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quinta-feira, 1 de maio de 2025

COLUNA DE AVIAÇÃO // VAMOS VOAR PELO MUNDO // LATAM inaugura rota São Paulo-Fernando de Noronha com 100% de ocupação. Rota inédita da LATAM levará turistas do mundo todo ao arquipélago com mais facilidade. Guarulhos é o grande hub (centro de conexões) da LATAM, com conexões para mais de 50 aeroportos nacionais e 90 no exterior // Azul transporta mais de 400 mil passageiros para a França em 2 anos de operação // Emirates é eleita Melhor Companhia Aérea do Mundo pelo 12° ano consecutivo // Frota do jato Boeing 787 Dreamliner ultrapassa 1 bilhão de passageiros // Asas da Inclusão: LATAM realiza voo simulado em Congonhas para pessoas autistas


Tripulação do primeiro voo da rota São Paulo–Fernando de Noronha ao lado de Eduardo Macedo, chefe de Assuntos Públicos da LATAM Brasil e Paulo Henrique Guerra, Superintendente de Turismo, Cultura e Esporte da Ilha de Fernando de Noronha. Divulgação LATAM.

LATAM inaugura rota São Paulo-Fernando de Noronha com 100% de ocupação.

Rota inédita da LATAM levará turistas do mundo todo ao arquipélago com mais facilidade.

Guarulhos é o grande hub (centro de conexões) da LATAM, com conexões para mais de 50 aeroportos nacionais e 90 no exterior

São Paulo, 1º de maio de 2025 – A LATAM inaugurou nesta quinta-feira (1/5) sua rota inédita São Paulo/Guarulhos-Fernando de Noronha. A ocupação do voo inaugural foi de 100%, número realizado pela companhia. A estreia contou com apresentação festiva no aeroporto do arquipélago, promovida pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) com direito a dançarinos de frevo, e com a presença de Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.

A rota iniciada da LATAM é um esforço conjunto da companhia com o Governo de Pernambuco para aumentar a conectividade do estado e contar com cinco voos por semana de 3h50 de duração a partir do aeroporto de Guarulhos, às segundas, quartas, quintas, sextas e domingos. 


É operada com aeronaves Airbus A319 (capacidade para 126 passageiros em cabine Economy e 12 passageiros em cabine Premium Economy). Decolará de Guarulhos às 7h35 (hora local) e de Fernando de Noronha às 13h15 (hora local).


"Atualmente, Guarulhos é o maior hub da LATAM, com voos diretos para mais de 50 aeroportos no Brasil e voos com conexão para mais de 90 no exterior. Ligar Noronha com este importante centro de conexões significa promover ainda mais o turismo neste arquipélago paradisíaco, que merece turistas do mundo todo. A LATAM tem o objetivo de seguir investindo cada vez mais na malha aérea de Pernambuco, e essa nova rota é disso" , comenta Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.


"A nova rota direta entre Guarulhos e Fernando de Noronha representa um avanço estratégico para o turismo de Pernambuco. Com essa operação da Latam, conseguimos conectar Noronha a mais 18 países de forma direta, a partir de um dos maiores hubs internacionais do Brasil. Isso amplia significativamente o acesso de turistas estrangeiros à ilha e fortalece nossa posição como um destino mundial", afirmou Eduardo Loyo, presidente da Empetur.


A rota iniciada da LATAM é operada com aeronaves Airbus A319 e conta com cinco voos por semana de 3h50 de duração a partir do aeroporto de Guarulhos. Divulgação LATAM.



PROJETO ILHAS: PROMOVER LATAM VAI SUSTENTABILIDADE EM NORONHA


A LATAM está comprometida com a sustentabilidade de suas operações em Fernando de Noronha. Por isso, vai incorporar o destino brasileiro no seu Projeto Ilhas, que tem como objetivo instalar e dar a destinação correta no continente para todos os resíduos produzidos dentro das aeronaves e nas suas manutenções em solos nesses voos, priorizando fornecedores e parceiros que também adotam políticas sustentáveis. 


O Projeto Ilhas já foi implementado em outros 3 destinos insulares icônicos atendidos por voos da LATAM na América do Sul: San Andrés (Colômbia), Galápagos (Equador) e Ilha de Páscoa (Chile).


Além disso, a LATAM está comprometida em priorizar a redução do uso de plásticos fornecidos nos voos para Fernando de Noronha, atualizando-os por alternativas reutilizáveis, biodegradáveis ou compostáveis sempre que possível.


O CRESCIMENTO DA LATAM EM PERNAMBUCO

 

A nova rota faz parte de uma sequência de investimentos da LATAM em Pernambuco, como a rota internacional Recife-Santiago, inaugurada em dezembro de 2024, a nova rota Recife-Petrolina , cuja operação terá início em dezembro, além da operação temporária na rota Recife-Fernando de Noronha , realizada desde 14 de março.

 

Na operação regular atual, a LATAM realiza cerca de 100 voos por semana em Recife, em rotas para Brasília, Fortaleza, São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos e Rio de Janeiro/Galeão. Em Petrolina, a companhia voa para São Paulo/Guarulhos, com 14 voos por semana.


Divulgação LATAM.


Azul transporta mais de 400 mil passageiros para a França em 2 anos de operação
Taxa média de ocupação nos voos para a capital francesa ultrapassa os 80% no período, segundo dados da ANAC
São Paulo – A Azul está comemorando dois anos de operações para o Aeroporto de Paris-Orly, o segundo maior da França, com mais de 400 mil clientes transportados. Maior aérea com número de voos e cidades atendidas no Brasil, a companhia tem sua malha reforçada internacional com destino à Europa, com novas rotas importantes, como Madri, na Espanha e cidade do Porto, em Portugal, anunciadas no início deste semestre.
Vale destacar a praticidade de acesso ao aeroporto de Orly, localizado a 15 km do centro de Paris, com alternativas de transporte público como metrô, trem e ônibus, além dos táxis tradicionais e aplicativos de mobilidade urbana. Além do mais, o aeródromo mantém uma alta demanda para conexões nacionais e internacionais, como alternativa ao aeroporto Charles de Gaule, mais distante da região metropolitana.
Atualmente, a Azul mantém uma média de sete voos semanais para a Capital do Amor a partir do aeroporto de Viracopos (SP), o principal hub da companhia, pelo que os clientes podem se conectar com outros destinos nacionais e internacionais.
"A França é um destino muito importante para nossas operações, pois chama a atenção de turistas que buscam conhecer atrações famosas como a Torre Eiffel e o Museu do Louvre, além da famosa gastronomia. Nesse contexto, a Azul segue empenhada em oferecer uma experiência de voo exclusiva, não apenas para brasileiros que desejam conhecer a Paris, mas para franceses que interessam de lá para destinos brasileiros", disse Beatriz Barbi, gerente de Planejamento da Malha da Azul.


 Poltrona Corona 100: marca faz parceria com a LATAM para levar passageiros para show de Lady Gaga


A patrocinadora master de “Todo Mundo no Rio” vai comemorar seu centenário com ingressos surpresa, kits e degustação para passageiros


Faltam poucos dias para a grande festa que marcará a celebração dos 100 anos da cerveja Corona, com show de Lady Gaga, na icônica Praia de Copacabana. Mas antes, a comemoração também vai passar pelas alturas. Em parceria com a LATAM, a patrocinadora master do “Todo Mundo no Rio” vai apresentar alguns passageiros com pares de ingressos para uma área exclusiva da marca no evento.


Nos dias 01 e 02/05 voos selecionados, saindo de São Paulo e Brasília em direção ao Rio de Janeiro, contarão com a Poltrona Corona 100. A pessoa sortuda que estiver no assento premiado, vai ganhar a oportunidade de assistir o show da Mother Monster com um acompanhante do melhor lugar de Copacabana e um kit super especial da marca.


Além disso, 48 voos em direção à Cidade Maravilhosa contarão com avaliações de Corona e momentos surpreendentes com presentes para os passageiros. E os viajantes que desembarcarem no Aeroporto Santos Dumont na véspera da grande festa, entre os dias 30/04 e 02/05, também ganharão uma Coroninha na área de desembarque.


“Não é todo dia que uma marca completa 100 anos de história. Por isso, estamos buscando diversas maneiras de convidar o público a celebrar com a gente, de várias maneiras, em vários lugares. Esse é mais um dos momentos que estão marcando um 2025 especial de Corona”, afirma a diretora de Marketing de Corona, Gabriela Gallo.


*Regulamento da Promoção Comercial aprovado pela SPA/ME - Certificado nº 05.041303/2025.



 


Emirates é eleita Melhor Companhia Aérea do Mundo pelo 12° ano consecutivo


Empresa ainda foi reconhecida nas categorias ‘Melhor Primeira Classe’, ‘Melhor Classe Econômica Premium’ e ‘Melhor Lounge de Aeroporto no Oriente Médio’ pelo Business Traveller Middle East Awards 2025

 

 

São Paulo - A Emirates conquistou quatro prêmios na prestigiada cerimônia Business Traveller Middle East (BTME) 2025, que aconteceu nesta segunda-feira (28), incluindo o de ‘Melhor Companhia Aérea Mundial’ pelo décimo segundo ano consecutivo.
 

A companhia aérea também levou para casa os prêmios de ‘Melhor Primeira Classe’, ‘Melhor Classe Econômica Premium’ e ‘Melhor Lounge de Aeroporto no Oriente Médio’, entregues aos representantes Adil Al Ghaith, vice-presidente sênior de Operações Comerciais, e dr. Nejib Ben Khedher, vice-presidente sênior Divisional da Skywards. 


Os prêmios homenageiam a excelência em todo o ecossistema de viagens de negócios, sustentados por um processo transparente de votação pública para reconhecer o trabalho e as inovações de alto nível que ajudam a moldar o futuro da indústria de viagens.
 

As conquistas representam o investimento contínuo da companhia aérea para aprimorar o que já é uma experiência excepcional a bordo e em solo em todas as classes.
 

Desde 2022, o programa de modernização de frotas da Emirates, que fará com que 219 aeronaves recebam uma renovação completa de ponta a ponta, ganhou impulso, e hoje, 51 aeronaves já foram totalmente modernizadas. A companhia aérea também recebeu seu primeiro A350, equipado com produtos de última geração e tecnologias mais recentes.
 

Aeronaves modernizadas e novos A350s continuam sendo implantados em novas cidades, oferecendo aos clientes mais oportunidades de desfrutar de uma experiência perfeita e consistente, seja viajando para ou através de Dubai. Até o final deste ano, a companhia aérea atenderá mais de 70 cidades em todo o mundo com Boeings 777s e Airbus A380s reformados, e novos A350s.
 

A experiência de Primeira Classe da companhia aérea continua sendo o padrão ouro para viagens comerciais de luxo, e os clientes podem esperar o máximo em conforto com suítes privativas totalmente fechadas, caviar e champanhe Dom Pérignon ilimitados, pijamas luxuosos, produtos para a pele Byredo e produtos de banho sustentáveis Voya, bem como kits de amenidades Bulgari para se manterem revigorados durante voos de longa distância.
 

A Classe Econômica Premium da Emirates tem sido amplamente aclamada, já tendo ganhado vários prêmios em todo o mundo desde sua introdução em 2022. Juntamente com 219 Boeings 777s e A380s, 65 Emirates A350s apresentam a Classe Econômica Premium, tornando as viagens de luxo mais acessíveis a um público mais amplo. 


A Econômica Premium oferece uma experiência de viagem semelhante à Classe Executiva de muitas companhias aéreas, com assentos reclináveis espaçosos em couro, kits de amenidades de cortesia em voos selecionados e experiências culinárias premium, finalizadas com seu exclusivo vinho espumante - Chandon Vintage Brut 2017.
 

Em solo, os três Lounges de Primeira Classe da companhia aérea no Aeroporto Internacional de Dubai oferecem de tudo, desde uma área de compras duty-free premium dedicada, refeições à la carte com uma infinidade de opções de menu, um spa Timeless com serviços de cortesia, uma adega que oferece uma oportunidade única de ver, degustar e comprar uma variedade de vinhos requintados, um bar de charutos e muito mais.
 

Construindo o Amor pela Marca
 

De acordo com a Brand Finance, o valor da marca Emirates dobrou para US$ 8,4 bilhões em 2024, um aumento de 27% em relação ao ano anterior, à medida que as preferências dos viajantes continuam a evoluir para experiências mais premium. Os últimos rankings também a colocaram entre as cinco marcas de companhias aéreas mais valiosas do mundo, sendo a mais valiosa do Oriente Médio e a mais valiosa fora dos EUA.
 

O sólido posicionamento da companhia aérea está fundamentado em seu compromisso de oferecer os melhores produtos e serviços da categoria, tanto no ar quanto em solo, e em permanecer atenta às necessidades dos viajantes. 


A expansão da rede da companhia aérea em todos os continentes e as inspiradoras campanhas de patrocínio conhecidas por abordagens ousadas e distintas também chamaram a atenção e reforçaram o valor de sua marca no cenário global.


A frota do Boeing 787 Dreamliner ultrapassou 1 bilhão de passageiros mais rapidamente do que qualquer avião comercial de fuselagem larga na história, alcançando esse feito em menos de 14 anos desde a entrada em serviço.
(Crédito da Foto: 
Boeing)


Frota do jato Boeing 787 Dreamliner ultrapassa 1 bilhão de passageiros

 


A Boeing anunciou que a frota do 787 Dreamliner superou 1 bilhão de passageiros mais rapidamente do que qualquer avião comercial de fuselagem larga na história, alcançando esse feito em menos de 14 anos desde a entrada em serviço. A frota global do 787, que conta com mais de 1.175 aviões, realizou quase 5 milhões de voos, totalizando mais de 30 milhões de horas de voo.
 

“Este marco não teria sido possível sem a confiança e a credibilidade de nossos clientes na operação do 787, e somos incrivelmente gratos a cada um deles”, afirma Scott Stocker, vice-presidente e gerente geral do programa Boeing 787. “A família 787 Dreamliner foi projetada para conectar pessoas e lugares como nunca antes. Transportar mais de 1 bilhão de passageiros em um período relativamente curto é um testemunho de como a aeronave cumpriu suas promessas de transformar a aviação com versatilidade operacional, eficiência e conforto. Esta conquista reflete a dedicação, talento e inovação dos colegas e parceiros que deram vida à família 787. Agradecemos a cada operador que voa com o 787 e a cada um dos 1 bilhão de passageiros que voaram em um Dreamliner.”
 

Assista ao vídeo do marco

Para marcar o momento, a Boeing lançou um vídeo homenageando os passageiros, parceiros e pessoas por trás do sucesso da família 787 Dreamliner.

 

Junte-se à celebração

A Boeing está convidando todos os conectados ao 787, incluindo operadores, passageiros, fornecedores e funcionários da Boeing, a compartilhar suas memórias nas redes sociais usando #Dreamliner.

 

Em números: 787 Dreamliner desde a entrada em serviço em 2011

  • Mais de 1 bilhão de passageiros, mais de 1.175 jatos, quase 5 milhões de voos, mais de 30 milhões de horas de voo
  • Avião de passageiros de fuselagem larga mais vendido: mais de 2.000 pedidos de 89 clientes
  • A frota Dreamliner opera em mais de 85 países em mais de 520 aeroportos, incluindo mais de 425 novas rotas diretas para destinos que nunca foram atendidos anteriormente
  • 2.100 voos por dia: mais de 480.000 passageiros diariamente e cerca de 14,5 milhões de pessoas por mês
  • Em média, cada 787 voa por mais de 12 horas por dia — demonstrando forte demanda global e confiabilidade.
  • A rota direta mais longa: Londres a Perth (7.829 milhas náuticas), operada pela Qantas
  • A rota direta mais curta: Aruba a Curaçao (65 milhas náuticas), operada pela TUI

A família 787 é 25% mais eficiente em termos de combustível do que os aviões que substitui, graças em grande parte a novos motores, ao uso expandido de materiais compostos leves, aplicações de sistemas mais eficientes e aerodinâmica moderna.


Demanda por carga aérea cresce 4,4% em março

 

Genebra (Suíça) – A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de março de 2025, com os seguintes destaques:

  • A demanda total, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs), aumentou 4,4% em relação aos níveis de março de 2024 (+5,5% nas operações internacionais), um pico histórico para o mês de março.
  • A capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTKs), aumentou 4,3% em relação a março de 2024 (+6,1% nas operações internacionais).

“Os volumes de carga de março foram fortes. Possivelmente, isso esteve parcialmente relacionado a uma antecipação da demanda, já que algumas empresas tentaram evitar as tarifas que devem ser aplicadas a partir de 2 de abril pelo governo de Trump. A incerteza sobre a implementação das propostas de 2 de abril pode, eventualmente, pesar sobre o comércio. Enquanto isso, a redução no custo do combustível – que também é resultado da mesma incerteza – é um fator positivo de curto prazo para o transporte aéreo de carga. E, com a indefinição temporária sobre a implementação das propostas, esperamos que os líderes políticos consigam transformar as tensões comerciais em acordos confiáveis que possam restaurar a confiança nas cadeias de suprimentos globais”, explica Willie Walsh, diretor geral da IATA.

 

Vários fatores devem ser destacados no ambiente operacional:

  • Os volumes de março normalmente aumentam após a calmaria em fevereiro, e esse aumento de um dígito segue as tendências de crescimento pré-COVID.
  • Os preços do combustível de aviação caíram 17,3% em relação ao ano anterior, marcando nove meses consecutivos de queda.
  • O forte aumento das tarifas e as novas regras comerciais dos Estados Unidos, principalmente a proibição de importações isentas de impostos da China e Hong Kong a partir de 2 de maio, podem ter levado empresas e compradores a anteciparem as compras para evitar aumentos significados nas taxas de importação.
  • A produção industrial mundial cresceu 3,2% em relação ao ano anterior, e os volumes do comércio subiram 2,9%. Muitos índices importantes de inflação de preços ao consumidor (IPC) caíram: a inflação nos Estados Unidos foi de 2,4% (queda de 0,4 ponto percentual em relação a fevereiro), o IPC da União Europeia foi de 2,5% e no Japão, a taxa caiu 0,1%, atingindo 3,6%. A deflação continua na China, mas recuou para -0,1%.

 

Desempenho por região em março de 2025
 

As transportadoras da região Ásia-Pacífico registraram aumento de 9,6% na demanda por carga aérea em março em relação ao mesmo período do ano anterior, o maior entre as regiões. A capacidade aumentou 11,3% em relação ao mesmo mês no ano anterior.
 

As transportadoras da América do Norte demonstraram aumento de 9.5% na demanda por carga aérea em março em relação ao mesmo período do ano anteriorA capacidade elevou 6,1% em relação ao ano anterior.
 

As transportadoras da Europa relataram aumento de 4,5% na demanda por carga aérea em março em relação ao mesmo período do ano anteriorA capacidade subiu 2,0% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
 

As transportadoras do Oriente Médio registraram queda de 3,2% na demanda por carga aérea em março em relação ao mesmo período do ano anteriorA capacidade aumentou 0,8% em relação ao anterior. É possível que a fraqueza neste mercado se deva à comparação anual com o forte crescimento no início de 2024, devido aos problemas no transporte marítimo no Mar Vermelho.
 

As transportadoras da América Latina demonstram aumento de 5,8% na demanda por carga aérea em março em relação ao mesmo período do ano anteriorA capacidade aumentou 4,7% em relação ao ano anterior.
 

As transportadoras da África registraram queda de 13,4% na demanda por carga aérea em março em relação ao ano anterior, o pior resultado entre as regiõesA capacidade aumentou 10,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
 

Crescimento das rotas comerciais: A rota Europa-América do Norte foi a rota comercial mais movimentada em março. A rota Ásia-América do Norte, a maior rota comercial em participação de mercado, também apresentou forte crescimento, possivelmente impulsionada pela antecipação da demanda devido aos possíveis aumentos de tarifas. As rotas Europa-Oriente Médio e África-Ásia foram as únicas rotas comerciais com queda em março.

 

Rota comercialCrescimento em relação ao mesmo período do ano anteriorObservaçãoParticipação no mercado
Ásia-América do Norte+7,3%Esta rota retomou o crescimento após uma queda revisada de 0,5% em fevereiro.24,4%

Europa-Ásia

 

+8,3%25 meses consecutivos de crescimento20,5%

Europa-Oriente Médio

 

-7,5%N/A5,7%

Oriente Médio-Ásia

 

+2,9%N/A7,3%

Dentro da Ásia

 

+5,5%17 meses consecutivos de crescimento7,0%
Europa-América do Norte+8,5%14 meses consecutivos de crescimento13,3%
África-Ásia-40,2%4 meses consecutivos de queda1,4%
Dentro da Europa-5,2%N/A2,0%

*A participação é baseada nos valores de CTK do ano inteiro de 2024.
 

>Análise completa dos mercados de transporte aéreo de carga de março de 2025.




Asas da Inclusão: LATAM realiza voo simulado em Congonhas para pessoas autistas

Iniciativa simula experiência de viagem para pessoas no espectro do autismo, desde o check-in até a entrada na aeronave, com o objetivo de prepará-los para uma viagem tranquila

 

Ação faz parte dos esforços de aprendizado da LATAM para criar um ambiente mais inclusivo em toda a jornada do cliente
 

São Paulo - A LATAM Brasil promoveu, no último sábado (26/4), no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, uma ação especial denominada ‘Asas da Inclusão’. Já realizada no Chile (Santiago) e Peru (Lima), a iniciativa tem como objetivo proporcionar a pessoas no espectro autista e seus familiares a simulação de uma viagem de avião. 


A ação visa prepará-los para cada etapa da jornada, desde a chegada ao aeroporto até o momento do voo, contribuindo para reduzir a ansiedade e tornar a viagem mais previsível e tranquila.




Em parceria com a Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA), esta ação reuniu 50 convidados, incluindo 25 pessoas autistas e seus respectivos acompanhantes. Adicionalmente, a iniciativa contou com a participação de mais de 30 voluntários da LATAM, incluindo membros da tripulação e outros colaboradores da companhia, além do apoio da Aena Brasil (administradora do aeroporto de Congonhas) e da consultoria especial da Associação Nacional Autistas do Brasil, por meio de seu presidente, Guilherme de Almeida.

 

A iniciativa nasceu com o intuito de promover e aprender ainda mais sobre a inclusão de pessoas autistas na indústria aérea. Henrique Mendes, coordenador de Desenvolvimento Organizacional da LATAM Brasil, destaca a importância do aprendizado e capacitação para promover uma viagem segura e confortável a pessoas neurodivergentes. 

“A LATAM reconhece que a diversidade neurológica é parte inseparável da diversidade humana. E voar também é um direito de quem percebe e sente o mundo de outro jeito. Por isso, nosso compromisso é aprender e construir uma acessibilidade a pessoas autistas que seja pensada com elas, e não apenas para elas”, destaca o coordenador que também atua no comitê global de Diversidade e Inclusão na organização.
 

“Sabemos que o ambiente dos aeroportos pode ser desafiador para pessoas neurodivergentes. Por isso, temos investido na criação de espaços pensados para acolher, reduzir estímulos e proporcionar mais conforto e previsibilidade durante a viagem. A Sala Multissensorial de Congonhas é um exemplo desse cuidado, contando com iluminação suave, sons relaxantes, piscina de bolinhas, almofadas sensoriais e até simulação da cabine do avião. O Aeroporto Internacional do Recife também já dispõe de estrutura semelhante. Outros terminais têm Espaço TEA e, até o fim do semestre, todos os aeroportos sob gestão da Aena no Brasil contarão com ambientes acolhedores dedicados a passageiros neurodivergentes. Isso porque inclusão e respeito à diversidade são compromissos inegociáveis para a Aena”, destaca Jesus Campo Hortas, diretor de Operações e Infraestrutura da Aena Brasil.


 

“A iniciativa que presenciamos vai além de uma simulação de voo. É a tradução prática de um novo olhar sobre a diversidade humana. Quando se constrói acessibilidade com quem vive a experiência da diferença, deixa-se de oferecer favores e passa-se a garantir direitos. Cada gesto aqui, cada cuidado, é também um ensinamento: a inclusão verdadeira nasce do diálogo e do respeito, e transforma o que era obstáculo em possibilidade de encontro”, afirma Guilherme de Almeida, presidente da Autistas Brasil.
 

COMO FOI A AÇÃO ‘ASAS DA INCLUSÃO’

 

A ação teve início na área de check-in da LATAM, no Aeroporto de Congonhas em São Paulo, onde as famílias foram recebidas pelos voluntários da companhia com um kit especial, contendo pop-it, massinha de modelar, headfone com abafador de ruído, spin toys e cartão de boas-vindas, além de um cordão de girassol e um cartão de embarque simbólico para a viagem simulada. Em seguida, foram direcionados para a área de embarque, onde passaram pelo controle de segurança e receberam as recomendações necessárias pela equipe treinada para a ação.

 

No portão, a LATAM simulou a chamada do voo e checagem dos cartões de embarque para, depois, seguirem até o ônibus que os levou até a aeronave da companhia. Na chegada, fizeram o embarque na aeronave dedicada a esta ação, onde receberam toda a orientação de como guardar as bagagens de mão e encontrar seus assentos. 


Após todos se acomodarem, a simulação prosseguiu com um momento de ambientação. Nele, foi realizada uma demonstração dos procedimentos de segurança, passo importante para que os passageiros se familiarizassem com o ambiente da cabine, seus sons e os comandos da aeronave.



 

A tripulação presente no dia também teve a oportunidade de aprender na prática como é feito um embarque seguro para passageiros neurodivergentes e como garantir um voo tranquilo para minimizar e apoiar em casos de episódios de sobrecarga sensorial no passageiro. 


O dia teve grande significado para Natália Turri, tripulante de cabine há 15 anos na LATAM, cujo filho, de 6 anos, é um jovem autista. "Para mim, participar dessa ação é muito simbólica por causa do meu filho. Como mãe, sei o quanto uma viagem de avião pode ser desafiadora para uma criança autista e a iniciativa mostrou que é possível tornar essa experiência mais leve e inclusiva, com a preparação adequada, o apoio da equipe e a compreensão de todos os envolvidos", comentou. Natália, além de comissária, é instrutora da escola de comissários da LATAM, e dá aulas de atendimento a passageiros com necessidades específicas.

Clique aqui para assistir ao vídeo especial desta ação.

Crédito: Divulgação LATAM


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