Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

TURISMO // AVIAÇÃO // VAMOS VIAJAR PELO MUNDO // Vai viajar de avião no Carnaval? Conheça seus direitos em casos de problemas com voos // IATA promove primeiro curso presencial no Brasil sobre transporte aéreo de produtos farmacêuticos // Demanda por carga aérea cresce 3,2% em janeiro // Bariloche bate recordes: mais voos diretos e maior conectividade no inverno de 2025 // RIOgaleão dá boas-vindas ao Carnaval 2025 com experiências imersivas para passageiros // Aeroporto de Pelotas inaugura nova operação para Guarulhos em SP // TAM Aviação Executiva inaugura Sala VIP no aeroporto de Congonhas, em São Paulo // Azul anuncia voos diretos de Campinas até Porto e Montevidéu // Air Europa permite dividir o pagamento de passagens em compras online



Vai viajar de avião no Carnaval? Conheça seus direitos em casos de problemas com voos


AirHelp elenca oito dicas para passageiros afetados por atrasos e cancelamentos  

 

As viagens de Carnaval devem movimentar o turismo brasileiro nos próximos dias. Segundo a Infraero, somente nos 11 aeroportos administrados pela empresa são esperados cerca de 120 mil passageiros de 28 de fevereiro a 5 de março.
 

Para garantir viagens tranquilas, é importante que os passageiros aéreos se planejem antecipadamente, entendam os seus direitos e, em caso de transtornos, tomem as medidas necessárias para reivindicar uma indenização junto às companhias aéreas. 


“Boa parte dos passageiros desconhece, mas é dever das empresas aéreas prestarem suporte e garantir o acesso à informação, alimentação e acomodações aos viajantes quando ocorrem interrupções em voos, como atrasos e cancelamentos. Nossa missão é auxiliar os passageiros afetados a pleitearem seus direitos garantidos por lei, de acordo com as compensações cabíveis aos países de origem e destino dos voos”, explica Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil. 
 

A AirHelp, empresa de tecnologia de viagens que auxilia passageiros em interrupções de voos, elencou oito dicas para prestar assistência aos viajantes durante o Carnaval:
 

1 – Adquira as passagens com antecedência e prefira voos diretos 
 

Reservar os melhores assentos e encontrar as tarifas aéreas mais baratas são mais fáceis quando se adquire as passagens com antecedência. Também é recomendável optar por voos diretos. Voo com escala pode ser um pouco mais em conta, mas têm maior probabilidade de atrasar ou ser cancelado.
 

2 – Evite os dias mais movimentadosdo Carnaval  
 

Como a maioria dos viajantes deve planejar seus voos nos dias de folga, é provável que muitos tentarão voar antes do Carnaval e retornar no último dia de feriado. Evitar o deslocamento nos dias mais movimentados pode ajudar o passageiro a fugir de transtornos.
 

3 – Chegada ao aeroporto 

A maioria dos passageiros costuma chegar nos aeroportos 90 minutos antes do horário de embarque para fazer o check-in. Nos períodos de grande movimento, é aconselhável chegar com pelo menos quatro horas de antecedência para completar todas as etapas e verificações sem o risco de atrasos e consequente perda do voo.  
 

4 – Se prepare para possíveis atrasos ou cancelamentos
 

Durante a temporada de Carnaval, é possível que haja atrasos e cancelamentos de voos. É importante que os viajantes se certifiquem de conhecer seus direitos como passageiro aéreo e verifique se é elegível para compensação se o voo for interrompido.  
 

5 – Pergunte o motivo do atraso do voo

O passageiro deve ser persistente ao questionar o motivo do problema do voo. Se a companhia aérea for diretamente responsável pelo atraso ou cancelamento, como nos casos de problemas técnicos ou falta de tripulação, por exemplo, o viajante pode ter direito a uma compensação de voo. Eventos extraordinários, como condições climáticas extremas ou situações epidemiológicas, podem desobrigar a empresa aérea de pagar a indenização. 
 

6 - Guarde os documentos de viagem

O cartão de embarque e outros documentos de viagem podem facilitar a comprovação de que o passageiro comprou uma passagem e fez o check-in.  
 

7 – Reúna evidências de atraso e guarde os recibos de despesas extras 
 

Fotos do quadro de embarque ou comunicações da companhia aérea confirmando a interrupção ajudará o viajante a validar sua reclamação. Caso tenha sofrido danos morais em função de problemas de voo ou se perdeu um compromisso importante, é fundamental documentar também. 

Caso o passageiro precise pagar por acomodação, refeições adicionais, acesso à internet ou qualquer coisa que não precisaria se estivesse no avião, isso pode ser reembolsado. É indicado que guarde os recibos, pois poderá precisar deles.
 

8. Opte por esperar ou cancelar o voo se o atraso for superior a quatro horas

Se o atraso ocorrer e for superior a quatro horas, é escolha do passageiro aguardar o próximo voo disponível ou solicitar o reembolso do preço da passagem. Independentemente de receber um reembolso, ele ainda pode ter direito a uma compensação adicional. 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Volkswagen completa 500 mil unidades produzidas do SUVW T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil


São José dos Pinhais, 24 de fevereiro de 2025 - A Volkswagen do Brasil celebra o marco de 500 mil unidades produzidas do SUVW T-Cross, o SUV mais vendido do País. O modelo também é um fenômeno internacional: em 2024, o T-Cross foi o SUV mais vendido da América do Sul e esteve entre os Top 3 mais exportados pela Volkswagen do Brasil, sendo embarcado para 17 países da região. 

Fabricado na unidade de São José dos Pinhais (PR), o SUVW T-Cross foi o primeiro SUV compacto da marca Volkswagen produzido no País, desde 2019, e conquistou os brasileiros por ser referência em espaço interno, conforto, tecnologia, performance e segurança.

“É uma satisfação imensa celebrar com a Família Volkswagen o marco de 500 mil unidades produzidas do nosso SUVW T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil e da América do Sul em 2024. Reformulado no ano passado, o SUVW Novo T-Cross foi o primeiro modelo da nossa ofensiva que inclui 16 lançamentos incríveis até 2028, como parte dos R$ 16 bilhões que a Volkswagen está investindo no Brasil. 

Desse aporte robusto, R$ 3 bilhões são aplicados na fábrica de São José dos Pinhais, garantindo a evolução constante do processo produtivo com a mais alta qualidade, inovação e sustentabilidade”, afirma Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

“Com mais de 3 milhões de veículos produzidos em seus 26 anos, a fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais é referência global em competitividade e resultados operacionais, com o mesmo nível de qualidade das fábricas da Volkswagen na Europa. Além da produção do SUVW T-Cross, que acaba de completar 500 mil unidades, temos grandes projetos de sucesso para o futuro da nossa fábrica. Neste ano, iniciaremos a produção do Novo Virtus, em volumes adicionais aos da unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Os investimentos na fábrica do Paraná também serão utilizados para a fabricação de uma pick-up inédita para o mercado brasileiro e exportação, será um modelo incrível que promete revolucionar o segmento. Aguardem!”, afirma César Drazul, Plant Manager da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais.

Novo T-Cross: o líder aprimorado

O SUV mais vendido do País chegou ao mercado renovado em 2024, sendo o primeiro dos 16 carros que a Volkswagen do Brasil lançará até 2028. Estilo, modernidade, liberdade e confiança: essas palavras serviram de ponto de partida para que a Volkswagen entregasse a atualização do T-Cross, que já era sucesso absoluto.

O Novo T-Cross estreou um design inédito e sistema de iluminação ainda mais moderno. O modelo passou a disponibilizar de série, para todas as versões, faróis Full LED com assinatura VW LED, além de lanternas traseiras também em LED.

No Novo T-Cross, o sistema de infotainment VW Play está disponível em todas as configurações, agora com tela semiflutuante. Além do interior com novos materiais e acabamentos, o modelo traz itens de segurança que se destacam no segmento.

O modelo teve a segurança alçada ao nível máximo. O pacote ADAS acrescentou ao SUVW Novo T-Cross o sistema de frenagem autônomo de emergência com reconhecimento de pedestre, assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego, assistente traseiro de saída de vaga, sensor de fadiga e alerta sonoro e visual para o uso do cinto de segurança dianteiro e traseiro, entre outros itens.

A excelente dirigibilidade virou marca registrada dos veículos Volkswagen. No T-Cross, tudo é pensado para proporcionar a melhor experiência para quem está a bordo do SUV líder do segmento. Os motores 200 TSI (presente na versão 200 e Comfortline) e 250 TSI (da Highline), sempre atrelados ao câmbio automático de seis velocidades, são referência no mercado. Destacam-se pela performance exemplar em utilização urbana ou rodoviária. O modelo sai da inércia e chega aos 100 km/h em 8,6 segundos (na configuração 250 TSI) e em 10 segundos (nas 200 e Comfortline). 

Novo T-Cross conquistou novamente nota máxima em segurança

O Novo T-Cross repetiu o feito de 2019, quando foi lançado, e conquistou novamente nota máxima (cinco estrelas) nos testes de segurança do Latin NCAP, que avalia o nível de segurança dos modelos vendidos na América Latina e Caribe. Com isso, a Volkswagen detém o maior número de automóveis com nota máxima de segurança na proteção para seus ocupantes e pedestres. São quatro veículos com cinco estrelas dentro do atual protocolo: Nivus, Novo Virtus, Novo T-Cross e Taos.

A entidade atribuiu ao modelo produzido em São José dos Pinhais (PR) cinco estrelas nos quatro campos de avaliação: proteção aos adultos, crianças, pedestres e segurança ativa. Os resultados obtidos são válidos para todas as versões do Novo T-Cross.

O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Em parceria com organizações internacionais como Global NCAP, FIA (Federation Internationale de l'Automobile), FIA Foundation, ICRT (International Consumer Research & Testing) e o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o Latin NCAP oferece avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação.

Novo T-Cross é sucesso absoluto e garante a liderança VW entre os SUVs

O Novo T-Cross tem papel fundamental no sucesso de vendas da Volkswagen do Brasil. O SUVW contribui fortemente para que a marca seja a líder dos dois principais segmentos do mercado: SUVs, com toda sua Família SUVW, sendo o Novo T-Cross o SUV mais vendido do Brasil, e hatches, com o Polo.

Em 2024, o SUVW T-Cross também foi o SUV mais vendido do Brasil (83.995 unidades) e da região América do Sul (98.200 unidades). No ano passado, o Volkswagen Polo também brilhou, fechando o ano como o líder absoluto de vendas na América do Sul, considerando todos os segmentos do mercado, sendo 161.503 unidades emplacadas do modelo na região, consolidando seu sucesso como o veículo preferido dos sul-americanos, uma grande conquista para marcar o início das celebrações de 50 anos de história do Polo no mundo. O Volkswagen Polo também é o grande sucesso da marca no Brasil e bateu recorde vendas em 2024, com 140.184 unidades emplacadas. No País, o VW Polo segue como o carro de passeio mais vendido, além de líder entre os hatches.

No ano passado, a Volkswagen superou a marca de 400 mil unidades vendidas, sendo o 2º maior volume dos últimos 10 anos. Os 400.379 veículos Volkswagen vendidos em 2024 representaram 55.340 unidades a mais do que em 2023. Esse crescimento foi acima do mercado: enquanto a Volkswagen cresceu 16% em vendas em 2024 no Brasil; o mercado total cresceu 14,1%. E pelo 2º ano consecutivo, o Brasil foi o 3º maior mercado em volume de vendas para a marca Volkswagen no mundo, atrás apenas da China e Alemanha.

Na América do Sul, a Volkswagen também é sucesso e cresceu o dobro do mercado. Com mais de 497 mil unidades emplacadas em 2024 na região, a Volkswagen aumentou em 13,6% suas vendas em relação a 2023, enquanto o mercado cresceu 6,4%.

O T-Cross também foi sucesso entre os modelos mais exportados pela Volkswagen do Brasil em 2024: Polo (29.751 unidades), Saveiro (23.720), T-Cross e Novo T-Cross (17.246). Em 2024, o T-Cross e o Novo T-Cross foram exportados para a Argentina, Aruba, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Marteen e Uruguai.

Com 90.142 unidades exportadas em 2024, a Volkswagen do Brasil se destacou perante o mercado: enquanto a marca aumentou em 43% suas exportações, em relação a 2023 (62.834 unidades); o mercado de veículos leves brasileiro registrou queda de 1,6% nos embarques (375.772 unidades em 2024 x 381.999 unidades em 2023), segundo dados da Anfavea. O resultado positivo consolida a vocação da Volkswagen como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,3 milhões de unidades já embarcadas em seu histórico.

Fábrica do Paraná: alta tecnologia com IA, Realidade Virtual e sustentabilidade

A Volkswagen do Brasil está há 26 anos no Paraná, com mais de 3 milhões de unidades produzidas na fábrica de São José dos Pinhais. Somando suas três fábricas de veículos no Brasil, a Volkswagen já produziu mais de 25,7 milhões de unidades em 71 anos, sendo a maior fabricante de automóveis do País.

Com 1.300.000 m² de área construída, a unidade é estratégica para os negócios da marca e produz atualmente o Novo T-Cross. A fábrica de São José dos Pinhais também é reconhecida pela alta tecnologia de seus processos produtivos, que utilizam inspeção por IA (Inteligência Artificial) desde a Estamparia, onde são moldadas as peças de aço, passando pela Pintura e Montagem Final do veículo. O sistema Smart Inspection faz análises detalhadas das peças e carrocerias dos veículos em segundos, interage com os colaboradores, compartilhando as informações, além de armazenar e avaliar os dados para que o processo produtivo evolua continuamente. É uma das tecnologias produtivas mais avançadas em nível global.

A fábrica conta também com Laboratórios de Realidade Virtual para apoio, de forma inovadora e totalmente digital, na criação de postos de trabalho ergonômicos para o processo produtivo. Nesses laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente, os postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade.

Cuidado com a biodiversidade e sustentabilidade no processo produtivo

O cuidado com a biodiversidade é diária na unidade de São José dos Pinhais. Ao redor da fábrica são preservados cerca de 300 mil m2 de reflorestamento, onde são plantadas árvores nativas.

São mais de 85 mil árvores plantadas, sendo mais de 10 mil araucárias, o símbolo do Paraná. Nesse grande espaço verde convivem cerca de 20 espécies de mamíferos e 200 de aves residentes e migratórias - algumas delas ameaçadas de extinção, como o garimpeiro, a gralha-azul e o cais-cais; além de alguns peixes e répteis nos lagos do espaço de reflorestamento.

Outro destaque é a sustentabilidade nos processos produtivos. Exemplo é o pioneirismo no uso de tinta à base de água na pintura de automóveis, evitando emissão de solventes.

Nos escritórios e nas áreas produtivas, se destaca o uso da iluminação natural em grande escala, o que contribui para a redução do consumo de energia e bem-estar dos colaboradores. Além disso, a ampliação do uso de telhas de policarbonato transparentes nas áreas produtivas intensificou a incidência da iluminação natural e economia de energia.

Uma estação meteorológica instalada no prédio da Pintura monitora as variações climáticas como temperatura externa, umidade relativa do ar e volume de chuva. Com os dados, a unidade consegue racionalizar o uso de energia e de gás natural ao controlar de forma precisa a quantidade de água fria ou quente fornecida para a climatização das cabines de pintura automotiva. Em dias quentes, por exemplo, a fábrica reduz o consumo de gás natural usado para aquecer caldeiras e, em dias frios, reduz a energia elétrica usada nos equipamentos que fornecem água gelada para resfriamento. Além disso, a fábrica tem um avançado processo de tratamento de efluentes, que trata esgotos convencionais e industriais.

Veja os fatos marcantes na história da fábrica de São José dos Pinhais:

1999: Em 18 de janeiro, a fábrica de São José dos Pinhais (PR) é inaugurada com a presença do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Os modelos Golf (MK4) e Audi A3 iniciam a produção na planta.

2003: Lançamento do Fox.

2005: Lançamento do CrossFox.

2011: Marco de 500 mil Golf produzidos.

2012: Dois milhões de veículos produzidos.

2013: A Volkswagen do Brasil anuncia investimento de R$ 520 milhões para a produção nacional do Novo Golf (MK7) na fábrica de São José dos Pinhais. Chegada da plataforma MQB na unidade.

2015: Lançamento da linha Fox Rock in Rio e produção do Audi A3 Sedan.

2016: Produção do Novo Golf e Audi Q3.

2017: Início da produção do Fox Connect e Fox Xtreme.

2018: Anúncio do investimento de R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e a produção do SUVW T-Cross e o marco de 2,6 milhões de veículos produzidos.

2019: 20 anos da unidade, com início da produção do T-Cross.

2020: Marco de 100 mil unidades do T-Cross produzidas. T-Cross foi o SUV mais vendido do Brasil, com 60.124 unidades entregues no ano.

2021: Marco de 200 mil unidades do T-Cross produzidas.

2022: T-Cross é eleito o SUV compacto com menor custo de uso do Brasil e fábrica da Audi é reinaugurada com os modelos Q3 e Q3 Sportback 2.0 quattro.

2023: Lançamento do T-Cross The Town e marco de 80 mil unidades do T-Cross exportadas para 18 mercados na América Latina e África. T-Cross foi o SUV mais vendido do Brasil, com 72.445 unidades entregues no ano.

2024: Fábrica completa 25 anos e mais de 3 milhões de unidades produzidas. Início da produção do Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil. Anúncio de investimentos de R$ 3 bilhões para a unidade paranaense e a produção de dois novos modelos: o sedã Novo Virtus, com início em 2025, e uma pick-up inédita.

2025: Marco de 500 mil unidades do T-Cross produzidas.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Rampage Laramie 2.2 Turbodiesel estreia pacote Night Edition






A Rampage, sucesso de vendas da Ram no Brasil e primeiro modelo da marca desenvolvido fora dos Estados Unidos, tem mais uma novidade para os consumidores e fãs da marca do carneiro montanhês: o pacote opcional Night Edition, que chegou ao mercado ano passado na versão Laramie 2.0 turbo a gasolina, passa a ser disponibilizado na linha 2025 também para a Rampage Laramie com o novo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv e 450 Nm (45,9 kgfm) de torque.

A Night Edition, que apareceu pela primeira vez nas picapes da Ram na 2500 Laramie em 2020, destaca-se pelos detalhes externos no tom preto brilhante ou na cor da carroceria substituindo elementos originalmente cromados. Os detalhes desta configuração incluem maçanetas na cor da carroceria, além de grade dianteira, molduras das janelas, rodas de liga leve de 18”, molduras superiores dos faróis e espelhos retrovisores pintados em preto brilhante. Já o skid plate e os badges são escurecidos na cor Granite Crystal. Para completar o pacote de mudanças externas, o para-choque traseiro recebe pintura especial preta no lugar do para-choque cromado.


Internamente, a variante Night Edition é equipada com bancos em couro preto, cor que se repete nos painéis de porta e de instrumentos substituindo o acabamento Mountain Brown característico da Laramie cromada. Além dos bancos e painéis, o revestimento das colunas e o forro de teto também são escurecidos, trazendo mais esportividade e requinte.

Além de todo o requinte e tecnologia comum às picapes Ram que a Rampage já oferecia, no início deste ano o modelo incrementou ainda mais a sua segurança ao passar a ser equipado com o conjunto de sistemas avançados de assistência à direção (ADAS) de nível 2 como item de série para as versões Rebel, R/T e Laramie, incluindo os modelos equipados com o pacote Night Edition.

O pacote Night Edition para a versão Laramie 2.2 Turbodiesel chega às concessionárias com preço público sugerido de R$ 5.000,00 e está disponível com todas as cores externas.


TURISMO // Diversidade vai agregar destaque ao Espaço LGBT+ do Festuris


Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br

Foto: Festuris/Divulgação

O Espaço LGBT+ cresce a cada ano e está preparando uma importante contribuição para o segmento turístico de inclusão. A vanguarda como pioneiro em feiras do setor, vai chegar ao 16º ano dentro do Festuris – Feira Internacional de Turismo, abrindo portas para ampliar sua importância no âmbito da diversidade. Uma das novidades para este ano está na nomenclatura, identidade visual e composição do ambiente que dará destaque para “Espaço LGBT+ Diversidade”.

O objetivo é ampliar para uma visão mais global da diversidade e envolver novos expositores. O executivo do Espaço, Dan Hay, está muito empolgado com essa expansão e confirma que a equipe já está em tratativas com organizações para prospectar esse trabalho de inclusão. Segmentos afro, indígena, étnico e PcD estão no guarda-chuva da diversidade e que terão vez no Festuris junto com o tradicional movimento LGBT+.

O principal reflexo dessa ampliação é garantir mais visibilidade para outros nichos de turismo que integram o tema da inclusão. O palco de conteúdo também está sendo projetado para ampliar as temáticas de discussões.

“O turismo é extremamente democrático. Não existe distinção. O Festuris sabe disso e faz questão de dedicar atenção, espaço e destaque para todos os nichos”, enfatiza o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.

A 37ª edição do Festuris ocorre de 6 a 9 de novembro, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado/RS. Neste ano o tema do evento é “Reimaginando o Amanhã”. Mais informações no www.festurisgramado.com.br ou pelas redes sociais @festurisgramado


Jeep foi a marca que mais cresceu em participação de mercado em janeiro e Compass segue líder entre os SUVs médios

 


A Jeep começou o ano acelerando. Com 9.232 emplacamentos em janeiro, a marca ficou em sexto lugar no mercado e, considerando os números de janeiro em comparação com o mês anterior, dezembro de 2024, a Jeep foi a marca que mais ganhou participação de mercado, com 1,5 pontos percentuais, fechando o mês com 5,7% de market share. 

O Jeep Compass segue mais líder do que nunca. O modelo emplacou 4.436 unidades em janeiro, 36,3% do C-SUV, e se manteve na liderança entre os SUVs médios no país, posição que ocupa nos últimos 8 anos. Mais que isso, em janeiro, o Jeep Compass conquistou a 9ª posição no Top 10 do mercado brasileiro, considerando todos os segmentos. 

O Jeep Renegade, com 3.679 emplacamento em janeiro, se mantém forte no competitivo segmento B-SUV. O modelo tem 7,9% de participação nesse segmento e foi o B-SUV que mais cresceu em participação dentro da categoria, com +1,6 pontos percentuais em comparação com dezembro de 2024. O Jeep Commander emplacou 1.107 unidades em janeiro e, junto com os modelos importados da marca, completou o sucesso da gama Jeep no início de 2025. 

Somando os segmentos dos SUVs médios e grandes (C+D), a Jeep se destaca no mercado com as vendas do Compass e Commander, que somaram 5.543 emplacamentos. 

 



A Jeep®, patrocinadora master das transmissões da temporada 2025 da NBA e NCAA pela ESPN e o Disney+, no Brasil lança o Commander, de sete lugares condução semiautônoma nível 2, nova motorização 2.2 turbo diesel, de 200 cv e 45,887 kg de torque, na versão Overland. Tem 5 anos de garantia e custa R$ 309.990

 


NÃO DEIXE DE ASSISTIR O VÍDEO. CLIQUE NO LINK:


A Jeep® será a patrocinadora master das transmissões de basquete da NBA e NCAA na ESPN e no Disney+ durante o ano de 2025. O acordo estará vigente de janeiro a junho, cobrindo toda a temporada, incluindo os playoffs e as tão aguardadas Finais da NBA.

No Brasil, o Jeep Commander, referência entre os SUVs grandes, chega com ainda mais desempenho e eficiência na linha 2025. A nova motorização 2.2 Turbodiesel, que equipa a versão Overland, deixa o modelo mais ágil e robusto, proporcionando maior desempenho especialmente em terrenos mais exigentes, como rodovias e em condições off-road, que estão no DNA da Jeep. 

Com a motorização anterior, o modelo entregava 170 cv de potência, 380 Nm de torque e fazia 0 a 100 km/h em 11,6 segundos. Já com o novo motor 2.2 turbo diesel, a potência chega a 200 cv, 450 Nm de torque (45,887 kgfm) e vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, melhora de 2 segundos graças à excelente relação de peso-potência que traz mais equilíbrio ao modelo. 

Quando falamos nas retomadas, a performance se destaca, resultando em ultrapassagens mais seguras, considerando de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h feitas em 6,2 e 7,8 segundos, respectivamente. Além disso, o novo Commander Overland 2.2 diesel conta também com uma melhora de autonomia com relação a versão anterior.

Desenvolvido globalmente e preparado especificamente para as necessidades da América do Sul, o motor 2.2 Turbodiesel reúne o que há de melhor em tecnologia, com cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar), turbocompressor com geometria variável, intercooler ar-água e duplo circuito de refrigeração do motor. 

O sistema de escape possui duplo sistema de recirculação de gases (EGR) e pós-tratamento com injetor de ureia arrefecido por líquido, controlados por uma só central eletrônica — mudança que só foi possível por conta da adoção de processadores mais rápidos e eficientes. 

“O Jeep Commander é sucesso desde que foi lançado e reconhecido pelo alto nível de tecnologia, performance e sofisticação, sendo o modelo posicionado no topo da gama de nossos produtos fabricados no Brasil. Com a chegada da motorização 2.2 Turbodiesel, o Commander entregará ainda mais potência e desempenho, reforçando sua posição no mercado como um dos SUVs mais completos e preparados para enfrentar qualquer tipo de terreno, sem abrir mão do conforto e refinamento, que são marcas registradas da Jeep”, afirma Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep para a América do Sul.   


Jeep Commander: desenvolvido no Brasil para 7 pessoas com muito conforto e tecnologia

Maior e mais sofisticado Jeep já desenvolvido e produzido no Brasil, o Commander, fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), é sinônimo de elegância e conforto, principalmente quando consideramos os sete lugares que o modelo oferece. 

Definitivamente, os passageiros do Jeep Commander podem usufruir de todo o conforto e segurança de um modelo pensado para sete ocupantes e que se destaca em relação ao que é oferecido em sua categoria. 

Além disso, a terceira fileira do Commander, quando rebatida, gera um assoalho completamente plano com 661L de capacidade de carga, ou seja, muito espaço para carregar todas as boas histórias e aventuras que o modelo pode proporcionar.

Nesta nova versão, o modelo ganhou também rodas de 19” com novo design, deixando o carro mais esportivo. Os pneus seguem com a tecnologia SEAL INSIDE™, proporcionando ainda mais tranquilidades aos passageiros. Ele possui as tradicionais e marcantes sete fendas que, juntamente com os faróis unificados, apresentam uma assinatura única, reforçando a largura e imponência da personalidade do Commander.  


No mercado brasileiro, considerando seus concorrentes diretos, o modelo é o único veículo de sete lugares a diesel equipado com tecnologia de direção autônoma ADAS de nível 2, que garante mais segurança aos ocupantes do carro. 

Traz alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist. 

Referência em sofisticação, o modelo conta com mais de 20” de telas, sendo 10,25” no painel de instrumentos e 10,1” na central multimídia”, som Premium certificado pela Harman Kardon, que entrega aos clientes um nível de equipamento superior em todas as versões, teto solar panorâmico e bancos em suede. 

Conta ainda com faróis full LED, que proporcionam mais segurança e seta dinâmica, outra tendência premium, que funciona como um elemento adicional de elegância ao conjunto óptico, lanternas também em LED com desenho inédito e acabamento em cromo acetinado com quatro refletores inferiores, sendo um com a função de seta e os outros três com luz de posição e freio.


Com interior refinado, o modelo se destaca não apenas pelo acabamento, como também pelo espaço interno, extremamente versátil. A cabine do Commander pode abrigar de maneira confortável sete ocupantes, ou ainda, na configuração de cinco lugares, oferecer 661 litros de porta-malas. E para quem deseja ainda mais espaço, com todos os bancos traseiros rebatidos, estão disponíveis impressionantes 1.760 litros para bagagens. 

O Commander também conta com tração 4x4 com reduzida, câmbio automático de 9 velocidades, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road. 

Além disso, possui altura mínima de solo de 21,2 cm, ângulo de entrada de 26° e de saída de 24°. O modelo conta com 5 anos de garantia e assistência 24h em todo território nacional. Dessa maneira, a Jeep reforça o compromisso em fornecer uma assistência abrangente aos clientes.   

O Jeep Commander Overland com o novo motor turbo diesel de 200cv chega com preço sugerido de R$ 309.990.


Jeep® anuncia patrocínio master das transmissões da temporada 2025 da NBA e NCAA pela ESPN e o Disney+

“Jeep é a marca da aventura, da natureza e também dos esportes! Fazer parte desse espetáculo tão empolgante que é a NBA e a NCAA, que tem um público enorme no Brasil, faz muito sentido para o Jeep. Tenho certeza de que será uma temporada incrível!”, afirma Alessandra Souza, vice-presidente de Marketing & Comunicação da Stellantis para a América do Sul.

A iniciativa fortalece a relação da Jeep com o universo esportivo e amplia sua presença em um dos maiores palcos de entretenimento do mundo com ativações e inserções publicitárias estratégicas. Ao longo da temporada, a Jeep promete trazer experiências inovadoras para os espectadores, conectando o amor pelo basquete ao compromisso da marca em proporcionar às pessoas experiências únicas ligadas aos seus pilares: liberdade, paixão, aventura e aventura. 

A ESPN é referência na transmissão da NBA no Brasil há mais de 30 anos, oferecendo o maior pacote de jogos da liga no país. O canal contará com uma equipe formada pelos narradores Ari Aguiar, Matheus Suman, Vinícius Moura e Camilla Garcia, além dos comentaristas Guilherme Giovannoni, Zé Boquinha, Helen Luz e Leonardo Sasso.

Consolidados como a casa da NBA no Brasil, a ESPN e o Disney+ representam o principal destino para os fãs de basquete no país. Além da maior liga do mundo, a emissora transmite também o NBB, que reúne os principais clubes do Brasil, a Basketball Champions League Americas, a NCAA e a WNBA.

 

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Fastback, com porta-malas de 600 l e motor T200, o primeiro SUV Coupé da Fiat, já vendeu 100 mil unidades no Brasil nas versões a combustão e híbrida

 


Lançado em setembro de 2022, o Fastback, primeiro SUV Coupé da Fiat, alcançou a marca de 100 mil unidades comercializadas no Brasil no mês de janeiro. O modelo, que recentemente ganhou versão híbrida, foi desenvolvido para ser a combinação perfeita do melhor de cada segmento do mercado automotivo.   

Fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), o Fastback é o segundo SUV da Fiat a ser produzido no Brasil. Junto com o Pulse, o modelo segue fortalecendo a presença da marca em um dos segmentos que mais crescem no País. No ano passado, o Fastback  emplacou 48.060 unidades.  

Com um nível de design e refinamento vistos apenas em segmentos premium, o Fastback traz uma harmoniosa junção de sofisticação, performance, espaço, segurança e tecnologia. O design é um dos pontos fortes do Fastback, com curvas fluidas e esportivas que reúnem conceitos do renomado design italiano.  

Outro grande destaque do modelo é o porta-malas de 600 litros que é o maior da categoria, além de uma ótima altura em relação ao solo. O Fastback também oferece muita segurança com o pacote de ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), entregando frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, e a comutação dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.   


Em 2023, a família cresceu e chegou ao mercado o Novo Fastback Abarth, uma versão esportiva do SUV Coupé. Equipado com motor Turbo 270, ele faz de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e tem velocidade máxima de 220km/h. Dispensando opcionais, a versão conta com ampla lista de equipamentos de série, como escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1" com serviços conectados, paddle shifters, ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), freio de mão eletrônico com Auto Hold e wireless charger (carregador por indução).    

“O Fastback caiu no gosto do público. É um modelo que combina design arrojado com a versatilidade de um SUV. Esse marco de 100 mil unidades comercializadas só reforça sua posição como um dos modelos mais queridos do mercado, refletindo o desejo dos consumidores que buscam por um design inovador e alta performance. Para dar continuidade a esse legado, temos agora versões híbridas para o Fastback, que será ainda mais desejado por nossos clientes”, ressalta Frederico Battaglia, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.    


Com as novas versões equipadas com o motor T200 Hybrid, que chegaram ao mercado no final do ano passado, o Fastback contribui para o movimento da Fiat que busca se consolidar como protagonista no futuro da mobilidade. O Fastback híbrido combina a maior eficiência energética e melhor custo-benefício, e no ciclo urbano apresenta uma redução no consumo de combustível de 11,5% na gasolina e 9,8% no etanol. 

O SUV Coupé da Fiat também é reconhecido pelo público e diferentes especialistas, acumulando mais de 22 prêmios desde o lançamento. No ano passado, se destacou no Menor Custo de Uso e no Os Eleitos, da Quatro Rodas, que levam em consideração dados do mercado e a opinião do consumidor para eleger os melhores de cada categoria, reforçando o sucesso do Fastback junto aos consumidores. 

Jeep® Selections leva para Trancoso e Ilhabela experiência exclusiva com os modelos 4x4 da marca, Wrangler, Gladiator e Grand Cherokee, para os hóspedes e clientes dos hotéis e restaurantes parceiros que têm acesso a benefícios exclusivos

 


A Jeep®, conhecida por oferecer experiências únicas de aventura e liberdade aos seus clientes, uniu em uma ação duas grandes paixões dos brasileiros: carro e viagem. Com o Jeep Selections, a marca levou os icônicos Jeep Wrangler, Gladiator e Grand Cherokee 4xe para Trancoso, na Bahia, e Ilhabela, em São Paulo. 

Em uma parceria inédita, os hóspedes dos hotéis Casa Flô Trancoso e TW Guaimbê Ilhabela, e clientes dos restaurantes Flô Trancoso e Praia Flô, além do Viana (Ilhabela), têm acesso a cortesias, ambientações para momentos de lazer e relaxamento que remetem ao universo da marca, informações sobre os produtos e, o mais importante: uma experiência off-road premium com os modelos mais robustos da marca, que simbolizam o espírito e a autenticidade da Jeep. 

Com os carros disponíveis nos hotéis, os clientes podem mergulhar no mundo Jeep, conhecer de perto detalhes dos veículos e, muito além disso, ter a experiência da viagem transformada, uma vez que os modelos podem ser utilizados para passeios, transfers e até mesmo para trilhas onde somente carros capazes de enfrentar qualquer terreno conseguem chegar. Tudo isso sem deixar de lado todo o conforto, segurança e sofisticação, que são atributos reconhecidos do portfólio da marca. 

“Com o Jeep Selections, oferecemos aos clientes dos nossos parceiros a oportunidade de conhecer os modelos de maior capacidade off-road da nossa gama, com tudo o que eles proporcionam para deixar a viagem ainda mais completa. Essa ação, que está sendo um sucesso desde 2023 em Trancoso, e no ano passado chegou em Ilhabela, continuará em 2025, com a expectativa de expandirmos ainda mais as parcerias”, comenta Hugo Domingues, Vice-Presidente da Marca da Jeep na América do Sul. 

Vale ressaltar que clientes Jeep são beneficiados com ainda mais vantagens com os parceiros, entre elas cortesias diferenciadas e descontos exclusivos por meio do programa de relacionamento Jeep Wave. 



Sobre os carros 

Jeep Wrangler 

O Jeep Wrangler baseia-se no objetivo da marca de proporcionar liberdade de escolha, oferecendo uma combinação inigualável de aptidão off-road, autêntico design Jeep, liberdade ao ar livre, performance e um interior que reúne conforto, tecnologia e funcionalidade. Também é equipado com a consagrada tração 4X4 Rock-Trac, com selo Trail Rated, garantindo toda a aventura a bordo de um dos maiores ícones globais da marca. 

Jeep Gladiator 

Feito para proporcionar aventura e liberdade, o Jeep Gladiator é a única picape do mundo a aliar a autêntica capacidade off-road Jeep e a exclusiva experiência de direção open-air. Com motor 3.6L V6 a gasolina, capaz de gerar 284 cv de potência 347 Nm de torque associado a um câmbio automático de 8 marchas, o modelo também é equipado com a robusta tração 4X4 Rock-Trac e chancelada pelo Trail Rated, que comprova a capacidade de encarar desafios extremos para proporcionar experiências únicas. 

Jeep Grand Cherokee 4xe 

Ícone mundial, o Jeep Grand Cherokee, o SUV mais premiado do mundo e o mais premium do portfólio da marca, entrega aos clientes brasileiros muita sofisticação, sem abrir mão da lendária capacidade 4x4 que só a Jeep oferece. Recentemente, o modelo, que é equipado com a tecnologia híbrida plug-in “4xe”, também passou a contar com uma dose extra de tecnologia com o Adventure Intelligence, que oferece mais de 30 funcionalidades de conveniência, entretenimento, segurança e conforto. 

Fiat Toro fica ainda mais potente e econômica com motor Multijet 2.2 Turbodiesel de 200 cv de potência e 450 Nm de torque nas versões Ranch e Volcano

 

Uma das picapes mais desejadas do Brasil e líder em seu segmento, a Fiat Toro ficou ainda mais potente, robusta e econômica. Com a chegada do motor MultiJet 2.2 Turbodiesel, que equipa as versões Ranch e Volcano, o modelo passa a entregar 200 cv de potência e 450 Nm de torque (46 , um ganho de 18% na potência e 29% no torque, unindo agilidade, performance e menor consumo de combustível. 


Com a nova motorização, a Toro passa a fazer de 0 a 100 km/h em apenas 9,6 segundos na Volcano e 9,8 segundos na versão Ranch. Já as retomadas de 60 a 100km/h e 80 a 120 km/h, são feitas em impressionantes 6,0 segundos e 7,8 segundos (Volcano) e 6,1 e 7,9 (Ranch), resultando em mais segurança nas ultrapassagens e desempenho em todos os tipos de terrenos. 

Desenvolvido globalmente e preparado especificamente para as necessidades do Brasil, o novo motor Multijet 2.2 Turbodiesel reúne o que há de melhor em tecnologia, com cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar), turbocompressor com geometria variável, intercooler ar-água e duplo circuito de refrigeração do motor.  

As mudanças vão além do motor e a transmissão recebeu um cuidado especial. O câmbio automático de nove marchas está com novo conversor de torque, nova calibração e um diferencial 14% mais longo, que contribuiu para a melhor performance e economia. 

O resultado pode ser visto no consumo de combustível, que pode chegar a 10,5 km/l no uso urbano e 13,6 km/l em rodovias. Com estes números a Toro 2.2 Turbodiesel passa a receber a nota máxima "A" no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). 

“Com o novo conjunto, a Toro passa a ter uma experiência de dirigir única, podendo alcançar os 201 km/h de velocidade máxima e, ao mesmo tempo, chegando a 120km/h em uma rotação abaixo de 1500 rpm com muito conforto e economia. A mudança se soma ao design sofisticado, conforto, tecnologia e robustez que são marcas registradas da Toro”, reforça Frederico Battaglia, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.   

Estofamento dianteiro da versão Ranch 

Para finalizar o pacote de mudanças, a modelo recebeu novas cargas de suspensão, adequadas ao novo motor e proporcionando mais conforto ao modelo. Os freios dianteiros também foram redimensionados e os discos passaram de 305 para 330mm, mantendo a alta capacidade de frenagem do modelo. 

As versões equipadas com o novo motor 2.2 Turbodiesel mantém os detalhes no design e a Ranch (foto acima)



conta com uma grade com detalhes em bronze (premium brown) no friso decorativo, que proporciona uma aparência única e refinada, além de inserções volumétricas que garantem mais robustez e estilo. 
Por sua vez, a Volcano (foto acima do estofamento dianteiro)  possui grade cromada de série e wheel fenders, que proporcionam personalidade única para a versão. 

Banco traseiro da versão Ranch

Fabricada no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, a Toro foi desenvolvida e projetada no Brasil. Verdadeiro sucesso no mercado, foi reconhecida com mais de 30 prêmios nacionais e internacionais por design, qualidade e valor de revenda. Com isso, é a picape média mais vendida em mais de 70% do território nacional. 

Cockpit da versão Volcano

Completa, a gama da Toro possui diversos itens de segurança, central multimídia de última geração e conectividade da Connect////Me, plataforma de serviços conectados da marca, que oferecem funcionalidades como wi-fi, operações remotas, informações sobre o veículo, localização, navegação, assistentes de chamadas e muito mais.  

O modelo também possui sistema de iluminação full LED e DRL (marca registrada do design da picape), rodas de até 18” e bancos de couro com ajuste elétrico. 

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.