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terça-feira, 19 de julho de 2016

AUDI ESTÁ VENDENDO SEUS MODELOS COM DESCONTOS E FACILIDADES NO FINANCIAMENTO.


CHEVROLET INICIA VENDA DO NOVO ONIX, MODELO 2017, EM ALGUMAS SEMANAS. TRAZ ALTERAÇÕES NA CARROCERIA, ESPECIALMENTE, NA FRENTE, E NOS FARÓIS E HÁ ESPERANÇA DE VIR COM UM MOTOR 1.0 TURBINADO DE TRÊS CILINDROS. SERIA ÓTIMO

O Onix 2017 surge com nova frente, mais robusta, oferecendo nova presença ao modelo, mas um pouco diferente do modelo da foto mostrado no começo do ano.
São Caetano do Sul – Em poucas semanas estreia mais uma novidade da Chevrolet no Brasil. 


Depois do Novo Cobalt, da Nova S10, do Novo Trailblazer e do Novo Cruze, vem aí a linha 2017 do modelo mais vendido do País.

Novos faróis e leds de presença, que atendem à exigência de circulação nas estradas com faróis ligados durante o dia.
O produto chega para estabelecer um novo padrão para a categoria, começando pelo seu design, que passará a adotar a atual linguagem global da marca.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

ANAC DECIDIU EXPLORAR MAIS AINDA QUEM VIAJA DE AVIÃO E REAJUSTA EM 9,5¨% AS TAXAS DE EMBARQUE. QUEM EMBARCAR EM GUARULHOS VAO PAGAR QUASE R$ 20 NOS VOOS DOMÉSTICOS E R$ 110,78 PARA VOOS INTERNACIONAIS




A partir de agosto, embarcar nos principais aeroportos internacionais de São Paulo ficará mais caro. 

A taxa de embarque para os terminais de Viracopos e Guarulhos sofrerão reajuste a partir do próximo mês. 

O aumento, previsto nos contratos de concessão, se refere à taxa repassada pelas companhias aos consumidores. 

Porém, ao contrário do que muitos imaginam, essa taxa pode ser ressarcida, caso o consumidor não embarque e não utilize as instalações do aeroporto.

Taxa reajustada de acordo com a inflação
Reajustado de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o aumento teve como base a inflação acumulada no período de 2015 e 2016. 

A medida, adotada gradativamente nos aeroportos privatizados do país, segue os critérios firmados nos contratos de concessão. 

Os novos valores vigentes para o embarque nos terminais de Guarulhos e Viracopos devem afetar milhões de usuários: somente no último ano esses aeroportos receberam mais de 48 milhões de pessoas e estão entre os seis terminais aéreos mais movimentados do Brasil.

Guarulhos, a principal porta de entrada do país, teve sua taxa de embarque reajustada em aproximadamente 9,5% enquanto o aeroporto de Campinas sofreu acréscimo de quase 8%, tanto para voos nacionais quanto internacionais. 


Agora, o passageiro que embarcar em Guarulhos deverá arcar com a taxa de até R$28,63 para destinos domésticos e até R$110,78 para viagens ao exterior. 

Já em Viracopos, o valor corresponde à R$27,67 para viagens nacionais e R$109,05 para internacionais. 

A taxa, variável de acordo com o terminal, pode ser reembolsada quando há desistência ou cancelamento de voo, neste caso, a medida desobriga a cobrança ao passageiro que não embarcar.

O que muda para o passageiro
No último mês, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) enviou um comunicado às companhias aéreas reiterando o direito dos passageiros de terem a taxa de embarque integralmente restituída em caso de desistência do voo. 

Com a medida, a associação pretende facilitar o reembolso propondo facilidades para que essa devolução ocorra, inclusive, estabelecendo um prazo para tal. 

Veja quais foram as mudanças:
Antes: não havia obrigatoriedade de prazo para a restituição e ela poderia ser feita apenas em dinheiro ou, caso a passagem tenha sido comprada em cartão de crédito, de acordo com as determinações da operadora do cartão.
Depois: A partir de agora as companhias são obrigadas a resolver a questão em 30 dias a partir da solicitação do cliente. 

Uma nova modalidade oferecida por essa resolução é, inclusive, a opção de conversão em créditos nos programas de fidelidade das companhias e outras vantagens.

Independente: O direito é válido para os passageiros que compraram bilhetes para voos domésticos e internacionais com origem no Brasil. 

Se a passagem aérea for financiada no cartão de crédito e possui parcelas a vencer, o reembolso obedecerá às regras da administradora do cartão.

É importante ressaltar: a empresa aérea não é obrigada a reembolsar a tarifa caso o passageiro tenha interrompido sua viagem no aeroporto de conexão nos casos onde o voo não é direto, afinal, se refere somente ao usuário que não efetua nenhum embarque; e a taxa não pode compor eventuais multas no momento de cancelamento de voo pelo passageiro. 

Esse valor é pago a fim de remunerar os serviços, instalações e outras facilidades disponibilizadas pelas concessionárias aeroportuárias.

Reembolso pode 
ser 
feito em milhas aéreas
Uma das novas alternativas oferecidas pela resolução do reembolso da taxa de embarque é a conversão dos valores em milhas aéreas aos associados dos programas de fidelidade das companhias. 

As novas regras preveem que para tal procedimento deve haver um acordo entre a prestadora e o cliente fidelizado. 

Na opinião do especialista Francisco Lobo a medida é extremamente benéfica: “A conversão pode ser vantajosa tanto para o passageiro quanto para a companhia aérea” para o diretor da Cash Milhas “em muitos casos, o valor a ser resgatado é relativamente baixo e pode não ser tão interessante ao consumidor quanto a facilidade do acúmulo de milhas, tornar a passagens mais acessível através desse benefício ajuda o consumidor a programar uma nova viagem e beneficia a companhia pois este cliente terá que fazer uso desses pontos em algum momento”.

Vale lembrar que se o direito do usuário não for atendido, ele poderá encaminhar a demanda à ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

Cabe à agência da aviação analisar caso a caso e autuar a companhia, se a irregularidade for comprovada. 

 Abaixo, segue algumas informações sobre como recorrer aos órgãos:
ANAC: telefone 163 (funciona 24 horas por dia 7 dias por semana) e também o canal de comunicação na internet, Fale com a ANAC;
Núcleos Regionais de Aviação Civil (NURAC): localizados nos principais aeroportos do país, também atendem a essas reclamações.

A abertura do procedimento administrativo não prejudica ou impede o passageiro de buscar eventuais indenizações por danos morais ou materiais que ocorreram em consequência do descumprimento do contrato de transporte aéreo perante os órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário, uma vez que a ANAC, como agência reguladora, pode punir apenas de forma administrativa, com aplicação de multas.

domingo, 17 de julho de 2016

DIEGO FAUSTINO LARGA EM ÚLTIMO E VENCE CORRIDA DO SUPERBIKE BRASIL, EM INTERLAGOS

Diego Faustino, piloto da Equipe Honda, viveu todas as emoções possíveis neste domingo (dia 17), em Interlagos. Foto: Bruno Miani/Vipcomm.



Depois de fazer a pole na Superbike Pro, a principal categoria do Superbike Brasil, e de ter um problema mecânico na volta de apresentação que o obrigou a largar dos boxes, na última posição, o paranaense de Londrina, Diego Faustino, da Honda, ultrapassou todos os adversários e na última volta passou Danilo Lewis (BMW), tomando a ponta para receber a bandeira quadriculada. Em terceiro, ficou José Luiz Cachorrão, também da Honda.

Faustino comemorou muito a primeira vitória da temporada no Superbike. “Foi com muita emoção. Quando eu fui largar, soltou o parafuso da pedaleira da minha moto e uma outra equipe me ajudou a voltar. Dei três voltas e ocorreu a bandeira vermelha (a prova foi interrompida após acidente). Larguei em último de novo e consegui a vitória. Só tenho de agradecer toda a Equipe Honda e a todos que me apoiaram”, afirmou o piloto, que na etapa anterior estava e primeiro lugar e, nos metros finais da corrida, foi atingido por um adversário.

José Luiz Cachorrão também comemorou muito a ida ao pódio. “Foi uma corrida muito emocionante, cheia de adrenalina. Tenho de dar os parabéns ao Diego Faustino. Este é o esporte que eu gosto e que quero levar aos quatro cantos do País”, declarou Cachorrão.

Maico Teixeira, que também integra a Equipe Honda, se envolveu em acidente na terceira volta da corrida. O piloto foi socorrido pela equipe médica e não largou para o complemento da prova.



Diego Faustino (Honda), no alto do pódium,  no 2º lugar Danilo Lewis (BMW) e no 3º José Luiz Cachorrão (Honda)

Demais categorias


Honda Júnior Cup
Lincoln Melo foi o vencedor da Honda Junior Cup. Ele duelou com Felipe Macan (segundo) até a bandeirada final, quando os dois pilotos cruzaram a linha praticamente juntos. 

Léo Marin foi o terceiro, Mário Salles chegou em quarto e Lucas Alvarenga completou o pódio. “Foi uma corrida muito disputada, duelei com o Macan a prova inteira e consegui passá-lo no final da prova”, resumiu o piloto.

O paranaense Léo Manella, que fez a pole, caiu ainda na primeira volta, e terminou a corrida em 11º lugar.

600cc SuperSport
Eric Granado, piloto da GST (Granado Sport Team), foi o vencedor da categoria 600cc Supersport Pro. 

Em segundo, chegou Maximiliano Gerardo, com Lucas Bittencourt em terceiro, Matheus Oliveira na quarta colocação e Pedro Sampaio em quinto. 

“Foi uma etapa extremamente difícil, principalmente pelas constantes mudanças climáticas, o que dificulta muito o acerto. Achei que teria a moto mais na mão, mas consegui me recuperar durante a prova. Gostaria de agradecer muito o trabalho da minha equipe”, afirmou Granado.

Na Pró-Amador, Márcio Ferreira Bortolini, também da GST (Granado Sport Team), foi o ganhador.

Honda CBR 500R
Disputa intensa por posições marcou a prova da Copa Honda CBR 500R. Guilherme Brito, da Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, foi o vencedor. 

Em segundo lugar, chegou Davi Gomide. Leonardo Tamburro, da Honda Motoschool de Talentos, foi o terceiro, com Arthur Costa em quarto e José Duarte, da Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, em quinto.

SuperStreet
Os irmãos Meikon e Eliton Kawakami, respectivamente, conquistaram as duas primeiras colocações da SuperStreet. Diogo Moreira, do Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, terminou em terceiro lugar.

Visite
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www.facebook.com/hondaracingbrasil.

ADRIANO RABELO, DA CORDOVA MOTORSPORTS VENCE A QUINTA ETAPA, DE CASCAVEL, DA MERCEDES-BENZ CHALLENGE. A QUINTA ETAPA ACONTECERÁ NO DIA 11 DE SETEMBRO, NO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS


A quarta etapa da sexta edição do Mercedes-Benz Challenge que aconteceu neste domingo (17) na cidade de Cascavel (PR), contou com um cenário de céu aberto, temperatura muito baixas e trouxe o público da região para assistir o certame que teve largada às 11 horas, no Autódromo Internacional Zilmar Beux. 

Na corrida da categoria monomarca brasileira, os pilotos da Rsports Racing, Renato Braga completou na 7ª posição na CLA AMG Cup e Beto Rossi ficou com a 5ª posição na C 250 Cup e o 2ª lugar no pódio na Master.

Na pista mais veloz do automobilismo brasileiro, entre os 20 e 30 minutos da corrida houve a parada obrigatória nos boxes (janela de 2min30seg em Cascavel) para os carros da Mercedes-Benz Challenge. 


Depois disso, Renato Braga avançou no pelotão e chegou bem próximo da sua meta que era ficar entre os cinco primeiros ao final da etapa.
Max Mohr largou bem, mas foi obrigado a abandonar a corrida logo na segunda volta, depois de ter sido atingido por um concorrente. 

Já Romualdo Magro não teve chances de largar e revezar o carro #99 com Bruno Alvarenga.


A equipe Rsports Racing conta com patrocínio do Grupo Max Mohr, Cifarma, Dream Route, Academias Primatas CrossFit e Motul.

Resultado da corrida em Cascavel (PR)1) 33 Adriano Rabelo, Cordova Motorsports, CLA, 33 voltas, a 46min34s730
2) 16 Marcelo Hahn, Blau Motorsport, CLA, M, a 0s513
3) 77 Arnaldo Diniz Filho, Comark Racing, CLA, a 1s123
4) 19 Luiz Carlos Ribeiro, Ourocar Racing, CLA, a 3s208
5) 60 Betão Fonseca, Center Bus Sambaiba Racing, CLA, M, a 3s647
6) 10 Pierre Ventura, CKR Racing, CLA, a 8s869
7) 555 Renato Braga, RSports Racing, CLA, a 9s492
8) 37 Lorenzo/Paulo Varassin, Cordova Motorsports, CLA, a 14s759
9) 32 Fernando Fortes, Mottin Racing CLA, a 14s936
10) 21 Peter Michel Gottschalk, Paioli Racing, C250, a 17s606
11) 55 Fabio Escorpioni, Ensite Racing Team, C250, a 18s666
12) 20 Roger Sandoval, Mottin Racing, CLA, a 1 volta
13) 3 Cristian Mohr, WCR, CLA, a 1 volta
14) 18 Fernando Poeta, Sul Racing, CLA, M, a 1 volta
15) 166 Vinicius Simão, Center Bus Sambaiba Racing, C250, a 1 volta
16) 26 Flávio Andrade, Hot Car Competições, C250, M, a 1 volta
17) 13 Beto Rossi, RSports Racing, C250, M, a 1 volta
18) 111 Marcos Paioli/Peter Gottschalk, Paioli Racing, C250, M, a 2 voltas
19) 45 Paulo Totaro, Mottin Racing, CLA, M, 3 voltas
20) 64 C.A.Guilherme/S.Kuba, Center Bus Sambaiba Racing, C250, M, 4 voltas
21) 41 João Lemos, Ensite Racing Team, C250, M, 4 voltas
22) 46 Carlos Kray/J.H.Assunção, CKR Racing, CLA, M, a 6 voltas


Não completaram 75% da prova:23) 65 Cláudio Simão, Center Bus Sambaiba Racing, C250, M
24) 6 Fernando Júnior, WCR, CLA
25) 11 Neto De Nigris, L3 Motorsport, CLA, M
26) 225 Max Mohr, RSports Racing, C250, M
27) 90 José Vitte Cordova, Motorsports, CLA, M
28) 99 Bruno Alvarenga/Romualdo Magro, RSports Racing, C250
Excluído
29) 88 Fernando Amorim, Sul Racing, CLA, M



Calendário do Mercedes-Benz Challenge 2016:
Etapa 4 - 17 de julho - Cascavel/PR
Etapa 5 - 11 de setembro - São Paulo/SP
Etapa 6 - 06 de novembro - Goiânia/GO
Etapa 7 - 20 de novembro - Curvelo/MG
Etapa 8 - 11 de dezembro - São Paulo/SP

Mais informações:
Site: www.rsportsracing.com.br
Facebook: RSports Racing
Twitter: @RsportsRacing

sábado, 16 de julho de 2016

LINDA JACKSON, CEO DA CITROËN, É DUPLAMENTE PRESTIGIADA NO REINO UNIDO: FOI ELEITA A MULHER DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRITÂNICA E ESTÁ EM SEGUNDO LUGAR NO RANKING DOS 50 EXECUTIVOS INGLESES DO SETOR


O júri da revista britânica Autocar, composto por peritos e jornalistas do setor automobilístico, elegeu, entre as 100 mulheres britânicas mais influentes do setor, 
Linda Jackson, CEO da Citroën, a mulher mais influente, graças à qualidade de sua liderança que permitiu que a marca Citroën destacasse seu espírito inovador, audácia e seu novo posicionamento «Be different, feelgood»

Além disso, Linda Jackson ficou em segundo lugar no ranking dos 50 executivos britânicos da indústria automobilística, segundo a revista Auto Express, publicada, em junho.

A Autocar teve como objetivo destacar o papel das mulheres da indústria automobilística e recompensá-las pela trajetória delas.

 O júri, composto por executivos da revista e parceiros do setor automobilístico, recompensou a visão da diretora-g
eral da Citroën pelo plano de produtos que a marca está pronta a lançar.

Formada pela Universidade de Warwick (MBA), da Grã-Bretanha, Linda Jackson começou sua carreira na indústria automobilística, em 1977, na MG Rover Europa, onde foi a diretora-geral, na França, durante 3 anos. 

Ela ingressa na Citroën como diretora financeira da Citroën UK, em 2005. Em 2010, Linda Jackson torna-se diretora-geral da Citroën UK e Irlanda, e, finalmente, diretora geral da marca em 1º de junho de 2014.









sexta-feira, 15 de julho de 2016

FATOS E CURIOSIDADES DOS 75 ANOS DA JEEP QUE NASCERAM QUANDO O EXÉRCITO DOS ESTADOS UNIDOS ASSINOU UM CONTRATO COM A WILLYS-OVERLAND PARA PASSAR A FORNECER O VEÍCULO COM EXCLUSIVIDADE. O NOME JEEP TORNOU-SE UMA MARCA E ACABOU SENDO A INVENÇÃO DO CONCEITO DE UTILITÁRIO-ESPORTIVO, O CONHECIDO SUV. O BRASIL, QUE FABRICOU O FAMOSO CJ-5 AGORA PRODUZ O NOVO E MODERNO RENEGADE. ESTA É A PRIMEIRA DAS TRÊS PARTES QUE SAIRÃO NAS DUAS PRÓXIMAS SEXTAS-FEIRAS




São Paulo, 15 de julho de 2016 - Há exatos 75 anos, o exército dos Estados Unidos assinava o contrato com a Willys-Overland para ser a principal fornecedora do novo veículo leve de reconhecimento, que já era conhecido pelo apelido de Jeep. 


O nome acabou sendo registrado e o pequeno 4x4 militar passou a ser vendido para o público civil, originando uma linha de veículos que depois se tornaria uma marca.

Por isso, a partir de hoje (e nas próximas duas sextas-feiras), começaremos a listar 75 fatos e curiosidades (em três blocos de 25) retiradas da rica história da Jeep. 


Afinal, a marca é responsável por várias primazias, como a criação do segmento de veículos 4x4, invenção do conceito de utilitário-esportivo (SUV) com tração nas quatro rodas, do SUV de luxo, ou ainda a reinvenção da categoria de SUVs compactos, logo com seu primeiro representante no segmento, o Renegade.

1) A pedido do exército dos Estados Unidos, que havia encomendado um novo veículo leve de reconhecimento, o primeiro Jeep foi desenhado e criado para testes em apenas 49 dias pela pequena montadora American Bantam Car Company. 

Com papel fundamental na Segunda Guerra Mundial, onde foi utilizado para inúmeras funções, o veículo definitivo acabou sendo o Willys MB (M de militar e B por ser o segundo projeto), que teve 645 mil unidades produzidas entre 1941 e 1945.

2) Para o General Dwight Eisenhower, “o Jeep, o (avião C-47) Dakota, e o porta-aviões foram as três ferramentas que venceram a Segunda Guerra Mundial”. 

O General George C. Marshall foi ainda mais longe e considerou o Jeep como “a maior contribuição da América à guerra moderna”.

3) Alguns argumentam que o nome Jeep derivou da pronúncia inglesa das letras GP, a sigla para General Purpose (uso geral). 


Mas a teoria mais aceita é que o veículo tomou o nome de um personagem de histórias em quadrinhos chamado “Eugene the Jeep”, da turma do Popeye. Criado em 1936, ele podia fazer qualquer coisa e ir para qualquer lugar.

4) Em 1937, o protótipo de um avião bombardeiro YB 17 havia sido apelidado de "Jeep" por sua boa performance, numa das primeiras citações militares da palavra.

5) O termo Jeep foi relacionado ao veículo pela primeira vez publicamente por Katherine Hillyer no jornal Washington Daily News, em 16 de Março de 1941, quando relatou que ao final de uma demonstração à imprensa, alguém perguntou ao piloto de teste da Willys Irvin Hausmann como ele chamava aquele veículo e ele respondeu: "It's a Jeep!”

6) O nome “Jeep” foi convertido em um acrônimo por soldados americanos na Coreia. 

Eles brincaram com a simplicidade do carro, dizendo que significava: “Just Enough Essential Parts” (numa tradução livre, “o mínimo de peças essenciais”).

7) Após a guerra, milhares de Jeep's foram deixados para trás em diferentes países do mundo. Isso contribuiu para que a marca ganhasse presença global instantaneamente.

8) Com pouquíssimas modificações, a Willys transformou o MB no CJ-2A, lançando ainda em 1945 o primeiro veículo liberado pelo Exército dos EUA para produção civil. A sigla CJ significa “Civilian Jeep”.

9) O maior símbolo da marca Jeep, sua grade frontal com sete aberturas verticais, surgiu em 1945 com o CJ-2A, o primeiro modelo civil. 

O modelo militar MB tinha nove fendas frontais. O motivo da mudança foi o tamanho dos faróis, que ficaram maiores e, para isso, foi preciso diminuir a grade dos carros.

10) A banda de rodagem dos pneus do Jeep MB foi feita de forma simétrica, para que quem olhasse o rastro deixado não soubesse para qual direção o carro estava seguindo - uma herança do berço militar. Porém, a característica foi repassada para o CJ-2A.

11) Logo após se tornar um carro civil, o Jeep foi muito usado por fazendeiros em virtude de sua versatilidade e durabilidade.

12) O veículo também era conhecido como AgriJeep, pois com a utilização da tomada de força (power take-off) era possível, por exemplo, compartilhar o movimento do sistema de transmissão a um implemento agrícola.

13) Ainda na década de 1940, a concessionária Gastal, do Rio de Janeiro, começou a importar os primeiros CJ-3A para o Brasil.

14) A família Jeep ganhou em 1947 a primeira picape, que teve produção brasileira entre 1961 e 1982. 

Outras caminhonetes viriam posteriormente, como a FC (de Forward Control, por conta da cabine sobre o eixo dianteiro), de 1957 a 1965, e a Gladiator, com duas fases no período de 1963 a 1987.

15) Baseado no CJ-3A, o MC, mais conhecido pela sigla militar M38, foi o primeiro Jeep “fardado” depois da Segunda Guerra Mundial. 

Fabricado entre 1950 e 1952 para as Forças Armadas do EUA, tinha suspensões e chassi reforçados, sistema elétrico de 24 volts, entre outras alterações.

16) O modelo CJ-3A foi atualizado para o CJ-3B, o Universal. A carroceria recebeu capô e grade dianteira mais altos, por causa do novo motor; maior e mais forte. Por esse motivo, aqui no Brasil o carro recebeu o apelido de “Cara de Cavalo”.

17) Logo após a Segunda Guerra Mundial, era difícil produzir novas estamparias. Por isso o Willys Wagon, surgido em 1946, foi desenhado para que as chapas da carroceria pudessem ser feitas por fornecedores de estamparias de geladeiras. 

O tamanho das estampas e a quantidade de curvaturas e de profundidade foram limitados. Além disso, o painel das portas era oco.

18) O Willys Wagon foi o primeiro SUV 4x4 da história, e o primeiro SUV com a carroceria feita inteiramente de aço, em 1949.


19) Em 1952, surgiu outro modelo militar, o M-38A1 (ou MD), cujo design seria empregado pouco tempo depois no Jeep civil, na geração CJ-5.

20) O CJ-5 se tornaria extremamente popular em todo o planeta, com mais de 600 mil unidades entre as décadas de 1950 e 1980, sendo produzido em vários países, incluindo o Brasil.

21) Em 1953, Mark A. Smith organizou o primeiro passeio para donos de modelos da Jeep pela antiga trilha Rubicon, nas Montanhas Rochosas do norte da Califórnia. 

Foi o embrião da Jeep Jamboree, uma empresa que realiza passeios pelas principais trilhas off-road dos Estados Unidos e se tornou uma instituição do turismo de aventura.

22) Em 1954, o Jeep CJ-3B começou a ser montado pela Willys-Overland do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP).

23) A capacidade multiuso do Jeep era tamanha que a Willys criou nos EUA, em 1955, o DJ (de Dispatcher Jeep), apenas com tração traseira e destinado a uso profissional, como serviços de entregas e correios.

24) A Willys Wagon, aqui chamada de Perua Jeep, que originaria a Rural, começou a ser montada no Brasil em 1956, com o design do modelo americano.


25) Em 1956, a cantora Inezita Barroso fez uma grande expedição com um Jeep cedido pela Willys-Overland do Brasil. De São Paulo até à Bahia, foi recolhendo material para um trabalho etnográfico. 

O objetivo final era fazer um filme contando a história de Jovita, a cearense que se vestiu de homem para lutar na Guerra do Paraguai, porém a película não chegou a ser realizada.

MUSEU DO AUTOMÓVEL DE CANELA INICIA MOSTRA DE ACERVO FAMOSO DOS IRMÃOS ROGÉRIO E RÓBERSON AZAMBUJA. ESPELHOS RETROVISORES SERÁ COISA DO PASSADO? SERÃO SUBSTITUÍDOS POR CÂMERAS, MAS ISSO VAI DEMORAR UM POUCO AINDA. FERRARI DIVULGA AS IMAGENS DA VERSÃO CONVERSÍVEL DO APERTA QUE CUSTA A MÓDICA QUANTIA DE US$ 3,7 MILHÕES (EM TORNO DE R$ 15 MILHÕES). MERCEDES CRIA CENTRO DE VANS E PICAPES NA ARGENTINA


Coluna Nº 2.916 - 14 Julho de 2016
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Automóvel: Canela, RS, ganha 
o Museu dos Azambuja 

Conhecidos pela melhor coleção de automóveis nacionais, os irmãos Rogério e Róberson Azambuja, empresário e advogado, tomaram coragem e instalaram o Museu do Automóvel no limite entre as turísticas Gramado e Canela. 

Noticiou a Coluna em 1º de outubro de 2014, adquiriram o fechado Museu do Automóvel, Arte e Cultura, do também gaúcho Carlos Eduardo Warlich, ampliaram o espaço museal a 1.700 m2 para exposição. 

Proposta é exibir acervo próprio, alternando com estoque mantido em Passo Fundo no Museu do Transporte Nacional; fomentar o interesse e o turismo antigomobilístico; incrementando a realização de eventos com clubes de marca. 

O de Simca – www.simca.com.br -, por exemplo, antecedendo a inauguração, intenta fazer, próximo ano, seu III Encontro Nacional, junto com o novo Museu. 

Vizinha Gramado tem a mais movimentada exposição de veículos antigos, pelo Hollywood Dreams, exposição majoritária em Cadillacs e conversíveis, além de motocicletas Harley-Davidson, atraindo cerca de 1.000 visitantes diários.


O foco dos Azambuja é efetivamente de história e cultura fomentados pelo museu. Seus iniciais 40 veículos são expostos em alas temáticas, alguns em Dioramas – entorno localizando o veículo em cenário de época, ou reproduzindo foto de época. 

O IBAP Democrata – um dos dois exemplares remanescentes dentre quatro produzidos – está à frente de grande reprodução de foto tomada na praia de Copacabana. 

Na primeira exposição, a partir de 15 de julho, muitas marcas representando dos anos ’20 aos ‘80: Clássico Marmon, Cadillac, Chevrolets Chevelle e Corvette, Buick, Pontiac, Rolls-Royce, Ferrari, e nacionais Puma, Simca, Brasinca 4200GT, Karmann-Ghia, citado Democrata e quase tão raro Lafer LL. 

Há memorabilia exposta, bombas antigas de gasolina, projeção de filmes, mais de 600 miniaturas, além de espaço infantil e loja de souvenirs

Se as prefeituras de Gramado, Canela e São Francisco do Sul se entrosarem poderão fomentar turismo específico pela exposição em Gramado, o novo Museu em Canela, e pelo Museu em São Francisco de Paula – a 70 km. 

Museu do Automóvel em Canela, RS. Atração e enzima temática 


Espelhos retrovisores, coisa do passado?
O órgão japonês de trânsito autorizou, a partir de 2017, licenciamento e circulação de veículos sem espelhos retrovisores internos e externos. 

Decisão se baseia na efetividade de resultados do desenvolvimento de tecnologia, e na segurança operacional de câmeras e monitores de TV. 

Apesar de ser requerimento antigo dos designers – afinal os espelhos são obstáculos à livre circulação do ar, aumentando consumo e emissões -, o argumento de maior peso foi incremento em segurança: a eliminação dos pontos cegos. 

Outro, a eliminação da influência das situações de claro e escuro variando de acordo com a iluminação do dia. 

Sistemas experimentais haviam sido tentados, o incremento das câmeras de ré e laterais deram a base tecnológica, e a busca mundial pela redução de consumo e emissões auxiliaram na decisão, a espraiar-se mundialmente. A tecnologia já existe.

Não é moda, mas tendência, e fabricantes de equipamentos eletrônicos e de automóveis disputam tecnologias e prazos para aplicação. 

Primeira variação, em caminhões, câmeras iriam num mastro. Telas grandes, aplicadas próximas ao volante – ou como no caso de Mercedes e Audi, onde se aplicam os instrumentos virtuais. 

Após décadas, saem espelhos retrovisores, entram câmeras 


Roda-a-Roda 

Aperta (aberta), La Ferrari conversível 



Marketing – Reveladas primeiras imagens da Aperta, versão conversível La Ferrari. Produção limitada, preço elevado, grande lucro unitário. 

Não é ferramenta de deslocamento, apenas marketing sobre rodas. Mecânica idêntica ao GT: V12, 800 cv, mais motor elétrico de 163 cv. Quantidade não revelada; pré-vendida a colecionadores; US$ 3,7 milhões – o mais caro dos Ferraris. 

P’ra Que? – Brabus, preparadora alemã de veículos Mercedes-Benz tem nova versão, o utilitário esportivo GLE 63 Brabus 850. 

Evolução sobre o anterior pico de desenvolvimento, com 700 cv, 960 Nm de torque, atinge 300 km/h. 

...?, 2 – Ao 700 agregaram-se elementos de decoração em fibra de carbono e rodas em aro 23”. 

850 cv é a potência, 1.450 Nm de torque, indo aos 100 km/h em 3,8 s – tempo para esportivos sérios. 

Tivesse etiqueta de preços, Stille, representante, marcaria R$ 2,7 milhões. Dúvida irrefreável, quem dispõe de tanta capacidade econômica, terá competência proporcional para conduzir? 

Brabus GLE 850, camionete com ânimo de esportivo 


Vizinhos – Maurício Macri, presidente da Argentina, foi à Alemanha fomentar parcerias com Volkswagen e Mercedes. 

Pré-anunciou novo produto VW – desmentido pela administração continental através da Coluna. 

Terá investimentos para revisão de linhas no picape Amarok; versão com motor diesel V6; e reformulação do Suran, o SpaceFox. 

Sem dúvida – Coluna antecipou produção de picape Mercedes-Benz GLT compartindo chassis e parte rolante com Nissan e Renault, em Córdoba, na antiga e pioneira fábrica da IKA e seus Jeeps, picapes e Rurais, depois comprada pela Renault, agora com espaço cedido à sócia operação Nissan. 

Teorias – Órgãos da imprensa nacional indicaram produção do picape Mercedes na Espanha e exportação ao Brasil, maior comprador sul americano. 

Tese desacorçoada por perda de competitividade. Em 2018, e motor próprio. 

Evolução – Renaults Duster e o picape Oroch aditivados em versão 2017: equipamento regenerador de energia para aumentar a economia do motor 2,0 em mais de 11%, e transmissão automática de quatro velocidades. 

Insólito – FAC, Fiat Chrysler Automobiles, mandou mensagem ao mundo: precisa da ajuda de Hackers. 

Depois de ver a condução de um Cherokee assumida via note book, chegou a vez de furtos de Jeeps pelo mesmo sistema. 

Pagará de US$ 150 a 1.500 por indicação de vulnerabilidade de seus sistemas.

Saída – Toyota já envia o Etios ao Peru, após Argentina, Paraguai e Uruguai. Quer compensar queda do mercado interno. 

Ocasião – Quem deseja trocar de veículo, vento a favor. Para limpar pátios ante reduzir estoque, chegada dos modelos 2017, ou fazer recursos, revendas, fábricas e importadores oferecem descontos sensíveis sobre preços sugeridos. 

Cautela - Confira ano de produção dos veículos – alguns ainda são 2015, flexibilizando negócios. Se você vai colocar usado no negócio, veja quem o aceita pela tabela Fipe. 

Pesquise – Quase todas as marcas em promoção. Maior agressividade, Ford com sensíveis descontos; Subaru idem para modelos do ano passado; na Mitsubishi sedã Lancer 2.0, 2016, a atrativos R$ 70 mil. 

Utilidade – Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, mostra face social: campanha para enfatizar segurança veicular. Julho, mês das férias, foca nas crianças para educar os pais a não utilizar o celular ao dirigir e a importância do uso dos cintos de segurança no banco traseiro. 

Público – Em postos de combustível nas estradas paulistas, com profissionais caracterizados como patrulheiros, convidam as crianças a assistir vídeo educativo e ganhar um kit de Patrulheiro Mirim, incluindo talão de multas. 

Varejo – Grupo PSA – Peugeot-Citroën, em recuperação econômica, entrará no mercado de Pós Vendas Multi Marcas, fornecendo peças, 9.000 itens para diversas marcas. Oficinas em 13 países, 1milhão de clientes. 

Quase – ZF de caixas de marchas fará no Brasil mecanismo automatizador para transmissão manual Ecomid nove marchas. 

Atende à crescente demanda por transmissões automáticas a menor custo e facilidade de manutenção. 

Invenção – Engenheiros da Cummins Brasil, fábrica de motores diesel, criaram sala de testes de polias. Reduz tempo de avaliação de 12 peças / 50 dias para 16 peças / 25 dias. 

Atração – Ferrari 365 GT 2+2, carroceria Pininfarina, primeiro civilizado para público extra corridas, atração no leilão Russo and Steele, nas festas da semana santa antigomobilística, os eventos de Pebble Beach, Califórnia,18 a 20 agosto. 

Quase – Atração adicional ao automóvel contendo direção hidráulica, suspensão auto ajustável, motor V 12, 4,4 litros, 320 cv, três carburadores duplos Weber, é proximidade com o agente 007: foi de Albert Broccoli, diretor da franquia, e apesar da direção à esquerda, tem licença inglesa, ARB 007. 

Retífica RN – Coluna passada falou da exportação dos BMW X1 catarinense aos EUA. Digitação errada: 10 mil unidades. 

Registro – 11 de julho marcou 20 anos do fim da produção do VW sedan, ou Fusca. Renascido para se integrar ao plano do então presidente Itamar Franco em criar carros baratos para fomentar mercado, teve períodos distintos no país. 

Como foi – Montagem de 1950 a 1956 pela Brasmotor, então representante exclusiva; 1953 a 1958 pela Volkswagen em modestas instalações no bairro do Ipiranga; 1959 a 1986 pela VW na fábrica de São Bernardo; 1993 a 1996, VW, nas antigas instalações da Vemag, no Ipiranga. No total, crê-se em 3,3 milhões de unidades nos três endereços e nas três séries. 

Gente – Marcos De Bari, 53, fotógrafo de automóveis da revista 4 Rodas, passou.

OOOO Queda do equipamento de iluminação no estúdio onde fazia fotos. 
OOOO Marcio Stefani, jornalista, adequação. 

OOOO Novo editor de AutoData, com a saída dos outros sócios fundadores, seu irmão S. Stéfani e Vicente Alessi. 

OOOO José Roberto Generoso, academicamente preparado, novo secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Ministério das Cidades. 

OOOO Domingos Boragina, diretor comercial da Peugeot, mudança. 

OOOO Diretor de Desenvolvimento de Rede da PSA. Tem experiência. Fazia isto na rede Citroën. Trabalho duplo. 

OOOO Depurar rede e atrair interessados é o desafio do cenário. 

OOOO Frederico Bataglia, diretor de marketing na Peugeot, novo titular comercial da marca. OOOO


Mercedes fará centro de 
vans e picapes na Argentina
Fábrica alemã informou a Maurício Macri, presidente da Argentina, grandes planos para operar nesse país o Centro de Competência Regional, 9º em atividade no mundo e primeiro na América do Sul. 

Considera a capacidade do mercado continental, e quer fazer desenvolvimento, produção e distribuição. 

Mercedes já produziu na Argentina mais de 280 mil Sprinter; desde julho de 2015 iniciou fazer o versátil Vito; e Volker Mornhinweg, presidente da Mercedes-Benz Vans informou, em 2018, a operação incluirá picape da marca. 

Operação será liderada por Roland Zey, executivo, ex-diretor de vendas, implantador da operação Sprinter na Argentina, depois presidente da Mercedes local. 

Transferido à Alemanha para planificar e desenvolver o negócio de vans, retorna à Argentina como diretor-gerente do Centro, e missão específica de superintender desenvolvimento, ampliar mercados e garantir serviços de pós venda para América do Sul, Latina, Caribe, reportando-se diretamente à divisão na Alemanha. Joachin Maier continua presidente e encarregado de caminhões e ônibus. 

A operação Mercedes na Argentina foi a primeira da empresa fora do país de origem, e sua ligação com o país é densa, incluindo a presidência ter sido exercida pelo ídolo Juan Manuel Fangio, penta campeão mundial, e manter-se como principal patrocinadora do Museu montado pelo automobilista em Balcarce, sua terra natal. 

Macri (e) e Volker Mornhinweg, presidente da MB Vans 

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quinta-feira, 14 de julho de 2016

SENHOR DO BONFIM GANHA UMA CONCESSIONÁRIA DA RENAULT. A LA FRANCE VEÍCULOS É A 12ª REVENDA DA MARCA FRANCESA NA BAHIA, DAS CERCA DE 300 ESPALHADAS POR TODO O BRASIL


Renault abre as portas de sua mais nova concessionária. A La France Veículos será a primeira casa da marca em Senhor do Bonfim, na Bahia. 

Com a inauguração, a Renault passa a contar com um total de 298 concessionárias no Brasil, com cobertura de 85% do território nacional. A La France passa a ser a 12ª concessionária da marca no Estado da Bahia.

“Para a Renault, inaugurar uma concessionária em um ano de tantos desafios como 2016 é ainda mais representativo. 
A Renault tem conseguido crescer em participação de mercado no País. O atendimento ao cliente, feito nas concessionárias, é um dos pilares da nossa atuação no Brasil e desse crescimento”, afirma Gustavo Schmidt, vice-presidente Comercial da Renault do Brasil.


A Renault La France tem área de 1.060 metros quadrados, 320 deles dedicados ao show-room de veículos novos. 

O local conta ainda com oito boxes para reparos. Na área de pós-venda, a concessionária tem como objetivo principal oferecer agilidade e qualidade na realização dos serviços, como revisões periódicas programadas, reparos e instalação de acessórios originais, que serão executados por profissionais treinados pela Renault do Brasil.

Administração

A Renault La France será administrada por Hélcio Cardoso de Matos Sobrinho e Hélio Cardoso de Matos Filho, gestores de um grupo familiar que possui experiência no mercado de automóveis há quase 25 anos. 

Os administradores já contam com lojas de outras marcas em Senhor do Bonfim e outras cidades da Bahia. 

Atualmente, esses locais empregam 105 pessoas. A La France cria em Senhor de Bonfim 11 novos pontos de trabalhos diretos .

A La France funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados.


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