Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O carro mais rápido e esportivo da Chevrolet, o Camaro chega à sexta geração ainda mais potente, com excelente torque de 62,9 kgfm. Tem arquitetura mais leve e compacta, além de motor 6.2 V8 de 461 cavalos e transmissão de oito marchas e Drive Mode Selector que levam o carro de 0 a 100 km/h agora mais rápido, em apenas 4,2s. Apesar de ser completamente novo, modelo mantém o estilo “Muscle Car” que o consagrou; no Brasil, carro é o líder absoluto de vendas da categoria. As 100 primeiras unidades serão da série limitada Fifty, comemorativa aos 50 anos do lendário cupê norte-americano e que traz acabamentos exclusivos, que custa R$ 297 mil




São Caetano do S
ul – Superesportivo de maior sucesso no Brasil, o Camaro chega à sexta geração ainda mais potente, tecnológico e refinado. 

O estilo “Muscle Car” que consagrou o modelo anterior foi mantido, porém, agora com uma linguagem mais contemporânea. 

As dimensões e a arquitetura são completamente inovadoras, contribuindo para uma dinâmica veicular realmente surpreendente.

Os avanços também estão presentes no conjunto mecânico. O novo motor V8 de 6,2L de injeção direta entrega 461 cavalos e 62,9 kgfm de torque, enquanto a transmissão é de oito marchas com sistema Active Select, que permite trocas automáticas ou manuais por meio de aletas atrás do volante, por exemplo.


A cabine do Camaro 2017 está mais refinada. Traz avançados recursos, como painel customizável, Heads-up Display, multimídia Mylink com Android Auto e Apple Car Play, alto-falantes Bose, carregador wireless para smartphone, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, ajuste elétrico e memória, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.

Outra novidade é o intensificador de som do motor para a cabine, que torna o ronco mais envolvente à medida que o giro do propulsor sobe. 

Uma experiência verdadeiramente única para entusiastas e fãs de superesportivos.

O cupê da Chevrolet adiciona ainda seletor de modo de condução (Drive Mode Selector), sistema de vetorização do torque, freios de alta performance Brembo com assistência de frenagem de urgência, alertas anti-distração, oito airbags, pneus mais largos, teto solar, faróis de xenônio e lanternas com LEDs.



“O  novo Camaro foi completamente redesenhado e projetado para encantar tanto os fãs deste icônico modelo da Chevrolet quanto os consumidores que buscam um superesportivo altamente tecnológico e prazeroso de guiar”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM do Brasil.

Do modelo anterior, o Camaro 2017 manteve somente duas peças: a gravata dourada da Chevrolet e o emblema SS que identifica a versão luxuosa da gama.

Uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, a nova geração do Camaro chega às concessionárias a partir de novembro. 


As 100 primeiras unidades serão da série limitada Fifty, comemorativa aos 50 anos do lendário cupê norte-americano e que traz acabamentos exclusivos.

A configuração SS conversível também estará disponível no mercado brasileiro. A previsão é que ela estreie nas lojas no fim do primeiro trimestre do ano que vem.


Série Fifty marca a 
estreia do novo Camaro
Ofertada apenas na carroceria cupê no Brasil, a série especial comemorativa ao cinquentenário do Camaro traz inúmeros itens específicos:

Exterior
• Pintura Cinza Graphite
• Faixas decorativas no capô e na tampa traseira
• Grade versão "50th" com detalhes cromados
• Defletor dianteiro na cor do veículo
• Emblemas decorativos "Fifty" nas laterais do veículo
• Roda de alumínio aro 20" com design especial e calota personalizada "50th"
• Pinça de freio laranja


Interior
• Acabamento em dois tons: preto e cinza escuro
• Bancos e detalhes com costura laranja e emblema "Fifty"
• Painel dianteiro com acabamento customizado
• Soleiras iluminadas com emblema comemorativo "50th"

Serão apenas 100 unidades disponíveis no Brasil da versão mais épica criada até hoje do Camaro, para celebrar a história dessa lenda.

Os compradores receberão uma identificação com a numeração 
de cada veículo.


Arquitetura leve e tecnologias 
diferenciam o novo modelo
Aproximadamente 70% dos componentes da arquitetura do Camaro foram desenvolvidas especificamente para o carro, que está estruturalmente 28% mais rígido e 83 kg mais leve. Já a distribuição de peso é praticamente idêntica entre os dois eixos.

Isso foi possível devido ao uso abundante de materiais nobres, como o aço de alta resistência e o alumínio em diversos componentes do veículo. Um exemplo é o sistema de suspensão, que ficou 12 kg mais leve.


O conjunto dianteiro agora é multi-link McPherson com geometria específica, barra estabilizadora e pivô duplo, enquanto o traseiro é do tipo independente com cinco braços, desenhado para proporcionar controle excepcional do veículo e não deixar a carroceria empinar em acelerações bruscas.

“A estrutura leve e reforçada, a adição de tecnologias dinâmicas de última geração, os freios e o motor mais eficientes deixaram o Novo Camaro muito mais ágil que o anterior, seja em retas ou em curvas. Tudo isso torna a experiência ao volante completamente diferente, algo muito próximo do que se encontra em bólidos de competição, porém com comodidades de um veículo de passeio de luxo”, destaca Fabíola Rogano, vice-presidente de Engenharia da GM.


De série na versão SS mundo afora, os freios de alta performance da marca Brembo trazem discos ventilados de 345 mm na dianteira e 338 mm na traseira, todos com pinças de quatro pistões. 

Contam com assistência antiblocante (ABS), distribuição da força de frenagem (EBD) e frenagem de urgência (PBA).

Já os pneus foram concebidos para oferecerem o melhor desempenho tanto em piso seco como molhado, sendo mais largos atrás, onde concentra-se a tração. 


As  medidas são 245/40 ZR20 (D) e 275/35 ZR20 (T). Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados. As rodas são de alumínio aro 20.

Para auxiliar o motorista em uma pilotagem orientada à performance, o Novo Camaro traz uma série de tecnologias: sistema de vetorização do torque, controle de tração e de estabilidade e um inédito seletor com quatro modos de condução (Passeio, Esportivo, Neve, Pista), que configura diversos parâmetros do veículo. 


Muda desde a sensibilidade do pedal do acelerador e do volante, passando pelo mapeamento da transmissão até a cor da ambientação da cabine.

Outro destaque é o avançado sistema de vetorização do torque (Torque Vectoring), que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração.

Em relação às dimensões, o Novo Camaro está ligeiramente mais baixo e compacto que o anterior para otimizar a performance.

                                      6ª Geração         5ª Geração 
Comprimento (mm):      4.784                   4.836 
Largura (mm):               1.894                   1.917 
Altura (mm):                  1.340                   1.371 
Entre-eixos (mm):          2.812                   2.852



Visual “Muscle Car” atlético e expressivo, projetado para a máxima performance

Apesar de completamente redesenhado, o Novo Camaro manteve a identidade visual que o consagrou como ícone dos “Muscle Cars”.

A sexta geração do carro deixa ainda mais acentuado o efeito dos músculos esculpidos pela carroceria, que teve todas as dimensões revistas e a aerodinâmica aperfeiçoada.

“As proporções foram retrabalhadas para transmitir mais dinamismo ao conjunto. Mesmo assim, de qualquer ângulo que se olha a nova geração do cupê superesportivo da Chevrolet, nota-se rapidamente que se trata de um Camaro”, explica Gabriela Belini, gerente de Design da GM.


A parte frontal do Novo Camaro é marcada por um elemento retangular que, ao fundo, emoldura os faróis e a grade, como no modelo da primeira geração. 

As proporções e os traços atuais, no entanto, ressaltam força e agressividade numa linguagem extremamente contemporânea. O capô alongado reforça o porte atlético do veículo.

Os faróis ganham lâmpada de xenônio e luz diurna de LED para melhor visibilidade. À noite, quando acessos, criam uma assinatura luminosa peculiar da marca Chevrolet. 

Enquanto novas entradas no capô e no para-choque servem para refrigerar os freios e o motor V8, auxiliando ainda na função aerodinâmica.

A lateral chama a atenção pelas pela baixa distância em relação ao solo, pelas saias esculpidas na própria carroceria e pela linha de cintura elevada, com janelas estreitas e de formas angulares marcantes. 


O perfil dinâmico de um autêntico “fastback” fica evidente nos vidros vigias envolvidos pelos para-lamas salientes, que acomodam as belas rodas raiadas de 20 polegadas e os repetidores do pisca, agora com superfície transparente e posicionados na vertical.

Na parte traseira do Novo Camaro, há as tradicionais lanternas horizontais de dois elementos. Assumem aspecto futurista com o efeito dos LEDs. 

Já o aerofólio exclusivo do modelo SS passa a ser do tipo suspenso, sustentando por três pilares. O novo formato da peça ajudou a elevar em 50% o “downforce” traseiro.

O para-choque posterior também foi redesenhado e ganhou vincos nas extremidades, ressaltando a expressividade do conjunto. 


Na parte inferior, um aplique escuro agrupa a dupla saída de escape e a luz de ré na parte central.

Até o teto passou por mudanças conceituais significativas. Seu processo de montagem, por exemplo, é feito por meio de solda a laser, eliminando a necessidade de canaletas e outras peças complementares, garantindo melhor acabamento e menos peso.


Enquanto o cupê soma teto solar elétrico à sua lista de equipamentos de série, o conversível ganha capota com acionamento retrátil completamente automático. 

A operação pode ser feita remotamente pela chave ou por um botão no console, mesmo com o carro em movimento (até 50 km/h). Interessante observar que, quando fechada, a capota traz exatamente a mesma silhueta do cupê.

Uma reinterpretação do icônico distintivo vermelho, branco e azul do Camaro identifica a lateral do modelo SS, cujo a linha 2017 estreia com cinco opções de cores para a carroceria: Preto Ouro Negro, Branco Summit, Amarelo Lemon Peel, Vermelho Tinto e Azul Ocean.


Cabine mais refinada, 
confortável e equipada
Como a parte externa, a interna foi completamente renovada preservando elementos característicos que consagraram o Camaro ao longo dessas últimas cinco décadas, como o quadro de instrumentos com o “canhão” do conta-giros à esquerda e o do velocímetro à direita, ambos analógicos.

A novidade é uma tela de alta definição, de oito polegadas, entre os dois mostradores essenciais. 


Configurável, a tela pode exibir informações adicionais de performance, de navegação, do multimídia e do computador de bordo. 

A quantidade de dados disponíveis é significativa:
Informações gerais do veículo: velocidade instantânea; odômetro parcial; consumo médio; velocidade média para duas viagens; autonomia; consumo instantâneo; vida útil do óleo; monitoramento de pressão dos pneus; média e melhor consumo nos últimos 50, 100 e 650 km; cronômetro; horas do motor; horas marcha lenta do veículo.


Informações de performance: indicador de força-g; cronômetro de desempenho; cronômetro de volta; temperatura do óleo; pressão do óleo; temperatura do fluído de transmissão; indicador de temperatura dos pneus.

Informações do áudio: navegação pelas músicas, entre estações favoritas e seleção da fonte de áudio.


Informações do telefone: realização de chamadas telefônicas; visualização dos contatos; indicador da bateria e sinal do celular pareado.

Informações de navegação: informações de rota ativa no navegador do Chevrolet MyLink.

Opções: função de aviso de velocidade; seleção das telas a serem exibidas em Informações Gerais do Veículo e Informações de Performance, por exemplo.


Outra tela, de oito polegadas, posicionada na parte central do painel e sensível ao toque, exibe as funções da mais avançada geração do multimídia MyLink, com Android Auto e Apple CarPlay, comando de voz e sistema de navegação com mapas em 3D.

O console central está igualmente mais funcional e ergonômico. Os comandos do sistema de ar-condicionado (dual zone) foram incorporados às molduras das saídas de ventilação e o freio de mão passa a ter acionamento elétrico, aumentando a sensação de espaço na cabine.

O Novo Camaro permite ainda a customização da iluminação dos LEDs internos que contornam o multimídia, os painéis de porta e o porta-copos central. São 24 opções de cores disponíveis.

A cor ambiente também muda quando o motorista troca os modos de condução. Na posição “Passeio”, indicado para uma condução mais tranquila, a iluminação fica azul clara. 

No modo “Pista”, que deixa o comportamento do carro completamente arisco, a iluminação fica vermelha.


Os bancos dianteiros estão mais anatômicos e confortáveis. Ganham sistema de ventilação interno e ajuste elétrico com três opções de memória – válidas também para os retrovisores externos; enquanto o volante redesenhado traz base reta, aquecimento e o emblema “Fifty” em todas as configurações.

A linha 2017 do superesportivo da Chevrolet adiciona a sua ampla lista de itens de série partida remota pela chave ou por botão no painel, sistema de destravamento das portas por aproximação (keyless), carregador de celular wireless, sistema de som Bose, oito airbags, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e alerta de pressão e temperatura dos pneus, entre outros.


O acabamento interno é premium, com maior atenção às partes em que os ocupantes têm maior contato, como os apoios de braço, bancos, console central e inserto do painel. 

Há superfícies soft touch e costuras pespontadas em cor de destaque, contrastando com o revestimento predominantemente escuro do habitáculo.

Nota-se também maior utilização de materiais nobres em elementos decorativos. A alavanca do câmbio conta com aplique em alumínio fosco e a assinatura Camaro no topo e na base.


O SS mais potente da história
O mais potente Camaro SS de todos os tempos chega ao Brasil equipado com o novo motor V8 6.2L, o mesmo do Corvette Stingray.

Cerca de 20% dos componentes do motor, no entanto, foram desenvolvidos especificamente para atender às especificações do Camaro, incluindo um sistema de escapamento tubular em forma de “Y”.

Este propulsor oferece tecnologias avançadas, como a nova geração do sistema AFM (Active Fuel Management) de desligamento automático dos cilindros. 


Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma estrada, o sistema de gerenciamento do motor desativa metade dos cilindros para poupar combustível.

O motor do Camaro ainda traz sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor. 

Tudo para oferecer alta performance e eficiência energética – o carro está até 20% mais econômico.

Em comparação ao modelo de geração anterior, a linha 2017 do superesportivo da Chevrolet ganha 55 cavalos potência e 7 kgfm de torque. 

Ao todo são 461 cv a 6.000 rpm e 62,9 kgfm a 4.400 rpm, números surpreendentes mesmos para veículos desta categoria. A tração é traseira, como em carros de competição.


A transmissão automática também é nova. Traz agora oito marchas, com trocas extremamente rápidas e fluídas. 

O motorista pode optar por fazer a passagem das marchas manualmente, por meio de aletas atrás do volante.


O Camaro ainda traz um sistema de ressonadores que intensifica o ronco do som do motor dentro da cabine em giros mais altos – uma experiência única para os admiradores de carros esportivos.

O Novo Camaro é produzido nos Estados Unidos. Desde que foi lançado no Brasil, no fim de 2010, o Camaro teve mais de 5 mil unidades emplacada no país, o que faz dele o superesportivo de maior sucesso comercial da atualidade.



Clique no link para conhecer a
Ficha Técnica CHEVROLET CAMARO 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.