Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Nova gama de lubrificantes automotivos Elaion, fabricados com a tecnologia TAS, que reduz o estresse dos componentes do motor, causado pelo alto atrito entre eles, fabricados pela estatal de petróleo argentina YPF, foram apresentados à Imprensa brasileira, em Buenos Aires.
Já à venda no País, produzidos pela YPF na fábrica de São Paulo, os novos óleos melhoram o funcionamento e a durabilidade dos novos motores cada vez mais modernos e rotativos e ainda atendem às preocupações das montadoras de redução do consumo de combustível.
Foto divulgação
Foto divulgação |
A YPF produz lubrificantes no Brasil, desde 1998, na sua fábrica, em São Paulo e possui distribuidores nos principais centros consumidores do País: www.ypf.com.br.
“Temos contratos de fornecimento com a Ford, a Volkswagen, GM e Scania, que reconhecem o alto padrão dos óleos Elaion”, frisou.
O eng. Ruben Russo mostra o PI, equipamento de limpeza dos dutos de passagem dos lubrificantes. |
A petroleira investe fortemente no controle de qualidade, no seu laboratório dotado com modernos equipamentos. Nele, são realizados testes em todos os lotes de óleos embalados, o que para Ramiro Ferrari é outra garantia de excelência do padrão da marca Elaion.
Ramiro Ferrari chamou a atenção para o fato mais importante que o consumidor deve ter conta na hora de comprar um óleo lubrificante para seu veículo, a homologação do produto que garante a sua qualidade.
Cada motor usa um tipo de óleo diferente e a linha Elaion, lembra Ramiro, oferece os vários lubrificantes adequados para os motores antigos, a biodiesel, os aspirados e turbo-alimentados e os a GNV, “e essa é a grande meta da YPF, dar a certeza ao consumidor de que o motor de seu carro está devidamente protegido”.
Entre a gama de lubrificantes sete tipos são 100% sintéticos, destacando-se o Elaion F50 5W-40 e o F50 Plus 5W-40, usados pela VW nos carros fabricados na Argentina no primeiro enchimento do motor, enquanto a Ford recomenda o tipo F50E 5W-30 e a GM os óleos F50 d1 0W-20 e o Fd1 5W-30. Dois outros tipos são semissintéticos e mais dois 100% minerais.
A unidade de lubrificantes de La Plata que fabrica 95% da produção da YPF, opera 60 mil toneladas de bases para fabricação de óleos e 29 tipos de tintas automotivas e outras. Os restantes 5% saem das outras unidades, na Patagônia e Mendonza. A companhia tem um faturamento anual de US$ 180 milhões.
Entre a gama de lubrificantes sete tipos são 100% sintéticos, destacando-se o Elaion F50 5W-40 e o F50 Plus 5W-40, usados pela VW nos carros fabricados na Argentina no primeiro enchimento do motor, enquanto a Ford recomenda o tipo F50E 5W-30 e a GM os óleos F50 d1 0W-20 e o Fd1 5W-30. Dois outros tipos são semissintéticos e mais dois 100% minerais.
Vídeo de Ramiro Ferrari explica como a YPF garante óleos automotivos de alta qualidade:
https://youtu.be/VsY4_C3WRX0
https://youtu.be/VsY4_C3WRX0
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