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sábado, 26 de abril de 2014

PICAPES AMAROK E SAVEIRO CROSS SÃO ESTRELAS DA EXPOSIÇÃO AGRISHOW, EM RIBEIRÃO PRETO. O EVENTO VAI DE 28 A 2 DE MAIO E NELE SÃO ESPERADAS 150 MIL PESSOAS, AS INTERESSADAS PODERÃO FAZER TEST-DRIVE DOS MODELOS VOLKSWAGEN, INCLUSIVE A SAVEIRO CROSS 2015.


Uma pista de testes instalada em uma área de 3.300 metros quadrados será uma das atrações proporcionadas pela Volkswagen na 21ª edição da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto (SP), entre 28 de abril e 2 maio. 

O estande da marca terá como destaque as pick-ups Amarok e Saveiro, veículos com forte identificação com o segmento agrícola.

Uma das maiores e mais completas feiras de tecnologia agrícola do mundo, a Agrishow tem como característica a participação de pequenos, médios e grandes fabricantes de equipamentos e prestadores de serviços. 

A feira atrai produtores rurais de vários segmentos. O evento também proporciona oportunidades de atualização profissional, por meio de lançamentos, divulgação de novas tendências e demonstrações de inovações tecnológicas.


Volkswagen Amarok 2014
A pick-up Amarok é uma das mais avançadas do mercado brasileiro e oferece uma ampla gama de equipamentos de série e opcionais. 

O modelo topo de linha, a Amarok Highline, é equipado de série com ABS Off-road (exclusivo na categoria) com EBD, sistema de assistência à frenagem (BAS), sistema de frenagem sob chuva (RBS), controle de tração (TCS), bloqueio eletrônico do diferencial (EDL), controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e faróis de neblina com luzes dinâmicas para manobras – recurso inédito entre as pick-ups médias no Brasil.


Com tração integral 4MOTION e câmbio automático de oito marchas (exclusivo na categoria), a Amarok Highline tem desempenho fora de estrada extraordinário e oferece excelente conforto de rodagem – comparável ao de um automóvel.

Entre as novidades presentes na Amarok Highline 2014 se destacam a disponibilidade de airbags laterais, além do duplo airbag frontal de série. 


As bolsas dos airbags laterais, que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes, estão localizadas na lateral externa do encosto dos bancos dianteiros.

Outro recurso da versão topo de linha é o rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, que facilita estacionar em vagas estreitas, reduzindo a largura total do veículo em 17 cm. 

Há também o aquecimento dos retrovisores externos (equipada em todas as versões que possuem o ajuste elétrico do retrovisor) facilitando manobras e condução em dias chuvosos. 


Para facilitar as manobras, a Amarok Highline, que já tem como item de série um exclusivo sistema de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com OPS (Optical Parking System), pode ser equipada opcionalmente com câmera de ré.

A Amarok Highline 2014 conta, ainda, com um novo quadro de instrumentos onde se destaca o novo computador de bordo com oito funções (tempo de viagem, consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, distância percorrida, velocidade média, alerta de velocidade e temperatura do óleo do motor).

No modelo topo de linha, o novo volante multifuncional de série possibilita ao motorista acionar os controles do som e do sistema de telefone sem tirar as mãos do volante. 


Outro importante aprimoramento na segurança da Amarok é o sistema ISOFIX (fixação de cadeiras para crianças no banco traseiro), de série em todas as versões com cabine dupla.

Além da Amarok Highline, a Volkswagen mostrará na Agrishow as versões Trendline e SE com cabine dupla e a versão S com cabine simples. 

Os interessados poderão experimentar a capacidade off-road da Amarok na pista de testes exclusiva da marca.


Saveiro Cross 2015
O visual e o conteúdo tecnológico da Saveiro Cross 2015 deverão atrair a atenção dos visitantes da Agrishow. Além do novo motor 1.6 MSI, de 120 cv, a pick-up traz equipamentos de série até agora inéditos no segmento das pick-ups compactas, como controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema de freios ABS off-road,com EBD, controle de tração (TCS), bloqueio eletrônico do diferencial (EDL), assistente para partida em subidas (HSA) e sistema de assistência à frenagem (BAS) presentes hoje somente nas pick-ups médias.

A Saveiro Cross tem cabine estendida e equipamento topo de linha, incluindo volante multifuncional em couro com controles dos sistemas de som e telefonia, rádio CD player com sistema Bluetooth e entrada USB e bolsos porta-objetos nas laterais internas dos bancos.


O módulo Tecnologia, disponível como opcional, possibilita adicionar controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), retrovisor interno eletrocrômico e sensores crepuscular e de chuva.

Uma das principais novidades da Saveiro Cross 2015 é o novo motor 1.6l MSI (note que este I é em vermelho, o I em preto é para o motor 1.6 EA111 8V), que estreia na linha Volkswagen que conta com sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina, para maior praticidade. 


Mais leve, com bloco e cabeçote feitos de alumínio, o 1.6l MSI (note que este I é em vermelho, o I em preto é para o motor 1.6 EA111 8V) tem comando de válvulas de admissão variável, duplo sistema de resfriamento (circuitos separados para o motor e o cabeçote) e coletor de escapamento integrado ao cabeçote.

Abastecido com etanol, o novo motor atinge a potência máxima de 120 cv (110 cv com gasolina) e torque de 16,8 kgfm (15,8 kgfm com gasolina). 


Além do peso menor, o novo motor foi desenvolvido com foco na redução do atrito interno, o que resulta em menor consumo de combustível.

Tradição e sucesso em comerciais leves
A Volkswagen do Brasil registrou no ano passado recorde histórico nas vendas de comerciais leves no mercado nacional, com a entrega de 127.642 unidades entre janeiro e dezembro – avanço de 9% sobre os resultados de 2012 no mesmo segmento.

Serviço
Data: 28 de Abril a 02 de Maio de 2014
Horário: segunda a sexta das 08h às 18h
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira Km 321 - Ribeirão Preto, SP
Ingresso: R$ 30,00.


RESULTADOS COMERCIAIS DO GRUPO RENAULT QUE REGISTROU AUMENTO NOS EMPLACAMENTOS DE 6,1%, NESTE PRIMEIRO TRIMESTRE, EM RELAÇÃO AO DE 2013, ALÉM DE RECUPERAR LEVEMENTE- MAS É MELHOR DO QUE NADA - EM 0,8 % SUA POSIÇÃO NA EUROPA. O FATURAMENTO CHEGOU A 7,7 MILHÕES DE EUROS.


Em um mercado automotivo mundial em alta de 4,7%, os emplacamentos do grupo Renault registraram alta de 5,1%, com 636.239 unidades.

Na Europa, o Grupo teve alta de 17,7%, em um mercado em crescimento de 8,2%, onde Clio, Captur, e Sandero reafirmam seu sucesso comercial.

Com exceção da Europa, em um contexto de queda de seus principais mercados internacionais, os emplacamentos do Grupo estão em queda de 7,9% e representam 43% das vendas totais (contra 49% no primeiro trimestre de 2013).


Em nível mundial, o Duster se mantém como o veículo mais vendido do Grupo, com 97.280 unidades vendidas no período.

Na Europa
Em um mercado em crescimento de 8,2%, principalmente impulsionado pela recuperação dos países do Sul da Europa, o Grupo teve um aumento de seus emplacamentos de 17,7%, atingindo uma participação de mercado de veículos de passeio (VP) e veículos utilitários (VU) de 9,7%, em alta de 0,8 ponto percentual.

As altas maiores são registradas na França (+ 8,2%), Itália (+ 37,4%), Espanha (+ 21,4%) e Reino Unido (+100,1%).


Neste último país, o sucesso dos novos modelos Renault assim como a boa aceitação da marca Dacia, que apresenta a maior progressão do mercado, explicam a duplicação no número de emplacamentos do Grupo.

A marca Renault ocupa a terceira posição do mercado (VP e VU), com uma penetração de 7,2%, em alta de 0,1 ponto percentual, e se mantém líder do mercado de veículos utilitários, com 13,7% de participação de mercado.


A marca Dacia teve a maior progressão do mercado, com um crescimento de 46,1%, e apresenta uma participação de mercado de 2,5% (+ 0,6 ponto), graças principalmente à forte dinâmica no Reino Unido.


Os três veículos mais vendidos do Grupo na Europa são o Clio, com aproximadamente 76.000 veículos, o Captur, com 41.500 unidades, e o Sandero, com 39.000 unidades.

Com o sucesso destes produtos, o Grupo se mantém como líder do segmento B na Europa.

Nas AméricasAs vendas do Grupo estão em progressão de 8,9%, em um mercado em queda de 3,5%.

No Brasil, os emplacamentos estão em alta de 21,8%, em um mercado em queda de 1,8%.


A Renault teve uma participação de mercado na ordem de 6,7%, em alta de 1,3 ponto percentual, em comparação ao mesmo período de 2013 - ressaltando que, de 8/12/12 a 06/02/13, a produção da fábrica de automóveis esteve paralisada em razão das obras de ampliação da capacidade produtiva do Complexo Ayrton Senna.

Na Argentina, os emplacamentos estão em queda de 7,7%, em um mercado em recuo de 13,0%. A participação de mercado chegou a 15,1% (+0,9 ponto percentual).

Na EurásiaAs vendas estão em queda de 1,0%, em um mercado em recuo de 2,0%. Na Rússia, o Grupo mantém sua participação de mercado em 7,7%, com emplacamentos em queda de 3,7%. A marca Renault se mantém como a segunda marca do país, atrás da Lada.

Na Região Euromed-África, os emplacamentos estão em recuo de 14,9%, em um mercado em queda de 10,8%.

Após anos de fortes altas, o mercado argelino está passando por uma fase de recuo e queda de 28,3% no trimestre.

Após a intensa atividade no final do ano passado, os emplacamentos do Grupo, que se mantém como líder no país com uma participação de mercado de 23% (-2,2 pontos percentuais), estão em queda de 34,5%.

A Turquia apresenta vendas em queda de 18,1%, em um mercado em recuo de 24,5%. A participação de mercado do Grupo chegou a 18,7%, em alta de 1,4 ponto percentual.

Na Região Ásia-PacíficoOs emplacamentos do Grupo estão em queda de 30,0%, principalmente em razão da situação no Irã (-12,6% com exceção do Irã) e da queda do mercado indiano.


Na Coreia do Sul, a Renault Samsung Motors registrou volumes em alta de 16,9%, com uma participação de mercado de 4,0%, em alta de 0,3 ponto percentual.



Faturamento
No primeiro trimestre de 2014, o faturamento do Grupo chegou a 8,2 bilhões de euros, estável em relação ao mesmo período do ano passado (+5,1%, com exceção do efeito do câmbio e com estrutura idêntica).

O faturamento da Divisão Automotiva ficou em 7,7 bilhões de euros (-0,1%).

A queda das principais moedas dos países emergentes em relação ao Euro (Peso argentino, Rublo russo,...) teve um impacto desfavorável de 5,3 pontos percentuais, compensada parcialmente por um efeito de preços de +1,3 ponto percentual.

A alta das operações realizadas com as empresas parceiras (venda de veículos e sistemas mecânicos) contribuiu positivamente, com 3,1 pontos percentuais.

O Financiamento das Vendas (Banco RCI) atingiu um faturamento de 530 milhões de euros, um nível estável (+0,2%) em relação a 2013.

Associado à dinâmica comercial do grupo Renault na Europa, o número de novos contratos de financiamento aumentou 9,8%, ficando em 280.455.

A média de créditos em aberto está em alta, apesar de um efeito de câmbio negativo, principalmente na Região Américas de 2,3%, com 24,7 bilhões de euros.

Perspectivas  2014
O Grupo constata uma evolução desigual de seus principais mercados no primeiro trimestre.

Enquanto que os principais mercados emergentes estão em desaceleração, a recuperação do mercado europeu parece melhor do que o esperado.

Neste cenário incerto, o Grupo prevê que os mercados russo e brasileiro apresentem ligeira queda. Por outro lado, o mercado europeu deve crescer de 2% a 3% em 2014.

Objetivos
Aumentar os emplacamentos e o faturamento do Grupo (com taxas de câmbio constantes);
Melhorar a margem operacional em valor do Grupo e da Divisão Automotiva; e
Gerar um fluxo de caixa livre operacional da Divisão Automotiva positivo.

Faturamento consolidado
(em milhões de euros)
2014
2013
Variação 2014/2013
1º trimestre   
Divisão Automotiva
7.727
7.736
-0,1%
Financiamento das vendas
530
529
+0,2%
Total
8.257
8.265
-0,1%

sexta-feira, 25 de abril de 2014

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL É UM PROBLEMA QUE PREOCUPA E AFETA A MAIORIA DOS MOTORISTAS. MAS O AUTOMÓVEL NÃO É O VILÃO ABSOLUTO NESSA QUESTÃO, OS CONDUTORES TÊM UMA BOA DOSE DE RESPONSABILIDADE NO MAIOR CONSUMO DO CARRO: PESO DESNECESSÁRIO DEIXADO NO VEÍCULO, PNEUS MAL CALIBRADOS, ENTRE OUTROS, DIREÇÃO AGRESSIVA...




MECÂNICA ONLINE®

Nº 67 —  25 / 04 / 2014

Quem é o vilão 
do consumo de combustível?


O carro ou o motorista?


Estudo com base em experiência prática indica 
que é possível um corte de até 33% no gasto anual

O meu carro bebe demais, isso é normal? 

Fazer parte de um seleto grupo da Imprensa brasileira que participa dos principais lançamentos automotivos e testa “in loco” os novos modelos, permite que colegas, amigos, internautas e até mesmo motoristas que encontramos pelo caminho, possam buscar mais das informações que agrupamos em nosso dia-a-dia, e claro, o consumo de combustível sempre aparece numa conversa assim.


Mas será que realmente é o motor do seu carro que bebe demais, ou a peça que fica entre o volante e o banco está fazendo por onde para um consumo mais elevado? 

É isso que nos revela uma pesquisa realizada pela Ford para conhecer comportamentos ao volante visando à economia de combustível. 


O resultado mostra que os motoristas podem economizar muito dinheiro adotando dicas básicas para reduzir o gasto com combustível.

O estudo com base em experiência prática indica que é possível um corte de até 33% no gasto anual e pode ter um peso significativo dependendo da quilometragem rodada.

Segundo a pesquisa, 
1) remover o bagageiro do teto pode proporcionar até 20% de economia; 
2) pesquisar antecipadamente os postos que ofereçam menor preço pode trazer uma economia de 7%; 
3) checar e calibrar os pneus antes da viagem, mais 4%; 
4) e remover excesso de peso esquecido no carro, até 2%.

A pesquisa foi realizada com motoristas da França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido para identificar oportunidades de mudança no comportamento de direção. 

Ela foi feita com 5.700 pessoas e mostrou que 76% não calibram os pneus regularmente, 38% nunca removem o bagageiro de teto, 18% não pesquisam os preços de combustível e 17% sempre carregam itens extras no carro.

O estudo revelou também outras oportunidades de diminuição do consumo de combustível - 71% dos motoristas admitem exceder os limites de velocidade, 42% não escolhem as rotas mais econômicas, 39% dirigem agressivamente e 14% usam o ar-condicionado ligado durante todo o tempo.

Hábitos de direção
A pesquisa mostrou que os motoristas italianos são os mais propensos a deixar itens desnecessários no carro (23%) e também a manter o bagageiro no teto (43%). 

Cerca da metade afirmou que nunca escolhe a rota mais econômica (49%).

Os motoristas alemães são os que mais correm (89%) e dirigem agressivamente (57%). 

Os motoristas franceses são os que menos checam a pressão dos pneus mensalmente (18%). 

Os motoristas espanhóis são os que mais deixam o ar-condicionado ligado (19%) e cerca de um quarto dos ingleses não pesquisa os preços do combustível.

O levantamento mostrou ainda que, depois de abastecer, até 45% compram outros itens por impulso. 

Os alemães são os que mais fazem gastos extras (63%), enquanto os italianos gostam de tomar café (28%) e as mulheres britânicas compram chocolate (19%).

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Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

QUEM VISITAR A CAPITAL DA HUNGRIA NÃO PODE DEIXAR DE CONHECER O MINI BAR BUDAPEST. É UM BAR TEMÁTICO INSPIRADO NO PREMIUM INGLÊS, QUE ENGRANDECE A VIDA NOTURNA DO CENTRO DE BUDAPEST COM SEUS COQUETÉIS DIFERENTES. O BAR FOI INAUGURADO JUNTO COM O LANÇAMENTO DO NOVO MINI COOPER S.


Budapest, Hungria. - “Comida, Bebidas, Música e MINI” - é o que o leitor encontrará quando conhecer o MINI Bar BUDAPEST, só ou acompanhado, inaugurado na capital húngara no último dia 10 de abril. 

O bar é o primeiro MINI BAR do mundo, inspirado na marca Premium britânica, e contou com lançamento simultâneo  do lançamento do Nuevo MINI, na Hungria.


O MINI BAR BUDAPEST, situado no coração da capital húngara, em frente da Basílica de San Stefano, está perfeitamente ligado à vida noturna da cidade.

“A vida noturna é uma parte essencial do MINI e vice-versa e agora de maneira especial em Budapest”, comentou Baudouin Denis, diretor-geral do BMW Group Hungria. 



“MINI é pura emoção compartida com amigos, que têm agora um lugar descontraído, descolado, para a comunidade local e global onde podem conhecer e conviver o estilo de vida MINI: MINI BAR BUDAPEST.”

MINI BAR BUDAPEST é o resultado da cooperação conjunta da MINI Hungria e o proprietário e gerente do bar, Balázs Gubcsó. 

“Os convidados imediatamente reconhecerão o MINI em cada detalhe,” considerou Balázs Gubcsó, que possui muitos anos de experiência na área de bares e restaurantes de moda que marquem tendências. 


Como qualquer MINI, o MINI BAR BUDAPEST é compacto, agradável, confortável e cheio de detalhes sensacionais para criar momentos memoráveis com amigos e nas festas espetaculares, ao mesmo tempo que o DJ toca as melhores músicas, oferecendo um tipo de comida e coquetéis que tornam o MINI num bar único e diferenciado.

O gerente de MINI BAR BUDAPEST tornou-se fã incontestável do MINI há 10 anos, quando pela primeira vez se sentou ao volante de um MINI Cooper S. 


“Desde então apaixonei-me profundamente pelo MINI e agora me lanço num negócio de MINI também”, lembrou Balázs Gubcsó, ao ressaltar que a criação do bar teve o apoio absoluto da direção da MINI da Hungria e de Munique, "que realmente apoiaram o conceito e o tornaram realidade, para o genuíno prazer da comunidade global MINI".

Durante a inauguração do bar, exclusivo, o apresentado o novo modelo MINI hatch à comunidade e à Imprensa húngara.



EM MOMENTO DE VENDAS FRACAS NO SETOR AUTOMOTIVO DIVERSAS MONTADORAS ESTÃO CONSTRUINDO GRANDES FÁBRICAS EM DIVERSOS PONTOS DO BRASIL. A PRIMEIRA A FUNCIONAR É A DA NISSAN. NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, DE ONDE SAIRÁ O PRIMEIRO MODELO UM MARCH. O PRESIDENTE DA NISSAN-RENAULT DEIXA CLARO QUE ESTÁ FAZENDO INVESTIMENTOS DE LONGO, PRAZO, ESCLARECIMENTO QUE COM CERTEZA É O MESMO DOS DEMAIS PRESIDENTES DAS OUTRAS MONTADORAS.

Alta Roda 

Nº 781 —  25/4/14

Fernando Calmon

POTE DE OURO

O atual momento de vendas fracas no mercado brasileiro, que pode se estender de 2014 para 2015, não representa o melhor pano de fundo para o grande investimento feito pela Nissan em Resende (RJ). 

Afinal, não é todo dia que se despendem R$ 2,6 bilhões para produção de 200.000 carros e 200.000 motores por ano. 

Mas segundo o presidente mundial da aliança Renault-Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, o grupo considera esse movimento estratégico.

“Não investimos pensando nos próximos seis meses e sim nos próximos dez anos. Precisamos dessa fábrica para crescer junto com o mercado. O Brasil, hoje, é o quarto maior do mundo em termos de vendas internas de veículos, porém mal chega a uma taxa de motorização de 200 veículos por 1.000 habitantes. O potencial, no entanto, é muito maior. Porque não 400 veículos por 1.000 habitantes ou algo próximo, hoje, a Portugal?”, assinalou.

O executivo também considera que a participação da Nissan no País de apenas 2%, atualmente, se deu por uma série de fatores e o principal agora está equacionado. 

Prevê avançar pelo menos um ponto percentual por ano e chegar aos 5% em 2016. Admitiu que precise de pelo menos mais dois modelos, além do novo March, neste momento, do sedã derivado Versa, dentro de seis meses, e dos produtos de São José dos Pinhais (PR), México (inclusive o antigo March) e EUA.

Atual arquitetura compacta V comporta um SUV, cujo esboço surgiu no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2012. É candidato natural para a nova fábrica. 

O monovolume compacto Note seria outra opção, embora já seja produzido no México e a integração dos dois mercados continuará. 

Há um ano Ghosn disse que a produção de algum produto da nova submarca Datsun, de produtos de baixo custo, dependeria de uma consolidação prévia da Nissan no mercado brasileiro. 

Mas, sua resposta agora à mesma pergunta feita antes pela coluna foi menos evasiva, na linha de “uma coisa de cada vez”, ainda para manter o ar de mistério.

Capacidade alta de produção de motores também indica que o fornecimento das unidades de 1 litro/4 cilindros feitas pela Renault no Paraná, pode ser trocado por motores de origem da própria Nissan. 

Essa cilindrada tende a voltar a subir de participação no mercado brasileiro (hoje, 40%) em curto prazo. E os tricilíndricos parecem que vão dominar o cenário, abrindo essa oportunidade em instalações modernas de Resende.

Em alguns momentos, naturalmente, o executivo se mostrou de certa forma decepcionado por este período de mercado nacional “acomodado” – para usar de polidez. 

Mas os planos de expansão do grupo estão mantidos e, no dia seguinte, anunciou novo ciclo de investimentos de R$ 500 milhões para a marca Renault. 

Confirmou que serão dois produtos novos, sem antecipar os escolhidos. No entanto, consideram-se certos a versão picape do Duster e o SUV compacto Captur derivado do atual Clio IV europeu (da Argentina vem o Clio II).

Uma coisa se tem como exata: pote de ouro é mesmo o segmento que inclui EcoSport, Duster, Tracker e, no futuro próximo, Peugeot 2008, Taigun, GLA, X1, Captur, HR-V, Renegade (mais o Fiat correspondente) e derivados do HB20 e até do Etios, sem falar dos chineses. Para todos os gostos e bolsos.

RODA VIVA

MODELO alemão de enfrentamento de crises de demanda temporárias tem alguma chance de emplacar agora no Brasil. 

Para não desempregar mão de obra especializada, governo, empresas e sindicatos estudam suspensão do contrato de trabalho em alternativa às demissões. 

Parte dos salários seria pago pelo seguro-desemprego. Falta avançar nas negociações.
VOLKSWAGEN achou o caminho das pedras para produzir, na China, um carro de entrada mais barato (equivalente a R$ 25.000 aqui). 

Solução é a mesma aplicada pela Renault na sua subsidiária romena Dacia: partir de uma arquitetura fora de linha, de duas ou três gerações anteriores, e criar nova carroceria. 

Como o dito popular, “o que os olhos não veem, o coração não sente”.
APENAS no final de 2014 a JAC terá disponível o seu novo T6, SUV de porte médio, que está à venda na China há um ano. 

Surpreende pelos bons materiais de acabamento e a vedação dupla de portas (no entanto, pesadas para manusear). Motor de 2 litros/155 cv tem ótima resposta em baixas rotações; engates do câmbio manual poderiam ser melhores.

FORD E TOYOTA trombetearam, na mesma semana, que Focus e Corolla, respectivamente, foram os modelos mais vendidos no mundo em 2013. 

Fontes diferentes, as consultorias Polk e Focus2Move, somam todas as versões de igual nome-modelo (hatch e sedãs). 

Já que é assim, Golf e sedãs derivados Jetta, Sagitar, Bora e Lavida passam de longe os dois citados.

COM admissão da Maserati, este ano, o exclusivo clube de 18 marcas centenárias ainda em produção aumentou. 

Em ordem alfabética: Alfa Romeo, Aston Martin, Audi, Bugatti, Buick, Cadillac, Chevrolet, Fiat, Ford, Lancia, Maserati, Mercedes-Benz, Opel, Peugeot, Renault, Rolls-Royce, Skoda e Vauxhall. Próximo da fila a Dodge, em 2015.
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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

quinta-feira, 24 de abril de 2014

ATENÇÃO PARA NOVA CAMPANHA DA CHEVROLET NA INTERNET, AGORA NO RIO DE JANEIRO. É UMA PROMOÇÃO QUE OFERECE DESCONTOS ATÉ R$ 10000,00 NA COMPRA DE MODELOS DA MARCA, COM OFERTAS E PREÇOS COMPETITIVOS. VAI ATÉ DIA 27 DE ABRIL - DOMINGO. ESCOLHA O CARRO, IMPRIMA O VOUCHER E FECHE A COMPRA NUMA CONCESSIONÁRIA.


Respaldada pelo sucesso em ações como o Blackfriday e Megadia, a Chevrolet lança mais uma ação de varejo no Rio de Janeiro, com 
ofertas limitadas (por chassi) e específicas por concessionária. 

Trata-se do Outlet Chevrolet, uma promoção inédita de vendas com a rede de concessionárias na internet.
No site da Outlet Chevrolet (www.outlet chevrolet.com.br) o cliente vai conhecer todos os modelos oferecidos, fazer a reserva do veículo de sua preferência imprimir um voucher e ir a concessionária para concretizar a compra. 

Entre os dias 24 a 27 de abril os consumidores vão encontrar ofertas inéditas com preços bem competitivos e descontos que podem chegar a R$ 10.000,00.

"A Chevrolet aposta na inovação também na hora de comunicar os benefícios aos seus consumidores. Esta campanha, além de ajudar a realizar o sonho de quem quer um Chevrolet zero, está alinhada com o DNA da marca" afirma Katia Gamba gerente Regional de Marketing da General Motors do Brasil.

ESTÃO ABERTAS AS INCRIÇÕES PARA A EXPEDIÇÃO MITSUBISHI DE INVERNO QUE CRUZARÁ A CORDINHEIRA DOS ANDES DO LADO ARGENTINO. PARA REALIZAR ESSA VIAGEM FANTÁSTICA, DE UMA SEMANA, OS CANDIDATOS DEVEM SE INSCREVER PARA UMA DAS CINCO SAÍDAS, QUE ACONTECERÃO DE JUNHO A AGOSTO. ELES PILOTARÃO, DURANTE 1.900 KM, PICAPES L200 TRITON, USADAS NO RALLY DAKAR.


Aliando aventura, belas paisagens, roteiro de encher os olhos e o espírito 4x4, a Expedição Mitsubishi chega à Cordilheira dos Andes, na Argentina, para um incrível percurso com cinco saídas de junho a agosto. Os interessados devem se inscrever no site: www.expedicaomitsubishi.com.br.


"Iremos explorar uma das regiões mais bonitas da Cordilheira dos Andes. Esse roteiro foi cuidadosamente pensado para proporcionar aos participantes as mais bonitas paisagens e todo o conforto e espírito 4x4 da Mitsubishi. As pessoas irão dirigir por estradas belíssimas e desfrutar de ótimos hotéis e restaurantes", revela Fernando Julianelli, diretor de Marketing da Mitsubishi Motors.


No mês de julho, a Expedição Mitsubishi de Inverno terá quatro saídas, com um roteiro de sete dias, partindo de Mendoza ou Tucumán, na Argentina, e cruzando a Cordilheira dos Andes. 

"O participante poderá optar pela saída em uma dessas duas cidades, de acordo com a sua preferência de data. O roteiro será o mesmo, apenas invertendo a ordem das cidades", explica Julianelli.


Em cada viagem, o percurso terá cerca de 1.900 km, passando por diversos pontos turísticos e parques nacionais, como o Aconcágua, Ishigualasco, Talampaya e Costa de Portuzuelo.

A bordo dos veículos Mitsubishi, que são disponibilizados durante a viagem, os participantes conhecerão locais exuberantes e cidades incríveis, com tudo incluso: hotéis, restaurantes, passeios e até combustível. 

Uma equipe especializada estará por perto o tempo todo, dando suporte para que as pessoas não precisem se preocupar com os veículos, nem com o roteiro.


Saídas - Inverno 2014
De 29/06 a 05/07 - Mendoza/Tucuman
De 06 a 12/07 - Tucuman/Mendoza
De 13 a 19/07 - Mendoza/Tucuman
De 20 a 26/07 - Tucuman/Mendoza
De 27/07 a 02/08 - Mendoza/Tucuman

Confira o roteiro

Mendoza / Tucuman
1º Dia - Mendoza
2º Dia - Mendoza / San Juan
3º Dia - San Juan / Villa Union
4º Dia - Villa Union
5º Dia - Villa Union / Aimogasta
6º Dia - Aimogasta / Tucuman
7º Dia - Tucuman

Tucuman / Mendoza
1º Dia - Tucuman
2º Dia - Tucuman / Aimogasta
3º Dia - Aimogasta / Villa Union
4º Dia - Villa Union
5º Dia - Villa Union / San Juan
6º Dia - San Juan / Mendoza
7º Dia - Mendoza


Itens inclusos:
- Hospedagem em todas as cidades em apartamento duplo.
- Alimentação: cafés da manhã, almoço / piquenique e jantar.
- Direito de dirigir o carro escolhido de Mendoza a Tucuman (ou vice-versa) pela rota pré-estipulada pela organização.
- Combustível utilizado durante a viagem.
- Taxas e pedágios durante a viagem.
- Seguro obrigatório do veículo para transitar fora do País.
- Manutenção preventiva no carro.
- Serviço de abastecimento.
- Seguro de assistência de viagem.

Operadora oficial:
TGK M.I.C.E.
Tel: (11) 3283-3233
E-mail: expedicaomitsubishi@tgkmice.com.br


PELOS VISTOS O CONVENCIONAL ESPELHO RETROVISOR INTERNO ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS. A NISSAN INFORMA QUE ESTENDERÁ AOS CARROS QUE PRODUZ NAS SUAS FÁBRICAS EM VÁRIOS PAÍSES UM RETROVISOR INTELIGENTE EQUIPADO COM UMA TELA LCD E UMA CÂMERA DE ALTA PERFORMANCE QUE OFERECE UMA VISÃO PERFEITA NAS MANOBRAS.


A Nissan apresentou oficialmente ao público, durante o Salão do Automóvel de Nova York, a tecnologia do Espelho Retrovisor Inteligente, revelada no início deste ano. 

O principal objetivo desse espelho é aumentar a segurança das manobras e da condução oferecendo visão traseira livre de obstáculos como passageiros altos; objetos baixos fora do veículo; em condições climáticas adversas, como lusco-fusco, chuva forte e neblina ou mesmo visualizar claramente o que há em pontos cegos, como nas colunas C. 

A novidade foi apresentada no utilitário esportivo Rogue exposto no estande da marca. 


Previsto para estrear nas 24 Horas de Le Mans deste ano, no bólido experimental Zeod RC, o novo retrovisor chegará aos modelos de produção no Japão ainda em 2014, mas a Nissan planeja instalá-lo, nos próximos anos, nos demais modelos produzidos nas fábricas que possui em diversos países.

Para obter uma imagem clara, a tela de LCD instalada na estrutura do espelho interno tradicional trabalha em conjunto com a câmera de alta performance (de 1.300.000 pixels) e ângulo estreito instalada na traseira do veículo, que foi formatada especialmente para o novo sistema para não distorcer as imagens. 

O brilho na tela é mínimo para o motorista, mesmo durante o nascer ou pôr do sol ou quando há veículos atrás utilizando o farol alto.


Enquanto os monitores convencionais possuem uma proporção 4:3 ou 16:9, a Nissan criou um de aproximadamente 4:1. 

É possível escolher, por meio de um botão na parte inferior, entre o uso do espelho inteligente ou do tradicional.

"O Espelho Retrovisor Inteligente oferece a possibilidade de projetos novos e excitantes para os nossos modelos futuros, garantindo que a aparência não deve ser comprometida pela visibilidade ou funcionalidade. Nós vamos ter a flexibilidade para criar novas formas e para melhorar ainda mais a aerodinâmica e a eficiência de combustível", explica Andy Palmer, diretor de Planejamento e vice-presidente Executivo da Nissan Motor Company.

A Nissan tem usado historicamente suas câmeras de alto desempenho para ajudar a ampliar a visão do motorista. 


Um exemplo é o Around View Monitor, já disponível em modelos de produção em escala, que facilita as manobras de estacionamento e a visualização do que está ao redor do carro com sua imagem em 360º.

GRUPO ENTREPOSTO É O MAIS NOVO REPRESENTANTE DA VOLVO PENTA NO BRASIL. VAI DISTRIBUIR MOTORES INDUSTRIAIS E MARÍTIMOS PRINCIPALMENTE NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE

A Entreposto é a mais nova distribuidora de motores industriais e marítimos comerciais no Brasil. A nomeação da empresa é parte do esforço da Volvo Penta de expandir sua rede de peças e serviços nas Américas.

A Entreposto fornecerá produtos, peças e serviços a seus clientes a partir de suas cinco filiais que cobrem a região Nordeste do País.

O Grupo Entreposto chegou ao Brasil em 1975, iniciando suas operações com a venda de máquinas agrícolas.

Desde então, a Entreposto se consolidou como distribuidora da Volvo Construction Equipment (Volvo CE) no Brasil e se orgulha de fornecer peças e serviços de alta qualidade.

“A Volvo Penta é uma marca forte, reconhecida por agregar valor para os clientes e parceiros comerciais, graças à atenção dada aos detalhes no projeto e na manufatura de seus produtos. O Grupo Entreposto fornecerá um serviço profissional de qualidade, que é prestado por nossos técnicos de serviços qualificados. Queremos ajudar os clientes a tirar o máximo de cada motor durante toda sua vida útil.”, afirma Sílvio Roberto Siqueira de Almeida, gerente comercial da Entreposto.

“O Grupo Entreposto e a Volvo Penta representam uma grande parceria,” diz João Zarpelão, diretor de vendas de motores industriais da Volvo Penta South America.

“A experiência e conhecimento do mercado da Entreposto estão bem alinhados com a Volvo. Clientes no nordeste brasileiro terão o benefício de novos pontos de atendimento em suas diferentes filiais, além do compromisso da Entreposto com a excelência de serviço. Estamos felizes por tê-los nos representando”, finaliza o diretor.

Para maiores informações sobre a rede e ofertas de pós-vendas da Volvo Penta, favor acessar: www.volvopenta.com.

CAROS LEITORES PARA OS FÃS O ANTIGOMOBILISMO

quarta-feira, 23 de abril de 2014

ATENÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO TÉCNICO DA EMPRESA KS DE CURSOS DE TREINAMENTO DE RECONDICIONAMENTO DE MOTORES. ACONTECERÂO DE MAIO A NOVEMBRO E AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS PELOS TELEFONES REGISTRADOS NO TEXTO.


Inaugurado em junho de 2013, o Centro de Treinamento Técnico da KS, localizado na planta da KSPG Automotive Brazil em Nova Odessa (SP), já certificou nove turmas, totalizando mais de 90 profissionais treinados, abrangendo tanto clientes do mercado interno como externo, dentre eles Argentina, Peru e Equador.

Os treinamentos são gratuitos e, para fazer sua inscrição, os interessados deverão entrar em contato com a KS através do SAKS 0800 721 7878 e consultar a disponibilidade de vagas.

Com treinamentos sobre “recondicionamento de motores a combustão”, a KS divulga seu calendário de cursos em 2014 – cada um com a duração de 32 horas, que são divididas em quatro dias de curso: 5 a 8 de maio, 2 a 5 de junho, 4 a 7 de agosto, 8 a 11 de setembro, 6 a 9 de outubro e 10 a 13 de novembro.

As aulas práticas que equivalem a 70% do curso, contam com motores tanto do ciclo Otto, como do Diesel e ferramentas específicas para recondicionamento de motores, nos quais são trabalhados: tecnologia dos produtos aplicados nos reparos (pistão, anel, bronzina, bloco e virabrequim, entre outros); danos e falhas; e controle dimensional (metrologia).

Todos os cursos são ministrados por técnicos da KS altamente qualificados e com grande experiência na área automotiva, utilizando metodologias baseadas no reparo do motor conforme procedimentos e manuais dos fabricantes. 

* Os produtos da marca KS são comercializados no mercado brasileiro de reposição pela MS Motor Servic.e Brazil, divisão do Grupo KSPG AG responsável pelas atividades de vendas e prestação de serviços para o aftermarket.

BOAS NOVIDADES NA COLUNA DOP NASSER NESTE EDIÇÃO.LANÇAMENTOS DO SALÃO DE BENJING. SABIA QUE A PORSCHE É A FABRICANTE MAIS RENTÁVEL DO MUNDO? E AINDA FALA ENTRE MUITAS OUTRAS COISAS DO LANÇAMENTO DO AUDI A3 1.4 QUE O BLOG APRESENTOU ONTEM.


Coluna1714 23.abr.2014
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De China, para Brasil 

Fato inimaginável há alguns anos, o mercado brasileiro de automóveis ser plotado pelos moradores da China. 

Mas é a verdade de seguir o também surpreendente maior mercado de automóveis no mundo. 

Assim, o Salão de Pequim – Beijing Auto Show - abril 20 a 29, exibiu, pelo menos, cinco (!) novidades a aparecer também em produção ou importados em avenças comerciais com o Brasil.

VW Santana
Bom nome, produto de boa imagem aqui, mas o citado apenas aproveita o nome do produto bem conhecido no Brasil. 

No caso, é o seguir o conceito original do Renault Logan da VW, versão a mercados em início de intimidades com o ser automóvel, carro espaçoso sobre plataforma antiga. 

Muito adequado ao Brasil, agora em segunda versão, será construído sobre o VW Polo. Salão do Automóvel, outubro.

GM Cruze 2
Segunda geração deste coreano criado pela Daewoo, bem vendido, com projeto revisado pela Divisão Chevrolet nos EUA, aplicando sua tecnologia. 

Daí o nome: Projeto Phoenix, pois desenvolvido nesta mancha fértil em meio ao deserto do Arizona. 

Reforços estruturais para resistir a países ásperos como os do bom mercado latino americano, e atualização de motores reduzidos em volume e peso: 1,5 litro, quatro cilindros, 16 válvulas, 114 cv – pela potência não deve dispor de comandos variáveis para as válvulas ou injeção direta. Idem, com turbo compressor e 150 cv. 

Bom sítio argentino Autoblog diz, motor de três cilindros – eflúvios do fugaz acordo com a PSA Peugeot-Citroën, nota do Editor – com turbo também o equipará. 

É razoável. Caminho é reduzir área cúbica externa e deslocamento interno dos motores. Transmissões com dupla embreagem. Indefinido local de produção, se Argentina ou Brasil. Salão do Automóvel, outubro. 

Cruze 2, adaptado aos mercados com vias ásperas 

Novo Vento, o anti Mercedes CLA
Linhas definitivas a partir da proposta do designer brasileiro Marco Pavone, a VW deu vida ao conceito NMC – New Midclass Coupé. Ainda sem nome, embora o digam Vento CC. 

Usa plataforma MQB, queridinha do grupo VW, polivalente e poli marcas, hoje base de novo Golf e Audi A3. 

Motor dos VW deste porte e Tiguan, quatro cilindros, 2,0, 16 válvulas, injeção direta, turbo, 220 cv, transmissão DSG – de duas embreagens – e sete velocidades.

Será feito no México. Não é para ser mais um, porém mira precisa, ter mais porte que o Mercedes CLA, pequeno sedã recordista em surpresa e preferência.


Conceito NMC, base do Golf, concorrente do Mercedes CLA 


Peugeot 408
Segunda geração do modelo argentino e aqui disponível. Pequeno aumento na medida entre eixos e perfil mais aerodinâmico, elegante queda do teto, e distribuição de volumes visando esportividade – grande capô, habitáculo recuado, porta malas curto -, dão-lhe sensação de ser maior e bem disposto em performance. 

O leão, símbolo da marca, desceu para a grade em estilo, digamos, amercedado. 

Na China, motor 1.6 com turbo de alta pressão. Multiuso, vai de 163 cv, como anunciado, a 270 cv de potência, dependendo da aplicação do produto, da vontade do diretor comercial, o conhecido Fator T.R. (na prática, T grande por roda). Conceito Peugeot Exalt, usa o engenho com potência maior.


Previsão de ser mostrado no Salão do Automóvel, com produção argentina.


Peugeot 408, 2ª. edição. 


Citroën C-RX
Novidade para instigar especulações é o conceito Citroën C-RX, dito como desenvolvido pelos chineses da Dongfeng, sócia da marca. 

Sobre plataforma do C3, fabricada em Porto Real, RJ, base do Peugeot 2008, lançamento pós Copa – a mesmo perfil e público. Peugeot e Citroën são a PSA. 

Possível, é. Mas será provável? Carlos Tavares, novo comandante, em projeto de salvação, disse cortar modelos assemelhados entre as marcas. 

Possibilidade há, se o C-RX for apresentado no Mercosul como o primeiro produto da DS, marca Premium anunciada pela PSA.


Roda-a-Roda 

De novo
A informação sempre existiu como especulação contida: o utilitário esportivo Cayenne Porsche era o veículo de produção com maior lucratividade no mundo - incríveis US$ 25 mil/unidade. 

Porschistas o chamam Filho de Satã, pela distância e morfologia em relação aos esportivos da marca. Mas vende e dá lucros

Fonte
Agora a agência Bloomberg Businessweek diz ser a Porsche fabricante mais rentável do mundo: ganha médios US$ 23 mil/venda, margem de 18%.

Mais
Lamborghini seria muito rentável se vista individualmente, mas é somada como Audi, a quem pertence. 

Na média ambas lucram US$ 5.200/veículo. Volkswagens, US$ 850, 2,9% de lucro líquido. 

Razões
Diz a publicação, simples entender. Desde a crise de 2009, quem muito podia, continua podendo muito. 

Outros, consumidores dos veículos baratos, foram afetados e ora andam em lenta recuperação. 

Ou seja, mercado dos carros caros vai bem. Mais baratos, brigam entre si e crescem pouco ou nada.

Mais – Trimestre com recordes de venda, a Audi dá gás no entusiasmo sobre seu produto igualmente entusiasmante, o A3 Sedan. Importou outra versão, com motor e preços menores. 

O que?
Em lugar do motor 1.8, agora 1.4 TFSI – o mesmo sistema significando turbo com injeção direta de combustível -, 122 cv, cerca de 20 quilos de torque iniciados a 1.400 rpm; câmbio com duas embreagens e sete velocidades, performance e economia. Duas versões: Básica R$ 94.800, e Attraction R$ 99.900. 

Por pensar
Carro bem equipado, melhor desenvolvido mecanicamente, feito na Alemanha, passa por enorme logística de transporte, paga 35% de imposto de importação, e os demais sobre ele incidentes, e concorrerá com a versão Altis, do Toyota Corolla, feito em São Paulo. No Brasil aritmética é ciência excitante. 

Sucessor
Mark Fields, executivo navegando com êxito na crise da Ford, deve ser indicado sucessor de Alan Mulally, o atual CEO em busca de aposentadoria. Fields é o operacional abaixo do mandão. 

Caminhos
Faz parte da paz com acionistas e mercado antecipar anúncios de sucessão. A Ford quer fazê-la plana e manter Mulally por perto, com lugar em seu conselho. Mas a Microsoft já o convidou para recomeçar, ser CEO. 

Prévia
Antes de colocar os produtos nos concessionários da marca e para fazer movimento nestes tempos pré-Copa, a Nissan inicia cadastrar interessados em seu New March, produzido na recém inaugurada fábrica em Resende, RJ. Dê uma olhada: http://nissan.com.br/novidades/

Sorrisos
Sorri, contido, o eng. Paulo Bedran, um dos atuantes na área de automóveis do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mais de duas décadas de emoções no mercado, de carro 1.0, Câmara Setorial, novas montadoras, crises com a Argentina, ... Do ramo. 

Razão
Também engenheiro, nortista e descendente de libaneses, Carlos Ghosn, presidente da Renault-Nissan, anunciou R$ 500 milhões no fazer dois novos produtos: pequeno utilitário esportivo Captur e o picape Duster. 

E,
O Captur teve pré lançamento como importado, quando o governo federal criou o programa Inovar Auto, barrando importações para fomentar produção local. Será o primeiro produto pós programa. 

Mais
Nele, plataforma do novo Clio, permitindo imaginar a produção deste no Brasil. Há tempos o Clio, avô do atual, é feito na Argentina. 

O Captur é menor, porém mais cuidado e equipado, e terá preço acima do Duster. Outro mercado.

Mais
Fazer o picape seria fácil, exceto pelas diferenciações impostas: 1 tonelada de carga e tração nas 4 rodas, para diferenciar-se dos concorrentes Fiat Strada e VW Saveiro, sem estes predicados. Se bobear, versão diesel com motor argentino.


Captur, barrado na importação, fabricado no Brasil 


Petrobras
Protestos, pedido de CPI específica – como deve ser -, discursos sobre a lulopetralização da Petrobras e os descaminhos da empresa que, dentre outras conquistas, levou ao buraco o FGTS dos que acreditaram em implementar a poupança, e se descobriram em grande prejuízo. 

Programa
Nenhum dos discursos de candidatos à Presidência tocou num dos pontos fulcrais do negócio – a divisão da administração pública, em todos os setores, para ser gerida ou apropriada por políticos e seus procuradores próximos aos governos. 

Enquanto mantido o sistema da vantagem pessoal ou partidária, não há orçamento, impostos que resistam à impunidade autorizada. Nem futuro.


Por lembrar
O Mensalão apareceu por conta de um protegido do PTB colocado nos Correios. E existem muitos partidos e muitos órgãos públicos. 

Enquanto não for restaurada a legislação garantindo os postos aos funcionários de carreira – e vedando a partidarização da administração -, tudo continuará. 

Chamada
Recalls em 238 Ford Fusion 2013, para troca do reclinador do encosto dos bancos dianteiros, chassis R104192 a R331925. Sítio do Ministério da Justiça – http://portal.mj.gov.br/recall

Sem chupar 
Nada de engolir combustíveis e líquidos não desejados. Empresa paulista criou a bomba Magiflux, para transferir líquidos sem chupar a mangueira, usar funil e afins. 

Motoristas de caminhões diesel atuais, de marcas obrigadas ao uso do Arla 32, aditivo anti poluição, gostarão mais. O Arla é de trato agressivo. 

Para
Serve a tratores, máquinas pequenas, lanchas, karts, jet skies, carros de coleção. Mergulhando a mangueira pela ponta com válvula contendo esfera, e movimentos de vai e volta, o líquido se acumula até formar altura para escorrer ao outro recipiente. 

Daí, faz o serviço em 12 litros/minuto. Nos postos, mercados, lojas, entre R$ 30 e R$ 45. Mais? www.magiflux.com.br


Magiflux, sem chupar 



Ecologia
Módulo de farol baixo em led, criado pela Magneti Marelli foi incluído na lista de Eco Inovações da União Europeia. 

Para integrá-la produtos devem provar redução significativa de CO2.

Comparativamente a uma lâmpada halógena, consumindo 68 watts, o módulo E-Light Marelli usa 11.
Situação
Novas regras, V6, turbo, 1,6 litro de deslocamento e gerador de energia por calor, mudou o cenário da Fórmula 1 quanto aos motores. 

Encerrada a 4ª. prova, os alemães tem 90% dos pontos possíveis. A Renault, pluri campeã, foi para o fim da fila. 

Fonte
Conta Wagner Gonzalez em http://autoentusiastas.blogspot.com.br/ dos 404 pontos marcados, 154 foram por Rosberg e Hamilton; 287 por pilotos usando motor Mercedes. Se a fase europeia não exibir mudanças, emoção da disputa e interesse sobre a categoria diminuirão.

De volta
O complicado relacionamento entre pilotos dos EUA e a Fórmula 1 caminha para novo degrau, de esperado convívio pacífico. 

Gene Hass, sócio da equipe Stewart-Hass conseguiu licença de competidor na categoria junto à FIA. 2007 viu a última participação do país com Scott Speed. Carro próprio. 

Maserati. O centenário do tridente
Em 1914 em Bolonha, Itália, cinco irmãos Maserati – Alfieri, Bindo, Carlo, Ettore, Ernesto e Mario - montaram oficina para construir carros de corrida. 

Deste é a logo do tridente, inspirado na estátua de Netuno, em praça na cidade. Logo ampliaram ações – construir, correr, administrar corridas e o negócio. 

Gestão não era o forte familiar e, logo após a morte de Alfieri, em 1932, venderam a empresa à Orsi, mantendo-se colaboradores, mudando-a para Modena. 

Deu certo, indo competir com estrelas mundiais, vitória na Targa Flório e nas 500 Milhas de Indianápolis, EUA. 

No pós-Guerra disputou corridas mundo afora com outras italianas, a estatal Alfa Romeo, a recém surgida Ferrari. 

Fez carros memoráveis como o A6GCM e o 250F vencedor da temporada evoluída à Fórmula 1, com Juan Manuel Fangio. 

Viver de corridas era inviável e a empresa iniciou construir carros esportivos, como o 3500 e o 5000 sobre o mesmo chassis em alumínio, e criações com estilo como o Mistral Coupé, Spider e o Ghibli, por Vignale. 

Boa em produtos, ruim em gestão, nova crise em 1968 associou-a à Citroën. Mais problemas, a PSA assumiu a francesa, descartou a italiana. Voltou a capital oficial. 

Nos anos ’70 assumiu-a o polêmico italo-argentino Alejandro De Tomaso, dos esportivos sob seu nome, resgatando-a. Pouco tempo. O coração freou-o e o governo italiano conduziu a Maserati à Ferrari.


Nova gestão, transferindo o eng Eugenio Alzatti da vice-presidência da Fiat no Brasil para geri-la. 

Gente, equipamentos, espírito, o novo sedã Quattropuorte, grande e performático, colocaram-na em caminho de prestígio. 

Em 2005 a Fiat assumiu-a, e novo projeto acelera suas vendas, previstas em 50 mil unidades neste ano de comemorar o primeiro centenário.

Logo dos festejos do centenário 
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