Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 20 de agosto de 2016

FORD LANÇA O FOCUS 2017 COM LUZ DIURNA DE LED E O SISTEMA DE CONECTIVIDADE MAIS COMPLETO DA INDÚSTRIA



A Ford apresentou a linha 2017 do Focus, trazendo luzes diurnas de LED, muito úteis para atender a nova legislação de uso nas estradas, e alarme volumétrico, além de opcionais como seis airbags, teto solar, câmera de ré e console de teto. 

O Focus Hatch e o Focus Fastback também são os primeiros no Brasil a oferecer o avançado sistema de conectividade SYNC 3, o mais completo da indústria, com multifunções de telefone, navegador, áudio, aplicativos e acesso ao Apple Car Play e Android Auto para facilitar a vida a bordo.

A linha é equipada com motor 2.0 Direct Flex de 178 cv com transmissão sequencial de seis velocidades e Paddle Shift, além da opção do motor 1.6 Sigma Flex de 135 cv e transmissão manual de cinco velocidades no modelo hatch.


Todos vêm de série com rodas de liga leve 17”, controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas, aviso de pressão baixa dos pneus, SYNC 2 com AppLink, Assistência de Emergência, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e chave programável My Key.


O pacote de opcionais Plus adiciona o SYNC 3, câmera de ré e seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além de: rodas de liga leve 17” exclusivas, ar-condicionado automático e digital dual zone, bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático e limitador de velocidade.

A versão Titanium, disponível somente com motor 2.0 e transmissão automática, acrescenta teto solar, acabamento e rodas de liga leve 17” exclusivos, acesso inteligente e partida sem chave Ford Power e som Sony Premium com cinco alto-falantes e quatro tweeters.

O seu pacote de opcionais Plus inclui assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xênon adaptativos, sistema de estacionamento automático de segunda geração, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico e banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições.


Novo SYNC 3

O SYNC 3 traz grafismo diferenciado, menus simplificados, tela capacitiva de oito polegadas similar à dos smartphones, processador ultrarrápido e acesso intuitivo de funções com apenas dois toques ou comandos de voz em português. Além disso, permite fácil atualização de software.

Como os smartphones de última geração, ele opera por comandos de voz ou toques na tela, com processador 10 vezes mais rápido que a geração anterior do SYNC e muitos competidores atuais no mercado. 


Os recursos incluem telefone, áudio, navegação e acesso a aplicativos com uma tecnologia criada para oferecer um uso simples e intuitivo, sem complicações.

O projeto do SYNC 3 valoriza a simplicidade, com menos itens para tornar o controle mais fácil e reduzir a necessidade de o motorista olhar para a tela. 

A tecnologia de reconhecimento de voz foi aprimorada para aceitar variações vocais na forma de comando e sotaques regionais, além de se conectar com dispositivos de qualquer marca e modelo.

Aplicativos
O SYNC 3 permite o acesso a aplicativos de smartphones por comandos de voz ou toques na tela, através da interface conhecida como AppLink. 

A lista de apps inclui Spotify, Glympse, Alpeo!, Banco 24 Horas, Filho Sem Fila e Mix FM, além de outros como UOL Notícias, Sem Parar, Palco MP3 e Touch Pizza, que já estavam disponíveis na plataforma anterior e estão sendo atualizados para operar com o novo sistema.

Outra grande novidade do SYNC 3 é a compatibilidade com os sistemas CarPlay, plataforma da Apple para interação com o iPhone, e Android Auto, plataforma do Google que possibilita o uso do Google Maps, aplicativos, informações do tempo e de trânsito, entre outros.



MAIS UM MINI CHEGA AO MERCADO BRASILEIRO, O S CABRIO COM MOTOR 2.0 DE 192 CV QUE VAI DE 0 A 100 KM/H EM 7,1S E VELOCIDADE MÁXIMA DE 228 KM/H. CUSTA QUASE, QUASE R$ 165 MIL



A nova geração do MINI Cooper S Cabrio com novo motor 2.0 TwinPower Turbo, de quatro cilindros e 192 cavalos de potência, e capota elétrica já está à venda no Brasil pelo preço sugerido de R$ 164.950,00.

Este MINI conversível com transmissão automática esportiva Steptronic de seis marchas, driving modes e suspensão adaptativa traz importantes aprimoramentos em relação à geração anterior. 


Um dos principais destaques do conversível, o novo teto retrátil é revestido de tecido de alta qualidade e equipado com um mecanismo capaz de abrir ou fechar totalmente a capota em apenas 18 segundos. 

Ambas as operações podem ser ativadas por meio de um interruptor situado na parte superior do para-brisa, logo acima do espelho retrovisor interno, com o veículo em movimento, a velocidades de até 30 km/h.

Há ainda a opção de abrir apenas a seção frontal da capota e isso pode ser feito com o veículo a qualquer velocidade. 

A estrutura da capota também recebeu melhorias para garantir maior isolamento térmico e acústico em comparação ao antecessor.


Estilo exclusivo
Inconfundível no estilo, o design exterior do novo MINI Cabrio reflete as mudanças de design já vistas nas carrocerias renovadas Hatch – de 3 e 5 portas - e Clubman que tornaram o conversível ainda mais sofisticado, sem abrir mão da esportividade. 


Entre eles a ampla grade frontal, de formato hexagonal e moldura cromada, os faróis arredondados com inéditas luzes Full LED, e as lanternas traseiras, que aumentaram de tamanho e, agora, encostam na tampa do porta-malas. 

Os cromados também estão presentes nos contornos do conjunto óptico e no friso que percorre a borda do carro, na altura da linha do ombro.

A nova geração do conversível está disponível no País em 13 opções de cores externas, entre elas a inédita verde Caribbean Aqua, de acabamento metálico, além de quatro opções de interior e duas opções de capota.


Por dentro, o conversível segue o mesmo padrão de design dos outros integrantes da família MINI, caracterizado pelo painel horizontal, combinado com o MINI Central Cluster posicionado ao centro, que conta com o MINI Excitment (LED Ring) e com uma tela de LCD de 8,8” de alta definição; além do sistema de navegação MINI Professional com cartografia em 3D; e pelos interruptores salientes na parte inferior do console, entre eles o de partida do motor, na cor vermelha. 

Destaque também para o MINI Head-Up-Display, em que são exibidos dados como velocidade, nível de combustível, temperatura externa, além de informações de orientação do navegador GPS. 

Outro ponto de destaque é o sistema de som Hi Fi Harman/Kardon que conta com 12 alto-falantes e tem 410 watts de potência.


Conforto ampliado
Mais encorpado, o novo MINI Cabrio revela novas medidas de comprimento (3,85 metros), largura (1,72 m) e altura (1,41 m), que o tornam 98 milímetros mais longo, 44 mm mais largo, e 1 mm mais alto em comparação ao modelo anterior. 


A distância entre-eixos avançou 28 mm. O aumento das dimensões melhorou os parâmetros de conforto e liberdade de movimentos em todos os assentos. 

Os bancos da frente possuem agora uma ampla gama de ajustes, enquanto os passageiros traseiros se beneficiam de um acesso mais fácil, mais espaço para os joelhos (36 mm), uma superfície de assento maior e apoios laterais. 

A praticidade no dia a dia também melhorou. Há vários suportes para copos e espaços para objetos distribuídos pelo habitáculo do conversível. 


A capacidade volumétrica do porta-malas é de 160 litros e seu acesso às malas é facilitado com a função Easy-Load.

O "go-kart feeling", ou a sensação de se estar ao volante de um carro de corrida compacto, um dos principais atributos da fabricante britânica, é percebido graças à estrutura particularmente rígida e resistente a torções da carroceria, e que vem com reforços específicos na versão conversível, localizados nas partes dianteira, traseira e embaixo da carroceria, além de uma placa de proteção posicionada sob o motor. 

Estas características garantem um comportamento mais ágil ao veículo e uma proteção ainda maior aos ocupantes, que contam ainda com uma extensa lista de equipamentos de segurança e que agrega, entre outros itens, 4 airbags (2 frontais e 2 laterais), pontos de fixação para assentos infantis tipo ISOFIX.


O novo MINI Cabrio vem equipado ainda com um sistema de proteção de capotamento com atuadores conectados eletronicamente aos dispositivos de segurança do veículo e, pela primeira vez, de forma totalmente integrada. 

Assim que os sensores detectam um risco de o carro tombar, duas barras de proteção feitas de alumínio de alta resistência, posicionadas atrás dos bancos traseiros, se elevam instantaneamente para proteger a cabeça dos ocupantes.

O motor de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.0 litros, a gasolina, está apto a gerar 192 cavalos de potência (a 5.000 rpm) e 280 Nm de torque (entre 1.250 e 4.600 rpm) e está associado a uma transmissão automática Steptronic esportiva, de seis marchas, e que permite trocas rápidas por meio de hastes (Paddle Shifts) posicionadas atrás do volante. 


O motor, sobrealimentado, incorpora injeção direta de combustível, com injetores em posição central, controle de comando de válvulas variável (duplo-Vanos) e sistema de variação do tempo de abertura das válvulas Valvetronic. 

O câmbio conta ainda com a função Launch Control, para otimizar a aceleração e a tração no momento da partida, e um sistema de controle capaz de usar dados de navegação para ajudar o motorista a engatar as marchas no ponto ideal. 

Toda a potência é direcionada para as rodas dianteiras e faz com que o conversível atinja a velocidade máxima de 228 km/h e acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,1 segundos.


O MINI Cabrio também oferece, de série, uma vasta gama de tecnologias voltadas para auxiliar o motorista, entre elas, direção assistida Servotronic, controles dinâmicos de estabilidade e tração, controles de velocidade cruzeiro, suspensão adaptativa, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular, e o MINI Driving Modes, em que é possível optar entre três modos de condução – Green (econômico), Sport (esportivo) e MID (balanceado).

Itens Opcionais
Entre os opcionais estão disponíveis capota MINI Yours Union Jack, faixas decorativas para capô nas cores preto ou branco, capas dos espelhos retrovisores externos em preto, branco ou na cor do veículo, bancos em couro Lounge Cinza Satellite ou Chester Maltg Browne Pacote Parking, que agrega sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e Parking Assist.

Inúmeras possibilidades:Ressaltando a versatilidade típica da marca, também estão sendo lançados diversos acessórios originais modernos, criados especialmente para a customização do novo MINI Cabrio. 


Entre eles, já estão disponíveis em toda a rede de concessionários autorizados a capa do retrovisor externo flag em preto e cinza; a capa para setas laterais em preto e cinza; o farol auxiliar de LED; o suporte travel & confort para GoPro; os tapetes de borracha Essential black; além do aro Black Line para o farol dianteiro ou para a lanterna traseira.

Para mais informações sobre a MINI Brasil, acesse:

www.MINI.com.br

Redes Sociais: http://www.mini.com.br/community

PERSONAGEM PRINCIPAL DE UM ANÚNCIO DE TV EM QUE É POSTA DIANTE DE SUA MAIS DIRETA CONCORRENTE E LEVA LARGA VANTAGEM, A CHEVROLET S10 2017, TURBO DIESEL, 4X4, HIGHT COUNTRY, COM SEUS 200 CV, FOI TESTADA PELO BLOG E CONFESSO QUE O RESULTADO FOI MUITO AGRADÁVEL. A BONITA PICAPE CHAMOU A ATENÇÃO POR PASSEI E ME ADMIROU PELO CONFORTO, DESEMPENHO E EXCELENTE DIRIGIBILIDADE NA CIDADE, NO MEIO DO TRÂNSITO E NA ESTRADA. CUSTA CERCA DE R$ 168 MIL, MAS SURPREENDE PELA QUANTIDADE DE TECNOLOGIA EMBARCADA. A AVALIAÇÃO GEROU BELAS FOTOS E ... GOSTEI!


Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Há tempo que não dirigia uma picape tão confortável, segura e rápida como esta nova S10 High Country automática 4x4 Diesel turbo, 2017, de duas centenas de cavalos, que a Chevrolet me passou para poder transmitir minhas impressões aos leitores do Blog.


O carro é ótimo para quem gosta de veículos maiores e de dirigir olhando o trânsito acima do teto da maioria dos automóveis. 



Na cidade, tem a dirigibilidade de um automóvel, graças à direção elétrica, que substituiu a hidráulica do modelo anterior, e se comporta como os de maior cilindrada: arranca sem dó e com absoluta segurança 



Dirigir a S10 na estrada, então, é das experiências mais prazerosas que já tive guiando uma picape. O conforto é absoluto.



O ponto destoante fica por conta do barulho incomodativo do motor Diesel que vaza para a cabine. Um carro da categoria da Hight Country deveria ter um isolamento acústico mais eficiente. 



A Chevrolet revela que esta S10 está 8% mais silenciosa, do que o modelo anterior, mas o fato é que a equipada com o motor Diesel, este item precisa de uma atenção muito maior.



A Chevrolet deu uma melhorada sensível no design da S10, principalmente na frente que deu um ar mais robusto ao carro. 



As tomadas de ar estão mais distantes e a grade mais larga atinge os faróis mais afilados, decorados com a assinatura da marca em LED.



O interior da S10 ficou muito agradável, o painel, bem parecido com a do modelo americano Colorado e bem diferente do modelo anterior. 



Vale realçar o maior requinte e a qualidade do acabamento, embora ainda seja notável a quantidade de plásticos duros, na cabine dupla, onde espaço é coisa que não falta. 



O banco traseiro é confortável e muito espaçoso, faltando apenas o encosto de cabeça do assento meio.



O painel recebeu também a atenção dos desenhistas da montadora que alteraram os comandos do ar condicionado trocando o antigo círculo por botões menores e as saídas do ar condicionado.



Uma das vantagens da S10, e isso em todas as suas versões, é a quantidade e a versatilidade de tecnologia embarcada, um dos aspetos que a montadora passou a dar larga importância diante da grande concorrência no segmento de picapes.



A S10 Hight Country sai de fábrica com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, alertas de colisão frontal e mudança de faixa, ar-condicionado digital, central multimídia e retrovisor interno eletrocrômico, câmera de ré, agora integrada à tampa da caçamba.




Adotado em todo o seu portfólio, o sistema OnStart, de uma utilidade extrema dada a enorme de serviços que oferece, a S10 goza também desse benefício, serviço que durante um ano é gratuito.



Por enquanto, a Chevrolet limita-se a cumprir a lei instalando de série apenas dois airbags dianteiros, embora esteja provado que outras bolsas anti-impactos são necessárias em caso de acidente, mas a Hight-Country vem com controles de tração e estabilidade.

O carro está equipado ainda com sensores de luz, chuva, de colisão e de estacionamento dianteiros e traseiros, muito úteis em qualquer situação de direção.



O motor é outra coisa boa nesta luxuosa S10, um 2.8 Diesel, turbo, de 200 cavalos dá, junto com a transmissão de seis marchas automática, confere à S10 topo de linha o status de picape mais potente da categoria.

A suspensão, graças à recalibragem da suspensão, amortecedores, molas e coxins hidráulicos, ficou muito eficiente. 



Absorve bem as irregularidades dos pisos nas ruas do Rio e na estrada e oferece conforto elevado. O sacolejar típico das picapes, nesta S10 Hight Country desapareceu e o ruído da rodagem foi reduzido pelo uso de pneus verdes.


De acordo com a Chevrolet, que mostra dados do Inmetro, a S10 Diesel registra consumo de 8,8 km/l na cidade e 10 km/l, na estrada. Durante o teste, a picape registrou no computador de bordo consumo geral de 9,1 km/l.



A S10 2017 4x4 turbo Diesel High Country custa R$ 167.490. Vale a pena fazer um test-drive.


sexta-feira, 19 de agosto de 2016

CRISE BRASILEIRA ATINGIU EM CHEIO EMPRESAS E CONSUMIDORES E UMA CONSEQUÊNCIA DISSO PODE SER A VOLTA DE CARROS MAIS BARATOS E O RETORNO DOS FAMOSOS PELADOS. ENTRETANTO, OS BRASILEIROS ESTÃO OPTANDO PELA COMPRA DE MODELOS MENOS POTENTES MAS MAIS EQUIPADOS. SABE AQUELA LEI DO FAROL BAIXO LIGADO DE DIA? O DENATRAN ACABA DE O COMPLICAR



Alta Roda 

Nº 902 — 19/8/16

Fernando Calmon

CARRO BÁSICO VOLTARÁ?


A atual crise do mercado brasileiro levou a mudanças no comportamento dos consumidores. 

Para a maioria dos analistas o grau de exigência dos compradores aumentou e o tempo dos carros básicos (também chamados de “pelados”) terminou. Pode não ser bem assim.

Atualmente quase todos os modelos vendidos ao cliente final (varejo) têm ar-condicionado. 

Porém, se explica pelo clima do País, as horas passadas em congestionamentos e, em especial, o poder aquisitivo de quem conseguiu manter sua renda nesses tempos de severa retração econômica, nunca vista antes com esse grau de intensidade em dois anos seguidos.

O chamado tíquete médio de venda subiu mais de 20% no acumulado de quase 24 meses consecutivos de mergulho do mercado. 

A parcela de pessoas que compravam o primeiro carro zero-quilômetro, depois de anos restrita a modelos usados por força de sua menor renda e da falta de boas condições de financiamento, foi reduzida drasticamente desde 2014. Houve forte migração para a parte baixa da pirâmide social.

Esse, aliás, é um ciclo que se repete. Na crise dos anos 1980, por três vezes seguidas o modelo mais vendido no País foi o Chevrolet Monza, um médio-compacto equivalente hoje ao Cruze, Corolla ou Civic. 

Naquela época, os modelos de entrada também sofreram forte retração, mas parte desse resultado se deveu a Fusca e Gol terem convivido por seis anos. 

Agora, apesar de o mercado continuar dominado por modelos compactos, o Corolla aparece em sexto lugar. Não chega a ser uma surpresa.

Outro fenômeno aliado a variações de poder aquisitivo envolve os modelos de 1 litro de cilindrada.

Com o IPI mais baixo desde 1990, os compradores exauridos financeiramente concentraram neles suas preferências, mesmo com potência inadequada para a maioria dos carros da época. 

Em 2001, representaram nada menos de 70% dos automóveis vendidos e, no ano passado, esse percentual caiu para 34%. Isso ocorreu mesmo com a grande evolução de desempenho e a chegada de motores modernos de três cilindros.

Há, entretanto, o fenômeno de crescimento dos SUVs compactos em que o propulsor de 1 litro de aspiração natural não mostra adequação. 

Já entre os hatches que oferecem também motores acima de 1 litro, os de menor cilindrada reinam: Uno, 85%; Ka, 84%, Palio, 80%, Gol, 67%, HB20, 65%, Sandero, 65% e Onix, 61%. 

Esses compradores preferem adquirir um carro com mais itens de conforto a um preço menor. Trocam potência por equipamentos.

Quando o mercado retornar ao patamar de quatro milhões de unidades anuais (incluídos veículos leves e pesados), que muitos esperam só ocorrer em 2022 ou 2023, podem voltar aqueles que perderam a oportunidade de sair de um modelo usado para um novo. 

Economia estabilizada e em crescimento autossustentável, baixa inflação, financiamentos a juros menores e empregos seguros formarão o cenário ideal para atrair compradores de carros básicos.

Eles não se importam com rodas de liga leve ou vidros, espelhos e travas elétricos. Talvez abram mão até do ar-condicionado. 

O sonho do carro zero-quilômetro poderá recuperar uma oportunidade perdida com tantos erros de gestão econômica nos últimos anos.

RODA VIVA

CORREU pelo mundo a notícia de que a Noruega iria banir a comercialização de automóveis com motores de combustão interna a partir de 2025. 

O governo norueguês acaba de desmentir, informa a agência Reuters. O país continuará a incentivar tecnologias mais limpas até uma substituição natural, sem prazos. Parte de sua grande riqueza vem do petróleo.

PARA atender a legislação de eficiência energética, a GM estendeu ao motor de 1,8 L do sedã Cobalt 2017 as mudanças apresentadas nos 1,0 L e 1,4 L de Onix/Prisma. 

Câmbio manual também passou de cinco para seis marchas. Além do ganho de 3 cv (agora, 111 cv) e 0,6 kgfm (para 17,7 kgfm), peso diminuiu em 36 kg. Consumo chega a 15,1 km/l com gasolina (estrada). Preços: R$ 62.190 a 68.990.

MONOVOLUME Spin, mais alto e pesado, exigiu alterações adicionais. Motor é o mesmo do Cobalt, mas para melhorar o consumo a GM adotou controle ativo de entrada de ar ao radiador e outros recursos técnicos. 

Em estrada, com gasolina, alcança 13,7 km/l e também nota A pelo Inmetro. Preços subiram em média 2% e vão de R$ 57.990 a 71.990.

EMBORA tardio, há agora um projeto-de-lei no Senado que restringe o uso obrigatório de faróis baixos ou luzes de uso diurno (DRL, sigla em inglês) a vias rurais asfaltadas apenas, excluindo trechos urbanos de rodovias. 

Por enquanto, as multas urbanas ficam como estão por decisão arbitrária e ilegal do Denatran, que só adicionou ainda mais confusão ao controvertido tema.

CAMPANHA simpática da área de lubrificantes da Shell para destacar o papel do automóvel na sociedade brasileira. 

O concurso cultural vai até 26 de setembro e os consumidores devem contar histórias pessoais em que carros são protagonistas centrais. 

Há três exemplos no site www.shell.com.br/helix-retribua. 

Os filmes, bem produzidos, merecem ser vistos.

____________________________________

fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

CHEVROLET COBALT 1.8 COM O SISTEMA ECO FICA UM POUCO MAIS ECONÔMICO E POTENTE. TEM MOTOR 1.8, TRANSMISSÃO DE SEIS VELOCIDADES E DIREÇÃO ELÉTRICA, CÂMERA DE RÉ



O Cobalt chega à linha 2017 mais econômico, potente e agradável de dirigir. Isto porque o sedã médio-compacto adota o sistema ECO da Chevrolet, que consiste numa série de evoluções mecânicas e tecnológicas que visam melhores índices de eficiência energética, conforto e emissões.

Uma das novidades é o motor 1.8 de nova geração, que entrega mais potência e força numa rotação muito mais baixa. Isto significa que acelerações e retomadas estão mais vigorosas. 


A nova transmissão manual de seis marchas também traz benefícios, como a redução do nível de ruído em altas velocidades.

Para quem busca mais praticidade, há ainda opção de transmissão automática, que ganhou funcionamento mais suave e linear nas trocas de marcha.


O Cobalt perdeu peso e ainda recebeu melhorias para ficar até 21% mais econômico. 

Com isso, passa a ser o modelo 1.8 Flex mais eficiente do mercado nacional, de acordo com dados do Inmetro. 

O Chevrolet supera inclusive rivais equipados com motores de menor capacidade volumétrica e torque.

Outro salto dado pelo Cobalt está na dirigibilidade. Mudanças na suspensão e a adoção da direção com assistência elétrica progressiva o tornam ainda mais prazeroso de guiar.

O motorista sente que as respostas ao volante estão mais diretas no trânsito e mais leves em manobras de estacionamento, enquanto o novo conjunto de molas e amortecedores mostra equilíbrio entre conforto e estabilidade.

Para aquele consumidor que aprecia conectividade, há inovações interessantes. O Cobalt passa a incorporar novas funções para o sistema OnStar, como navegação por setas projetada na tela do multimídia MyLink e aplicativo para smartphone com dispositivo de diagnóstico – informa a pressão de cada um dos pneus e a quilometragem total percorrida pelo automóvel.


A partir da linha 2017, o Cobalt oferece como item de série o OnStar também nas configurações equipadas com transmissão manual.

O modelo, aliás, mantém seu principal atributo, o amplo espaço interno e o porta-malas de 563 litros – o maior entre os sedãs nacionais. 


O Chevrolet se destaca ainda pela grande oferta de equipamentos e pelo acabamento premium dos bancos e volante, isso nas versões de luxo LTZ e Elite.

O painel com velocímetro digital incorpora bússola e alerta de baixa pressão dos pneus, enquanto o multimídia MyLink conta com Android Auto e Apple CarPlay para integração com smartphones.

Câmera de ré com guias auxiliares, sensor de estacionamento com gráficos, sensor de chuva, sistema de acendimento automático dos faróis, volante com controle das funções do rádio e telefone e acionamento das travas e vidros por controle remoto são alguns dos itens disponíveis para o carro.

O sedã da Chevrolet ganha ainda duas novas opções de cores para a carroceria: o Azul Blue Eyes e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas. 


Elas se juntam ao Cinza Grafite, ao Bege Peper Dust, ao Branco Summit, ao Prata Switchblade e ao Marrom Mogno Brown. A garantia do veículo é de três anos.

Motor de nova geração, mais potente e econômico


O Cobalt sempre se sobressaiu perante a concorrência pelo motor 1.8 de torque elevado, característica relevante para quem busca um sedã médio-compacto que mantenha o vigor mesmo carregado.

Esse quesito está ainda mais evidente na linha 2017 com a adoção do motor da geração SPE/4 ECO em substituição ao EconoFlex. O novo desenvolve até 111 cavalos de potência e 17,7 mkgf de força com etanol.

O pico de torque agora é atingido a apenas 2.600 rpm, ante 3.200 rpm do modelo anterior.


“Como toda essa força passa a estar disponível em uma rotação bem mais baixa, o motorista sente o carro responder prontamente ao comando do acelerador tanto em arrancadas como em manobras de ultrapassagens, o que reflete também em mais segurança”, explica FabÍola Rogano, vice-presidente de Engenharia da General Motors.

Além de mais ágil, o Cobalt está até 21% mais econômico nesta configuração. Com um litro gasolina, o carro percorre até 15,1 quilômetros na estrada e 12,1 quilômetros na cidade, conforme padrão do Inmetro. Com etanol, são 10,4 quilômetros e 8,3 quilômetros, respectivamente.

A transmissão também é de nova geração. A manual passa a ser de seis velocidades. A marcha extra ajuda a poupar combustível e aumenta o silêncio a bordo em ritmo de cruzeiro. 


A 120 km/h, por exemplo, a rotação cai de 3.300 rpm para 2.650 rpm. 

Para auxiliar o motorista a dirigir de forma mais econômica, o carro incorpora um alerta de mudança de marcha no quadro de instrumento. Um ícone indica o momento ideal para trocas.

A transmissão automática continua sendo de seis marchas, porém ganhou comportamento mais suave e inteligente em diversas situações de tráfego, isso mesmo no modo Active Select, que permite fazer as trocas manualmente.


Assim como a família Onix, Prisma e Spin, o Cobalt também adota na linha 2017 o sistema ECO, que consiste em um conjunto de tecnologias com foco em conforto, performance, emissões e eficiência energética.

Além de motor e transmissão, há evoluções nos sistemas de suspensão e freio, na aerodinâmica e no uso de materiais mais nobres para redução de peso.

O conjunto de pistões, bielas e anéis, por exemplo, foi redesenhado e ficou mais leve, enquanto os anéis de pistão e o tipo de óleo lubrificante (0W20) também sofreram alterações. A taxa de compressão foi ajustada com foco no melhor desempenho.

O módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente. Novos sistemas de arrefecimento de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote.


O novo sistema de gerenciamento de energia elétrica do veículo conta com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador de alto rendimento.

O novo módulo de arrefecimento traz central de controle multivelocidades, ventilador sem escovas -com menor atrito-, trocadores de calor mais modernos e menor quantidade de líquido refrigerante. Tudo isso faz dele um sistema mais silencioso, leve e eficaz.

O time de engenheiros da GM se dedicou para reduzir o peso e elevar a rigidez estrutural do Cobalt. 


Mais de 100 componentes foram aperfeiçoados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços. 

O carro ficou até 36 kg mais leve, um ganho significativo para um modelo que adicionou tantos conteúdos.

Freios mais eficientes energeticamente, novos rolamentos e pneus verdes também contribuíram para a redução significativa do consumo de combustível e melhora da performance.

O modelo chega a 170 km/h de máxima e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5s, números interessantes para o porte e categoria do veículo.


Dirigibilidade refinada com adoção da direção com assistência elétrica

Evoluções mecânicas também trazem melhoras na dirigibilidade do Cobalt, como a direção com assistência elétrica progressiva.

De respostas mais precisas e diretas, o sistema elétrico é mais eficiente por não “roubar” potência do motor e por filtrar melhor as vibrações em pisos irregulares. Transmite ainda maior sensação de integração entre o motorista e o veículo.

Mais uma vantagem trazida por este sistema de direção é que o volante do sedã fica extremamente leve em manobras de estacionamento, mesmo quando carregado.

Outra novidade está na recalibração das molas, amortecedores e batente da suspensão. 


O conjunto recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixo. 

Com esse ajuste, o motorista irá sentir uma expressiva melhora no comportamento dinâmico em altas velocidades.

OnStar com pacote Exclusive de série em todas as versões


O sistema OnStar do Cobalt ganha novas funcionalidades e passa a estar também nas configurações equipadas com câmbio manual – antes era exclusividade dos modelos com transmissão automática.

Um novo serviço OnStar é o de diagnóstico. Por meio de um aplicativo para smartphone, o usuário pode conferir parâmetros do veículo, como a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus.

A ferramenta é bastante útil, já que a correta pressão dos pneus otimiza a dirigibilidade, o conforto, a segurança, o consumo de combustível e a vida útil da banda de rodagem.

O OnStar permite a partir de então que o usuário do Cobalt também receba orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como em versões do Novo Cruze.


“A navegação é um recurso bastante valorizado pelo perfil de consumidor deste segmento. Por isso decidimos disponibilizá-lo para todas as versões com motor 1.8 do carro”, atenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

Sistema de telemática avançado, o OnStar oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

Pressionando um botão no retrovisor interno, o usuário é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, além de assistência mecânica, elétrica ou médica.

A tecnologia é capaz de detectar que o automóvel se envolveu em um acidente mais grave. Isso porque há sensores espalhados pela carroceria que identificam situações de anormalidade e podem alertar o Centro de Atendimento. 

Profissionais capacitados fazem então a análise da ocorrência e, caso não consigam contato com algum dos ocupantes, solicitam automaticamente que uma equipe de resgate vá até o local.



Outras vantagens que o OnStar traz para o consumidor é a possibilidade de auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo. 

O automóvel pode ser monitorado, e o motor, bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia -seguradoras costumam oferecer bons descontos para donos de carros equipados com esse tipo de tecnologia.

Para o médio-compacto, a Chevrolet oferece o OnStar em cortesia por um ano com o pacote Exclusive, o mais completo.



Ficha OnStar Cobalt 2017




Cobalt 2017 - Lista de Equipamentos

Multimídia com 

Android Auto e Apple CarPlay
Mais um diferencial competitivo importante do Cobalt é o multimídia MyLink de nova geração, que se destaca pelo fácil manuseio e pelas novas funcionalidades, como o Android Auto e o Apple CarPlay.

Para o motorista, isto significa maior integração entre as funções do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação de funções e aplicativos do telefone celular diretamente na tela da central multimídia.


Essa integração ocorre de forma mais simples e segura pois diversos recursos também podem ser acionados por comando de voz, o que ajuda o condutor a manter-se focado no trânsito e com as mãos no volante.

Com a nova tecnologia é possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários com as condições atualizadas de trânsito, fazer buscas de pontos de interesse, através do Google Maps, e até mesmo acessar aplicativos bastante populares, entre eles o WhatsApp, de troca de mensagens, e o Spotify, de músicas online.




A Chevrolet lembra que a disponibilidade de algumas funcionalidades está atrelada ao sistema operacional do smartphone do usuário.

Outra característica da segunda geração do Mylink do Cobalt é a tela de sete polegadas de alta resolução com tecnologia multitouch. 


Similar à de smartphones, ela permite reorganizar os ícones do menu inicial e acionar os comandos diretamente na tela, por exemplo.

Por conseguir identificar telefones com o sistema operacional iOS e Android, o multimídia integra menus com as interfaces próprias de cada um deles para a rápida familiarização do usuário e também funciona por comandos de voz.

Já as teclas de avançar e retroceder do multimídia estão no painel externo do aparelho e o botão do volume é giratório, facilitando a operação. 


Várias funções do sistema de áudio e telefonia ainda podem ser comandadas por teclas no volante multifuncional.

Além disso a porta USB permite agora conectar por meio de um hub externo dois dispositivos USB e um iPod, por exemplo, enquanto até 20 celulares podem ser emparelhados com o sistema Bluetooth, sendo que somente um celular pode ser conectado de cada vez.

O aparelho informa data, hora e temperatura externa e permite ainda configurar vários parâmetros, como se o travamento das portas será automático ou qual período os faróis deverão permanecer acesos após o acionamento do alarme.

O MyLink já está presente em mais da metade das unidades vendidas pela Chevrolet no Brasil, o que demonstra o seu valor para os clientes da marca.


Um sedã ainda mais equipadoO Cobalt 2017 chega ainda mais completo, sofisticado e elegante. Vem de série com os itens de conforto e segurança mais valorizados pelo consumidor da categoria, como ar-condicionado; direção elétrica; conjunto elétrico das travas, portas e vidros; chave tipo canivete com controle remoto de abertura inclusive da tampa do porta-malas; bancos e volante com regulagem de altura; freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.

O sedã médio-compacto da Chevrolet é ofertado com motor 1.8 ECO em duas versões de acabamento: LTZ e Elite, ambas de luxo.

Em comum, oferecem painel com velocímetro digital, faróis de neblina com moldura cromada, sensor de estacionamento, computador de bordo, volante multifuncional, bancos com revestimento premium, encosto de braço em material “soft touch”, controle de cruzeiro, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, sistema OnStar e rodas de alumínio aro 16.

Bússola, navegação, indicador de mudança de marchas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus são novidades.

Quanto ao acabamento, esta versão combina internamente tons de preto com variadas nuances de marrom que, somados aos detalhes de acabamento cromado e preto brilhante, expressam requinte.

Já a versão topo de linha Elite foi pensada para o consumidor que busca um carro espaçoso para a família, mas com a mesma sofisticação encontrada em modelos de categorias superiores.

A lista ainda inclui bancos com revestimento premium exclusivo, volante e encosto de braços com costura pespontada, frisos cromados nas saias laterais, sensores de chuva e crepuscular, além de rodas de alumínio especialmente desenvolvidas para o modelo.

A linha 2017 do Cobalt começa a chegar às concessionárias ainda na primeira quinzena de agosto.


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.