Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Carros elétricos tão desejados por uns, o público, e não tanto pelos governos - o do Brasil que o diga - já se nota pelas ruas da Europa e dos Estados Unidos, onde os totens de recarga de suas baterias estão espalhados pelas cidades. A Alemanha tem sua meta de colocar nas ruas até 2020 uma boa quantidade de elétricos à custa de um subsídio de 5.000 euros, mas ainda é muito caro para o consumidor em relação aos tradicionais veículos com motor de combustão. Uma decisão inteligente seria incentivar os híbridos


Alta Roda 

Nº 912 — 27/10/16

Fernando Calmon

Pés no Chão

Que o futuro dos automóveis deve ser elétrico, poucos duvidam. O problema é saber quando e como isso deve acontecer. 

Há dois meses um dos países mais engajados nos incentivos para a substituição dos motores a combustão, a Noruega, desmentiu haver algum prazo ou obrigatoriedade. 

No país nórdico carros elétricos são isentos de impostos de compra, de circulação e de pedágio urbano. 

Podem transitar nos corredores de ônibus, e recebem recarga e estacionamento gratuitos.

Semana passada uma proposta no parlamento alemão de impedir a venda de automóveis a gasolina ou diesel no país a partir de 2030, foi interpretada aqui como favas contadas. 

Não é bem assim. A aprovação depende ainda de muitos fatores, inclusive de um acordo geral com a União Europeia. 

Afinal, o mercado automobilístico alemão responde por um quarto de todo o continente, ao contrário do norueguês, que mal passa de umas gotas em um copo.

O avanço da tração elétrica tem mais impedimentos do que simplesmente baixa autonomia, tempo de recarga ou de como se obtém a essa energia, entre outros. 

Apenas um dos fatores limitantes, o custo da bateria, parece caminhar melhor. Segundo a consultoria Bloomberg, seu preço em US$/kWh caiu 65% entre 2010 e 2015, devendo ir bem abaixo disso na próxima década. 

A reciclagem em massa das baterias, porém, não apresenta ainda uma equação financeira plausível.

Até mesmo o modelo de negócio do carro elétrico carece de contabilidade precisa. A Faraday, que apresentou seus planos no começo do ano e conseguiu incentivos do estado americano de Nevada, está com obras e contas atrasadas. 

A Tesla, do bilionário e visionário Elon Musk, acumula prejuízo há 18 trimestres consecutivos. 

Mas isso não impedirá que seu Model S esteja no Salão do Automóvel de São Paulo, entre 10 e 20 de novembro próximo, e possa até ser testado na pista fechada do Expo Center.

Voltando à Alemanha, o país tem uma meta menos ambiciosa de colocar nas ruas um milhão de carros elétricos até 2020 à custa de um pesado subsídio de 5.000 euros (cerca de R$ 20.000) por veículo. 

Essas contas tendem a não fechar, pois no ano passado foram vendidos no país apenas 30.000 unidades ou 1% do total comercializado. 

Reconhecido pelo rigor fiscal nas contas públicas, precisam combinar antes com o ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble...

EUA e França também construíram programas de incentivos ou de abatimento de impostos a pagar para incentivar o uso de energia alternativa por parte dos consumidores. 

Como o elétrico ainda é um produto muito mais caro do que um carro convencional, grandes avanços técnicos ocorrem hoje nos motores a combustão e há poucos indicadores de o preço dos combustíveis fósseis voltar a patamares muito elevados, fica difícil um comprador tomar sua decisão em meio a tantas indefinições.

O fato real é que ninguém sabe quanto tempo vai durar a transição. Grandes capitais europeias podem, de fato, criar zonas centrais de exclusão para veículos com motores apenas a combustão. 

Mais prudente seria incentivar os híbridos, que apresentam custos mais palatáveis e significam opção com os pés no chão.

Roda Viva

Fabricantes, como Honda, têm suas próprias metas para 2030. A previsão é objetiva: 50% de sua produção se concentraria em carros elétricos a bateria e híbridos (não informou em que proporção), 15% de elétricos com pilha a hidrogênio e 35% com motores a combustão exclusivamente. Estes motores estarão ainda nos híbridos e, portanto, vão longe...

Outra previsão, desta vez da Honeywell/Garrett, indica que em cinco anos veículos leves com motores turbo passarão de 20% para 30% na América do Sul. 

É mais desempenho com menor consumo de combustível. Já existem vários modelos de alto volume, produzidos aqui e na Argentina, exclusivamente turbos: VW Jetta e Golf, Chevrolet Cruze, Citroën C4, Peugeot 308 e 408.

Novo Mercedes-Benz Classe E está mais requintado e aerodinâmico com Cx de apenas 0,23. Versão E250 (2 L/211 cv) ficou 65 kg mais leve e assim diminuiu consumo de combustível. 

Dos recursos de direção semiautônoma destacam-se controle ativo de cruzeiro até 210 km/h e assistente de manutenção dentro das faixas entre 60 e 200 km/h. Preços: R$ 309.900 a 325.900.

Volvo XC90 oferece no Brasil, pela primeira vez entre os SUVs, o mais avançado dos seus sistemas semiautônomos: permite acelerar, frear e a movimentar o volante a até 130 km/h, mesmo sem seguir um carro à frente. 

Mas o motorista deve manter sempre as mãos no volante. Também aciona os freios se tentar virar à frente de outro carro em sentido contrário.

Denatran continua com sua incoerência. Não é mais preciso que o agente de trânsito use um decibelímetro para constatar excesso no nível sonoro musical de um carro. 

Mas milhões de veículos continuam a rodar com películas escurecedoras nos vidros dianteiros, ilegais e perigosas, principalmente à noite e em locais escuros. Em Brasília, então, nenhuma “autoridade” segue a lei.
____________________________________
fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

CNH Industrial é reconhecida como líder mundial de ações contra as mudanças climáticas Empresa está entre as 200 principais companhias globais que participam do programa de combate à mudança climática do CDP





A CNH Industrial, uma das líderes globais no setor de bens de capital, foi nomeada pela ONG Carbon Disclosure Projetc (CDP) como empresa “A” em sua lista climática. 

Isso significa um reconhecimento às ações implementadas pela companhia em 2015 para otimizar o consumo de energia, reduzir as emissões de CO2 e mitigar os riscos de contribuição do negócio à mudança climática.

Trator movido a biometano é uma das soluções sustentáveis da CNH Industrial

Como parte de sua estratégia de combate à mudança climática, no ano passado a CNH Industrial conduziu 201 projetos com o objetivo de melhorar seu desempenho global no consumo de energia. 

Esses projetos levaram a alguns resultados positivos, como: 48% de consumo total de energia em fábricas provenientes de fontes renováveis e a redução de mais de 81 mil toneladas de emissões de CO2 (menos 4% por hora de produção, em comparação a 2014).

Caminhão movido a GNV (Gás Natural Veicular) é usado na planta de Sorocaba da CNH Industrial

Além de ser reconhecida como a líder no setor de acordo com os índices Dow Jones de sustentabilidade para o mundo e a Europa, a CNH Industrial também é reconhecida por outros importantes indicadores, tais como: MSCI Global ESG Indexes, MSCI Global SRI Indexes, FTSE4Good, ECPI Global Developed ESG Best in Class Equity, FTSE ECPI Italia SRI Benchmark and FTSE ECPI Italia SRI Leaders, Euronext Vigeo Europe 120, Euronext Vigeo Eurozone 120, STOXX ESG Leaders Indices, STOXX Sustainability Indices.

Sobre o CDP
O projeto, desenvolvido pela organização não governamental Carbon Disclosure Projetc, é o único sistema de divulgação global para empresas, cidades, estados e regiões gerenciarem seus impactos ambientais, além de fornecer acesso às informações ambientais para investidores e organizações.

Milhares de empresas enviam divulgações climáticas anualmente ao CDP para avaliação independente com base em sua metodologia de pontuação. 

A CNH Industrial está entre as 200 companhias mais bem avaliadas no mundo, de um total de 2.100 participantes do programa de combate à mudança climática.

O carro mais rápido e esportivo da Chevrolet, o Camaro chega à sexta geração ainda mais potente, com excelente torque de 62,9 kgfm. Tem arquitetura mais leve e compacta, além de motor 6.2 V8 de 461 cavalos e transmissão de oito marchas e Drive Mode Selector que levam o carro de 0 a 100 km/h agora mais rápido, em apenas 4,2s. Apesar de ser completamente novo, modelo mantém o estilo “Muscle Car” que o consagrou; no Brasil, carro é o líder absoluto de vendas da categoria. As 100 primeiras unidades serão da série limitada Fifty, comemorativa aos 50 anos do lendário cupê norte-americano e que traz acabamentos exclusivos, que custa R$ 297 mil




São Caetano do S
ul – Superesportivo de maior sucesso no Brasil, o Camaro chega à sexta geração ainda mais potente, tecnológico e refinado. 

O estilo “Muscle Car” que consagrou o modelo anterior foi mantido, porém, agora com uma linguagem mais contemporânea. 

As dimensões e a arquitetura são completamente inovadoras, contribuindo para uma dinâmica veicular realmente surpreendente.

Os avanços também estão presentes no conjunto mecânico. O novo motor V8 de 6,2L de injeção direta entrega 461 cavalos e 62,9 kgfm de torque, enquanto a transmissão é de oito marchas com sistema Active Select, que permite trocas automáticas ou manuais por meio de aletas atrás do volante, por exemplo.


A cabine do Camaro 2017 está mais refinada. Traz avançados recursos, como painel customizável, Heads-up Display, multimídia Mylink com Android Auto e Apple Car Play, alto-falantes Bose, carregador wireless para smartphone, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, ajuste elétrico e memória, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.

Outra novidade é o intensificador de som do motor para a cabine, que torna o ronco mais envolvente à medida que o giro do propulsor sobe. 

Uma experiência verdadeiramente única para entusiastas e fãs de superesportivos.

O cupê da Chevrolet adiciona ainda seletor de modo de condução (Drive Mode Selector), sistema de vetorização do torque, freios de alta performance Brembo com assistência de frenagem de urgência, alertas anti-distração, oito airbags, pneus mais largos, teto solar, faróis de xenônio e lanternas com LEDs.



“O  novo Camaro foi completamente redesenhado e projetado para encantar tanto os fãs deste icônico modelo da Chevrolet quanto os consumidores que buscam um superesportivo altamente tecnológico e prazeroso de guiar”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM do Brasil.

Do modelo anterior, o Camaro 2017 manteve somente duas peças: a gravata dourada da Chevrolet e o emblema SS que identifica a versão luxuosa da gama.

Uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, a nova geração do Camaro chega às concessionárias a partir de novembro. 


As 100 primeiras unidades serão da série limitada Fifty, comemorativa aos 50 anos do lendário cupê norte-americano e que traz acabamentos exclusivos.

A configuração SS conversível também estará disponível no mercado brasileiro. A previsão é que ela estreie nas lojas no fim do primeiro trimestre do ano que vem.


Série Fifty marca a 
estreia do novo Camaro
Ofertada apenas na carroceria cupê no Brasil, a série especial comemorativa ao cinquentenário do Camaro traz inúmeros itens específicos:

Exterior
• Pintura Cinza Graphite
• Faixas decorativas no capô e na tampa traseira
• Grade versão "50th" com detalhes cromados
• Defletor dianteiro na cor do veículo
• Emblemas decorativos "Fifty" nas laterais do veículo
• Roda de alumínio aro 20" com design especial e calota personalizada "50th"
• Pinça de freio laranja


Interior
• Acabamento em dois tons: preto e cinza escuro
• Bancos e detalhes com costura laranja e emblema "Fifty"
• Painel dianteiro com acabamento customizado
• Soleiras iluminadas com emblema comemorativo "50th"

Serão apenas 100 unidades disponíveis no Brasil da versão mais épica criada até hoje do Camaro, para celebrar a história dessa lenda.

Os compradores receberão uma identificação com a numeração 
de cada veículo.


Arquitetura leve e tecnologias 
diferenciam o novo modelo
Aproximadamente 70% dos componentes da arquitetura do Camaro foram desenvolvidas especificamente para o carro, que está estruturalmente 28% mais rígido e 83 kg mais leve. Já a distribuição de peso é praticamente idêntica entre os dois eixos.

Isso foi possível devido ao uso abundante de materiais nobres, como o aço de alta resistência e o alumínio em diversos componentes do veículo. Um exemplo é o sistema de suspensão, que ficou 12 kg mais leve.


O conjunto dianteiro agora é multi-link McPherson com geometria específica, barra estabilizadora e pivô duplo, enquanto o traseiro é do tipo independente com cinco braços, desenhado para proporcionar controle excepcional do veículo e não deixar a carroceria empinar em acelerações bruscas.

“A estrutura leve e reforçada, a adição de tecnologias dinâmicas de última geração, os freios e o motor mais eficientes deixaram o Novo Camaro muito mais ágil que o anterior, seja em retas ou em curvas. Tudo isso torna a experiência ao volante completamente diferente, algo muito próximo do que se encontra em bólidos de competição, porém com comodidades de um veículo de passeio de luxo”, destaca Fabíola Rogano, vice-presidente de Engenharia da GM.


De série na versão SS mundo afora, os freios de alta performance da marca Brembo trazem discos ventilados de 345 mm na dianteira e 338 mm na traseira, todos com pinças de quatro pistões. 

Contam com assistência antiblocante (ABS), distribuição da força de frenagem (EBD) e frenagem de urgência (PBA).

Já os pneus foram concebidos para oferecerem o melhor desempenho tanto em piso seco como molhado, sendo mais largos atrás, onde concentra-se a tração. 


As  medidas são 245/40 ZR20 (D) e 275/35 ZR20 (T). Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados. As rodas são de alumínio aro 20.

Para auxiliar o motorista em uma pilotagem orientada à performance, o Novo Camaro traz uma série de tecnologias: sistema de vetorização do torque, controle de tração e de estabilidade e um inédito seletor com quatro modos de condução (Passeio, Esportivo, Neve, Pista), que configura diversos parâmetros do veículo. 


Muda desde a sensibilidade do pedal do acelerador e do volante, passando pelo mapeamento da transmissão até a cor da ambientação da cabine.

Outro destaque é o avançado sistema de vetorização do torque (Torque Vectoring), que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração.

Em relação às dimensões, o Novo Camaro está ligeiramente mais baixo e compacto que o anterior para otimizar a performance.

                                      6ª Geração         5ª Geração 
Comprimento (mm):      4.784                   4.836 
Largura (mm):               1.894                   1.917 
Altura (mm):                  1.340                   1.371 
Entre-eixos (mm):          2.812                   2.852



Visual “Muscle Car” atlético e expressivo, projetado para a máxima performance

Apesar de completamente redesenhado, o Novo Camaro manteve a identidade visual que o consagrou como ícone dos “Muscle Cars”.

A sexta geração do carro deixa ainda mais acentuado o efeito dos músculos esculpidos pela carroceria, que teve todas as dimensões revistas e a aerodinâmica aperfeiçoada.

“As proporções foram retrabalhadas para transmitir mais dinamismo ao conjunto. Mesmo assim, de qualquer ângulo que se olha a nova geração do cupê superesportivo da Chevrolet, nota-se rapidamente que se trata de um Camaro”, explica Gabriela Belini, gerente de Design da GM.


A parte frontal do Novo Camaro é marcada por um elemento retangular que, ao fundo, emoldura os faróis e a grade, como no modelo da primeira geração. 

As proporções e os traços atuais, no entanto, ressaltam força e agressividade numa linguagem extremamente contemporânea. O capô alongado reforça o porte atlético do veículo.

Os faróis ganham lâmpada de xenônio e luz diurna de LED para melhor visibilidade. À noite, quando acessos, criam uma assinatura luminosa peculiar da marca Chevrolet. 

Enquanto novas entradas no capô e no para-choque servem para refrigerar os freios e o motor V8, auxiliando ainda na função aerodinâmica.

A lateral chama a atenção pelas pela baixa distância em relação ao solo, pelas saias esculpidas na própria carroceria e pela linha de cintura elevada, com janelas estreitas e de formas angulares marcantes. 


O perfil dinâmico de um autêntico “fastback” fica evidente nos vidros vigias envolvidos pelos para-lamas salientes, que acomodam as belas rodas raiadas de 20 polegadas e os repetidores do pisca, agora com superfície transparente e posicionados na vertical.

Na parte traseira do Novo Camaro, há as tradicionais lanternas horizontais de dois elementos. Assumem aspecto futurista com o efeito dos LEDs. 

Já o aerofólio exclusivo do modelo SS passa a ser do tipo suspenso, sustentando por três pilares. O novo formato da peça ajudou a elevar em 50% o “downforce” traseiro.

O para-choque posterior também foi redesenhado e ganhou vincos nas extremidades, ressaltando a expressividade do conjunto. 


Na parte inferior, um aplique escuro agrupa a dupla saída de escape e a luz de ré na parte central.

Até o teto passou por mudanças conceituais significativas. Seu processo de montagem, por exemplo, é feito por meio de solda a laser, eliminando a necessidade de canaletas e outras peças complementares, garantindo melhor acabamento e menos peso.


Enquanto o cupê soma teto solar elétrico à sua lista de equipamentos de série, o conversível ganha capota com acionamento retrátil completamente automático. 

A operação pode ser feita remotamente pela chave ou por um botão no console, mesmo com o carro em movimento (até 50 km/h). Interessante observar que, quando fechada, a capota traz exatamente a mesma silhueta do cupê.

Uma reinterpretação do icônico distintivo vermelho, branco e azul do Camaro identifica a lateral do modelo SS, cujo a linha 2017 estreia com cinco opções de cores para a carroceria: Preto Ouro Negro, Branco Summit, Amarelo Lemon Peel, Vermelho Tinto e Azul Ocean.


Cabine mais refinada, 
confortável e equipada
Como a parte externa, a interna foi completamente renovada preservando elementos característicos que consagraram o Camaro ao longo dessas últimas cinco décadas, como o quadro de instrumentos com o “canhão” do conta-giros à esquerda e o do velocímetro à direita, ambos analógicos.

A novidade é uma tela de alta definição, de oito polegadas, entre os dois mostradores essenciais. 


Configurável, a tela pode exibir informações adicionais de performance, de navegação, do multimídia e do computador de bordo. 

A quantidade de dados disponíveis é significativa:
Informações gerais do veículo: velocidade instantânea; odômetro parcial; consumo médio; velocidade média para duas viagens; autonomia; consumo instantâneo; vida útil do óleo; monitoramento de pressão dos pneus; média e melhor consumo nos últimos 50, 100 e 650 km; cronômetro; horas do motor; horas marcha lenta do veículo.


Informações de performance: indicador de força-g; cronômetro de desempenho; cronômetro de volta; temperatura do óleo; pressão do óleo; temperatura do fluído de transmissão; indicador de temperatura dos pneus.

Informações do áudio: navegação pelas músicas, entre estações favoritas e seleção da fonte de áudio.


Informações do telefone: realização de chamadas telefônicas; visualização dos contatos; indicador da bateria e sinal do celular pareado.

Informações de navegação: informações de rota ativa no navegador do Chevrolet MyLink.

Opções: função de aviso de velocidade; seleção das telas a serem exibidas em Informações Gerais do Veículo e Informações de Performance, por exemplo.


Outra tela, de oito polegadas, posicionada na parte central do painel e sensível ao toque, exibe as funções da mais avançada geração do multimídia MyLink, com Android Auto e Apple CarPlay, comando de voz e sistema de navegação com mapas em 3D.

O console central está igualmente mais funcional e ergonômico. Os comandos do sistema de ar-condicionado (dual zone) foram incorporados às molduras das saídas de ventilação e o freio de mão passa a ter acionamento elétrico, aumentando a sensação de espaço na cabine.

O Novo Camaro permite ainda a customização da iluminação dos LEDs internos que contornam o multimídia, os painéis de porta e o porta-copos central. São 24 opções de cores disponíveis.

A cor ambiente também muda quando o motorista troca os modos de condução. Na posição “Passeio”, indicado para uma condução mais tranquila, a iluminação fica azul clara. 

No modo “Pista”, que deixa o comportamento do carro completamente arisco, a iluminação fica vermelha.


Os bancos dianteiros estão mais anatômicos e confortáveis. Ganham sistema de ventilação interno e ajuste elétrico com três opções de memória – válidas também para os retrovisores externos; enquanto o volante redesenhado traz base reta, aquecimento e o emblema “Fifty” em todas as configurações.

A linha 2017 do superesportivo da Chevrolet adiciona a sua ampla lista de itens de série partida remota pela chave ou por botão no painel, sistema de destravamento das portas por aproximação (keyless), carregador de celular wireless, sistema de som Bose, oito airbags, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e alerta de pressão e temperatura dos pneus, entre outros.


O acabamento interno é premium, com maior atenção às partes em que os ocupantes têm maior contato, como os apoios de braço, bancos, console central e inserto do painel. 

Há superfícies soft touch e costuras pespontadas em cor de destaque, contrastando com o revestimento predominantemente escuro do habitáculo.

Nota-se também maior utilização de materiais nobres em elementos decorativos. A alavanca do câmbio conta com aplique em alumínio fosco e a assinatura Camaro no topo e na base.


O SS mais potente da história
O mais potente Camaro SS de todos os tempos chega ao Brasil equipado com o novo motor V8 6.2L, o mesmo do Corvette Stingray.

Cerca de 20% dos componentes do motor, no entanto, foram desenvolvidos especificamente para atender às especificações do Camaro, incluindo um sistema de escapamento tubular em forma de “Y”.

Este propulsor oferece tecnologias avançadas, como a nova geração do sistema AFM (Active Fuel Management) de desligamento automático dos cilindros. 


Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma estrada, o sistema de gerenciamento do motor desativa metade dos cilindros para poupar combustível.

O motor do Camaro ainda traz sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor. 

Tudo para oferecer alta performance e eficiência energética – o carro está até 20% mais econômico.

Em comparação ao modelo de geração anterior, a linha 2017 do superesportivo da Chevrolet ganha 55 cavalos potência e 7 kgfm de torque. 

Ao todo são 461 cv a 6.000 rpm e 62,9 kgfm a 4.400 rpm, números surpreendentes mesmos para veículos desta categoria. A tração é traseira, como em carros de competição.


A transmissão automática também é nova. Traz agora oito marchas, com trocas extremamente rápidas e fluídas. 

O motorista pode optar por fazer a passagem das marchas manualmente, por meio de aletas atrás do volante.


O Camaro ainda traz um sistema de ressonadores que intensifica o ronco do som do motor dentro da cabine em giros mais altos – uma experiência única para os admiradores de carros esportivos.

O Novo Camaro é produzido nos Estados Unidos. Desde que foi lançado no Brasil, no fim de 2010, o Camaro teve mais de 5 mil unidades emplacada no país, o que faz dele o superesportivo de maior sucesso comercial da atualidade.



Clique no link para conhecer a
Ficha Técnica CHEVROLET CAMARO 2017

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Driving fun for every occasion: The new MINI Countryman // Condução divertida para todas as ocasiões: O novo MINI Countryman

Adicionar legenda
As the new generation of the MINI Countryman sees its premiere, the tradition-steeped British brand continues its advance into the premium compact segment. 

The new MINI Countryman is the biggest and most versatile model in the brand’s 57-year history. 

Having been completely newly developed, it now reflects considerable advancements in the areas of space, functionality, athletic flair and premium characteristics.


The new MINI Countryman (combined fuel consumption: 7.0 – 2.1 l/100 km; combined CO2 emissions: 159 – 49 g/km) achieves its unique standing among direct competitors due to its powerfully expressive design, efficiently shaped bodywork and in particular its unmatched driving agility. 

The latest version of the all-wheel drive system ALL4 ensures driving fun beyond paved roads, too. 

What is more, the new MINI Countryman is the first model of the brand to be available with a plug-in hybrid drive. 


In the form of the MINI Cooper S E Countryman ALL4 it has a range of up to 40 kilometres running on electrical power alone.

The new MINI Countryman – an overview of the innovations.
– Powerful proportions, 20 centimetres longer than its predecessor.
– Five fully-fledged seats, clear increase in space and versatility.
– Electrical tailgate control as well as touchless opening and closing of the tailgate.
– MINI Picnic Bench: fold-out load loading sill cushion as a comfortable seat on the luggage compartment lid and for general outdoor use.
– MINI Cooper S E Countryman ALL4: the first ever MINI with plug-in hybrid drive.
– New generation of engines and gearboxes, efficiency-optimised all-wheel drive system ALL4.
– Central instrument with touchscreen function for the first time.
– MINI Country Timer measures driving fun over demanding terrain.
– MINI Connected App as a personal assistant on a day-to-day basis and when travelling.
– MINI Find Mate: everything you need on board at all times – or in view.


20 centimetres longer 
than the predecessor model.
The new MINI Countryman is some 20 centimetres longer than its predecessor and approximately 3 centimetres wider. 

Its wheelbase has been extended by 7.5 centimetres. This growth results in significantly increased space on five fully-fledged seats as well as a definite increase in storage volume and luggage transport versatility. 

The raised seating position ensures an excellent view and hallmark driving fun. The rear seats can be shifted longitudinally by up to 13 centimetres. 

The folding rear backrest offers a 40 : 20 : 40 split. It also provides a variable tilt angle so as to be able to either increase seating comfort or gain additional storage space at the rear. 

The luggage compartment volume is 450 litres and can be extended as required to a total of 1,309 litres. This constitutes a maximum increase of 220 litres as compared to the predecessor model.


Five seats in the interior, 
two on the Picnic Bench. An electric tailgate control is available as an option. This makes touchless opening and closing of the tailgate possible in conjunction with Comfort Access. 

The optional storage package comprises not only a variable load floor, lashing eyes and tension straps but also a stainless steel insert on the loading sill. 

One unique option is the Picnic Bench – a flexible surface that folds out of the luggage compartment and provides seating for two people.


World premiere in LA, 
market launch in February 2017. The new MINI Countryman sees its world premiere at the Los Angeles Auto Show on 18 November 2016. 

The market launch in Europe follows in February 2017. From March 2017 onwards the new MINI Countryman will also be taking roads and tracks by storm outside Europe.

MINI Countryman: a successful 
model with traditional roots. Even with its model designation, the new edition of the MINI Countryman remains firmly rooted in the tradition of the British brand. 

A particularly versatile variant of the classic Mini once bore the same name back in the 1960s. 

Just like the identically constructed Morris Mini Traveller, the Austin Seven Countryman had a highly versatile interior, and the version with wood frame panelling – popularly known as “Woody” – attained cult status that it continues to enjoy to this day. 

The MINI Countryman likewise offered additional ways of enjoying the brand’s hallmark driving fun when it was launched in 2010. 


It was the first MINI with four doors, a large tailgate, five seats and optional all-wheel drive and a total of more than 540 000 were sold worldwide.

Powerful proportions, matured character.
The latest generation of the MINI Countryman goes even further in terms of the model’s versatility, agility and premium character. 

Thanks to its powerful proportions, the new MINI Countryman has a particularly distinctive presence. 

Its unmistakable aura is defined by an extended ground clearance and raised seating position, further emphasised by the MINI ALL4 exterior look and high roof rails. 

The new MINI Countryman features design elements that are typical of the brand, including the clear three-way structure of the side view – broken down into roof, glass section and main corpus – as well as the short overhangs, large wheel arches and downward increase in width. 

Precise contours on the generous surfaces create an attractive play of light and shade that underscores the car's athletic shaping and the vertical orientation of the body. 


The selection of body finishes includes the variants Island Blue metallic and Chestnut, which are now available for a MINI for the first time. 

“The new MINI Countryman has essentially grown in size. But it was still possible to retain the typical MINI proportions,” says Julius Schluppkotten, MINI Countryman project manager.

Numerous model-specific design elements such as the striking helmet roof, the upright rear lights, the hexagonal radiator grille and the large headlamps have undergone evolutionary development. 

The side turn indicator surrounds known as side scuttles exhibit a new arrow-like shape. 

The roof rails in satin-finished aluminium are combined with silver-coloured side sill tops, thereby lending greater visual emphasis to the car’s height. 

Horizontal lines dominate at the rear, with the vertically arranged light units providing an appealing contrast.


LED headlamps with peripheral 
daytime driving light ring for the first time. The striking profile of the headlamp units deviates from the circular shape that is otherwise typical of the brand. 

Their distinctive, slightly asymmetrically rounded contour goes together with the radiator grille to produce an unmistakable front view. 

The parking lights integrated in the air inlets are used for the daytime driving light as standard. 

In conjunction with the optional LED headlamps, the latter is generated for the first time by a band of light running entirely around each headlamp.


More space for premium ambience.
In the interior of the new MINI Countryman, a clear increase in space, refined premium ambience and a modern display and operating concept reflect the progress achieved through the change of generation. 

Both driver and front passenger benefit from extended head and shoulder space, while the adjustment range of the seats has also been enlarged. 

Electrical adjustment of the driver and front passenger seats is optionally available, including a memory function on the driver's side. 

The narrow body columns and the high seating position make for optimum visibility when manoeuvring. At the rear of the new MINI Countryman there are three fully-fledged seats. 


The rear door openings have been enlarged as compared to the predecessor model, now enabling a more convenient entrance and exit. In addition to interior width, leg space is now significantly more generous, too.

The extensive storage facilities likewise contribute to the car’s optimised functionality. At both front and rear there are door pockets that hold one-litre beverage bottles. 

The fully-fledged centre console extending up to the instrument panel has an integrated storage compartment and two cup holders in front of the gear or selector lever. 

The MINI Controller and the switch for the electrical parking brake are also positioned on the centre console.

“The interior of the new MINI Countryman emphasises the car's suitability for families and as a primary vehicle. The sense of quality in the interior has been significantly enhanced, too” says Julius Schluppkotten, MINI Countryman project manager.


Distinctive cockpit design.
With a clear horizontal structure, stretched lines and generously sized surfaces, the distinctively designed cockpit emphasises the solid character of the new MINI Countryman. 

The profile of the air vents echoes the vertical orientation of the exterior design elements. In addition to the high-quality materials and precise finish, the modern, ergonomically optimised controls contribute to the car’s exclusive ambience. 

The hallmark central instrument is integrated in the instrument panel and is surrounded by an LED ring that provides a lighting display in response to driving situations by way of control feedback. 

This forms part of the MINI Excitement Package, which also comprises the LED ambient lighting and a projection of the MINI logo from the exterior mirror on the driver’s side when opening and closing the car.


Market launch with four engines.
The new edition of the MINI Countryman lines up for the start featuring entirely newly developed engine technology. 

For the market launch there are two petrol and two diesel engines of the latest generation available to choose from, each with MINI TwinPower Turbo Technology:

MINI Cooper Countryman: 3-cylinder petrol engine, capacity: 1 499 cc,
output: 100 kW/136 hp, max. torque: 220 Nm.
MINI Cooper S Countryman: 4-cylinder petrol engine, capacity: 1 998 cc,
output: 141 kW/192 hp, max. torque: 280 Nm.
MINI Cooper D Countryman: 4-cylinder diesel engine, capacity: 1 995 cc,
output: 110 kW/150 hp, max. torque: 330 Nm.
MINI Cooper SD Countryman: 4-cylinder diesel engine, capacity: 1 995 cc, output: 140 kW/190 hp, max. torque: 400 Nm.


The range also includes the first 
ever MINI with plug-in hybrid drive:
MINI Cooper S E Countryman ALL4: 3-cylinder petrol engine, capacity: 1 499 cc, output: 100 kW/136 hp, synchronous electric motor, output: 65 kW/88 hp, system output: 165 kW/224 hp, system torque: 385 Nm.

As an alternative to the standard 6-speed manual transmission, a 6-speed Steptronic transmission is also offered for the new MINI Cooper Countryman. 

An 8-speed Steptronic transmission is available for the new MINI Cooper S Countryman and the new MINI Cooper D Countryman. This comes as standard in the MINI Cooper SD Countryman.


The latest generation of engines and transmissions gives the new MINI Countryman a perceptible increase in temperament as well as measurable improvements in terms of driving performance figures. 

For example, the new MINI Cooper S Countryman ALL4 with 8-speed Steptronic transmission sprints in 7.2 seconds from zero to 100 km/h – making it 0.9 seconds faster than its predecessor model. 

In spite of a significant increase not just in sporty flair but also in space, comfort and fittings, virtually all the engine variants demonstrate further optimised fuel efficiency as compared to their respective predecessor. 

Depending on the engine, the reduction in fuel consumption amounts to as much as 1.4 litres per 100 kilometres. 

The front-runner in terms of efficiency among those model variants powered solely by a combustion engine is the new MINI Cooper D Countryman, with a fuel consumption of 4.5 to 4.3 litres per 100 kilometres and a CO2 emissions figure of 118 to 113 grams per kilometre (EU test cycle figures, dependent on tyre format selected). 

The figures for the new MINI Cooper S E Countryman ALL4 with plug-in hybrid drive are even lower.


The new all-wheel drive system ALL4: 
fast and precise, compact and efficient. The new MINI Countryman also achieves outstanding efficiency figures in conjunction with the all-wheel drive system ALL4, which is optionally available for all engine variants. 

The new version of the all-wheel drive system not only reacts quickly and precisely to changing situations, it is also compact and offers a high level of internal efficiency. 

It consists of a power take-off unit integrated in the front axle differential, a propeller shaft leading to the rear axle and a hang-on clutch that ensures precisely measured transmission of the drive torque to the rear wheels. 

The system's electronic control is interconnected with the Dynamic Stability Control DSC, so it detects any need to adapt power distribution early on. 

In this way, ALL4 optimises both traction and stability in adverse weather and road surface conditions, as well as ensuring improved agility when taking bends in dynamic style.


Electric and electrifying: 
the MINI Cooper S E Countryman ALL4. In addition to this, the new generation of the MINI Countryman also paves the way to driving fun that is locally emissions-free. 

The plug-in hybrid drive of the MINI Cooper S E Countryman ALL4 enables purely electric driving at a top speed of 125 km/h.

 The spontaneously initiating, long-lasting and virtually noiseless power delivery of the electric motor provides an entirely new, ground-breaking perspective on the hallmark MINI go-kart feeling. 

No less fascinating is the precisely controlled interaction between the electric motor and the combustion engine of the MINI Cooper S E Countryman ALL4. 

The 65 kW/88 hp electric motor directs its power via a single-speed transmission to the rear axle while a 3-cylinder petrol engine with an output of 100 kW/136 hp connected to a 6-speed Steptronic transmission drives the front wheels. 

This combination produces an electrified all-wheel drive that ensures an optimum balance between driving fun and efficiency at all times. 

The fuel consumption of the MINI Cooper S E Countryman ALL4 as calculated according to the EU test cycle is 2.1 litres per 100 kilometres, while its CO2 emissions figure 49 grams per kilometre.


Driving fun made to measure: Dynamic Damper Control and MINI Driving Modes.
The high-quality suspension of the new MINI Countryman combines the tried-and-tested principle of a single-joint spring strut axle at the front and a multilink rear axle with a design that is optimised for weight and rigidity as well as a model-specific set up. 

This lays the foundation for precise handling properties and maximum agility. In addition to this there is an electromechanical steering with Servotronic function, powerful brakes and Dynamic Stability Control DSC. 

16-inch light alloy wheels come as standard with the new MINI Cooper Countryman and the new MINI Cooper D Countryman, while the other model variants are fitted with 17-inch light alloy wheels. 


The program of optional extras includes other light alloy wheels in sizes of up to 19 inches.
Dynamic Damper Control is optionally available for the new MINI Countryman. Two program maps can be activated for the electronically controlled dampers via the likewise optional MINI Driving Modes. 

A rotary switch at the base of the gear or selector lever enables the driver to select a set-up according to one of the three modes MID, SPORT and GREEN. 

This also influences the accelerator pedal and steering curve, the operating mode of electrically powered comfort features and the engine sound and shift characteristics of the Steptronic transmission, depending on engine and fittings.


MINI Driving Modes in detail.

ModesDriveTransmissionSteeringDampersSoundElectric comfort function
Midnormalnormalnormalnormalnormalnormal
Sportsportysportysportysportysportynormal
Greenecoeconormalnormalnormaleco

Premiere: central 
instrument with touchscreen display. The standard fittings of the new MINI Countryman include the Radio MINI Boost with four-line display in the central instrument and a Bluetooth hands-free telephone facility. 

Options include the Radio MINI Visual Boost with 6.5-inch colour display, the Harman Kardon hi-fi speaker system, the MINI navigation system and the MINI navigation system Professional. 

The features of the Wired package including MINI navigation system Professional comprise not just the Touch Controller on the centre console but also an 8.8-inch colour screen in the central instrument with a new graphic design. 

It is also a touchscreen, allowing functions to be selected and adjusted at the tip of the finger.


Registers driving fun over demanding terrain: the MINI Country Timer.
In conjunction with the Wired package and the MINI navigation system Professional it is possible to use another function developed exclusively for the MINI Countryman that taps into the new model’s all-round talent in a way that is both innovative and entertaining. 

The MINI Country Timer registers all travel over sloping, uneven, unsurfaced and snow-covered roads and tracks. 

As soon as the new MINI Countryman moves on demanding terrain, the type and extent of the challenge are detected and shown on the display in the central instrument by means of graphics. 

“The driver can then read off on the on-board computer how long and how intensively they have driven over this type of surface,” explains Julius Schluppkotten, MINI Countryman project manager. 

The driving situation is analysed based on data supplied by the control unit of the Dynamic Stability Control function. 

In this way it is possible to observe how fast and how persistent the new MINI Countryman is surpassing the status of “Street Cruiser” and striving to achieve the “Cliff Champ” category.


Modern driver assistance systems, high-quality options for increased comfort.
Driving fun in the new MINI Countryman is based not just on versatility but also on safety and comfort. 

The standard and optional driver assistance systems are a key factor here. The standard collision warning with city braking function can be extended to include the Driving Assistant system with camera-based active cruise control, pedestrian warning with initial brake function, high beam assistant and road sign detection. 


In addition to this, Park Distance Control, rear view camera, Parking Assistant and Head-Up-Display are also optionally available.

The program of optional equipment items further includes a 2-zone automatic air conditioning, a panorama glass roof and an alarm system including red LED status indicator in the fin antenna. 

A tow hitch with removable ball head is likewise available. Depending on the engine type, the permitted trailer load is between 1 500 and 1 800 kilograms. 

The broad range of exterior paint finishes, seat upholstery types and interior surfaces enables individualisation of the new MINI Countryman in a way that reflects personal style. 


With the MINI Yours Interior Styles option available in three variants, the striking interior surface design in the cockpit is highlighted by means of backlit decorative strips. 

An atmospheric mood is also created by the optional lighting package comprising LED interior lighting and LED ambient lighting; the latter forms part of the optional MINI Excitement Package and offers continuously variable colour adjustment.


New from MINI Connected: personal mobility assistant and MINI Find Mate.
Connectivity also moves into a new dimension with the launch of the new MINI Countryman. 

MINI Connected now goes beyond the familiar in-car infotainment functions to become a personal mobility assistant as part of a holistic concept that provides support for individual mobility planning outside the vehicle, too. 

Based on a flexible platform, the Open Mobility Cloud, MINI Connected integrates the vehicle seamlessly into the MINI driver’s digital life via touchpoints such as the Apple iPhone and Apple Watch.

At the heart of this connectivity in the new MINI Countryman lies MINI Connected, the personal mobility assistant available to MINI drivers with new innovative services as of October 2016. 


Here, individual mobility planning enables punctual, stress-free arrival at appointments. 
And mobility doesn’t start in the car: MINI Connected informs the driver of the optimum departure time based on calendar entries and current traffic data. 

Address data and appointments saved by the driver previously on a smartphone via MINI Connected are automatically transferred to the car and do not have to be entered in the navigation system again. 

MINI Connected can also save regularly visited places as favourite destinations and it detects frequently covered routes such as the daily run between home and work so as to be able to inform the driver in the event of unexpected traffic delays.

Another new feature in the area of connectivity is MINI Find Mate. This forms part of the Wired package and consists of so-called tags with a wireless tracking function that can be attached to frequently used objects and travel items such as bags, cases, key rings and rucksacks. 

MINI Find Mate is able to track the location of any such objects connected to the system that the driver wants to be sure not to forget: tracking is done not only on the on-board computer of the MINI Countryman but also on a smartphone. 

Providing there is a Bluetooth connection with the tag, an acoustic signal can be activated in the car or on the smartphone to help locate the object. 

If the tag is outside the Bluetooth range, the driver can be guided to the place at which a connection was last detected.


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.