Jornalista Sérgio Moreira
Queijo pode ser Patrimônio da Humanidade
O tradicional Queijo Minas Artesanal, reconhecido como o melhor do Brasil e premiado como um dos melhores do mundo, será candidato a Patrimônio Imaterial da Humanidade.
O título de patrimônio imaterial é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Esse título visa proteger as expressões culturais e as tradições imateriais de uma determinada região de todo o mundo, que pode ser dança, linguagem, rituais, festas, lendas, músicas, os saberes da culinária, dentre outras tradições.
O “Modo de Fazer do Queijo Minas Artesanal” é tradição bicentenária, além de ser o queijo mineiro igualado e em alguns casos, até superior em sabor e qualidade aos milenares e tradicionais queijos europeus. com destaque para os queijos feitos no Serro, Serra da Canastra, Alagoa e Serra do Salitre, as principais regiões queijeiras mineiras. Além disso, o “Modo de Fazer do Queijo Minas Artesanal” é Patrimônio Imaterial do Brasil desde 2008, reconhecido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de ser Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, reconhecido pelo Iepha/MG.
Falta o reconhecimento internacional do
“Modo de Fazer do Queijo Minas Artesanal”, como Patrimônio Imaterial da
Humanidade. O primeiro passo para alcançar o reconhecimento da Unesco foi dado
recentemente.
Com o objetivo de preservar e proteger os saberes e história do Queijo Minas, foi apresentado a candidatura do queijo mineiro ao título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, no dia 24 de setembro de 2022, durante o Festival do Queijo Artesanal de Minas, realizado em Belo Horizonte, no Parque de Exposições da Gameleira.
O documento solicitando o reconhecimento do
queijo mineiro como Patrimônio Imaterial da Humanidade foi assinado pelo
Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG) e pela
Associação Mineira dos Produtores de Queijos Artesanais de Minas Gerais
(Amiqueijo).
A iniciativa, além do apoio dos queijeiros mineiros, Iepha/MG e sociedade civil, conta ainda com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. O documento foi entregue a Carlos Alberto Gomes de Brito, atual ministro do Turismo. É o Governo Federal que inscreve as candidaturas a patrimônios materiais e imateriais junto a Unesco.
O passo seguinte será a elaboração do dossiê de registro pelo Iphan e Ministério do Turismo para ser protocolado junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) e por fim, aguardar a análise e a escolha dos bens pela entidade.
Os bens imateriais são escolhidos a cada
dois anos pela Unesco, que avalia todos os bens apresentados pelos países
signatários da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.
BH Convention
O Conselho do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau realizou reunião no Mercure Lourdes Hotel sobre o trade turístico e projetos para a capital mineira. No início da reunião o gerente-geral do Mercure Lourdes e presidente da ABIH MG, Guilherme Sanson, apresentou um vídeo do atendimento da Rede Accor, as novas instalações e reformulação no hotel que tem cerca de 400 apartamentos, como a nova sala Sirius, espaço moderno para reuniões e eventos, onde aconteceu a reunião e estava sendo inaugurado com o BHC&VB.
O gerente-geral do Mercure Lourdes Hotel e presidente da ABIH-MG, Guilherme Sanson
Em seguida, a vice presidente Márcia Ribeiro que presidiu a reunião, mostrou aos presentes e convidados, sobre o movimento Mineirão SOS surgida em reunião na sede do BHC&VB, com postagem de todos nas redes sociais. O movimento Mineirão SOS surgiu pelo motivo de uma Promotora do Ministério Público proibir eventos na parte externa e dentro do estádio Mineirão.
Em seguida, foi falado da reunião
conjunta do Conselho Curador e da Diretoria Executiva, onde ocorreu a aprovação
da Fundação, e eleito o liquidante. Uma nova associação está sendo criada: Casa
do Turismo Belo Horizonte. Márcia Ribeiro abordou a necessidade de dar
continuidade à elaboração do Planejamento Estratégico, agora para a nova
Associação.
O empresário Rômulo Rocha,
concessionário do Minascentro, contou que também é o concessionário do Terminal
Rodoviário de BH, bem como assumiu o espaço de eventos/shows do Colégio Marista,
que em breve estará recebendo eventos.
O diretor da BH Airport, Marcos
Mandacaru contou as últimas ações realizadas no Aeroporto Internacional de BH,
com novas rotas ligando Belo Horizonte a outras cidades do país e os estudos
para voos do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte para três países
O diretor executivo do BH Convention, Marcos Valério Rocha apresentou a realização da Festatur BH no dia 3 de dezembro. O vice-presidente do BH Convention, Pablo Ramos contou do novo modelo financeiro a ser implantado na nova Associação
Feira de Turismo em Gramado
Festuris será no Serra Park
A valorização da mão de obra regional é
um dos destaques do Festuris - Feira Internacional de Turismo. Além dos
profissionais das empresas montadoras e expositoras, o evento tem possibilitado
a contratação de pessoas que têm se especializado nas áreas de receptivo e
segurança, além de serviços gerais.
Segundo a gerente de operações do
Festuris, Vânia Oliveira, o número de contratações temporárias é de cerca de
500 pessoas nesta 34ª edição, que ocorre de 3 a 6 de novembro, no Serra Park.
“Gramado sediou mais de 400 eventos em 2019, o que prova que este segmento é
muito importante para a economia do município”, afirma o secretário municipal
de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Ike Koetz.
Ele destaca que neste cenário, o Festuris “cumpre um papel mega importante para
o município”.
Koetz cita, ainda, que a secretaria tem
atuado no fomento de negócios, mas também como intermediador de mão de obra.
“Também nos sentimos responsáveis pela capacitação da mão de obra para o
mercado de trabalho”, afirma Ike, ressaltando que o segmento de eventos é um
deles. A organização do Festuris estima um impacto econômico de 25 milhões para
a região.
Há mais de 45 anos no mercado de
eventos, Tela Tomazeli, da Tela Tomazeli Eventos, é a responsável pela equipe
de atendimento e recepção no Festuris. A sua bagagem profissional iniciou como
recepcionista, passando por todos os setores relacionados ao receptivo e
organização de eventos. “É um trabalho que dou muito valor”, afirma ela, ao
lembrar a sua trajetória profissional.
Nesta edição, serão mais de 50 pessoas
para atividades como digitação, orientação de fila, traduções bilíngues,
revezamento, estandes, plenária, informações, leitor óptico, depósitos,
coordenação, caixa, entre outros. Ela seleciona, treina e coordena a equipe que
é contratada pela Rossi & Zorzanello. “São jovens estudantes do segundo
grau que estão entrando no mercado de trabalho, pessoas que já atuam em eventos
e aposentadas de diversas cidades”, relata Tela Tomazeli.
A experiência das equipes também é
destacada por Tânia Maria Camargo Varela, da Infinity MultiServiços, prestadora
de serviços de segurança, higienização, carregadores, bombeiros, incluindo
ambulância própria. Ao todo são mais de 200 pessoas.
No mercado há mais de 20 anos, a empresa valoriza os profissionais da região na contratação. “Algumas mulheres, por exemplo, trabalham comigo há mais de 20 anos. Vieram trabalhar para reforçar a renda da família e continuam até hoje”, afirma Tânia, destacando que todos os profissionais têm qualificação e treinamento nas áreas que atuam. “É uma equipe bem qualificada”, orgulha-se.
À espera da 34ª edição do Festuris
Gramado - Feira Internacional de Turismo. O evento inicia no dia 3 de novembro
com a solenidade de abertura, às 19h30, no Palácio dos Festivais. É no Meeting
Festuris, que ocorre nas manhãs dos dias 4 e 5, no Serra Park, que
oportunizamos uma imersão de saberes. Renomados profissionais do turismo e do
meio empresarial falarão sobre suas estratégias de carreiras e muito mais.
Também no Serra Park, no período da tarde, na Feira de Negócios, o Brasil todo estará em exposição com novidades, experiências e muito networking. Nos pavilhões Araucária e Hortênsia, são mais de 2500 marcas, mais de 40 destinos internacionais que apresentarão seus potenciais turísticos a aproximadamente 12 mil participantes.
Ainda é possível fazer o credenciamento pelo site festurisgramado.com, não perca essa chance de revolucionar os seus negócios com as infinitas possibilidades que o Festuris oportuniza.
O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Em 2020, o Festuris foi o único evento de negócios turísticos a ser realizado de forma presencial, em meio à pandemia. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e Food & Drinks Experience.
O evento tem o patrocínio Master do Ministério do Turismo, patrocínio Gold do Sebrae e Latam Airlines, a Gol é a transportadora aérea oficial, a Planalto é a transportadora terrestre oficial, Turistur a agência oficial e Laghetto é a rede hoteleira oficial do evento. O Rio Grande do Sul é o Estado Anfitrião, Gramado a Cidade Anfitriã e Argentina é o país convidado desta edição. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com.
BH será a Capital do Café
Cafeicultores, profissionais, torrefadores, cafeterias e compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de fazer uma nova jornada imersiva pelo cenário da cafeicultura brasileira. De 16 a 18 de novembro, no Expominas, acontece a Semana Internacional do Café (SIC), realizado pela Café Editora, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e o Sebrae Minas.
Neste ano, a SIC celebra a décima edição como um dos maiores eventos mundiais do setor e principal polo de conexão, atualização, conhecimento, oportunidades de negócios, lançamentos de produtos e novas tendências de consumo da bebida no Brasil, com o tema “Cafés do Brasil: avanços conquistados e os desafios para os próximos 10 anos”.
Para Antônio Pitangui de Salvo, presidente Faemg, o evento se consolidou como uma das maiores feiras do mundo. "Chegamos à décima edição comemorando essa evolução e com desejo de continuar oferecendo programação diversa, com rica troca de conhecimentos que conecta, gera oportunidades e dá acesso a mercados e negócios à cadeia produtiva", afirma.
Segundo Caio Alonso Fontes, diretor de
planejamento da Café Editora, um dos organizadores da feira, a 10ª Semana
Internacional do Café pretende trazer um overview de todas as conquistas
realizadas nesse período, debater o atual contexto e o futuro do setor,
reforçando o protagonismo brasileiro na produção, exportação e consumo de café.
A primeira edição da SIC aconteceu em 2013, em Belo Horizonte, em celebração aos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC). Neste ano, o evento continua a promover o fomento aos negócios e networking, com exposição de marcas, promoção de encontros, reuniões e cursos, além de oferecer aos visitantes uma grade de conteúdos organizada em três pilares: agronegócio, cafeteria e comercialização.
Concurso dos melhores cafés
Entre os temas disponíveis nos três
dias da feira estão a inteligência de mercado, a cafeicultura sustentável e o
futuro do café, destacando as oportunidades para as novas gerações de
produtores, entre outros. Para a abertura, está confirmada a palestra
“Projeções macro e micro da economia”, com Eduardo Giannetti, um dos principais
economistas do país.
Para Thales Fernandes, secretário de
Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, a SIC é um evento
estratégico e o espaço ideal para toda a cadeia produtiva refletir sobre os
próximos passos da cafeicultura. “O café é carro-chefe das exportações do agro
no Estado, mas o nosso desafio é ir além", salienta o dirigente.
Segundo o secretário, o governo
de Minas vem apoiando o produtor para que ele invista na produção de cafés
especiais, que têm preços diferenciados e demanda crescente. "O
desafio para os próximos anos é oferecer as condições para que cada vez mais
cafeicultores sejam incluídos nesse segmento da produção de valor agregado, que
rentabiliza o produtor e faz com que o filho dele queira permanecer no campo e
continuar a atividade", destaca.
Para ele, a SIC cumpre esse papel na medida em que coloca os produtores em contato com novas tecnologias de plantio, beneficiamento da safra e preparo da bebida, além de aproximar o setor produtivo do mercado. Já Roberto Simões, presidente do Sebrae Minas, parceiro desde a primeira edição, o evento é uma vitrine de tendências e reforça a condição do Brasil como o maior produtor de café do mundo.
"Dez anos após sua criação,
a SIC entrou definitivamente na agenda de todos os envolvidos com o café. O
evento terá uma programação especial voltada para o alinhamento do setor com as
tendências mundiais e para quem procura por orientações técnicas e gerenciais,
novas tecnologias, além de um ambiente propício para fazer bons negócios",
salienta Simões.
Neste ano, o evento novamente será palco do concurso Coffee of the Year, premiação que reúne os melhores cafés nacionais na avaliação de especialistas, compradores e público. São cerca de 500 amostras inscritas nesta edição, das 32 regiões produtoras, o que, segundo os organizadores, reflete a crescente diversidade, qualidade e tecnologia dos cafés brasileiros.
Outros espaços conhecidos pelos
visitantes também ocuparão o Expominas, como a Cafeteria Modelo, que simula uma
loja para realização de workshops gratuitos, a Torra Experience, em que
especialistas apresentam em cursos suas habilidades e dicas de torrefação; e o
Encontro de Mulheres IWCA Brasil (International Women´s Coffee Alliance), com
palestras realizadas por mulheres que atuam no setor.
A área de exposição do Expominas
contará ainda com estandes de marcas que já são referências no mercado, como
Nespresso, Nescafé, Grupo 3 Corações, Melitta, cooperativas, empresas de médio
e pequeno portes e também aquelas que estão iniciando a trajetória no mercado e
poderão ser conhecidas no Espaço Village.
Com números crescentes, a Semana
Inernacional do Café partiu de 13 mil visitantes, em 2013, para 23 mil
profissionais qualificados e volume de negócios em R$ 50 milhões na última
edição presencial, realizada em 2019, além de ter experimentado as versões
virtual e híbrida, em 2020 e 2021, respectivamente, por conta da pandemia de
Covid-19. “O mercado está aquecido, mas não só em volume de produção ou
negócios. A SIC conecta pessoas e empresas de forma estratégica, otimizando
encontros entre quem produz e quem distribui, que de outra maneira não
aconteceriam ou levariam mais tempo”, conclui Caio Fontes.
Informações: O credenciamento e a
programação estão disponíveis no site Semana Internacional do Café.
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Informações para a coluna enviar para
@sergiomoreira63
sergio51moreira@bol.com.br
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