Você sabia que um carro da Stock Car pode consumir até quatro vezes mais óleo lubrificante do que um carro comum? A comparação leva em conta o alto desempenho exigido nas pistas em relação ao uso diário de um carro convencional. Enquanto veículos de passeio utilizam entre 3 e 5 litros de óleo a cada troca — geralmente a cada 10 mil quilômetros — os carros da Stock Car exigem muito mais, devido às altas rotações, temperaturas extremas e trocas frequentes entre treinos e corridas. Esse alto consumo levanta um ponto essencial: o que acontece com todo esse óleo usado?
É com esse olhar atento à sustentabilidade que a Stock Car Pro Series iniciou sua temporada 2025 no dia 4 de maio, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Pelo terceiro ano consecutivo, a categoria reforça sua parceria com a Lwart Soluções Ambientais, referência nacional na coleta e rerrefino de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC), que vai garantir o transporte e destinação ambientalmente correta do resíduo gerado durante todos os eventos.
O OLUC é considerado um resíduo perigoso e com alto potencial de contaminação do meio ambiente: apenas 1 litro de OLUC pode poluir até 1 milhão de litros de água. Para se ter uma ideia dessa dimensão, entre as temporadas de 2023 e 2024, foram coletados pela Lwart aproximadamente 2.300 litros de OLUC durante os eventos da Stock Car. Caso esse volume não tivesse sido corretamente destinado, teria o potencial de contaminar cerca de 2,3 bilhões de litros de água.
A iniciativa é um exemplo concreto de como o esporte de alto desempenho pode também ser protagonista na promoção da economia circular. Todo o óleo utilizado nos carros ao longo das etapas da temporada é recolhido com segurança e enviado para o rerrefino — processo que transforma o OLUC em matéria-prima para novos lubrificantes, reduzindo o impacto ambiental e o consumo de recursos naturais.
“A parceria com a Stock Car reforça a missão da Lwart de liderar práticas sustentáveis em todos os segmentos, mostrando que a destinação responsável do óleo é essencial, seja nas ruas ou nas pistas”, afirma João Vianney, Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.
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