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sábado, 26 de abril de 2014

RESULTADOS COMERCIAIS DO GRUPO RENAULT QUE REGISTROU AUMENTO NOS EMPLACAMENTOS DE 6,1%, NESTE PRIMEIRO TRIMESTRE, EM RELAÇÃO AO DE 2013, ALÉM DE RECUPERAR LEVEMENTE- MAS É MELHOR DO QUE NADA - EM 0,8 % SUA POSIÇÃO NA EUROPA. O FATURAMENTO CHEGOU A 7,7 MILHÕES DE EUROS.


Em um mercado automotivo mundial em alta de 4,7%, os emplacamentos do grupo Renault registraram alta de 5,1%, com 636.239 unidades.

Na Europa, o Grupo teve alta de 17,7%, em um mercado em crescimento de 8,2%, onde Clio, Captur, e Sandero reafirmam seu sucesso comercial.

Com exceção da Europa, em um contexto de queda de seus principais mercados internacionais, os emplacamentos do Grupo estão em queda de 7,9% e representam 43% das vendas totais (contra 49% no primeiro trimestre de 2013).


Em nível mundial, o Duster se mantém como o veículo mais vendido do Grupo, com 97.280 unidades vendidas no período.

Na Europa
Em um mercado em crescimento de 8,2%, principalmente impulsionado pela recuperação dos países do Sul da Europa, o Grupo teve um aumento de seus emplacamentos de 17,7%, atingindo uma participação de mercado de veículos de passeio (VP) e veículos utilitários (VU) de 9,7%, em alta de 0,8 ponto percentual.

As altas maiores são registradas na França (+ 8,2%), Itália (+ 37,4%), Espanha (+ 21,4%) e Reino Unido (+100,1%).


Neste último país, o sucesso dos novos modelos Renault assim como a boa aceitação da marca Dacia, que apresenta a maior progressão do mercado, explicam a duplicação no número de emplacamentos do Grupo.

A marca Renault ocupa a terceira posição do mercado (VP e VU), com uma penetração de 7,2%, em alta de 0,1 ponto percentual, e se mantém líder do mercado de veículos utilitários, com 13,7% de participação de mercado.


A marca Dacia teve a maior progressão do mercado, com um crescimento de 46,1%, e apresenta uma participação de mercado de 2,5% (+ 0,6 ponto), graças principalmente à forte dinâmica no Reino Unido.


Os três veículos mais vendidos do Grupo na Europa são o Clio, com aproximadamente 76.000 veículos, o Captur, com 41.500 unidades, e o Sandero, com 39.000 unidades.

Com o sucesso destes produtos, o Grupo se mantém como líder do segmento B na Europa.

Nas AméricasAs vendas do Grupo estão em progressão de 8,9%, em um mercado em queda de 3,5%.

No Brasil, os emplacamentos estão em alta de 21,8%, em um mercado em queda de 1,8%.


A Renault teve uma participação de mercado na ordem de 6,7%, em alta de 1,3 ponto percentual, em comparação ao mesmo período de 2013 - ressaltando que, de 8/12/12 a 06/02/13, a produção da fábrica de automóveis esteve paralisada em razão das obras de ampliação da capacidade produtiva do Complexo Ayrton Senna.

Na Argentina, os emplacamentos estão em queda de 7,7%, em um mercado em recuo de 13,0%. A participação de mercado chegou a 15,1% (+0,9 ponto percentual).

Na EurásiaAs vendas estão em queda de 1,0%, em um mercado em recuo de 2,0%. Na Rússia, o Grupo mantém sua participação de mercado em 7,7%, com emplacamentos em queda de 3,7%. A marca Renault se mantém como a segunda marca do país, atrás da Lada.

Na Região Euromed-África, os emplacamentos estão em recuo de 14,9%, em um mercado em queda de 10,8%.

Após anos de fortes altas, o mercado argelino está passando por uma fase de recuo e queda de 28,3% no trimestre.

Após a intensa atividade no final do ano passado, os emplacamentos do Grupo, que se mantém como líder no país com uma participação de mercado de 23% (-2,2 pontos percentuais), estão em queda de 34,5%.

A Turquia apresenta vendas em queda de 18,1%, em um mercado em recuo de 24,5%. A participação de mercado do Grupo chegou a 18,7%, em alta de 1,4 ponto percentual.

Na Região Ásia-PacíficoOs emplacamentos do Grupo estão em queda de 30,0%, principalmente em razão da situação no Irã (-12,6% com exceção do Irã) e da queda do mercado indiano.


Na Coreia do Sul, a Renault Samsung Motors registrou volumes em alta de 16,9%, com uma participação de mercado de 4,0%, em alta de 0,3 ponto percentual.



Faturamento
No primeiro trimestre de 2014, o faturamento do Grupo chegou a 8,2 bilhões de euros, estável em relação ao mesmo período do ano passado (+5,1%, com exceção do efeito do câmbio e com estrutura idêntica).

O faturamento da Divisão Automotiva ficou em 7,7 bilhões de euros (-0,1%).

A queda das principais moedas dos países emergentes em relação ao Euro (Peso argentino, Rublo russo,...) teve um impacto desfavorável de 5,3 pontos percentuais, compensada parcialmente por um efeito de preços de +1,3 ponto percentual.

A alta das operações realizadas com as empresas parceiras (venda de veículos e sistemas mecânicos) contribuiu positivamente, com 3,1 pontos percentuais.

O Financiamento das Vendas (Banco RCI) atingiu um faturamento de 530 milhões de euros, um nível estável (+0,2%) em relação a 2013.

Associado à dinâmica comercial do grupo Renault na Europa, o número de novos contratos de financiamento aumentou 9,8%, ficando em 280.455.

A média de créditos em aberto está em alta, apesar de um efeito de câmbio negativo, principalmente na Região Américas de 2,3%, com 24,7 bilhões de euros.

Perspectivas  2014
O Grupo constata uma evolução desigual de seus principais mercados no primeiro trimestre.

Enquanto que os principais mercados emergentes estão em desaceleração, a recuperação do mercado europeu parece melhor do que o esperado.

Neste cenário incerto, o Grupo prevê que os mercados russo e brasileiro apresentem ligeira queda. Por outro lado, o mercado europeu deve crescer de 2% a 3% em 2014.

Objetivos
Aumentar os emplacamentos e o faturamento do Grupo (com taxas de câmbio constantes);
Melhorar a margem operacional em valor do Grupo e da Divisão Automotiva; e
Gerar um fluxo de caixa livre operacional da Divisão Automotiva positivo.

Faturamento consolidado
(em milhões de euros)
2014
2013
Variação 2014/2013
1º trimestre   
Divisão Automotiva
7.727
7.736
-0,1%
Financiamento das vendas
530
529
+0,2%
Total
8.257
8.265
-0,1%

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