A Volvo Penta está apresentando a nova geração dos motores D4 e D6 no São Paulo Boat Show 2019, o maior salão indoor de produtos e serviços náuticos da América Latina, que se realiza de 19 a 24 de setembro no pavilhão de exposições São Paulo Expo, zona sul de São Paulo. “Os pacotes D4 e D6 tiveram uma ampla atualização do leme ao hélice e receberam mais potência e ainda maior confiabilidade”, declara Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta South America.
“Os custos operacionais foram reduzidos em cerca de um terço”, complementa Elpídio Narde, diretor comercial da Volvo Penta South America, ao lembrar que estas soluções de propulsão são consagradas mundialmente e já somam mais de 100 mil unidades produzidas.
As modernizações incluem diversas melhorias nos motores, um sistema de rabeta Aquamatic totalmente novo e ainda a atualização do sistema EVC de controle de embarcação (Electronic Vessel Control). Os pacotes estão disponíveis em três variantes: Motor de Centro (Inboard), motor de rabeta Aquamatic (Sterndrive) e também o Volvo Penta IPS.
“Houve mudanças em praticamente todos os aspectos considerados importantes por donos de embarcações, como desempenho, confiabilidade, durabilidade, custos operacionais e manutenção”, diz Narde. As melhorias também garantem uma experiência mais agradável, com uma navegação mais confortável e maior capacidade de manobra.
Os motores agora entregam maiores potência e torque, além de garantir os mais altos níveis de confiabilidade. O encaixe com os pods IPS e o novo sistema de rabeta DPI Aquamatic são perfeitos, proporcionando maior conforto e capacidade de manobra, além de uma manutenção e serviços mais diretos.
O motores D4 e o D6 são os pacotes mais tecnicamente avançados da marca. Projetados exclusivamente para aplicações marítimas, o D4 (3,7 litros) e o D6 (5,5 litros) oferecem uma performance única, assegurando o máximo de transferência de potência para os hélices e para a água em todas as faixas de rotação dos motores. O D4 agora oferece uma potência máxima de 320cv, e o D6 chega a 480cv. “Não são apenas 10% a mais de potência. Os novos motores são mais eficientes em combustível em até 7,0%”, destaca o diretor.
Os avanços incluem um novo sistema de controle do motor, um novo sistema de injeção de combustível, um novo turbo compressor e um novo supercharger. O cabeçote, os pistões e as válvulas do cilindro também são novos, para atender o novo nível de desempenho. O virabrequim também está mais forte para suportar as cargas mais altas. A propulsão IPS teve melhorias em durabilidade e confiabilidade, mas o sistema DPI recebeu as maiores mudanças.
A nova embreagem hidráulica garante um engrenamento silencioso e macio, além de uma navegação suave e controlada em baixas rotações dos motores, resultando em maior manobrabilidade e mais conforto a baixas velocidades. A embreagem hidráulica e a direção elétrica (steer-by-wire) proporcionam a utilização da consagrada função de atracação por joystick.
O sistema de propulsão DPI também vem com Dynamic Positioning System, que mantém automaticamente a direção e a posição, mesmo em condições de fortes ventos ou correnteza, em condição ideal para atracagem da embarcação. A versão de centro (Inboard) também está disponível para transmissões com eixo e waterjet.
Os motores têm também a nova geração de controle eletrônico de embarcação (Electronic Vessel Control). O EVC2 conecta e gerencia as comunicações internas entre o motor, manetes e telas, além de outros equipamentos.
Com uma arquitetura eletrônica moderna, o EVC2 é capaz de se conectar com mais itens no ecossistema do barco, oferecendo aos estaleiros mais funcionalidades e flexibilidade no desenvolvimento de novos projetos. Isto inclui um ponto de conexão, para download de software e realização de diagnósticos, além de um Assistente de Serviços Embarcado (On-Board Service Assistant), que oferece informações de manutenções em tempo real. Os manetes e o joystick também ganharam um visual mais moderno com o acabamento acetinado.
O EVC2 proporciona ainda outras muitas possibilidades. Ele servirá de base para conexão de todas as características em embarcações, permitindo upload de novos serviços em qualquer lugar do mundo, quando as características automatizadas e elétricas forem disponibilizadas. “As atualizações focam nos aspectos que realmente fazem diferença para donos de barcos, como a redução do custo de propriedade (TCO) e melhoria na confiabilidade, durabilidade e desempenho”, conclui Narde.
Volvo Penta apresenta atualização do Forward
Drive e nova versão do Water Sport Control
|
A Volvo Penta está lançado neste São Paulo Boat Show 2019 uma nova versão da rabeta Forward Drive, sua exclusiva solução marítima para embarcações de lazer voltadas à prática de esportes náuticos. A nova geração chega com um novo software, o Water Sport Control, que melhora ainda mais a experiência de esportes aquáticos. “É mais uma solução avançada da Volvo Penta, que proporciona alta tecnologia, grande performance e muita segurança”, afirma Gabriel Barsalini, vice-presidente da Volvo Penta South America.
O inovador sistema de propulsão para embarcações de lazer movidas a gasolina ficou ainda melhor com o WSC. Totalmente integrado com o sistema de controle da embarcação (EVC) e ao Volvo Glass Cockpit, o novo software consolida todos os dados e gráficos do motor e agrega a funcionalidade de esportes náuticos, garantindo rápido acesso às informações. Os dispositivos para a prática de wakesurf são intuitivos e incluem controle de velocidade baseado em GPS, guias de trim (ajuste do ângulo da rabeta) e lastro.
“O Forward Drive tem o hélice direcionado para a proa da embarcação e pode ser aplicado para navegação de barcos de 23 a 32 pés, garantindo mais segurança na prática de esportes náuticos, como, por exemplo, o wakesurf e o wakeboard”, explica Elpídio Narde, diretor comercial da Volvo Penta South America. Equipado com um flap especial, o Forward Drive gera as chamadas ondas infinitas, facilitando as atividades esportivas. O sistema de hélices DuoProp voltado para frente deixa um rastro de esteira simétrico para o wakeboard e faz ondas perfeitas para a prática do wakesurf.
Mais segurança
Com seus hélices voltados para a proa, o Forward Drive torna a navegação mais segura tanto para esportes aquáticos como para atividades em que o barco navega em baixa velocidade e os tripulantes estão próximos à popa da embarcação, como a pesca, por exemplo. “Este sistema possibilita navegar sem criar turbulência. O rendimento é melhor, garantindo uma maior aceleração, ao mesmo tempo em que se reduzem o consumo de combustível, o nível de ruído e a vibração, eliminando ainda a fumaça do convés, já que os gases são expelidos embaixo da água”, explica Narde.
O Forward Drive também torna a aceleração mais suave, facilitando manobras e permitindo curvas mais fechadas mesmo em alta velocidade. Outra vantagem é que melhora a reação do barco em manobras de baixa velocidade e atracagem.
Motores V8 O Forward Drive se encaixa perfeitamente em toda a linha de motores marítimos de lazer a
gasolina da Volvo Penta. Os motores V8-380 e V8-430 de 6,2 litros são modelos baseados nos bem-sucedidos blocos Gen-V, que incorporam características técnicas que nenhum outro motor a gasolina em sua faixa de potência consegue igualar.
A maior capacidade de combustível dos modelos permite ao V8-380 uma aceleração 24% mais rápida. Ele é também 11% mais eficiente em combustível do que seu antecessor. Já o V8-430, o modelo mais potente da linha de motores marítimos a gasolina da Volvo Penta, oferece aceleração 14% mais rápida e 10% mais eficiência do que o modelo anterior.
|
Volvo Penta revela um sistema de rabeta Aquamatic (DPI) totalmente novo
|
A Volvo Penta apresenta no São Paulo Boat Show 2019 um novo sistema de rabeta Aquamatic (DPI). A solução marítima da marca chega com uma série de aprimoramentos. “Além de aumentar a potência e confiabilidade, reduzindo os custos de propriedade e melhorando o desempenho, a Volvo Penta acrescentou características para facilitar a navegação e aumentar o conforto”, afirma Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta South America.
A nova embreagem hidráulica do sistema permite trocas silenciosas e macias. Ela também permite navegar a baixas velocidades de forma mais controlada, resultando em maior capacidade de manobras e mais conforto. “A embreagem hidráulica e a direção elétrica proporcionam uma aprimorada funcionalidade de atracação por joystick”, diz Elpídio Narde, diretor comercial da Volvo Penta South America.
Ele explica também que com as inovações foi introduzido o sistema de posicionamento por GPS Dynamic Positioning System (DPS), que mantém automaticamente o rumo e a posição da embarcação, mesmo em condições de fortes ventos e correnteza.
Manutenção mais fácil
Os aperfeiçoamentos resultaram ainda em intervalos mais longos entre atividades de manutenção e menos itens a serem trabalhados. A confiabilidade foi também parte importante das atualizações, com o redesenho e aumento da durabilidade de componentes visando alcançar uma confiabilidade ainda maior. Foram introduzidos novos sensores para melhorar diagnósticos e monitoramento do funcionamento dos sistemas, ajudando a aumentar ainda mais a confiabilidade e segurança.
Revolução na indústria
A introdução do sistema Aquamatic em 1959 foi uma revolução na indústria naval. A Volvo Penta combinou os benefícios de motores de centro e de popa, proporcionando um excelente desempenho. Em 1982, a empresa inovou novamente: o motor de rabeta Aquamatic foi aprimorado com o Duoprop, hélices duplos girando em direção contrária que, juntos, garantem extraordinários desempenho e tração, transferindo a potência para a água como nunca havia sido feito.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário