Quando em junho do ano passado peguei em Praga, na República Tcheca, uma station wagon alugada para realizar o roteiro turístico que havia planejado nunca tinha dirigido uma perua Kia. Percorri mais quatro países do Leste Europeu - Polônia, Eslováquia, Aústria e Hungria - pilotando uma Ceed 2018, a diesel, num total de 2.200 km e tenho de confessar que essa SW se mostrou um carro extraordinário, confortável, com ótimo desempenho, seguro e econômico.
Ao encontrar no meu e-mail o release da Kia anunciando a chegada, no começo de Outubro, ao Brasil do novo sedan Cerato, 2.0, com 167 cv (etanol) e 157 cv (gasolina completamente redesenhado, mais completo tecnologicamente, em duas versões, EX, por R$ 94.990,00, e SX, um pouco mais cara, R$ 104.990,00, ambas com garantia de cinco anos ou 100 mil km, lembrei-me da agradável e tranquila viagem que aquela perua alugada na capital tcheca me proporcionou.
Acredito na expectativa de vendas que esse novo sedan, saído de um novo e moderno powertrain e uma estrutura de chassi totalmente nova, fabricado na planta de Pesquería, no México criou ao presidente da Kia brasileira, Luiz Gandini:
“É um carro completamente novo em design, motorização e tecnologia. Com todas as novidades e aprimoramentos que o novíssimo KIA Cerato 2.0 apresenta, temos convicção de que vamos surpreender o mercado brasileiro, em um dos segmentos mais competitivos como o de sedãs. O KIA Cerato sempre foi um dos nossos líderes de vendas no País, e isso também deve-se confirmar com essa nova geração que está chegando”.
Sofisticação e esportividade – Com apelo
esportivo e jovem, o novo KIA Cerato 2.0 adquiriu uma aparência mais
sofisticada, graças a um conjunto de elementos inspirados no premiado fastback KIA Stinger GT. Liderada
por Peter Schreyer, a equipe global de designers da KIA incorporou no visual do
KIA Cerato 2.0 características que garantem uma presença dominante nas ruas e
estradas.
Do
lado de fora, o sedã apresenta visual ainda mais atraente e estilizado, seguindo
o forte DNA de design da marca. Com aparência mais refinada e detalhes cromados,
a icônica grade "nariz de tigre", agora redesenhada, confere um toque
especial de elegância e permite melhor ventilação do motor, o que se traduz também
em melhor desempenho. Antena shark, faróis
de neblina com lentes de projeção, luz diurna de navegação (DRL) em LED, novas
rodas de liga leve de 16” com pneus 205/60 e o capô alongado complementam a
aparência mais agressiva e moderna do sedã.
Na
traseira, o novo KIA Cerato 2.0 evidencia a inspiração no KIA Stinger GT, com
saída de escapamento esportiva e cromada, além de novas lanternas em LED na
versão SX, totalmente redesenhadas, e com uma barra conectando as duas peças.
Mais conforto – Além de fortalecer a aparência do novo
KIA Cerato 2.0, a inspiração no estilo fastback
também possibilitou a expansão das medidas do sedã, garantindo mais conforto
aos passageiros. A nova geração passou dos 4.560 mm para os 4.640 mm de
comprimento, e dos 1.780 mm para os 1.800 mm de largura. A altura é de 1.440 mm,
enquanto a distância entre-eixos é de 2.700 mm, assegurando amplo espaço para
as pernas. Com iluminação e capacidade de 520 litros, o porta-malas do KIA Cerato 2.0 está entre os maiores do segmento, com espaço suficiente para acomodar as
bagagens de toda a família ou do grupo de amigos.
No
interior, o novo KIA Cerato 2.0 oferece qualidade e tecnologia que antes só
eram encontradas nos modelos do segmento premium.
Nas duas versões disponíveis no Brasil, o sedã possui sistema multimídia com
tela flutuante de 8”, colorida e sensível ao toque e painel redesenhado. A
versão SX ainda possui ar-condicionado digital dual zone com filtro antipólen e design tipo turbina, com saídas de
ventilação para os bancos traseiros.
Com
novo desenho, revestimento de couro e regulagens de altura e profundidade, o
volante multifuncional da nova geração do KIA Cerato 2.0 possui controles do
sistema de som e de chamada, do piloto automático e do computador de bordo.
Dentro
da versão SX do novo KIA Cerato 2.0, chamam atenção os bancos de couro, com
sistema de aquecimento de três níveis nos assentos dianteiros, e um novo
desenho horizontal que cria a sensação de espaço e organização, com linhas claras
e botões de design fino.
A
qualidade de acabamento superior, referência da KIA, pode ser conferida no
revestimento soft touch do painel,
nas maçanetas internas com padrão aço escovado e nos detalhes metalizados nos
pedais e no descansa-pé da versão topo de linha.
Na versão SX, a partida do motor é acionada pelo botão Start/Stop, por reconhecimento da chave Smart Key. A tecnologia ainda permite o
travamento e a abertura das portas e do porta-malas à distância.
O novo
KIA Cerato 2.0 ingressa em um novo patamar tecnológico, com Bluetooth® com comandos de voz e conectividade
de smartphones, por meio do Android Auto™ e do Apple
CarPlay®, entrada auxiliar e USB. O sistema de som vem equipado com 4
alto-falantes e 2 tweeters.
Potência e desempenho – O salto em tecnologia da nova geração
do KIA Cerato 2.0 também se traduz em novo patamar de motorização. Sob o capô
alongado do sedã está o motor Nu2 de 2.0 litros, flex, de quatro cilindros, 16
válvulas, Dual CVVT.
Com powertrain atualizado, o novo KIA Cerato 2.0 desenvolve até 157 cv a 6.200 rpm e torque de 19,2 kgm a 4.700 rpm, quando
abastecido com gasolina. Com etanol, a potência sobe para 167 cv a 6.200 rpm e
torque de 20,6 kgm a 4.700 rpm.
Equipado com acelerador eletrônico tipo drive-by-wire, o sedã se adapta
facilmente ao estilo de pilotagem do condutor, com transmissão automática de
seis velocidades, com opção de trocas sequenciais, além de quatro modos de
condução: Comfort, Economy, Smart e Sport. Na versão
SX, o paddle shift reforça a esportividade
do modelo.
O novo KIA
Cerato 2.0 ainda possui sistema auxiliar
de partida a frio que elimina a necessidade de tanque auxiliar de gasolina. A
nova geração do sedã possui um sistema
que aquece as linhas de combustível, mantendo o etanol em temperaturas que
permitem a correta nebulização do combustível, evitando problemas de partida.
Estrutura mais rígida - Durante o desenvolvimento do novo KIA
Cearto 2.0, os engenheiros da KIA trabalharam para aumentar a rigidez da
carroceria, obtendo uma cabine mais silenciosa e proporcionado uma condução
ainda mais aprimorada.
O
novo design exterior também otimizou o potencial aerodinâmico do KIA Cerato 2.0,
contribuindo com melhor eficiência energética. As evoluções no desempenho do
acelerador e do freio garantem respostas mais suaves e uma distância de parada
menor do que a geração anterior.
Segurança aprimorada – O novo KIA Cerato 2.0 oferece ainda
mais segurança para todos os passageiros. Na versão topo de linha, o veículo
possui seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); freios a
disco nas quatro rodas com ABS e EBD; controles eletrônicos de tração (TSC) e
estabilidade (ESC); direção elétrica progressiva; assistente de partida em rampa
(HAC); câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra; vidros elétricos com
sistemas antiesmagamento e de subida / descida de um toque para o motorista;
sensor de monitoramento de pressão nos pneus (TPMS); sistema imobilizador;
destravamento automático das portas em caso de colisão; retrovisor interno
eletrocrômico e retrovisores externos elétricos, com
rebatimento automático, setas integradas de LED e aquecimento.
Além
disso, o sedã vem equipado com barras de proteção contra impactos laterais nas
4 portas e zona de deformação programada (chapa dupla), acendimento automático
dos faróis, sistema ISOFIX para fixação de cadeiras infantis e cintos de
segurança de três pontos para todos os passageiros, itens que o colocam como um
dos modelos mais seguros da categoria no mercado brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário