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sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

VEJA OS CARROS MAIS VENDIDOS EM 2015. OS QUE CAÍRAM OS QUE SUBIRAM NO RANKING DA PREFERÊNCIA DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS


Alta Roda 

Nº 871 — 15/1/16

Fernando Calmon



Vencedores e vencidos


Em um ano tão depressivo como 2015, com queda geral nas vendas de 26,6% (houve recuos mais expressivos de 41%, em 1981, 33%, em 1987 e 28%, em 1998), todos os 15 segmentos em que esta coluna divide o mercado sofreram bastante com exceção de um, os SUVs compactos. 

Enquanto os carros esporte e stations mergulharam 48% e 34%, respectivamente, os utilitários esporte pequenos subiram nada menos de 34% sobre os resultados de 2014.

Tudo indica que podem continuar a crescer com a confirmação, logo no primeiro dia útil de janeiro, da produção do Nissan Kicks ainda este ano no Brasil. 

Hyundai já trabalha em projeto semelhante. Renault lançará o Captur de dimensões um pouco maiores. 

Faltam apenas Toyota e VW. O HR-V é o novo líder do segmento, mas o Renegade tende a ultrapassá-lo em 2016, inclusive por ter maior capacidade de fabricação.

Onix, mesmo separado do sedã Prisma, foi individualmente e pela primeira vez o modelo mais comercializado (125.931 unidades) com uma vantagem de apenas 3.368 unidades sobre a dupla de hatches Palio/Palio Fire. 

Os BMW Série 3 e 4 desbancaram também o Fusion do comando do segmento médio-grande. Entre as picapes médias a Hilux quase quebrou os 20 anos de liderança da S10.

Nosso ranking soma hatches e sedãs da mesma família e igual distância entre eixos, independentemente do nome do modelo. 

Sedãs com entre-eixos de significativa diferença classificam-se à parte (Grand Siena, Logan, Etios e outros). 

A base é a do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Só são citados os modelos mais representativos, considerada ainda a importância do segmento. Dados compilados por Paulo Garbossa, da consultoria ADK.

Compacto
Onix/Prisma, 13,6%; 
HB20 hatch/sedã, 11,3%; 
Palio/Fire/Siena, 9,6%; 
Ka hatch/sedã, 8,6%; 
Gol/Voyage, 8,59%; 
Fox, 5,51%; 
Uno, 5,5%; 
Sandero, 5,4%; 
up!, 3,7%; 
Classic, 3,4%; 
Fiesta hatch/sedã, 3,3%; 
Grand Siena, 3%; 
Etios hatch, 2,4%;
Logan, 2,1%; 
City, 1,83%; 
Etios sedã, 1,8%; 
Cobalt, 1,6%; 
March, 1,59%; 
Versa, 1,21%; 
C3/DS3, (1,19 %); 
Punto, 1,14%; 
Clio, 1%; 208, (1%). 
Onix/Prisma confirmam liderança.

Médio-compacto
Corolla, 31%; 
Civic, 14%; 
Focus hatch/sedã, 10%; 
Cruze hatch/sedã, 9,4%; 
Golf/Jetta, 8,8%; 
Sentra, 6%; 
A3 hatch/sedã, 3,6%; 
Fluence, 3,5%; 
C4 Lounge, 3%; 
Lancer, 1,6%; 
Peugeot 308, (1,5%); 
Bravo, 1,3%. 
Corolla aumenta margem.

Médio-grande
BMW Séries 3 e 4, (29%); 
Mercedes C, 28%; 
Fusion, 27%. 
Novo líder, bem apertado: BMW.

Grande
BMW Série 5/6, (35%); 
Mercedes E/CLS, 31%;
Jaguar XF, 20%. 
BMW confirma.

Topo
Mercedes S, 50%; 
300C, 16%; 
BMW Série 7, (12%). 
Classe S com muita folga.

Esporte
Boxster/Cayman, 25%; 
BMW Z4, (23%); 
911, (13%). 
Liderança apertada.

Station
Weekend, 56%; 
SpaceFox, 36%; 
Golf Variant, 5%. 
Weekend amplia vantagem.

SUV compacto
HR-V, 27%; 
Renegade, 21%; 
Duster, 18,5%. 
Novo líder já ameaçado.

SUV médio-compacto
Tucson/ix35, 36%; Outlander, 11%; 
Sportage, 9%. 
Líderes sossegados.

SUV médio-grande
Hilux SW4, (39%); Santa Fe/Grand, 11,55 %; 
XC60, (11,52%). 
Sem ameaça à Toyota.

SUV grande
Pajero Full/Dakar, 31%; 
Grand Cherokee, 16%; 
BMW X5/X6. 
Pajeros tranquilos.

Monovolume pequeno
Fit, 48%; 
Spin, 31%; 
Idea, 9%.
Fit consolidado.

Crossover
ASX, 55%; 
Range Rover Evoque, 23%; Freemont/Journey, 19%. 
Liderança folgada

Picape pequena
Strada, 54%; 
Saveiro, 31%; 
Montana, 13%. 
Strada imbatível

Picape média
S10, (28,8%); 
Hilux, 28,4%; 
Ranger, 14%. 
Difícil S10 manter posição.



RODA VIVA

PREVISÕES
para o mercado interno de veículos (incluídos leves e pesados) em 2016 são desanimadoras. Todos os números, qualquer que seja a fonte, permanecem negativos. 

Fenabrave espera menos 5,9%, Anfavea menos 7,5% e a média em uma pesquisa entre jornalistas do setor, menos 9,4%. Produção deve ficar estagnada, apesar de previstos 8% de aumento nas exportações.

CONTRARIAMENTE ao esperado, o aumento nominal das tabelas ficou abaixo do índice de inflação (IPCA), sem contar bônus e descontos, segundo a Anfavea. 

Vários importadores deixaram de repassar a desvalorização cambial, mas certamente o farão este ano. 

Quebra de escala de produção também deverá ser repassada aos preços este ano e talvez ultrapasse a inflação pela primeira vez em mais de 10 anos.

FENABRAVE está otimista quanto ao anúncio em breve do plano de renovação de frota. 

O maior problema é encontrar sustentação financeira, pois o governo permanece exaurido no seu balanço fiscal. 

Para caminhões com mais de 30 anos a ideia é trocar por outro menos usado. Quanto a automóveis e motos com mais de 15 anos, é partir para um zero-km. 

O carro seria reciclado ou sucateado e o interessado receberia um crédito.

EM PLANOS semelhantes, na Europa e EUA, os governos sempre entraram com dinheiro para estimular o consumidor. 

Também no exterior há inspeção técnica veicular (emissões e de segurança) e toda uma cadeia de reciclagem. 

Essa infraestrutura, praticamente, inexiste aqui. O ministro Armando Monteiro acenou que algo sairá da cartola. Tomara que não seja um coelho...
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2
 

FORD ANUNCIA TECNOLOGIA DE DRONES PARA EMERGÊNCIAS E CONVIDA DESENVOLVEDORES DE SOFTWARE. VÍDEO MOSTRA O USO NA F-150


A Ford apresentou uma tecnologia de comunicação de veículos com drones projetada para permitir uma ação rápida das Nações Unidas em zonas de emergência atingidas por desastres. 


Ao mesmo tempo, convidou desenvolvedores de todo o mundo a criar o software operacional do equipamento, tendo como base a picape Ford F-150 e o seu sistema multimídia SYNC AppLink, ou a plataforma aberta Open XC, como mostra o vídeo neste link.

O desafio, chamado “DJI Developer Challenge”, foi lançado na abertura da CES 2016, maior feira de inovação do mundo, em Las Vegas. 


Ele é promovido em parceria com a DJI, empresa líder global em drones profissionais, e dará ao vencedor um prêmio de 100 mil dólares.

O objetivo é criar um sistema de inspeção de zonas de emergência inacessíveis a veículos para uso no Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas. 


A tecnologia permitiria aos socorristas enviar drones rapidamente às áreas mais atingidas por terremotos ou tsunamis para levantamento e mapeamento, tendo como base uma F-150.

“Na Ford, estamos buscando a inovação em todas as áreas do nosso negócio para tornar a vida das pessoas melhor.
Trabalhar com a DJI e as Nações Unidas é uma oportunidade de fazer uma grande diferença, com veículos e drones trabalhando juntos para o bem comum”, diz Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. 

O desafio faz parte do Ford Smart Mobility, plano desenvolvido pela empresa para atingir um novo nível em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do consumidor e análise de dados.

Ford F-150 como base para drones
O desafio para os desenvolvedores é criar um software que permita a comunicação entre a F-150 e o drone em tempo real. 


O sistema de levantamento rápido em emergências das Nações Unidas funcionaria dessa forma:
Em um desastre, uma equipe de emergência iria com uma F-150 o mais perto possível da zona de emergência causada por um terremoto ou tsunami.


Usando a tela sensível ao toque do Ford SYNC, o motorista poderia identificar uma área alvo e lançar um drone, acessando um aplicativo através do Ford SYNC AppLink. 


O drone seguiria um plano de voo sobre a área, gravando vídeo e criando um mapa de sobreviventes, com imagens ampliadas de cada um.

Usando o smartphone do motorista, a F-150 estabeleceria uma ligação em tempo real entre o drone, a picape e a nuvem, para as informações poderem ser compartilhadas. 


O drone poderia receber instruções para retornar à picape em um novo destino, permitindo a sua mobilidade.

Os desenvolvedores poderão usar dados do veículo disponíveis no SYNC AppLink ou na plataforma OpenXC para criar uma experiência integrada de comunicação entre o drone e o veículo. 


Embora o desafio tenha um foco específico, o software também poderá ser aplicado na agricultura, conservação florestal, construção, inspeção de pontes, busca e salvamento e outros ambientes de trabalho em que haja limitações de espaço, altura ou terreno para os veículos. 

Mais informações estão disponíveis no site http://developer.dji.com/challenge2016.

NISSAN COMEMORA CRESCIMENTO DE 25% NA VENDA DO VERSA, NO PRIMEIRO ANO DE PRODUÇÃO DO SEDAN, NO RIO DE JANEIRO, RESULTADO FORA DA CURVA DO DESEMPENHO DO SETOR AUTOMOTIVO QUE AMARGOU UM ANO DE CRISE INTENSA. A MONTADORA JAPONESA LEVOU PARA O SALÃO DE DETROIT SUA ESTRELA, A PICAPE TITAN WARRIOR CONCEPT, E ANUNCIA O LANÇAMENTO DE MAIS 10 VEÍCULOS COM TECNOLOGIA DE CONDUÇÃO AUTÔNOMA


Enquanto no Brasil, comemora o sucesso de produção, no Complexo Industrial de Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro, do sedã compacto Versa, que ampliou as vendas e a participação de mercado quando comparado à versão importada do México, a Nissan participa do Salão de Detroit - que abre suas portas ao público, amanhã, sábado - com sua nova estrela, a picape TITAN Warrior Concept, equipada com o também novo motor Cummins V8 5.0 turbodiesel que pode ser adaptado para uso off-road e aventureiro, assim como para tarefas pesadas. 


O Versa, fabricado no Brasil, totalizou 16.128 unidades vendidas entre abril, mês que começou a ser comercializado, e dezembro de 2015, contra 12.937 do mesmo período de 2014, revelando um crescimento de 25%.


Além das vendas, o Nissan Versa ampliou sua participação no mercado interno de 2,7% para 5,6% no ano passado. 

Os números mostram que o modelo foi muito bem aceito pelos consumidores após a reestilização do ano passado, que marcou o início de sua fabricação nacional.

Também fazendo sua primeira aparição na América do Norte, o carro autônomo Nissan IDS Concept é outro destaque do estande da Nissan. 

Na última semana, o CEO e presidente Mundial da Aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, anunciou que as duas companhias lançarão mais de 10 veículos com tecnologia de condução autônoma (projeto Autonomous Drive), até 2020. 

A tecnologia será instalada em veículos de massa a preços mais próximos da realidade do mercado.


A Nissan incorpora a visão de futuro da marca japonesa sobre condução autônoma e veículos elétricos com zero emissões. 

Ao integrar avançado controle do veículo e tecnologias de segurança de altíssima inteligência artificial, a Nissan posiciona-se entre os líderes na aplicação prática para o mundo real desta tecnologia.


Assista o vídeo clicando no link:


Picape para toda a obra

"Compradores de picapes têm apetite insaciável por mais conteúdo e novidades únicas. Ainda que a TITAN XD 2016 tenha acabado de chegar às concessionárias nos EUA no mês passado, já há um novo território explorado para o qual a TITAN IDS Concept pode ir futuramente", declarou José Muñoz, vice-presidente executivo da Nissan para a América do Norte.

Designada para ter uma aparência de armadura moderna, com qualidade robótica e discreta, o estilo da TITAN de produção foi mantido, mas ganhou uma cara mais de "máquina". 


O exterior apresenta fibras de carbono "musculosas", aberturas funcionais, aberturas de capô funcionais, cabine em fibra de carbono, espóilers no bagageiro, um grande "peito de aço" que interliga no para-choque dianteiro e poderosas luzes de LED dianteiras e traseiras. 

A Nissan TITAN Warrior Concept traz pintura fosca em bronze personalizada, chamada "Thunder", e acentuada na cor especial "Magma", com destaques pretos e tem interior concebido para lidar com o uso off-road com conforto e estilo. 

Os assentos são cobertos com tecido de alta resistência na cor carbono. Superfícies interiores utilizam materiais como fibra de carbono, acabamentos em cromado polido, couro com costura laranja acentuada. 

Outros detalhes incluem recipientes interiores para bebidas quentes e frias integradas no console central. 

Interruptores auxiliares robustos são integrados no console central para acessórios de fora-de-estrada. 

Medidores auxiliares montados no painel são fornecidos para monitorar facilmente o desempenho.

Como uma versão para aventura extrema, a Nissan TITAN Warrior Concept utiliza o novo motor Cummins turbodiesel de 5 litros e oito cilindros em V que trabalha em conjunto com uma transmissão automática de seis velocidades voltada para trabalhos pesados da Aisin.


Novidade duplamente premiada
A Nissan TITAN XD, que chegou às concessionárias dos Estados Unidos em dezembro, já inicia a vida com dois prêmios. 

A picape foi escolhida a "Melhor de 2016" pelos sites Cars.com e PickupTrucks.com. 

Os editores dos dois websites especializados consideram a picape "esperta e com muito torque" por conta do novo motor Cummins V8 5.0 turbodiesel, apelidada pelas publicações como "arma secreta".


Versa em alta
Além das vendas, o Nissan Versa ampliou sua participação no mercado interno de 2,7% para 5,6% no ano passado. 

Os números mostram que o modelo foi muito bem aceito pelos consumidores após a reestilização do ano passado, que marcou o início de sua fabricação nacional.

"O consumidor brasileiro está descobrindo cada vez mais os produtos da Nissan fabricados no Brasil com qualidade e tecnologia japonesa. Além disso, o Versa oferece muito espaço interno e no porta-malas e desempenho muito bom no dia-a-dia, tanto de performance como consumo", afirma Ronaldo Znidarsis, vice-presidente de Vendas e Marketing da Nissan do Brasil.

O Nissan Versa é vendido ainda com o motor de alumínio 1.6 16V, de 111 cavalos de potência, em três versões de acabamento: SV, SL e Unique. 


Em novembro, o modelo ganhou novos pacotes de acabamento, além da introdução da central multimídia "Nissan Multi-App", que é um verdadeiro tablet no painel ao trazer a possibilidade de download de aplicativos e de fábrica ele já vem com 13, como Waze, YouTube, Google Search e Spotfy.

As versões SV, SL e Unique passaram a contar com o pacote opcional "Pack Plus". 


No Versa SV, por exemplo, ele oferece rodas de liga aro 15; vidros traseiros elétricos; banco traseiro rebatível; acabamento dos bancos em camurça; acabamento em prata na manopla; moldura cromada nas janelas; revestimento das portas em tecido e cintos de segurança traseiros laterais e central retráteis.

No Versa SL o novo pacote opcional adiciona o "Nissan Multi-App"; acabamento dos bancos em couro; ar-condicionado automático digital; volante e manopla com acabamento em couro; rodas de liga aro 16 com acabamento "Inner Black"; acabamento Piano Black no painel central; acabamento cromado no porta-malas; maçanetas externas cromadas; retrovisores externos rebatíveis com luzes indicadoras integradas; faróis de neblina com acabamento cromado; limpador de para-brisa com controle intermitente ajustável; sistemas engate de cadeirinhas infantis ALR (Automatic Locking Retraction) e ISOFIX e câmera traseira e sistema de navegação integrado ao display do rádio no painel. 


Para o Versa Unique, o pacote inclui o "Nissan Multi-App", e itens que destacam o design e a esportividade como aerofólio e frisos das portas pintados na cor da carroceria e ponteira de escapamento cromada; além de jogo de tapetes com acabamento premium "Unique".


quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

GM LEVA AO SALÃO DE DETROIT, QUE ABRIRÁ AS PORTAS AO PÚBLICO NESTE SÁBADO, SEU CARRO ELÉTRICO BOLT EV, COM PROPULSOR DE 200 CV QUE O LEVARÃO DE 0 A 100 KM/H EM SETE SEGUNDOS. A AUTONOMIA DO CROSSOVER GARANTE RODAR 320 KM COM UMA CARGA DE BATERIA, QUE SERÁ RECARREGADA EM NOVE HORAS, EMBORA NÃO LEVE MAIS DE 6O MINUTOS PARA RECUPERAR 80% DA CARGA. A MONTADORA ACHA QUE O CARRO PODERÁ SER VENDIDO POR US$ 30 MIL, NOS ESTADOS UNIDOS, ONDE COMEÇARÁ A SER FABRICADO NO FINAL DESTE ANO

São Caetano do Sul - Uma das mais relevantes mostras automobilísticas do mundo, o Salão de Detroit abre suas portas ao público neste sábado (16) cheio de novidades. No estande da Chevrolet o grande destaque é o Bolt EV.

O modelo representa a visão da marca sobre como deve ser um veículo elétrico moderno: funcional, com grande autonomia e acessível ao consumidor.

O Bolt EV, que começa a ser produzido no fim deste ano nos Estados Unidos, poderá percorrer mais de 320 quilômetros com uma carga completa da bateria e contará com tecnologia avançada de conectividade capaz de proporcionar uma nova experiência de dirigir.

“Estamos mostrando a versão de produção do Bolt apenas um ano após a apresentação do conceito aqui na edição passada do Salão de Detroit”, salientou Mark Reuss, vice-presidente global de desenvolvimento de produto da GM.

Considerando os incentivos fiscais do mercado norte-americano, a estimativa é que o Bolt EV chegue por lá por um preço próximo de 30 mil dólares, semelhante ao de veículos compactos equipados com motores a combustão.


Arquitetura própria
O carro totalmente elétrico da Chevrolet tem proporções únicas, com um entre-eixos de aproximadamente 260 cm, capô curto, grande área envidraçada e aparência de crossover. As baterias ficam posicionadas sob o assoalho da cabine, que é plano.

A dianteira do Bolt EV tem característica marcante, com LED nos faróis e uma grade que reinterpreta a tradicional assinatura “dual-element” da Chevrolet. 


Na traseira, o vidro se estende até a placa, como se estivesse integrado às lanternas. Todo o conjunto é fixado na tampa porta-malas para ampliar o vão de acesso e facilitar o embarque de bagagens.

Por dento, destacam-se a posição elevada de guiar, como em SUVs, e há uma grande quantidade de itens de conveniência, segurança e conectividade. 



Um exemplo é o sistema de navegação capaz de apontar estações de recarga próximas e de traçar rotas que maximizem a autonomia – o cálculo pode ser feito com base na topografia do trajeto, na condição climática e até nos hábitos do motorista.

No futuro, os proprietários do carro poderão compartilhar e comparar suas performances entre si em uma espécie de game que classifica aqueles que dirigem de forma mais econômica.


Com o sistema DC Fast Charge, é possível carregar 80% das baterias em apenas 60 minutos. Em tomada convencional, a recarga completa leva cerca de 9 horas.

O Bolt EV é equipado com um motor elétrico de potência superior a 200 cavalos, capaz de levar o veículo da imobilidade até os 100 km/h em menos de sete segundos – performance compatível com a de veículos de caráter esportivo.

O Bolt EV conta com OnStar 4G LTE, Wi-Fi e multimídia Chevrolet MyLink com tela de 10,2 polegadas de alta definição. 



Nela, pode-se acompanhar inclusive as manobras de estacionamento utilizando um sistema inovador de projeção de imagens que facilita a visualização de obstáculos em volta da carroceria.

Foi igualmente desenvolvido para o modelo um aplicativo para smartphone. Por meio dele, o usuário conseguirá desde consultar o status da carga das baterias até iniciar a climatização da cabine à distância.


O Salão de Detroit estará aberto ao público até o dia 24 de janeiro.

ACREDITE, OS EMIRADOS ÁRABES VÃO PRODUZIR SEU PRIMEIRO CARRO, O ZAROOQ. A CONSTRUTORA, JÁ ANDOU COM SUCESSO PELA FÓRMULA1, PREPARA UM CARRO COM MOTOR 3.5 V6 COM 400 A 500 CV. A FIAT APOSTA NO SEU NOVO LANÇAMENTO O TORO QUE ENTRA NO MERCADO PARA CONCORRER COM OUTRO LANÇAMENTO RECENTE PELA RENAULT, A PICAPE DUSTER OROCH. A MERCEDES PROVOCA A AUDI E A BMW COM A 10ª GERAÇÃO DO CLASSE E. SE O RIO DE JANEIRO NÃO CONSEGUE CONSTRUIR SEU NOVO AUTÓDROMO, A BAHIA ANUNCIA INVESTIMENTO PARA IMPLANTAR O SEU AUTÓDROMO INTERNACIONAL, NUMA ÁREA DE 850 MIL M2




Coluna nº 0316 - 14 de Janeiro de 2016
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Zarooq, nasce o primeiro carro árabe

Competição no mercado de automóveis novos lista marcas a fazer fusão, acordos, ou ser assimiladas, ou desaparecer. 


Daí ser surpresa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sem tradição no ramo, surgirem novos fábrica e projeto.

Não é montadora de veículos ocidentais, mas pioneira fábrica com projeto, construção, e aplicação adequada às demandas e exigências de selecionado público local. 

Produção quase completa, do desenho à construção de partes, estrutura e carroceria. Surpresa e incoerência? 

Nada surpreende por aqueles lados, de vontades turbinadas por petrodólares – apesar da queda do valor do óleo.

Não se imagine um ZAROOQ árabe, mas muito mais, um veículo dimensionado aos esforços para tipo competições em circuito de areia, às exigências de desgaste físico dos pilotos, e a capacidade de ser utilizado fora de circuitos. 

Daí o poderoso ar condicionado, e o projeto na linha de encontro entre o conforto e o uso em corridas. 

A Zarooq Motors o descreve com humor: desenho com toque italiano; construção com toque alemão; mecânica com toque dos EUA.

Construção pela Campos Racing, que já andou pela Fórmula 1, com enorme conhecimento sobre carros de corridas, e pretensões dubaianas: marca perene, sinônimo de todo terreno, performance em competição. 

Projeto comercial se assenta em duas bases sólidas: um circuito oficial para corridas em areia, para competições e para turistas interessados em alugar o Zarooq e rodar. 

É o Dubai Off-Road Racing Track, circuito em areia. Nele, campeonato com a série inicial, para divulgar o primeiro automóvel projetado e construído nos Emirados Árabes Unidos, e após fazer versão a uso quase normal, misto em habilidades para andar no deserto e fora dele. 

Ao momento, divulga o caderno de exigências do projeto para filtrar fornecedores. Não deve ser barato, nem de produção intensiva.

Como é
Aparência agressiva por Anthony Jannarelly, desenvolvedor para a Lykan e para a W Motors. 

Chassis pronto com motor colocado, moldes de carroceria em usinagem, apresentação por protótipos operacionais ao final de fevereiro 2016. Previsão anterior era janeiro.

Comprimento 4.200 mm; largura 2084 mm; entre eixos 2.820mm, bitolas 2.160-2100 mm; ângulo de entrada 45º; saída 53º; altura livre 315 mm; peso 1000 – 1.050 kg; velocidade final 200 km/h.

Mais
Motor 3.498 cm3; V6, entre 400 e 500 cv; entre eixos traseiro; chassi em tubos de aço S355; suspensão off-road; rodas, pneus, amortecedores, de competição. Preço não divulgado.


Mais? Mídias sociais #zarooq #sandracer #زاروق

Zarooq, aos não iniciados, é a mais rápida das serpentes do deserto.


Zarooq, made in Dubai

Algumas coisas a mais sobre o Fiat Toro
Ao lançar o picape Toro, Fiat quer ampliar seu portfólio, vendas e participação no mercado. 

Corre para revigorar produtos atuais, desenvolver versões, e criar novos, arrostando a difícil missão de manter a liderança de vendas, onde está há 13 anos.

O Toro é o primeiro desdobramento Fiat da plataforma Small Wide, criada para nova geração de produtos, iniciada pelo bem sucedido Jeep Renegade. 

Ainda no primeiro semestre, o ora dito Mobi, carro de entrada, substituto do Mille. Logo após, próximo produto Jeep, sintetizando as atuais linhas Compass e Patriot.

O Toro fará parte do novo segmento inaugurado pela Renault com o Duster Oroch, mediando entre os picapes pequenos, como o líder Fiat Strada, e o degrau superior, dos picapes grandes, para onde migraram Chevrolet S 10, Toyota HiLux, Mitsubishi L200, Ford Ranger...

Além da posição mercadológica, o Toro é diferenciado pelas linhas, pela preocupação aerodinâmica, pela composição plástica mais próxima de automóveis que de caminhões.

Mais

Coluna obteve com fonte da FCA dados adicionais. Em comparação ao Oroch, com motorizações 1,6 e 2,0, transmissão mecânica de cinco e seis velocidades, o leque de versões tem mais amplitude em motores, transmissões, tração e decoração.

Novidade maior é aplicar motor não disponível no Renegade vendido no mercado nacional – ele também é produzido em Melfi, Itália, e dali exportado ao mundo. 

É o engenho de quatro cilindros, 2,4 litros, 190 cv – o utilizado no Freemont com transmissão automática de seis velocidades. 

Outros grupos de moto transmissão serão os já conhecidos no Renegade: diesel, 2,0 e 170 cv com transmissão de nove velocidades; Flex 1,8, 139 cv, e transmissão Dualogic, automatizada, com seis velocidades. .

Tração nas quatro rodas e marcha reduzida, opção nos diesel.

No resto, se equivalem, apesar do comprimento, quase 4,90m, da maior altura do solo, 21 cm nos Flex e 22 cm nos Diesel. 

Peso na caçamba, respectivos 650 kg e 1.000 kg. Apesar da proveniência das informações, não parece razoável uma tonelada de carga livre na caçamba para as versões diesel.


Quanto?
 Versão
  Motor
    Transmissão
 Preço  R$ 
Freedom
1,8
Dualogic 6V
75.000
Opening Edition
1,8
#
        81.000
Diesel 4x2
2,0
Mecânica, 6V
91.000
Diesel 4x4
2,0
#
        99.000
Volcano Diesel
2,0
Automática 9V
113.000*

*Volcano Diesel com tratamento de automóvel, pintura perolizada, rodas em liga leve, revestimento em couro. Marco no Toro, a tampa traseira da caçamba é bipartida e permite um acessório Mopar para estendê-la.


Toro


Com tecnologia Mercedes empacota novo Classe E
Mostrado no Salão de Detroit, ora em curso, o novo Mercedes Classe E, mais rentável série da marca, é maior, conceitos estéticos vistos nos Classes C e S, muita tecnologia.

Produto não decepcionou: maior ante versão anterior, com ditames aerodinâmicos mandando esticar o capô, inclinar o para brisas e recuar o teto,

Obteve Cd de 0.23, medida de resistência ao ar, marca excelente para sedã.

Além da sugestão de dinamismo, a 10ª. geração novo Classe E vem empacotada por tecnologia com foco preciso: manter clientes e atrair outros tentados por Audi A6 e BMW Series 5, líderes de vendas. 

Ao novo Classe E aplicam o carimbo de Semi Autônomo por conta do pacote de auxílios eletrônicos como o Assistente de Mudança de Faixa – dois segundos após o motorista acionar a seta, um conjunto de radar e câmera movem a direção se a faixa estiver desocupada; Piloto Remoto de Estacionamento – pelo celular faz o Classe E entrar e sair de garagens e vagas. 

Foi truque em BMW num filme da série 007 e ano passado agregado à Series 7 da marca concorrente; V2X– por celular troca informações com outros carros rodando à frente, podendo receber informações da estrada, de pistas geladas a carros quebrados no acostamento.

No interior, maior espaço, em especial para o banco traseiro, o conceito de Inteligência Aerodinâmica inclui duas telas – uma à frente do motorista, substituindo os instrumentos e outra ao centro do painel, 20 cm, botões sensíveis a toque no volante.

Motorização a gasolina conhecido motor L4, 185 cv e 300 Newton-metro de torque.

Versão híbrida com potência combinada de 280 cv, transmissão 9G Tronic – automática com 9 velocidades. Novo diesel 2,0 não virá ao Brasil. Aqui à venda fim do 1º. semestre.


Mercedes Classe E 2016, aerodinâmica e confortos eletrônicos


Na Bahia, novo autódromo
Leitores da Coluna sabiam das ações da jornalista Selma Moraes, presidente da Federação de Automobilismo da Bahia, para implantar um autódromo em seu estado. 

Município de São Francisco do Conde, a pouca distância de Salvador e acesso por terra, mar e ar, bancou o investimento com vistas a se tornar base para o aproveitamento do potencial econômico gerado pela atividade das corridas. Prefeito Evandro Almeida mostrou visão pouco usual.

O Autódromo Internacional da Bahia, foi inaugurado passado fim de semana, com provas de sua especialidade: corridas em pista de terra, com 1.700m de extensão, 14m de largura e de motocross. 

A área total de 850.000 m2 quadrados permite muita expansão.

Próximos passos, construção de pistas de kart, de asfalto. Vitória da visão, garra e determinação da jornalista Moraes, exemplo a ser seguido.


Autódromo na Bahia começa com circuito de terra


Roda-a-Roda

Nada a ver – Apesar de pequena queda de vendas, causada pelo Dieselgate, a questão das emissões superiores às normas dos EUA, outras empresas VW cresceram: Porsche vendeu 225 mil unidades, recorde de produção, com liderança dos SUVs Macan e Cayene. Maior mercado, China.

Mais – Em crescente ascensão, Audi vendeu 1,8 milhão, superando em 20%, 300 mil unidades os planos para 2015. Nos EUA, maior mercado, e no Brasil, dos menores, cresceu.

Mais – Audi inicia importar o A1 Sportback, quatro portas em versão mais potente: novo motor 1,8 TFSI faz 192 cv, levando-o aos 100 km/h em 6,9s, a R$ 125 mil. 

Opção com motor 1,4 e 125 cv por R$ 107 mil. Transmissão dupla embreagem, com sete velocidades. Pacote é concorrente de Mini.

Questão – Coisa secular, invenções e criações são registradas para impedir cópias por concorrentes. 

Com o software Ford SmartDeviceLink, ocorre o contrário: a companhia incentiva concorrentes a adotá-lo. 

O sistema coleta, conecta e controla aplicações de SmartPhones a partir dos veículos.

Facilidades – O Smart.... é software de fonte aberta contendo a plataforma Sync@AppLink, provendo aos clientes acessar as aplicações favoritas através de comando por voz. 

Conceito é, quanto maior o número de usuários, mais rápido será o desenvolvimento de aplicações.

Cruze – GM argentina divulgou foto final do modelo Cruze a ser feito lá em versões hatch e sedã, e exportado ao Brasil. 

Linhas e motor novos, 1,4 litro + turbo = 155 cv. O Cruze é originalmente coreano, onde a GM comprou a Daewoo, e não foi feito no Brasil por conta do não entendimento com o sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos, SP.

Mais um – Início de fevereiro BMW apresentará ao mercado brasileiro seu modelo X1. Importado, é um SAV da base de entrada da marca.

Atraso – VW postergou a apresentação do Gol Trend. Será em março. Como a Coluna informou, ênfase em atualização de confortos de conectividade.

De novo – Enquanto não vem o modelo novo, mudança é para criar atrativos. Para marcá-lo, mudanças estéticas nos faróis, para choques, disposição no painel. Na mecânica, o novo motor 1.0 de três cilindros.

Marco – Apesar da retração do mercado, vendas do Jeep Renegade em dezembro foram façanha: 6.976 unidades – 300 sobre o então líder Ford EcoSport, dezembro de 2012, último mês antes da indústria nacional declinar.

Veraz – À apresentação do Renegade no Salão do Automóvel, Sérgio Ferreira, diretor geral da marca, asseverou, seria líder de mercado. Pareceu falaz, mas fechado 2015, na relação entre volume e meses de venda, lidera. 

Exemplo – Allison, maior fabricante mundial de transmissões nomeou David Graziosi presidente. 

Exemplo para a administração brasileira com 39 ministérios e 20 mil ! funções para assessores indicados sem maiores exigências.

Tudo eu - Grazioni acumulará com as funções de: 
1 - Diretor Financeiro; 
2 - Supervisor de Operações; 
3 – Compras; 
4 - Qualidade e Confiabilidade; 
5 -Assuntos Legais/Corporativos; 
6 - Comunicações/Auditoria Interna; 
7 - Recursos Humanos, Informações e Serviços; além de 
8 - Tesouraria.

Cafezinho e água, imagina-se, a cargo da sra. Mary Smith.

Ajuda – 3M desenvolveu nova fita crepe para os serviços em pintura de veículos. Ganhos de tecnologia em maior capacidade de contorno nas peças, isolamento nas beiradas e a vantagem de não deixar resíduos quando submetida à elevada temperatura nas oficinas com estufa para pintura.

Antigos, 2 – O Pebble Beach Concours d’Elegance, 3º domingo de agosto, mais entojado dos encontros mundiais de automóveis antigos, aula de como fazer, em grande expansão, apesar do crescendo no preço dos ingressos.

Mais – Antes com estacionamento contido ou nas estradas em seu entorno, em Carmel, California, o desmesurado movimento de público fez utilizar os campos de golfe do hotel The Lodge, onde se abriga, e atingindo a insuportabilidade. 

Uma foto aérea interpretaria a massa humana como alguma passeata pró ou contra os automóveis antigos, meras manchas em seu meio.

E mais – Para frear excesso de visitantes, organizadores resolveram aumentar custo do ingresso. 

De US$ 100 vem galgando números e para 2016 tenta conter visitantes sem perder faturamento. 

Ingressos agora incluindo estacionamento no green subiram a US$ 325 - uns R$ 1.300 -, e para dar tempo a juízes e jornalistas observar os automóveis, abrirá das 10h30 às 17h.

Clássico, já! – Melhor rótulo para distinguir um automóvel é tê-lo como Clássico. Por entendimento mundial tal classificação é restrita aos de projeto e construção superiores, melhores materiais e distinção por luxo ou performance.

Poucos - Seleção muito restrita, no Brasil, apesar da liberalidade no uso da palavra, apenas dois veículos são assim classificados: o Willys Itamaraty Executivo – a limousine -, e o Brasinca 4200GT e seu sucessor Uirapuru.

Mercedes – O último Clássico pós-Guerra é o Mercedes SE, cupê ou conversível produzido do início de ’60 a 1971, motores entre L6 2,2 litros e V8 3,5, no Brasil apelidado Charuto. 

Agora, surgiu outro candidato: o SLS AMG. Preparação AMG, GT com portas asas de gaivota – abrindo para cima, como o inspirador 300 SL.

Mudança – Para o Brasil foram importadas umas 80 unidades, entre 2010 e 2012. Com todos os ônus, incluindo o inexplicável imposto de importação a 35%, e IPI e ICMS em cascata. A primeira, em Brasília, por R$ 800 mil e os últimos exemplares a R$ 450 mil.


Mercedes SLS AMG, futuro clássico


De volta - Porém, mercado alemão iniciou demandar por eles, enxergando qualidades não vistas quando disponíveis, pagando entre US$ 150 mil e US$ 180 mil, superior ao custo quando 0 Km.

Negócio - Com a desvalorização do Real, o valor no Brasil, US$ 110 mil por unidade usualmente pouco rodada, levou agência em S. Paulo a exportar quatro exemplares e tem encomenda de 20. 

Comercialmente é situação insólita e em termos de antigomobilismo, o início do caminho para ser considerado Clássico.
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quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

FORD ACREDITA QUE EM 2020 HAVERÁ 20 MILHÕES DE VEÍCULOS EQUIPADOS COM O SISTEMA SYNC CONNECT, CRIADO EM PARCERIA COM A 4G LTE, QUE SERÁ ESTREADO NO NOVO ESCAPE. CARROS E CASAS INTELIGENTES ESTARÃO INTERLIGADOS ATRAVÉS DO SYNK


Carros da Ford em breve usarão as novas tecnologias que incluem conexão do carro com dispositivos domésticos inteligentes, a comunicação com drones para vistoria em áreas de emergência, avançados sensores para carros autônomos e sistemas que permitem controlar as funções do veículo remotamente.

O compartilhamento do SmartDeviceLink, software aberto usado no Ford SYNC AppLink para o acesso a aplicativos de smarpthones por comando de voz, foi outra importante iniciativa. 


Ele ganhou força para se tornar um padrão na indústria com a sua adoção pela Toyota. Outras marcas, como PSA Peugeot Citroen, Honda, Subaru e Mazda também estudam o seu uso, assim como fornecedores como a QNX Software Systems e UIEvolution.

"Desenvolvemos nosso plano Ford Smart Mobility, nas áreas de conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do consumidor e análise de dados para melhorar a vida das pessoas e transformar o modo como o mundo se ove.”
disse Mark Fields, presidente mundial da Ford


Carros e casas inteligentes
Entre as novidades que devem atrair maior atenção dos consumidores está a integração dos carros e casas inteligentes, com o acesso do sistema Ford SYNC a dispositivos domésticos de automação como Amazon Echo e Wink. 


Através dos comandos de voz do veículo, será possível controlar luzes, termostatos, sistemas de segurança, TV e outros equipamentos de casa pela internet. 

Isso inclui, por exemplo, programar a porta da garagem para abrir quando o carro estiver a certa distância, junto com o acendimento de luzes. 

Segundo uma pesquisa da Icontrol Networks, metade dos consumidores norte-americanos pretende comprar pelo menos um produto doméstico inteligente no próximo ano.

Outra tecnologia nova da Ford é o SYNC Connect, criado em parceria com a 4G LTE, que permite dar partida, travar, destravar, checar o nível de combustível e localizar o veículo remotamente pelo smartphone


O sistema estreia em meados deste ano com o novo Escape e depois será oferecido em todos os veículos da marca na América do Norte. 

O objetivo é ter 20 milhões de veículos equipados com ele até 2020, usando conexão de alta velocidade da AT&T.

Veículos e drones
A Ford também convidou os inovadores a participar de um desafio, desenvolvendo softwares para integrar a comunicação de veículos e drones usando as suas plataformas SYNC AppLink e Open XC, em parceria com a DJI, líder mundial em drones profissionais. 


O objetivo é criar um sistema para inspeção de áreas de emergência que poderá ser usado pelas Nações Unidas em caso de terremotos e tsunamis para chegar a áreas inacessíveis. 

O equipamento, instalado em uma picape Ford F-150, também poderá ser aplicado futuramente na agricultura, construção civil e outras áreas.

Para acelerar o desenvolvimento dos veículos autônomos a empresa está triplicando a sua frota de testes, para 30 Fusion Hybrid – a maior da indústria automotiva – que rodam em ruas dos estados da Califórnia, Arizona e Michigan. 


Entre outros avanços, esses veículos usam um novo tipo de sensor, chamado PUCK, que garante a precisão necessária para o mapeamento 3D em tempo real do ambiente ao redor do veículo.

A Ford também está expandindo as funcionalidades do sistema de conectividade SYNC para operar com o Apple CarPlay e o Android Auto, que permitem o acesso a mapas, mensagens, música e novos aplicativos.

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