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quinta-feira, 13 de agosto de 2015

VOLKSWAGEN SPACEFOX 2016 SURGE COMO O PRIMEIRO CARRO DO SEU SEGMENTO A CONTAR COM A MAIS MODERNA INTERATIVIDADE ENTRE SMARTFONES E CENTRAIS MULTIMÍDIA


Com mais inovações tecnológicas e uma nova versão de entrada, o SpaceFox 2016 começa a chegar às concessionárias Volkswagen neste mês, reafirmando a posição de modelo mais inovador de seu segmento no mercado brasileiro. 

O SpaceFox 2016 passa a contar com a nova geração de sistemas de infotainment com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.

A tecnologia global, que estreou no Brasil com o Fox 2016, permite que a tela do celular seja “espelhada” na tela central dos sistemas de infotainment “Composition Media” e “Discover Media”. 


Ou seja, a tela do veículo repete o que está sendo exibido na tela do celular e é possível comandar o sistema de infotaiment pelo celular ou comandar o celular pelo sistema de infotainment. Trata-se do sistema de “espelhamento” mais avançado disponível no mundo que passa a ser oferecido nos veículos comercializados no Brasil.

Além disso, o SpaceFox 2016 marca a estréia da versão Trendline, de entrada, com foco na relação custo-benefício. Outra novidade é a direção com assistência elétrica, de série em todas as configurações, que além de garantir excelente dirigibilidade e conforto, ajuda a economizar combustível.

Quatro configurações
A nova versão Trendline para o SpaceFox 2016 é equipada de série com itens muito valorizados pelo cliente, como ar-condicionado, direção elétrica, rodas de aço aro 15” com pneus 195/55 R15, volante com regulagem de altura e distância, seis alto-falantes, três apoios de cabeça no banco traseiro, assento traseiro corrediço, entre outros.

Disponível com o motor 1.6 de até 104 cv (etanol) – que pode ser associado à transmissão manual de cinco marchas ou à transmissão I-Motion, de funcionamento automático – a configuração Trendline passa a incorporar de série o novo volante global (semelhante ao do Novo Golf), com design moderno e acabamento sofisticado.

Há dois opcionais para o SpaceFox Trendline: o Módulo Interativo II, que acrescenta ao modelo sistema de som, volante multifuncional e computador de bordo, e o Módulo Comfort Plus, que agrega alarme “keyless”, abertura elétrica da tampa do porta-malas por controle remoto, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (“Park Pilot”), entre outros.

Já na versão intermediária Comfortline, oferecida com os mesmos conjuntos mecânicos da Trendline, traz todo o conteúdo da configuração de entrada mais faróis de neblina, luzes de seta incorporadas aos retrovisores, frisos laterais na cor do veículo, travamento elétrico das portas, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, espelhos retrovisores com ajuste elétrico, sistema de som RCD320 (Rádio CD-player com MP3, bluetooth, entradas para USB/ SD-card/ AUX-IN) e computador de bordo (I-System), entre outros.

O SpaceFox Comfortline 2016 oferece ainda a possibilidade de ser equipado com teto solar elétrico, revestimento dos bancos em native e sistema “Park Pilot”.


Há, também, o módulo Interativo I, que traz rodas de liga leve de 15” e volante multifuncional (que traz hastes para trocas de marcha sempre que o modelo for equipado com a transmissão I-Motion) e o Módulo Técnológico II, com sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis com função “Coming & Leaving Home”, controlador automático de velocidade de cruzeiro (“piloto automático”) e luz de conversão estática (cornering light).


O SpaceFox 2016 na configuração Highline e o Space Cross 2016 são equipados com o novo motor 1.6 MSI de até 120 cv (etanol), que pode contar com o câmbio manual de seis marchas ou com a transmissão I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha de forma automática ainda mais suaves e precisas.

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e maior performance. Este motor possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. 


Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o motor conta com duplo comando de válvulas integrado à tampa, com comando de admissão variável. 

Outra solução inovadora adotada no motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. O coletor de escape forma uma peça única com o cabeçote.


Sistemas globais de Infotainment
A partir da versão Highline o SpaceFox 2016 pode ser equipado com o novo sistema de infotainment “Composition Media”. 

Esta central multimídia possibilita maior interatividade e entretenimento, além de um visual mais moderno e tecnológico. 

Outro destaque é a facilidade de uso, possibilitando uma condução mais segura e confortável.

Como novidade esse novo sistema traz a interatividade com smartfones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne os sistemas “MirrorLink”, “Carplay” (compatível com aparelhos com sistema Apple) e também com o sistema “Android Auto” (estando portanto já preparado para futuros lançamentos de smartfones da Google). 


Este sistema proporciona a reprodução e operação da tela do telefone celular, diretamente na tela do infotainment, como se fosse um espelho e sem comprometer a segurança na condução do veículo.

O sistema de infotainment “Composition Media” oferece uma central multimídia com rádio que se destaca pela sua tela de 6,3” sensível ao toque, colorida, de alta resolução e com conectividade avançada com os smartfones através do “App-Connect”.

Já o novo sistema de infotainment “Discover Media” está disponível a partir da versão Comfortline e traz adicionalmente ao Composition Media o recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas diretamente pelo cliente durante toda a vida do veículo.

Outro destaque é que o sistema de infotainment “Discover Media” contará em breve com a tecnologia WLAN (Wireless Local Area Network, que em Português significa “Rede Local Sem Fios”). É uma rede local que usa ondas de rádio para transmissão de dados e para conexão à internet, sem necessidade de usar cabos para conectar dispositivos.

Uma das tecnologias usadas pela WLAN é o padrão de transmissão wi-fi (wireless fidelity), que permite a ligação de um modem, por exemplo. Basta conectar o dispositivo na entrada USB: o sistema de infotainment propaga pela área da cabine o sinal do wi-fi.

Segurança superior

O Novo SpaceFox 2016 e o Novo Space Cross 2016 contam com a maior gama de itens de alta tecnologia de suas respectivas categorias. Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Antriebsschlupfregelung (ASR), M-ABS, Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS - Elektronische Differenzialsperre, Hill Hold Control (HHC) ou controle de assistência de partida em rampa, Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem (HBA), freios ABS com função off-road (Space Cross) são alguns exemplos de recursos oferecidos nos modelos Volkswagen.

Conexões múltiplas
Além do botão à direita do sistema de infotainment e da barra de frequências que aparece na parte inferior da tela e os botões do volante, os sistemas oferecem a possibilidade de operar o rádio por meio de comandos de voz. Também é possível associar imagens salvas em um SD-Card ou pen drive, por exemplo, aos logotipos de emissoras.

Tanto o “Composition Media” como o “Discover Media” oferecem telas com sensor de aproximação: assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela, o sistema automaticamente apresenta comandos e funcionalidades na tela, aproveitando ao máximo o espaço da tela.

No modo display o sistema de infotainment mostra apenas o essencial. No modo operacional, novos elementos aparecem, podendo ativar funções através de toques que são destacados para simplificar a utilização intuitiva. As telas também têm uma função que permite que as listagens sejam roladas ou que as capas dos CDs na biblioteca de mídia sejam selecionadas rapidamente.

As centrais contam ainda com leitor de CD, entrada para SD-Card (no “Discover Media” são duas), Aux in e porta USB. Estas duas ficam posicionadas à frente do câmbio, na parte inferior do console central, uma região de fácil acesso que permite abrigar com segurança aparelhos de celular no porta-copos, por exemplo. 

A(s) entrada(s) para o SD-Card fica(m) na(s) lateral(ais) da área frontal dos sistemas de infotainment. Tudo ao alcance do motorista, melhorando ainda mais a funcionalidade e a ergonomia do SpaceFox, considerado referência nesses quesitos em sua categoria.

É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio. Ambas centrais de infotainment permitem a leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, que é enviada em formato SMS.

Os novos sistemas de infotainment já estão habilitados para operar os mais modernos sistemas de espelhamento: Apple CarPlay, MirrorLink e Android Auto. Vale lembrar que no modelo Volkswagen só podem ser “espelhados” aplicativos certificados por cada um dos sistemas e que algumas funções estão disponíveis para determinados modelos de aparelhos celular.

App Connect
Um único sistema para quase todos os smartfones. A Volkswagen apresentou o MirrorLink pela primeira vez – espelhando o smartphone na tela do veículo – no lançamento do Polo na Europa em 2014. O MirrorLink foi desenvolvido por um consórcio industrial de fabricantes de automóveis e smartfones (Samsung, HTC, Sony e LG).

Apenas um ano depois, Volkswagen está expandindo a gama de plataformas de smartfones, acrescentando sistemas da Apple (CarPlay) e Google (Android Auto). Da mesma forma que o MirrorLink, eles são usados para exibir e operar aplicativos de smartfones utilizando as telas dos sistemas de informação e entretenimento. Mais do que isso: a Volkswagen reuniu os sistemas CarPlay, Android Auto e MirrorLink dentro do conceito App-Connect.

MirrorLink
Essa tecnologia possibilita mostrar conteúdos e operar funções do telefone celular por meio da tela do sistema de infotainment. Para evitar distrair o motorista, aplicativos desenvolvidos especialmente podem ser utilizados com o carro em movimento.

A operação é intuitiva: o usuário simplesmente conecta o smartphone ao carro e passa a usar o aplicativo por meio da tela do sistema de infotainment. O MirrorLink utiliza um padrão desenvolvido pelo Car Connectivity Consortium (CCC). Segundo esse padrão, os aplicativos do telefone são “espelhados” na tela da central multimídia do carro e sua operação é feita por meio do sistema de infotainment sem comprometer a segurança na condução do veículo.

Como os aplicativos de smartphone s estão sempre atualizados, o MirrorLink nunca se torna obsoleto. Entre os aplicativos disponíveis estão My Guide, Shared Audio, Glympse, Aupeo!, miRoamer, Parkopedia e Sygic – aplicativo de navegação offline, que permite baixar os mapas localmente e utilizar a navegação mesmo sem sinal GSM.

Google Android Auto
O Android Auto foi desenvolvido pelo Google para smartfones que utilizam a plataforma Android. Exatamente como no MirrorLink e no CarPlay, aplicativos selecionados desses telefones são mostrados na tela do sistema de infotainment do carro.

Assim como nos demais sistemas, uma conexão USB serve de interface. Os aplicativos que podem ser incorporados por meio do Android Auto incluem Google Maps, Google Play Music, WhatsApp e Spotify. Também estão planejados: SoundCloud, Text Me!, textPlus, Sticher Radio, Pandora® internet radio, iHeartRadio, TuneIn Radio, Pocket Casts, Joyride Podcast e Umano.

Muitos aplicativos do Android Auto podem ser utilizados tanto por meio da central multimídia do veículo como pelo controle de voz Google Voice, que poderá ser ativado por um botão no volante multifuncional do SpaceFox.

Apple CarPlay
O Apple CarPlay é a tecnologia de espelhamento desenvolvida pela Apple e incorpora o controle por voz da Siri e também funciona com os controles do carro, como botões ou tela sensível ao toque. Assim como os demais sistemas, o Apple CarPlay foi desenvolvido para ser usado no trânsito, permitindo utilizar alguns recursos do telefone enquanto estiver dirigindo, sem que o motorista precise tirar as mãos do volante ou mesmo desviar os olhos do trânsito.

Com o telefone conectado na entrada USB, a interface pode ser feita por meio de comandos de voz, com a ajuda da tecnologia da Siri. É possível realizar chamadas telefônicas, retorne ligações e escutar mensagens de voz por meio dos alto-falantes do veículo. O sistema também é capaz de ler, enviar e responder mensagens de texto.

O Apple CarPlay permite ouvir toda a coleção de músicas e podcasts armazenados no telefone, controle de mensagens, controle do telefone e alguns outros aplicativos a serem disponibilizados pela Apple como por exemplo o Spotify, Podcasts, Stitcher, Overcast e Umano.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

CONCESSIONÁRIA VOLVO AB GOTAND FECHA LOJA DE BOTAFOGO, NO RIO DE JANEIRO

A concessionária Gotland, representante da Volvo no Rio de Janeiro anunciou, ontem, o fechamento da sua loja na Rua Mena Barreto, em Botafogo, no Rio de Janeiro, que funcioanava apenas como show room.

A empresa continua atendendo seus clientes nas lojas da Barra, na Avenida Ministro Ivan Lins, 240 e na Avenida Érico Veríssimo, 858.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

AUDI A6 CHEGA AO BRASIL EM NOVA SÉRIE. NAS VERSÕES SEDAN, ALLROAD E RS 6 AVANT, UM DOS CARROS DE MAIOR SUYCESWSO EMK TODO O MUNDO ENTRE OS AUTOMÓVEIS DO SWEGMENTO PREMIUM DE GRANDE PORTE. O MOTOR 3.0 TSFI DESENVOLVE 333 CV E TORQUE DE 440 Nm


A Audi traz para o Brasil o novo A6 nas versões Sedan, Allroad e RS 6 Avant, um dos carros de maior sucesso em todo o mundo no segmento dos automóveis premium de grande porte.

O modelo passou por uma extensa reformulação e apresenta, além de novos detalhes no design, mudanças tecnológicas que irão proporcionar maior desempenho e conforto para motorista e passageiros.

O novo A6 é oferecido no Brasil em duas versões: Ambiente 2.0 TSFI e Ambition 3.0 TFSI, ambas com transmissão S tronic de dupla embreagem com sete velocidades. 

A versão topo de linha tem motor V6 de 330 cv e tração integral quattro sob demanda. Com propulsor 2.0 TFSI, o modelo tem preço sugerido de R$ 260.190; já com o 3.0 TFSI, custa R$ 335.190. 

Os pacotes de equipamento são completos e o único opcional oferecido é a pintura metálica ou perolizada, por R$ 2.000.


O A6 é um sedã executivo voltado a compradores que, mais do que o status proporcionado por esse tipo de veículo, objetivam o máximo conforto e prazer para quem dirige. 

A avançada construção com peso reduzido, elevada rigidez de carroceria e suspensão e freios eficientes, unidos ao conjunto motor-câmbio, proporcionam aos compradores do Audi A6 uma extraordinária experiência de condução, tanto no uso diário como em viagens e situações de alta solicitação dinâmica.

Carroceria
O novo A6 é um carro imponente, com 4.933 milímetros de comprimento. A distância entre-eixos é de 2.912 milímetros, a largura, de 1.874 milímetros, e a altura total, 1.455 milímetros.

A carroceria do sedã contém cerca de 20% de alumínio, material também usado na estrutura transversal do compartimento do motor e nos elementos transversais atrás dos para-choques dianteiro e traseiro. 

Os suportes da estrutura dianteira são de alumínio fundido. Em comparação com componentes de chapa de aço soldadas, as mudanças correspondem a uma redução no peso de mais de dez quilos. 

O subchassi integral atrás do painel de instrumentos, a plataforma sob o vidro traseiro, a estrutura transversal do porta-malas, os para-lamas dianteiros, portas, capô e tampa do porta-malas são todos feitos de chapa de alumínio.


O conceito de construção leve permitiu uma redução de peso de aproximadamente 15% se comparada à fabricação convencional, totalmente de aço. 

Para chegar a esse resultado, a carroceria do novo Audi A6 também incorpora diversas peças de aço moldado a quente, que combinam extrema resistência e baixo peso. 

Elas são usadas na transição da parte dianteira do carro para a célula de passageiros, nas colunas A (dianteiras) e no arco do teto, no túnel central, soleiras laterais e colunas B (centrais), na transição entre as soleiras laterais e a seção posterior do carro e no painel do assoalho. 

Em vários pontos, a Audi utiliza painéis com espessura variável na mesma peça.

Além da economia no peso, há outras vantagens resultantes da fabricação de carrocerias com qualidade diferenciada: os altos índices de resistência à torção, criando uma base que leva a uma condução altamente precisa e silêncio no interior da cabine. 

Elementos hidráulicos reduzem as vibrações das suspensões, subchassi traseiro e motor. Vidros acústicos nas áreas frontal e laterais da célula de ocupantes é equipamento de série e as portas têm três faixas de isolamento.


O novo Audi A6 também impressiona pela aerodinâmica, com coeficiente de arrasto (Cx) de 0,26. 

A parte inferior revestida conduz o ar de forma controlada e, no interior do compartimento do motor, o ar também flui com um mínimo de perda de eficiência aerodinâmica. 

Numerosos detalhes, tais como o formato dos espelhos externos, proporcionam um excelente comportamento aeroacústico. 

A carroceria também tem alto desempenho no que diz respeito à segurança passiva, tanto no caso de colisões com outros veículos quanto à proteção aos pedestres em caso de atropelamentos. 

Na cabine, o sistema adaptativo de retenção da Audi oferece alta proteção aos ocupantes.

Design externo
Elegante, potente e esportivamente avançado, o A6 é envolto por formas impactantes. 

As proporções são equilibradas; linhas precisas emolduram superfícies tensas e a baixa linha do teto se inclina rapidamente na direção da traseira. 

A linha de ombros dá à carroceria um aspecto robusto e as saias laterais redesenhadas, com contornos mais fortes, tendem ligeiramente para o alto, trazendo mais dinamismo. 

As caixas de rodas grandes e bem definidas reforçam o aspecto muscular do carro; os frisos sobre as janelas laterais agora são pretos com alto brilho. Rodas também ganharam novo desenho.

Na dianteira, a moldura da grade dianteira ficou mais larga, com os seis cantos mais evidentes e acabamento cromado que a tornou mais elegante. 

O para-choque dianteiro também foi remodelado. As tomadas de ar laterais passam a ser interconectadas e emolduradas por um elemento cromado. 

Fendas laterais estruturam seu interior e bordas pronunciadas destacam a parte superior.

Os faróis também apresentam um design mais avançado. Na versão Ambition 2.0 TFSI, eles são de xenônio, enquanto nas opções com motor 3.0 TFSI, utilizam tecnologia LED, que oferecem maior eficiência na iluminação, maior vida útil e menor custo de manutenção.

Na traseira esculturada, as novas lanternas, agora com luzes de LEDs – na versão de topo com indicação de direção dinâmica –, são mais estreitas e a borda da tampa do porta-malas traz um friso de alumínio. 

O inserto do difusor acomoda as novas ponteiras do escapamento, cujo formato trapezoidal reforça a largura aparente do carro. 

Os indicadores direcionais dinâmicos são de série na versão que utiliza os faróis de LEDs. O logo quattro também foi renovado e agora traz fundo preto com letras prateadas.

Motores: o 2.0 TFSI


O motor 2.0 TFSI tem 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. 

A unidade de dois litros, de baixo peso, com 1.984 cm³, acelera o novo A6 Sedan com tração dianteira de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e o leva a uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h.

Entre os itens exclusivos desse motor se destaca o sistema de dupla injeção – direta no interior das câmaras de combustão e multiponto no coletor de admissão. 

Dependendo da solicitação, os dois sistemas podem trabalhar juntos ou separadamente, proporcionando o máximo desempenho com reduzidos índices de consumo e emissões. 

O coletor de escapamento é integrado ao cabeçote e o motor traz ainda o exclusivo sistema de acionamento das válvulas de exaustão Audi Valvelift System (AVS).

Importantes mudanças: o 3.0 TFSI


O motor 3.0 TFSI recebeu importantes alterações e agora desenvolve 333 cv e tem torque de 440 Nm entre 2.900 e 5.300 rpm. 

O V6 de 2.995 cm³ utiliza um compressor mecânico posicionado no interior do V entre as duas bancadas de cilindros para comprimir o ar na admissão. 

Uma nova embreagem eletromagnética desativa o compressor em situações de baixa e média solicitação e rotação do motor. 

Dupla injeção, comandos de válvulas de admissão e escapamento reguláveis e várias providências para reduzir o atrito interno são uma demonstração da tecnologia de eficiência da Audi.

O câmbio S tronic de sete marchas é equipamento de série com os dois motores. Suas duas embreagens multidiscos operam duas subtransmissões independentes, similares em sua concepção a transmissões manuais. 

Elas atuam todo o tempo, mas apenas uma é conectada ao motor de cada vez. As marchas são trocadas pela intercalação das embreagens. 

Essa operação leva apenas alguns centésimos de segundo e a troca acontece sem interrupção perceptível da força propulsora. 

No modo "efficiency" (eficiência) do sistema Audi Drive Select, que permite ainda escolher entre outros modos de condução como comfort (conforto), auto (automático), dynamic (dinâmico) e individual (no qual o motorista ajusta características de motor, transmissão, direção, entre outros sistemas, conforme sua preferência), a caixa S tronic ativa a função "roda livre" assim que o motorista tira o pé do acelerador, deixando o carro rolar sem interferência do motor.


Chassi
Com seu chassi sofisticado, o novo A6 combina seu elevado talento atlético a um nível de conforto verdadeiramente luxuoso, possibilitando tanto uma tocada dinâmica como a mais comportada rodagem em viagens. 

O eixo dianteiro traz cinco braços por roda, que podem administrar separadamente as forças longitudinais e transversais.

Um subchassi integral feito de aço de alta resistência é a espinha dorsal da suspensão, que tem bitola de 1.627 milímetros na dianteira.

A Audi utiliza no eixo traseiro uma construção com braços trapezoidais com bitola controlada, cuja largura total é de 1.618 milímetros. 

Os braços também são feitos de alumínio. Duas juntas com amortecimento hidráulico unem a subestrutura de aço à carroceria. 

Como ocorre no eixo dianteiro, os cubos de rodas e juntas pivotais são feitos de alumínio e as barras estabilizadoras são ocas. 

A eficiente direção eletromecânica tem uma redução de 16,1:1. A assistência depende da velocidade momentânea do carro.

O sistema Audi Drive Select é equipamento de série no novo A6. 

Ele permite ao motorista alterar as configurações de motor, transmissão automática, direção e outros sistemas por meio dos modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual.

Dessa forma, o condutor pode ajustar as características desses sistemas por meio de um botão no console central a qualquer momento, adaptando-as às suas preferências pessoais. 

O carro então altera suas propriedades para uma condução intensamente esportiva, mais voltada para a economia de combustível ou para o conforto extremo, por exemplo.

O A6 Ambiente tem rodas de 18 polegadas e as do Ambition têm 19 polegadas de diâmetro. 

Os pneus foram otimizados quanto à resistência à rolagem sem comprometer seu desempenho.

Construção leve: novos freios para motores mais potentes
Em todas as versões, os freios dianteiros têm discos ventilados internamente e garantem ampla potência de frenagem. 

As duas versões são equipadas na dianteira com pinças fixas de alumínio que são três quilos mais leves que as de conjuntos anteriores. 

O freio de estacionamento eletromecânico está integrado aos freios traseiros e traz a função Auto Hold, que impede o deslocamento acidental do veículo em paradas, permitindo que o motorista retire o pé do pedal de freio sem que as rodas sejam liberadas. O sistema solta o freio assim que o acelerador é pressionado.

O sistema de controle de estabilidade (ESC) também traz várias melhorias. A ativação do modo "sport" reduz significativamente a intervenção no motor e, de certa forma, minimiza a intervenção dos freios. 

O vetoreamento de torque – uma sub-função do ESC – melhora a dirigibilidade em curvas rápidas freando ligeiramente a roda interna dianteira que está submetida a uma carga reduzida. 

Desta forma, o carro tende naturalmente a seguir a trajetória desejada pelo condutor.

As duas opções trazem ainda o sistema de partida sem chave Keyless Go, que também trava e destrava as portas por meio de um sensor presencial sem precisar que o motorista tire a chave do bolso.

O sedã 3.0 TFSI Ambition conta com sistema de controle da velocidade de cruzeiro adaptativo (piloto automático), que mantém distância constante do veículo que trafega à frente graças a um radar que ajusta a velocidade. 

Ambos os dados são programados pelo motorista no sistema, diminuindo o risco de acidentes.

Interior


O interior do novo Audi A6 oferece amplo espaço, graças à grande distância entre-eixos, de 2.912 milímetros. 

Portas largas e altas proporcionam acesso confortável para todos os ocupantes. Retentores de ação contínua mantêm a posição das portas quando abertas. 

Mesmo para passageiros com altura elevada, o compartimento traseiro é confortável. As duas versões contam com teto solar com acionamento elétrico.

Os controles dos novos A6 são claros e simples de utilizar e os instrumentos têm fácil leitura. 

O sistema de informações ao motorista, entre o velocímetro e o conta-giros, conta com uma tela colorida de sete polegadas e concentra todas as informações e regulagens mais importantes em um único lugar. 

Entre as funções está o programa de eficiência, que traz sugestões para uma condução mais econômica.

A versão Ambition 3.0 TFSI conta com head-up display, dispositivo que projeta informações no para-brisa como dados de navegação, velocidade, controle de cruzeiro adaptativo e mensagens de advertência, no nível dos olhos do motorista, evitando que seja necessário desviar a atenção do caminho. 


As duas versões trazem câmera de ré e sensores de estacionamento de série. O sistema de informações ao motorista é operado pelo volante esportivo multifuncional.

O segundo nível de controle é através da unidade do Audi Multi Media Interface Navigation Plus, no console do túnel central, que traz mapas em 3D, disco rígido de 20 Gigabytes para o armazenamento de músicas nos formatos WMA e MP3, Bluetooth, comandos por voz e entrada USB. 

O monitor do MMI emerge automaticamente do painel de instrumentos quando o dispositivo é ligado. 

Um dos pontos altos do novo A6 é o sistema altamente eficiente de ar-condicionado, com duas zonas independentes de temperatura.

As elegantes e suaves linhas esportivas do exterior foram trazidas também para a parte interna. 

O grande inserto envolvente corre em um arco sob o para-brisa e termina nas portas dianteiras. 

O painel rebaixado e aparentemente flutuante completa o conceito com uma elegante elevação. 

O console central largo e assimétrico reforça a orientação dos instrumentos para o motorista. 

Equipamentos como teto solar elétrico, espelhos retrovisores externos elétricos, rebatíveis, antiofuscantes e com ajuste de memória, bancos dianteiros elétricos (com memória para o assento do motorista) e seis airbags são de série nas duas versões.

Acabamento


Os materiais internos foram selecionados e manufaturados com o maior cuidado possível. 

Elementos como as entradas de ar ou os botões da unidade de controle MMI brilham sob um fino acabamento com aparência de alumínio. 

A alavanca seletora e o logotipo quattro na tampa do porta-luvas também foram redesenhados. 

O pacote de iluminação e o sistema de luzes ambiente com seus LEDs e guias luminosas acentuam o interior na escuridão.

Os designers também reorganizaram as cores e materiais usados na cabine como parte da renovação do modelo, que traz novos detalhes cromados e manopla do câmbio. 

O espectro de cores internas é diversificado. A paleta foi completamente revisada e agora contém quatro cores de série – preto, bege, marrom ou cinza. 

Na versão Ambition, os bancos são revestidos de couro Milano e na Ambiente, de couro sintético.

Grandes insertos nas portas, no painel de instrumentos e no console central imprimem suas marcas no design interno de todos os modelos da família A6. Bastante espaçoso, o porta-malas oferece 530 litros de capacidade.

A lista de cores externas contém as tonalidades Branco Ibis, Preto Brilhante, Prata Florete, Branco Geleira, Azul Aviador, Preto Aviador, Cinza Oolong, Preto Mito, Cinza Dakota, Cinza Tornado e Azul Luar.

Informação e entretenimento
O novo Audi A6 traz de série em todas as versões o rádio MMI Plus com controle por voz e sistema de navegação, além dos sistemas Audi Connect e conexão via Bluetooth para smartphones. 

A versão Ambiente oferece ainda o eficiente Audi Sound System, enquanto a Ambition, que também dispõe de DVD player, conta com sistema de som Bose, um dos mais perfeitos do mundo, com 14 alto-falantes, speaker central e subwoofer, totalizando 472 watts de potência.

Outro destaque é o MMI touch, que permite ao motorista escrever letras ou números na tela com o dedo para dar entrada ao destino desejado no navegador ou para encontrar um número de telefone, por exemplo. 

O sistema fornece um feedback acústico a cada caractere inserido para que o motorista não precise tirar os olhos do caminho. 

É preciso apenas entrar com algumas letras para que um destino completo seja sugerido, de forma semelhante ao que ocorre em uma busca no Google.

Paralelamente, o sistema MMI Navigation Plus também pode ser controlado de forma tradicional por meio do terminal MMI e do volante multifuncional. 

Além disso, também é possível usar o controle por voz para inserir endereços e números de telefone. 

Além do mapa mostrado no monitor, uma segunda versão é apresentada no campo de visão direto do motorista no display colorido de sete polegadas colocado entre o velocímetro e o conta-giros.

BMW X3 JÁ ESTÁ SENDO PRODUZIDO NA FÁBRICA CATARINENSE DA MARCA, EM ARAQUARI, NAS VERSÕES xDRIVE 20i, QUE CUSTA R$ 211.450,00, xDRIVE20i X LINE, POR R$ 229.450,00, E xDRIVE 35i M SPORT, O TOP DE LINHA QUE É VENDIDO POR R$ 290.450,00. A MONTADORA TEM PLANOS DE FINANCIAMENTO ESPECIAIS, QUE PREVÊ A GARANTIA DE RECOMPRA PELO CONCESSIONÁRIO



O versátil SAV (Sport Activity Vehicle) BMW X3 agora é brasileiro: a partir de agosto ele passou a ser produzido na fábrica do BMW Group Brasil, em Araquari (SC), nas versões BMW X3 xDrive20i, X3 xDrive20i X Line e X3 xDrive35i M Sport, ano modelo 2015/2016.

O ingresso do BMW X3 na linha de produção catarinense neste mês segue o cronograma proposto pelo BMW Group Brasil à época do anúncio de construção da fábrica nacional. 


Este é o quarto modelo a ser produzido na fábrica, onde já são feitos BMW Série 3, BMW X1 e BMW Série 1. 

Até o fim deste ano, o MINI Countryman também ingressará na lista de produção nacional.

“O início da produção do BMW X3 em nossa fábrica é mais um importante marco de nossa trajetória no Brasil. Em menos de um ano após o início das atividades em nossa unidade já contamos com quatro modelos em linha. Estamos cada vez mais preparados para atender às necessidades dos exigentes consumidores do País”, comenta Gerald Degen, vice-presidente sênior responsável pela fábrica Araquari.



Robustez e elegância

A linha BMW X3 alia desempenho, força e estilo na medida exata. 

O modelo atende às demandas do consumidor brasileiro com robustez e elegância. 

O BMW X3 oferece amplo espaço interno, ideal para enfrentar desafios do cotidiano. Além disso, possui o maior porta-malas da categoria, de 550 a 1.600 litros. 

Seu generoso espaço interno proporciona o máximo de conforto a todos os ocupantes, tanto no uso urbano como em longas viagens.

Os modelos brasileiros estão equipados com o que há de mais avançado em conectividade na marca. 

As versões xDrive20i e xDrive20i X Line produzidas localmente passam a trazer informação de trânsito em tempo real, que faz parte do sistema BMW ConnectedDrive, pacote de tecnologia e aplicativos que conecta o motorista e seu veículo ao mundo por meio de um SIMCARD. 

O BMW ConnectedDrive também disponibiliza ao consumidor serviços exclusivos como a chamada de emergência inteligente em caso de acidente e o serviço de concierge, que auxilia o motorista em diversas tarefas do cotidiano, como busca por restaurantes e pontos de interesse diversos.

A versão de entrada, X3 xDrive20i, tem motor 2.0 litros de 4 cilindros a gasolina, com 184 hp de potência e 270 Nm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. 

O modelo traz ainda tração integral e transmissão automática de oito marchas. 

A lista de equipamentos inclui, além do sistema de navegação com ConnectedDrive, ar-condicionado automático digital, rodas de liga leve Double Spoke aro 18, dentre outros itens.

Na mesma motorização, a versão xDrive20i X Line produzida em Araquari ganha ampla lista de itens que englobam design, a exemplo de rodas de liga leve Y Spoke aro 18 e elementos do design X-Line, além de funcionalidades como teto solar; sistema de navegação profissional com tela de 8,8”; DVD e HD de 20GB; câmera de ré; sistema de abertura e fechamento elétrico do porta-malas; som HiFi; e espelhos externos rebatíveis e com função anti-ofuscante.

A versão top de linha, xDrive35i M Sport, é o primeiro modelo de 6 cilindros produzido localmente pela BMW. 

Seu motor 3.5 litros a gasolina entrega 306 hp, torque de 400 Nm e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos. 

Agora brasileiro, o modelo traz o sofisticado BMW Head-Up Display, que projeta no campo de visão do motorista todas as informações necessárias para o condutor não desviar o foco da estrada. 

Em termos de design, o modelo exibe o pacote M Sport, com rodas M aro 19, volante esportivo e pacote aerodinâmico, dentre outros itens de esportividade. 

O produto integra, ainda, o sistema Comfort Access, direção sport variável, assistente de farol alto e som com assinatura Harman Kardon, entro outros equipamentos.

Os veículos produzidos em solo nacional chegam à rede de concessionárias BMW a partir do mês de agosto por R$ 211.450,00 (X3 xDrive20i), R$ 229.450,00 (xDrive20i X Line) e R$ 290.450,00 (xDrive35i M Sport).

O BMW X3 pode ser adquirido por meio de planos especiais oferecidos pela BMW Serviços Financeiros, como o Sign & Go. 

Neste plano, o cliente dá uma entrada entre 0% e 49%, 24 parcelas mensais reduzidas mais parcela final de 50% do valor do veículo com a garantia de recompra pelo concessionário ao término deste período. 

O modelo poderá ainda ser utilizado como entrada para um novo financiamento, propiciando a troca do BMW a cada dois anos. 

Os concessionários autorizados BMW podem ser acionados pelos clientes para detalhar o plano de financiamento Sign & Go.

A fábrica do BMW Group, em Araquari
Com uma área total de 1,5 milhão de metros quadrados, dos quais 500 mil metros quadrados de área pavimentada, essa fábrica do BMW Group é a 30ª unidade fabril da empresa no mundo, em 14 países. 

Com investimento de mais de R$ 600 milhões, a unidade em Araquari tem capacidade para produzir até 32 mil carros por ano.


Para mais informações sobre a BMW do Brasil acesse: 

MERCADOLIVRE CLASSIFICADOS - FEIRÃO DE VEÍCULOS ON LINE COM MAIS DE 5.000 OFERTAS A PREÇOS ABAIXO DAS TABELAS DE MERCADO. APROVEITE ATÉ O DIA 21 DE AGOSTO

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São Paulo, 11 de agosto de 2015 - O MercadoLivre Classificados - área exclusiva onde pessoas e empresas podem anunciar veículos, imóveis e serviços, e líder na categoria de veículos (comScore Media Metrix) – anuncia o Feirão de Veículos com promoções de todo o Brasil, entre os dias 10 e 21 de agosto. 

Serão mais de 5.000 ofertas de carros, motos e náutica, seminovos e usados, realizadas por lojistas e concessionárias anunciantes do site.

As ofertas estarão reunidas em uma página especial do site MercadoLivre http://ofertas.mercadolivre.com.br/feirao.

“Após optar pelos modelos para comprar, o consumidor deverá finalizar a negociação pessoalmente, conferindo o carro na loja e realizando o pagamento no local”, lembra Caio Ribeiro, diretor de MercadoLivre Classificados. 

Abaixo dicas para antes de efetuar a compra/pagamento:- Pedir laudo técnico – análise das partes mecânicas, carroceria e documentação;

- Visita à loja - conheça o vendedor e confira se o veículo é realmente o que busca e deseja;

- Verificar RENAVAM – existência de multas, restrições ou outros débitos;

- Efetuar o pagamento contra a entrega da documentação transferida e reconhecida em cartório.

Agenda: Feirão MercadoLivre Classificados
Data: 10 e 21 de agosto

Local: http://ofertas.mercadolivre.com.br/feirao

Regiões: abrangência nacional

Sobre MercadoLivre Classificados
É uma área exclusiva onde pessoas e empresas podem anunciar online veículos, imóveis e serviços dentro da plataforma MercadoLivre. 

Atualmente, a plataforma conta com mais de 500.000 anúncios de veículos, imóveis e serviços no ar.

O site MercadoLivre.com contabiliza 132 milhões de usuários cadastrados e oferece um mercado online para a negociação de uma ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente. 

É o 10º site de e-commerce mais acessado do mundo, segundo métricas da comScore. Através de suas seis áreas de negócios – MercadoLivre.com, MercadoLivre Classificados, MercadoPago, MercadoShops, MercadoLivre Publicidade e MercadoEnvios, oferece soluções para que indivíduos e empresas possam comprar, vender, anunciar, pagar e gerenciar envios pela internet. 

A companhia está listada na Nasdaq (NASDAQ:MELI), desde sua oferta pública inicial, em 2007.

MITSUBISHI DÁ CURSO DE PRÁTICAS DE CONDUÇÃO DE VEÍCULOS 4 X 4 NO AUTÓDROMO VELO CITTÀ, EM MOGI DAS CRUZES, O MITSUBISHI 4 X E EXPERIENCE ACONTECERÁ NOS DIAS 21 E 23 DE AGOSTO, NUMA PISTA CRIADA ESPECIALMENTE PARA INSTRUÇÕES E TEST-DRIVES. NO LOCAL PODEM SER ALUGADOS CARROS PARA QUEM NÃO POSSUA UM DA MARCA


O Mitsubishi Drive Club, plataforma de eventos realizados no Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), ganha um novo programa para quem é apaixonado por off-road: o Mitsubishi 4x4 Experience. 

Neste curso exclusivo, o participante aprende a forma correta de conduzir o seu veículo com tração nas quatro rodas em terrenos acidentados, transpor vários tipos de obstáculos e também como guiar com segurança em pisos de baixa aderência.

"Usamos todo nosso know how em realizar cursos de direção e provas off-road para criar esse programa. Ele é destinado a quem tem pouca ou nenhuma experiência em conduzir seus veículos em situações que exijam o uso do 4x4", afirma Detlef Altwig, gerente de Projetos Especiais da Mitsubishi Motors.

Durante um dia inteiro no Mitsubishi Drive Club, que conta com sala de briefing, espaço para almoço e área específica para treinamento, o participante passa por um curso teórico, seguido por atividades práticas.


O instrutor do curso é Isac Pinto, que participa da organização do Mitsubishi Motorsports, o rali de regularidade mais tradicional do Brasil, há 12 anos. 

Junto com ele está uma equipe de seis instrutores com grande experiência em condução de veículos 4x4.

Pela manhã, são mostradas as funcionalidades da tração 4x4, um pouco da história dessa tecnologia, detalhes dos veículos e também um vídeo com técnicas de direção.


Após o almoço, os alunos, a bordo de seus próprios veículos Mitsubishi, colocam a teoria em prática, em um trajeto off-road com extensão de aproximadamente 2500 metros, composto por 17 obstáculos como rampas de inclinação lateral, atoleiro, piso com pedras, aclives, declives, erosões e vários outros.


Trata-se da mais nova pista "off-road" criada especialmente para instruções e "test-drives" anexa ao autódromo Velo Città. Cada volta no circuito dura no mínimo 20 minutos.

"Caso o participante não se sinta confortável com algum obstáculo, a pista conta com opções by-pass, por onde ele pode contornar o exercício e seguir para o próximo. Tudo isso com a instrução de uma equipe com vasta experiência no assunto", explica Detlef.

O participante faz o curso com seu próprio veículo Mitsubishi das linhas L200, Pajero ou ASX nas versões 4x4. 

Caso o aluno não possua um 4x4 da marca, há a possibilidade de locar um carro


Inscrições e informações:
Para mais informações e inscrições, acesse www.mitdriveclub.com.br ou entre em contato pelo e-mail: 4x4experience@mmcb.com.br

Próximas Turmas
21/8/2015
23/8/2015

Local
Pista 4x4 - Autódromo Velo Città - Mogi Guaçu (SP)
Rodovia SP 342, Km 187, S/n

Cronograma
8h - Abertura da secretaria, welcome coffee e visita ao Museu Mitsubishi
9h - Apresentação e início do curso teórico - Parte 1
10h45 - Coffee break
11h - Curso Teórico Parte 2
12h30 - Almoço
13h30 às 16h30 -Aulas práticas e encerramento
16h30 - Coffe, avaliação final e entrega de certificados
17h - Encerramento.

BMW MOTORRAD ABRE CAMPANHA COMERCIAL PARA CLIENTES QUE ADQUIRIREM MODELOS BMW R 1200 GS, F 800 GS, F 800 GS ADVENTURE, F 800 R OU G 650. A PROMOÇÃO VAI ATÉ DIA 15 (SÁBADO) E ISENTA DE PAGAMENTO DA 1ª PARCELA QUEM FINANCIE AS MÁQUINAS PELO PLANO BMW SELECT


A BMW Motorrad, em parceria com a BMW Serviços Financeiros, divisão de financiamentos e seguros do grupo, anuncia uma campanha comercial exclusiva para os clientes que adquirirem os modelos de motocicletas BMW R 1200 GS (pacote Premium), F 800 GS, F 800 GS Adventure, F 800 R (pacote Premium) ou G 650 GS em comemoração ao Dia dos Pais.

Durante todo o período – que vai até o dia 15 de agosto – os clientes que financiarem os modelos citados por meio do plano BMW Select com entrada mínima de 35% estarão isentos do pagamento da primeira parcela do financiamento.


“O BMW Select é um programa de financiamento diferenciado que contempla inúmeras vantagens para os consumidores e permite que o cliente possa ter uma motocicleta BMW zero quilômetro a cada dois anos. 

Esta condição especial torna ainda mais atrativa a aquisição de importantes modelos do line-up da BMW Motorrad e estou certo que isto trará bons resultados para nossas vendas”, comenta Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad do Brasil.

O plano BMW Select
Oferecido para toda a linha de motocicletas BMW Motorrad – com exceção dos modelos BMW S 1000 RR e BMW HP4 – o plano BMW Select tem como diferenciais uma entrada reduzida, parcelas atrativas e prazo de financiamento de 24 meses. 

Ao fim desse prazo, o cliente terá a garantia de recompra da sua motocicleta pelo concessionário autorizado, sendo possível adquirir uma nova BMW com as mesmas vantagens. 


Para mais informações, basta acessar o site:www.bmwselect.com.br.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

CORES DE CARROS SÃO TENDÊNCIAS DA MODA E DEPOIS DO MPRATA TER INUNDADO RUAS E ESTRADAS BRASILEIRAS, O BRANCO E O AZUL SÃO HOJE AS MAIS PROCURADAS E VISTAS CIRCULANDO POR AÍ. E VOCÊ, CARO LEITOR, PREZADA LEITORA, QUAL É A A SUA COR PREFERIDA PARA SEU CARRO?

  

MECÂNICA ONLINE®

10 / 08 / 2015


Onda azul nos lançamentos automotivos



Qual a sua cor de carro preferida? Se você respondeu branca, saiba que esta é a tonalidade escolhida pela maioria das pessoas do mundo na hora de comprar um veículo novo. 

Mas já observou que novas cores estão em evidência pela indústria automotiva em seus lançamentos? 


O azul, por exemplo, parece ser a nova cor da vez, pelo menos na hora dos fabricantes anunciarem seus novos produtos.

Os consumidores buscam, cada vez mais, produtos diferenciados e personalizados, a fim de expressar seus valores e preferências individuais.


Acostumado com o dia-a-dia de novidades no mercado brasileiro comecei a observar que as novidades estavam pintando sempre de azul: Novo Fox, Ford Focus, Audi TT e Q3, Subaru WRX e WRX STI, Nissan New March,... a lista será extensa, mas isso revela uma nova tendência de cores para nossas ruas.


Por enquanto, o branco é a cor mais popular do mundo entre os carros, com 29% da preferência. 

No Brasil, a tonalidade é usada por táxis em algumas cidades e, por isso, guarda certa rejeição — embora isso não interfira tanto. 


Inclusive, certa vez avaliando um New Fiesta Sedã pelas ruas do Recife, observei um pedestre acenando em minha direção, acreditando ser um táxi.

Vale ressaltar que, dentro da cor branca, os compradores preferem a cor sólida (19%) à perolizada (10%). 

Em segundo lugar aparece a elegante cor preta, com 19% de popularidade. O problema é que sujeiras e riscos na carroceria ficam mais evidentes em carrocerias pintadas nesta tonalidade.

O prata já foi a cor preferida dos motoristas, mas hoje ocupa apenas a terceira colocação, com 14% da preferência mundial. 


Pesa a seu favor a pouca desvalorização que agrega ao carro e a menor exposição a riscos e sujeiras.

Apesar de muitos a considerarem sem graça, o cinza é outra cor tradicional. Tanto é que aparece nas primeiras colocações, com 12% dos votos.


Fechando o "Top 5" das cores preferidas de carros está o vermelho, com 9% de incidência mundial, cor que costuma reforçar a esportividade do veículo e muito usada por montadoras em lançamentos.


Outra cor queridinha em comerciais e lançamentos é o azul, que aparece em sexto, com 6% da preferência global.

Desenvolvimento de novas cores
Em sintonia com essa tendência, a Volkswagen do Brasil tem ampliado a oferta de opções de cores para seus produtos. 

Em apenas cinco anos, o portfólio de cores da marca aumentou em 77%.

Para comparação, os lançamentos da linha Volkswagen 2010, quando chegaram ao mercado, contavam com um “menu” de 13 cores.


Na atual linha 2015, esse total foi ampliado para 23 opções de cores, entre sólidas, metálicas e perolizadas, estrategicamente disponíveis de acordo com a proposta de cada modelo.

A criação de novas cores é baseada em novas tendências do mercado, visando atender as necessidades e os desejos dos consumidores. 


Segundo o diretor de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga: “Para a Volkswagen do Brasil, o fundamental é que, além de tendência, a cor seja perene, durável e agradável por muitos anos. Portanto, nem toda tendência de moda se aplica. Pode-se dizer que o trabalho de pesquisa de tendências é intercalado com a análise de mercado e dos desejos e expectativas do consumidor nos mercados em que o veículo será ofertado”.


Quando o assunto é tendência, a supervisora de Color&Trim da empresa, Marilia Biill, conta que o verde, por exemplo, é uma forte tendência de moda, porém é de aceitação restrita no mercado brasileiro.


Já o azul se mantém muito forte, principalmente em tons mais escuros. “Isso mostra que a Volkswagen está no caminho certo.

Em 2014, a marca apostou nos azuis, com destaque para o ‘Azul Acqua’, exclusivo para o Novo Fox; o ‘Azul Cobalto’, exclusivo para o SpaceFox; e o ‘Azul Night’ e o ‘Prata Lunar’, oferecidos em quase toda a linha 2015”, disse.

A Volkswagen também busca sempre manter espaço para as cores duradouras, como os amarelos, laranjas e vermelhos, geralmente oferecidos em versões mais esportivas. 

Para o lançamento da Nova Saveiro Cross e Gol Rallye, por exemplo, a marca lançou o sólido “Laranja Canyon”, em substituição ao “Laranja Atacama”, que nasceu como cor de lançamento para o CrossFox 2011. 

E, graças à sua boa aceitação, estendeu a opção para outros produtos. Já para o Novo CrossFox, foi criado o exclusivo “Laranja Sahara”, com efeito metálico.


Os vermelhos mais escuros também fazem sucesso entre os clientes que gostam de cores vibrantes, mas em tons mais escuros e sofisticados, como é o caso do metálico “Vermelho Ópera”, oferecido em toda a linha Volkswagen 2015, e do “Vermelho Wine”, exclusivo para o Novo Space Cross.

Conheça o processo de criação das cores da marca - A equipe de Design de Acabamentos (Color&Trim) da Volkswagen do Brasil desenvolve as cores da carroceria e também das peças plásticas internas e externas do veículo.


O desenvolvimento e implementação de novas tonalidades acontece de forma multidisciplinar, com o envolvimento de diversas áreas da empresa como Design, Marketing, Engenharia, Compras, Finanças, Laboratório de Materiais, entre outras, e em conjunto com parceiros externos, como os fabricantes e fornecedores de tintas e pigmentos.

O processo de desenvolvimento de novas cores parte de uma pesquisa de tendências de moda, consumo, comportamento e mercado.


Com estes dados, os designers criam um “briefing” que orienta os fornecedores quanto às necessidades da Volkswagen para os novos produtos. 

Para chegar nessas ideias, a designer responsável por cores na Volkswagen do Brasil, Telma Blasquez, e mais dois coloristas fazem testes, estudos e misturas de cores na cabine de pintura criada especialmente para a área de Design realizar suas alquimias.

O próximo passo fica por conta dos fabricantes de tinta: apresentar propostas ao Design, que seleciona as amostras e solicita ajustes e correções de tonalidade, brilho e pigmentação, a fim de chegar a uma cartela de cores novas que atenda às necessidades de Design e futuramente às expectativas do consumidor.


Os departamentos de Engenharia e Laboratório de Materiais da Volkswagen do Brasil também orientam os fornecedores quanto às exigências técnicas relacionadas a emissões, durabilidade e demais especificações de qualidade das tintas, peças e pigmentos.

Com isso, algumas melhorias de desenvolvimento são necessárias para ajustar cada proposta de cor e assim novas amostras são submetidas a testes e avaliações até atenderem à aparência e aos requisitos técnicos necessários.

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Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

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