Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

GM LEVA AO SALÃO DE DETROIT, QUE ABRIRÁ AS PORTAS AO PÚBLICO NESTE SÁBADO, SEU CARRO ELÉTRICO BOLT EV, COM PROPULSOR DE 200 CV QUE O LEVARÃO DE 0 A 100 KM/H EM SETE SEGUNDOS. A AUTONOMIA DO CROSSOVER GARANTE RODAR 320 KM COM UMA CARGA DE BATERIA, QUE SERÁ RECARREGADA EM NOVE HORAS, EMBORA NÃO LEVE MAIS DE 6O MINUTOS PARA RECUPERAR 80% DA CARGA. A MONTADORA ACHA QUE O CARRO PODERÁ SER VENDIDO POR US$ 30 MIL, NOS ESTADOS UNIDOS, ONDE COMEÇARÁ A SER FABRICADO NO FINAL DESTE ANO

São Caetano do Sul - Uma das mais relevantes mostras automobilísticas do mundo, o Salão de Detroit abre suas portas ao público neste sábado (16) cheio de novidades. No estande da Chevrolet o grande destaque é o Bolt EV.

O modelo representa a visão da marca sobre como deve ser um veículo elétrico moderno: funcional, com grande autonomia e acessível ao consumidor.

O Bolt EV, que começa a ser produzido no fim deste ano nos Estados Unidos, poderá percorrer mais de 320 quilômetros com uma carga completa da bateria e contará com tecnologia avançada de conectividade capaz de proporcionar uma nova experiência de dirigir.

“Estamos mostrando a versão de produção do Bolt apenas um ano após a apresentação do conceito aqui na edição passada do Salão de Detroit”, salientou Mark Reuss, vice-presidente global de desenvolvimento de produto da GM.

Considerando os incentivos fiscais do mercado norte-americano, a estimativa é que o Bolt EV chegue por lá por um preço próximo de 30 mil dólares, semelhante ao de veículos compactos equipados com motores a combustão.


Arquitetura própria
O carro totalmente elétrico da Chevrolet tem proporções únicas, com um entre-eixos de aproximadamente 260 cm, capô curto, grande área envidraçada e aparência de crossover. As baterias ficam posicionadas sob o assoalho da cabine, que é plano.

A dianteira do Bolt EV tem característica marcante, com LED nos faróis e uma grade que reinterpreta a tradicional assinatura “dual-element” da Chevrolet. 


Na traseira, o vidro se estende até a placa, como se estivesse integrado às lanternas. Todo o conjunto é fixado na tampa porta-malas para ampliar o vão de acesso e facilitar o embarque de bagagens.

Por dento, destacam-se a posição elevada de guiar, como em SUVs, e há uma grande quantidade de itens de conveniência, segurança e conectividade. 



Um exemplo é o sistema de navegação capaz de apontar estações de recarga próximas e de traçar rotas que maximizem a autonomia – o cálculo pode ser feito com base na topografia do trajeto, na condição climática e até nos hábitos do motorista.

No futuro, os proprietários do carro poderão compartilhar e comparar suas performances entre si em uma espécie de game que classifica aqueles que dirigem de forma mais econômica.


Com o sistema DC Fast Charge, é possível carregar 80% das baterias em apenas 60 minutos. Em tomada convencional, a recarga completa leva cerca de 9 horas.

O Bolt EV é equipado com um motor elétrico de potência superior a 200 cavalos, capaz de levar o veículo da imobilidade até os 100 km/h em menos de sete segundos – performance compatível com a de veículos de caráter esportivo.

O Bolt EV conta com OnStar 4G LTE, Wi-Fi e multimídia Chevrolet MyLink com tela de 10,2 polegadas de alta definição. 



Nela, pode-se acompanhar inclusive as manobras de estacionamento utilizando um sistema inovador de projeção de imagens que facilita a visualização de obstáculos em volta da carroceria.

Foi igualmente desenvolvido para o modelo um aplicativo para smartphone. Por meio dele, o usuário conseguirá desde consultar o status da carga das baterias até iniciar a climatização da cabine à distância.


O Salão de Detroit estará aberto ao público até o dia 24 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.