São Paulo, 1º de maio de 2025 – A LATAM inaugurou nesta quinta-feira (1/5) sua rota inédita São Paulo/Guarulhos-Fernando de Noronha. A ocupação do voo inaugural foi de 100%, número realizado pela companhia. A estreia contou com apresentação festiva no aeroporto do arquipélago, promovida pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) com direito a dançarinos de frevo, e com a presença de Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.
A rota iniciada da LATAM é um esforço conjunto da companhia com o Governo de Pernambuco para aumentar a conectividade do estado e contar com cinco voos por semana de 3h50 de duração a partir do aeroporto de Guarulhos, às segundas, quartas, quintas, sextas e domingos.
É operada com aeronaves Airbus A319 (capacidade para 126 passageiros em cabine Economy e 12 passageiros em cabine Premium Economy). Decolará de Guarulhos às 7h35 (hora local) e de Fernando de Noronha às 13h15 (hora local).
"Atualmente, Guarulhos é o maior hub da LATAM, com voos diretos para mais de 50 aeroportos no Brasil e voos com conexão para mais de 90 no exterior. Ligar Noronha com este importante centro de conexões significa promover ainda mais o turismo neste arquipélago paradisíaco, que merece turistas do mundo todo. A LATAM tem o objetivo de seguir investindo cada vez mais na malha aérea de Pernambuco, e essa nova rota é disso" , comenta Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.
"A nova rota direta entre Guarulhos e Fernando de Noronha representa um avanço estratégico para o turismo de Pernambuco. Com essa operação da Latam, conseguimos conectar Noronha a mais 18 países de forma direta, a partir de um dos maiores hubs internacionais do Brasil. Isso amplia significativamente o acesso de turistas estrangeiros à ilha e fortalece nossa posição como um destino mundial", afirmou Eduardo Loyo, presidente da Empetur.
A rota iniciada da LATAM é operada com aeronaves Airbus A319 e conta com cinco voos por semana de 3h50 de duração a partir do aeroporto de Guarulhos. Divulgação LATAM.
PROJETO ILHAS: PROMOVER LATAM VAI SUSTENTABILIDADE EM NORONHA
A LATAM está comprometida com a sustentabilidade de suas operações em Fernando de Noronha. Por isso, vai incorporar o destino brasileiro no seu Projeto Ilhas, que tem como objetivo instalar e dar a destinação correta no continente para todos os resíduos produzidos dentro das aeronaves e nas suas manutenções em solos nesses voos, priorizando fornecedores e parceiros que também adotam políticas sustentáveis.
O Projeto Ilhas já foi implementado em outros 3 destinos insulares icônicos atendidos por voos da LATAM na América do Sul: San Andrés (Colômbia), Galápagos (Equador) e Ilha de Páscoa (Chile).
Além disso, a LATAM está comprometida em priorizar a redução do uso de plásticos fornecidos nos voos para Fernando de Noronha, atualizando-os por alternativas reutilizáveis, biodegradáveis ou compostáveis sempre que possível.
O CRESCIMENTO DA LATAM EM PERNAMBUCO
A nova rota faz parte de uma sequência de investimentos da LATAM em Pernambuco, como a rota internacional Recife-Santiago, inaugurada em dezembro de 2024, a nova rota Recife-Petrolina , cuja operação terá início em dezembro, além da operação temporária na rota Recife-Fernando de Noronha , realizada desde 14 de março.
Na operação regular atual, a LATAM realiza cerca de 100 voos por semana em Recife, em rotas para Brasília, Fortaleza, São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos e Rio de Janeiro/Galeão. Em Petrolina, a companhia voa para São Paulo/Guarulhos, com 14 voos por semana.
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Poltrona Corona 100: marca faz parceria com a LATAM para levar passageiros para show de Lady Gaga A patrocinadora master de “Todo Mundo no Rio” vai comemorar seu centenário com ingressos surpresa, kits e degustação para passageiros Faltam poucos dias para a grande festa que marcará a celebração dos 100 anos da cerveja Corona, com show de Lady Gaga, na icônica Praia de Copacabana. Mas antes, a comemoração também vai passar pelas alturas. Em parceria com a LATAM, a patrocinadora master do “Todo Mundo no Rio” vai apresentar alguns passageiros com pares de ingressos para uma área exclusiva da marca no evento. Nos dias 01 e 02/05 voos selecionados, saindo de São Paulo e Brasília em direção ao Rio de Janeiro, contarão com a Poltrona Corona 100. A pessoa sortuda que estiver no assento premiado, vai ganhar a oportunidade de assistir o show da Mother Monster com um acompanhante do melhor lugar de Copacabana e um kit super especial da marca. Além disso, 48 voos em direção à Cidade Maravilhosa contarão com avaliações de Corona e momentos surpreendentes com presentes para os passageiros. E os viajantes que desembarcarem no Aeroporto Santos Dumont na véspera da grande festa, entre os dias 30/04 e 02/05, também ganharão uma Coroninha na área de desembarque. “Não é todo dia que uma marca completa 100 anos de história. Por isso, estamos buscando diversas maneiras de convidar o público a celebrar com a gente, de várias maneiras, em vários lugares. Esse é mais um dos momentos que estão marcando um 2025 especial de Corona”, afirma a diretora de Marketing de Corona, Gabriela Gallo. *Regulamento da Promoção Comercial aprovado pela SPA/ME - Certificado nº 05.041303/2025. |
Emirates é eleita Melhor Companhia Aérea do Mundo pelo 12° ano consecutivo
Empresa ainda foi reconhecida nas categorias ‘Melhor Primeira Classe’, ‘Melhor Classe Econômica Premium’ e ‘Melhor Lounge de Aeroporto no Oriente Médio’ pelo Business Traveller Middle East Awards 2025
São Paulo - A Emirates conquistou quatro prêmios na prestigiada cerimônia Business Traveller Middle East (BTME) 2025, que aconteceu nesta segunda-feira (28), incluindo o de ‘Melhor Companhia Aérea Mundial’ pelo décimo segundo ano consecutivo.
A companhia aérea também levou para casa os prêmios de ‘Melhor Primeira Classe’, ‘Melhor Classe Econômica Premium’ e ‘Melhor Lounge de Aeroporto no Oriente Médio’, entregues aos representantes Adil Al Ghaith, vice-presidente sênior de Operações Comerciais, e dr. Nejib Ben Khedher, vice-presidente sênior Divisional da Skywards.
Os prêmios homenageiam a excelência em todo o ecossistema de viagens de negócios, sustentados por um processo transparente de votação pública para reconhecer o trabalho e as inovações de alto nível que ajudam a moldar o futuro da indústria de viagens.
As conquistas representam o investimento contínuo da companhia aérea para aprimorar o que já é uma experiência excepcional a bordo e em solo em todas as classes.
Desde 2022, o programa de modernização de frotas da Emirates, que fará com que 219 aeronaves recebam uma renovação completa de ponta a ponta, ganhou impulso, e hoje, 51 aeronaves já foram totalmente modernizadas. A companhia aérea também recebeu seu primeiro A350, equipado com produtos de última geração e tecnologias mais recentes.
Aeronaves modernizadas e novos A350s continuam sendo implantados em novas cidades, oferecendo aos clientes mais oportunidades de desfrutar de uma experiência perfeita e consistente, seja viajando para ou através de Dubai. Até o final deste ano, a companhia aérea atenderá mais de 70 cidades em todo o mundo com Boeings 777s e Airbus A380s reformados, e novos A350s.
A experiência de Primeira Classe da companhia aérea continua sendo o padrão ouro para viagens comerciais de luxo, e os clientes podem esperar o máximo em conforto com suítes privativas totalmente fechadas, caviar e champanhe Dom Pérignon ilimitados, pijamas luxuosos, produtos para a pele Byredo e produtos de banho sustentáveis Voya, bem como kits de amenidades Bulgari para se manterem revigorados durante voos de longa distância.
A Classe Econômica Premium da Emirates tem sido amplamente aclamada, já tendo ganhado vários prêmios em todo o mundo desde sua introdução em 2022. Juntamente com 219 Boeings 777s e A380s, 65 Emirates A350s apresentam a Classe Econômica Premium, tornando as viagens de luxo mais acessíveis a um público mais amplo.
A Econômica Premium oferece uma experiência de viagem semelhante à Classe Executiva de muitas companhias aéreas, com assentos reclináveis espaçosos em couro, kits de amenidades de cortesia em voos selecionados e experiências culinárias premium, finalizadas com seu exclusivo vinho espumante - Chandon Vintage Brut 2017.
Em solo, os três Lounges de Primeira Classe da companhia aérea no Aeroporto Internacional de Dubai oferecem de tudo, desde uma área de compras duty-free premium dedicada, refeições à la carte com uma infinidade de opções de menu, um spa Timeless com serviços de cortesia, uma adega que oferece uma oportunidade única de ver, degustar e comprar uma variedade de vinhos requintados, um bar de charutos e muito mais.
Construindo o Amor pela Marca
De acordo com a Brand Finance, o valor da marca Emirates dobrou para US$ 8,4 bilhões em 2024, um aumento de 27% em relação ao ano anterior, à medida que as preferências dos viajantes continuam a evoluir para experiências mais premium. Os últimos rankings também a colocaram entre as cinco marcas de companhias aéreas mais valiosas do mundo, sendo a mais valiosa do Oriente Médio e a mais valiosa fora dos EUA.
O sólido posicionamento da companhia aérea está fundamentado em seu compromisso de oferecer os melhores produtos e serviços da categoria, tanto no ar quanto em solo, e em permanecer atenta às necessidades dos viajantes.
A expansão da rede da companhia aérea em todos os continentes e as inspiradoras campanhas de patrocínio conhecidas por abordagens ousadas e distintas também chamaram a atenção e reforçaram o valor de sua marca no cenário global.
Frota do jato Boeing 787 Dreamliner ultrapassa 1 bilhão de passageiros
A Boeing anunciou que a frota do 787 Dreamliner superou 1 bilhão de passageiros mais rapidamente do que qualquer avião comercial de fuselagem larga na história, alcançando esse feito em menos de 14 anos desde a entrada em serviço. A frota global do 787, que conta com mais de 1.175 aviões, realizou quase 5 milhões de voos, totalizando mais de 30 milhões de horas de voo.
“Este marco não teria sido possível sem a confiança e a credibilidade de nossos clientes na operação do 787, e somos incrivelmente gratos a cada um deles”, afirma Scott Stocker, vice-presidente e gerente geral do programa Boeing 787. “A família 787 Dreamliner foi projetada para conectar pessoas e lugares como nunca antes. Transportar mais de 1 bilhão de passageiros em um período relativamente curto é um testemunho de como a aeronave cumpriu suas promessas de transformar a aviação com versatilidade operacional, eficiência e conforto. Esta conquista reflete a dedicação, talento e inovação dos colegas e parceiros que deram vida à família 787. Agradecemos a cada operador que voa com o 787 e a cada um dos 1 bilhão de passageiros que voaram em um Dreamliner.”
Assista ao vídeo do marco
Para marcar o momento, a Boeing lançou um vídeo homenageando os passageiros, parceiros e pessoas por trás do sucesso da família 787 Dreamliner.
Junte-se à celebração
A Boeing está convidando todos os conectados ao 787, incluindo operadores, passageiros, fornecedores e funcionários da Boeing, a compartilhar suas memórias nas redes sociais usando #Dreamliner.
Em números: 787 Dreamliner desde a entrada em serviço em 2011
- Mais de 1 bilhão de passageiros, mais de 1.175 jatos, quase 5 milhões de voos, mais de 30 milhões de horas de voo
- Avião de passageiros de fuselagem larga mais vendido: mais de 2.000 pedidos de 89 clientes
- A frota Dreamliner opera em mais de 85 países em mais de 520 aeroportos, incluindo mais de 425 novas rotas diretas para destinos que nunca foram atendidos anteriormente
- 2.100 voos por dia: mais de 480.000 passageiros diariamente e cerca de 14,5 milhões de pessoas por mês
- Em média, cada 787 voa por mais de 12 horas por dia — demonstrando forte demanda global e confiabilidade.
- A rota direta mais longa: Londres a Perth (7.829 milhas náuticas), operada pela Qantas
- A rota direta mais curta: Aruba a Curaçao (65 milhas náuticas), operada pela TUI
A família 787 é 25% mais eficiente em termos de combustível do que os aviões que substitui, graças em grande parte a novos motores, ao uso expandido de materiais compostos leves, aplicações de sistemas mais eficientes e aerodinâmica moderna.
Demanda por carga aérea cresce 4,4% em março
Genebra (Suíça) – A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de março de 2025, com os seguintes destaques:
- A demanda total, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs), aumentou 4,4% em relação aos níveis de março de 2024 (+5,5% nas operações internacionais), um pico histórico para o mês de março.
- A capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTKs), aumentou 4,3% em relação a março de 2024 (+6,1% nas operações internacionais).
“Os volumes de carga de março foram fortes. Possivelmente, isso esteve parcialmente relacionado a uma antecipação da demanda, já que algumas empresas tentaram evitar as tarifas que devem ser aplicadas a partir de 2 de abril pelo governo de Trump. A incerteza sobre a implementação das propostas de 2 de abril pode, eventualmente, pesar sobre o comércio. Enquanto isso, a redução no custo do combustível – que também é resultado da mesma incerteza – é um fator positivo de curto prazo para o transporte aéreo de carga. E, com a indefinição temporária sobre a implementação das propostas, esperamos que os líderes políticos consigam transformar as tensões comerciais em acordos confiáveis que possam restaurar a confiança nas cadeias de suprimentos globais”, explica Willie Walsh, diretor geral da IATA.
Vários fatores devem ser destacados no ambiente operacional:
- Os volumes de março normalmente aumentam após a calmaria em fevereiro, e esse aumento de um dígito segue as tendências de crescimento pré-COVID.
- Os preços do combustível de aviação caíram 17,3% em relação ao ano anterior, marcando nove meses consecutivos de queda.
- O forte aumento das tarifas e as novas regras comerciais dos Estados Unidos, principalmente a proibição de importações isentas de impostos da China e Hong Kong a partir de 2 de maio, podem ter levado empresas e compradores a anteciparem as compras para evitar aumentos significados nas taxas de importação.
- A produção industrial mundial cresceu 3,2% em relação ao ano anterior, e os volumes do comércio subiram 2,9%. Muitos índices importantes de inflação de preços ao consumidor (IPC) caíram: a inflação nos Estados Unidos foi de 2,4% (queda de 0,4 ponto percentual em relação a fevereiro), o IPC da União Europeia foi de 2,5% e no Japão, a taxa caiu 0,1%, atingindo 3,6%. A deflação continua na China, mas recuou para -0,1%.
Desempenho por região em março de 2025
As transportadoras da região Ásia-Pacífico registraram aumento de 9,6% na demanda por carga aérea em março em relação ao mesmo período do ano anterior, o maior entre as regiões. A capacidade aumentou 11,3% em relação ao mesmo mês no ano anterior.
As transportadoras da América do Norte demonstraram aumento de 9.5% na demanda por carga aérea em março em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade elevou 6,1% em relação ao ano anterior.
As transportadoras da Europa relataram aumento de 4,5% na demanda por carga aérea em março em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade subiu 2,0% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
As transportadoras do Oriente Médio registraram queda de 3,2% na demanda por carga aérea em março em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade aumentou 0,8% em relação ao anterior. É possível que a fraqueza neste mercado se deva à comparação anual com o forte crescimento no início de 2024, devido aos problemas no transporte marítimo no Mar Vermelho.
As transportadoras da América Latina demonstram aumento de 5,8% na demanda por carga aérea em março em relação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade aumentou 4,7% em relação ao ano anterior.
As transportadoras da África registraram queda de 13,4% na demanda por carga aérea em março em relação ao ano anterior, o pior resultado entre as regiões. A capacidade aumentou 10,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Crescimento das rotas comerciais: A rota Europa-América do Norte foi a rota comercial mais movimentada em março. A rota Ásia-América do Norte, a maior rota comercial em participação de mercado, também apresentou forte crescimento, possivelmente impulsionada pela antecipação da demanda devido aos possíveis aumentos de tarifas. As rotas Europa-Oriente Médio e África-Ásia foram as únicas rotas comerciais com queda em março.
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*A participação é baseada nos valores de CTK do ano inteiro de 2024.
>Análise completa dos mercados de transporte aéreo de carga de março de 2025.
Iniciativa simula experiência de viagem para pessoas no espectro do autismo, desde o check-in até a entrada na aeronave, com o objetivo de prepará-los para uma viagem tranquila
Ação faz parte dos esforços de aprendizado da LATAM para criar um ambiente mais inclusivo em toda a jornada do cliente
São Paulo - A LATAM Brasil promoveu, no último sábado (26/4), no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, uma ação especial denominada ‘Asas da Inclusão’. Já realizada no Chile (Santiago) e Peru (Lima), a iniciativa tem como objetivo proporcionar a pessoas no espectro autista e seus familiares a simulação de uma viagem de avião.
A ação visa prepará-los para cada etapa da jornada, desde a chegada ao aeroporto até o momento do voo, contribuindo para reduzir a ansiedade e tornar a viagem mais previsível e tranquila.
Em parceria com a Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA), esta ação reuniu 50 convidados, incluindo 25 pessoas autistas e seus respectivos acompanhantes. Adicionalmente, a iniciativa contou com a participação de mais de 30 voluntários da LATAM, incluindo membros da tripulação e outros colaboradores da companhia, além do apoio da Aena Brasil (administradora do aeroporto de Congonhas) e da consultoria especial da Associação Nacional Autistas do Brasil, por meio de seu presidente, Guilherme de Almeida.
“Sabemos que o ambiente dos aeroportos pode ser desafiador para pessoas neurodivergentes. Por isso, temos investido na criação de espaços pensados para acolher, reduzir estímulos e proporcionar mais conforto e previsibilidade durante a viagem. A Sala Multissensorial de Congonhas é um exemplo desse cuidado, contando com iluminação suave, sons relaxantes, piscina de bolinhas, almofadas sensoriais e até simulação da cabine do avião. O Aeroporto Internacional do Recife também já dispõe de estrutura semelhante. Outros terminais têm Espaço TEA e, até o fim do semestre, todos os aeroportos sob gestão da Aena no Brasil contarão com ambientes acolhedores dedicados a passageiros neurodivergentes. Isso porque inclusão e respeito à diversidade são compromissos inegociáveis para a Aena”, destaca Jesus Campo Hortas, diretor de Operações e Infraestrutura da Aena Brasil.
COMO FOI A AÇÃO ‘ASAS DA INCLUSÃO’
A ação teve início na área de check-in da LATAM, no Aeroporto de Congonhas em São Paulo, onde as famílias foram recebidas pelos voluntários da companhia com um kit especial, contendo pop-it, massinha de modelar, headfone com abafador de ruído, spin toys e cartão de boas-vindas, além de um cordão de girassol e um cartão de embarque simbólico para a viagem simulada. Em seguida, foram direcionados para a área de embarque, onde passaram pelo controle de segurança e receberam as recomendações necessárias pela equipe treinada para a ação.
No portão, a LATAM simulou a chamada do voo e checagem dos cartões de embarque para, depois, seguirem até o ônibus que os levou até a aeronave da companhia. Na chegada, fizeram o embarque na aeronave dedicada a esta ação, onde receberam toda a orientação de como guardar as bagagens de mão e encontrar seus assentos.
Após todos se acomodarem, a simulação prosseguiu com um momento de ambientação. Nele, foi realizada uma demonstração dos procedimentos de segurança, passo importante para que os passageiros se familiarizassem com o ambiente da cabine, seus sons e os comandos da aeronave.
A tripulação presente no dia também teve a oportunidade de aprender na prática como é feito um embarque seguro para passageiros neurodivergentes e como garantir um voo tranquilo para minimizar e apoiar em casos de episódios de sobrecarga sensorial no passageiro.
O dia teve grande significado para Natália Turri, tripulante de cabine há 15 anos na LATAM, cujo filho, de 6 anos, é um jovem autista. "Para mim, participar dessa ação é muito simbólica por causa do meu filho. Como mãe, sei o quanto uma viagem de avião pode ser desafiadora para uma criança autista e a iniciativa mostrou que é possível tornar essa experiência mais leve e inclusiva, com a preparação adequada, o apoio da equipe e a compreensão de todos os envolvidos", comentou. Natália, além de comissária, é instrutora da escola de comissários da LATAM, e dá aulas de atendimento a passageiros com necessidades específicas.
Clique aqui para assistir ao vídeo especial desta ação.
Crédito: Divulgação LATAM
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