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sexta-feira, 4 de maio de 2018

Mitsubishi L200 Triton Sport estreia novas versões com identidades visuais próprias na linha 2019

Sistema de tração é o mais completo do mercado


Família de picapes da Mitsubishi Motors conta agora com cinco versões: HPE-S passa a ocupar o topo da gama que ainda tem a HPE, GLS Automática, GLX e GL. Novidades estão na estética de cada uma, além do sistema multimídia com tela capacitiva, Wi-Fi, Android Auto e Apple Car Play

Uma linha completa de picapes para todos os tipos de uso. Assim é a família L200 Triton Sport, que conta agora com cinco novas versões, cada uma com uma identidade própria e o DNA 4x4 da Mitsubishi, sinônimo de força e resistência.

“Com a linha 2019, estamos oferecendo um portfólio completo de picapes, tanto para quem precisa do carro para o trabalho pesado, como para quem quer um veículo confortável e muito bem equipado para as aventuras e viagens off-road com a família”, afirma Reinaldo Muratori, diretor de planejamento da Mitsubishi Motors.

J-Line reduziu a distância entre eixos sem prejudicar o conforto


A L200 Triton Sport une o melhor dos dois mundos: a força, robustez e capacidade de carga para as mais diversas situações, com o conforto, tecnologia e conectividade, essenciais para o dia a dia.

O modelo HPE-S passa a ser o topo de linha e vem com rodas novas rodas de 17”, que trazem ainda mais sofisticação, robustez, desempenho dinâmico e segurança para rodar em qualquer piso.


Os novos faróis Dark Chrome acompanham o design e a grade frontal exclusiva traduz a identidade visual da linha L200 Triton Sport, com um design único e sofisticado, valorizando ainda mais as linhas do para-choque dianteiro, e ainda melhora a performance de refrigeração. 

O novo sistema multimídia tem tela capacitiva de 7” e vem equipado com Android Auto e Apple Car Play, áudio streaming de última geração e conexão WiFi, que permite o acesso a aplicativos nativos, como Waze e Spotify.

A versão HPE vem com rodas diamantadas de 16”, grade e faróis Dark Chrome, que estão integrados com o visual da parte dianteira. O sistema multimídia também é equipado com Android Auto e Apple Car Play, que permite uma conexão rápida e fácil com os principais smartphones do mercado.

O modelo HPE-S passa a ser o topo da linha
Outra novidade da linha 2019 é a versão GLS Automática, que chega para complementar a gama de produtos e oferecer uma versão moderna e atrativa para os consumidores. 


O modelo possui grade frontal cromada customizável e retrovisores e maçanetas Body Color. A versão de entrada é a GLX com câmbio manual de seis velocidades e tração 4x4 Easy Select com acionamento eletrônico. 

O veículo possui novas rodas e pneus ATR 16”, maçanetas, retrovisores e grade frontal Black, além de faróis com máscara negra. Completando a linha 2019 está a versão GL, que faz sua estreia no modelo “Sport”. A picape é destinada a frotistas e empresas que necessitam de um modelo robusto e eficiente para o trabalho.

“Temos a picape mais equilibrada do mercado”, afirma Muratori. “Todas as versões, desde a GL até a HPE-S são equipadas com o mesmo motor, o moderno 2.4L em alumínio. Ou seja, mesmo quem precisa de um carro para o trabalho pesado vai encontrar uma motorização moderna e de qualidade”, destaca.

Veículo é confortável para todos os tipos de uso


Produzida na fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão (GO), a L200 Triton Sport foi concebida no conceito Ultimate Sport Utility Truck, que se traduz em estilo dinâmico e atlético, com esportividade e prazer ao dirigir, sem perder a sofisticação, conforto e o silêncio dos veículos de passeio, unindo a praticidade e durabilidade para usos comerciais.

Somado a tudo isso, o know-how que a Mitsubishi Motors tem no off-road, com 11 títulos no Rally dos Sertões na geral e outros inúmeros em diversas categorias. A marca é a única do Brasil que promove regularmente competições off-road há mais de 20 anos.


A Mitsubishi Cup é referência em todo o País quando o assunto é rali cross-country de velocidade e a montadora é a única que produz carros de competição em sua linha de produção, atestando toda a qualidade de seus produtos.

Mesmo motor para todas as versões
Os cinco modelos da L200 Triton Sport são equipados com o moderno motor 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgf.m de torque. 


É a primeira picape do mundoa usar um motor em alumínio, que resulta em menos peso e mais performance. São cerca de 30 quilos a menos somente no motor. 

Aliado a tudo isso, o exclusivo sistema MIVEC, que é capaz de entregar alto torque em baixas rotações e muita potência em regimes elevados, sem abrir mão da confiabilidade, durabilidade e economia de combustível.

O propulsor foi desenvolvido com o que há de mais moderno visando alta performance e economia de combustível. Com excelente dimensionamento volumétrico, o motor com 2.4L tem baixa taxa de compressão, que se traduz em um funcionamento suave e silencioso.

A turbina de geometria variável permite que o motor da L200 Triton Sport seja capaz de entregar alto torque a baixas rotações e muita potência em regimes elevados, sem abrir mão da confiabilidade, durabilidade e pouca manutenção.

Já o sistema MIVEC tem atuação dinâmica no comando de válvulas. Com ele é muito mais fácil dosar a quantidade ideal de ar no motor evitando perdas e aumentando a eficiência energética.


Tração mais completa do mercado
As versões HPE-S e HPE utilizam o mais moderno sistema de tração do mercado, oSuper Select II, que tem o 4x2, 4x4 (que pode rodar no asfalto), 4x4 com bloqueio do diferencial central e 4x4 reduzida. 


As trocas podem ser feitas facilmente através do seletor no console central. Além disso, o veículo tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro. 

Em situações extremas, onde as rodas ficam suspensas, como valetas transversais ou terrenos com erosões, com um simples toque no botão, o carro é capaz de superar com facilidade.

Ao todo, são até 20 combinações de marcha, mostrando toda a aptidão off-road desta picape, que é a única equipada com Paddle Shifters, permitindo a esportividade da transmissão manual com a praticidade da automática.



DNA 4x4 de conforto, sofisticação e espaço interno
A L200 Triton Sport vem com o DNA 4x4 de série e excelente dirigibilidade, desempenho e conforto, aliados a um conjunto equilibrado com a força e resistência que só um verdadeiro Mitsubishi oferece.

O design lateral foi desenvolvido para expressar a personalidade dessa picape, oferecendo visual único através do J-Line, que resulta em melhor performance dinâmica, agilidade e facilidade de condução. 


Com o J-Line, foi possível reduzir a distância entre eixos sem prejudicar o conforto interno e a capacidade de carga, trazendo como grande benefício a agilidade dinâmica e a facilidade em manobras. O raio de giro é o melhor da categoria, com apenas 5,9 metros.

Projetada com a mais alta tecnologia e aerodinâmica, a L200 Triton Sport tem muito conforto, baixos índices de ruído e oferece prazer ao dirigir. Vem equipada com faróis de bi xênon com DRL, maçanetas cromadas e espelho com rebatimento elétrico.


Por dentro, muita sofisticação com os acabamentos Piano Black e Chrome-Like Silver no painel e console central, nos painéis de porta e no seletor eletrônico da tração 4x4. 

Para proporcionar um interior ainda mais envolvente e confortável, a picape vem equipada com ar-condicionado Dual Zone, botão Start/Stop para partida sem chave, câmera de ré e sensores de chuva, luminosidade e estacionamento. 

Os bancos com couro têm melhor ergonomia e foram desenvolvidos para oferecer ainda mais conforto - e menos fadiga - em viagens longas. O do motorista vem com regulagem elétrica.

A L200 Triton Sport é equipada com o mais moderno sistema de proteção com Full Airbags, e nove bolsas: frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista. Além de cintos dianteiros pré-tensionados que se ajustam ao máximo para reduzir os impactos ao corpo do passageiro em caso de uma eventual colisão frontal.


Off-road de verdade
A aptidão off-road está presente nos títulos conquistados e pelos excelentes números no fora de estrada:
- Ângulo de entrada - 30°
- Ângulo de saída - 22°
- Ângulo de rampa - 26°
- Inclinação lateral - 45°
- Altura livre do solo - 220 mm
- Travessia com água - 600 mm

O modelo tem a função de dissipador de água para trechos alagados: quando o veículo passa por um trecho alagado, a água não é projetada para o para-brisa e não atrapalhar a visão do motorista, garantindo ainda mais segurança nos mais variados terrenos.

A Suspensão SDS II tem barra estabilizadora expandida e molas helicoidais mais rígidas, que trabalham em perfeita harmonia com os amortecedores. Na dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira, eixo rígido e molas semielípticas.

A caçamba foi desenvolvida com paredes laterais mais altas para reforçar a robustez do design exterior. Com isso ela se tornou mais funda, ampliando sua capacidade volumétrica. Já a capacidade de carga é de 1.075 kg. O Brake Light vem integrado à tampa traseira, aumentando a segurança.


Interior espaçoso, funcional e harmônico
Assim como no design externo, o conceito Ultimate Sport Utility também está presente no interior da L200 Triton Sport. Todas as peças de acabamento interno foram cuidadosamente desenvolvidas para maximizar o espaço interno da cabine e proporcionar ainda mais conforto e sofisticação.

Desde o painel central, o design é simétrico e remete à continuidade e integração do revestimento das portas, assim como do console central do assoalho. 


Por dentro, as cores cinza e preto estão em perfeita harmonia, transmitindo esportividade e refinamento, refletindo também a praticidade de utilização necessária para uma picape.

Uma das novidades é o prático seletor da tração 4x4 estrategicamente localizado no console central. Seu posicionamento e suas dimensões foram cuidadosamente pensados para otimizar a ergonomia de operação.

Os bancos que equipam a L200 Triton Sport são muito confortáveis, tanto para as longas viagens, como para os mais desafiadores trechos off-road. O estofado foi aumentado, minimizando a movimentação do corpo durante as manobras. 


Os bancos dianteiros estão mais largos, com novo visual, e o do motorista tem ajuste elétrico. Com isso, é possível encontrar facilmente a melhor posição de direção com um perfeito ângulo dos braços do motorista, refletindo na redução de fadiga durante longas horas de direção. 

Os bancos traseiros têm um excelente ângulo do encosto e um design que amplifica a sensação de profundidade. O veículo é equipado com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

Graças à otimização do conceito J-Line, a L200 Triton Sport tem uma das cabines com o melhor espaço interno para as pernas da categoria, tendo ainda o maior ângulo do encosto do banco traseiro. Da mesma forma, o ângulo das colunas laterais foi redimensionado, ampliando o espaço interno.


O volante possui ajustes de profundidade e altura, além dos comandos de áudio, cruise control e acesso ao telefone por bluetooth. Com o Keyless Operation System, é possível travar e destravar as portas sem o uso da chave. E, para dar partida no motor, basta pressionar um botão.

Para a completa comodidade do motorista e passageiros, são 16 porta objetos e 11 luzes de cortesia, além do porta-óculos no console de teto. O porta-luvas tem o prático “Push Lock”, que tem a tampa com abertura amortecida e facilidade de acesso também pelo lado do motorista.

Comodidade e segurança
A L200 Triton Sport, nas versões HPE-S e HPE, vêm equipadas com controle de tração e estabilidade ATSC, que garante mais segurança, precisão e controle. O Controle de Estabilidade (ASC) atua em momentos de instabilidade, quando os pneus estão escorregando em pisos com baixa aderência ou quando o veiculo está fazendo movimentos súbitos que indiquem perda de direção. 




O Controle de Tração (ATC) freia as rodas que estejam derrapando e otimiza a entrega de torque do motor em condições de perda de tração, seja ela provocada por pisos escorregadios ou durante a transposição de um difícil obstáculo. Além disso, o veículo vem com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que facilita as manobras.

A L200 Triton Sport é equipada com o exclusivo TSA (Trailer Stability Assist), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado, garantindo ainda mais segurança. 


O sistema de freios é completo, com ABS, EBD, BAS, fazendo com que a frenagem seja eficaz, até mesmo em situações extremas. Além disso, o veículo conta com o Brake Override System, BOS, que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. 

Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo.

Em conjunto com tudo isso está o ESS (Emergency Stop Signal), uma sinalização de frenagem de emergência, que funciona como um alerta para evitar colisões, acionando as luzes de frenagem de forma intermitente.

A máxima segurança foi priorizada na construção dessa picape. Projetada sob o conceito RISE, o chassi tem alta eficiência em absorção de energia e grande rigidez estrutural. Adicionalmente, a carroceria recebeu proteção extra com o uso de materiais de alta resistência aplicados em regiões estratégicas. Todas essas ações ajudam a manter a integridade dos ocupantes do veículo em caso de um eventual acidente.


Tecnologia a favor do bem-estar
Diversos materiais isoladores foram estrategicamente posicionados para minimizar os ruídos provenientes do motor, rolamento do pneu e até o vento, atingindo níveis excelentes de conforto acústico.

Além das novas suspensões, outros componentes como os coxins de carroceria, que são responsáveis pela redução das vibrações, receberam significativas melhorias de performance. 


Na L200 Triton Sport, eles possuem mais do que o dobro de área para absorção de impacto. Além disso, o veículo possui pequenos pesos instalados em regiões estratégicas do chassi, visando minimizar ruídos do power train que possam incomodar os usuários.

O projeto e a concepção da L200 Triton Sport contaram com os mais avançados recursos computacionais e testes de verificação em túnel de vento, que resultaram em um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,40. É uma das picapes mais leves da categoria, com relação peso/potência de apenas 10,2 kg/cv.

Isso foi possível graças às melhorias do ângulo da superfície lateral do para-choque dianteiro e seção transversal da coluna “A”, otimização do formato de teto e do painel traseiro da caçamba, afilamento do final da cabine e melhorias no formato da caixa de roda.

A L200 Triton Sport foi desenvolvida privilegiando a visibilidade. O desenho do capô e das palhetas do limpador proporcionam maior campo de visão, minimizando os pontos cegos.

Cores e vantagens
A L200 Triton Sport tem a MitRevisão com preço fixo, três anos de garantia, e é oferecida em oito cores: Branco Alpino, Branco Fuji, Prata Rodhium, Prata Cool, Cinza Londrino, Preto Ônix, Vermelho Rubi, Marrom Cacau e Azul Petróleo.

Valores

L200 Triton Sport GL MT 2.4 Diesel - R$ 120.990,00
L200 Triton Sport GLX MT 2.4 Diesel - R$ 126.990,00
L200 Triton Sport GLS AT 2.4 Diesel - R$ 137.990,00
L200 Triton Sport HPE AT 2.4 Diesel - R$ 154.990,00
L200 Triton Sport HPE-S AT 2.4 Diesel - R$ 174.990,00.




quinta-feira, 3 de maio de 2018

Ford lança os novos modelos Ranger 2019, a versão de entrada XL, por R$ 129.300, o modelo intermediário XLS 4x2 automática 2.2 Diesel com 160 cv, por R$ 151.890

Ranger XL


A Ford inicia este mês a venda da linha 2019 da Ranger, com novos modelos que ampliam a oferta e a competitividade da picape no segmento diesel. A principal novidade é a volta da versão XL de entrada, que se destaca pelo custo-benefício com as opções cabine simples, cabine dupla e chassi. Outro lançamento é a versão intermediária XLS 4x2 automática, também equipada com o moderno motor 2.2 Diesel de 160 cv.

A nova Ford Ranger XL tem uma configuração que reforça seus atrativos como veículo de trabalho, com tração 4x4 e transmissão manual de seis velocidades. 


Além do conhecido desempenho fora de estrada e excelente dirigibilidade, ela tem a maior capacidade de carga da categoria, de 1.234 kg na versão cabine simples. 

E já vem de série com equipamentos e tecnologias que nem mesmo séries topo de linha das concorrentes oferecem, como controle de estabilidade e tração, controle anticapotamento e diferencial traseiro blocante eletrônico.

Ranger XLS


A linha Ranger 2019 também traz como novidade na versão XLS a inclusão de maçanetas e retrovisores na cor do veículo e para-choque traseiro na cor London Gray. E a versão XLT agora tem banco elétrico com ajuste em oito posições.

A picape da Ford ganha ainda uma nova opção de cor, a sólida vermelho Bari, ao lado das já disponíveis: branco Ártico sólida, prata Geada e prata Viena metálicas e vermelho Toscana, cinza Moscou, preto Gales e azul Aurora perolizadas.

“Com o retorno das versões XL, a Ranger passa a atender uma gama ainda maior de clientes que precisam de uma picape com excelente capacidade de carga para uso tanto no campo como na cidade”, diz Fabrizzia Borsari, gerente de Picapes da Ford.


“A linha combina segurança, conforto e o conhecido DNA off-road, com excelente dirigibilidade em diferentes condições de uso e uma ampla variedade de modelos. Vem bem equipada de série e oferece também recursos avançados de tecnologia semiautônoma”, acrescentou.

Ranger XL cabine dupla, R$ 139.590


Nova Ranger XL
A nova Ranger XL foi desenvolvida para atender o segmento de transporte de pequenas cargas, que vem crescendo, e como toda a linha conta com cinco anos de garantia. 


Ela permite transportar diversos tipos de mercadoria de forma ágil, segura e econômica, inclusive em grandes centros urbanos com restrições à circulação de veículos de carga.

Entre outros diferenciais, ela é a única picape de entrada do segmento equipada com controle adaptativo de carga e controle de estabilidade e tração AdvanceTrac. 


O controle adaptativo de carga aumenta a estabilidade em manobras bruscas e frenagens com o veículo parcial ou totalmente carregado. 

O controle de estabilidade e tração AdvanceTrac é outra tecnologia exclusiva da Ford, com diversos sensores para manter o veículo sob controle mesmo em situações imprevistas.

A Ranger XL tem preço de R$129.300 na versão cabine simples e traz também outros itens que as picapes concorrentes não oferecem. 


Vem de série com direção elétrica, diferencial traseiro blocante eletrônico, controle automático de descidas, controle anticapotamento, assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, piloto automático, rádio com comandos de voz e controles no volante e provisão elétrica para reboque.

A versão cabine dupla custa R$139.590 e possui também cintos de segurança de três pontos nos bancos traseiros, encostos de cabeça ajustáveis e ganchos para cadeiras infantis Isofix. 


O modelo chassi pode ser equipado com diferentes implementos, de acordo com as necessidades do cliente, e sai por R$124.200.

Nova Ranger XLS Automática
A Nova Ranger 2.2 Diesel XLS 4x2 Automática equipada com tração 4x2 oferece uma nova alternativa para o consumidor que não necessita de um veículo com tração 4x4, mas faz questão de uma picape robusta com transmissão automática e muita tecnologia embarcada, por R$151.890.

Ela vem equipada com o melhor pacote de segurança do segmento, incluindo sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, controle adaptativo de carga, assistente de frenagem de emergência, controle de estabilidade anticapotamento e controle automático em descidas.

Tem também central multimídia SYNC com comandos de voz para áudio e telefone, piloto automático, câmera de ré e computador de bordo, entre outros equipamentos.

Ranger modelo chassi R$ 124.200


Linha completa
Com os novos catálogos, a Ranger 2019 passa a ter 11 versões e continua a ser a picape média mais completa do mercado – é a única a oferecer duas motorizações diesel, o 2.2 Puma e o 3.2 Duratorq, além do 2.5 Flex.

A linha 2019 parte de R$110.790 na versão 2.5 Flex XLS, motorização que conta também com as opções XLT (R$121.490) e Limited (R$129.650), com tração 4x2 e transmissão manual. 


A Ranger 2.2 Diesel, além dos lançamentos, é formada pelas versões XLS 4x4 manual (R$157.460) e XLS 4x4 automática (R$164.650).

A Ranger 3.2 Diesel, com potência de 200 cv, oferece duas versões, ambas com tração 4x4 e automáticas. A XLT inclui bancos de couro, rodas de liga leve de 18 polegadas e central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, por R$183.490. 


A topo de linha Limited vem também com piloto automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de permanência em faixa, farol alto automático, protetor de caçamba, capota marítima e santantônio pintado na cor do veículo por R$193.490.

Toda a linha Ranger conta com cinco anos de garantia e manutenção econômica, incluindo revisões com preço fixo e assistência na Rede Ford em todo o Brasil.

O maior mercado automotivo do mundo é o chinês, com cerca de 30 milhões de carros vendidos. Mas são os EUA que têm maior número de veículos por habitante - 1,2 -, essa relação no Brasil é de 4,8 pessoas por carro e na China 6,5.

                               
Alta Roda

Nº 991 —  3/5/18


Fernando Calmon





SUPERLATIVOS CHINESES


Maior mercado mundial de veículos está na China. Aproxima-se neste ano das 30 milhões de unidades vendidas – volume cerca de dois terços maior que o segundo colocado, os EUA – e continua apostando em crescimento nos próximos anos, mas a um ritmo menor. A frota circulante passou dos 200 milhões de veículos leves e pesados e só perde (por enquanto) para os EUA que se aproximou de 280 milhões no ano passado.

O crescimento espantoso do mercado chinês vai além da pujança econômica dentro de um regime interno politicamente fechado, de partido único. 

Apesar de números fabulosos, a densidade da frota é de apenas 6,5 habitantes por veículo, contra 4,8 no Brasil e 1,2 nos EUA. Por essas referências novos clientes deverão comprar mais carros, especialmente no interior do país, pois as grandes metrópoles chegaram perto da saturação e com altos índices de poluição do ar.

Dois movimentos recentes apontam para novos rumos. Marcas estrangeiras poderão atuar sem necessidade de ter sociedade de 50% com algum grupo local. É uma leve abertura, mas faltam sinais de que alguma empresa automobilística vá arriscar. Há ainda forte subsídio financeiro a carros elétricos puros, mas o governo já avisou que em 2020 serão suprimidos. Também lá o dinheiro acaba...

O Salão do Automóvel de Pequim, aberto ao público domingo passado, vai até 4 de maio e refletiu tendências mundiais. 

A exposição tem crescido de importância e se alterna com Xangai ano a ano. SUVs e tração elétrica chamam a atenção, como em outras exposições. 

Marcas ocidentais e orientais de tradição internacional elegem os salões chineses para lançamentos importantes. BMW, por exemplo, mostrou o protótipo da primeira a versão elétrica do X3. Vendas a partir de 2020 e produzido com a sócia local Brilliance também para exportação a Europa e EUA.

Desta vez, entre estreias mundiais, destacaram-se o inédito Mercedes-Benz Classe A sedã (apresentado com maior distância entre eixos, exigência do mercado local para este e outros tipos de carroceria) e novas gerações do VW Touareg, Ford Focus (hatch e sedã) e Lexus ES entre outros. 

Até o SUV Audi Q5 surgiu com entre-eixos longo só para agradar o comprador chinês. Ele exige e paga para ter conforto extra, mesmo que motorista e no máximo um acompanhante circulem nas cidades a maior parte do tempo, a exemplo de outros países. Talvez tenham medo de um dia o governo exigir três ou quatro passageiros no uso urbano...

Caoa Chery confirmou os produtos que vai lançar ainda este ano no Brasil. O sedã Arrizo 5 (bem próximo em dimensões ao Corolla) será feito em Jacareí (SP) e os SUVs T4 e T 7, em Anápolis (GO). 

Em rápida avaliação na pista de testes da fábrica chinesa, em Wuhu, o Tiggo 4 (4,34 m de comprimento, pouco maior que o Nissan Kicks) mostrou comportamento “esportivo” por ter suspensão firme. Tiggo 7 (comprimento de 4,50 m, entre Jeep Compass e Honda CR-V) oferece acerto suave e inclina mais nas curvas.

Segundo Márcio Alfonso, presidente da Caoa Chery, haverá acertos específicos para o mercado brasileiro. Motor turboflex de 1,5 L terá 150 cv com etanol, potência maior que a oferecida na China. Os câmbios de ambos serão automatizados.

RODA VIVA

APESAR de a Toyota até agora só ter divulgado com afinco o Yaris hatch, sua estratégia internacional é sempre apresentar simultaneamente o sedã derivado. Acontecerá também no Brasil agora em junho: as duas versões estarão juntas no lançamento à imprensa e terão motor de 1,5 litro do Etios. O sedã estará nas concessionárias em agosto, um mês depois do hatch.

ÊNFASE inicial menor no sedã Yaris foi para inibir impacto antecipado sobre vendas do Corolla. Afinal, os dois sedãs terão dimensões próximas. Mas estratégias de preço serão compatíveis. Essa “administração” já ocorre entre Honda City e Civic e também se estabelecerá entre VW Virtus e novo Jetta. Este estará à venda em outubro (fábrica corre para antecipar).

EDIÇÃO especial Night Eagle do Jeep Compass tem preço compatível – R$ 150.490 ou R$ 4.000 extras – pelo que oferece a mais sobre a versão Longitude. Como o nome da versão sugere, cromados foram substituídos pela cor preta. Esta aparece também nas rodas e acabamentos internos. Sistema de som Beats completa o pacote. Visual agradável e coerente.

PLATAFORMA digital K-Commerce, desenvolvida pela Renault e SAP Brasil (empresa alemã de softwares de gestão) para comercialização do Kwid, atendeu não apenas demandas de consumidores adeptos de tecnologia. A fabricante espera obter ajuste fino de produção, em mais alguns meses, para ter pronta-entrega sem sobrecarregar estoques nas concessionárias.

ANFAVEA voltou a apoiar este ano o movimento Maio Amarelo, do Observatório Nacional de Segurança Viária. Ênfase se concentrou nas pessoas que fazem o trânsito. Peças de divulgação (vídeos, spots, posts e artes para mídia impressa e cartazes) são simples, porém bem criativas. Conteúdo pode ser baixado e compartilhado sem custos: https://www.maioamarelo.com/2018-nos-somos-o-transito
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Conheça cinco SUVs e Crossovers de luxo que chegarão ao mercado. Marcas com tradição nesses segmentos vão renovar e lançar novo modelos

Audi Q8

Por Célio Galvão

Com os SUVs ganhando cada vez mais participação de mercado, muitas marcas preparam novos lançamentos para o segmento de luxo. Nesta categoria os chamados crossovers, utilitários esportivos mais sofisticados, também têm estreias previstas. Sejam SUVs ou crossovers, cinco modelos são os mais esperados no setor automotivo. Alguns deles já podem ser apresentados no final do ano inclusive no Brasil.

O Audi Q4 será um dos mais atrativos para o mercado brasileiro. Ele fará parte de uma linha de utilitários esportivos, que terá ainda o Q6 elétrico e o luxuosíssimo Q8. 



Confirmado pela Audi para 2018, o Q4 tem um design similar a um cupê, com o teto curvado ao melhor estilo de um crossover. Ele chegará para competir com o BMW X2, Range Rover Evoque e Mercedes-Benz GLA.

O modelo é um dos primeiros do grupo alemão que vai ser construído com a nova plataforma MQB que dará origem também ao utilitário compacto Volkswagen T-Roc. Entre as motorizações está prevista uma nova geração de propulsores turbo a gasolina e a diesel de quatro cilindros.

Ele terá ainda a versão atualizada do atual motor 2.0 litros da marca e deve agregar uma nova opção turbo a gasolina de 2.5 litros com até 400 cv. A nova linha do Q4 também contará com o modelo e-tron híbrido plug-in com motores a gasolina e elétrico, este podendo ser recarregado numa tomada elétrica.

No interior, o Q4 inclui monitores de instrumentos full-HD, funções de controle por gestos, um dispositivo de navegação com tela sensível ao toque de 9,2 polegadas, carregamento por indução de smartphone e vários recursos de conectividade.



Outra marca premium, a BMW, vai lançar o novo X7 IPerformance, um SUV grande de sete lugares e três fileiras de assentos. A marca alemã já anunciou que o novo modelo vai estar no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, em novembro próximo.

O SUV X7 vai ser equipado com um motor de 2.0 l turbo a gasolina de 258 cavalos e outro elétrico de 113 cv, rendendo uma potência combinada de 326 cv. O modelo irá trazer um interior muito sofisticado.

Por sua vez, a Mercedes-Benz deve estrear a nova geração GLE-Class que deverá receber uma reformulação completa até 2019. Por enquanto, as fotos são apenas de “mulas” (carros disfarçados) que mostram uma abordagem mais radical no design com a grade de radiador maior e os faróis mais angulares.

Ele deverá usar a nova plataforma MHA que hoje está presente na maioria dos cupês e sedãs da montadora alemã. Algumas informações técnicas já começam a ser divulgadas. 


Os motores V6 e V8 turbo deverão continuar e haverá também uma versão 4 cilindros turbo. É esperada uma versão híbrida plug-in de 450 cavalos de potência combinada entre motores a gasolina e elétrico. O câmbio automático deverá ser de 9 marchas.

A Ford apresentou o inédito Edge ST, uma versão esportiva do seu crossover que está sendo desenvolvida pela divisão Ford Performance responsável pelos veículos de alto desempenho. O ST é equipado com um potente motor V6 2.7 EcoBoost com dois turbo-compressores, injeção direta de combustível, que gera 340 cavalos de potência e torque de 52,3 kgfm.

O Edge ST 2019 tem uma transmissão automática de oito velocidades com sistema de tração nas quatro rodas. A sua estrutura é reforçada para oferecer uma condição de dirigibilidade esportiva, superior ao que normalmente entrega um crossover. O modelo foi redesenhado, com uma nova grade dianteira e detalhes esportivos.

Já Land Rover vai colocar no mercado a nova geração do Defender que promete ser um dos melhores SUVs da atual temporada de lançamentos. Essa nova edição do lendário off-road 4×4 vai ser bem diferente, embora guarde semelhança com o tradicional modelo.

Ele perderá seus pesados ​​painéis de aço angulares, mas manterá o tamanho da versão atual. Terá uma nova carroceria mais aerodinâmica construída a partir da plataforma de alumínio empregada nos atuais Range Rover, Range Rover Sport e Land Rover Discovery.

Essa concepção do novo Defender ajudará a perder peso e a melhorar a eficiência do modelo. Ele terá duas opções de entre-eixos, além de teto fechado ou “semiaberto”.

A oferta de motores também vai contribuir ainda mais para a sua eficiência com o objetivo de atender às regulamentações de emissões exigidas na Europa e na América do Norte. Contará com novos motores a gasolina e diesel da família Ingenium da marca Jaguar Land Rover. Há ainda a promessa de ter uma opção totalmente elétrica.

Land Rover, 70 anos
Uma curiosidade é que a Land Rover, marca tradicional de veículos 4x4, celebra este ano o seu 70o aniversário de fundação com a restauração de um Defender original usado no lançamento da marca. As primeiras unidades produzidas do veículo foram exibidas no Salão do Automóvel de Amsterdã, na Holanda, em 1948.

O modelo original exibido no evento estava perdido há pelo menos 63 anos. Para o trabalho de restauração, a companhia chamou especialistas da Jaguar Land Rover Classic Works, em Coventry, no Reino Unido. Sem dúvida, este é um clássico da indústria automotiva.

A nova geração do Defender parece que vai continuar marcando de forma significativa o modelo icônico como o mais popular off-road da marca de todos os tempos. Graças ao sucesso atual dos SUVs, a Land Rover pretende vender 100 mil Defender por ano e tornar o modelo rentável. Um tarefa ousada considerando que a média anual de vendas do atual modelo gira em torno de 40 mil unidades.



Divulgação
O Q4 é um crossover com muita tecnologia que faz parte de uma nova linha de utilitários esportivos da Audi


Divulgação
O BMW X7,  um SUV “full-size” para até 7 lugares, estreia este ano no mercado norte-americano

Foto: MercedesBlog
A Mercedes-Benz  vem fazendo testes de rua na Alemanha com o novo SUV GLE-Class que deve chegar em 2019


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O Edge ST é uma versão esportiva desse crossover que foi desenvolvida  pela Ford Performance, divisão da marca responsável por veículos de alto desempenho




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Land Rover Defender, totalmente renovado, promete ser um dos melhores SUVs da temporada de lançamentos


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O icônico Defender 1948 está sendo totalmente restaurado para as comemorações dos 70 anos de fundação da Land Rover

Um ônibus de 15 metros de comprimento - mais um metro do que o ônibus convencional - e foi especialmente criado pela Marcolo para a empresa paraguaia Ciudad del Pilar e transporta 48 passageiros confortavelmente acomodados em poltronas semi-leito



Caxias do Sul (RS) – 3 de maio 2018 – A Marcopolo desenvolveu o primeiro ônibus rodoviário Paradiso 1600 LD (Low Driver) com 15 metros de comprimento. O veículo foi projetado com exclusividade para a Ciudad de Pilar, uma das principais operadoras de transporte rodoviário do Paraguai e será utilizado em rotas intermunicipais do país.

Segundo André Armaganijan, diretor de Estratégia e Negócios Internacionais da Marcopolo, com a nova configuração é possível oferecer uma fileira de poltronas a mais no ônibus. 

“Decidimos projetar um modelo que atendesse a nova norma paraguaia para veículos rodoviários e que proporcionasse ganhos de espaço, conforto, maior capacidade do bagageiro e vantagens para o operador e os passageiros em relação aos veículos convencionais de 14 metros de comprimento. 

A Ciudad de Pilar é cliente desde 2000 e está sempre apresentando novidades para seus clientes”, explica o executivo.

O Marcopolo Paradiso 1600 LD possui chassi Scania K410 B 8x2, vidros colados, aparelho de ar-condicionado Spheros CC355, com saídas individuais, tomadas USB para carregamento de equipamentos eletrônicos e sistema de áudio e vídeo com CD Player, DVD e cinco monitores de 15,6 polegadas. 


Tem capacidade para transportar 48 passageiros em poltronas semileito com 1.060 mm de largura, que proporcionam diferenciado padrão de conforto, segurança e ergonomia.

O veículo tem iluminação do salão de passageiros toda em LED, com luzes indiretas, que criam um ambiente de comodidade e sofisticação. 

O LED está presente também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque. A configuração interna foi desenvolvida para proporcionar ainda mais conforto, com cores e iluminação diferenciadas.

Conta ainda com sanitário mais prático, confortável e espaçoso. O novo exaustor diminui o ruído de funcionamento e amplia a eficiência na renovação do ar natural. 

A torneira e a descarga têm acionamento sensível ao toque, com pia posicionada no sentido longitudinal, o que aumenta o conforto quando em uso durante a viagem.

A empresa Ciudad de Pilar tem rotas que interligam os municípios de Assunção, Encarnación e Pilarem com serviços Premium e um programa contínuo de renovação de frota que oferece conforto e praticidade para seus passageiros. A companhia é referência no setor de transporte público de passageiros do Paraguai.

Crédito das imagens: Douglas de Souza Melo

terça-feira, 1 de maio de 2018

Espaços da Fiat, Jeep e Ram contam com área para test-drive com obstáculos na 25ª Agrishow que vai até dia 4 de Maio



A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) é uma das expositoras da 25ª Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina. O evento, que espera receber mais de 160 mil visitantes de 71 países, será realizado entre os dias 30 abril e 4 de maio, em Ribeirão Preto, São Paulo.


A FCA tem dois estandes na feira: um para a Fiat (G4D) e outro para Jeep® e Ram (G1D), com lojas Jeep Gear e RAM Store com produtos das marcas. 

Quem passar pela Agrishow poderá conhecer ou ver mais de perto mais diversos modelos das duas marcas que estarão expostos e/ou disponíveis para testes: Ram 2500 Laramie, Renegade Trailhawk, Renegade Longitude, Renegade Night Eagle, Compass Limited, Compass Sport, Compass Longitude, Wrangler Unlimited 4x4 e Grand Cherokee Limited.


Já no estande da Fiat será possível ver o novo Cronos Precision, o Argo HGT, Strada Working, Strada Hard Working, Toro Volcano, Toro Freedom, Toro Endurance, Fiorino Hard Working, Ducato Chassi, Ducato Maxicargo e ainda um Ducato transformado em escritório.

Além da exposição dos veículos das marcas, o local contará com uma pista para test-drive com um total de área de 4 mil metros quadrados. 


A pista dedicada às três marcas – Jeep, Ram e Fiat – tem capacidade para veículos 4x4 e 4x2 em circuitos diferentes, com obstáculos como mata-burro e locais para testes de inclinação lateral, rigidez torcional, controle de assistência em subida e em descida, curso de suspensão, controle de tração, sistema ABS e curso de suspensão.

A Agrishow, uma das maiores e mais completas feiras de tecnologia agrícola do mundo, conta com a presença de pequenas, médias e grandes empresas de diversos setores relacionados ao mundo agrícola. Em 2017, o evento gerou R$ 2,7 bilhões em negócios iniciados no local.



Serviço – FCA na 25ª Agrishow
Data: 30 de abril a 4 de maio
Horário: das 8h às 18h
Local: Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321- Ribeirão Preto/SP.


Renault facilita venda do Kwid. Na plataforma on-line batizada K-Commerce, clientes têm aprovação de financiamento pelo Banco Renault, pré-avaliação de seminovo para uso no negócio e emissão do boleto de pagamento Projeto foi concretizado em 44 dias, envolvendo 53 pessoas de três países e a integração de 15 sistemas Negócio pode ser feito via celular, tablet ou desktop




A Renault do Brasil inova mais uma vez com o Kwid e apresenta ao mercado o K-Commerce, uma plataforma completa que agrega todas as etapas da aquisição de um automóvel, incluindo financiamento, pré-avaliação do usado e pagamento por boleto, somando comodidade e praticidade aos clientes que desejam adquirir o SUV dos compactos. 

Com acesso por celulares, tablets ou desktops, o K-Commerce é uma ferramenta desenvolvida com foco no consumidor brasileiro: cada vez mais conectado e que busca soluções digitais para resolver suas necessidades com rapidez, segurança e transparência.


“O Kwid é um veículo inovador desde o seu projeto e da sua pré-venda, que superou em quatro vezes o volume de reservas esperado. Entendemos o que os clientes desejavam e, dando continuidade a essa trajetória, apresentamos o K-Commerce, a inovadora e mais completa plataforma para a compra de um veículo. Isso é o que nós, da Renault, chamamos de Easy Life: soluções que facilitam a vida dos clientes”, afirma Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil.


Para tornar o negócio completo, o K-Commerce inclui importantes funcionalidades, como:

Definição da forma de pagamento: à vista ou financiamento pelo Banco Renault;
Aprovação on-line do financiamento;
Pré-avaliação do seminovo pelo sistema AutoAvaliar, já utilizada por lojistas e concessionários;
Emissão de boleto para pagamento;
Acompanhamento do pedido pelo site e por e-mail.


A ferramenta oferece previsão de entrega do Kwid, levando em conta a localização do cliente e o tempo de transporte para a concessionária. O K-Commerce pode ser acessado diretamente no site loja.renault.com.br ou clicando no ícone “Compre o Seu”, no site kwid.com.br

Desenvolvimento
A inovação desenvolvida pela Renault torna-se ainda mais notável levando-se em conta o tempo em que a tarefa foi concluída: 44 dias. 

“Para transformar esse desafio em realidade em um prazo tão curto, utilizamos a metodologia Agile, que já vem sendo aplicada a vários projetos da Renault do Brasil, gerando excelentes resultados”, completa Pedrucci.


Seguindo a metodologia, foi mobilizado um time interno (Squad) com representantes de cinco diretorias da Renault: TI, Marketing, Vendas e Rede, Supply Chain e Pós-Venda. Este time contou com a parceria da SAP Brasil, chegando a um total de 53 pessoas, localizadas em três países – Brasil, França e Canadá – e trabalhando em turnos, 24 horas por dia, para viabilizar o K-Commerce.

“Foi necessário unir um total de 15 sistemas, que permitissem a avaliação do usado, o financiamento e o rastreamento do produto da linha de produção à entrega. O Squad do K-Commerce continua em operação, de forma que já incluímos outras funcionalidades desde que a plataforma foi lançada e continuaremos fazendo isso em sprints futuros, sempre com o intuito de dar ainda mais comodidade aos nossos clientes”, afirma Angelo Fígaro, diretor de TI da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para a América Latina.


Em sprints já realizados, foram acrescentas ao K-Commerce facilidades como:
Novas condições de financiamento;
Chat on-line;
Inclusão da quilometragem na pré-avaliação do usado;
Vídeo do passo a passo de compra de um Kwid.

A plataforma escolhida para o K-Commerce foi a Hybris e-commerce solution, da SAP Brasil, principal parceira da Renault na realização do projeto e que já em 2017 foi posicionada pela empresa de pesquisa e consultoria em tecnologia da informação Gartner entre os Líderes do relatório Quadrante Mágico 2017 no que se refere ao Gerenciamento de Campanhas Multicanal.

“A Renault nos trouxe um projeto e nós ‘compramos’ a ideia. Nós nos dedicamos para atender todas as necessidades, especialmente o prazo. Foi um desafio que provocou nossa equipe a buscar soluções ainda mais inovadoras e a criar novos processos internos que nos garantiram a agilidade que o cliente precisava”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil. “Oferecer a melhor tecnologia é um grande diferencial, desde que aliado à parceria com as empresas. Afinal, os resultados positivos são fruto do trabalho de todo o time.”

Fácil de navegar, segura, intuitiva e funcionando 24 horas por dia, a plataforma teve aceitação imediata dos clientes, como revelam os números. Até o momento, o K-Commerce já registrou mais de 1,5 milhão de acessos, a maior parte por celulares e tablets (70%). Ao todo, mais de 5.100 Kwid já foram vendidos pelo K-Commerce.

Sprint Race Brasil: Pilotos estão em contagem regressiva para a etapa uruguaia. As duas corridas válidas pela segunda das oito etapas do calendário serão disputadas no próximo domingo, 06 de maio, em Rivera

A Sprint Race Brasil fará a estreia no exterior (Luciano Santos/Sigcom)Adicionar legenda


Na próxima semana, dias 05 e 06 de maio, os novos carros da Sprint Race Brasil irão dar show de velocidade no novo circuito a ser desbravado pela competição, em Rivera no Uruguai. Em sete anos de existência a Sprint Race rende elogios. 

Os pilotos são de alto nível e as corridas são empolgantes. Os carros são parecidos e permitem o produto final que todos querem ver: disputas francas roda a roda, ultrapassagens e emoção. Nestes quesitos a Sprint se destaca.

Já estão confirmados 16 pilotos brasileiros e nos próximos dias deve ser anunciado um piloto uruguaio para completar o grid

A etapa do Rivera (Uruguai) é válida para a segunda etapa da temporada 2018 (Luciano Santos/SigCom)

Os inscritos para a segunda etapa da temporada, na categoria PRO, são: #27 Luiz Gustavo Túrmina (Cimed), #113 Diego Ramos (Shell) ; #82 Gerson Campos (Militec); #34 Rodrigo Elger (Vivamil); #13 Rapha Campos (Vivamil); #7 Kau Machado (Itaipu Binacional); #111 Bruno Bertoncello (Pittol).

E, para a GP estão: #37 Raphael Teixeira (Vivamil); #9 Cassio Cortes (Performance); #55 Caê Coelho (We Credit); #77 Rodrigo Rocha (Riachuelo); #44 Luiz Arruda/ Marcelo Gomes (Avantgarde); #29 Sergio Bueno / Neto Oms (Pneus Free), #20 Jorge Garcia (SPR).

O piloto Luiz Túrmina comanda do Sprint #27 (Luciano Santos/SigCom)

Luiz Túrmina, de Francisco Beltrão (PR), faz sua segunda experiência em carros de turismo e ressalta a expectativa para a etapa no exterior. “Estou muito ansioso para o final de semana em Rivera, teremos um piloto uruguaio que irá competir conosco, proporcionando mais aprendizado e experiência. Treinei no simulador PepperSim e gostei muito da pista, gerando impressões positivas para esta primeira etapa”, disse o piloto do carro #27. “Nunca visitei o Uruguai, mas vou aproveitar a novidade desta etapa para conhecê-lo!”, contou.

“Minha impressão em relação ao Sprint 2018 é a segurança que ele está gerando na pista. Mesmo sendo mais rápido no cronômetro do que o ano passado, o carro passa mais confiança nas curvas, possibilitando ir mais rápido, tudo em consequência dos apêndices aerodinâmicos criados para esta nova temporada”, finaliza Túrmina de 17 anos.

Kau Machado SR#07 fará a estreia na pista de Rivera (Uruguai) (Luciano Santos/Sigcom)

“Minha expectativa é muito boa, porque sempre gostei muito de guiar em traçados diferentes, mesmo sabendo que meus adversários estão treinando muito em simuladores, espero chegar lá e me encaixar bem no traçado, para poder fazer mais um ótimo fim de semana”, mencionou o experiente Kau Machado SR #07 de Curitiba (PR). 

“O novo carro é mais seguro e rápido do que em 2017. Mas, principalmente, possibilita novos acertos finos por causa da nova asa e spoiler dianteiro”, completou o atual campeão da categoria GP e, que este ano, compete em busca do título da PRO.

As atividades oficiais de pista para os pilotos terão início no sábado (05/05) (Luciano Santos/Sigcom)

Os competidores entrarão na pista do Autódromo Eduardo Prudêncio Cabrera em Rivera, no dia 05 de maio (sábado) para os treinos oficiais. Já no domingo (06), participam das duas corridas inéditas do calendário válidas para a segunda etapa.

As exibições das corridas acontecem durante a semana seguinte a cada etapa na programação dos canais BandSports e PlayTV, além da cobertura completa no Programa Acelerados - no SBT e no YouTube (youtube.com/acelerados).

A Sprint Race Brasil é patrocinada pela Albriggs, aQuamec, Pirelli, Motul, Fremax e Vivamil.

As corridas da etapa do Uruguai serão no próximo domingo, 06 de maio (Luciano Santos/Sigcom)

Confira a programação para a
segunda etapa em Rivera/UR

Sexta-feira, 04/05/2018
13h00 às 13h50 – Shakedown (organização + SRD)

17h00 às 17h50 – Shakedown (organização + SRD)

18h00 – Track Walk

Sábado, 05/05/2018
08h00 às 08h40 – 1ºTreino OFICIAL

09h40 – Estudo de telemetria

11h30 às 12h10 – 2º Treino OFICIAL

13h10 – Briefing

14h00 – Estudo de telemetria

16h20 às 16h30 – Classificatório 1

16h35 às 16h45 – Classificatório 2

17h30 – Estudo de telemetria

Domingo, 06/05/2018

Corrida 1


08h20 – Alinhamento dos carros

09h00 Placa de 5 minutos

09h05 – Saída para volta de aquecimento + 23 min + 1 volta

Corrida 2

12h00 – Alinhamento dos carros

12h50 Placa de 5 minutos

12:55h – Saída para volta de aquecimento + 23 min + 1 volta

13:25h – Pódio

Classificação campeonato, após a primeira etapa
Categoria PRO

1) 13 Rapha Campos, 50 pontos

2) 82 Gerson Campos, 36

3) 07 Kau Machado, 32

4) 27 Luiz Gustavo Túrmina, 30

5) 34 Rodrigo Elger, 24

6) 113 Diego Ramos, 12

7) 111 Bruno Bertoncello, 0

Categoria GP

1) 29 Sérgio Bueno/ Neto Oms, 45 pontos

2) 09 Cassio Cortes, 41

3) 37 Raphael Teixeira / Caito Vianna, 34

4) 20 Jorge Garcia, 30

5) 55 Caê Coelho, 24

6) 44 Luiz Arruda / Marcelo Gomes, 20

7) 77 Rodrigo Rocha, 0

Sprint Race - Calendário 2018:

Etapa 2 – 06/05 - Rivera (Uruguai) - New Track

Etapa 3 – 17/06 - São Paulo (SP) – Sprint Inverse Race

Etapa 4 – 21/07 - Londrina (PR) - Sprint Night Challenge*

Etapa 5 – 02/09 - São Paulo (SP) - Race Of Champions

Etapa 6 –14/10 - Velo Città (SP) - Guest Driver Race

Etapa 7 – 18/11 - Cascavel (PR) - Setup Free Race

Etapa 8 – 16/12 – Curitiba (PR) - Pontuação Dupla

* Data de Londrina sujeito a alterações

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