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segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

508, O PEUGEOT CHEIO DE BOSSA. DURABILIDADE, ACABAMENTO, SEGURANÇA, CONFORTO, ESPAÇO INTERNO E DESEMPENHO REUNIDOS NUM MODELO TOP DE GAMA DA MARCA FRANCESA


O 508 não é um novo modelo da Peugeot - foi lançado no Brasil, em maio de 2012 -, mas ao vê-lo vislumbramos sua beleza, linhas imponentes, bom acabamento, conteúdo tecnológico inovador e prazer de dirigir. É um sedã grande, sofisticado e cheio de estilo que custa R$ 124.900,00.

O 508 é produzido em Rennes-La-Janais, na França, e em Wuhan, na China, e comercializado em versão única de acabamento, com quatro opções de cores (Branco Nacré, Preto perla nera, Cinza alumínio e Cinza Haria). 



Arquitetura otimizada 
As escolhas técnicas que estruturaram o veículo foram orientadas com base na plataforma 3 do Grupo PSA Peugeot Citroën, a fim de obter um rendimento de arquitetura particularmente eficaz, com: 

• Longa distância entre-eixos (2.817 mm), visando otimizar a habitabilidade para os 
passageiros do assento traseiro; 

• Dimensões que valorizam a aerodinâmica, em especial altura e largura; 

• Opções técnicas que permitem um vão dianteiro reduzido e um vão traseiro mais amplo, beneficiando as proporções de estilo e dos aspectos práticos (com um maior volume de porta-malas). 



Aerodinâmica mais eficiente 
A aerodinâmica, assim como a redução de peso, estiveram a todo momento entre as prioridades, de modo a possibilitar o melhor balanço ambiental possível. O 508 apresenta valores de Cx (0,26) e SCx (0,60) entre os melhores do segmento.



Qualidade: valor fundamental 
A qualidade é outro elemento essencial no caderno de encargos do 508, que resultou em uma busca permanente dos melhores níveis de qualidade possíveis, por meio de: 

• Opções técnicas em busca de durabilidade máxima, a  fim de propor um veículo que se 
conserve novo no maior tempo possível; 

• Acabamento de nível elevado, visíveis tanto no exterior como no interior, com um habitáculo topo de gama, que valoriza os passageiros. 


Design esculpido 
As linhas do sedã são coordenadas de forma harmoniosa, sem rupturas, do capô até o porta-malas. 

Visivelmente, não há antenas ou esguichos do para-brisa, as superfícies são alinhadas e definidas com precisão para se obter uma excelente qualidade de montagem. 



Evolução dos códigos estéticos
À frente, o 508 revela os códigos estéticos da Peugeot, reinterpretados à imagem dos mais recentes concept cars, em especial o SR1. 

O novo logotipo do leão assume, naturalmente, lugar na extremidade do longo capô em alumínio.


Abaixo do emblema, a grade frontal, que remete a uma grande “boca”, adota uma dimensão de aparência flutuante, pois parece se separar da carroceria.



Os estilistas dispensaram atenção especial ao “olhar felino” dos faróis halógenosdirecionais de duplo Xenon de luzes de LED com sete diodos eletroluminescentes

As laterais do veículo são legítimas, sublinhadas por um contorno cromado, e a traseira é desenhada com um porta-malas perfeitamente nivelado ao para-choque. 


Um friso cromado horizontal embutido na tampa do porta-malas dinamiza a traseira, paralelamente a uma fita cromada, situada 

na parte inferior do difusor e que “assenta” visualmente o veículo. 

Na carroceria figura um símbolo visual característico do universo histórico da Peugeot: três garras salientes ocultam filetes em LED que identificam o 508 à noite. 



Interior de sensações
O estilo do painel se apóia nos elementos evocados  pelo design exterior do veículo: qualidade, requinte e equilíbrio. 

Seu design não expõe folgas entre as diferentes peças de composição, ajudado especialmente por um console central multiplexado. 

Os materiais empregados, o cuidado no acabamento e a durabilidade proporcionada pelo conjunto despertam os sentidos dos passageiros – textura, diferentes decorações, console central em preto e 
teclas cromadas inspiram refinamento.

Equipamentos tecnológicos
O universo na qual se enquadra o 508 conjuga harmoniosamente requinte e tecnologia, graças a uma ampla lista de equipamentos  high-tech que transmite agradáveis sensações tanto para o 
condutor quanto para os passageiros. 

São equipamentos que facilitam a condução do dia a dia e acentuam o caráter tecnológico e de exclusividade do veículo:  
• Head Up Display colorido

Visualização de Informações 
As informações essenciais à condução, como velocidade, regulador / limitador de velocidade e indicações de navegação são projetadas numa lâmina  translúcida em policarbonato com tratamento anti-reflexo localizada atrás do painel de instrumentos. 

Ela permite que o condutor as acessem sem ter necessidade de tirar os olhos da estrada. 

A inclinação, a luminosidade das indicações projetadas e o fechamento da lâmina podem ser acionados a partir de teclas no console central. 

Além do conforto de utilização, o sistema origina um real benefício em termos de segurança. 



Park Assist – sensores de estacionamento com medidor de vagas 
O 508 está equipado com sensores de estacionamento  dianteiro e traseiro com alerta sonoro e visual por meio da tela multifunções. Aos sensores dianteiros está vinculada a função de medição de 
vagas. 

Dois dispositivos, situados nas extremidades laterais do para-choque dianteiro, realizam a medição do espaço disponível. 

Basta que o motorista acione a função e passe pela área desejada para que a leitura do espaço seja feita. 

Diferentes mensagens são mostradas na tela multifunções, já que o sistema indica a possibilidade de estacionar e o grau de dificuldade da manobra. Funciona 
sempre a menos de 20 km/h.  

Sistema Peugeot Open & Go com botão Start/Stop
Substituindo a chave convencional, o sistema Open & Go simplifica o acesso e a partida do 508. 

Apenas mantendo a chave eletrônica no bolso ou mesmo dentro da bolsa, o condutor, ao se aproximar do veículo (detecção a 1,8 metro), tem as portas destravadas e a ignição poderá ser acionada ou desligada apertando o botão  Start/Stop. 

Saindo do carro, basta um leve toque na maçaneta para o seu travamento completo (a operação é confirmada pelo rebatimento dos 
retrovisores e pisca das luzes de direção). 

Se a chave eletrônica permanecer dentro do veículo, o sistema não permitirá trancá-lo. 

O ar condicionado pode ser regulado pelos passageiros do banco traseiro

Climatização de quatro zonas 

O ar-condicionado automático digital Quadri-zone permite a cada ocupante do veículo o ajuste da temperatura e do fluxo de ar de forma independente  para conseguir uma climatização mais adequada e personalizada. 



Central Multimídia WIP NAV 
Navegador de nova geração que integra numerosas funções. Uma tela em formato 16/9 (WVGA de alta resolução 800 x 480 pixels) de sete polegadas colorida que oferece uma vista em perspectiva encontra-se integrada ao painel central. 

As funções são comandadas por um controle central WIP DRIVE, situado no console central.  

O sistema é também equipado com leitor de CD compatível com MP3, conexão USB e entrada auxiliar localizados dentro do console central e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a 
tela do carro.

O acionamento do motor é feito pressionando o botão Start, apo lado do botão de freio elétrico

Freio elétrico de estacionamento 
Esse sistema beneficia o conforto na condução. A partir do momento do arranque, o freio de mão liberta-se automaticamente. Quando o motor é desligado, a trava é acionada da mesma forma. 

No caso de uma parada sem corte da ignição, o comando elétrico, situado ao alcance da mão, pode ser acionado manualmente. Para libertar manualmente o freio de mão elétrico é indispensável que o pé pressione o freio. 

Hill Assist – Assistência ao Arranque em Rampa 
Sistema de assistência ao arranque em rampa com vantagens para o conforto de utilização e para um acréscimo em segurança. 

Graças a um “diálogo” permanente com o ESP, esta função permite, quando o veículo se encontra numa inclinação, mantê-lo parado durante dois segundos depois de 
tirar o pé do freio, o que dá ao condutor tempo suficiente para o apoiar no acelerador. 

Esse sistema torna as manobras mais seguras e facilita a utilização do veículo, quer para frente (arranque em rampa), quer em marcha a ré (por exemplo, para realizar uma manobra de estacionamento numa rampa em descida). O sistema funciona em rampas com um mínimo de 3% 
de inclinação. 

A câmera instalada no retrovisor monitora as condições de tráfego e altera a intensidade da luz.

Iluminação inteligente 

Para o conforto e a segurança de seus passageiros,  como também dos demais veículos, o 508 propõe um sistema de iluminação com faróis adaptativos que, mediante uma câmera instalada no 
retrovisor interno, analisa de maneira permanente as condições de circulação (cruzamento com outros automóveis, zonas urbanas iluminadas) para alterar automaticamente e, assim que possível, 
a intensidade da luz de acordo com o tráfego. 

Esse conjunto ótico dispõe ainda de faróis em xenon autodirecionais que proporcionam uma luminosidade adicional branco-azulada semelhante à luz do dia. 



Ao triplicar o fluxo de uma lâmpada padrão, facilita a condução noturna. A função direcional melhora a visão principalmente em estradas sinuosas, funcionando quando a velocidade do veículo se situa entre 5 e 160 km/h, para se adaptar às diferentes condições de utilização.

Aos  faróis estão associados, ainda, um corretor dinâmico de altura do facho e lavadores específicos. O conjunto ótico está vinculado a canhões de LED que proporcionam uma identificação visual do veículo tanto de dia como a noite. 



Tratamento digital do som ARKAMYS© e sistema de som hi-fi JBL™ 
Com o 508, a Peugeot inaugura uma nova interface de áudio e oferece o tratamento de som da ARKAMYS©, que implantou um sistema de tratamento digital do som para recriar um ambiente sonoro mais natural e harmônico. Isso faz com que os passageiros percebam som, voz e instrumentos em todo o espaço do habitáculo. 

Para oferecer um equipamento de alta fidelidade sonora, o 508 vem equipado com o pacote hi-fi da JBL™, composto por um amplificador de 500 W e dez alto-falantes (quatro woofers e quatro tweeters nas portas dianteiras e traseiras), um alto-falante no painel frontal, para melhorar a repartição do som dentro do veículo, e um subwoofer de 150 W no porta-malas. 



Outros equipamentos de conforto 
- bancos dianteiros com regulagem elétrica; 
- volante multifunção, que facilita o acesso a diferentes funções; 
- regulador / limitador de velocidade com possibilidade de memorizar até cinco velocidades para ambas as funções.

Uma acústica de referência 
O ambiente interno do 508 foi particularmente trabalhado em matéria de acústica e conforto vibratório. 

Por exemplo, ao reter o ruído em sua origem (compressão acústica do motor), o silêncio a bordo se torna referência. 

O para-brisa acústico de série, que serve de filtro dos ruídos externos, e calços elásticos das suspensões (absorvem os ruídos e vibrações) são itens que fornecem ainda mais conforto ao habitáculo, digno de segmentos superiores.



Prático e amplo no dia-a-dia 
No aspecto prático, a escolha de uma arquitetura eficiente possibilita uma excelente habitabilidade e um grande porta-malas. 


O porta-malas do sedã se abre por meio de uma tampa automática, acionada pela chave com comando a distância, por um botão específico no painel de bordo ou no “0” da sigla “508”. 

O compartimento dispõe de 473 litros, volume que pode ser ampliado com o rebatimento dos bancos (1/3-2/3) e, ao formar um piso plano, atinge um volume total de 1.581litros. 


Cada passageiro é beneficiado por um tratamento específico, com espaço 
generoso e equipamentos próprios (a climatização em quatro zonas, por exemplo, favorece os passageiros de trás; apoio de cabeça regulável aumenta a sensação de conforto do condutor e do passageiro da frente). 

Um dos porta-objetos fica sob o encosto de braço, no console.


No habitáculo, o 508 oferece até 22 litros em porta-objetos. As portas dianteiras apresentam um compartimento com 
capacidade de quatro litros, podendo acomodar garrafas de até 1,5 litro. 

O porta-luvas garante nove litros de capacidade, com espaços ainda debaixo do console central. 

Motorização eficiente
O Peugeot 508 recebe o consagrado  powertrain que equipa o  crossover 3008 e o cupê esportivo RCZ. 

Com mais esse modelo, a Peugeot reforça sua inserção na tendência internacional de downsizing de motores, que contempla boa performance e baixos níveis de consumo e emissão de poluentes. 




Referência em tecnologia, o motor Turbo High Pressure (THP), fabricado com bloco em alumínio, é extremamente leve e foi desenvolvido em cooperação com a BMW.
Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o propulsor de 1.598 cm
de cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm. 

Com um torque máximo de 24,5 mkgf disponível à incrível marca de 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e agilidade nas retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo. 

Mais economia de combustível Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis velocidades. 

Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao grande prazer de condução proporcionado pelo modelo. 

Essa comodidade é ampliada pela presença do paddle shift, dispositivo localizado atrás do volante que possibilita a mudança sequencial de marchas. 

Outro fator importante na caixa automática é que o  conversor de torque utilizado também é pilotado (elemento responsável pela ligação entre o motor e a caixa), proporcionando uma condição de tráfego mais seguro principalmente em reduções. 

Neste tipo de conversor, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o dito efeito de "freio motor". 

Assim, o condutor tem a mesma sensação de um carro equipado com caixa de velocidades mecânica: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo motor. 

Por conseqüência, há maior economia de combustível, visto que o bloco, nestas condições, não injeta uma gota sequer de gasolina para ser queimada, e também economia de freios, pois o condutor utiliza uma energia que estaria então sendo desperdiçada. 



Condução Made by Pegeout
A Peugeot desenvolveu na plataforma 3 do Grupo PSA uma suspensão dianteira pseudo-McPherson que oferece uma nova síntese entre estabilidade e conforto. 

Na traseira, a suspensão dispõe de um eixo multibraço concebido para garantir uma grande eficácia e assegurar máxima precisão e filtragem das imperfeições do solo. 

Direção e freios adaptados 
A direção eletro-hidráulica variável, do tipo pinhão-cremalheira, permite uma adaptação 
permanente do esforço a ser realizado, além de facilitar as manobras em baixas velocidades. 

O  sistema de frenagem é dimensionado ao dinamismo do modelo, com discos dianteiros de 304 x 28 mm. Na traseira, o conjunto possui discos de 290 x 12 mm. 

Todas as versões do 508 contam com ESP de última geração, que integra controle dinâmico de estabilidade (CDS), assistência a frenagem de urgência (AFU) e repartidor eletrônico de frenagem (REF). 

Incorpora, ainda, o  Hill Assist (assistência para saídas em rampa) e controle de tração inteligente que proporciona um melhor arranque ao veículo e desempenho otimizado em pisos de baixa aderência, permitindo o deslizamento das rodas dianteiras em maior ou menor grau. 



Segurança máxima ativa e passiva 
O 508 se beneficia de um elevado nível de segurança primária, em função de sua estabilidade e também pela adoção de equipamentos específicos (Head Up Display, faróis direcionais bi-xenon, faróis anti-neblina com iluminação estática, entre  outros).  

O veículo foi concebido de modo a garantir, ainda, uma segurança passiva ampliada, ao melhor nível do segmento. 

Sua estrutura deformável integra zonas de absorção de alto rendimento na altura do suporte dianteiro, o que permite uma redução do comprimento do vão. Também neste caso, a segurança contribui positivamente para o peso do veículo. 



Sistemas de retenção eficazes:
- dois airbags frontais (45 litros para o condutor e 80 litros para o passageiro); 
- dois airbags laterais dianteiros (18 litros cada); 
- dois airbags do tipo cortina (30 litros cada um);
- cinco cintos de segurança de três pontos de ancoragem (com pré-tensionadores pirotécnicos e limitadores de esforço para os lugares dianteiros e laterais traseiros);  
- duas ancoragens Isofix de três pontos nos lugares laterais traseiros. 

Os bancos dianteiros recebem novos apoios de cabeça, de múltipla regulagem, em um formato particularmente trabalhado de modo a evitar o “efeito chicote” no caso de choque traseiro.

Um veículo cinco estrelas 
O Peugeot 508 superou com êxito os testes de segurança do Euro NCAP –  European New Car Assessment Program, instituto europeu que avalia a segurança dos automóveis novos, obtendo cinco estrelas, a mais alta pontuação. 

O modelo foi avaliado em 2011 e sob a ótica do instituto, que conta com critérios bastante rígidos, o veículo registrou seu melhor resultado na análise dos sistemas de 
apoio à segurança, apresentando 97% de aprovação. 

No aspecto referente à proteção dos ocupantes adultos, que compreende choques frontais, laterais e traseiros, o modelo atingiu 90%, e em relação à proteção das crianças chegou ao índice de 87%, considerando os mesmo tipos de 
colisões. 


Marcus Brier \ +55 11 3443-7520 
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