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quinta-feira, 27 de março de 2025

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira



Movimento nos aeroportos bate recorde


Com o movimento do pré-carnaval que foi realizado em diversas capitais em fevereiro, com as micaretas, blocos de ruas e trios elétricos, além do fim das férias de janeiro, o transporte aéreo nacional registou 7,2 milhões de passageiros no mercado doméstico em fevereiro , o maior volume para o mês nos últimos cinco anos. O número, segundo o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), representa um crescimento de 7% na comparação com o mesmo período de 2024.


 Aeroporto de Confins estima 600 mil passageiros em dezembro – ALNNEWS


O estado de São Paulo se destacou na movimentação de passageiros em fevereiro, especialmente o terminal de Guarulhos, que recebeu mais de 2 milhões de passageiros. Completam a lista de aeroportos de maior fluxo os terminais de Congonhas , com 1.774 milhões de viajantes; Brasília ), com 1 milhão, e Aeroporto  Internacional de Belo Horizonte, em Confins,, com 899 mil passageiros.


Aeroporto de Confins projeta receber cerca de 2 milhões de passageiros na  alta temporada

Os dados estão disponíveis para consulta no Relatório de Demanda e Oferta da Anac, atualizado com números do setor de aviação civil até fevereiro de 2025.


ABIH MG toma posse


Para impulsionar o segmento e fortalecer o turismo brasileiro, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) proporciona desconto de 15% em hospedagens para mulheres que viajam sozinhas e para professores.

A iniciativa inédita garante a aplicação de tarifa promocional nos estabelecimentos da rede da ABIH Nacional que aderirem à campanha. Confira AQUI  a lista de hotéis participantes.



A nova gestão da ABIH-MG assume com o compromisso de promover a capacitação dos hoteleiros, de fomentar o crescimento do setor e de atrair negócios com ação integrada junto ao poder público para promoção de grandes eventos para Belo Horizonte e Minas Gerais; No mesmo dia, a entidade promoverá o 1º Encontro de Liderança da Hotelaria e Fornecedores .

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG) realizará no dia 27 de março, às 19h, a cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2025-2027. 

O evento acontecerá no Rooftop do hotel Intercity BH Expo, em Belo Horizonte, reunindo lideranças do setor, autoridades, empresários, imprensa e representantes do trade turístico mineiro. A diretoria será presidida por Flávia Badaró, que assume com o compromisso de fortalecer a hotelaria no estado, superando desafios e implementando soluções inovadoras para o setor.




“Nosso objetivo é ampliar a captação dos hoteleiros, estimular a inovação e fomentar o desenvolvimento sustentável dos negócios em Minas Gerais”, destaca. Para o vice-presidente da entidade, Rodrigo Cançado, a hotelaria desempenha um papel fundamental na economia do estado.




“Queremos impulsionar esse crescimento com uma agenda mais robusta e integrada ao poder público para atrair grandes eventos para a capital mineira e para  todos os municípios de Minas Gerais”, reforça. Ele revela que o planejamento da diretoria prevê muitas novidades para beneficiar a hotelaria e incrementar negócios para o trade.

 Intercity  BH Expo


1º Encontro de Liderança da Hotelaria e Fornecedores

Além da cerimônia de posse, a ABIH-MG promoverá o 1º Encontro de Liderança da Hotelaria e Fornecedores, que acontecerá das 14h às 18h30, com entrada gratuita para hoteleiros no Centro de Convenções do hotel Intercity BH Expo. A programação incluirá palestras que abordarão os desafios e oportunidades para o setor hoteleiro em Minas Gerais; linhas de crédito para retrofit na hotelaria; incentivos fiscais; além de informações sobre a Norma Regulamentadora nº 1 NR-1 que obriga as empresas a mitigar riscos psicossociais no ambiente corporativo, saúde mental com foco na atuação hoteleira, Perse e insalubridade. Também haverá “Pitch” para fornecedores apresentarem novas soluções para o mercado e descontos para associados presentes.



Restauração da Igreja do século 18  


Importante símbolo da identidade e da fé da comunidade de Córregos, em Conceição do Mato Dentro, a Igreja da Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Córregos foi entregue restaurada à população local, no dia 22 de março, pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG).


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A restauração reafirma o compromisso do Estado com a preservação do patrimônio e a valorização da história e da cultura mineira. A reabertura da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Córregos celebra, assim, não apenas a preservação de um patrimônio histórico, mas também o fortalecimento da identidade cultural da comunidade e sua conexão com suas raízes.

Situada no Núcleo Histórico de Córregos, a igreja é um marco arquitetônico de grande valor cultural e artístico, com seu tombamento reconhecido pelo IEPHA-MG em 1985. Com estrutura autônoma de madeira e vedação em adobe, a edificação possui nave, capela-mor, capelas laterais e sacristia, além de uma fachada chanfrada e uma torre única central.


Restauração: um resgate histórico e arquitetônico

As obras começaram em 2022 e envolveram a recuperação estrutural do edifício, abrangendo alvenarias, esquadrias, cobertura, forros e pisos. Além disso, foram modernizadas as instalações elétricas e hidrossanitárias, os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, prevenção e combate a incêndios, sonorização, alarme contra intrusão e drenagem.



A intervenção também incluiu a restauração de elementos artísticos de grande valor, como o altar-mor, as pinturas parietais e o forro da capela-mor, o arco cruzeiro, os altares colaterais e os altares das capelas laterais, além do lavabo, painel do órgão, pia batismal e púlpito.

Durante os trabalhos, a remoção das camadas mais recentes de pintura revelou a decoração original, atribuída ao renomado artista Gonçalves Francisco Xavier, que foi cuidadosamente restaurada.


Investimento e financiamento -O projeto contou com o investimento total de R$ 3.753.249,64, sendo viabilizado com recursos do Termo de Compromisso firmado entre o IEPHA-MG e a empresa Anglo American Minério de Ferro S.A., conforme condicionantes ambientais estabelecidas nas Licenças de Instalação e Operação do empreendimento Sistema Minas-Rio.


Córregos - Distrito de Conceição do Mato Dentro MG ~ Conheça Minas


História e importância da Igreja Matriz-A tradição oral do distrito de Córregos indica que a capela primitiva que deu origem à Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida já existia antes de 1722, pouco após o surgimento da imagem da santa em Guaratinguetá (SP), em 1717. Os registros mais antigos da atuação da igreja católica na região remontam a 1745 e 1748, em documentos arquivados no Santuário de Bom Jesus do Matozinhos, na sede de Conceição do Mato Dentro.

Empresários da área de hotelaria de diversos países lotaram o salão de eventos do Hotel Fairmont

Texto e fotos: Arnaldo Moreira

SAHIC 2025: 19ª edição teve inicio dia 24 de março, no Rio de Janeiro, reunindo líderes hoteleiros da América Latina e Caribe. Além de empresários e executivos do setor e de entidades de classe, abertura contou com a presença de autoridades locais e governamentais


A 19ª edição do SAHIC Hotel & Tourism Investment Forum - Latin America and The Caribbean, encontro que reúne os principais players da indústria hoteleira, governos e investidores da região da América Latina e Caribe.

 

Contando com a participação de mais de 70 palestras e uma área de exposições, além de ações da ativação e iniciativas de experiência de marcas, o evento segue até amanhã (25), no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro. Ao longo de quase 20 anos, essa é a segunda vez do SAHIC no Brasil, contando com os principais nomes da indústria, entre os quais estão, Thomas Dubaere (Accor), Gustavo Viescas e Maria Carolina Pinheiro (Wyndham), Andres Fajardo (GHL Hoteles), Ron Pohl (BWH Hotels), Bojan Kumer (Marriott), Abel Castro (Accor), Cristiano Gonçalvez (Hyatt) e Richard Rehwaldt (BWH Hotels).


   Foto: Blog do Arnaldo Moreira


Arturo García Rosa, CEO o presidente do SAHIC Groupm (foto acima), abriu o evento falando sobre a importância da volta ao Brasil, ao mesmo tempo em que reforçou a importância da tecnologia na indústria hoteleira – a tecnologia, inclusive, permitiu que ícones como J. Willard Marriott (fundador da Marriott) e Gérard Pélisson (um dos fundadores da Accor), mandassem mensagens ao público conectando presente e passado por meio de um holograma. 


“Tal como Marriott e Pélisson, a indústria do turismo é feita por muitos personagens. E, claro, sabemos que todos os grupos têm suas histórias, mas o mais importante é que todos estamos trabalhando para uma caminhada rumo ao futuro”, disse.


    Carlos Henrique Menezes Sobral, Gustavo Tutuca, Arturo García Rosa e Eduardo Paes. Foto: Blog do Arnaldo Moreira



Entre as autoridades, participaram Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Rio de Janeiro; e Carlos Henrique Menezes Sobral, secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos, representando o Ministro do Turismo, Celso Sabino. 


“É uma honra receber este evento no Rio de Janeiro. Nos próximo dois dias, o setor vai discutir a indústria de forma estratégica. Inclusive porque, depois da pandemia, descobrimos que não havia mais tempo a perder e o turismo cresceu. Estamos de braços abertos e olhos atentos para a indústria”, disse Eduardo Paes.

 

O crescimento da indústria também foi tema das falas de Gustavo Tutuca e de Carlos Henrique Menezes Sobral. De um lado, o secretário de Turismo do Rio de Janeiro confirmou que o Rio de Janeiro já está voltando aos patamares de 2024, que registrou crescimento histórico graças, entre outros, aos eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas. 


“Foram mais de 1,5 milhão de turistas no ano passado e hoje há carência de hotéis no Estado”, disse. A performance nacional também foi destaque, com as mais de 90 milhões de viagens nacionais ocorridas em 2024: “invistam no turismo; invistam no Brasil”, disse o secretário Carlos Menezes, representando o Ministro Celso Sabino.

 

Empresários debatem o setor - Bojan Kumer, Regional VP, Hotel Developement, Caribbean and Latin America da Marriot International; Abel Castro, Chief Developement Officer Americas da Accor; Maria Carolina Pinheiro, Vice-presidente de Desenvolvimento América Latina da Wyndham Hotels & Resorts; Cristiano Gonçalvez, VP Developement South America da Hyatt Hotels; Richard Rehwaldt, Vice-presidente Latin America da BWH Hotels; e Andres Farjado, CEO da GHL Hoteles. Estes foram os empresários que debateram passado, presente de futuro da indústria.




Abel Castro, Chief Developement Officer Americas da Accor (foto acima), abriu a agenda, falando sobre a estratégia da companhia desde 1975, ano de sua chegada no Brasil. “A Accor fez sua rodada de desenvolvimento a partir de ondas. Primeiro, investimos em hotéis. Depois, mostrando que o negócio é rentável, começamos a administrar. E agora, na terceira onda, estamos trabalhando sob o modelo de franquias”, disse.

 

Maria Carolina Pinheiro, Vice-presidente de Desenvolvimento América Latina da Wyndham Hotels & Resorts, falou sobre a importância do Brasil que, ao lado do México e Caribe, integra o ranking dos principais mercados da América Latina. “Embora estejamos crescendo em outros mercados, o Brasil segue estratégico – somente em 2024 foram assinados 45 contratos que, juntos, somam 9,3 mil quartos”, destacou.

 

A importância do Brasil também foi destaque para os executivos da Marriott, Hyatt e BWH Hoteles.

 

Cristiano Gonçalvez, VP Developement South America da Hyatt Hotels, falou que, embora a empresa seja detentora de quatro hotéis, a base está preparada: “estamos prontos para trabalhar e crescer no Brasil, especialmente a partir de nossa marca Hyatt Select, focada na conversão de hotéis midscale”, disse.

 

Richard Rehwaldt, Vice-presidente Latin America da BWH Hotels, reforçou o interesse e desafio de crescer no mercado brasileiro. “Estamos ampliando nossos investimentos em estrutura e time para ampliar nossa presença. Também estamos fazendo adaptações de ordem administrativa como parte de nossa estratégia para atingir o objetivo de crescimento”, destacou referindo-se, entre outros, à adoção de contratos legais adequados ao mercado (e língua portuguesa), bem como remuneração em Reais. Já Andres Farjado, CEO da GHL Hoteles, destacou os pilares de diferenciação da companhia: “nós somos multimarcas, temos escala e muita vontade de crescer ainda mais”, destacou.

 

O SAHIC segue até o dia 25 de março, com agendas de palestras, painéis e debates simultâneos. O evento no Brasil soma pool de marcas patrocinadoras e apoiadoras. Host Patron: Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e TurisRio; Premier Host: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Invest Rio e RioTur; Accor, HotelInvest, CityExpress by Marriott, BWH Hotels, MARAEY, Hyatt, Peru, Wyndham Hotels & Resorts, GHL Hoteles, Equador, CBRE Hospitality, JLL, Lighthouse, STR, Horwath HTL, QUBICAAMF, EDSA, Ministério do Turismo Brasil, IDB Invest, IFC – Corporación Financiera Internacional, CAF, ADIT Brasil, SHP, CANATUR, ABIH-RJ e CC.

 

Sobre o Grupo SAHIC - O Grupo SAHIC é especializado na gestão e organização de reuniões que facilitam a geração de negócios para o setor hoteleiro, turístico e projetos imobiliários relacionados com maior experiência na região. A empresa responsável por ter construído a mais poderosa plataforma de negócios para atores do desenvolvimento imobiliário de produtos hoteleiros e turísticos. O grupo já realizou 18 conferências voltadas para investimentos hoteleiros nas principais cidades da região: Buenos Aires, Rio de Janeiro, Quito, Santiago do Chile, Lima; Medellín, San José, Costa Rica; Cuba; Panamá; Bogotá e Cartagena das Índias. Para mais informações: https://www.sahic.com/


Fonte: Blog do Arnaldo Moreira



Em nova fase, Projeto Queijo Minas Legal já garantiu habilitação sanitária a 88 queijarias no estado 

Para aprimorar os processos e ampliar a qualidade dos produtos, estão sendo coletadas agora amostras de leite e da água utilizados na fabricação dos queijos


imagem de destaque 


Queijo em Minas é assunto sério e, por isso, tem que ser legal. O Projeto Queijo Minas Legal (PQML), que objetiva aumentar o número de queijarias regularizadas do estado, entra em uma nova fase: a da coleta de amostras do leite e da água utilizadas na fabricação dos queijos. Segundo o diretor de Agroindústria e Cooperativismo da Seapa,, Ranier Figueiredo, serão feitas análises microbiológicas e físico-químicas, que são indicativos da qualidade do material. “O resultado vai subsidiar a continuidade do trabalho de assistência técnica da Emater para manter ou aprimorar os processos”. 

A análise também pode ser utilizada para dar entrada no processo de habilitação sanitária e obtenção do selo de inspeção, obrigatório para todos os produtos de origem animal. Aqueles que já têm habilitação sanitária podem usar o resultado para manter o seu registro, porque todo produtor certificado precisa repetir a análise de seu produto a cada seis meses.

 Nova etapa - A coleta das amostras está acontecendo em Patrocínio e nos outros municípios atendidos pelas regionais da Emater-MG em Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia. A análise é gratuita para todos os produtores do projeto. O valor total aproximado de R$ 756 mil é subsidiado pelo Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, do Procon-MG.

Por meio do projeto, 88 queijarias em todo o estado já alcançaram sua habilitação sanitária.  A iniciativa é uma parceria entre o Governo de Minas, via Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Emater-MG, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público de Minas Gerais (Procon-MG/MPMG) e o Fundo Estadual de Defesa e Proteção do Consumidor.

Na avaliação do promotor de Justiça e coordenador do Procon, Luiz Roberto Franca Lima, o Projeto Queijo Minas Legal mostra aos produtores que a necessidade de regularização não deve ser vista como um empecilho para a produção, mas uma etapa importante para a valorização que eles merecem. “Ele faz essa ponte entre a tradição e a qualidade, garantindo que o produtor alcance espaço adequado no mercado, novas fronteiras e mais pessoas conheçam seu produto”.



Primeira coleta

Na fazenda Buqueirão, em Patrocínio, foram coletadas as primeiras amostras do leite e da água utilizados na queijaria Nossa Senhora Aparecida, marcando a nova etapa do projeto.

Helenice de Souza, idealizadora do empreendimento, é um dos 652 produtores atendidos pelo projeto. Quando a produtora deixou a profissão de corretora de imóveis para investir numa atividade produtiva no campo, a tradição da família na fabricação de queijos falou mais alto.

Com o apoio da Emater-MG, ela iniciou a atividade leiteira com o foco na produção de queijo e já estava no processo de regularização, quando foi selecionada para participar do PQML.



Com o início em 2022, a produtora não precisou de muito tempo para crescer e buscar a formalização. Atualmente, sua produção é de cerca de 20 peças de Queijo Minas Artesanal por dia, que têm o Selo de Inspeção Municipal emitido pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Parnaíba (Cispar), sendo comercializado nos municípios que fazem parte do consórcio. “Entrar nesse projeto foi um divisor de águas pela assistência que recebemos. Essa análise gratuita é fundamental para nós que somos pequenos produtores. Agora é crescer e ganhar mercado”.

 A responsável técnica pelo laboratório, em Uberlândia, Fúlvia Zardini, reforça a importância do trabalho. “As análises vão identificar se o produto está de acordo com o regulamento de identidade do produto, garantindo sua qualidade ao consumidor.”


Bonito e suas atrações



Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um destino conhecido por suas belezas naturais e cenários que rendem fotos impressionantes. Para quem busca registrar momentos únicos e compartilhá-los nas redes sociais, a cidade oferece uma variedade de lugares que são verdadeiros "points" para fotos. 

Pensando nisso, a Acqua Viagens, especializada em roteiros na região, sugere os melhores lugares que vão te garantir experiências memoráveis e registros incríveis por lá. Confira:

Praça da Liberdade: o coração de Bonito



Localizada no centro da cidade, a Praça da Liberdade é um dos primeiros lugares para se visitar no destino. Com um monumento de duas grandes Piraputangas e iluminação noturna, o local é ideal para fotos em família, com amigos ou até mesmo sozinho. 

Além disso, Bonito conta com diversos letreiros turísticos espalhados pela cidade, incluindo na praça, perfeitos para aquela foto clássica de viagem.


Flutuações



A cidade sul-mato-grossense é famosa por seus passeios de flutuação, que permitem ao visitante flutuar em águas transparentes, cercado por peixes e paisagens deslumbrantes. São pelo menos cinco opções de flutuação na região, cada uma com sua particularidade. Esses passeios proporcionam fotos únicas embaixo d’água, que destacam a beleza natural da região e a sensação de estar em um cenário quase surreal.


Os cenários impressionantes das grutas

As grutas de Bonito são outro destaque para quem busca fotos incríveis. A cidade abriga três delas, sendo a Gruta do Lago Azul a mais famosa e considerada um cartão postal da região. Com formações rochosas e lagos de águas cristalinas, esses locais são ideais para registros que impressionam.


Boca da Onça: a Janela para o Céu


O passeio da Boca da Onça oferece uma das vistas mais deslumbrantes da Serra da Bodoquena. Uma das principais atrações é a "Janela para o Céu", uma piscina natural de borda infinita que se integra ao cânion e ao céu, criando um cenário perfeito para fotos. Além disso, o passeio inclui cachoeiras, rapel e o famoso Buraco do Macaco, garantindo uma experiência completa e cheia de registros memoráveis.

Mergulhos,

 uma aventura subaquática


Para os amantes de mergulho, Bonito oferece opções que vão desde cavernas inundadas até o primeiro museu submerso de água doce do planeta. Esses passeios proporcionam fotos impressionantes, que mostram a riqueza da vida aquática e a transparência das águas da região.

Vale ressaltar que todos os atrativos de Bonito têm limite diário de visitantes, e os ingressos, chamados de "vouchers", são vendidos por agências de turismo. Portanto, para garantir a participação nos passeios mais concorridos, é recomendável reservar com antecedência, especialmente durante feriados prolongados e férias escolares.

A Acqua Viagens é uma das agências especializadas que oferecem suporte para quem deseja explorar Bonito. Com profissionais capacitados, a empresa auxilia na escolha dos melhores roteiros, garantindo que a viagem seja planejada de acordo com as expectativas e necessidades de cada visitante.

Para mais informações sobre os passeios e reservas, acesse: acquaviagens.com.br.


Informações para Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira sergio51moreira@bol.com.br  @sergiomoreira63

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