Um dos principais certames de kart amador do Brasil, o The Heart Racing (THR) já vai promover neste domingo (04/2) a sua segunda etapa da temporada 2018, com as atividades iniciando as 14 horas.
E a previsão é de congestionar o Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, com a presença de mais de 200 pilotos.
“Este ano estamos participando da Associação Paulista de Kart Amador (APKA), que reunirá todo mês cinco campeonatos diferentes, incluindo também Acelerados, Huayra, Kartaholics e Karteiras.
Então, a nossa expectativa é de superarmos em muito os 158 concorrentes que tivemos na primeira etapa, pois vai iniciar o campeonato Karteiras e Huayra. A previsão é de reunirmos mais de 200 pilotos ao longo do dia em Interlagos”, comemora Márcio Simão, organizador do THR.
O THR terá quatro provas, com três baterias para a categoria THR Kart, cujos pilotos serão lastreados em 90 quilos, e uma bateria para a THR Strong - reunindo os pilotos que serão lastreados em 110 quilos – e THR Double, onde os pilotos serão premiados individualmente e em dupla.
Campeão de vários certames nos dois últimos anos, e líder do RKC – Rotary Kart Club em 2018, o kartista Alberto Cesar Otazú (Alpie Escola de Pilotagem/Instituto Desenvolve) vai fazer a sua estreia no THR Kart neste domingo.
“Eu vou estrear já com a pretensão de brigar pela vitória. Eu perdi a primeira etapa, pois o horário coincidiu com o de outro campeonato que estou disputando, e por isto já tenho o meu primeiro descarte. Então, se eu quiser brigar pelo título, agora sou obrigado a disputar o pódio em todas as etapas”, avisa Otazú.
Os pilotos interessados poderão se inscrever no THR pelo site www.thrkart.brasilkart.com.br.
Confira os primeiros na classificação da THR Kart depois da primeira etapa: 1) B. Rodrigues e Kblinho, 21 pontos; 3) Nakiri, 20; 4) Ed Godoy, 18; Hélder e Paulo Feldner, 17; 7) Jarbas Dal Lago, Paulo Santanna e Valdir Silva, 16; 10) Allan Silva, Júlio Luchiari, Rodrigo Luchiari, 15,5 pontos.
Confira os primeiros na classificação da THR Strong depois da primeira etapa: 1) Nakiri, 21 pontos; 2) Eric Martins, 17; 3) Filipe Marques, 16; 4) Alexandre de Laura, 15,5; 5) Danilo Zampol, 15, 6) Vilson Pugliesa, 14,5; 7) Brasil, 14; 8) Cláudio Pugliessa, 13,5; 9) Marcel Munhoz, 13; 10) S. Soares, 12,5 pontos.
Cronograma da segunda etapa do THR:
14h00 – Bateria treino
15h30 – Bateria 1 THR Kart
16h00 – Bateria 2 THR Kart
16h30 – Bateria 3 THR Kart
17h00 – Strong
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domingo, 4 de fevereiro de 2018
Kartismo: The Heart Racing promove segunda etapa neste domingo. É aguardada a presença de cerca de 200 pilotos, hoje, 4/1, em Interlagos
sábado, 3 de fevereiro de 2018
BMW amplia oferta de SAVs no Brasil. Dois novos produtos – X2 e o novo X3 – vão ampliar a linha no Brasil Gama formada ainda pelos modelos X1, X4, X5 e X6, e pelas versões X5 M e X6 M é responsável por cerca de 55% das vendas da marca no mercado brasileiro.
A estreia, no País, do inédito BMW X2, marcado para o segundo trimestre deste ano, assim como o lançamento da nova geração do BMW X3, em março, tem como objetivo ampliar as vendas da Família X no mercado nacional.
A família de Veículos de Atividade Esportiva (Sport Activity Vehicles, em inglês) da BMW é responsável, atualmente, por aproximadamente 55% das vendas totais de veículos da marca no Brasil.
“A oferta da linha completa de modelos da família BMW X abre o ano de 2018 de forma notável para o BMW Group Brasil, um ano considerado de extrema relevância para a empresa. Estamos muito contentes com mais este importante passo no mercado automotivo premium brasileiro e que solidifica ainda mais a nossa posição destacada no setor”, celebra Helder Boavida, presidente e CEO do BMW Group Brasil.
“Desde o lançamento do primeiro SAV da BMW, o BMW X5, em 1999, a gama de modelos BMW X só cresceu e segue ganhando novos admiradores no mundo inteiro, inclusive no Brasil. E para ser ter uma ideia dessa admiração, no mercado brasileiro, a família BMW X é responsável por cerca de 55% das vendas da BMW no Brasil”, completa Nina Dragone, diretora de Marketing da BMW do Brasil.
BMW X1
Nas versões com motor 20i, de 1.998 cm³, a potência é de 192 cavalos e o torque máximo atinge 280 Nm. Neste caso, ambos estão conectados a um câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas.
A opção top de linha xDrive25i vem com o mesmo conjunto mecânico, mas apto a entregar 231 cv e 350 Nm de toque, e que está acoplado à tração integral inteligente BMW xDrive. Todos dotados de tecnologia TwinPower Turbo ActiveFlex.
O BMW X1 fechou o ano de 2017 como o utilitário esportivo premium mais vendido do Brasil, com um total de 4.137 unidades emplacadas. Entre os principais equipamentos do X1 xDrive25i destacam-se faróis Full-LED, teto solar panorâmico e abertura e fechamento automático do porta-malas.
*Novo BMW X2
Apresentado pela primeira vez ao público, em meados de janeiro, durante o Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, o mais novo Sport Activity Coupé da Família X traz design inspirado no DNA dos cupês clássicos da marca, em especial o BMW 2000 CS e o 3.0 CSL, e que reforçam suas linhas esportivas e urbanas.
*Novo BMW X2
O novo BMW X2 mede 4,360 metros de comprimento, 1,824 m de largura e 1,543 m de altura, com 2,670 m de distância entre eixos.
Ele chega ao mercado brasileiro ainda no primeiro semestre de 2018, nas versões sDrive20i GP e sDrive20i M Sport X, ambas equipadas com motor TwinPower Turbo, movido a gasolina, de 1.998 cm³ e capaz de entregar 192 cv e 280 Nm de torque, entre 1.350 e 4.600 rpm.
O SAC vem com tração dianteira e o câmbio é o inédito DCG (Dual Clutch Gear), de dupla embreagem, com sete marchas que podem ser acionadas, também, por hastes atrás do volante.
Esta tecnologia, herdada das pistas de corrida, permite realizar trocas de marchas de forma mais rápida e sem interrupção de torque.
O condutor pode manter o acelerador pressionado enquanto o sistema de gerenciamento da transmissão ajusta os pontos de mudança de maneira precisa, em frações de segundo.
De perfil tecnológico e urbano, o X2 sDrive20i M Sport X traz como principais equipamentos faróis Full-LED, assistente de estacionamento (Parking Assistant), câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Head-up Display, Novo Connected Drive, nova geração do sistema de Navegação Professional id6 com tela de 8,8 polegadas, sensível ao toque e preparação para Apple CarPlay.
*Novo BMW X3
Totalmente reformulada visualmente, a terceira geração do SAV médio premium vem recheada com tecnologias inovadoras, entre eles sistemas semiautônomos de assistência à condução e estacionamento aptos a proporcionar dirigibilidade inteligente nas mais diversas situações de deslocamento, como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas.
*Novo BMW X3
O Driving Assistant Plus, por exemplo, informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal.
O Parking Assistant Plus, por sua vez, permite estacionar automaticamente com a ajuda de câmeras e sensores, realizando manobras com a máxima precisão, além de contar com apoio da função Surround View que exibe imagens, em tempo real, do entorno do veículo.
O SAC traz ainda display multifuncional digital de 12,3 polegadas, Head-up display colorido (na versão M40i), Faróis Full-LED e Novo Connected Drive, equipado com a mais nova geração do sistema de Navegação Professional id6 com tela de 8,8 polegadas, sensível ao toque e preparação para Apple CarPlay.
O novo BMW X3 é impulsionado com um motor de quatro cilindros em linha, 1.998 cm³ e capaz de entregar 252 cv de potência (entre 5.200 e 6.500 rpm) na versão xDrive30i X Line – 68 cv mais potente que a geração anterior – e 350 Nm de torque máximo (de 1.450 a 4.800 rpm), enquanto que a opção M40i traz um bloco M Performance TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, 2.998 cm³ e apto a entregar 360 cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54 cv a mais que o antecessor – e 500 Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm).
Ambas as opções contam com câmbio automático esportivo de oito velocidades, com alavancas atrás do volante para trocas de marcha, e tração integral BMW xDrive.
O novo BMW X3 é impulsionado com um motor de quatro cilindros em linha, 1.998 cm³ e capaz de entregar 252 cv de potência (entre 5.200 e 6.500 rpm) na versão xDrive30i X Line – 68 cv mais potente que a geração anterior – e 350 Nm de torque máximo (de 1.450 a 4.800 rpm), enquanto que a opção M40i traz um bloco M Performance TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, 2.998 cm³ e apto a entregar 360 cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54 cv a mais que o antecessor – e 500 Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm).
Ambas as opções contam com câmbio automático esportivo de oito velocidades, com alavancas atrás do volante para trocas de marcha, e tração integral BMW xDrive.
Na versão xDrive30i X Line, a aceleração de 0 (zero) e 100 km/h é feita em 6,3 segundos, e a velocidade máxima é de 240 km/h. O M40i, por sua vez, alcança a máxima de 250 km/h enquanto os 100 km/h são atingidos em meros 4,8 s, a partir da inércia.
*BMW X4
Dono de um design exterior singular, que chama a atenção pela dianteira robusta, de linhas volumosas, e pela linha de teto típica dos cupês, o BMW X4, o primeiro SAC do segmento de crossovers médios premium, é produzido nacionalmente desde agosto de 2016, na versão xDrive28i X Line.
*BMW X4
Esta opção traz sob o capô um motor de quatro cilindros, TwinPower Turbo, 1.997 cm³, com 245 cv e 350 Nm, e vem acoplado a uma transmissão Steptronic, de oito marchas e a uma tração integral BMW xDrive.
Nesta configuração, o SAC é capaz de acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 6,4 segundos. Entre os principais itens distintivos do BMW X4 figuram sistema de som Surround Harman Kardon, com amplificador digital de 600 W e 16 alto-falantes; sistema de navegação Professional, com iDrive Touch Controller; assistente de farol alto, e Comfort Access.
*BMW X5
Reverenciado mundialmente pelo altíssimo nível de dinamismo, versatilidade e sofisticação, o primogênito da família X – e que está em sua terceira geração – é oferecido no país nas versões xDrive30d, equipada com motor a diesel, com cinco ou sete lugares; e xDrive35i Full, movida a gasolina.
*BMW X5
Em ambos os casos, os motores têm seis cilindros e tecnologia TwinPower Turbo. O bloco a diesel, de 2.993 cm³, entrega 258 cv e 560 Nm de torque, enquanto o outro, de 2.979 cm³, gera 306 cv e 400 Nm.
Em ambos os casos, o SAV é equipado com câmbio automático Steptronic, de oito velocidades e paddle shifts atrás do volante para troca de marchas, além de tração integral inteligente BMW xDrive.
O pacote de equipamentos do maior dos SAVs da família X é repleto de tecnologia e agrega entre outros itens Comfort Access, ar-condicionado automático com controle de 4 zonas, sistema de entretenimento traseiro Professional, com telas independentes de 9,2” e leitor de DVD; sistema de navegação Professional, com iDrive Touch Controller; sistema de som Surround Harman Kardon, com amplificador digital de 600 W e 16 alto-falantes, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, pneus BMW Star Marking com tecnologia Run-Flat, câmera de ré, faróis anti-neblina em LED, assistente de farol alto, Surround View e Head-up Display.
*BMW X6
Imponente e notadamente dinâmico, o BMW X6 agrega dois mundos em um único veículo: o vigor e a versatilidade peculiar dos modelos BMW X e a esportividade dos cupês. Oferecido no país desde o início de 2015, o primeiro Sport Activity Coupé do mundo exibe design de contornos volumosos e que ressaltam ainda mais a sua robustez.
*BMW X6
Os vincos salientes presentes na carroceria conferem um aspecto musculoso ao SAC, mas totalmente apropriado considerando o poderoso motor que ele traz sob o capô: um seis cilindros em linha, 2.979 cm³, TwinPower Turbo, capaz de gerar 306 cv de potência (entre 5.800 e 6.400 rpm) e 400 Nm de torque (de 1.200 a 5.000 rpm).
O conjunto mecânico agrega ainda uma transmissão automática esportiva, de oito marchas, com paddle shifts atrás do volante, e o sistema inteligente de tração integral xDrive; e está apto a fazer um veículo de mais de duas toneladas acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 s.
A lista de equipamentos tecnológicos do X6 é extensa e inclui, entre outros itens, Connected Drive, com sistema de navegação Professional e iDrive Touch Controller, câmeras e sensores para auxiliar manobras de estacionamento, Surround View, Head-up Display, sistema de som Harman Kardon, com amplificador digital de 600 W e 16 alto-falantes, Comfort Access, com abertura e fechamento das portas e da tampa do bagageiro sem as mãos; e sistema de entretenimento para passageiros do banco traseiro Professional (opcional), com duas telas independentes de 9,2" e leitor de DVD.
BMW X5 M
Lançado recentemente no mercado brasileiro, o novo BMW X5 M segue sendo uma referência em desempenho e conforto, mesmo diante das mais elevadas exigências.
A lista de equipamentos tecnológicos do X6 é extensa e inclui, entre outros itens, Connected Drive, com sistema de navegação Professional e iDrive Touch Controller, câmeras e sensores para auxiliar manobras de estacionamento, Surround View, Head-up Display, sistema de som Harman Kardon, com amplificador digital de 600 W e 16 alto-falantes, Comfort Access, com abertura e fechamento das portas e da tampa do bagageiro sem as mãos; e sistema de entretenimento para passageiros do banco traseiro Professional (opcional), com duas telas independentes de 9,2" e leitor de DVD.
*BMW X6 M e X5 M
Ele vem equipado com um poderoso V8 de 4.395 cm³, dotado de tecnologia M TwinPower Turbo e capaz de entregar 575 cv de potência, a partir de 6.000 rpm, e 750 Nm de torque máximo, entre 2.200 e 5.000 rpm.
O conjunto motriz agrega ainda o câmbio esportivo automático M Steptronic, de oito marchas, com Drivelogic, e alavancas para troca de marchas atrás do volante (paddle-shift); além do sistema de tração inteligente e integral BMW xDrive.
Estes atributos permitem que o SAV top de linha da BMW acelere de 0 (zero) a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e alcançar a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, mas que pode atingir 280 km/h, com o pacote M Driver.
Além de diversos equipamentos assinados pela divisão BMW M, como rodas de liga leve ‘M’ Double Spoke, de 21 polegadas; volante ‘M’ revestido com couro; BMW ‘M’ Head-up display colorido; e bancos dianteiros multifuncionais ‘M’, com aquecimento e ajuste lombar; o novo X5 M traz ainda faróis Full-LED adaptativos, teto solar elétrico panorâmico, sistema de TV digital, com entretenimento traseiro, ar-condicionado automático, com controle de quatro zonas, e sistema de áudio Bang & Olufsen, com 16 alto-falantes e 1.200 W de potência.
Além de diversos equipamentos assinados pela divisão BMW M, como rodas de liga leve ‘M’ Double Spoke, de 21 polegadas; volante ‘M’ revestido com couro; BMW ‘M’ Head-up display colorido; e bancos dianteiros multifuncionais ‘M’, com aquecimento e ajuste lombar; o novo X5 M traz ainda faróis Full-LED adaptativos, teto solar elétrico panorâmico, sistema de TV digital, com entretenimento traseiro, ar-condicionado automático, com controle de quatro zonas, e sistema de áudio Bang & Olufsen, com 16 alto-falantes e 1.200 W de potência.
O pacote de itens de segurança ativa e passiva também é outro destaque do SAV. Ele engloba seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros e tipo cortina dianteiros e traseiros –, controles de estabilidade e tração, freios a disco ventilados e com ABS, assistente de farol alto, sistema de reconhecimento de pedestres Night Vision e alerta de mudança involuntária de faixa Lane Change Warning.
BMW X6 M
Fruto da experiência da divisão BMW M no desenvolvimento de modelos esportivos de alto desempenho, o X6 M agrega toda a performance de automóveis com esta característica à versatilidade dos veículos da família BMW X.
BMW X6 M
E a peça fundamental nesta combinação é o motor a gasolina BMW M TwinPower Turbo, de oito cilindros em "V" e 4.395 cm³ entrega 575 cv, entre 6.000 e 6.500 rpm, e brutos 750 Nm de torque máximo, de 2.200 a 5.000 rpm, levando o SAC aos 100 km/h em meros 4,2 s e à velocidade máxima de 280 km/h.
Toda a potência gerada pelo V8 é transmitida para o asfalto pelo sistema de tração integral inteligente xDrive e que está associado ao câmbio esportivo de oito marchas Steptronic, com Drivelogic, especialmente dimensionado pela BMW M para o X6.
A experiência na condução do SAC também é aprimorada por meio de outros dispositivos herdados das competições automobilísticas, como o Launch Control, ou controle de largada, que garante uma saída sem perda de aderência e desperdício de potência; o Dynamic Drive, e os controles dinâmico de performance e de amortecimento, cuja função é ajustar as configurações do veículo diante de diferentes situações de condução.
Além da esportividade extrema, o BMW X6 M esbanja sofisticação e isso fica explícito na lista de equipamentos do modelo, com destaque para o Comfort Access, a abertura e fechamento automático das portas e do porta-malas; a presença de cortinas dos vidros laterais traseiros, dos bancos M dianteiros multifuncionais, do ar-condicionado automático, com controle de quatro zonas, e do sistema de entretenimento Professional com TV Digital.
Além da esportividade extrema, o BMW X6 M esbanja sofisticação e isso fica explícito na lista de equipamentos do modelo, com destaque para o Comfort Access, a abertura e fechamento automático das portas e do porta-malas; a presença de cortinas dos vidros laterais traseiros, dos bancos M dianteiros multifuncionais, do ar-condicionado automático, com controle de quatro zonas, e do sistema de entretenimento Professional com TV Digital.
O sistema de som surround é fornecido pela dinamarquesa Bang & Olufsen. O condutor, por sua vez, tem ao alcance das mãos tecnologias como faróis Full-LED adaptativos, BMW Head-up Display, Surround View, dispositivos de assistência à direção e estacionamento, além do BMW Night Vision com foco de luz dinâmico detecta pedestres no escuro, mesmo a longa distância, e os ilumina seletivamente.
sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018
Fábrica da GM, em Joinville, quadruplica de tamanho com investimento de R$ 1,9 bilhão. Unidade receberá tecnologias inovadoras de manufatura 4.0 e vai gerar 400 novos postos de trabalho diretos e indiretos. A capacidade anual da fábrica produzirá 420 mil motores e criará cerca de 400 novos empregos
Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors Mercosul, e autoridades no momento do descerramento da placa
São Caetano do Sul – A General Motors Mercosul apresentou hoje, 2 de fevereiro, suas novas instalações em Joinville, SC. Com presença do governador João Raimundo Colombo, do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima e do prefeito de Joinville, Udo Döhler, Marcos Munhoz, vice-presidente da GM Mercosul, inaugurou um novo prédio de 46.800 m², que vai abrigar seis novas linhas: duas de usinagem de blocos, duas de cabeçotes, uma linha de sub-montagem de cabeçotes e uma linha de montagem de motores.
Com a ampliação, a fábrica quadruplica de tamanho, passando dos atuais 15 mil m² para 61,8 mil m². A capacidade anual será ampliada de 120 mil para mais de 420 mil motores, além dos blocos e cabeçotes produzidos. Serão criados em torno de 400 novos empregos diretos e indiretos.
“A GM entende que o mercado brasileiro iniciou um novo ciclo de crescimento. Queremos continuar expandindo a presença de nossa marca Chevrolet, que é líder de mercado no país há dois anos consecutivos. Com os novos investimentos estamos desenvolvendo novas tecnologias inovadoras e vamos ampliar a linha de produtos Chevrolet. A fábrica de Joinville, além de ser a mais sustentável da empresa no mundo, também será uma das mais inovadoras”, disse Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.
A nova fábrica vai receber novas tecnologias de manufatura inteligente (4.0), incluindo estações robotizadas, sistema autônomo de movimentação de materiais, sistema de monitoramento de processo através de câmeras, testes elétricos dos motores, gerenciamento de estoque e programação através de software conectado com a cadeia de suprimentos, entre outros.
Com a introdução dessas novas tecnologias, a produção será monitorada em tempo real, através de sistemas de gerenciamento dos processos acessíveis através de “tablets” e “smartphones”.
O montante de R$ 1,9 bilhão que a GM está aplicando na fábrica faz parte do maior plano de investimentos da empresa nos 93 anos de história no Brasil, com um total de R$ 13 bilhões que estão sendo aplicados no país entre 2014 e 2020.
Munhoz destaca a importância da parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville nas negociações que viabilizaram os investimentos na fábrica: "O apoio do sindicato foi fundamental para nossa decisão, que vai transformar a fábrica de Joinville em uma de nossas maiores e mais competitivas fábricas na região”.
O montante de R$ 1,9 bilhão que a GM está aplicando na fábrica faz parte do maior plano de investimentos da empresa nos 93 anos de história no Brasil, com um total de R$ 13 bilhões que estão sendo aplicados no país entre 2014 e 2020.
Munhoz destaca a importância da parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville nas negociações que viabilizaram os investimentos na fábrica: "O apoio do sindicato foi fundamental para nossa decisão, que vai transformar a fábrica de Joinville em uma de nossas maiores e mais competitivas fábricas na região”.
O novo investimento vai preparar a GM Mercosul para se tornar uma plataforma de exportação global.
Em março de 2014, a unidade de Joinville foi a primeira fábrica do setor automotivo da América do Sul a conquistar a certificação internacional de construção sustentável (Leadership in Energy and Environmental Design), sendo a segunda a receber a certificação nível GOLD das fábricas da GM no mundo.
Em outubro do mesmo ano, atingiu o status “Zero Resíduo para Aterro”, reciclando, reusando e convertendo em energia todos os resíduos das suas operações diárias. Isso foi conseguido através do uso racional da água e da energia com a utilização de módulos fotovoltaicos para geração de energia elétrica, aquecimento solar para água, iluminação 100% LED na ampliação, tratamento de esgotos por meio de jardins filtrantes e aproveitamento da água de chuva e reuso através do tratamento de água por osmose reversa, que integram alguns dos processos relacionados à sustentabilidade.
O inédito sistema de geração de energia implantado em Joinville, conta com a instalação de 1.280 módulos fotovoltaicos que ocupam uma área de 2.115 metros quadrados. A energia gerada por este sistema equivale ao consumo de 220 casas.
Atualmente a fábrica tem capacidade de tratamento para reutilização de 26 mil metros cúbicos de água por ano, e passará para 52 mil metros cúbicos de agua por ano, volume equivalente ao consumo de cerca de 200 residências.
Os jardins filtrantes passarão a ocupar uma área de 1.350 m² do total dos 3.500 m² ocupados pelo sistema de tratamento de efluentes que geram uma expressiva economia de energia elétrica e produtos químicos, quando comparados a um processo convencional de tratamento.
A tecnologia de tratamento de água por osmose reversa produz uma água de excelente qualidade, muitas vezes superior à da água de origem, que permite aplicação industrial irrestrita, com baixa salinidade e isenta de micro-organismos.
A água tratada com elevado teor de pureza é utilizada para fins não potáveis, como processo industrial, sanitários, irrigação, jardinagem e lavagem de pisos.
14/04/2008 - GM anuncia investimentos de R$ 350 milhões para implantação de sua nova fábrica de motores em Joinville, Santa Catarina.
Marcos históricos da GM de Joinville
27/02/2013 – GM inaugura fábrica com capacidade para produzir 120 mil motores e 200 mil cabeçotes por ano.
12/03/2014 - Fábrica da GM em Joinville conquista o LEED Gold, certificação internacional de construção sustentável Leadership in Energy and Environmental Design.
16/10/2014 – Certificação internacional pela WHC (Wildlife Habitat Council) categoria “Corporate Lands For Learning”
20/10/2014 - Fábrica da GM em Joinville conquista certificação “zero aterro”.
Faz 152 anos que foi registrada a primeira patente de um veículo movido a combustível derivado de petróleo empregado na limpeza doméstica. O autor foi Carl Friedrich Benz. E assim nasceu a Mercedes-Benz. // Toyota aposta no crescimento das vendas de seu híbrido Prius, graças à redução do IPI para 7% anunciada para março pelo governo. A outra aposta automotiva é a entrada em vigor em breve do Projeto Rota 2030.
Coluna nº 0518 - 2 de Janeiro de 2018
________________________________________________
Registro: há 132 anos surgia o
automóvel
Esquisito, tipo cruza de triciclo com
carroça, soluções mecânicas hoje risíveis, feito em ferramentas primárias, este
é o veículo auto móvel patenteado pelo engenheiro Carl Friedrich Benz, aos 29 de
janeiro de 1886.
Foi a primeira patente para um, digamos com boa vontade,
automóvel movido por combustível de nome e funções estranhas, o Lidoin,
derivado de petróleo empregado em limpeza doméstica.
Patente levou o número 37.435,
concedido à Fábrica de Motores a Gás Benz & Cia, nome pomposo para pequeno
negócio de sobrevivência familiar.
Benz não foi o primeiro a fazer um
veículo apto a mover-se por seus próprios meios, tocado por um motor de
combustão interna, mas o organizado técnico a buscar patenteá-lo.
Antes, Siegfried Markus, da Áustria, havia produzido aparato
idêntico e com aparência mais automobilística relativamente ao triciclo Benz. A organização de Benz e a expedição
da patente dão-lhe o merecido título de Criador do Automóvel.
Questão básica era o fato de os
motores serem muito pesados relativamente à potência produzida, comprometendo
rendimento.
Assim, outro alemão, ainda contemporâneo de Benz, um certo Gottlieb
Daimler, fazia-os para aplicações diversas, demorando a fazê-lo chegar a
veículos leves, como um arremedo de motocicleta e a aplicação num veículo de
quatro rodas.
Outro fato era a recenticidade da
criação dos motores. Francês Etienne Lenoir fez um engenho com tal DNA,
orginalmente, para consumir gás – como eram os motores com aplicação
industrial também produzidos por Benz, e um alemão, Nikolaus Otto, deu a
diretriz ao alterar o ciclo operacional comprimindo o gás combustível, obtendo
rendimento muito superior – e traçando o rumo dos motores de combustão interna,
princípio vigente até hoje.
Curioso na história, o invento de
Benz foi visto com susto tanto pelo insólito da proposta, quanto pela forma
e, mais, pela ausência de escapamento, o funcionamento com enormes
ruídos, espantando animais.
Foi sua mulher, Berta, com os filhos mais velhos,
em viagem até a casa de seus pais fez, sem saber o primeiro teste, aferiu os
pontos fracos, chamou enorme atenção, ganhou espaço nos jornais, apresentou o
produto e provocou vendas.
Como referência, apesar de as
empresas terem juntado conhecimento, meios, capitais, Daimler e Benz não se
conheceram.
Para ilustrar a história, a
Mercedes-Benz ainda produz, em pequenos lotes e de tempos em tempos, unidades
do Patent Wagen.
Patente
Rota 2030: Toyota sai na frente
Em meio às definições dos caminhos da
indústria automobilística a serem traçados pelo projeto Rota 2030 para os
próximos 12 anos, a Toyota se adianta.
Marca entende as dificuldades dos órgãos
do governo para se ajustar em torno de propostas para assegurar crescimento, ganho
de tecnologia construtiva, redução de consumo e emissões, e definições para o
futuro, incluindo apontar caminhos e soluções para o uso de combustíveis
renováveis.
Para assumir posição de referência,
tem argumento de peso, o crescimento de vendas de seu híbrido elétrico Prius,
de maiores vendas e estrutura no país.
Saltou de 485 unidades em 2016 para
2.470 ano passado, graças a trabalho profissionalmente dirigido: envolvimento
da rede de concessionários, redução de preços, situando-o pouco acima do Corolla. Cercou o consumidor com certezas de manutenção, garantia e fez crescer o valor
de revenda.
Nas definições para os próximos anos,
empresa, junto com outros interessados, conseguiram sensibilizar o Ministro
Marcos Jorge de Lima, do MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e
Serviços -, a adotar e antecipar medida incluída na estrutura do Projeto Rota
2030: a aplicação de IPI idêntico à tributação dos carros 1.0 – 7%. Com isto
preços reduzir-se-ão e competitividade aumentará.
Medida tem início de vigor previsto
para março, coincidindo com efeito-demonstração ora em aviamento pela Toyota,
investindo para transformar o motor do Prius em flex, apto a operar com álcool.
Segundo a Toyota, no projeto de
adequação do híbrido ao uso de etanol, combustível renovável gerando
eletricidade, carro será recordista no cumprimento aos desejos dos órgãos
federais, ao emitir a menor quantidade de CO2, enorme conquista para o meio
ambiente, uma evolução decisiva o Brasil, como enfatiza Miguel Fonseca, vice-presidente Executivo.
Prius. Dentro do ideal oficial, usará álcool para gerar eletricidade.
Roda-a-Roda
O que - Apresentou o X2 para vendê-lo em maio, restante da família X: 1,2,3,4,5 e 6. Destaque para o X5M. Letra indica os produtos com desenvolvimento especial da marca bávara para aumento de performance.
Números – Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi fechou o primeiro ano de agregação crescendo 6.5% e cravando 10,6 milhões de veículos vendidos.
Na prática, de cada nove veículos comercializados no mundo, um é da Aliança: Renault, Nissan, Mitsubishi, Dacia, Renault Samsung, Alpine, Lada, Infiniti, Venucia, Datsun, atuando em 200 países.
Pré venda – Indefinida a imposição tributária sobre veículos importados, Volvo trouxe da Suécia iniciais 200 unidades do novo XC40, todas vendidas. SUV, quatro cilindros turbo, 2,0 litros, 190 cv, o mais potente do segmento.
Mais – Semiautônomo, quer dele fazer a bandeira da marca. Fluxo normal de importações previsto para julho, quando o Projeto Rota 2030, regulando o setor automobilístico, estiver em vigor, permitindo encomendas.
Opção – Peugeot importou novo lote de 500 unidades do SAV espanhol 3008. Mais acessórios, inflando conteúdo para atender reclamos da clientela.
…. II – Curiosamente optou aumentar vendas de produto importado, deixando de aplicar-se ao re-lançamento do nacional 2008, de ótimas características, porém de pequena e injusta participação no mercado.
Nova? – Proclama-se Nova Peugeot, rótulo curioso quando vistos seu mapa de vendas, performance, presença, encolhidas no Centro Oeste – exceto Brasília -, Norte e Nordeste. Talvez deva relançar-se, como Peugeot, de Novo…
Caminho – Ford apresentou o Ka em versão Freestyle, esforço para fazer ponte entre o hatch e a morfologia de SAV e SUV, anunciando-o como produto mundial. Quer ser visto como um EcoSport pequeno.
Ajuste – Plataforma e partes do Ka, implementos em conectividade, maior altura do solo e promessas de Ford de habilidades para andar fora de estrada, apesar da tração simples.
Classificação – Enquadra-o como CUV – Compact Utility Vehicle. Nova categoria traz desnecessário tropeço fonético.
Ka é um CUV
Quase novo – Honda iniciará distribuir aos revendedores versão revista do City, sedã construído sobre a plataforma do Fit. Mudanças, anteriormente indicadas pela Coluna, não caracterizam novo modelo, mas segunda parte do ciclo de vida.
O que? – Apesar de retoque, exige alterações no visual frontal e posterior, pequenas mudanças interiores, implementação da conectividade. Mecânica não muda – leia-se não terá o sistema ESP, pró-estabilidade.
Responsabilidade – Primeira Câmara de Direito Civil, do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu, a Prefeitura operadora do sistema de estacionamento urbano Zona Azul, é responsável pelos danos ocorridos aos veículos nela estacionados. Por enquanto, vale para SP.
Melhor – Dunlop, marca ex inglesa, agora japonesa, com o sobrenome do criador do pneu, implantou novo ciclo no Brasil. Esteve aqui ao início da indústria automobilística e depois foi-se.
Nova fase, no Paraná, marcada pela conquista de grandes clientes, como Volkswagen, Fiat e Toyota, exibindo capacidade de disputar preços.
Presença – Fez cinco milhões de unidades em 2017; quer crescer 20% neste exercício; construir nova fábrica para pneus para carga. Curiosidade, os Dunlop equipando o novo VW Virtus, apresentado semana passada, eram importados.
Negócio – Início da retomada das vendas pela indústria automobilística mostrou o elo fraco da corrente de produção, a de auto peças.
Para evitar interrupção no fornecimento de partes a Volkswagen aplica seu peso financeiro para facilitar empréstimos de grandes bancos às menores empresas. As maiores foram assumidas por multi nacionais.
MAN 900 – Fábrica de caminhões e ônibus sucedendo tal atividade à Volkswagen, MAN registra atingir a marca de 900 mil veículos produzidos no país. Do total, mais de 750 mil construídos pelo inovador sistema Consórcio Modular, em Resende, RJ.
Caminhões MAN, 900 mil
Liquidação – Motorrad, área de motocicletas da BMW faz promoção para limpar o estoque dos modelos 2017. Desconto de R$ 4.000 para as topo R 1200 Rallye, a R$ 71.900. Modelo R, desconto menor, a R$ 62.900.
Pesquisa – Para entender sua posição no mercado nacional, importadora da motocicleta Royal Enfield conduz pesquisa entre formadores de opinião especializados no setor.
O que - Marca, antes inglesa, agora é indiana mantendo desenho e conformação dos modelos surgidos na década de ’50. Portam o saudosismo, preço menor, mas em uso sofrem as consequências do projeto superado.
Índia – Distante do nosso conceito de produtor de veículos, a Índia fornece ao Brasil as Royal Enfield, as partes formadoras da moto BMW G 310 GS, e muitos componentes do Renault Kwid.
Vento – Mário Araripe, o engenheiro cearense fundador da Troller, após passá-la à Ford, aplica-se ao mercado de geração de energia eólica. Implanta parques e os vende a investidores internacionais.
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quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018
Um novo carro da VW, com maior espaço interno e dimensões, externas semelhantes às do atual Jetta, o Virtus, tem versões 1.6 com 117 cv, 1.0 turbo 1.0, com 128 cv e um 2.0 cpm bons 20,4 kgfm. O que mais chama a atenção no Virtus é o preço entre R$ 60 mil e R$ 80 mil, valores que criam natural concorrência no mercado da categoria. O custo de produção dos carros no Brasil é 20% superior ao do México.

Alta Roda
Nº 978 — 1/2/18
Fernando Calmon
VIRTUS EMPODERA COMPACTOS
Ofertas estão cada vez mais sofisticadas no mercado
brasileiro. A chegada do Virtus, como legítimo representante da nova leva de
sedãs compactos anabolizados (inclui em fevereiro Fiat Cronos e, mais adiante,
Toyota Yaris sedã), é prova disso.
O novo modelo da Volkswagen é o que mais
oferece espaço interno, em especial no banco traseiro. Suas dimensões internas
e externas estão bem próximas às do atual Jetta, um médio que só será substituído
no final do ano pelo modelo 2019 (apresentado no Salão de Detroit), maior que o
atual.
Essa coluna não tem por hábito começar a analisar um produto
pelo preço. Costuma ser ponto sensível e fator determinante para muitos
compradores.
No entanto, a Volkswagen mostrou certa coerência no posicionamento
estratégico entre seus dois produtos inteiramente novos.
As versões de entrada,
intermediária e superior do Polo vão de R$ 50.000 a 70.000. O Virtus foi
colocado entre R$ 60.000 e 80.000.
Não por coincidência o sedã Honda City fica
nessa mesma faixa de preço – entre R$ 61.000 e 81.000 – e convive com o médio
Civic. Portanto, há oportunidades para todos.
Uma das explicações para as variações de preços está na
motorização. O Virtus tem versão de entrada com motor de 1,6 litro aspirado de
117 cv (etanol) que se enquadra em faixa de IPI maior (mais quatro pontos
percentuais).
As outras duas agregam motores turbo de 1 litro, 128 cv (etanol),
porém no uso diário se comportam como um 2 litros aspirado. O torque de 20,4 kgfm
aparece logo a apenas 2.000 rpm.
Faz grande diferença na dirigibilidade e
principalmente na economia de combustível. A marca alemã aproveitou para
colocar a versão intermediária como sua “peça de resistência”, além do que já
representa em geral no mercado.
O novo modelo, como o Polo, destaca-se por agregar
tecnologias sofisticadas a exemplo do quadro de instrumentos, o manual do
proprietário interativo e, acima de tudo, grau máximo em termos de segurança
passiva (também recebeu cinco estrelas no teste do Latin NCAP e laurel extra por
proteção ao pedestre em caso de acidente).
Evidente que isso se reflete em
custos maiores e simplificações foram feitas. Materiais de acabamento pobres,
ausência de alças no teto, descuidos no revestimento do porta-malas (ótimos 521
litros) são alguns exemplos.
Por outro lado, há pormenores de certa sofisticação nesse
segmento – apoio de braço central com regulagem longitudinal e saídas de climatização
para o banco traseiro – convivendo (mal) com tampa de porta-luvas sem abertura
amortecida. Molas a gás estão ausentes na tampa do porta-malas, mas há braços
de articulação sem interferência com a bagagem.
O Virtus também se destaca pelo
estilo equilibrado e menos conservador, embora a parte dianteira seja idêntica
à do Polo, solução de compromisso com o preço final. Seria desejável certa
diferenciação.
Por fim, além das conspícuas vantagens de espaço interno, novas
tecnologias e do modo como freia, acelera e faz curvas, volta a questão do
preço.
A fábrica decidiu compensar ao diminuir custos de manutenção e também de
reparos, mais baratos, em caso de pequenas colisões no bem reconhecido critério
do Cesvi.
RODA VIVA
TOYOTA, ao completar
60 anos de instalação no País, passa a operar em três turnos pela primeira vez.
É para produzir em Sorocaba (SP) o Yaris, a partir de junho, com lançamento em
agosto da versão hatch (sedã, no final do ano).
A marca japonesa tem perdido um
pouco de participação de mercado por evitar os três turnos. Agora está segura
da reação do mercado.
LINHA de SUVs da
BMW continuará a avançar na preferência dos clientes da marca alemã no Brasil.
Com a chegada do X2, no segundo trimestre, e do X7 no final do ano deve
aumentar para 60% a participação nas vendas.
Empresa produzirá o novo X3 em
Araquari (SC), onde já aplicou R$ 1 bilhão. Dependendo do programa Rota 2030, o
refinado X2 também será nacionalizado.
ESPECIALISTAS nos
EUA acham que as baterias não são solução definitiva para carros elétricos por
várias razões, sempre comentadas neste espaço.
Há inclinação para admitir
pilhas a hidrogênio como alternativa mais viável por resolver o problema de
autonomia. Infraestrutura, embora também cara, encontraria muitos interessados
em investir bastante.
OUSAR mais, nova
ordem para a Peugeot. Vai dobrar para 500 unidades por mês a importação do 3008
e assim atender toda a demanda por este SUV moderno, de harmonia incomum entre
interior e exterior.
Para tal, acrescentou versão Griffe Pack por R$ 154.990 (R$
9.000 extras). Vêm com rodas de aro 19, novos recursos de segurança e nível 2 de
condução autônoma.
CUSTOS de
produção no México são cerca de 20% menores que os do Brasil. Principal fator para
o avanço da indústria mexicana na classificação dos maiores produtores de
veículos do mundo, além da proximidade com EUA e Canadá.
Segundo Alberto
Torrijos, da consultoria Delloite, México produzirá cinco milhões de veículos em
2020 e será o quinto colocado no mundo.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2
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