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quinta-feira, 31 de março de 2022

Pela segunda vez consecutiva, BYD é eleita pela revista TIME como uma das 100 empresas mais influentes do mundo. Lista divulgada no último dia 30 reconhece a marca como um dos principais fabricantes de veículos elétricos da atualidade

 BYD: segunda indicação consecutiva da revista Time, considerada uma das 100 empresas mais influentes do mundo



Mais uma vez, pelo segundo ano consecutivo, a tradicional revista TIME elege a BYD com uma das 100 empresas mais influentes do mundo. Com o título “Charging Up China” (em português, “Carregando a China). A publicação americana destaca que “sob o comando do CEO Wang Chuanfu, a empresa vendeu quase 600.000 veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in na China -- o maior mercado automotivo do mundo -- no ano passado, um aumento anual de 232%”.

 

 

As indicações para as empresas mais influentes do mundo são realizadas por editores e principais correspondentes da revista Time de várias partes do planeta, além de especialistas e executivos de diferentes áreas e negócios de atuação. O ranking final é elaborado pelos próprios editores, que levam em consideração fatores com importância, sucesso, tecnologia, impacto, ambição e liderança em cada área de atuação dos finalistas.


A revista ressalta ainda na matéria que os EVs da BYD também podem ser encontrados em todos os lugares, do Brasil à Austrália. A empresa, apoiada pela Berkshire Hathaway de Warren Buffett, também fornece uma gama de outras soluções ecológicas em mais de 50 países e regiões, desde ônibus elétricos, empilhadeiras e veículos de saneamento até sistemas ferroviários e baterias.

Para Adalberto Maluf, Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil, “o reconhecimento da BYD é uma honra muito grande à empresa, que atesta suas contribuições para uma economia de baixo carbono e a necessária transição energética que o mundo precisa”.


A BYD é um dos maiores fabricantes globais de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in. A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Supera 220 mil funcionários, distribuídos em mais de 30 fábricas ao redor do globo e já desenvolveu acima de 24 mil patentes. É ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo. 

 

Veja o ranking completo da Time AQUI

Campanha A Paixão é Solidária une Fiat, concessionários e a população da Grande Rio de Janeiro doando mais de 13 toneladas em alimentos, roupas e produtos aos atingidos pelas chuvas em Petrópolis (RJ)

 


A campanha A Paixão é Solidária, idealizada pelo programa Fiat Comunità, uniu a Fiat, os concessionários da Grande Rio de Janeiro e das cidades próximas a Petrópolis (RJ), para mobilizar as pessoas da região em solidariedade aos atingidos pelas fortes chuvas ocorridas na cidade serrana do Estado. A ação, que se iniciou em 23 de fevereiro e foi concluída nesta quinta-feira (31), reuniu mais de 13 toneladas em doação de alimentos e roupas, além dos produtos de limpeza, higiene pessoal e dormitório.

As doações foram entregues aos atingidos pelas chuvas em Petrópolis (RJ) ao longo de toda a campanha, à medida em que os produtos eram levados aos postos de arrecadação nas concessionárias participantes. Em seguida, os itens foram entregues nos postos de apoio e também na concessionária Auto Itália, em Petrópolis (RJ), responsáveis por distribuir os produtos e que agilizou essa entrega à população afetada.


O total arrecado nos concessionários Fiat da região foi de 3,9 toneladas de roupas e alimentos, além de mais de 70 mil litros de água e 1 tonelada em produtos de higiene e limpeza.

“A Fiat não poderia deixar de se mobilizar diante de tudo que aconteceu em Petrópolis, e a compaixão de todos que participaram desta ação, aliada a força e engajamento da nossa rede de concessionários, proporcionaram um auxílio importante às famílias”, destaca Herlander Zola, Vice-Presidente Sênior da Fiat para América do Sul (Brand e Comercial).

Além das doações levantadas junto aos concessionários, a Fiat, por meio do programa Fiat Comunità, doou 2.280 kits à Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, que realizou as entregas à população de Petrópolis via instituição RioSolidario.

Os 2.280 kits se dividem entre 570 kits de Limpeza; 570 kits de Higiene Pessoal; 570 kits Dormitório; e 570 kits de Alimentação, que representam 8,7 toneladas em alimentos.

A expectativa é que as doações da campanha A Paixão é Solidária possam auxiliar ao menos 12 mil pessoas.

A Paixão é Solidária foi a campanha do programa Fiat Comunità em solidariedade a Petrópolis (RJ). O Fiat Comunità é a iniciativa da Fiat em suporte à comunidade e desenvolve vários projetos com base nos pilares Sustentabilidade, Diversidade e Social.




COLUNA FERNANDO CALON



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.194 — 31/3/22

 



GNV FICA COMPETITIVO,

MAS RISCOS AUMENTAM

 


Sempre que há um reajuste mais forte nos combustíveis para automóveis (gasolina e etanol), como ocorre agora, aumenta a procura por kits de gás natural veicular (GNV). Não se trata propriamente de uma conversão porque não há mudanças de grande extensão nos motores a gasolina ou flex. Por outro lado, há necessidade de respeitar as normas técnicas e seguir toda a legislação para uma instalação segura.

O cálculo para saber se vale a pena o investimento depende da quilometragem anual percorrida. No caso de táxis e carros de aplicativo que costumam rodar 50.000 km/ano a economia chega a R$ 15.000 em 12 meses: uma vantagem financeira de peso.

Quanto aos demais motoristas é preciso fazer contas. Um kit GNV instalado e legalizado custa hoje em torno de R$ 5.000 e cada inspeção anual, R$ 300. Há ainda uma inspeção especial a cada cinco anos. Trata-se de um teste hidrostático para avaliar a integridade do cilindro e o preço fica em torno de R$ 350. Em relação aos incentivos, há um desconto de 62% no IPVA, no Estado do Rio de Janeiro, mas no Estado de São Paulo é bem menor, 25%, semelhante a outros Estados.

Aos preços médios atuais do GNV, em torno de R$ 5,00/m³, os vendedores de kit GNV estimam que é vantajoso a instalação para quem roda em torno de 25.000 km/ano. Não se trata de regra exata, pois há outros custos envolvidos. O peso adicional dos cilindros reflete na durabilidade de pneus, molas e amortecedores e isso precisa ser levado em conta.

Na venda do carro usado há uma tendência de desvalorização maior, quando o cilindro é retirado para colocação em outro veículo. Os furos de fixação na estrutura ficam e os lojistas de veículos usados costumam depreciar.

Outro problema é o número elevado de carros sem regularização, segundo a Associação Nacional dos Organismos de Inspeção. Pesquisa feita nos 37 maiores postos de GNV na Grande São Paulo indica que 70% dos 3.000 veículos que abasteciam não tinham registro no Renavam. A checagem obrigatória não ocorre em muitos casos porque a inspeção avalia o veículo como um todo e quem tem alguma pendência teme ser reprovado.

Na medida que esses veículos envelhecem os riscos de explosão ao abastecer aumentam, se as inspeções deixarem de ser feitas.

 

Picape Ram 3500 é superlativa até no preço

Apesar de dimensões praticamente iguais aos modelos 2500 e 1500, a topo da linha Ram, a 3500, oferece mais equipamentos, além de carga útil (1.752 kg) e de reboque (9.081 kg) superiores. O motor Diesel de 377 cv/117 kgfm ganhou 12 cv (3 cv e 7 kgf.m extras), mas com peso em ordem de marcha (3.600 kg) maior que a 2500 o desempenho acaba sendo o mesmo.

Ram 3500 dispõe de estribos laterais retráteis elétricos (fixos na Laramie, de entrada) e acabamento interno superior, incluindo apliques de madeira legítima. Volante só permite ajuste manual de altura, mas a regulagem dos pedais é elétrica. Central multimídia tem tela de 12 pol. e conexão sem fio. No console central cabe um laptop de 15 pol. e inclui duas tomadas de 115 V. Há nove portas USB, o que atende também os passageiros do banco traseiro.

Novidade da versão Longhorn é o equivalente à quinta roda dos caminhões no centro do assoalho da caçamba, que permite a capacidade máxima de reboque. Um modo de utilização rara no Brasil. Ram 3500 exige carteira de habilitação categoria C, igual à de motoristas de caminhões.

Os preços vão de R$ 484.990 a R$ 529.990.

 

ALTA RODA

ECLIPSE CROSS 2023 chega com modificações estéticas que corrigem pontos polêmicos da versão anterior. Conjunto óptico frontal ficou melhor com a DRL em posição mais alta. Foi eliminado o vidro-espia da tampa do porta-malas. Apesar de o volume deste ter decrescido de 473 litros para 451 litros, o formato agora permite acomodar melhor a bagagem, argumenta a Mitsubishi. Para-choques novos alongaram o comprimento total em 14 cm (agora, 4,54 m). Na versão de topo a central multimídia JBL tem apenas 7 pol. Pacote de segurança ativa inclui mitigação de colisão frontal. Preços: R$ 186.990 a 232.990.

EM CADA GERAÇÃO (esta é a sexta) o Mercedes-Benz Classe C perde sisudez e aposta na esportividade. O C 200 AMG Line ganhou 2,5 cm na distância entre eixos, melhorando o espaço interno. Interior foi totalmente renovado com destaques para a central multimídia de 11,9 pol. e quadro de instrumentos digital. No dia a dia o motor 1,5 turbo de 204 cv entrega desempenho um pouco abaixo do desejável nessa faixa de preço, embora a relação peso-potência de 8,1 kg/cv seja razoável para uma versão de entrada (no C 300, 258 cv e 6,5 kg/cv). Comportamento em curvas, freios e precisão de direção, impecáveis.

VERSÕES GR-S estreiam no Corolla Cross e Hilux. O crossover recebeu para-choque com tomadas de ar maiores na dianteira, novas rodas (18 pol.) e opção de teto preto: R$ 188.490. Na picape, potência subiu para 224 cv e torque para 55 kgf.m. Há molas e amortecedores reforçados, novas rodas (17 pol.) e apliques externos e internos que caracterizam bem a nova versão: R$ 348.790.

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www.fernandocalmon.com.br



COLUNA MECÂNICA ONLINE®


COLUNA MECÂNICA ONLINE®  

30 | MARÇO | 2022


Tarcisio Dias



Nova geração de software dá mais recursos e tecnologias aos veículos


A Volkswagen apresentou na Alemanha um novo nível de direção, denominado geração de software 3.0, que acrescenta uma grande quantidade de novas funções aos modelos totalmente elétricos ID., melhorando a experiência do usuário e otimizando a capacidade de carga.

Com o uso de dados de "enxame" (dados fornecidos por várias fontes simultaneamente, inclusive até mesmo de outros veículos da marca circulando nas proximidades) e a mais recente geração de sistemas de assistência ao motorista, observamos a evolução da indústria automotiva no próximo passo rumo à condução automatizada.

O diferencial fica por conta da integração de softwares de atualizações over-the-air (OTA) – diretamente pelo ar. Compradores de carros novos serão beneficiados com o novo software imediatamente. Para os proprietários de carros já entregues, a Volkswagen planeja oferecer muitas das otimizações gratuitamente através de uma atualização OTA ainda no primeiro semestre de 2022.


Sistemas inteligentes de assistência ao motorista

O sistema opcional "Travel Assist com Dados de Enxame" mantém o veículo automaticamente no centro da faixa. Ele se adapta ao estilo de direção do motorista e pode conduzir mais à esquerda ou à direita da faixa, em vez de exatamente no meio. Ele também pode manter a distância até o veículo à frente e o limite de velocidade programado.

O sistema possui controle preditivo de velocidade de cruzeiro e assistência nas curvas. A velocidade do veículo pode ser adaptada aos limites de velocidade locais e às condições da via (esquinas, rotatórias etc.).

Como funciona: com dois radares na traseira e utilizando ultrassom, o sistema "Travel Assist com Dados de Enxame" pode manter atenção no tráfego próximo ao carro em velocidades até 90 km/h ou mais na estrada, além de apoiar ativamente nas trocas de faixas, caso desejado.

Quando ele é ativado, a troca de faixa pode ser iniciada e realizada por indicação. O pré-requisito para isso é que os sensores não tenham detectado objetos na área ao redor e que o volante capacitivo possa sentir as mãos do motorista.

O veículo irá então "dirigir-se" sozinho para a faixa desejada. O motorista pode intervir a qualquer momento e assumir o controle da manobra.

Se dados coletados de outros carros da Volkswagen estiverem disponíveis, o novo "Travel Assist" também pode dar apoio em vias onde exista apenas uma demarcação de faixa. O veículo simplesmente se alinha com uma borda da faixa para se manter na mesma como, por exemplo, em estradas vicinais sem marcação de faixa central.

Park Assist Plus - O assistente inteligente "Park Assist Plus" pode procurar uma vaga de estacionamento após ter sido ativado no menu de estacionamento (até a velocidade de 40 km/h para vagas paralelas adequadas e até 20km/h para espaços perpendiculares) e fazer as manobras de estacionamento apropriadas.

Se desejado, o assistente pode estacionar de forma autônoma com a ajuda de sensores de ambiente e assumir o controle total do carro, incluindo a direção, aceleração, frenagem e trocas de marchas. Para isso, o motorista deve parar junto à vaga escolhida, frear e ativar o processo de estacionamento pelo botão de início do menu de estacionamento.

O "Park Assist Plus" também pode auxiliar em manobras de estacionamento que já foram iniciadas, completando o processo. Ele também pode fazer o carro sair de vagas paralelas.


Função de Memória - Outro item conveniente novo para os modelos ID. é o sistema opcional "Park Assist Plus com Função de Memória".

O veículo pode ser "ensinado" a fazer cinco diferentes manobras de estacionamento. A função de memória lembra manobras de estacionamento em velocidades abaixo de 40 km/h com uma distância de deslocamento de até 50 metros.

Para estacionar numa vaga coberta ou numa garagem, o motorista tem apenas que estacionar uma vez e salvar a manobra de estacionamento. O veículo então "aprende" e irá repetir a manobra de estacionamento de forma autônoma quando condutor selecionar esta função. O motorista tem apenas que monitorar o procedimento.

Novas projeções com realidade aumentada - O "head-up display com realidade aumentada" opcional, que projeta informações importantes diretamente no campo de visão no para-brisa, foi expandido para incluir agora displays adicionais na zona de longa distância: além de mostrar o assistente de troca de faixas opcional "Travel Assist", ele também mostra novos símbolos, como rotatórias e informações sobre a distância até o destino. As setas direcionais agora aparecem muito mais integradas ao ambiente circundante.

No ID. Cockpit, além da distância até o destino, o nível de carga (State of Charge -SOC) também é exibido em percentagem, próximo a um ícone representando uma bateria que mostra o nível de carga.

O software atualizado também melhora a navegação opcional. Ele agora localiza o veículo precisamente na faixa dentro dos limites do sistema, o que permite que recomende trocas de faixas com boa antecipação em junções e saídas nas estradas.

A indicação correspondente para recomendação de troca de faixa também aparece na ID. Light - a faixa luminosa sob o para-brisa. Novas funções foram adicionadas e ela agora também mostra alertas de perigo locais.

Esse serviço é baseado na tecnologia Volkswagen Car2X: os carros interagem de forma direta e localmente entre si através do padrão de rádio WLANp. Isso permite que eles avisem uns aos outros em tempo real sobre situações críticas de trânsito, que vão de veículos parados com defeitos a ambulâncias.

Fala que eu te escuto – Não é aquele programa da TV, mas o comando de voz utiliza uma tecnologia pioneira que eleva seu desempenho.

Ele reconhece comandos vocais muito mais rápido e com mais precisão, aumentando tanto a facilidade de uso como o conforto de condução. Sua utilização da linguagem normal torna o carro um parceiro de conversa inteligente. O cliente pode acionar o comando de voz ao tocar no volante ou dizendo "Alô, ID.". O sistema responde em poucos segundos.

Além disso, a qualidade de reconhecimento aperfeiçoada do comando de voz atinge agora cerca de 95%. Com seus microfones digitais, o sistema também reconhece se é o motorista ou o passageiro da frente quem está falando e segue as instruções conforme necessário como, por exemplo, em relação ao ar-condicionado com duas zonas.

O comando de voz entende frases genéricas e perguntas e expressões coloquiais ("Onde fica o restaurante japonês mais próximo?" ou "Estou com calor"), faz perguntas quando necessário e permite que você o interrompa. O sistema responde de duas formas – online, a partir da nuvem e off-line, usando informações armazenadas no carro.

O processo online garante um alto índice de reconhecimento e qualidade dos resultados, mesmo na procura de destinos especiais. O controle de voz é disponibilizado em todos os modelos ID. no mercado alemão, desde que o serviço We Connect Plus esteja ativado.


Carregando a bateria de forma mais eficiente - Modelos com bateria de 77 kWh podem agora carregar um máximo de 135 kW, em lugar de 125 kW, numa estação de carga de corrente contínua com potência suficiente.

Melhoramentos no gerenciamento térmico da bateria tornam a condução ainda mais eficiente e podem aumentar a autonomia, especialmente com tempo frio. Os clientes que quiserem conservar mais suas baterias podem ativar o novo modo Battery Care. Ele limita o nível de carga (SOC - State of Charge) a 80%.


Planejador inteligente de rota elétrica - O menu de carga, que agora aparece na primeira tela do grande display de toque dos modelos ID. está estruturado de uma forma mais clara e informativa.

Para longas distâncias, o calculador de rota online do sistema de navegação cria uma rota inteligente com múltiplas paradas, que leva você até seu destino o mais rapidamente possível.

Ele leva em conta o tráfego e os dados sobre o caminho, assim como o nível de carga (SOC) desejado nos destinos final e intermediários.

As paradas para recarga são avaliadas dinamicamente e são baseadas na potência das estações de carga. O resultado é que o planejamento da rota pode sugerir dois carregamentos curtos com alta potência em vez de um único processo de carga com baixa potência.

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Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.

Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.

Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

quarta-feira, 30 de março de 2022

BYD e Shell fazem acordo de cooperação estratégica na China e na Europa. Parceria projeta uma série de ações, como uma cooperação global em P&D nas áreas de desempenho e carregamento de baterias

 

BYD e Shell: cooperação global em P&D nas áreas de desempenho e carregamento de baterias


A BYD e a Shell assinaram um acordo de cooperação estratégica para promover a transição energética e melhorar a experiência de carregamento para os usuários de veículos elétricos puros e híbridos plug-in da marca. A parceria terá início na China e na Europa e com planos de expansão às demais regiões do mundo.

 


O acordo projeta atuação em diversas áreas:
  • Para clientes particulares e comerciais de BEVs e PHEVs da BYD, a BYD e a Shell formarão uma parceria pan-europeia nomeada Mobility Service Provider (MSP), oferecendo a eles acesso a 275.000 pontos de carregamento por meio da rede
    de roaming da Shell. Tanto a BYD quanto a Shell também desenvolverão em conjunto soluções de frota e serviços de carregamento para clientes da BYD na Europa.
  • Ambas as empresas procurarão fornecer soluções integradas de energia doméstica, como agendamento dinâmico de tarifas, integração solar, baterias domésticas, carregamento de veículo para rede (V2G) em diferentes regiões do mundo.
  • As duas empresas explorarão oportunidades para construir hubs BYD-Shell EV nos principais mercados europeus, oferecendo aos clientes a experiência dos designs premium da BYD e as tecnologias avançadas de veículos eletrificados
    bem como carregamento contínuo e serviços digitais desenvolvidos em conjunto por ambas as partes para melhorar a experiência do usuário.
  • Tanto a BYD quanto a Shell indicarão aos clientes a participação no programa de descarbonização Accelerate to Zero (A2Z), que permite que as frotas corporativas reduzam as emissões para zero e net-zero em vários mercados na Europa.
     
  • Tanto a BYD quanto a Shell pretendem colaborar em pesquisa e desenvolvimento global nas áreas de desempenho de baterias e carregamento avançado.
     
  • Globalmente, a Shell buscará ajudar a BYD a gerar economia de custos e melhor desempenho de hardware com Shell E-Fluids e líquidos de refrigeração.
     
  • Ambas as partes também pretendem formar uma joint venture para desenvolver redes de carregamento de veículos elétricos em toda a China. A joint venture deverá operar uma rede de mais de 10.000 pontos de carregamento em Shenzhen,
    China, com um plano de expansão para mais locais na China.

"A indústria automotiva está passando por mudanças significativas, e o desenvolvimento de novos veículos de energia é uma tendência. A Shell é a empresa líder mundial em energia, com negócios em todo o mundo, fazendo contribuições extraordinárias para atender às crescentes demandas de energia. A BYD está disposta a cooperar sinceramente com a Shell e aproveitar esta oportunidade histórica, fornecendo aos consumidores um serviço de alta qualidade em instalações de carregamento e criando oportunidades vitais de desenvolvimento", destaca Wang Chuanfu, presidente da BYD Global.

BYD seleciona NVIDIA como parceira na criação de softwares de condução inteligente para veículos elétricos



BYD anunciou sua colaboração com a empresa americana NVIDIA Corportation, líder em inteligência artificial, na tecnologia de condução inteligente. A BYD utilizará a arquitetura de computação NVIDIA DRIVE Hyperion em seus novos veículos elétricos para direção e estacionamento automatizados, a partir do primeiro semestre de 2023.

 

A cooperação é um importante esforço conjunto na produção de veículos elétricos ambientalmente sustentáveis e mais inteligentes, com atualizações de software por via aérea. Os veículos elétricos da BYD apresentarão o NVIDIA DRIVE Orin SoC como o computador centralizado e motor com inteligência artificial (AI) para condução automatizada e características inteligentes do cockpit.

 

O NVIDIA DRIVE Orin, é o SoC (em português, sistema em um chip) de maior desempenho do mundo para automóveis, é o cérebro de AI dos veículos da próxima geração. Fornecendo 254 TOPS (trilhões de operações por segundo) de desempenho computacional, o DRIVE Orin apresenta interfaces periféricas de alta velocidade e elevada banda de memória (205GB/segundo) para lidar facilmente com dados de múltiplas configurações de sensores para uma condução segura e inteligente. Esse sistema alcança padrões de segurança sistemáticos tais como ISO 26262 ASIL-D para garantir uma condução altamente inteligente.


"A autonomia definida por software e a eletrificação são algumas das forças propulsoras por trás da transformação da indústria automotiva. Por meio do poder da inteligencia artificial e da plataforma NVIDIA DRIVE Orin, a BYD irá fornecer frotas de veículos elétricos definidas por software que não só são seguras e confiáveis, mas também que melhoram com o tempo", disse Rishi Dhall, Vice Presidente da Automotive NVIDIA.


Com tecnologias líderes da indústria como a Blade Battery, a tecnologia DM-i super híbrida e a e-platform, a BYD vendeu quase 600.000 automóveis elétricos em 2021, totalizando um volume acumulado de produção e vendas superior a 1,5 milhões de unidades. Na China, a BYD dominou o topo de vendas de automóveis elétricos por nove vezes. Alavancando os seus pontos fortes em tecnologia, qualidade e desempenho ao longo dos últimos 27 anos, a BYD continua a conectar-se com clientes, fãs e parceiros para impulsionar a indústria em conjunto.

Nissan Frontier: uma trajetória de sucesso no Brasil Picape construiu reputação no mercado nacional com qualidade e robustez


Rio de Janeiro, 30/3/2022– Prestes a passar por uma importante transformação, a Nissan Frontier celebra uma trajetória de sucesso no Brasil que já dura mais de 20 anos. A picape chegou ao mercado brasileiro em 1993 e, desde então, se tornou um dos veículos mais emblemáticos da marca japonesa em nosso território.

As primeiras Frontier chegaram ao país por importação independente, já que a Nissan do Brasil foi oficialmente criada em 2000. Assim, a então representante oficial da Nissan no país passou a trazer a D21, antecessora do primeiro modelo a ostentar o nome Frontier. A picape vinha nas versões cabine simples, dupla e estendida, batizada de King-Cab, com tração 4x2 ou 4x4.

O nome Frontier estreou no Brasil em 1998, com o modelo importado nas versões AX e DX cabine dupla, dotado de motor diesel de quatro cilindros aspirado. Em 2002, apenas dois anos após a criação da Nissan do Brasil, subsidiária da empresa japonesa, a picape foi o primeiro veículo oficialmente produzido pela marca no país, na fábrica de veículos comerciais da Aliança em São José dos Pinhais, no Paraná. As primeiras unidades chegaram aos concessionários Nissan no primeiro trimestre desse ano, em duas versões de acabamento: XE e SE.

Em outubro de 2008, a Nissan iniciou no país as vendas da linha Frontier da 11ª geração, que mudou a picape completamente. Entre as muitas novidades de design, tecnologia, segurança e equipamentos estava o acréscimo de mais uma opção de acabamento: LE, XE e SE. O motor era o 2.5 16V turbo diesel e as opções de câmbio manual de seis velocidades e a automática de cinco.

A 12º geração do utilitário, importada do México, foi lançada em 2017 no Brasil com visual modernizado, mais equipamentos de conforto, segurança e tecnologias. A durabilidade e robustez da picape foi aperfeiçoada, para entregar ainda mais confiabilidade aos clientes brasileiros, que já tinham abraçado a picape e a transformado em uma das referências do segmento no mercado interno. Dois anos depois, o modelo chega apresentando uma nova evolução com o início de produção na Argentina. Feita em uma linha de produção totalmente nova, a picape recebeu várias melhorias tecnológicas e passou a acumular recordes de vendas no mercado nacional. Em 2021, foi o modelo que registrou o maior aumento de vendas, 40%, no segmento de picapes médias no Brasil.

E a história vai ganhar um novo capítulo...

Em breve, a Nova Nissan Frontier estará no mercado brasileiro.

Maior conferência de inovação do país, Gramado Summit acontece em uma semana. Conferência de tecnologia e empreendedorismo reúne mais de 150 palestrantes e mais de 200 expositores

Realizada de 6 a 8 de abril, a Gramado Summit promete ser a maior conferência de inovação do país. Em sua quinta edição, o evento veste o slogan de Festival do Futuro, discutindo temas relevantes e reunindo ideias disruptivas. Estarão reunidas mais de 200 empresas expositoras e mais de 150 palestrantes. Também são esperados 5 mil visitantes por dia. 

A estrutura do evento divide-se em uma feira de negócios e em áreas de conteúdo. Tradicionalmente, a feira reúne startups em estágio inicial e também marcas já consolidadas no mercado. A área construída para o evento é de mais de 20 mil m². 

Nas plenárias, são abordados temas ligados à tecnologia, inovação, comunicação, marketing, vendas, finanças, investimentos e cases de empreendedorismo. Ao todo, a Gramado Summit contará com quatro palcos de conteúdo simultâneos. 

Entre os nomes confirmados estão Rafa Kalimann (Influenciadora), Joel Jota (Influenciador), Luiz Pondé (Filósofo), Kim Farrell (TikTok), Alfredo Soares (VTEX), Helena Bertho (Nubank), Veronica Oliveira (Faxina Boa), Rincon Sapiência (Músico), Louise Peres (Meta) e Núbia Mota (Adobe).

“O propósito da Gramado Summit sempre foi o de construir o amanhã de quem está começando, de conectar quem já chegou lá àqueles que buscam conhecimento. Somos uma grande reunião, o encontro daquilo que aprendemos com o que vamos construir. Somos o festival do futuro”, afirma o CEO do evento, Marcus Rossi. 

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira



Primeira capela de Mariana, erguida em 1701, será restauração

Mariana localizada a 100 Km de Belo Horizonte, tem o primeiro templo religioso da cidade histórica de Mariana, e provavelmente o mais antigo de Minas Gerais vai receber obras de restauração. A Capela de Santo Antônio, erguida no início do século 18, como marco da descoberta do ouro na região das minas recebeu no dia 28 de março, o início da restauração completa.

Os trabalhos de restauração de telhado, piso, forros, parte elétrica, proteção de incêndio e proteção de descarga atmosférica têm previsão de conclusão em oito meses, e vão custar R$1,5 milhões

De acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento da prefeitura de Mariana, também será feita a revitalização do entorno e a requalificação do Largo de Santo Antônio, com acompanhamento arqueológico. Também haverá a implantação de projeto de iluminação e uma nova área de convivência para a comunidade.

Segundo a arquiteta e urbanista Anna de Grammont, responsável pela gestão da restauração da Capela de Santo Antônio, os projetos foram elaborados pela prefeitura, que inscreveu o templo histórico no edital do Fundo de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça. Aprovada, a obra terá os recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por meio do PAC de Cidades Históricas.

O anúncio do início das obras de restauração era aguardado desde 2020. Durante estes dois anos, o projeto de restauração passou pela análise da equipe da Caixa Econômica Federal, para enfim liberar o recurso. 

Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço, o prefeito interino Juliano Gonçalves (Cidadania) disse que as obras de restauração da Capela de Santo Antônio terão a parceria da Secretaria de Obras e Planejamento, Secretaria de Patrimônio Histórico e Cultura, Iphan, Câmara Municipal de Mariana e Caixa Econômica Federal que vai administrar o convênio.

“É o esforço de muitas pessoas para que esse grande projeto seja possível, estamos com mais três imóveis na cidade com início de restauração em breve”. 

 


Primeira missa foi em 1696

Implantada no Largo de Santo Antônio, no alto do morro de mesmo nome, primeiro foi erguida uma pequena ermida dedicada à Nossa Senhora do Carmo, que logo se transformou na primeira igreja do arraial em formação. Foi nessa estrutura que foi celebrada a primeira missa do município, pelo padre Gonçalves Lopes, no dia 16 de julho de 1696. Os 326 anos de história ainda resistem às deteriorações do tempo e mesmo em situação precária a capela ainda recebe os fiéis nas celebrações das missas.


Anna de Grammont conta que a capela foi construída em três etapas. A obra e teve início em 1701 por Salvador Fernandes Furtado, fundador de Mariana. Em 1762, teve os retábulos, púlpitos, arco cruzeiro e porta principal vendidos à Ordem Terceira de São Francisco e em 1768, foi cedida à Irmandade do Rosário, depois de ser erguida a nova matriz, dedicada à Nossa Senhora da Conceição.

"O templo religioso e cultural possui uma enorme representatividade para a comunidade local, que já se apropriou deste bem", detalha Anna. 

Segundo a arquiteta, o entorno possui tombamento em nível federal, datado de 14 de maio de 1938 quando o extinto Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) – que deu lugar ao Iphan – procedeu com a proteção legal do conjunto arquitetônico da cidade.

Mesmo em estado precário, a Capela de Santo Antônio se manteve aberta para os fiéis.

De acordo com Anna de Grammont, algumas informações importantes à compreensão do atual estado de conservação da Capela foram levantadas em pesquisas.

As duas últimas maiores intervenções das quais se têm registros foram realizadas, respectivamente, nos anos de 1999 e entre 2005 e 2006. Na primeira, feita pela Escola de Artes e Ofícios São José, foi feita a substituição do forro e a prospecção pictórica das paredes internas.


Na segunda intervenção teve a substituição do engradamento do telhado e novas telhas utilizadas como canal foram trocadas, enquanto as capas foram mantidas. Também em 2005 foi substituída a porta de acesso principal à capela. As demais foram apenas ações de manutenção e conservação básicas, como caiação das alvenarias e limpeza do local.

Mariana foi a primeira capital de Minas Gerais, tem construções da época do barroco

Eldorado Atibaia Eco Resort

Localizado a apenas 70 quilômetros de São Paulo o Eldorado Atibaia Eco Resort vem sendo um dos principais destinos hoteleiros da região de Atibaia, O hotel oferece piscinas coberta, ao ar livre e infantil, o Village Eldorado está situado na paisagem campestre de Atibaia. Dispõe de quadras de vôlei e futebol, academia e sala de home-theater. Serviços de spa e WiFi gratuito estão disponíveis.

Os quartos possuem decoração simples, TV, mesa de trabalho e banheiro privativo. O serviço de quarto está disponível. Várias opções gastronômicas, ao ar livre e coberta, estão à sua disposição. O buffet de café da manhã é servido diariamente, e as bebidas podem ser apreciadas por uma taxa adicional. Reservas e informações consultem seu agente de viagem.


As crianças também podem participar de diversas atividades oferecidas pela equipe de recreação do hotel.

Aeroporto Internacional de BH completa 38 anos


Fundado em 28 de março de 1984, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte celebra 38 anos. Ao longo desse período, o terminal se fortaleceu como porta de entrada do Estado, assim como ampliou o seu papel no desenvolvimento socioeconômico da região. Nos últimos sete anos, período em que está sob a concessão da BH Airport, o aeroporto viveu uma fase de transformação. Os investimentos em infraestrutura e na modernização das instalações foram superiores a R$ 1 bilhão. O aeródromo ganhou em conectividade e em movimentação de passageiros. E, apesar dos impactos da pandemia da Covid-19 nos últimos dois anos, a expectativa é chegar, em 2022, a fluxo de 10 milhões de pessoas. 

“É preciso valorizar toda a história do aeroporto. Minas Gerais está no centro do país, tem uma localização estratégica e conta, hoje, com um equipamento cada vez mais inovador, sustentável e eficiente para conectar o Estado com o mundo. Durante esses 38 anos, muitas foram as mudanças realizadas e, desde que assumimos a concessão, tivemos a oportunidade de contribuir ainda mais para elevar o patamar dos serviços prestados a passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária. Os desafios foram intensos, mas os resultados mostram que estamos no caminho certo. Em 2020, fechamos o ano com 4,8 milhões de passageiros. No ano passado, foram cerca de 7 milhões e, agora, caminhamos para novo crescimento”, avalia Kleber Meira, CEO da BH Airport. 

Todos os investimentos realizados até o momento contribuíram para que o aeroporto se tornasse referência nacional e internacional. Durante a concessão, foi construído o Terminal de Passageiros 2, que se integrou ao terminal principal e ampliou a capacidade do aeroporto para 32 milhões de passageiros por ano. Essa infraestrutura possibilitou a atração de novos voos, tanto domésticos como internacionais, e elevou a qualidade de atendimento aos passageiros.  

No final do ano passado, foi dado início ao projeto de modernização do Terminal de Passageiros 1, o que demandará recursos da ordem de R$ 100 milhões. Nas obras estão previstas a ampliação das áreas comerciais, assim como a revisão dos fluxos e processos – que englobam raio-X, check-in, restituição de bagagens, salas e portões de embarque. O objetivo é oferecer ainda mais conforto e comodidade aos usuários e também ampliar o mix de lojas. 

“Quando você olha rapidamente para o passado e para o aeroporto hoje, vê claramente que temos um equipamento moderno, eficiente, que atende as necessidades dos usuários. Do terminal, nos conectamos diretamente a 50 aeroportos, sem necessidade de nenhuma conexão aérea, entre destinos domésticos e internacionais. Recebemos novamente a Certificação de Saúde da ACI, o que comprova a nossa preocupação com a segurança das pessoas em tempos de pandemia. Além disso, temos o Selo Verde, o que também demonstra o nosso compromisso com as práticas globais de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance - Governança Ambiental, Social e Corporativa). Tudo isso reflete no mercado e também na avaliação dos passageiros”, avalia o CEO da BH Airport. 

O  Aeroporto Internacional de Belo Horizonte participa da edição 2022 do Prêmio Aeroportos + Brasil. O terminal está entre os finalistas por estar entre os mais bem avaliados pela Pesquisa de Satisfação do Passageiro ao longo de 2021. 

Nos levantamentos, realizados pelo Ministério da Infraestrutura, com a coordenação da Secretaria Nacional de Aviação Civil, o aeroporto permaneceu entre os melhores. Foram registrados resultados favoráveis em diversos aspectos, como limpeza geral, inspeção de segurança, processo de check-in, bem como em conforto da sala de embarque. 

De olho na experiência dos passageiros e visitantes, o aeroporto inaugura na quarta-feira, dia 30, a Passarela Mineira, uma área de convivência, localizada ao lado da Starbucks, no primeiro pavimento. Futuramente, esse espaço será ponto de conexão com outras áreas do aeroporto.  

Para completar, neste dia 28, será lançado o retrofit dos sanitários localizados em frente ao check-in 1. Em fevereiro, já havia sido entregue a reforma dos banheiros localizados em frente ao check-in 2.  Com as obras, os sanitários ganharam um novo conceito visual com troca de itens, como iluminação, torneiras, espelhos, sanitários, lixeiras, papeleiras, bem como a inserção de um espaço instagramável para que os usuários possam garantir um clique do seu aerolook. Com essas conclusões, está prevista a modernização de outros sanitários pelo saguão. 

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte está atento em ampliar a sua conectividade nacional. No dia 27 de março, começaram as operações das novas rotas da Latam para Vitória, no Espírito Santo, e Curitiba, no Paraná. A primeira contará com 14 frequêncais semanais e a segunda dez frequências semanais. 

“Estamos em um momento de alta gradual da movimentação de passageiro e atentos as necessidades dos passageiros. O lançamento de novas rotas pelas companhias aéreas é sempre uma oportunidade de oferecer mais conexõe e impulsionar ainda mais o aumento de voos. Certamente, essas duas conexões da Latam para Vitória e Curitiba vão atender os mineiros”, conclui. 

O Aeroporto tem a ccapacidade para operar 32 milhões de passageiros por ano;  26 pontes de embarque, sendo três exclusivas para operações internacionais;   esteiras para devolução de bagagens;  17 canais de inspeção de passageiros;   27 elevadores 14 escadas rolantes;  4.625 vagas de estacionamento;  44 posições para aeronaves;   70 toneladas/ano de capacidade atual de carga;   40% dos passageiros utilizam o aeroporto para conexão a outros destinos;

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil. 

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sergio51moreira@bol.com.br

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Paixão de Cristo de Nova Jerusalém volta a ser realizada este ano



Texto: Mauro Gomes

Na Semana Santa deste ano, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova voltará a encenar o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. A próxima temporada será realizada 9 a 16 de abril de 2022 no maior teatro ao ar livre do mundo localizado no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 180 km do Recife.

Na peça teatral, que este ano completa 53 anos de história, a vida de Jesus é contada em nove palcos-plateia com uma arrojada cenografia que reproduz parte da Jerusalém dos tempos de Jesus, incluindo o grandioso Templo, o Fórum Romano, o Palácio de Herodes, a Via Sacra e o Monte do Calvário. Além disso, um rico figurino e efeitos especiais de última geração completam a grandiosidade do espetáculo.

Este ano, o ator convidado para fazer o papel de Jesus será Gabriel Braga Nunes. Ao seu lado estarão Christine Fernandes, como Maria; Luciano Szafir, interpretando Herodes, o ator Sérgio Marone, como Pilatos, a influenciadora digital Thaynara OG, no papel de Herodíades, e a atriz pernambucana Marina Pacheco no papel de Madalena.

Além dos artistas convidados, o elenco é formado também cerca de 450 atores e figurantes pernambucanos que atuam no espetáculo sob a direção artística de Lúcio Lombardi e do assistente especial de direção Alberto Brigadeiro.

Os ingressos para a temporada 2022 já podem ser comprados pelo site oficial www.novajerusalem.com.br. As entradas custam R$ 200,00 inteira e R$ 100,00 meia. Nas compras feitas pelo site, o valor pode ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos.

Segundo a direção do espetáculo, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova estará preparada para cumprir todos os protocolos sanitários de controle da covid- 19 estabelecidos pelos órgãos do Governo do Estado.

Realizada desde 1968, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém já foi assistida por cerca de 4 milhões de pessoas do Brasil e exterior, consolidando-se como uma das principais atrações turísticas do País durante a Semana Santa.

A maior parte do público vai a Fazenda Nova para assistir ao espetáculo por meio de ônibus de turismo e vans, que é a forma mais fácil e cômoda. Esses serviços de traslados têm preços variados e podem ser encontrados facilmente na internet. Existem também iniciativas independentes de grupos de amigos, igrejas, clubes e associações, que formam caravanas para assistir ao espetáculo.

Muitas pessoas também preferem ir de automóvel. A estrada que liga a cidade-teatro à capital pernambucana, Recife, e ao município de Caruaru é duplicada na maior parte do trajeto, oferecendo conforto e segurança para os viajantes. 

Além disso, os turistas de qualquer parte do Brasil, que optarem por pacotes de hospedagem no Recife/PE, em Caruaru/PE ou na paradisíaca praia de Porto de Galinhas/PE, podem adquirir o passeio, para assistir ao espetáculo, oferecido pela Luck Viagens (81 3366-6222/ www.luckviagens.com.br), pelas lojas da CVC em todo Brasil e outras agências de viagens. 

O pacote inclui transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo, guia turístico e parada na famosa feira de Caruaru para conhecer o artesanato regional e saborear uma deliciosa comida regional. No Recife/PE, o ônibus sai do aeroporto e, em Porto de Galinhas/PE, o turista tem acesso ao transporte nos hotéis e pousadas. 

Para os que buscam viver emoções mais fortes, a Pousada da Paixão, instalada dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém, oferece pacotes para os turistas que desejam não só assistir, mas também sonham em participar do espetáculo.

São dois dias de hospedagem onde no primeiro dia os turistas assistem à peça e, no segundo, se desejarem, atuam como figurantes, juntamente com todo o elenco (Contatos da Pousada da Paixão-(81) 3732-1574/ (81) 99673-0815/ WhatsApp (81) 99673-0805 /www.pousadadapaixao.com.br).

“A retomada dos espetáculos é motivo de muita alegria não só para nós, mas também para todos os pernambucanos que conhecem a história da Nova Jerusalém e sabem da importância que a Paixão de Cristo tem para a cultura e para a economia do nosso Estado”, afirmou, Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova e coordenador geral do espetáculo.


Segundo ele, boa parte desses profissionais trabalham o ano todo para que, durante a temporada, tudo fique perfeito. “Desde o início, quando as encenações aconteciam nas ruas da Vila de Fazenda Nova, o espetáculo é realizado com muito suor, muita dedicação e comprometimento de todos os envolvidos. Nós nos esmeramos na riqueza dos detalhes e no realismo das cenas a fim de proporcionar ao nosso público uma viagem no tempo, na qual as pessoas possam viver emoções como se estivessem presenciando os fatos que aconteceram há mais de dois mil anos”, afirma Pacheco.

O esforço e a seriedade empreendidos na montagem do espetáculo da Paixão de Cristo traduzem-se na satisfação revelada pelo público nas pesquisas de opinião. Todos os anos, cerca de 98% dos pesquisados consideram o espetáculo ótimo ou bom. Além disso, quase 50% do público retorna para assistir à encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém pelo menos mais uma vez.

Na produção do espetáculo são gerados 3 mil empregos diretos e 8 mil indiretos. As estimativas são de que, durante a temporada de apresentações, sejam movimentados um montante da ordem de R$ 400 milhões na economia do Estado.

No setor de turismo, especificamente, o espetáculo traz resultados bastante positivos para restaurantes, hotéis e operadoras turísticas do Recife e Porto de Galinhas, além beneficiar o turismo em outras regiões como no entorno de Gravatá e Caruaru, no agreste pernambucano, e de Campina Grande e João Pessoa, na Paraíba.


Como tudo começou

O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém teve sua origem nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da vila de Fazenda Nova, distrito do município do Brejo da Madre de Deus, Pernambuco, no período de 1951 a 1962. A iniciativa foi do patriarca da família Mendonça, o comerciante e líder político local Epaminondas Mendonça. 

Depois de ter lido em uma revista de variedades como os habitantes da cidade de Oberammergau, na Baviera alemã, encenavam a Paixão de Cristo, Mendonça teve a ideia de realizar um evento semelhante, durante a Semana Santa, a fim de atrair turistas e, assim, movimentar o comércio do lugar.


Os primeiros espetáculos da pequena vila contavam com a participação apenas de familiares e amigos dos Mendonça. Com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair atores e técnicos de teatro do Recife/PE e a Paixão começou a ganhar fama e notoriedade em todo o Estado. A vila de Fazenda Nova, onde aconteceram essas primeiras encenações, fica a 1 Km do local onde hoje se situa a cidade-teatro de Nova Jerusalém.

A ideia de construir um teatro que fosse uma réplica da cidade de Jerusalém, para que nela ocorressem as encenações da Paixão de Cristo, foi de Plínio Pacheco, jornalista gaúcho, que chegou a vila Fazenda Nova em 1956. Mas o plano só veio a se concretizar em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo na cidade-teatro de Nova Jerusalém. Desde então, já são 53 anos de história da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém que, ao longo desse tempo, já atraiu cerca de 4 milhões de espectadores de todo o Brasil e do mundo.


Nova Jerusalém, maior teatro ao ar livre do mundo, é uma cidade-teatro com 100 mil metros quadrados, o que equivale a um terço da área murada da Jerusalém original, onde Jesus viveu seus últimos dias. É cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. No seu interior, nove palcos-plateias reproduzem cenários naturais, arruados e palácios, além do Templo de Jerusalém, constituindo obras monumentais, concebidas por vários arquitetos e cenógrafos nordestinos e pelo seu fundador e gênio  Plínio Pacheco.


Mais Informações: Mauro Gomes (Assessor de Imprensa) - (81) 99288.8284, e-mail: mg@mgcomunicacao.com

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