Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 1 de maio de 2018

Renault facilita venda do Kwid. Na plataforma on-line batizada K-Commerce, clientes têm aprovação de financiamento pelo Banco Renault, pré-avaliação de seminovo para uso no negócio e emissão do boleto de pagamento Projeto foi concretizado em 44 dias, envolvendo 53 pessoas de três países e a integração de 15 sistemas Negócio pode ser feito via celular, tablet ou desktop




A Renault do Brasil inova mais uma vez com o Kwid e apresenta ao mercado o K-Commerce, uma plataforma completa que agrega todas as etapas da aquisição de um automóvel, incluindo financiamento, pré-avaliação do usado e pagamento por boleto, somando comodidade e praticidade aos clientes que desejam adquirir o SUV dos compactos. 

Com acesso por celulares, tablets ou desktops, o K-Commerce é uma ferramenta desenvolvida com foco no consumidor brasileiro: cada vez mais conectado e que busca soluções digitais para resolver suas necessidades com rapidez, segurança e transparência.


“O Kwid é um veículo inovador desde o seu projeto e da sua pré-venda, que superou em quatro vezes o volume de reservas esperado. Entendemos o que os clientes desejavam e, dando continuidade a essa trajetória, apresentamos o K-Commerce, a inovadora e mais completa plataforma para a compra de um veículo. Isso é o que nós, da Renault, chamamos de Easy Life: soluções que facilitam a vida dos clientes”, afirma Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil.


Para tornar o negócio completo, o K-Commerce inclui importantes funcionalidades, como:

Definição da forma de pagamento: à vista ou financiamento pelo Banco Renault;
Aprovação on-line do financiamento;
Pré-avaliação do seminovo pelo sistema AutoAvaliar, já utilizada por lojistas e concessionários;
Emissão de boleto para pagamento;
Acompanhamento do pedido pelo site e por e-mail.


A ferramenta oferece previsão de entrega do Kwid, levando em conta a localização do cliente e o tempo de transporte para a concessionária. O K-Commerce pode ser acessado diretamente no site loja.renault.com.br ou clicando no ícone “Compre o Seu”, no site kwid.com.br

Desenvolvimento
A inovação desenvolvida pela Renault torna-se ainda mais notável levando-se em conta o tempo em que a tarefa foi concluída: 44 dias. 

“Para transformar esse desafio em realidade em um prazo tão curto, utilizamos a metodologia Agile, que já vem sendo aplicada a vários projetos da Renault do Brasil, gerando excelentes resultados”, completa Pedrucci.


Seguindo a metodologia, foi mobilizado um time interno (Squad) com representantes de cinco diretorias da Renault: TI, Marketing, Vendas e Rede, Supply Chain e Pós-Venda. Este time contou com a parceria da SAP Brasil, chegando a um total de 53 pessoas, localizadas em três países – Brasil, França e Canadá – e trabalhando em turnos, 24 horas por dia, para viabilizar o K-Commerce.

“Foi necessário unir um total de 15 sistemas, que permitissem a avaliação do usado, o financiamento e o rastreamento do produto da linha de produção à entrega. O Squad do K-Commerce continua em operação, de forma que já incluímos outras funcionalidades desde que a plataforma foi lançada e continuaremos fazendo isso em sprints futuros, sempre com o intuito de dar ainda mais comodidade aos nossos clientes”, afirma Angelo Fígaro, diretor de TI da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para a América Latina.


Em sprints já realizados, foram acrescentas ao K-Commerce facilidades como:
Novas condições de financiamento;
Chat on-line;
Inclusão da quilometragem na pré-avaliação do usado;
Vídeo do passo a passo de compra de um Kwid.

A plataforma escolhida para o K-Commerce foi a Hybris e-commerce solution, da SAP Brasil, principal parceira da Renault na realização do projeto e que já em 2017 foi posicionada pela empresa de pesquisa e consultoria em tecnologia da informação Gartner entre os Líderes do relatório Quadrante Mágico 2017 no que se refere ao Gerenciamento de Campanhas Multicanal.

“A Renault nos trouxe um projeto e nós ‘compramos’ a ideia. Nós nos dedicamos para atender todas as necessidades, especialmente o prazo. Foi um desafio que provocou nossa equipe a buscar soluções ainda mais inovadoras e a criar novos processos internos que nos garantiram a agilidade que o cliente precisava”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil. “Oferecer a melhor tecnologia é um grande diferencial, desde que aliado à parceria com as empresas. Afinal, os resultados positivos são fruto do trabalho de todo o time.”

Fácil de navegar, segura, intuitiva e funcionando 24 horas por dia, a plataforma teve aceitação imediata dos clientes, como revelam os números. Até o momento, o K-Commerce já registrou mais de 1,5 milhão de acessos, a maior parte por celulares e tablets (70%). Ao todo, mais de 5.100 Kwid já foram vendidos pelo K-Commerce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.