Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Primeira capela de Mariana, erguida em 1701, será restauração
Mariana localizada a 100 Km de Belo Horizonte, tem o primeiro templo religioso da cidade histórica de Mariana, e provavelmente o mais antigo de Minas Gerais vai receber obras de restauração. A Capela de Santo Antônio, erguida no início do século 18, como marco da descoberta do ouro na região das minas recebeu no dia 28 de março, o início da restauração completa.
Os trabalhos de restauração de telhado, piso, forros, parte elétrica, proteção de incêndio e proteção de descarga atmosférica têm previsão de conclusão em oito meses, e vão custar R$1,5 milhões
De acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento da prefeitura de Mariana, também será feita a revitalização do entorno e a requalificação do Largo de Santo Antônio, com acompanhamento arqueológico. Também haverá a implantação de projeto de iluminação e uma nova área de convivência para a comunidade.
Segundo a arquiteta e urbanista Anna de Grammont, responsável pela gestão da restauração da Capela de Santo Antônio, os projetos foram elaborados pela prefeitura, que inscreveu o templo histórico no edital do Fundo de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça. Aprovada, a obra terá os recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por meio do PAC de Cidades Históricas.
O anúncio do início das obras de restauração era aguardado desde 2020. Durante estes dois anos, o projeto de restauração passou pela análise da equipe da Caixa Econômica Federal, para enfim liberar o recurso.
Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço, o prefeito interino Juliano Gonçalves (Cidadania) disse que as obras de restauração da Capela de Santo Antônio terão a parceria da Secretaria de Obras e Planejamento, Secretaria de Patrimônio Histórico e Cultura, Iphan, Câmara Municipal de Mariana e Caixa Econômica Federal que vai administrar o convênio.
“É o esforço de muitas pessoas para que esse grande
projeto seja possível, estamos com mais três imóveis na cidade com início de
restauração em breve”.
Primeira missa foi em 1696
Implantada no Largo de Santo Antônio, no alto do
morro de mesmo nome, primeiro foi erguida uma pequena ermida dedicada à Nossa
Senhora do Carmo, que logo se transformou na primeira igreja do arraial em
formação. Foi nessa estrutura que foi celebrada a primeira missa do município,
pelo padre Gonçalves Lopes, no dia 16 de julho de 1696. Os 326 anos de história
ainda resistem às deteriorações do tempo e mesmo em situação precária a capela
ainda recebe os fiéis nas celebrações das missas.
Anna de Grammont conta que a capela foi construída em três etapas. A obra e
teve início em 1701 por Salvador Fernandes Furtado, fundador de Mariana. Em
1762, teve os retábulos, púlpitos, arco cruzeiro e porta principal vendidos à
Ordem Terceira de São Francisco e em 1768, foi cedida à Irmandade do Rosário,
depois de ser erguida a nova matriz, dedicada à Nossa Senhora da Conceição.
"O templo religioso e cultural possui uma
enorme representatividade para a comunidade local, que já se apropriou deste
bem", detalha Anna.
Segundo a arquiteta, o entorno possui tombamento em nível federal, datado de 14 de maio de 1938 quando o extinto Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) – que deu lugar ao Iphan – procedeu com a proteção legal do conjunto arquitetônico da cidade.
Mesmo em estado precário, a Capela de Santo Antônio se manteve aberta para os fiéis.
De acordo com Anna de Grammont, algumas informações
importantes à compreensão do atual estado de conservação da Capela foram levantadas
em pesquisas.
As duas últimas maiores intervenções das quais se
têm registros foram realizadas, respectivamente, nos anos de 1999 e entre 2005
e 2006. Na primeira, feita pela Escola de Artes e Ofícios São José, foi feita a
substituição do forro e a prospecção pictórica das paredes internas.
Na segunda intervenção teve a substituição do engradamento do telhado e novas
telhas utilizadas como canal foram trocadas, enquanto as capas foram mantidas.
Também em 2005 foi substituída a porta de acesso principal à capela. As demais
foram apenas ações de manutenção e conservação básicas, como caiação das
alvenarias e limpeza do local.
Mariana foi a primeira capital de Minas Gerais, tem construções da época do barroco
Eldorado Atibaia Eco Resort
Localizado a
apenas 70 quilômetros de São Paulo o Eldorado Atibaia Eco Resort vem sendo um
dos principais destinos hoteleiros da região de Atibaia, O hotel oferece
piscinas coberta, ao ar livre e infantil, o Village Eldorado está situado na
paisagem campestre de Atibaia. Dispõe de quadras de vôlei e futebol, academia e
sala de home-theater. Serviços de spa e WiFi gratuito estão disponíveis.
Os quartos possuem decoração simples, TV, mesa de trabalho e banheiro privativo. O serviço de quarto está disponível. Várias opções gastronômicas, ao ar livre e coberta, estão à sua disposição. O buffet de café da manhã é servido diariamente, e as bebidas podem ser apreciadas por uma taxa adicional. Reservas e informações consultem seu agente de viagem.
As crianças também podem participar de diversas atividades oferecidas pela equipe de recreação do hotel.
Aeroporto
Internacional de BH completa 38 anos
Fundado em 28 de março de 1984, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte celebra 38 anos. Ao longo desse período, o terminal se fortaleceu como porta de entrada do Estado, assim como ampliou o seu papel no desenvolvimento socioeconômico da região. Nos últimos sete anos, período em que está sob a concessão da BH Airport, o aeroporto viveu uma fase de transformação. Os investimentos em infraestrutura e na modernização das instalações foram superiores a R$ 1 bilhão. O aeródromo ganhou em conectividade e em movimentação de passageiros. E, apesar dos impactos da pandemia da Covid-19 nos últimos dois anos, a expectativa é chegar, em 2022, a fluxo de 10 milhões de pessoas.
“É preciso valorizar toda a história do aeroporto. Minas Gerais está no centro do país, tem uma localização estratégica e conta, hoje, com um equipamento cada vez mais inovador, sustentável e eficiente para conectar o Estado com o mundo. Durante esses 38 anos, muitas foram as mudanças realizadas e, desde que assumimos a concessão, tivemos a oportunidade de contribuir ainda mais para elevar o patamar dos serviços prestados a passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária. Os desafios foram intensos, mas os resultados mostram que estamos no caminho certo. Em 2020, fechamos o ano com 4,8 milhões de passageiros. No ano passado, foram cerca de 7 milhões e, agora, caminhamos para novo crescimento”, avalia Kleber Meira, CEO da BH Airport.
Todos os investimentos realizados até o momento contribuíram para que o aeroporto se tornasse referência nacional e internacional. Durante a concessão, foi construído o Terminal de Passageiros 2, que se integrou ao terminal principal e ampliou a capacidade do aeroporto para 32 milhões de passageiros por ano. Essa infraestrutura possibilitou a atração de novos voos, tanto domésticos como internacionais, e elevou a qualidade de atendimento aos passageiros.
No final do ano passado, foi dado início ao projeto de modernização do Terminal de Passageiros 1, o que demandará recursos da ordem de R$ 100 milhões. Nas obras estão previstas a ampliação das áreas comerciais, assim como a revisão dos fluxos e processos – que englobam raio-X, check-in, restituição de bagagens, salas e portões de embarque. O objetivo é oferecer ainda mais conforto e comodidade aos usuários e também ampliar o mix de lojas.
“Quando você olha rapidamente para o passado e para o aeroporto hoje, vê claramente que temos um equipamento moderno, eficiente, que atende as necessidades dos usuários. Do terminal, nos conectamos diretamente a 50 aeroportos, sem necessidade de nenhuma conexão aérea, entre destinos domésticos e internacionais. Recebemos novamente a Certificação de Saúde da ACI, o que comprova a nossa preocupação com a segurança das pessoas em tempos de pandemia. Além disso, temos o Selo Verde, o que também demonstra o nosso compromisso com as práticas globais de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance - Governança Ambiental, Social e Corporativa). Tudo isso reflete no mercado e também na avaliação dos passageiros”, avalia o CEO da BH Airport.
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte participa da edição 2022 do Prêmio Aeroportos + Brasil. O terminal está entre os finalistas por estar entre os mais bem avaliados pela Pesquisa de Satisfação do Passageiro ao longo de 2021.
Nos levantamentos, realizados pelo Ministério da Infraestrutura, com a coordenação da Secretaria Nacional de Aviação Civil, o aeroporto permaneceu entre os melhores. Foram registrados resultados favoráveis em diversos aspectos, como limpeza geral, inspeção de segurança, processo de check-in, bem como em conforto da sala de embarque.
De olho na experiência dos passageiros e visitantes, o aeroporto inaugura na quarta-feira, dia 30, a Passarela Mineira, uma área de convivência, localizada ao lado da Starbucks, no primeiro pavimento. Futuramente, esse espaço será ponto de conexão com outras áreas do aeroporto.
Para completar, neste dia 28, será lançado o retrofit dos sanitários localizados em frente ao check-in 1. Em fevereiro, já havia sido entregue a reforma dos banheiros localizados em frente ao check-in 2. Com as obras, os sanitários ganharam um novo conceito visual com troca de itens, como iluminação, torneiras, espelhos, sanitários, lixeiras, papeleiras, bem como a inserção de um espaço instagramável para que os usuários possam garantir um clique do seu aerolook. Com essas conclusões, está prevista a modernização de outros sanitários pelo saguão.
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte está atento em ampliar a sua conectividade nacional. No dia 27 de março, começaram as operações das novas rotas da Latam para Vitória, no Espírito Santo, e Curitiba, no Paraná. A primeira contará com 14 frequêncais semanais e a segunda dez frequências semanais.
“Estamos em um momento de alta gradual da movimentação de passageiro e atentos as necessidades dos passageiros. O lançamento de novas rotas pelas companhias aéreas é sempre uma oportunidade de oferecer mais conexõe e impulsionar ainda mais o aumento de voos. Certamente, essas duas conexões da Latam para Vitória e Curitiba vão atender os mineiros”, conclui.
O Aeroporto tem a ccapacidade para operar 32 milhões de passageiros por ano; 26 pontes de embarque, sendo três exclusivas para operações internacionais; 9 esteiras para devolução de bagagens; 17 canais de inspeção de passageiros; 27 elevadores e 14 escadas rolantes; 4.625 vagas de estacionamento; 44 posições para aeronaves; 70 toneladas/ano de capacidade atual de carga; 40% dos passageiros utilizam o aeroporto para conexão a outros destinos;
A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.
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sergio51moreira@bol.com.br
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