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sábado, 5 de novembro de 2016

VW adiou mudanças na picape Amarok e novo motor V6 de 3 litros só em junho de 2017, mas quem ficou em maus lençóis foi a Toyota depois que uma revista sueca resolveu realizar o TESTE DO ALCE na picape Hilux, que por um triz não capotou - a gente lembra logo do capotamento do Mercedes Classe A, também por um jornalista sueco! Falando em Mercedes, a montadora alemã decidiu produzir, mesmo, na Argentina, a sua picape, onde a marca construiu esse seu primeiro modelo, a partir do sedan 170, em 1950. No Salão do Automóvel de sampa, a Hyundai vai levar o Creta com algumas novidades e a Tesla, seu o elétrico estadunidense que vai tentar vender no Brasil



Coluna Nº 4516 - 5 de Novembro de 2016

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Papo de picape

Novo Amarok – motor V6, só em junho.
Volkswagen apresentou, na Argentina, onde a produz, picape Amarok 2017. 

Nada de mudanças intensivas, esperadas a produto com seis anos de mercado, mas retoques importantes em grupos selecionados. Agiu com sensibilidade, falando aos sentidos do comprador.

Mudou a estética frontal e grupo óptico, atualizando o visual; incrementou o interior, em especial os bancos, saudados por associação médica, e foi-se a demanda não automobilística, para firulas de condução, o infodivertimento – a agregação de itens incrementadores do conforto de comunicação.

Motor?

Frustrou quem esperava salto de rendimento, ou o se isolar em superior patamar de maior performance. O previsto e poderoso motor V6 deslocando 3 litros, foi adiado. 

Aparentemente, questões comerciais, dividir as novidades, instigando vendas sobre as modificações atuais, e criando nova provocação com a opção do motor V6, ao meado do ano.

Leque
Amplas possibilidades. Versões com cabine simples e dupla; tração em duas ou quatro rodas; motor L4, 2,0 litros, com um ou dois turbos, produzindo 140 cv e 180 cv; transmissões mecânica seis velocidades e automática com oito.



Amarok 2017, revista e melhorada


Toyota e a Prova do Alce
Manobra europeia, simular súbito aparecimento de um alce na pista, exigindo forte golpe de direção para desviar do cervídeo e retomar curso, viraliza nas redes sociais, tornando conhecida a revista sueca Teknikens Varld. 

Realizou o teste com várias picapes. Outras passaram sem susto, mas a Toyota Hilux tirou duas rodas do chão, exigindo correção para evitar capotagem. Alarmou proprietários.

Toyota argentina, fabricante do modelo enviado ao Brasil, mercado maior, divulgou comunicado curto e grosso, mas faltou objetividade e compromisso, importante na relação de confiança exigida entre fornecedor e consumidor. 

Disse“Toyota aplica suas próprias normas de segurança estritas para todos seus produtos e Hilux cumpre com estas normas. 

Não obstante, para garantir ainda mais a segurança de nossos clientes, levaremos a cabo uma análise exaustiva da prova realizada pela revista Teknikens Varld. Na Toyota a segurança de nossos clientes é nossa principal prioridade.”



Teste do Alce pela revista sueca


Mercedes, hora da picape Premium
Como a Coluna informou com antecipação mundial, Mercedes-Benz fará uma picape na Argentina. Explicou também, produto decorre de colaboração com a Nissan e a Renault. 


Na velha fábrica de produtos Willys-Overland, em Córdoba, Renault cedeu área e Nissan produzirá a estrutura básica do chassis em escada e seus agregados. 

Muita identidade mecânica entre Nissan e Renault, e personalização para os Mercedes.

Tomou caminho natural da marca: competência de engenharia, imagem secular de confiável sobriedade, e seu diferencial maior, a sensação de superioridade de seus proprietários. 

Na prática, intenta oferecer a confiabilidade intrínseca à marca com a segurança de comportamento e o conforto. 

Não quer descer ao padrão usual das picapes, mas elevar seus usuários à composição de conforto e ao rótulo de Premium, agora exclusividade da marca.

A postura de levar a superior imagem de automóvel à picape fará mixar partes com automóvel Classe C e utilitários, como o sistema de infodiversão, os bancos elaborados, o interior cuidado em detalhes.

Motorização por V6 diesel com tração permanente nas 4 rodas,redução e dois bloqueios de diferencial. Enquadrado na legislação brasileira, 1,1 t de carga e de tração de 3,5 t.



Mercedes picape – só em 2018


História – Picape Mercedes-Benz pode ser fato insólito em todo o mundo – menos na Argentina. 

Marca já a fez para compatibilizar pretensões de vendas e a legislação local, permitindo liberdades de conteúdo para veículos de trabalho. 

Ao início dos anos ’50 cometeu algumas unidades de picape e de furgão a partir do sedã 170. 

Anos ’70 a licença alcançou em torno de 1.000 unidades sobre a série W 114, em versão picape, curiosamente elegante, e cabine dupla, dita Rural, um trubuçú estético. Motores 2.200 cm3, 4 cilindros a gasolina ou diesel.



Picape Mercedes, Argentina, anos ‘70

Roda-a-Roda

Tesla – Atrevido fabricante de carros elétricos nos EUA, Tesla busca vender no Brasil. Estará apresentando produto e revendedor no Salão do Automóvel.

Pressão – Cobrança da Latin NCAP, entidade privada voltada à segurança dos automóveis na América Latina, fez Nissan anunciar fim da produção do modelo Tsuru. Maio. Em testes de choque teve Zero Estrela – mataria os ocupantes.

Pressa
– Hyundai anunciou novidades para o utilitário esportivo Creta, de produção iniciada em Piracicaba e apresentação ao Salão do Automóvel, novembro de 10 a 20. 

Além do divulgado motor 1.6 aplicado no HB20, terá um 2.0. Ambos com variadores de abertura de válvulas para admissão e escapamento.



Creta disfarçado roda em Piracicaba (foto grupo social)


Treinamento – Nissan demarrou auditar processo de produção do crossover Kicks na fábrica de Resende para fim do primeiro semestre de 2017. 

Partes da carroceria importadas do México servem para testar processo, regulagem dos equipamentos, afinação da mão-de-obra.

Prazo – Questões paralelas atrasaram início de produção. O Kicks utilizará novo motor Renault 1,6 brasileiro, substituindo o Nissan de idêntica cilindrada – como Coluna antecipou mundialmente. A produção dos motores pela associada atrasou.

Re
call – Defeitos na fornecedora Takata de air bags fez Toyota promover chamada de re-call em 300 mil unidades de seus produtos Corolla, Ethios e Prius. 

Fornecedor global, problemas mundiais: se inflado pode disparar partes metálicas contra o usuário

Enfim – Multa séria para usuários de celular, falando, ouvindo, passando mensagem ou apenas olhando ou segurando: R$ 293,47 e sete pontos lançados na Carteira de Habilitação. 

É pouco. Motorista irresponsável usando celular enquanto dirige é hoje o maior causador de acidentes no trânsito.

Mais – Solução homeopática. Brasil precisa rever leis e processo, e a aplicação do conceito de acidente, evento imprevisível, a todos resultados mesmo se causados por motoristas despreparados, sob efeito de bebida, remédio, e /o tóxico. Você conhece algum atropelador preso?

Mercado – Ano automobilístico de 2016 no Brasil indicará mais queda, compressão do mercado, ociosidade das montadoras. E mais de 100 lançamentos.

Ocasião
– Se você quer fazer economia, hora de negociar, em especial com marcas estrangeiras. 

Algumas ainda vendem veículos com o carimbo de 2015 – e são flexíveis para limpar o pátio.

Carteira – Provocado por decisão judicial suspendendo a apreensão de ciclomotores conduzidos por usuários sem ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotor -, governo federal correu e regulamentou a matéria.

Exigência – Agora, para conduzir veículos com motor interior a 50 cm3 de cilindrada ou por tração elétrica, será necessária a ACC ou Carteira Nacional de Habilitação Categoria A. Há necessidade de curso e custos.

Retífica RN – Coluna nº 4.416 informou motor do GM Tracker 2017 como 1.5 turbo. Digitação enganosa. É 1.4 litro, turbo alimentado.


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Mais economia e 
ecologia no Renegade 2017
Salão do Automóvel, edição 2014, Sérgio Ferreira de volta à Chrysler/Jeep como diretor-geral, apresentou o Jeep Renegade, características, versões, e o indicou como futuro líder do segmento. 

Parecia entusiasmo de vendedor, mas transformou-se em verdade numérica, com o menor dos Jeeps cumprindo brilhante campanha de vendas, alternando a liderança do segmento.

Está integrado à aura da família, por si só surpresa mundial, com números de vendas e lucros superiores a cada trimestre. O Renegade é produto mundial, feito no Brasil, Itália e China.


Tem amplo leque de versões. De motor 1.8 
flex, transmissão mecânica ou automática; e diesel 2.0 caixa automática com 9 marchas, tração nas 4 rodas, marcha reduzida, maior altura livre do solo. 

Mais
Para 2017, Jeep criou versão Limited, superior às versões tracionadas por motor flex. 

Será identificada pela grade frontal prateada, valorizando o padrão de decoração. As versões flex são as mais vendidas.

Foca em economia e ecologia. Inicia com os pneus verdes, de menor resistência à rolagem, sem prejudicar aderência e distância de frenagem, auxiliando reduzir o consumo de combustível. 

Mesmo objetivo, o equipamento Stop/Start desliga o motor nas paradas, poupando combustível, reduzindo emissões poluentes. 

Ponto superior, para todas as versões flex, motor 1.8 adota o sistema VIS – Variable Intake System – coletor de admissão variável, elevando a potência a 135/139 cv e torque de 18,8 m-kgf, surgindo 80% abaixo de 2.000 rpm. Na prática, sensação de mais força em rotações inferiores, permitindo menos reduções.

Na evolução, suprimiu-se o tanquinho de gasolina para a partida.



Renegade 2017, mais econômico.
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sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Empresários do setor da mobilidade aproveitam o momento de crise, que pegou fortemente o segmento automotivo, para discutir soluções. Essa rica iniciativa aconteceu durante o Congresso SAE Brasil, que completou um quarto de século, num momento em que se descobre que é urgente modernizar os equipamentos e espaço para inovações não faltam


Alta Roda
 

Nº 913 —  4/11/16Fernando Calmon


ESPAÇO PARA INOVAÇÕES

Neste ano dificílimo para a economia brasileira e em particular para o setor automobilístico, é estimulante saber que seminários e congressos conseguem atingir objetivos, agregar conhecimento, antecipar tendências e projetar o futuro. 

O Congresso SAE Brasil completou 25 anos com o evento da semana passada em São Paulo. 

Em 1991, se implantou aqui o primeiro braço fora dos EUA da secular (fundada em 1905, em Nova York) Sociedade de Engenheiros Automobilísticos.

Hoje, voltada para a engenharia da mobilidade, nos modais terrestre e aéreo, a entidade conseguiu ao longo de três dias reunir mais de 7.000 participantes, 85 palestrantes e apresentar 94 relatórios técnicos. 

A tradicional exposição encolheu um pouco, mas o inovador espaço tecnológico deu oportunidades para apresentações abertas e a baixo custo.

Um tema quase onipresente foi a mobilidade inteligente e, claro, o caminho para direção semiautônoma, em um primeiro momento, e autônoma, em um futuro difícil de prever com exatidão. 

Entre a tecnologia estar testada, pronta e efetivamente aplicada na prática podem aparecer alguns óbices. 

Até implantação mais lenta que o esperado, pois toda a sociedade precisa entender os reflexos.

O brasileiro parece estar confortável, segundo pesquisa da Cisco apresentada pela Porto Conectas, sobre o novo papel do automóvel. 

A população urbana aceita a direção autônoma, além da possibilidade de trocar a propriedade do carro pelo uso apenas quando necessário. 

Como toda pesquisa, depende de como a pergunta é feita, o público-alvo atingido e se a pessoa está disposta a pagar por custos desconhecidos que serão muito altos, pelo menos de início. 

Fora dos grandes centros urbanos e entre aqueles que nunca tiveram um automóvel as respostas talvez fossem outras.

Com infraestrutura precária, tanto viária como em abrangência limitada do tráfego de dados em alta velocidade, tudo deve acontecer de forma bem mais lenta no Brasil. 

Ainda há espaço, porém, para inovações como o banco de motorista de ônibus que detecta a fadiga do profissional. 

Desenvolvido pela Marcopolo, a encarroçadora gaúcha apresentará a novidade a seus clientes no início de 2017 e inclui diferentes métodos físicos de alerta.

Versões modernizadas de embreagem automática eletrônica (com ou sem pedal) foram reapresentadas pela Bosch e Schaeffler. 

Dispositivo mais barato do que o câmbio automatizado de uma embreagem merecia ter uma segunda chance no mercado brasileiro. 

Agora é possível ganhar até 5% em economia de combustível com o recurso de roda-livre (abertura da embreagem para aproveitar o movimento próprio do carro) e mais 5% se acoplada ao sistema start-stop (desliga-religa o motor no para-e-anda do trânsito).

O congresso divulgou uma iniciativa meritória apoiada por Campinas (SP). Trata-se de um projeto-piloto chamado Investigação Avançada de Acidentes de Trânsito, existente em 12 países. 

Apenas em um bairro da cidade a comissão técnica pesquisou 72 casos e promoveu 23 reconstituições, inclusive de fatalidades.

Numa segunda fase, este pool de empresas, universidade e instituições públicas preocupadas com a segurança quer incluir acidentes rodoviários.

RODA VIVA

DECISÃO reafirmada pela FCA: não haverá versão Fiat de nenhum produto Jeep, embora tenha acontecido com a dupla Dodge Journey/Fiat Freemont. 

Descartado também o possível SUV Fiat derivado da picape Toro, como ocorre com Chevrolet Trailblazer ou Toyota SW4. Informalmente a empresa alega que o custo de um SUV médio é alto e já existe o Jeep Compass.

SEXTA geração do Chevrolet Camaro deu belo salto em desempenho, estilo e interior todo reformulado. 

Começam vendas da edição especial Fifty que comemora 50 anos do modelo por R$ 297.000. 

Apenas 100 unidades virão para o Brasil, mas, a partir de janeiro, cupê e conversível estarão disponíveis. Motor V-8 de 461 cv/62,9 kgfm; 0 a 100 km/h, 4,2 s; máxima, 290 km/h.

NISSAN KICKS no dia a dia se destaca pela boa suspensão, direção precisa e um quadro de instrumentos moderno e de fácil visualização. 

Na versão de topo, quatro câmeras permitem manobrar com facilidade e segurança. Apesar de sua massa ser relativamente baixa (1.142 kg), falta algum fôlego ao carro pela combinação de motor de apenas 1,6 L e câmbio CVT.

MOTORES
de seis cilindros em linha são equilibrados por natureza, porém apenas a BMW continua fiel a eles. 

Com o avanço recente da modularidade de cilindros e desenho mais compacto (pode até ser colocado transversalmente) outros fabricantes estão readotando essa configuração. Mercedes-Benz já aderiu e a próxima será a Jaguar. Devem vir outros por aí.

FABRICANTE
americano de carros elétricos Tesla anunciou seu primeiro lucro líquido trimestral (simbólicos US$ 21,9 milhões) depois de 13 trimestres seguidos de prejuízo. 

Isso está longe de equilibrar as contas da empresa do bilionário Elon Musk. Lucro anunciado, aliás, se deve à compra de créditos fiscais para veículos de emissão zero do estado da Califórnia.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A Movida, empresa de aluguel de automóveis, que recentemente dotou sua frota com Audi A3 e A4, Mercedes C-180 e Hyundai HB20, acaba de aumentar seu portfólio com o Jeep Regenade 1.8 automático, com diária a partir de R$ 209,00. A Movida estará com um estande na Feira Internacional de Turismo de Gramado - FESTURIS que acontecerá de hoje a dia 6 deste mês na pérola da Serra Gaúcha

  

 Fotos: Arnaldo Moreira


A Movida estará presente na 28ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado, que acontece entre os dias 3 e 6 de novembro, com um estande de 75m2 onde apresentará duas grandes novidades: o Jeep Renegade e a ferramenta de reservas Movida Messenger Bot.

O Jeep Renegade é a mais recente aquisição da Movida para sua frota. Depois do HB20, da Hyundai, dos Audi A3 e A4 e das Mercedes C-180 e Vito, o carro da vez é um dos cinco mais vendidos do país. 

“Sempre ouvimos nossos clientes e o Renegade era muito solicitado”, conta Renato Franklin, CEO da Movida. 


O modelo 1.8 automático reúne características urbanas e off-road e já está disponível em todo o Brasil com diárias a partir de R$ 209,00.

Mas mais do que alugar carros, a Movida quer proporcionar boas experiências. E, partindo dessa premissa, lança o Movida Messenger Bot. 

Por meio dessa ferramenta, a locadora será a primeira a tirar dúvidas e fechar reservas dentro do Facebook. 

“Nosso objetivo é oferecer sempre o máximo de conforto e comodidade ao cliente”, diz Franklin. “Por isso não paramos de inovar e investir em novas tecnologias”, completa o executivo.

No estande, o programa Carbon Free, que neutraliza as emissões de carbono das locações, também ganha destaque. 


Ali, numa tela com calculadora, o visitante informa a média de quilômetros rodados em um ano e o sistema aponta a quantidade de mudas necessária para neutralizar o CO2 emitido. 

No aluguel real, quem contrata a diária Carbon Free tem suas emissões de carbono calculadas por uma empresa especializada e convertidas em árvores que a Movida planta em parceria com a SOS Mata Atlântica.

E como a Movida é a locadora oficial do Rock In Rio 2017, quem passar pelo estande ainda poderá jogar o game Rock in Rio Racing e assim concorrer ao Rock in Rio Cards, pulseira com chip que garante o seu lugar no festival e em várias atrações dentro da Cidade do Rock.

Durante a Festuris, a Movida prova – e reforça – que alugar carro não é apenas uma burocracia chata. A crescente variedade de carros, diversos serviços e novas tecnológicas fazem da locação uma experiência confortável, econômica e eficiente.


Sobre a Movida Aluguel de Carros
A Movida conta com a frota mais nova e diferenciada do Brasil e dispõe de lojas nas principais cidades e aeroportos do País. 

Adquirida em 2013 pelo Grupo JSL, hoje faz parte da empresa Movida Participações, criada em 2015 para administrar as operações de Rent a Car e de Gestão e Terceirização de Frotas de veículos leves.


Conhecida por ser uma empresa inovadora que valoriza a prestação de serviço, a Movida oferece a todos os clientes diferenciais como diária de 27 horas, Movida Wi-fi, locação Carbon Free (que neutraliza a emissão de carbono da locação por meio do plantio de árvores), frota equipada com CD player ou entrada USB em todas as categorias, sistema GPS, diárias com proteções inclusas e quilometragem livre, promoções e parcerias com cartões de crédito e companhias aéreas. 

Para reservas, a Movida Aluguel de Carros disponibiliza não só de uma Central de Reservas 24H (0800 606 8686), mas também site, aplicativo para celular disponível para iPhone, Android e Windows Phone, mobile site e redes sociais. Para mais informações, acesse www.movida.com.br


Mitsubishi Motors traz um dos primeiros 4x4 do mundo para o Salão do Automóvel de São Paulo. Modelo percussor do off-road mundial será uma das atrações no estande da marca


Há mais de 80 anos, a Mitsubishi mostra que o pioneirismo e tecnologia de ponta fazem parte de seu DNA. 

Com um nome simples, mas com recursos e conceitos à frente de seu tempo, o Mitsubishi PX-33 tem um lugar reservado entre os carros mais importantes da indústria automotiva japonesa.

Fabricado pela Mitsubishi Heavy Industries em 1935, o PX-33 foi o primeiro automóvel de passeio no Japão com tração nas quatro rodas. 

Em uma época em que esse tipo de tração só era usado em veículos pesados e de carga, o modelo de quatro portas da marca dos três diamantes trazia luxo, conforto e resistência para transportar membros do governo japonês em zonas de guerra e de difícil acesso. 

Nascia ali o embrião do Pajero Full, que unia a resistência para encarar terrenos acidentados com conforto e sofisticação.

O modelo contava com o pioneiro motor diesel de 6.700 cc e 70 cv. Esse propulsor também ganhou seu lugar na história por ser o primeiro no Japão a usar injeção direta de combustível, uma tecnologia que garantia mais desempenho e economia de combustível.

As tecnologias empregadas no PX-33 abriram caminho para que, anos mais tarde, a Mitsubishi Motors se tornasse uma referência mundial em força, resistência e capacidade 4x4, fabricando veículos que dominaram competições off-road, como o Pajero, 12 vezes campeão do Rally Dakar, e o Lancer Evolution, que somou quatro títulos do WRC (World Rally Championship).

Além disso, a tradição na fabricação e domínio dos motores diesel continua até hoje. Uma prova disso é o motor 2.4 litros diesel com bloco de alumínio da nova L200 Triton Sport, o primeiro do segmento em todo o mundo a ter essa tecnologia.

Ficha técnica
Comprimento - 4.428mm
Largura - 1.675mm
Altura - 1.710mm
Entre-eixos - 2.700mm
Cilindradas - 2.555cc
Potência - 250 CV

SERVIÇO
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016
Data: De 10 e 20 de novembro
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
Horários:
10 de novembro: 14h às 22h
11 a 19 de novembro: 13h às 22h
20 de novembro: 11h às 19h.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Governos do Brasil e Portugal reconhecem programa de mobilidade sustentável da Itaipu, CEiia e FPTI Reconhecimento saiu em nota bilateral dos dois governos, durante encontro do presidente Temer com o primeiro-ministro português

A Itaipu Binacional, o Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias da Mobilidade (CEiiA) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) avançam na cooperação técnica na área de mobilidade inteligente. 

 O acordo foi assinado nesta terça-feira, 1º, em Brasília (DF), durante assinatura de acordos bilaterais entre Brasil e Portugal, especialmente sobre sistemas sustentáveis de energia.

Na ocasião, os governos dos dois países reconheceram o trabalho desenvolvido pela Itaipu, CEiiA e FPTI, na área de mobilidade inteligente, em declaração conjunta, logo após o encontro do presidente Michel Temer e o primeiro-ministro português, Antônio Costa, no Palácio do Governo, em Brasília (DF).

Na declaração de 88 itens, a de número 58 traz o reconhecimento de Brasil e Portugal “às importantes iniciativas de cooperação entre os dois países no tema da mobilidade elétrica, como o programa Mob-I, desenvolvido em parceria entre o CEiiA, Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, e a perspectiva de cooperação entre o CEIIA e a Codemig Participações S.A., em torno de programa conjunto focado em redes de energia e mobilidade urbana de baixa emissão de carbono”.

Para a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, a renovação do acordo, além de dar continuidade à parceria da Itaipu, FPTI e CEiiA na mobilidade inteligente, também dá continuidade à aplicação de uma agenda de P&I&D, conjunta no Brasil, para desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e de inovação, assim como possibilita a difusão do conhecimento, a capacitação profissional e a geração de emprego, criação de empresas e renda na área da mobilidade sustentável.

Groff ressalta outro aspecto importante do acordo assinado em Brasília. “A inclusão desse tema na agenda Brasil-Portugal é um reconhecimento muito importante do nosso trabalho, que já vem desenvolvido há três anos, porque a partir de agora ele passa a fazer parte de uma agenda bilateral dos dois países.”

Durante o encontro, o Brasil anunciou que quer investir em formas inovadoras de mobilidade urbana com baixa emissão de carbono. A expectativa é fabricar no futuro um carro totalmente movido a eletricidade.

O diretor-superintendente da FPTI, Juan Carlos Sotuyo, destaca a importância da inclusão do tema mobilidade inteligente nos acordos Brasil-Portugal. 

“Primeiro, porque reconhece os esforços da Itaipu Binacional, da Fundação PTI - Brasil e dos diversos institutos e centros de pesquisa que habitam o parque vêm fazendo, aliado a todas as questões relacionadas com armazenamento e energias renováveis. Segundo, pela aliança estratégica com o CEiiA, que desenvolve tecnologias e possui uma importante relação com os maiores centros de pesquisa europeus e americanos”, estacou Juan.

E complementa: “Por último, pelo caráter complementar da relação, uma vez que o desenvolvimento de sistemas embarcados para a usina hidrelétrica tem desenvolvido competências importantes nas áreas de automação, monitoramento e controle, assim como diversas modalidades de armazenamento de energia em baterias, na produção de hidrogênio e na produção de biogás, fundamentais na mobilidade”.

Para o presidente do CEiiA, José Rui Felizardo, a parceria entre as três instituições é determinante para o futuro do CeiiA na mobilidade sustentável, no Brasil, considerando o muito que já avançamos na parceria desenvolvida nesses últimos três anos. 

“Itaipu é o espaço tecnológico de excelência para que se possa conceber, desenvolver e testar tecnologias na área da mobilidade sustentável”, disse.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, professor Manuel Heitor, acredita que a parceria vai promover a investigação e o desenvolvimento de tecnologias relacionas com a mobilidade, além de permitir a capacitação de recursos humanos conjuntos em áreas de grande desafio tecnológico. 

“O PTI, defendeu, é um excelente exemplo de parque tecnológico também inserido com os novos desafios da temática internacional da mobilidade.

O Mob-i é o Programa de Mobilidade Sustentável da Itaipu Binacional que tem como proposta o desenvolvimento tecnológico para a mobilidade Inteligente de nova geração.

O programa de inovação tecnológica é implementado a partir da Itaipu Binacional em parceria com o Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias da Mobilidade (CEiiA), de Portugal, e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR). 

Ele inclui pesquisa e desenvolvimento, passando pela experimentação de soluções tecnológicas e modelos de negócios para a industrialização de novas soluções da mobilidade em benefício das pessoas.

O Programa Mobi pretende ser também um referencial de governança corporativa atendendo aos princípios do Pacto Global das Nações Unidas e também desenvolvendo ações inovadoras de equidade de gênero com base nos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres (WEPs, sigla em inglês).

Um dos problemas de proprietários de veículos é a quebra de retrovisores, peças que não são baratas, hoje em dia. A empresa Shida Serviços Automotivos dá dicas para recuperação de retrovisores



Os retrovisores externos dos veículos estão entre as peças que mais sofrem avarias em pequenos acidentes, como choques contra colunas em garagens, contra retrovisores de outros carros e também com o guidão de motocicletas, comuns nas grandes cidades. 


Mas, o que muitos motoristas não sabem é que há possibilidade de fazer diversos tipos de reparo, sem a necessidade de trocar o componente inteiro.

Bruno Abdalla, sócio-diretor do Shida Serviços Automotivos, explica que o objetivo é reduzir o custo do cliente, mantendo a qualidade e originalidade da peça. 



Cada espelho quebra de uma maneira diferente. Pode haver, por exemplo, dano apenas no pisca (luz de direção) da capa externa e, nesse caso, não trocamos o retrovisor todo, apenas o pisca. 

Um espelho, que na concessionária pode ter preço de R$ 2.000 a R$ 5.000, dependendo do modelo e marca do carro, realizamos a troca por um valor bem menor. 

A lente de uma Ferrari custa R$ 5.000, mas fizemos recentemente a substituição por R$ 700, a peça ficou perfeita e o cliente satisfeito. 

Outro exemplo é o espelho do Volvo XC60, que custa mais de R$ 1.000 e fazemos a substituição por R$ 450.

Segundo o especialista, é comum o sistema retrátil do retrovisor elétrico apresentar problema, mas não é necessário trocar o componente inteiro, apenas o motor do sistema. 



Se quebrar o pé do retrovisor, peça de fixação do espelho na carroceria, ou apenas a capa do componente, é possível substituir esses itens por um preço bastante acessível. 

“Temos um grande estoque de peças originais e, no caso da capa, pintamos na cor original do carro, instalamos e a peça fica perfeita”, concluiu.


Shida Serviços AutomotivosFundado na década de 1950, em São Paulo (SP), o Shida Serviços Automotivos iniciou suas atividades com foco em instalação e manutenção de vidros automotivos. 

Ao longo dos anos, foram agregados outros atendimentos especializados, como vidros elétricos, acessórios, ar-condicionado, espelhos retrovisores, funilaria e pintura e estética automotiva, incluindo polimentos, vitrificação de pintura e lavagens a vapor (interna e externa).

Com mais de 60 anos de tradição na capital paulista, a empresa se consolidou no segmento pela alta qualidade na execução de serviços em diversas áreas. 


Um dos grandes diferenciais é o elevado padrão na manutenção de veículos blindados, com alta qualidade em todo o processo, da desmontagem ao acabamento, passando pela utilização de produtos de ponta, garantindo segurança e durabilidade.

O Shida Serviços Automotivos fica na Rua Clodomiro Amazonas, 1.400, Itaim Bibi, São Paulo. O telefone para atendimento ao cliente é (11) 3845-3802.


Lâmpadas Philips LongLife EcoVision duram até quatro vezes mais. A novidade da Philips Automotiva acaba de chegar no mercado e trata-se de uma solução bastante econômica para os motoristas de automóveis que rodam diariamente longas distâncias

Acaba de chegar ao mercado automotivo a nova Philips LongLife EcoVision, desenvolvida para oferecer durabilidade até quatro vezes maior quando comparada com as convencionais do automóvel, o que representa, na prática, a média de 100 mil quilômetros sem paradas na oficina por conta das luzes dos faróis. 

Essa maior vida útil representa economia para o bolso do motorista, já que seu custo é menor que as substituições repetidas das lâmpadas convencionais.

Além de oferecer vantagens para o bolso do motorista ao considerar o valor, a durabilidade da nova lâmpada e o excelente custo beneficio, a novidade da Philips Automotiva traz apelo ecológico ao minimizar em até quatro vezes o descarte de lâmpadas no meio ambiente. 

Para garantir a alta durabilidade e redução do desgaste natural, a Philips LongLife EcoVision recebeu melhorias tecnológicas no projeto do filamento e no gás de preenchimento.

A Philips, que em 1914 introduziu a primeira lâmpada do mercado automotivo, mais uma vez se consolida na vanguarda da inovação ao oferecer também soluções que atendem seus clientes quando o assunto é durabilidade. 

O lançamento também vem de encontro, com o aumento das demandas por lâmpadas com maior vida útil, à obrigatoriedade do acionamento dos faróis durante o dia, lei federal 13.260/2016, que voltou a valer nas estradas do País.

A Philips LongLife EcoVision é a escolha mais prática e econômica para os motoristas que rodam diariamente longas distâncias e se preocupam com a segurança de todos os ocupantes do veículo. 

Outra vantagem para quem opta pelas novas lâmpadas é a maior disponibilidade do automóvel, já que evita paradas frequentes em oficinas. 

Com tecnologia de quartzo de vidro de alta resistência e bloqueio de raios UV, a Philips LongLife EcoVision pode ser encontrada nas principais lojas de autopeças nos tipos H1, H4 e H7, compatíveis com a grande maioria dos carros vendidos no Brasil.

O Dodge Challenger SRT Hellcat, Muscle Car de série o mais poderoso e rápido de todos os tempos será uma das estrelas do Salão do Automóvel de São Paulo, que acontecerpá de 10 a 20 de Novembro, no São Paulo Expo. O Challenger SRT Hellcat também se destaca por ser o primeiro propulsor HEMI supercomprimido de fábrica (sem turbo) e também o primeiro V8 sobrealimentado da Dodge, que vai de 0 a 96 km/h em 3,5 s e atinge os 350 km/h de velocidade máxima


Motor V8 HEMI® Hellcat 6.2 Supercharger entrega números recordes: 717 cv de potência e 89,8 kgfm de torque, o Dodge Challenger SRT Hellcat faz sua primeira aparição oficial no Brasil, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro, no São Paulo Expo. 

O modelo é simplesmente o muscle car produzido em série mais rápido e poderoso da história. 


Tanta força vem do motor V8 HEMI® Hellcat de 6,2 litros com compressor, que produz 717 cv de potência a 6.200 rpm e 89,8 kgfm de torque a 4.800 rpm. 

A aceleração de 0 a 96 km/h (60 mph) ocorre em 3,5 segundos, e a velocidade chega a 320 km/h.

Essa usina de força do Challenger SRT Hellcat também se destaca por ser o primeiro propulsor HEMI supercomprimido de fábrica (sem turbo) e também o primeiro V8 sobrealimentado da Dodge. 


Outra primazia do Dodge Challenger SRT Hellcat dentro da FCA – Fiat Chrysler Automobiles é ter duas chaves – uma preta e outra vermelha. 


Somente a vermelha é que libera os 717 cv e todo o potencial do HEMI Hellcat, enquanto a chave preta limita o motorista a uma potência de “apenas” 500 cv.

Além do poderio arrebatador do inédito propulsor, o Dodge Challenger SRT Hellcat pode ser equipado com duas transmissões extremamente capazes, cada uma a seu modo. 


Há o câmbio automático TorqueFlite de oito marchas, com trocas sequenciais pelas aletas atrás do volante, para quem quer o máximo de eficiência e conforto, sem deixar a esportividade de lado. 


Já os fãs de muscle cars mais puristas podem se deliciar com uma robusta caixa manual Tremec de seis marchas, a mesma que equipa o Dodge Viper.

 

Linha Dodge 2017

A Dodge continua oferecendo no país dois modelos de sete lugares com muita personalidade.
 


Modelo importado mais vendido entre as marcas Chrysler, Dodge, Jeep e Ram desde 2009, o crossover Journey agora está disponível exclusivamente na versão R/T, sempre a mais procurada pelos clientes que buscam a versatilidade da cabine e a esportividade do motor Pentastar V6 de 3,6 litros e 280 cv.


Os consumidores que precisam de ainda mais espaço encontram uma solução no Dodge Durango.
 



Com o mesmo propulsor do Journey, câmbio automático de oito marchas e tração integral, o SUV grande entrega dirigibilidade refinada e o estilo com o arrojo característico da marca.


O Salão do Automóvel de São Paulo que acontecerá de 10 a 20 de Novembro contará com a exposição de sete veículos Troller, entre eles, o T4 Bold que custa cerca de R$ 130 mil, mais R$ 5.000,00 do que o T4 XLT. Os novos Troller serão lançados, após o Salão, simultaneamente na rede de concessionárias em todo o Brasil


A Troller vai apresentar uma nova versão personalizada do utilitário T4 no seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro: a Bold, que será produzida em série limitada. 


O modelo é uma das atrações da marca, ao lado do carro-conceito Xtreme desenvolvido especialmente para o evento.

No total, a Troller vai expor sete veículos no seu estande de mais de 700 metros quadrados, junto com a linha de acessórios originais da marca. 

O T4 Bold começa a ser vendido em novembro na rede de distribuidores da Troller em todo o País com produção limitada de 180 unidades, seguindo a tradição de oferecer veículos especiais para os fãs do off-road.

O T4 Bold tem preço de R$ 129.990, ou seja, apenas R$ 5.000 a mais que o Troller T4 XLT. Como comparação, se os itens especiais do modelo fossem adquiridos separadamente – snorkel, central multimídia e pintura –, o custo adicional seria de R$ 8.000.

O lançamento do Troller Bold será marcado também por um grande evento simultâneo na rede exclusiva de distribuidores Troller, após o salão paulista. 

Ao mesmo tempo, o hotsite www.troller.com.br/bold estará disponível para o público com informações técnicas e comerciais do produto.

“Mundo selvagem”
Com o conceito “o lado invocado da natureza”, o T4 Bold é um modelo que faz alusão ao “mundo animal selvagem”, pela sua capacidade todo-terreno. 

A personalização com acessórios e cores especiais destacam sua robustez, requinte e esportividade, com itens visuais e funcionais exclusivos.

O utilitário vem com rodas de 17 polegadas e snorkel em preto fosco e pontos de ancoragem dianteiros pintados em vermelho. 

A carroceria conta com três opções de cor: Cinza Londres Escuro e Amarelo Dakar, Cinza Londres Escuro e Vermelho Arizona, Cinza Londres Escuro e Branco Diamante II. 

Todas combinam dois tons, com capota, grade dianteira, para-choques, tampa traseira e acessórios em cinza escuro, além de um adesivo lateral exclusivo.


O interior também é diferenciado. Tem peças de tonalidade mais escura e uma avançada central multimídia Kenwood Excelon, com tela sensível ao toque de 6,95 polegadas, GPS com navegador Garmin, discagem por comando de voz, DVD, conexão Bluetooth e USB. 

O painel de instrumentos, os painéis de portas e o console têm acabamento em cinza escuro, em vez do prata do modelo de linha.

Acessórios especiais

A série especial Troller T4 Bold tem um estilo marcante e itens funcionais bastante valorizados pelos clientes. 

Um deles é o snorkel, que eleva o ponto de captação de ar do motor e facilita a travessia de riachos e alagamentos com segurança. Produzido em polietileno, na cor preto fosco, é um elemento de grande destaque visual.

A central multimídia Kenwood Excelon acompanha a tendência mundial de conectividade. 

Reconhecida globalmente, a linha Excelon é a mais avançada da Kenwood em termos de qualidade de componentes, construção e fidelidade de áudio. 

É um item de alto valor agregado, com funcionalidades que incluem discagem por reconhecimento de voz, DVD-player com conexão Bluetooth, GPS com navegador Garmin, tela multifuncional de 6,95 polegadas sensível ao toque de alta resolução e entrada USB/iPod integrada ao console.

Como o T4 de série, a versão Bold tem interior lavável e outros equipamentos que favorecem o uso off-road e o conforto na cidade. 

Vem com ar-condicionado digital de dupla zona, computador de bordo com sete funções, vidros e espelhos elétricos, teto solar duplo de vidro e um espaço no painel para a instalação de equipamentos de navegação. O banco com várias opções de regulagem facilita encontrar uma boa posição de dirigir.

Externamente, traz ainda protetor frontal, base para guincho, estribos laterais, bagageiro de teto com barras transversais ajustáveis, aerofólio na tampa traseira com brake-light integrado, lanternas de LED e pneus de uso misto.


Motor e transmissão
O novo Troller T4 Bold tem a mesma configuração mecânica do modelo T4 XLT de linha, de eficiência testada e aprovada em diferentes tipos de terreno. 

É equipado com motor Ford Duratorq 3.2 turbodiesel de cinco cilindros, com potência de 200 cv e torque de 47,93 kgfm, e transmissão manual de seis velocidades.

A tração 4x4 eletrônica, com acionamento por botão no console, oferece três opções. Além dos modos 4x2 e 4x4 High, que permite mudanças a até 120 km/h (“shift on the fly”), tem o 4x4 Low para tração máxima em baixa velocidade, além de diferencial traseiro de escorregamento limitado.

Tem excepcionais ângulos de entrada e saída, ambos de 51 graus, e a incomparável capacidade de subida em rampa de 45 graus. 

Outras características importantes são a sua capacidade de transposição de rampa de 30 graus, de inclinação lateral de 40 graus e de submersão em até 800 mm de água.

Original e exclusivo
“O Troller T4 Bold segue a trilha de outros modelos especiais, como o Troller Expedition e o Troller Desert Storm, que fizeram muito sucesso entre os fãs e ajudaram a trazer novos clientes para a marca”, diz Carla Freire, supervisora de Marketing e Vendas da Troller.

Segundo ela, por representar um estilo de vida original e exclusivo, os clientes da Troller têm uma forte identidade com a marca. 

“A Troller tem um apelo emocional e aspiracional, como prova o grande número de fãs nas redes sociais, com mais de 325.000 seguidores no Facebook”, diz.

Citroën St@RT começa vendas pela Internet. Novas versões “E-Commerce” dos modelos C3 e AIRCROSS serão vendidas com exclusividade em site específico. Estreia está prevista no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.


Marca inovadora e precursora do mundo digital, com mais de 11 milhões de fãs no conjunto das plataformas sociais em todo o mundo, a Citroën lança com exclusividade no mercado brasileiro o Citroën St@rt, nova versão “E-Commerce” do compacto premium C3 e do SUV Compacto AIRCROSS com venda exclusiva pela Internet, por meio de um site dedicado. 


O lançamento do Citroën ST@RT acontecerá no Salão do Automóvel de São Paulo 2016, com início das vendas em novembro.

Com o Citroën St@rt, a marca passa a atender à demanda da vida moderna e dos clientes 100% conectados e antenados nos meios digitais. 

Eles poderão comprar seu C3 ou AIRCROSS St@rt por meio de um site específico, 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma simples e rápida.

O Citroën St@rt é coerente com a filosofia da marca – “Be Different, Feel Good” – de priorizar o conforto e o bem-estar do cliente em todos os momentos. 

“A mobilidade deve ser entendida de maneira mais ampla do que o simples deslocamento das pessoas. Proporcionar uma maior flexibilidade no momento da compra do veículo 0 km é uma das maneiras de contribuir para a qualidade de vida dos clientes Citroën”, afirma Paulo Solti, diretor geral da Citroën do Brasil. 

Além disso, a versão trará como principais destaques o preço competitivo e equipamentos exclusivos, aumentando ainda mais sua atratividade. 

“Todos esses atributos nos dão certeza de que o Citroën St@rt vai fazer muito sucesso”, finaliza.

A Citroën no mundo digital
A Citroën é um precursor no mundo digital com mais de 11 milhões de fãs no conjunto das plataformas sociais no mundo. 


Somente por meio da Citroën do Brasil, são 4,2 milhões de seguidores no Facebook e 112 K, no Instagram.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Quem for ao Salão do Automóvel de São Paulo poderá ver de muito perto o mais novo bólido da Ford, o novo GT que venceu as 24 Horas de Le Mans. o carro tem otor V6 EcoBoost com mais de 600 cv


A Ford revelou mais uma surpresa do seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo: o novo GT, superesportivo da marca, que é sensação no mundo e será uma das atrações da mostra que abre para o público de 10 a 20 de novembro, na capital paulista. Exibido pela primeira vez no Brasil, o GT tem uma história marcante no mundo automobilístico. 

Na sua versão de competição, foi vencedor este ano da famosa corrida 24 Horas de Le Mans, que tem um significado emocional para a Ford, porque nos anos 60 Henry Ford II construiu o supercarro GT40 e mostrou sua supremacia nesta prova vencendo a Ferrari.

Hoje, é um dos carros mais emblemáticos do mundo com seus incontáveis avanços de design e tecnologia. Tão impressionante quanto as formas do Ford GT é a história da sua criação. 

Para comemorar os 50 anos desse mito, a Ford lançou o novo GT, o esportivo mais exclusivo da marca. 

Lançado inicialmente com produção limitada a 500 unidades durante dois anos, superou todas as expectativas de procura, com as primeiras unidades começando a ser entregues este ano em mercados selecionados do mundo.

Ele tem carroceria e rodas de fibra de carbono, aerodinâmica ativa, motor V6 EcoBoost com mais de 600 cv e suspensão ajustável. 

Freios de carbono-cerâmica, controles integrados no volante, pedais ajustáveis e painel totalmente digital e configurável são outras novidades. 

O GT conta também com mais de 50 diferentes sensores que coletam informações sobre o seu desempenho, a posição do motorista e o ambiente externo, analisadas por mais de 25 sistemas computadorizados ou microprocessadores.

Como disse Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford, o Ford GT tem “competição nas veias" e traz várias oportunidades de testar e comprovar tecnologias inovadoras dentro e fora das pistas. 

O Salão do Automóvel de São Paulo será uma grande oportunidade para ver de perto este novo mito, que atraiu milhares de pessoas apaixonadas por carros nas exibições internacionais e pistas de todo o mundo.

Chevrolet apresenta nova campanha de varejo Campanha criada pela Publicis Salles Chemistri mostra como os carros da marca são ideais para diferentes perfis de consumidores



São Caetano do Sul – A Chevrolet lança nesta terça-feira, 1 de novembro, a campanha publicitária “Perfeito até para quem você não imagina”. 


A ação promove as características dos novos carros da marca e reforça como eles correspondem aos desejos e às necessidades dos mais diferentes perfis de consumidores. 

Criada pela Publicis Salles Chemistri, a iniciativa contempla todas as plataformas de comunicação e inclui sete filmes.

“Há um ano, decidimos investir em uma comunicação focada em pessoas reais e opiniões verdadeiras. A nova campanha é uma evolução desse conceito. Ela traz novamente clientes reais da Chevrolet para a frente das câmeras, desta vez para quebrar as ideias dos perfis de clientes que compram os diferentes modelos da Chevrolet”, explica Hermann Mahnke, diretor de marketing da GM do Brasil.


No filme de lançamento, um Chevrolet Onix aparece nas ruas enquanto a locução em off comenta que o carro é perfeito para jovens modernos e agitados. 

A surpresa acontece ao público ver que desce do carro a monja Sueli Mori – proprietária real de um Onix. 

Depois é a vez do Prisma, o sedan ideal para recém-casados, ser usado por meninas que integram uma banda de rock

A S10, sempre lembrada como uma picape para quem vive no campo, abre as portas para um casal motoqueiro que usa sua caçamba para levar a moto, entre outros exemplos que serão mostrados.

Com a assinatura “Chevrolet. Perfeito até para quem você não imagina”, o comercial finaliza com a mensagem: “A Chevrolet é líder absoluta de vendas. E sabe por quê? Porque cada um dos nossos carros é feito para um tipo de pessoa. Aquela que você é, de verdade”.

“Nosso caminho criativo surgiu a partir do insight de que os melhores features de um Chevrolet não são definidos pela montadora, e sim por cada pessoa. Ou seja, um consumidor pode comprar um Onix por seu potencial de conectividade e outro pode comprar o mesmo carro por ele ser econômico. Buscamos uma forma leve e divertida de mostrar essa versatilidade dos diversos modelos da marca”, afirma Luís Felipe Figueiredo, diretor de Criação da Publicis Salles Chemistri.

A criação da campanha é de Luís Felipe Figueiredo, Cadu Vigilia, Rodolfo Monteiro, Vitor Hildebrand, Marcelo Ferreira e Flávio Toscano sob direção de criação de Hugo Rodrigues, Kevin Zung e Luís Felipe Figueiredo. A direção dos filmes é de Maurício Guimarães e Luciano Zuffo/ Gian Carlo Bellotti e Guga Sander e a produtora é a Sentimental Filmes.


Salão do Automóvel: OBSERVATÓRIO destacará riscos de acidentes entre motoristas e motociclistas. Além de simulador para motos, espaço contará com a participação do piloto de testes César Urnhani, do programa AutoEsporte, da Rede Globo, para abordar tema com visitantes


O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV – participará do 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que será realizado de 10 a 20 de novembro, no São Paulo Expo Center. 

Num estande próprio, colocará à disposição dos visitantes um simulador de fabricação espanhola e de última geração para direção de motocicleta.

A proposta é que motoristas, em especial aqueles que não dirigem moto, testem o equipamento – que será disponibilizado pela primeira vez no Brasil -, para sentirem a sensação de pilotar o veículo e, ainda, terem a percepção dos riscos a que os motociclistas estão expostos.

O piloto de testes César Urnhani, do programa AutoEsporte, da Rede Globo, estará no estande do OBSERVATÓRIO no dia 11 de novembro para um bate papo com os visitantes. 

Nas conversas, abordará a convivência sobre duas rodas, na qual reforçará a importância do respeito ao motociclista, com os quais divide a via, por parte dos outros condutores.

O OBSERVATÓRIO lança também durante o Salão do Automóvel campanha de alerta sobre ponto cego de veículos, na qual os visitantes serão orientados por meio de material gráfico elaborado pela equipe de Criação do OBSERVATÓRIO sobre os riscos dos pontos cegos (áreas em que motoristas ficam sem visibilidade em torno de seus veículos e que os impedem de visualizar outros veículos, pedestres, crianças e motociclistas).

O material se inspira no modo como os condutores de veículos devem agir para redução dos efeitos negativos do ponto cego (o ajuste nos retrovisores) e mostra que, ao final, com uma sequência de ajustes é possível salvar vidas.

Salão

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em seus mais de 50 anos de sucesso, consegue inovar e conectar as grandes marcas aos apaixonados por carros. 

Nesta edição serão mais de 150 lançamentos, mais de 540 veículos expostos e mais de 100 horas de entretenimento. 

Todas as marcas de automóveis comercializados no Brasil participam do evento, que é considerado o quarto maior do mundo e um dos principais da economia brasileira.

O evento, segundo seus organizadores, é responsável pela geração de mais de 30 mil empregos diretos e indiretos e movimenta mais de R$ 280 milhões na cidade de São Paulo. 

O Salão do Automóvel é ponto de visita obrigatório para os aficionados por veículos, lançamentos, tecnologia de ponta e novidades na área.

O OBSERVATÓRIO é um órgão consultivo e de inteligência, que promove estudos e pesquisas, colhe dados e informações e atua na educação com objetivo de oferecer os subsídios técnicos necessários para o desenvolvimento seguro do trânsito em benefício do cidadão. 

Sua missão é contribuir para a redução do número de mortos e feridos por acidentes de trânsito em todo país.

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