de longa data da Emirates com a Lufthansa Systems oferece um aplicativo de navegação móvel personalizado, adaptado às necessidades operacionais da companhia aérea. Por meio de parcerias com fontes como o Serviço Meteorológico Alemão, o Lido mPilot fornece relatórios meteorológicos de alta precisão, dados em tempo real sobre nuvens e convecção, além de previsões de turbulência e formação de gelo para uma maior consciência situacional dos pilotos. A Emirates colabora continuamente com a equipe do Lido para melhorar a qualidade dos dados meteorológicos e a cobertura global.
 

IATA Turbulence Aware: Desde que aderiu ao Programa Turbulence Aware da IATA no ano passado, a Emirates tem contribuído ativamente e utilizado dados de turbulência em tempo real de sua extensa rede no Oriente Médio, África, Ásia e Austrália. Esses dados alimentam a plataforma global de turbulência da IATA, que agrega informações de companhias aéreas participantes em todo o mundo para fornecer uma visão abrangente e em tempo real das condições atmosféricas.
 

Ao integrar essas informações em seu aplicativo de cartas de navegação eletrônicas, a Emirates equipa seus pilotos com visualizações de turbulência em tempo real e no local. Isso permite uma tomada de decisão mais informada na cabine, permitindo que as tripulações antecipem e evitem certas áreas, melhorando, em última análise, o conforto dos passageiros, a segurança operacional e a eficiência de combustível.


Setor aéreo investe mais de R$ 350 milhões em ESG e lidera agenda de descarbonização, aponta Diagnóstico de Sustentabilidade


Levantamento inédito revela 100% de adesão a projetos de descarbonização e combate ao assédio; eixo social recebeu o maior volume de aportes, com R$ 195,8 milhões
 

O setor aéreo se mostrou alinhado às práticas de sustentabilidade - Foto: Divulgação


O setor aeroportuário brasileiro investiu um total de R$ 350,5 milhões em iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) nos anos de 2023 e 2024. O dado consta no "Diagnóstico de Sustentabilidade", uma pesquisa inédita realizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) em parceria com a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). 


O levantamento analisou 10 empresas do setor aeroportuário, que representam 83,6% do transporte nacional registrado no período. O resultado revelou um setor altamente alinhado às práticas de sustentabilidade, com 100% de adesão a projetos de descarbonização, regularização ambiental, projetos sociais e combate ao assédio.
 

A pesquisa é a segunda etapa de um ciclo de ações do MPor voltado à consolidação da agenda ESG na logística nacional, que teve início com a elaboração da Política de Sustentabilidade e a instituição do Pacto pela Sustentabilidade.
 

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, diz que a Política de Sustentabilidade vai muito além de intenções, ressaltando que o MPor está empenhado em integrar e promover práticas sustentáveis. “Nossos esforços têm o objetivo de promover o transporte sustentável, reduzir as emissões de gases de efeito estufa no setor e adotar tecnologias e práticas inovadoras para fomentar a descarbonização, além de contribuir para garantir um ambiente igualitário e inclusivo”, afirma.
 

Já a diretora de Sustentabilidade do MPor, Larissa Amorim, destaca o envolvimento do setor no tema. “O Diagnóstico de Sustentabilidade demonstra um crescente engajamento do setor aéreo na agenda ESG. Não apenas com investimentos, mas na adesão a pilares fundamentais como projetos de descarbonização, regularização ambiental, compliance e combate ao assédio. Os dados divulgados provam que o setor investe no social e já possui uma governança robusta, alinhando-se à Política de Sustentabilidade e aos esforços do MPor para viabilizar a transição energética", disse.


Social
Com R$ 195,8 milhões investidos, o eixo social concentrou o maior volume de aportes ESG no setor aeroportuário. O diagnóstico aponta que 100% das empresas do setor possuem canais de comunicação com a comunidade, 100% desenvolvem projetos sociais e 100% mantêm projetos de combate ao assédio.
 

Investimentos no Eixo Social

 

O levantamento destaca a adoção de práticas voltadas à acessibilidade e ao acolhimento, como salas multissensoriais para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) ou com hipersensibilidade sensorial. O indicador de projetos de equidade de gênero também apresentou alta adesão, de 70%.
 

Ambiental
O setor investiu R$ 138,4 milhões em iniciativas ambientais em 2023 e 2024. A liderança do modal nesta pauta é evidenciada pela adesão de 100% das empresas a "Projetos de Descarbonização" e 100% de "Regularização ambiental". Além disso, 90% das companhias já realizam um "Inventário de Emissões".
 

Ações no Eixo Ambiental

 

As principais medidas de descarbonização citadas no estudo envolvem a substituição de fontes fósseis por soluções de menor impacto, como a implantação de sistemas elétricos de apoio a aeronaves em solo (400Hz e PCA), a eletrificação de frotas operacionais e a instalação de usinas fotovoltaicas. As ações são acompanhadas por certificações internacionais como o Airport Carbon Accreditation (ACA).
 

Governança
Na dimensão de governança, o setor investiu R$ 16,3 milhões e demonstrou uma estrutura de gestão robusta. O diagnóstico revela que 100% das empresas possuem "Setor de compliance" e 100% realizam "Auditoria externa". A adesão à existência de "Estatuto/Política Social" também é alta (80%).
 

Ações no Eixo Governança

 

O relatório também identifica pontos de aprimoramento, como a adesão a indicadores de bolsas de valores (ISE, com 10% ) e certificações de qualidade (ISO 9001, com 20% ), indicando o próximo foco de evolução do setor.
 

O diagnóstico consolidado dos três setores (portuário, navegação e aeroportuário) revela que as iniciativas ESG foram responsáveis pela geração de mais de 120,5 mil empregos diretos e impactaram positivamente mais de 11,3 milhões de pessoas.
 

MPor e a sustentabilidade
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) atua não apenas como um observador, mas como um articulador ativo na transição energética do setor aéreo. O objetivo do ministério é facilitar essa transição e fomentar a produção de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), alinhando o Brasil às novas regulamentações, como a Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/24).
 

Para isso, o Ministério criou, em conjunto com o Ministério de Minas e Energia, o Fórum de Transição Energética na Aviação Civil (Fotea), um comitê interministerial focado em propor políticas públicas, coordenar ações e monitorar o programa de SAF.
 

Além da articulação política, o Ministério de Portos e Aeroportos investe na base técnica para viabilizar o uso do novo combustível no país. Por meio de um acordo de cooperação técnica (TED), o MPor está investindo R$ 11,46 milhões no Centro de Pesquisas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para ampliar a capacidade laboratorial de análise e certificação de SAF no Brasil. Outra parceria, com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), no valor de R$ 1,24 milhão, apoia estudos sobre as melhores alternativas para a redução de emissões no setor.


Emprotur Bariloche - Divulgação.



 Aerolíneas Argentinas confirma voos para temporada de neve em 2026 
 


A companhia aérea argentina confirma a operação de seus voos tradicionais para Bariloche durante a temporada de inverno de 2026, mantendo a conexão que facilita o acesso dos viajantes brasileiros ao principal destino de neve da Argentina.
 

A rota direta entre São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos) e Bariloche seguirá sendo operada pela Aerolíneas Argentinas, oferecendo opções diárias durante os meses de julho a agosto, período em que a cidade recebe milhares de turistas em busca de esportes de inverno, gastronomia típica e paisagens deslumbrantes.
 

Com suas montanhas nevadas, lagos cristalinos e charme alpino, Bariloche continua sendo um dos destinos mais procurados da Patagônia Argentina. A confirmação dos voos reforça o compromisso da Aerolíneas Argentinas em manter a conectividade aérea entre Brasil e Argentina, garantindo praticidade e conforto aos viajantes que desejam aproveitar a temporada de neve em 2026. Nos últimos anos, o destino tem registrado um aumento constante na presença de turistas brasileiros, vindos não apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, mas também de outras capitais que se consolidam como novos emissores para o turismo de inverno argentino.


Fotos|: Avianca/Divulgação


Avianca inicia voos diretos entre Belém e Bogotá com aeronaves Airbus A320, com três frequências semanais


Belém, 28 de outubro de 2025 – Reforçando seu compromisso em ampliar a conectividade aérea na América Latina, a Avianca inaugurou neste dia 28 de outubro (terça-feira) o voo direto entre Belém (PA) e Bogotá, conectando o Norte do país ao Aeroporto Internacional El Dorado – principal hub da companhia e um dos mais movimentados do continente, com mais de 45 milhões de passageiros por ano.

A nova rota permitirá que turistas internacionais acessem com mais facilidade a capital paraense, ampliando a oferta de voos e impulsionando o turismo regional, especialmente durante a COP30 das Nações Unidas, que reunirá líderes mundiais em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro.
 

“A abertura da rota Belém-Bogotá representa um passo importante para ampliar a conectividade internacional do Norte do Brasil. Com essa nova operação, facilitamos o acesso dos viajantes da região à Colômbia e a diversos destinos da América Latina e Europa, fortalecendo tanto o turismo quanto as relações comerciais entre nossos países”, destaca Mariana Ferrari, gerente de vendas da Avianca para o Brasil.
 

Gabriel Magacho/Divulgação

Com três frequências semanais, os voos serão operados em aeronaves Airbus A320, com capacidade para 180 passageiros, o que representa mais de mil assentos disponíveis por semana. A Avianca também mantém operações a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus, totalizando 49 opções de voos semanais entre o Brasil e a Colômbia.
 

A chegada da companhia a Belém (PA) reforça o papel estratégico da cidade como porta de entrada para a Amazônia e amplia as possibilidades de conexão do Norte do Brasil com mais de 80 destinos em 25 países das Américas e da Europa, via Bogotá. Além de promover o turismo, a nova operação contribui para o fortalecimento da economia paraense.
 

“Com esta importante parceria com a Avianca, nós estamos falando em conectar Belém com 30 destinos, incluindo o Norte e a Centro-América, o Caribe, a Europa, Colômbia, Equador. Ao time da Avianca, sejam todos bem-vindos e o nosso agradecimento à NOA pela parceria”, declarou governador do Pará, Helder Barbalho.
 

A conexão direta entre Bogotá e Belém é uma conquista estratégica para o turismo brasileiro e o resultado de uma parceria sólida entre a Embratur e as companhias aéreas que acreditam no Brasil. Cada nova rota representa uma oportunidade concreta de aproximar culturas, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento sustentável. Essa conexão fortalece a chegada de visitantes internacionais à Amazônia e chega em um momento simbólico, com a COP30 se aproximando de Belém, mostrando ao mundo um Brasil sustentável, diverso e comprometido com o futuro do planeta”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
 

É com grande satisfação que participamos de mais um capítulo importante na história do Aeroporto Internacional de Belém. Além de ampliar a oferta de voos para a COP30, a nova rota regular entre Belém e Bogotá, operada pela Avianca, representa um avanço significativo para dinamizar o turismo no Pará e ampliar nossa conectividade com importantes destinos das Américas e da Europa. Com os investimentos recentes, temos elevado a qualidade da experiência de viagem e reforçado os padrões de segurança e eficiência das operações. Estamos orgulhosos de ver que esses avanços tornam cada vez mais palpável o aumento das opções de voo em nossa região”, avalia Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Norte da Amazônia Airports (NOA).


Itinerários da rota Belém-Bogotá*:

Rota

Horário de partida

Hora de chegada

Frequência

Belém-Bogotá

8h50

11h15

Terça, quinta-feira e sábado

Bogotá-Belém

23h05

5h40

Segunda, quarta e sexta-feira

*Horários locais.


Primeiro voo de São Luís para Aeroporto de Congonhas registra 100% de ocupação


Desde segunda-feira (27), a capital maranhense passa a contar com um voo regular entre o Aeroporto de São Luís e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos terminais mais movimentados do país. Operada pela Latam, a nova rota terá operação diária de segunda a sexta-feira, e o voo inaugural registrou 100% de ocupação, mostrando a demanda pela ligação direta.


Com capacidade para 176 passageiros por voo, a rota tem frequência diária com saída de Congonhas às 10h40 e chegada em São Luís às 14h05. No sentido oposto, a aeronave decola da capital maranhense às 14h45 com chegada em São Paulo às 18h20. 


O aeroporto vem registrando crescimento contínuo na movimentação de passageiros. Em setembro de 2025, houve aumento de 16% em relação ao mesmo mês de 2024, com quase 170 mil viajantes. No primeiro semestre, mais de 820 mil passageiros embarcaram e desembarcaram, um crescimento de 9,22% sobre o mesmo período do ano anterior. Em julho, o aeroporto atingiu 202 mil passageiros, o melhor resultado mensal dos últimos 13 anos. 


Para Marcelo Angelim, gerente do Aeroporto de São Luís, a nova rota para Congonhas vai impulsionar ainda mais esse fluxo. “A conectividade direta com Congonhas reduz o tempo de deslocamento para as zonas Sul, Oeste e Central de São Paulo, oferecendo mais comodidade ao passageiro. Essa rota fortalece a integração entre duas cidades importantes e abre novas possibilidades para turismo, comércio e negócios,” destaca Angelim.


Segundo Júnior Marreca, secretário de Estado de Indústria e Comércio, o Governo do Maranhão apoia iniciativas que contribuam para o crescimento do estado. “Essa nova rota é de suma importância para o fortalecimento do turismo e aproxima ainda mais o Maranhão do maior centro econômico do país, contribuindo também para os negócios maranhenses,” afirma.


Nova rota contribui para o crescimento do turismo


A secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo, destaca a importância da rota para o setor turístico: “Essa nova rota facilita a conectividade do Maranhão com São Paulo, trazendo desenvolvimento econômico por meio do aumento do fluxo e da competitividade do mercado. São Paulo é um hub turístico fundamental, principal emissor de turistas para o Maranhão e ponto de chegada de visitantes internacionais. Essa conexão é estratégica para consolidar o estado como destino turístico.”


Entre os passageiros do voo inaugural, a aposentada Socorro Martins expressou sua satisfação com a novidade. “Fiquei muito feliz com essa nova rota. Eu sempre viajo para São Paulo para visitar minha família e antes precisava fazer conexão, o que tornava tudo mais cansativo. Agora ficou muito mais fácil e rápido. É uma comodidade enorme para quem costuma ir e voltar com frequência,” comentou.


Para a Latam, a operação representa expansão da conectividade no país. “Cada nova rota encurta distâncias e cria caminhos mais diretos entre regiões importantes do Brasil. Estamos ampliando a conectividade por todo o país, com mais opções de horários e combinações inteligentes para que o cliente chegue ao destino com eficiência e conforto”


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