Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 10 de julho de 2017

YPF mostra novos óleos automotivos Elaion no inverno de Buenos Aires, aquecido pelo tango. A estatal de petróleo argentina criou esses lubrificantes que melhoram o funcionamento e a durabilidade dos novos motores cada vez mais modernos e rotativos e ainda atendem às preocupações das montadoras de redução do consumo de combustível. Assista o vídeo





Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Nova gama de lubrificantes automotivos Elaion, fabricados com a tecnologia TAS, que reduz o estresse dos componentes do motor, causado pelo alto atrito entre eles, fabricados pela estatal de petróleo argentina YPF, foram apresentados à Imprensa brasileira, em Buenos Aires. 

Já à venda no País, produzidos pela YPF na fábrica de São Paulo, os novos óleos melhoram o funcionamento e a durabilidade dos novos motores cada vez mais modernos e rotativos e ainda atendem às preocupações das montadoras de redução do consumo de combustível. 




A apresentação foi feita pelo presidente da YPF do Brasil, Ramiro Ferrari, que recepcionou e acompanhou o grupo de jornalistas na visita às instalações da Refinaria YPF, em La Plata, localizada a 50 km de Buenos Aires. Ali, funciona a fábrica de lubrificantes mais moderna da América Latina. 



     Foto divulgação


A refinaria de La Plata, criada em 1920, é a 3ª maior da América Latina, detém 40% de marketshare em lubrificantes, mais de 1.500 postos de combustível, na Argentina, e um faturamento de 18 milhões de dólares/ano. 

Foto divulgação

A YPF produz lubrificantes no Brasil, desde 1998, na sua fábrica, em São Paulo e possui 
distribuidores nos principais centros consumidores do País: www.ypf.com.br.


Durante a visita às instalações de La Plata, Ramiro ressaltou que a fabricação dos lubrificantes da YPF obedecem a um rigoroso padrão de qualidade, motivo por que são usados no primeiro enchimento dos motores por grandes montadoras. 


“Temos contratos de fornecimento com a Ford, a Volkswagen, GM e Scania, que reconhecem o alto padrão dos óleos Elaion”, frisou.

O eng. Ruben Russo mostra o PI, equipamento de limpeza dos dutos de passagem dos lubrificantes.

O gerente de Operações da YPF argentina, engenheiro Ruben Russo, explicou que a refinaria de La Plata é a única no mundo com dutos autolimpantes, através de um sistema de alta pressão, o que evita a mistura dos diversos tipos de lubrificantes que passam pelos dutos para serem embalados. 



A petroleira investe fortemente no controle de qualidade, no seu laboratório dotado com modernos equipamentos. Nele, são realizados testes em todos os lotes de óleos embalados, o que para Ramiro Ferrari é outra garantia de excelência do padrão da marca Elaion. 

Ramiro Ferrari chamou a atenção para o fato mais importante que o consumidor deve ter conta na hora de comprar um óleo lubrificante para seu veículo, a homologação do produto que garante a sua qualidade.






Cada motor usa um tipo de óleo diferente e a linha Elaion, lembra Ramiro, oferece os vários lubrificantes adequados para os motores antigos, a biodiesel, os aspirados e turbo-alimentados e os a GNV, “e essa é a grande meta da YPF, dar a certeza ao consumidor de que o motor de seu carro está devidamente protegido”.

Entre a gama de lubrificantes sete tipos são 100% sintéticos, destacando-se o Elaion F50 5W-40 e o F50 Plus 5W-40, usados pela VW nos carros fabricados na Argentina no primeiro enchimento do motor, enquanto a Ford recomenda o tipo F50E 5W-30 e a GM os óleos F50 d1 0W-20 e o Fd1 5W-30. Dois outros tipos são semissintéticos e mais dois 100% minerais.


A unidade de lubrificantes de La Plata que fabrica 95% da produção da YPF, opera 60 mil toneladas de bases para fabricação de óleos e 29 tipos de tintas automotivas e outras. Os restantes 5% saem das outras unidades, na Patagônia e Mendonza. A companhia tem um faturamento anual de US$ 180 milhões.

Vídeo de Ramiro Ferrari explica como a YPF garante óleos automotivos de alta qualidade:
https://youtu.be/VsY4_C3WRX0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.