Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 27 de março de 2025

SAHIC 2025: 19ª edição é sucesso no Rio de Janeiro. Além de empresários e executivos do setor e de entidades de classe, a inauguração contou com a presença de autoridades locais e governamentais

 

Fotografia: Divulgação | SAHIC

 

Rio de Janeiro (Brasil) – 27 de março de 2025 – Foi concluída a 19ª edição do SAHIC Hotel & Tourism Investment Forum – América Latina e Caribe. O evento reuniu os principais participantes do setor hoteleiro, governos e investidores da América Latina e do Caribe. No total, foram mais de 70 conferências e uma área de exposição no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro, Brasil. Entre os destaques, estiveram os encontros entre altos executivos das principais redes hoteleiras — Accor, Wyndham Hotels & Resorts, GHL Hotels, BWH Hotels, Hyatt e Marriott — que chamaram a atenção, abordando temas como perspectivas, tendências, visão de mercado global e nacional e estratégias de suas empresas para o Brasil.

 

Arturo García Rosa, CEO e presidente do SAHIC Group, abriu o evento falando sobre a importância do retorno ao Brasil, ao mesmo tempo em que reforçou a importância da tecnologia na indústria da hospitalidade – a tecnologia permitiu, inclusive, que ícones como J. Willard Marriott (fundador da Marriott) e Gérard Pélisson (um dos fundadores da Accor) enviassem mensagens ao público conectando o presente e o passado por meio de um holograma. Assim como Marriott e Pélisson, a indústria do turismo é composta por muitos personagens. E, claro, sabemos que cada grupo tem sua própria história, mas o mais importante é que todos estamos trabalhando para construir um futuro melhor.


   Foto Blog do Arnaldo Moreira

 

Entre as autoridades estiveram Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; Gustavo Tutuca, Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro; e Carlos Henrique Menezes Sobral, Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento, representando o Ministro do Turismo, Celso Sabino. “É uma honra sediar esse evento no Rio de Janeiro. O setor se envolve em discussões estratégicas sobre a indústria. Principalmente porque, depois da pandemia, percebemos que não havia tempo a perder, e o turismo cresceu. Estamos abertos e monitorando de perto a indústria”, afirmou Eduardo Paes.

 

O crescimento do setor também foi tema das palestras de Gustavo Tutuca e Carlos Henrique Menezes Sobral. Por um lado, o Secretário de Turismo do Rio de Janeiro confirmou que o Rio de Janeiro já está retornando aos patamares de 2024, que teve um crescimento histórico graças, entre outros fatores, à Copa do Mundo e às Olimpíadas. "No ano passado foram mais de 1,5 milhão de turistas, e hoje há escassez de hotéis no estado", disse. O desempenho do país também foi destacado, com mais de 90 milhões de viagens nacionais sendo realizadas em 2024: "Invista no turismo, invista no Brasil", disse o secretário Carlos Menezes, representando o ministro Celso Sabino.

 

Setor
Bojan Kumer, vice-presidente regional de desenvolvimento hoteleiro para o Caribe e América Latina da Marriott International; Abel Castro, Diretor de Desenvolvimento para as Américas da Accor; María Carolina Pinheiro, Vice-Presidente de Desenvolvimento para a América Latina da Wyndham Hotels & Resorts; Cristiano Gonçalves, Vice-Presidente de Desenvolvimento para a América do Sul da Hyatt Hotels; Richard Rehwaldt, Vice-Presidente para a América Latina da BWH Hotels; e Andrés Farjado, CEO da GHL Hotels. Esses foram os líderes empresariais que discutiram o passado, o presente e o futuro do setor.

 

Abel Castro, diretor de Desenvolvimento para as Américas da Accor, abriu a pauta falando sobre a estratégia da empresa desde 1975, ano em que chegou ao Brasil. A Accor realizou sua rodada de desenvolvimento em etapas. Primeiro, investimos em hotéis. Então, depois de demonstrar que o negócio era lucrativo, começamos a administrá-lo. E agora, na terceira etapa, estamos trabalhando no modelo de franquia, explicou.



 

María Carolina Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento para América Latina da Wyndham Hotels & Resorts, falou sobre a importância do Brasil, que, junto com o México e o Caribe, é um dos principais mercados da América Latina. "Apesar de estarmos crescendo em outros mercados, o Brasil continua estratégico: só em 2024 foram assinados 45 contratos", enfatizou. A importância do Brasil também foi destacada por executivos da Marriott, Hyatt e BWH Hotels.

 

Cristiano Gonçalves, VP de Desenvolvimento para a América do Sul da Hyatt Hotels, afirmou que, embora a empresa possua quatro hotéis no Brasil, a fundação está pronta: “Estamos prontos para trabalhar e crescer no Brasil, especialmente por meio da nossa marca Hyatt Select, que foca na conversão de hotéis de médio porte.”

 

Richard Rehwaldt, vice-presidente para a América Latina da BWH Hotels, enfatizou o interesse e o desafio de crescer no mercado brasileiro. "Estamos aumentando nossos investimentos em estrutura e equipamentos para expandir nossa presença. Também estamos fazendo ajustes administrativos como parte de nossa estratégia para atingir nosso objetivo de crescimento", enfatizou, referindo-se, entre outros pontos, à adoção de contratos legais adequados ao mercado (e à língua portuguesa), bem como à remuneração em reais. Andrés Farjado, CEO da GHL Hotels, destacou os pilares de diferenciação da empresa: "Somos multimarcas, temos escala e queremos crescer ainda mais", enfatizou.



 

Os destaques do segundo dia incluíram a sessão principal, “Impulsionando o futuro da hospitalidade: insights exclusivos de um líder global”, com a presença do CFO e EVP de desenvolvimento da Marriott International, Leeny Oberg; do painel “Condo-hotel e Timeshare como Mecanismos de Financiamento para Novos Hotéis”, com a participação de Caio Calfat, presidente da ADIT Brasil, e Paulo Augusto Mendonça, do Marrey Mendonça Advogados, com moderação de Diogo Canteras, fundador da HotelInvest.

 

A tecnologia ganhou destaque no SAHIC com o painel de discussão “All Inclusive 2.0: Redefinindo a experiência do hóspede para a próxima geração”, moderado por Osvaldo Chudnobsky, sócio-gerente Brasil da Howath HTL, reunindo executivos de desenvolvimento da Hyatt, Accor, Wyndham Hotels & Resorts, Meliá Hotels International e Marriott International; e com o I-Talk “Da estratégia à ação: como a IA está trazendo grande valor às operações hoteleiras”, apresentado por Victor Venâncio Dias, diretor de soluções digitais LatAm do SAMSON Group.

 

A agenda de encerramento do SAHIC 2025 incluiu a apresentação "Visão 2030 – Desafios e oportunidades futuras para o turismo e a hospitalidade na região", com palestrantes da Accor, HotelInvest, IDB Invest e MARAEY, além do CEO e fundador do SAHIC Group, Arturo García Rosa. Sem anunciar o local da próxima edição, Arturo García Rosa destacou que a 20ª edição do evento será realizada em 2026. "Estamos mais do que prontos para apresentar uma edição ainda mais especial, marcada por novidades, networking, interação, capacitação e muito conteúdo de qualidade", afirmou.

 

O evento no Brasil contou com um conjunto de marcas patrocinadoras e apoiadoras: Host Patron: Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e TurisRio; Principais anfitriões: Prefeitura do Rio de Janeiro, Invest Rio e RioTur; Accor, HotelInvest, CityExpress by Marriott, BWH Hotels, MARAEY, Hyatt, Peru, Wyndham Hotels & Resorts, GHL Hotels, Equador, CBRE Hospitality, JLL, Lighthouse, STR, Horwath HTL, QUBICAAMF, EDSA, Ministério do Turismo do Brasil, BID Invest, IFC – Corporação Financeira Internacional, CAF, ADIT Brasil, SHP, CANATUR, ABIH-RJ e CC.

 

Sobre o SAHIC Group
O SAHIC Group é especializado na gestão e organização de reuniões que facilitam o desenvolvimento de negócios para os setores hoteleiro, turístico e imobiliário relacionado, com o maior histórico na região. A empresa responsável por construir a mais poderosa plataforma de negócios para incorporadores imobiliários de produtos hoteleiros e turísticos. O grupo já realizou 19 conferências focadas em investimentos hoteleiros nas principais cidades da região: Buenos Aires, Rio de Janeiro, Quito, Santiago do Chile, Lima; Medellín, San José, Costa Rica; Cuba; Panamá; Bogotá e Cartagena das Índias. Para mais informações: https://www.sahic.com/

Nova Harley-Davidson Street Glide® Ultra 2025 chega ao Brasil com mais potência, conforto e tecnologia. Modelo premium da linha Grand American Touring traz motor Milwaukee-Eight® 117, redução de peso, sistema Skyline™ OS e design renovado


   Fotos divulgação Harley-Davidson

São Paulo, 27 de março de 2025 - A Harley-Davidson apresenta ao mercado brasileiro a Street Glide® Ultra 2025, a mais nova integrante da linha Grand American Touring. Combinando potência, tecnologia e conforto para longas distâncias, o modelo foi projetado para quem busca uma experiência de pilotagem cada vez mais agradável, seja na área urbana ou nas estradas pelo País.

Com um design renovado, a Street Glide® Ultra 2025 traz um visual mais dinâmico e aerodinâmico, que flui do para-lama dianteiro até as malas laterais. A nova carenagem melhora a estabilidade e reduz a turbulência no capacete em até 60% em comparação aos modelos anteriores. Além disso, a motocicleta está 23 kg mais leve, proporcionando melhor manobrabilidade, aceleração e frenagem.

Tecnologia de ponta a ponta

A nova Harley-Davidson Street Glide® Ultra 2025 incorpora avanços tecnológicos que elevam sua performance, conforto e segurança. O motor Milwaukee-Eight® 117 entrega 177Nm de torque, garantindo força e resposta instantânea para qualquer situação na estrada. Enquanto seu sistema de resfriamento líquido otimiza o desempenho e a durabilidade. A transmissão Cruise Drive® de seis marchas proporciona trocas suaves e um equilíbrio entre economia de combustível e potência em alta velocidade.

Outro diferencial é o sistema de suspensão traseira SHOWA® de tecnologia de emulsão dupla, que melhora a resposta de amortecimento e oferece maior previsibilidade na condução. Além disso, o chassi tubular de aço proporciona maior rigidez estrutural, essencial para estabilidade e conforto em viagens longas.

Em relação à segurança, a motocicleta é equipada com um conjunto completo de aprimoramentos para pilotagem em curvas, garantindo maior controle e estabilidade em diferentes condições de estrada. O sistema inclui ABS otimizado e ABS em curvas (C-ABS), que ajusta a frenagem eletronicamente para manter o desempenho ideal mesmo em inclinações. 

O controle de tração aprimorado (C-TCS) também conta com suporte para curvas, evitando deslizamentos e proporcionando mais confiança ao piloto. Além disso, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) permite o acompanhamento em tempo real, alertando sobre qualquer alteração que possa comprometer a segurança. 


A tecnologia Vehicle Hold Control (VHC) auxilia nas saídas em subidas, mantendo a moto parada temporariamente para evitar recuos inesperados. O sistema de iluminação totalmente em LED melhora a visibilidade tanto para o piloto quanto para os outros motoristas, enquanto o design aerodinâmico, com para-brisa elevado e defletores de ar ajustáveis, reduz a turbulência e aumenta o conforto em viagens longas.

A experiência de pilotagem é elevada pelo novo sistema operacional Skyline™ OS, que conecta o motociclista a um painel TFT de 12,3 polegadas – maior, mais intuitivo e repleto de funcionalidades.

O painel de 12,3 polegadas é 90% mais largo em comparação com o painel de 6,5 polegadas equipado na Ultra Limited 2024 e oferece uma área de tela 400% maior, com mais brilho e nitidez.

Esse display substitui todos os instrumentos analógicos tradicionais e oferece acesso integrado à navegação Harley-Davidson® Embedded Navigation, que inclui mapas detalhados, atualizações de tráfego e previsão do tempo em tempo real por meio de conectividade Wi-Fi roteada pelo usuário. A Street Glide Ultra 2025 conta com 4 modos de pilotagem que eletronicamente controlam as características de performance da motocicleta. 

Além disso, também permite total controle sobre os modos de pilotagem, que ajustam automaticamente a entrega de potência, o freio-motor, o C-ABS e o C-TCS. A conectividade Bluetooth possibilita a integração do smartphone para controle de mídia e chamadas, enquanto o sistema de áudio Skyline™ OS oferece uma qualidade sonora superior com alto-falantes de 5,25 polegadas e um amplificador de 50W por canal. O painel oferece, ainda, o uso do Apple CarPlay projetado pelo Iphone do usuário. 

Conforto nas estradas

Para viagens ainda mais confortáveis, a Street Glide® Ultra 2025 conta com um novo assento ergonômico, ajuste hidráulico da suspensão traseira, punhos aquecidos com três níveis selecionáveis e um para-brisa mais alto, que garante maior proteção contra o vento. Também conta com dois pontos de conexão para jaquetas aquecidas. O King Tour-Pak®, compartimento de armazenamento traseiro, acomoda dois capacetes e outros itens essenciais para jornadas mais longas.

A Street Glide® Ultra 2025 já está disponível nas concessionárias Harley-Davidson do Brasil, com opções de acabamento cromado brilhante ou preto fosco e uma nova paleta de cores exclusivas da marca.

Sobre a Harley-Davidson

A Harley-Davidson, Inc. é a empresa-mãe da Harley-Davidson Motor Company e da Harley-Davidson Financial Services. Nossa visão: Construir nossa lenda e liderar nossa indústria por meio de inovação, evolução e emoção. Nossa missão: Mais do que construir máquinas, representamos a busca atemporal pela aventura. Liberdade para a alma. Desde 1903, a Harley-Davidson tem definido a cultura das motocicletas com uma crescente variedade de motocicletas de ponta, distintas e personalizáveis, além de experiências de pilotagem e acessórios excepcionais, equipamentos e roupas de pilotagem. A Harley-Davidson Financial Services oferece financiamento, seguros e outros programas para ajudar os motociclistas da Harley-Davidson a pegarem a estrada. Saiba mais em www.harley-davidson.com.  

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira



Movimento nos aeroportos bate recorde


Com o movimento do pré-carnaval que foi realizado em diversas capitais em fevereiro, com as micaretas, blocos de ruas e trios elétricos, além do fim das férias de janeiro, o transporte aéreo nacional registou 7,2 milhões de passageiros no mercado doméstico em fevereiro , o maior volume para o mês nos últimos cinco anos. O número, segundo o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), representa um crescimento de 7% na comparação com o mesmo período de 2024.


 Aeroporto de Confins estima 600 mil passageiros em dezembro – ALNNEWS


O estado de São Paulo se destacou na movimentação de passageiros em fevereiro, especialmente o terminal de Guarulhos, que recebeu mais de 2 milhões de passageiros. Completam a lista de aeroportos de maior fluxo os terminais de Congonhas , com 1.774 milhões de viajantes; Brasília ), com 1 milhão, e Aeroporto  Internacional de Belo Horizonte, em Confins,, com 899 mil passageiros.


Aeroporto de Confins projeta receber cerca de 2 milhões de passageiros na  alta temporada

Os dados estão disponíveis para consulta no Relatório de Demanda e Oferta da Anac, atualizado com números do setor de aviação civil até fevereiro de 2025.


ABIH MG toma posse


Para impulsionar o segmento e fortalecer o turismo brasileiro, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) proporciona desconto de 15% em hospedagens para mulheres que viajam sozinhas e para professores.

A iniciativa inédita garante a aplicação de tarifa promocional nos estabelecimentos da rede da ABIH Nacional que aderirem à campanha. Confira AQUI  a lista de hotéis participantes.



A nova gestão da ABIH-MG assume com o compromisso de promover a capacitação dos hoteleiros, de fomentar o crescimento do setor e de atrair negócios com ação integrada junto ao poder público para promoção de grandes eventos para Belo Horizonte e Minas Gerais; No mesmo dia, a entidade promoverá o 1º Encontro de Liderança da Hotelaria e Fornecedores .

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG) realizará no dia 27 de março, às 19h, a cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2025-2027. 

O evento acontecerá no Rooftop do hotel Intercity BH Expo, em Belo Horizonte, reunindo lideranças do setor, autoridades, empresários, imprensa e representantes do trade turístico mineiro. A diretoria será presidida por Flávia Badaró, que assume com o compromisso de fortalecer a hotelaria no estado, superando desafios e implementando soluções inovadoras para o setor.




“Nosso objetivo é ampliar a captação dos hoteleiros, estimular a inovação e fomentar o desenvolvimento sustentável dos negócios em Minas Gerais”, destaca. Para o vice-presidente da entidade, Rodrigo Cançado, a hotelaria desempenha um papel fundamental na economia do estado.




“Queremos impulsionar esse crescimento com uma agenda mais robusta e integrada ao poder público para atrair grandes eventos para a capital mineira e para  todos os municípios de Minas Gerais”, reforça. Ele revela que o planejamento da diretoria prevê muitas novidades para beneficiar a hotelaria e incrementar negócios para o trade.

 Intercity  BH Expo


1º Encontro de Liderança da Hotelaria e Fornecedores

Além da cerimônia de posse, a ABIH-MG promoverá o 1º Encontro de Liderança da Hotelaria e Fornecedores, que acontecerá das 14h às 18h30, com entrada gratuita para hoteleiros no Centro de Convenções do hotel Intercity BH Expo. A programação incluirá palestras que abordarão os desafios e oportunidades para o setor hoteleiro em Minas Gerais; linhas de crédito para retrofit na hotelaria; incentivos fiscais; além de informações sobre a Norma Regulamentadora nº 1 NR-1 que obriga as empresas a mitigar riscos psicossociais no ambiente corporativo, saúde mental com foco na atuação hoteleira, Perse e insalubridade. Também haverá “Pitch” para fornecedores apresentarem novas soluções para o mercado e descontos para associados presentes.



Restauração da Igreja do século 18  


Importante símbolo da identidade e da fé da comunidade de Córregos, em Conceição do Mato Dentro, a Igreja da Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Córregos foi entregue restaurada à população local, no dia 22 de março, pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG).


20250322 171519359 iOS

A restauração reafirma o compromisso do Estado com a preservação do patrimônio e a valorização da história e da cultura mineira. A reabertura da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Córregos celebra, assim, não apenas a preservação de um patrimônio histórico, mas também o fortalecimento da identidade cultural da comunidade e sua conexão com suas raízes.

Situada no Núcleo Histórico de Córregos, a igreja é um marco arquitetônico de grande valor cultural e artístico, com seu tombamento reconhecido pelo IEPHA-MG em 1985. Com estrutura autônoma de madeira e vedação em adobe, a edificação possui nave, capela-mor, capelas laterais e sacristia, além de uma fachada chanfrada e uma torre única central.


Restauração: um resgate histórico e arquitetônico

As obras começaram em 2022 e envolveram a recuperação estrutural do edifício, abrangendo alvenarias, esquadrias, cobertura, forros e pisos. Além disso, foram modernizadas as instalações elétricas e hidrossanitárias, os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, prevenção e combate a incêndios, sonorização, alarme contra intrusão e drenagem.



A intervenção também incluiu a restauração de elementos artísticos de grande valor, como o altar-mor, as pinturas parietais e o forro da capela-mor, o arco cruzeiro, os altares colaterais e os altares das capelas laterais, além do lavabo, painel do órgão, pia batismal e púlpito.

Durante os trabalhos, a remoção das camadas mais recentes de pintura revelou a decoração original, atribuída ao renomado artista Gonçalves Francisco Xavier, que foi cuidadosamente restaurada.


Investimento e financiamento -O projeto contou com o investimento total de R$ 3.753.249,64, sendo viabilizado com recursos do Termo de Compromisso firmado entre o IEPHA-MG e a empresa Anglo American Minério de Ferro S.A., conforme condicionantes ambientais estabelecidas nas Licenças de Instalação e Operação do empreendimento Sistema Minas-Rio.


Córregos - Distrito de Conceição do Mato Dentro MG ~ Conheça Minas


História e importância da Igreja Matriz-A tradição oral do distrito de Córregos indica que a capela primitiva que deu origem à Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida já existia antes de 1722, pouco após o surgimento da imagem da santa em Guaratinguetá (SP), em 1717. Os registros mais antigos da atuação da igreja católica na região remontam a 1745 e 1748, em documentos arquivados no Santuário de Bom Jesus do Matozinhos, na sede de Conceição do Mato Dentro.

Fiat Argo oferece maior sofisticação, comodidade e segurança na linha 2026. Para reforçar o posicionamento entre os veículos mais vendidos do país, o modelo passa a contar com painel Full-LED e espelhamento sem fio. Além do Brasil, Argo é comercializado em mais 10 países da América Latina

 

Com nome forte, que remete à Mitologia Grega, o Fiat Argo é sucesso no mercado desde o seu lançamento. O modelo, que foi desenvolvido para atender os diversos tipos de público, se consolidou como um dos carros mais vendidos do país, com mais de 550 mil unidades comercializadas desde 2017. Agora, no modelo 2026, o hatch querido dos brasileiros ficou ainda mais sofisticado, ampliando itens de comodidade e segurança.

Entre as novidades, o novo farol Full-LED foi lançado para proporcionar mais sofisticação e uma condução noturna ainda mais segura, juntamente com o novo farol de neblina que passa a ser em LED. Ambos disponíveis nas versões Trekking e Drive 1.3 AT. Nas demais versões, o modelo passa a contar com uma linha de design em LED nos faróis. Outro detalhe externo que foi incorporado, para as versões Drive, foram os retrovisores externos, que agora têm acabamento em cor preto brilhante.



Passando para o interior do veículo, todas as versões ganharam mais sofisticação e conforto, com a introdução de um novo interior escurecido, assim como já era oferecido na versão Trekking. Além disso, aprimorando os itens de comodidade do Argo, as versões equipadas com central multimídia agora contam com espelhamento de celular sem fio, que permite conectar ao Android Auto e Apple Carplay, sem a necessidade de usar cabos, tornando a experiência de condução ainda mais contínua e diferenciada no modelo.

"O Argo, desde que foi lançado, é referência dentro dos segmentos e um dos carros mais vendidos do Brasil. Seguimos constantemente aprimorando nossos produtos, e agora o modelo chega com um design moderno e atraente, se consolidando como excelente opção dentro de seus segmentos, para atender uma ampla gama de consumidores, oferecendo um bom equilíbrio entre desempenho, conforto, tecnologia e custo-benefício", ressalta Frederico Battaglia, vice-presidente das Marcas Fiat e Abarth para a América do Sul.


Desenvolvido no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), o Argo também é comercializado em outros 10 países da América Latina, entre eles Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai.

Confira a lista de equipamentos de cada versão:

Fiat Argo 1.0

  • Design de LED nos protetores

  • Interior escuro

  • ABS + EBD + HH; ESC, TC

  • 2 airbags

  • Ar-condicionado

  • Banco traseiro rebatível

  • Luz de freio + ESS

  • Chave canivete telecomando

  • Computador de bordo

  • Desembaçador e limpadores traseiros

  • Direção elétrica ajuste de altura

  • DRL

  • Maçanetas e retrovisores externos pretos texturizados

  • Regulagem de altura Facho do farol

  • Repetidores laterais de seta

  • Rodas de aço + calotas de 14''

  • Tomada 12 V

  • Travas elétricas

  • Vidros elétricos dianteiro


Fiat Argo Drive 1.0 - todos os itens do 1.0 mais:

  • Retrovisor externo preto brilhante

  • Espelhamento sem fio

  • Banco do motorista regulação de altura

  • Bolsa porta-objetos banco do passageiro

  • Central Multimídia de 7''

  • Iluminação no porta-malas e porta-luvas

  • Luz de leitura avançada

  • Maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria

  • Rodas de aço + calotas de 15”

  • Volante multifuncional

+ opções:

  • Ar-condicionado digital

  • Chave presencial

  • Faróis de neblina

  • Retrovisor externo elétrico + Tilt down

  • Vidros elétricos traseiros

  • Sensor de estacionamento traseiro

  • Calotas exclusivas


Fiat Argo Drive 1.3 AT - todos os itens do Drive 1.0 mais:

  • Faróis Full-LED

  • Motor 1.3

  • Câmbio CVT

  • Modo Esporte

  • Piloto automático

+ opções:

  • Ar- condicionado digital

  • Chave presencial

  • Faróis de neblina LED

  • Retrovisor externo elétrico + Tilt down

  • Vidros elétricos traseiros

  • Sensor de estacionamento traseiro

  • Rodas de liga-leve

  • Frisos pretos brilhantes

  • Bancos e acabamentos internos exclusivos


Fiat Argo Trekking 1.3 CVT – todos os itens do Trekking 1.3 mais:

  • Faróis FULL-LED

  • Faróis de neblina LED

  • Espelhamento Wireless

  • Câmbio automático

  • Modo Esporte

  • Piloto automático

+ opções:

  • Ar-condicionado digital

  • Bancos e volante em couro

  • Chave presencial

MARAEY é destaque na programação do SAHIC 2025 com fala de Secretário de Turismo e em painéis com participações de executivos. Secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, citou MARAEY como exemplo significativo de desenvolvimento turístico para o Rio de Janeiro; Emilio Izquierdo (CEO do empreendimento) e Emilio Izquiero Jiménez (fundador) compartilharam experiências e visões sobre o setor durante o evento



Emilio Izquierdo, CEO do empreendimento MARAEY, durante painel no SAHIC 2025 - crédito: Divulgação MARAEY


 

Rio de Janeiro, 26 de março de 2025 – O empreendimento MARAEY - reconhecido internacionalmente e premiado como um dos mais inovadores e sustentáveis do Brasil e do mundo - foi destaque no SAHIC 2025 (Hotel & Tourism Investment Forum – Latin America and The Caribbean), na 19ª edição do evento de referência para o setor de hospitalidade e turismo na América Latina. 

Ao longo do encontro, que aconteceu nos dias 24 e 25 de março, no Hotel Fairmont, em Copacabana, o complexo turístico-residencial teve reconhecida sua visão transformadora para o futuro do turismo, destacando práticas sustentáveis que vão além da preservação ambiental para promover uma verdadeira reestruturação das comunidades e ecossistemas.

Na segunda-feira (24), durante a abertura do evento, o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, mencionou MARAEY como um exemplo significativo de desenvolvimento turístico para a região. Durante o painel "Com Foco no Brasil: Oportunidades e Desafios no Crescimento do Setor Hoteleiro no Estado do Rio de Janeiro", Tutuca destacou o impacto de grandes investimentos, como o complexo MARAEY, que levará três hotéis de bandeiras internacionais para o município de Maricá, além de uma universidade voltada para a hotelaria, em parceria com a École Hôtelière de Lausanne (EHL). O secretário enfatizou ainda a importância do projeto para o crescimento do turismo no Estado e para o desenvolvimento de novos destinos

 

Painéis com executivos potencializaram a mensagem do projeto

Já no início da manhã de terça-feira (25), o CEO de MARAEY, Emilio Izquierdo, fez contribuições fundamentais durante sua participação no painel "Turismo Regenerativo e Hospitalidade Experiencial: O Futuro das Viagens Holísticas". O executivo abordou como o turismo pode evoluir da sustentabilidade para a regeneração, destacando o pioneirismo de MARAEY, que tem como base o compromisso com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.

Com um investimento de R$ 11 bilhões e uma área de 844 hectares que abrange a criação de uma grande Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), MARAEY se posiciona como um exemplo global de como grandes empreendimentos podem criar uma conexão profunda entre viajantes e o meio ambiente, ao mesmo tempo que geram benefícios - econômicos e sociais - e integração com a população nativa.
 

O CEO Emilio Izquierdo (ao centro) em participação no painel "Turismo Regenerativo e Hospitalidade Experiencial: O Futuro das Viagens Holísticas" - crédito: Divulgação MARAEY
 

Idealizamos esse projeto sob três pilares: respeito ambiental, responsabilidade social e impacto econômico. Levamos esses compromissos muito a sério, tanto que apenas 6,6% do total de hectares da área de MARAEY serão construídos. Não queremos apenas preservar a natureza, mas sim equilibrar o meio ambiente. As pessoas custam a crer que isso seja possível, mas é o que nós acreditamos, assim como nossos parceiros, empresas e marcas que estão associadas ao empreendimento. Nossos investidores não são convencidos apenas com números e dados. Eles precisam saber e ter garantias de que fazem parte de um projeto correto, inovador, positivo e perene. E, além disso, o investimento em MARAEY vai trazer retorno e satisfação não apenas aos investidores, mas a todos os stakeholders e público em geral, incluindo a Maricá, o Estado do Rio de Janeiro e o Brasil”, enfatizou o CEO.
 

Já no painel "Visionários que Abrem Caminho – Os Sonhos São Sempre o Começo de Tudo", Emilio Izquierdo Jiménez, fundador de MARAEY e pai do atual CEO, compartilhou sua trajetória pioneira e a visão inicial que originou o projeto. Em uma troca conduzida por Arturo Garcia Rosa, presidente do SAHIC, Jiménez refletiu sobre os desafios de criar um empreendimento que fosse além do sustentável, deixando claro que a mesma paixão pelo meio ambiente e pela transformação social que o fizeram idealizar e fundar MARAEY continua a ser o motor por trás do sucesso do projeto, que hoje tem sua sequência conduzida pelo filho. E o responsável pela ideia segue otimista: “Esse projeto tem todos os apoios administrativos e político-públicos. Minha convicção é tanta que, se pudesse voltar no tempo, lá em 2010 quando comecei essa empreitada, faria tudo de novo. Isso vem da tranquilidade de saber que fazemos tudo certo, dentro da lei, respeitando cada órgão e legislação competente - e rigorosa sim, como deve ser, principalmente em se tratando de meio-ambiente. Sei que todos os esforços serão recompensados e que a lei se fará cumprir”.
 

Pai e filho unidos no mesmo sonho: empreitada iniciada por Emilio Izquierdo Jiménez em 2010 hoje tem sequência pelo filho e atual CEO de MARAEY, Emilio Izquierdo - crédito: Divulgação MARAEY

 

No encerramento do evento, o CEO Emilio Izquierdo retornou ao palco para integrar o painel "Visão 2030 – Desafios e Oportunidades Futuras para o Turismo e a Hospitalidade na Região", onde compartilhou as perspectivas do projeto MARAEY para o futuro do turismo e hospitalidade na América Latina. Junto a outros líderes do setor, ele discutiu as tendências globais de sustentabilidade e inovação, reforçando a importância da conexão com os habitantes da região.

O turismo comprometido e cuidadoso com a comunidade é essencial. Todos os desenvolvedores do setor devem trabalhar de maneira genuína e sincera para gerar um impacto positivo, por um mundo melhor. O setor turístico tem esse potencial de gerar muitos recursos - para além do financeiro - com um impacto negativo mínimo, desde que gerido com responsabilidade. O atual momento do turismo no Brasil é histórico - em número de viajantes, ticket médio e perspectiva - e deve ser celebrado, pois é muito promissor. Esse país tem potencial para, em relativamente pouco tempo, dobrar a receita e o percentual do PIB correspondente ao turismo”, concluiu ao final do painel.
 

Emilio Izquierdo também participou do painel de encerramento do SAHIC 2025, "Visão 2030 – Desafios e Oportunidades Futuras para o Turismo e a Hospitalidade na Região" - crédito: Divulgação MARAEY

 

Ainda durante o SAHIC, o projeto MARAEY foi, por mais de uma vez, mencionado como um exemplo de destaque em sustentabilidade, recebendo reconhecimento mundial por sua abordagem inovadora. Além de sua posição como signatário do Pacto Global da ONU, MARAEY já conquistou premiações de renome, como o Prêmio de Liderança do U.S. Green Building Council 2021 para América Latina e o selo BIOSPHERE como o primeiro projeto privado do mundo reconhecido como “Sustainable Tourist Destination”.

Com a previsão de criar mais de 36 mil empregos e gerar R$ 7,2 bilhões em impostos nos primeiros 14 anos de operação, MARAEY reafirma sua posição como um modelo de desenvolvimento regenerativo, onde a sustentabilidade ambiental, a inclusão social e a inovação caminham juntas.

No entanto, MARAEY está temporariamente paralisado há quase dois anos enquanto aguarda o julgamento de recursos colocados pelo estado do Rio de Janeiro e município de Maricá perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) que visam à continuidade do empreendimento. O processo atualmente aguarda a decisão da ministra Maria Thereza de Assis Moura para que o tema seja colocado em pauta e devidamente analisado. Além disso, MARAEY está a postos para esclarecer todos os pontos levantados perante a nova gestão do Ministério Público.

 

Sobre MARAEY

 

Projeto turístico-residencial mais inovador e sustentável do Brasil, MARAEY, em Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro, tem como ativos fundamentais a proteção ao meio ambiente e o investimento em pesquisas acadêmicas com a participação de algumas das principais instituições do país, a valorização da comunidade local, além do desenvolvimento econômico.


Com uma ocupação predial de apenas 6,6% do terreno, dentro dos 844 hectares do empreendimento será criada a segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do Estado do Rio, e a quinta do Brasil. MARAEY é signatário do Pacto Global da ONU e já conta com premiações de reconhecimento mundial - como o Prêmio de Liderança do U.S. Green Building Council 2021 para América Latina, o prêmio International Property Awards 2022-2023 ao melhor projeto de usos mixtos das Américas, o selo BIOSPHERE, além das pré-certificações Sustainable SITES Initiative GOLD e Geo Foundation for Sustainable Golf.

 

Para mais informações, visite www܂maraey܂com

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.