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segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

508, O PEUGEOT CHEIO DE BOSSA. DURABILIDADE, ACABAMENTO, SEGURANÇA, CONFORTO, ESPAÇO INTERNO E DESEMPENHO REUNIDOS NUM MODELO TOP DE GAMA DA MARCA FRANCESA


O 508 não é um novo modelo da Peugeot - foi lançado no Brasil, em maio de 2012 -, mas ao vê-lo vislumbramos sua beleza, linhas imponentes, bom acabamento, conteúdo tecnológico inovador e prazer de dirigir. É um sedã grande, sofisticado e cheio de estilo que custa R$ 124.900,00.

O 508 é produzido em Rennes-La-Janais, na França, e em Wuhan, na China, e comercializado em versão única de acabamento, com quatro opções de cores (Branco Nacré, Preto perla nera, Cinza alumínio e Cinza Haria). 



Arquitetura otimizada 
As escolhas técnicas que estruturaram o veículo foram orientadas com base na plataforma 3 do Grupo PSA Peugeot Citroën, a fim de obter um rendimento de arquitetura particularmente eficaz, com: 

• Longa distância entre-eixos (2.817 mm), visando otimizar a habitabilidade para os 
passageiros do assento traseiro; 

• Dimensões que valorizam a aerodinâmica, em especial altura e largura; 

• Opções técnicas que permitem um vão dianteiro reduzido e um vão traseiro mais amplo, beneficiando as proporções de estilo e dos aspectos práticos (com um maior volume de porta-malas). 



Aerodinâmica mais eficiente 
A aerodinâmica, assim como a redução de peso, estiveram a todo momento entre as prioridades, de modo a possibilitar o melhor balanço ambiental possível. O 508 apresenta valores de Cx (0,26) e SCx (0,60) entre os melhores do segmento.



Qualidade: valor fundamental 
A qualidade é outro elemento essencial no caderno de encargos do 508, que resultou em uma busca permanente dos melhores níveis de qualidade possíveis, por meio de: 

• Opções técnicas em busca de durabilidade máxima, a  fim de propor um veículo que se 
conserve novo no maior tempo possível; 

• Acabamento de nível elevado, visíveis tanto no exterior como no interior, com um habitáculo topo de gama, que valoriza os passageiros. 


Design esculpido 
As linhas do sedã são coordenadas de forma harmoniosa, sem rupturas, do capô até o porta-malas. 

Visivelmente, não há antenas ou esguichos do para-brisa, as superfícies são alinhadas e definidas com precisão para se obter uma excelente qualidade de montagem. 



Evolução dos códigos estéticos
À frente, o 508 revela os códigos estéticos da Peugeot, reinterpretados à imagem dos mais recentes concept cars, em especial o SR1. 

O novo logotipo do leão assume, naturalmente, lugar na extremidade do longo capô em alumínio.


Abaixo do emblema, a grade frontal, que remete a uma grande “boca”, adota uma dimensão de aparência flutuante, pois parece se separar da carroceria.



Os estilistas dispensaram atenção especial ao “olhar felino” dos faróis halógenosdirecionais de duplo Xenon de luzes de LED com sete diodos eletroluminescentes

As laterais do veículo são legítimas, sublinhadas por um contorno cromado, e a traseira é desenhada com um porta-malas perfeitamente nivelado ao para-choque. 


Um friso cromado horizontal embutido na tampa do porta-malas dinamiza a traseira, paralelamente a uma fita cromada, situada 

na parte inferior do difusor e que “assenta” visualmente o veículo. 

Na carroceria figura um símbolo visual característico do universo histórico da Peugeot: três garras salientes ocultam filetes em LED que identificam o 508 à noite. 



Interior de sensações
O estilo do painel se apóia nos elementos evocados  pelo design exterior do veículo: qualidade, requinte e equilíbrio. 

Seu design não expõe folgas entre as diferentes peças de composição, ajudado especialmente por um console central multiplexado. 

Os materiais empregados, o cuidado no acabamento e a durabilidade proporcionada pelo conjunto despertam os sentidos dos passageiros – textura, diferentes decorações, console central em preto e 
teclas cromadas inspiram refinamento.

Equipamentos tecnológicos
O universo na qual se enquadra o 508 conjuga harmoniosamente requinte e tecnologia, graças a uma ampla lista de equipamentos  high-tech que transmite agradáveis sensações tanto para o 
condutor quanto para os passageiros. 

São equipamentos que facilitam a condução do dia a dia e acentuam o caráter tecnológico e de exclusividade do veículo:  
• Head Up Display colorido

Visualização de Informações 
As informações essenciais à condução, como velocidade, regulador / limitador de velocidade e indicações de navegação são projetadas numa lâmina  translúcida em policarbonato com tratamento anti-reflexo localizada atrás do painel de instrumentos. 

Ela permite que o condutor as acessem sem ter necessidade de tirar os olhos da estrada. 

A inclinação, a luminosidade das indicações projetadas e o fechamento da lâmina podem ser acionados a partir de teclas no console central. 

Além do conforto de utilização, o sistema origina um real benefício em termos de segurança. 



Park Assist – sensores de estacionamento com medidor de vagas 
O 508 está equipado com sensores de estacionamento  dianteiro e traseiro com alerta sonoro e visual por meio da tela multifunções. Aos sensores dianteiros está vinculada a função de medição de 
vagas. 

Dois dispositivos, situados nas extremidades laterais do para-choque dianteiro, realizam a medição do espaço disponível. 

Basta que o motorista acione a função e passe pela área desejada para que a leitura do espaço seja feita. 

Diferentes mensagens são mostradas na tela multifunções, já que o sistema indica a possibilidade de estacionar e o grau de dificuldade da manobra. Funciona 
sempre a menos de 20 km/h.  

Sistema Peugeot Open & Go com botão Start/Stop
Substituindo a chave convencional, o sistema Open & Go simplifica o acesso e a partida do 508. 

Apenas mantendo a chave eletrônica no bolso ou mesmo dentro da bolsa, o condutor, ao se aproximar do veículo (detecção a 1,8 metro), tem as portas destravadas e a ignição poderá ser acionada ou desligada apertando o botão  Start/Stop. 

Saindo do carro, basta um leve toque na maçaneta para o seu travamento completo (a operação é confirmada pelo rebatimento dos 
retrovisores e pisca das luzes de direção). 

Se a chave eletrônica permanecer dentro do veículo, o sistema não permitirá trancá-lo. 

O ar condicionado pode ser regulado pelos passageiros do banco traseiro

Climatização de quatro zonas 

O ar-condicionado automático digital Quadri-zone permite a cada ocupante do veículo o ajuste da temperatura e do fluxo de ar de forma independente  para conseguir uma climatização mais adequada e personalizada. 



Central Multimídia WIP NAV 
Navegador de nova geração que integra numerosas funções. Uma tela em formato 16/9 (WVGA de alta resolução 800 x 480 pixels) de sete polegadas colorida que oferece uma vista em perspectiva encontra-se integrada ao painel central. 

As funções são comandadas por um controle central WIP DRIVE, situado no console central.  

O sistema é também equipado com leitor de CD compatível com MP3, conexão USB e entrada auxiliar localizados dentro do console central e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a 
tela do carro.

O acionamento do motor é feito pressionando o botão Start, apo lado do botão de freio elétrico

Freio elétrico de estacionamento 
Esse sistema beneficia o conforto na condução. A partir do momento do arranque, o freio de mão liberta-se automaticamente. Quando o motor é desligado, a trava é acionada da mesma forma. 

No caso de uma parada sem corte da ignição, o comando elétrico, situado ao alcance da mão, pode ser acionado manualmente. Para libertar manualmente o freio de mão elétrico é indispensável que o pé pressione o freio. 

Hill Assist – Assistência ao Arranque em Rampa 
Sistema de assistência ao arranque em rampa com vantagens para o conforto de utilização e para um acréscimo em segurança. 

Graças a um “diálogo” permanente com o ESP, esta função permite, quando o veículo se encontra numa inclinação, mantê-lo parado durante dois segundos depois de 
tirar o pé do freio, o que dá ao condutor tempo suficiente para o apoiar no acelerador. 

Esse sistema torna as manobras mais seguras e facilita a utilização do veículo, quer para frente (arranque em rampa), quer em marcha a ré (por exemplo, para realizar uma manobra de estacionamento numa rampa em descida). O sistema funciona em rampas com um mínimo de 3% 
de inclinação. 

A câmera instalada no retrovisor monitora as condições de tráfego e altera a intensidade da luz.

Iluminação inteligente 

Para o conforto e a segurança de seus passageiros,  como também dos demais veículos, o 508 propõe um sistema de iluminação com faróis adaptativos que, mediante uma câmera instalada no 
retrovisor interno, analisa de maneira permanente as condições de circulação (cruzamento com outros automóveis, zonas urbanas iluminadas) para alterar automaticamente e, assim que possível, 
a intensidade da luz de acordo com o tráfego. 

Esse conjunto ótico dispõe ainda de faróis em xenon autodirecionais que proporcionam uma luminosidade adicional branco-azulada semelhante à luz do dia. 



Ao triplicar o fluxo de uma lâmpada padrão, facilita a condução noturna. A função direcional melhora a visão principalmente em estradas sinuosas, funcionando quando a velocidade do veículo se situa entre 5 e 160 km/h, para se adaptar às diferentes condições de utilização.

Aos  faróis estão associados, ainda, um corretor dinâmico de altura do facho e lavadores específicos. O conjunto ótico está vinculado a canhões de LED que proporcionam uma identificação visual do veículo tanto de dia como a noite. 



Tratamento digital do som ARKAMYS© e sistema de som hi-fi JBL™ 
Com o 508, a Peugeot inaugura uma nova interface de áudio e oferece o tratamento de som da ARKAMYS©, que implantou um sistema de tratamento digital do som para recriar um ambiente sonoro mais natural e harmônico. Isso faz com que os passageiros percebam som, voz e instrumentos em todo o espaço do habitáculo. 

Para oferecer um equipamento de alta fidelidade sonora, o 508 vem equipado com o pacote hi-fi da JBL™, composto por um amplificador de 500 W e dez alto-falantes (quatro woofers e quatro tweeters nas portas dianteiras e traseiras), um alto-falante no painel frontal, para melhorar a repartição do som dentro do veículo, e um subwoofer de 150 W no porta-malas. 



Outros equipamentos de conforto 
- bancos dianteiros com regulagem elétrica; 
- volante multifunção, que facilita o acesso a diferentes funções; 
- regulador / limitador de velocidade com possibilidade de memorizar até cinco velocidades para ambas as funções.

Uma acústica de referência 
O ambiente interno do 508 foi particularmente trabalhado em matéria de acústica e conforto vibratório. 

Por exemplo, ao reter o ruído em sua origem (compressão acústica do motor), o silêncio a bordo se torna referência. 

O para-brisa acústico de série, que serve de filtro dos ruídos externos, e calços elásticos das suspensões (absorvem os ruídos e vibrações) são itens que fornecem ainda mais conforto ao habitáculo, digno de segmentos superiores.



Prático e amplo no dia-a-dia 
No aspecto prático, a escolha de uma arquitetura eficiente possibilita uma excelente habitabilidade e um grande porta-malas. 


O porta-malas do sedã se abre por meio de uma tampa automática, acionada pela chave com comando a distância, por um botão específico no painel de bordo ou no “0” da sigla “508”. 

O compartimento dispõe de 473 litros, volume que pode ser ampliado com o rebatimento dos bancos (1/3-2/3) e, ao formar um piso plano, atinge um volume total de 1.581litros. 


Cada passageiro é beneficiado por um tratamento específico, com espaço 
generoso e equipamentos próprios (a climatização em quatro zonas, por exemplo, favorece os passageiros de trás; apoio de cabeça regulável aumenta a sensação de conforto do condutor e do passageiro da frente). 

Um dos porta-objetos fica sob o encosto de braço, no console.


No habitáculo, o 508 oferece até 22 litros em porta-objetos. As portas dianteiras apresentam um compartimento com 
capacidade de quatro litros, podendo acomodar garrafas de até 1,5 litro. 

O porta-luvas garante nove litros de capacidade, com espaços ainda debaixo do console central. 

Motorização eficiente
O Peugeot 508 recebe o consagrado  powertrain que equipa o  crossover 3008 e o cupê esportivo RCZ. 

Com mais esse modelo, a Peugeot reforça sua inserção na tendência internacional de downsizing de motores, que contempla boa performance e baixos níveis de consumo e emissão de poluentes. 




Referência em tecnologia, o motor Turbo High Pressure (THP), fabricado com bloco em alumínio, é extremamente leve e foi desenvolvido em cooperação com a BMW.
Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o propulsor de 1.598 cm
de cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm. 

Com um torque máximo de 24,5 mkgf disponível à incrível marca de 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e agilidade nas retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo. 

Mais economia de combustível Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis velocidades. 

Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao grande prazer de condução proporcionado pelo modelo. 

Essa comodidade é ampliada pela presença do paddle shift, dispositivo localizado atrás do volante que possibilita a mudança sequencial de marchas. 

Outro fator importante na caixa automática é que o  conversor de torque utilizado também é pilotado (elemento responsável pela ligação entre o motor e a caixa), proporcionando uma condição de tráfego mais seguro principalmente em reduções. 

Neste tipo de conversor, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o dito efeito de "freio motor". 

Assim, o condutor tem a mesma sensação de um carro equipado com caixa de velocidades mecânica: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo motor. 

Por conseqüência, há maior economia de combustível, visto que o bloco, nestas condições, não injeta uma gota sequer de gasolina para ser queimada, e também economia de freios, pois o condutor utiliza uma energia que estaria então sendo desperdiçada. 



Condução Made by Pegeout
A Peugeot desenvolveu na plataforma 3 do Grupo PSA uma suspensão dianteira pseudo-McPherson que oferece uma nova síntese entre estabilidade e conforto. 

Na traseira, a suspensão dispõe de um eixo multibraço concebido para garantir uma grande eficácia e assegurar máxima precisão e filtragem das imperfeições do solo. 

Direção e freios adaptados 
A direção eletro-hidráulica variável, do tipo pinhão-cremalheira, permite uma adaptação 
permanente do esforço a ser realizado, além de facilitar as manobras em baixas velocidades. 

O  sistema de frenagem é dimensionado ao dinamismo do modelo, com discos dianteiros de 304 x 28 mm. Na traseira, o conjunto possui discos de 290 x 12 mm. 

Todas as versões do 508 contam com ESP de última geração, que integra controle dinâmico de estabilidade (CDS), assistência a frenagem de urgência (AFU) e repartidor eletrônico de frenagem (REF). 

Incorpora, ainda, o  Hill Assist (assistência para saídas em rampa) e controle de tração inteligente que proporciona um melhor arranque ao veículo e desempenho otimizado em pisos de baixa aderência, permitindo o deslizamento das rodas dianteiras em maior ou menor grau. 



Segurança máxima ativa e passiva 
O 508 se beneficia de um elevado nível de segurança primária, em função de sua estabilidade e também pela adoção de equipamentos específicos (Head Up Display, faróis direcionais bi-xenon, faróis anti-neblina com iluminação estática, entre  outros).  

O veículo foi concebido de modo a garantir, ainda, uma segurança passiva ampliada, ao melhor nível do segmento. 

Sua estrutura deformável integra zonas de absorção de alto rendimento na altura do suporte dianteiro, o que permite uma redução do comprimento do vão. Também neste caso, a segurança contribui positivamente para o peso do veículo. 



Sistemas de retenção eficazes:
- dois airbags frontais (45 litros para o condutor e 80 litros para o passageiro); 
- dois airbags laterais dianteiros (18 litros cada); 
- dois airbags do tipo cortina (30 litros cada um);
- cinco cintos de segurança de três pontos de ancoragem (com pré-tensionadores pirotécnicos e limitadores de esforço para os lugares dianteiros e laterais traseiros);  
- duas ancoragens Isofix de três pontos nos lugares laterais traseiros. 

Os bancos dianteiros recebem novos apoios de cabeça, de múltipla regulagem, em um formato particularmente trabalhado de modo a evitar o “efeito chicote” no caso de choque traseiro.

Um veículo cinco estrelas 
O Peugeot 508 superou com êxito os testes de segurança do Euro NCAP –  European New Car Assessment Program, instituto europeu que avalia a segurança dos automóveis novos, obtendo cinco estrelas, a mais alta pontuação. 

O modelo foi avaliado em 2011 e sob a ótica do instituto, que conta com critérios bastante rígidos, o veículo registrou seu melhor resultado na análise dos sistemas de 
apoio à segurança, apresentando 97% de aprovação. 

No aspecto referente à proteção dos ocupantes adultos, que compreende choques frontais, laterais e traseiros, o modelo atingiu 90%, e em relação à proteção das crianças chegou ao índice de 87%, considerando os mesmo tipos de 
colisões. 


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domingo, 3 de fevereiro de 2013

MITSUBISHI EXPÕE O SEU MAIS VALIOSO CARRO DE RALLY, O EVO R. NO SHOPPING CIDADE JARDIM, EM SÃO PAULO, ANTES DO COMEÇO DA TEMPORADA MITSUBISHI LANCER CUP 2013, DIA 9 DE MARÇO


Todo o glamour das pistas ganha os corredores de um dos mais badalados shoppings de São Paulo. O espaço Mit Café, no Shopping Cidade Jardim, expõe, com exclusividade, o Lancer Evo R, mais novo veículo de competições de pista do país.

O público terá a oportunidade de conhecer essa máquina de perto e desvendar todos os segredos do mito das pistas. Desenvolvido no Brasil, o Lancer Evo R é baseado no Lancer Evolution X, que é quatro vezes campeão do World Rally Championship (WRC) e dez vezes campeão do Production Car WRC (P-WRC).

Para participar das competições, o novo veículo recebeu alguns itens em fibra de vidro, como portas, capô, porta-malas e para-lamas.

Para que o piloto tenha um veículo extremamente rápido, seguro e resistente, capaz de alcançar uma performance acima da média, o Lancer Evo R contou com o desenvolvimento de algumas peças importantes, como a suspensão, onde foram alterados o amortecedor, mola e regulagem de altura e alinhamento.


O veículo ganhará as pistas, no próximo dia 9 de março, data da estreia da temporada 2013 da Mitsubishi Lancer Cup, no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). Serão seis etapas, com duas provas cada, recheadas de emoção e adrenalina a bordo de uma lenda do automobilismo mundial.

Exposição Lancer Evo R

Local: Mit Café - Shopping Cidade Jardim

Endereço: Av. Magalhães de Castro, 12.000 | Marginal Pinheiros, pista local, entre as pontes Cidade Jardim e Morumbi

Data: 01 a 15 de fevereiro

Horário: 10h às 22h

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CARROS SERÃO VENDIDOS NO FUTURO? HOJE, COMEÇA A GANHAR CORPO A EXPERIÊNCIA DO COMPARTILHADO, O ALUGUEL POR ALGUMAS HORAS JÁ ACONTECE EM VÁRIAS CIDADES DA EUROPA








Por Fernando Calmon

Entre as visões sobre o futuro do automóvel nas cidades aparece uma dúvida. Os carros continuarão a ser comprados (à vista ou financiados) como hoje ou a comercialização vai evoluir para a utilização partilhada em que o interessado pagaria exclusivamente pelo uso?

Tudo indica que as duas opções coexistirão, mas a tendência é o avanço na direção dessa espécie de aluguel por horas ou mesmo por alguns dias.

Independentemente de uma concessionária vir a se tornar também uma locadora e vice-versa, dependendo da legislação específica de cada país, há experiências em curso. 


Compartilhar carros por curto prazo não é, de fato, uma novidade. Várias empresas especializadas em locação na América do Norte, Europa e até no Brasil já oferecerem esse serviço. 

Alguns fabricantes de veículos, porém, decidiram aprofundar esse negócio a fim de avaliar o real interesse de compradores em abrir mão da propriedade física em troca do simples uso em momentos convenientes.

Tudo começou em outubro de 2008 com a criação do projeto car2go, em Ulm, Alemanha. A iniciativa da Mercedes-Benz envolve o microcarro de dois lugares smart, sempre escrito em letras minúsculas, como o nome do projeto. 

A alternativa, no caso, foi que os automóveis não ficassem obrigatoriamente em postos fixos. Podem ser reservados, apanhados e devolvidos também em locais públicos, dentro de uma área previamente conhecida. 

Por isso, iniciou naquela cidade de 120.000 habitantes, a 100 km de Stuttgart, onde se poderia avaliar o funcionamento da operação com 200 unidades.

No momento está em 17 cidades da Europa, EUA e Canadá, a frota é pouco superior a 5.000 unidades e passou a incluir versões elétricas do smart. 

Recentemente, recebeu o reforço de uma plataforma de mobilidade, por meio da rede de telefonia celular, batizada de moovel (também em minúsculas).

O moovel é um aplicativo capaz não apenas de localizar e reservar os microcarros de aluguel de curto prazo. 

Também oferece um modo de avaliar as alternativas de transporte público com horários disponíveis, tempo de deslocamento e tarifas. 

O serviço inclui a possibilidade de chamar um táxi e até de pagar antecipadamente o serviço de ônibus, trem, bonde ou metrô. 

Existe a facilidade adicional de interagir às redes de programas de caronas, onde elas existirem. A flexibilidade, assim, é ampla, mas se aplica, por enquanto, às cidades de Stuttgart e Berlin.

A car2go parece uma operação consolidada e tem uma base internacional de mais de 200.000 clientes porque o sistema permite alta rotatividade da frota relativamente pequena. Não quer dizer que deu certo em todos os lugares: foi suspenso em Lyon, França.

BMW e Volkswagen também iniciaram experiências semelhantes. Já Renault e Peugeot-Citroën introduziram seus carros elétricos, por meio de uso compartilhado, em esquema parecido.

Toda essa organização, no entanto, mostra baixa adaptabilidade ao uso mais abrangente do automóvel, que inclui liberdade total de ir e vir por estradas e outros caminhos. 

Mas como no futuro há espaço para as chamadas rodovias inteligentes, não se descarta que possam se integrar aos programas urbanos.

DELEGAÇÃO DE PERNAMBUCO VISITA FÁBRICAS DA FIAT NA ITÁLIA E NA SÉRVIA. O OBJETIVO É COLHER INFORMAÇÕES PARA MELHORAR A FORMAÇÃO DE TÉCNICOS E ENGENHEIROS PARA IMPLANTAR NO NOVO PÓLO AUTOMOTIVO DA MARCA ITALIANA, DE GOIANA


Ao longo desta semana, uma delegação de oito diretores e professores de instituições de ensino técnico e de Engenharia de Pernambuco está visitando três fábricas da Fiat que se destacam pela tecnologia de ponta aplicada no processo produtivo e pela gestão baseada no sistema World Class Manufacturing (WCM). 

Liderado pelo secretário do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Estado de Pernambuco,  Antônio Carlos Maranhão de Aguiar, o grupo percorre as fábricas de Pomigliano d’Arco e Cassino, ambas no sul da Itália, e de Kragujevac, na República da Sérvia, em missão que se encerra, amanhã, sábado, 2 de fevereiro.

As três fábricas foram equipadas ou reequipadas recentemente com sistemas produtivos voltados para a produção de alta qualidade, com conforto ergonômico para os trabalhadores, participação ativa das equipes de trabalho na melhoria dos processos e na redução de desperdícios. 

Novo Panda é produzido na fábrica de Pomigliano d'Arco

A unidade de Pomigliano d’Arco, situada nos arredores de Nápoles desde o final dos anos 1960 e especializada na produção de um único modelo, o Novo Panda,  foi a primeira unidade a ser visitada, na segunda-feira, 28 de janeiro. 

Nela, os visitantes puderam conhecer o amplo processo de reestruturação sofrido pela fábrica nos últimos quatro anos, que culminou com sua eleição como a melhor unidade industrial ‘lean’ (enxuta) da Europa em 2012 – ‘Automotive Lean Production 2012’ -  prêmio concedido por uma comissão de especialistas selecionados pela revista Automobil Produktion e Agamus Consult, que analisou instalações industriais em quinze países europeus. 

A seguir, o grupo visitou a unidade Fiat de Cassino, inaugurada em 1972 e totalmente atualizada, que se caracteriza pela flexibilidade. 

O belo e novo modelo Giulietta da Alfa Romeo é fabricado em Cassino
A unidade produz três modelos de marcas distintas: Fiat Bravo, Alfa Romeo Giulietta e Lancia Delta. É considerada um modelo de modernização de uma planta em movimento, isto é, não houve interrupção da produção para introduzir os novos processos de manufatura, que foram implantados através de capacitação intensiva da mão-de-obra.


Finalmente, o grupo visitou a planta de Kragujevac, na Sérvia (foto), inaugurada em abril de 2012 e considerada a mais moderna da Fiat no mundo. A planta produz o mais novo modelo da Fiat, o 500L. Também tem como característica contar com o parque de fornecedores integrado à fábrica, o que propicia inúmeras vantagens logísticas.

Alfredo Leggero, diretor de Manufatura da Fiat/Chrysler para a América Latina, acompanhou a visita e destacou que a iniciativa é importante para reforçar a relação entre empresa e escolas e para mostrar as necessidades de formação profissional para atender as demandas dos processos produtivos mais modernos. 

As fábricas visitadas têm padrão tecnológico similar ao que será implantado na fábrica que a Fiat começa a construir, em Goiana, Pernambuco, e que também operará no sistema World Class Manufacturing (WCM). 

“Esta foi uma grande oportunidade para que esta delegação conhecesse os modernos processos de manufatura e o que é preciso, em termos de capacitação e formação de pessoas, para fazê-los funcionar”, destacou Leggero. 

A fábrica de Pernambuco nasce integrada a um parque de fornecedores de 14 linhas de produtos, que compartilharão os mesmos conceitos de produção. 

“Estamos falando, portanto, de algo maior do que a formação de mão-de-obra que será requerida pela Fiat. Trata-se de formar as pessoas que vão operar um grande grupo de indústrias que se instalará em Pernambuco a partir da chegada da Fiat”, afirmou Leggero.

A fábrica de Pernambuco representa a oportunidade de  criar gestores e mão-de-obra operacional preparada desde a base para os requisitos do sistema WCM, o que traz grande possibilidades de inovação. 

Trata-se também de um processo de formação que pode ser mais profundo e abrangente quando comparado ao que ocorreu em alguma fábricas da Europa, nas quais o sistema produtiva e a capacitação foram reconvertidos a partir de um modelo já existente. 

“A Fiat vai dar apoio a este processo de enriquecimento da formação das pessoas, para que operem em processos tecnológicos mais avançados, que serão referência nos próximos anos”, acrescentou Leggero.
Empresa, governo e escola
O secretário do Trabalho, Qualificação Empreendedorismo do Estado de Pernambuco,  Antônio Carlos Maranhão de Aguiar, que liderou a delegação, observou que o contato com o atual nível tecnológico de uma indústria moderna é essencial para que a academia possa refletir sobre as necessidade de formação técnica e de qualificação decorrentes das novas demandas industriais. 

“A missão, neste sentido, não se esgota no objetivo de formar mão de obra para a Fiat, mas para todo o processo de reindustrialização pelo qual Pernambuco passa”, afirmou o secretário.

“Este é um processo que está começando e que pressupõe um intenso intercâmbio entre Fiat, Secretaria e instituições de ensino, para que possamos ser os operadores desta nova fase de desenvolvimento de nossa economia”, acrescentou o secretário.

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Pernambuco, Sérgio Gaudêncio Portela de Melo, observou que o conteúdo apreendido nas visitas foi importante para conhecer in loco as tendências globais dos processos de manufatura e pretende compartilhar estas informações em seminário interno com professores da instituição.

“O Senai tem um papel fundamental na preparação de técnicos, que cada vez mais precisam estar em sintonia com a tecnologia de ponta e com as demandas de mercado”, afirmou.

O professor Leonardo Limongi, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vê nesta aproximação a oportunidade para ampliar a interação entre empresa e escola.

“Tanto a empresa quanto a universidade têm a ganhar com uma atuação conjunta na formação e também na pesquisa”, assinalou.

Da mesma forma, Kenia Carvalho Mendes, coordenadora dos cursos de Mecatrônica e de Controle e Automação da Universidade de Pernambuco (UPE), destacou nas visitas a compreensão mais clara do perfil do engenheiro requerido pela Fiat e, consequentemente, a necessidade de adaptação de metodologias e novos conteúdos  para responder à demanda. 

“É necessário dar mais enfoque ao gerenciamento de processos, de pessoas e de informação. É notável como a produção da Fiat está estruturada de modo que a informação relevante é identificada, captada e processada pelos operários na linha de produção, sendo transmitida de modo organizado para análise conjunta com as lideranças. É um processo de melhoramento e inovação contínuos”, destacou a professora.

Eliminação de perdas
O World Class Manufacturing (WCM) é uma importante metodologia de produção adotado globalmente pelo Grupo Fiat. O sistema é focado na eliminação de perdas e desperdícios e na melhoria continua e acentuada da qualidade, da eficiência e da segurança na produção. 

Opera com base em 10 pilares técnicos: Segurança, Desdobramento de Custos, Melhoria Focada, Organização do Posto de Trabalho / Manutenção Autônoma (atividades autônomas), Manutenção Profissional, Gestão Preventiva de Equipamentos, Controle de Qualidade, Logística, Desenvolvimento de Pessoas e Meio Ambiente. 

O WCM contribui para disseminar no chão de fábrica os conceitos que impulsionam novas atitudes e posturas dos colaboradores, que  são estimulados a liderar as mudanças para reduzir perdas e desperdícios em uma visão primeiramente reativa e que se torna preventiva e proativa na ótica do melhoramento contínuo, antecipando problemas e atuando para evitá-los. 


Luciano Massone, diretor de World Class Manufacturing da Fiat Group Automobiles (FGA), recebeu a delegação em Pomigliano d’Arco e disse que o desafio atual da produção de classe mundial não é apenas incorporar a melhor e mais moderna tecnologia disponível, mas extrair o máximo dos recursos instalados e melhorá-los continuamente através da especialização e mobilização das pessoas preparadas para operá-los.

INSPEÇÃO VEICULAR É UM ASSUNTO QUE "VAI AINDA DAR MUITO PANO PARA MANGAS". PREFEITO DE SÃO PAULO NA CAMPANHA PROMETEU ISENTAR CARROS COM CINCO ANOS DE USO DA INSPEÇÃO. FERNANDO CALMON AVALIA O TEMA NA COLUNA "ALTA RODA", E ANUNCIA AINDA OUTRAS NOVIDADES IMPORTANTES


Alta Roda

Nº 718 - 01/02/13


Fernando Calmon


INSPECIONAR CARROS NOVOS?

Debater a inspeção veicular ambiental na cidade de São Paulo, que tem a maior frota do país e equivalente à de vários Estados, voltou ao centro das atenções, pois outras regiões metropolitanas deverão também tomar decisões. 

Afinal, o prefeito Fernando Haddad prometeu em sua campanha isentar da inspeção os veículos leves com até cinco anos de uso e não cobrar mais tarifas dos demais.

Arroubos políticos precisam ser criticados. Está corretíssimo – e sempre foi a posição desta coluna – dispensar da inspeção automóveis novos que passam por rigorosos testes e usam equipamentos antipoluição confiáveis (garantia mínima de cinco anos) depois de apenas quatro meses do primeiro emplacamento. 

É assim, aliás, em todos os países: obrigação do quarto ano ou quinto ano de uso em diante. Não parece justo, entretanto, impor tarifa gratuita em um serviço que só beneficia parte dos contribuintes, apesar de potenciais ganhos indiretos.

Ainda há muito falatório, sem base técnica. A Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SMVA) da Prefeitura saiu com essa pérola: “O impacto para a qualidade do ar será relevante, uma vez que os veículos mais novos contribuem com cerca de 12% de toda a poluição." Nada mais falso. 

A SVMA deveria focar suas preocupações em veículos a diesel e, eventualmente, motocicletas, sujeitos a desvios de padrão com a tecnologia atual. 

Donos de automóveis que alteram centrais eletrônicas para aumento de potência são em número ínfimo e nem sempre pegos na inspeção.

Monóxido de carbono (CO), por exemplo, há muito deixou de constituir preocupação. Material particulado (MP) exige atenção em motores diesel, mas estes estão apenas em algumas picapes e SUVs caros. 

Podem continuar a ser inspecionados até a tecnologia Proconve P7 estar disseminada. Resta o ozônio, cujos precursores são óxidos de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos (HC). 

Não se faz medição de NOx porque exige o motor em carga, ou seja, sobre rolos embutidos no solo, o que nem se cogitou na ânsia de inspecionar de qualquer jeito.

Dispensa dos veículos com até quatro anos de uso representaria aumento nas emissões de HC mais reativas (somente veículos a gasolina) de apenas 0,1% da frota que comparece às estações, perda desprezível para a eficiência do programa. 

E o impacto na atmosfera não é de proporção linear, exigindo mais estudos e menos palpites.

Bobagem, repetida por “ecochatos”: motores feitos aqui são inferiores aos produzidos no exterior e os combustíveis, também. 

O programa brasileiro de controle de poluição segue bem de perto as normas de outros países. 

Tanto o diesel (agora com teor de enxofre de apenas 10 ppm, ou S10) como a gasolina (já em 2014) estão alinhados às melhores especificações internacionais. Automóveis no Brasil nem utilizam motores a diesel.

Ganho ambiental para a capital paulista seria expandir a inspeção restrita e focada para ao menos a metade dos outros 38 municípios da região metropolitana. 

Países europeus e a Cidade do México já proíbem a circulação livre de carros com mais de 20 anos de uso nas regiões centrais das capitais, mas que político teria essa coragem? Mesmo ajustados, essa frota polui até 50 vezes mais que a de carros novos.

RODA VIVA

ANO de 2012 mostrou que forte concorrência entre 49 marcas de autos e veículos comerciais no mercado brasileiro já bateu na lucratividade dos fabricantes e importadores oficiais. 

Remessas a matrizes no exterior caíram 56%, em relação a 2011. Ainda assim, US$ 2,4 bilhões enviados representaram 2% do faturamento de US$ 120 bilhões do setor.

COM 4,9 metros de comprimento e 1.600 kg de peso, BMW 528i é um automóvel grande, mas ao mesmo tempo ágil, seguro e relativamente fácil de manobrar com a câmera de ré, em tela de 7 pol, no centro do painel. Incrível elasticidade do motor 2-litros turbo/245 cv/36 kgf∙m, ao mesmo tempo suave e sonoro. Conforto garantido por 2,97 m de entre-eixos.

HYUNDAI acertou ao agir, de certo modo discretamente, na decoração do HB20X. Ao contrário das versões normais do compacto, cujo curso limitado das suspensões gerava pancadas secas em lombadas foras do padrão, a “aventureira” não toma conhecimento. Isso sem comprometer demais a estabilidade em curvas e retas no asfalto e no fora de estrada leve.

COMEÇARAM vendas do Toyota Prius, primeiro híbrido que deu certo no mundo e até hoje o mais vendido. Preço, de fato, é bem salgado, R$ 120.830, apesar do subsídio da fábrica. Tem 136 cv de potência. 

Há perda internas no trem de força, pois o motor a combustão entrega 99 cv e o elétrico, 82 cv. Consumo de gasolina em cidade é inferior ao anotado em estrada.

GENERAL MOTORS também resolveu aderir às caixas de câmbio automatizadas de duas embreagens. 

Até agora resistia à sua adoção, ao dar preferência aos tradicionais automáticos com conversor de torque. 

Primeira fábrica está em fase de conclusão no México. Aplicações devem começar na linha Sonic/Trax produzida naquele país.
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fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

BMW MOTORRAD PASSA POR GRANDE REALINHAMENTO ESTRATÉGICO PARA EXPANDIR OFERTA DE SEUS PRODUTOS URBANOS E ELÉTRICOS


O BMW Group está realinhando seus negócios referentes à BMW Motorrad. No contexto do mercado de motocicletas - o qual encontra-se em constante mudança - das tendências demográficas e das exigências ambientais cada vez maiores, a BMW Motorrad expandirá sua oferta de produtos com o objetivo de explorar um potencial de crescimento futuro, cujo foco será a mobilidade urbana e a mobilidade elétrica (e-mobility).

Através da reestruturação do segmento, o BMW Group se concentrará na ampliação e utilização dos recursos da marca BMW Motorrad. Portanto, o BMW Group assinou um contrato de venda da Husqvarna Motorcycles com a Pierer Industrie AG (Áustria).

A aquisição entrará em vigor após a aprovação das autoridades de defesa de concorrência e ambas as empresas concordaram em não divulgar o valor da compra.


Oferta ampliada para mobilidade urbana e mobilidade elétrica
A BMW Motorrad conquistou um novo recorde de vendas em 2012. Com o realinhamento dos seus negócios voltados ao mercado de motocicletas, a BMW Motorrad busca manter um crescimento lucrativo e sustentável nos próximos anos.

Seu principal setor atual consiste exclusivamente em veículos premium nas categorias “Tourer”, “Enduro”, “Sport”, “Roadster” e “Maxi-Scooter” de 650 a 1600 cc.

A BMW Motorrad entrou para o segmento de mobilidade urbana pela primeira vez em 2012 com as maxi-scooters C 650 GT e C 600 Sport e o seu próximo passo para a expansão da sua linha de produtos no segmento será o lançamento em série da scooter elétrica “C evolution” em 2014.

Conceitos de veículo inovadores também estão sendo considerados. As transmissões incluirão tanto motores de combustão favoráveis ao meio ambiente, como transmissões totalmente elétricas. Essa iniciativa da BMW Motorrad reflete o foco geral do BMW Group na identificação antecipada de tendências, como a formação de megacidades, a densidade do trânsito e os problemas ambientais.

Produtos e serviços correspondentes já estão disponíveis para o segmento de automóveis.

O BMW SÉRIE 1 É ELEITO O MELHOR HATCH MÉDIO" E O SÉRIE 3 VENCE NA CATEGORIA "MELHOR SEDÃ MÉDIO DE LUXO" E PELA 10ª VEZ É ESCOLHIDO O "MELHOR CARRO" PELOS LEITORES DO SITE BEST CARS WEB


O site Best Cars Web Site elegeu os  Melhores Carros do Ano, na 15ª edição da pesquisa realizada entre os leitores do site. Na categoria Melhor Hatch Médio, com 33,5% do votos, o vencedor foi o BMW Série 1. 

A segunda geração deste modelo, que chegou em 2012 com novo design, performance e eficiência superiores, está disponível no Brasil nas motorizações BMW 116i (136 hp) e BMW 118i (170 hp).



Na categoria Melhor Sedã Médio de Luxo, o BMW Série 3 foi o vencedor com 19% dos votos. A sexta geração da linha mais vendida da marca chegou ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2012 e hoje conta com três motorizações disponíveis no mercado nacional: BMW 320i (184 hp), BMW 328i (245 hp) e BMW 335i (306 hp). 

É a 10ª vez, desde o início da premiação, que o BMW Série 3 é eleito o Melhor Carro pelos leitores do Best Cars Web Site.

JÁ PENSOU EM ADQUIRIR UM CARRO NOVO ATRAVÉS DO LEASING? VEJA COMO FUNCIONA ESSA OPERAÇÃO E DESCUBRA SE É MAIS VANTAJOSA DO QUE O FINANCIAMENTO COMUM

O leasing é um tipo de contrato bastante comum, mas que esconde armadilhas para o consumidor. 

Também chamada de arrendamento mercantil, essa modalidade de contrato formaliza a operação em que o proprietário de um bem o arrenda a um terceiro. 

Este terá a posse e o direito de usufruir do bem - um carro ou um equipamento de grande porte, por exemplo - enquanto vigorar o contrato, com a opção de adquiri-lo definitivamente ou não no final. 

Para garantir esse direito, o cliente paga as contraprestações, equivalentes a aluguéis mensais. Além disso, deve cumprir as obrigações específicas assumidas. No caso de um automóvel, o pagamento de IPVA, multas e seguro, entre outros encargos.

Há vantagens no contrato de leasing, segundo especialistas. Uma empresa pode, por exemplo, manter seus equipamentos e máquinas atualizados sem a necessidade de comprá-los. 

No entanto, há muito desconhecimento a respeito das características legais do contrato, resultando em prejuízos.

O leasing, muitas vezes, é apresentado como uma forma de financiamento, quando, na verdade, é o aluguel de um bem com um prazo determinado.

Ao final do contrato de arrendamento, o cliente pode comprar o bem por valor previamente combinado, renovar o contrato por um novo prazo ou devolver o bem ao arrendador. 

A decisão de comprar ou não pode ser tomada no início, durante ou no final do contrato.

Valor residual pode ser devolvido

Os bancos têm uma prática de cobrar o VRG (Valor Residual Garantido) antecipado, junto com as contraprestações.

O VRG é pago independentemente do valor das prestações mensais e dos juros. Mas, caso o cliente queira devolver o bem, o valor pago de VRG deve ser, obrigatoriamente, ressarcido ao cliente. 

Muitas pessoas não sabem disso e acabam perdendo dinheiro. Alguns bancos, inclusive, nem aceitam a devolução do bem, pois já entendem o leasing como um financiamento de compra, quando, na verdade, se trata de um aluguel. 

Só no Brasil os contratos de leasing são firmados dessa maneira. Caso o cliente cumpra todo o contrato de leasing, no final, o bem já pertence a ele, pois o valor residual já foi pago.

A opção de adquirir o bem arrendado ao fim do contrato deveria ser mediante o pagamento de um preço residual previamente fixado, não sendo esse valor diluído durante as contraprestações, mas, infelizmente, desvirtuaram o que seria um contrato de leasing correto. 

Além disso, o que muitos desconhecem é que, caso haja atraso no pagamento das contraprestações, o banco irá entrar com uma ação de reintegração de posse, já que o bem está no nome do banco, e não irá devolver o VRG, o que é uma afronta aos direitos do consumidor.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

MARINHA DO BRASIL ADQUIRIU CAMINHÕES VOLVO VM PARA USAR EM TRABALHOS ESPECIAIS, COMO IÇAR BARCOS E TRANSPORTE DE COMBUSTÍVEL


A Volvo está entregando 24 caminhões da linha VM à Marinha do Brasil. Os veículos serão usados como caminhão-lança e caminhão-tanque, e estão sendo entregues totalmente prontos. 

Além disso, foram pintados na cor “cinza navy”, desenvolvido especialmente para atender ao padrão de cores da Marinha.

Os caminhões-lança serão usados para içar barcos, veleiros e outros materiais característicos da operação da Marinha e os tanque serão destinados ao transporte de combustível. 


Todos os veículos são na configuração de eixos 6x2, com 220 cv de potência e possuem cabines com célula de sobrevivência.

“Esta foi a configuração ideal para atender às necessidades de aplicação da Marinha, com o melhor custo benefício em termos de eficiência nas operações e no consumo de combustível”, explica Francisco Mendonça, gerente de caminhões da linha VM.


O chassi dos modelos da linha VM é produzido com o LNE60, um tipo de aço altamente resistente, flexível e mais leve, o que garante a robustez característica dos caminhões Volvo e a tradicional grande capacidade de carga dos veículos da marca.

O VM é um caminhão extremamente versátil. Permite uma ampla gama de aplicações e é reconhecido como o mais econômico do mercado em sua categoria. A grande variedade de aplicações do modelo é explicada pelas suas características. O caminhão possui diversas possibilidades de potências, de caixas de câmbio e de entre-eixos que permitem sua adaptação em atividades de diferentes segmentos.

O VM, já consagrado no segmento de longa distância, também é ideal para segmentos de média e curta distância, como: transporte e distribuição de alimentos, bebidas, combustíveis, coleta de resíduos e diferentes atividades de apoio logístico. 


Os caminhões podem ainda ser configurados como caminhão bombeiro, caçamba, betoneira e guindastes em aplicações como mistura de concreto, movimentação de aço e retirada de entulho de obras de infraestrutura e construção.


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