Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Supera Turismo vira case de comunicação e marketing



Live apresentada na segunda-feira, 31/08, reuniu protagonistas da linha de frente do Movimento Supera Turismo Brasil e convidados de notória influência no trade de turismo e eventos brasileiro. “Estratégia de Comunicação e Marketing do Movimento Supera Turismo Brasil” tematizou o encontro. E mostrou o avanço da iniciativa, lançada oficialmente no dia 1º de junho de 2020, durante coletiva de imprensa que reuniu mais de 90 jornalistas.

O Movimento conseguiu unir pessoas físicas e jurídicas em busca da retomada segura da atividade turística. Conta com o apoio e engajamento de 27 entidades do trade; empresas de vários segmentos e nichos do mercado de viagens e turismo e, cada vez mais, conquista apoio de vários outros setores que reconhecem a importância social, cultural, econômica e ambiental da atividade para o desenvolvimento sustentável.

Ancorada pelo jornalista, Sérgio Junqueira, a Live foi produzida em parceria com o Grupo Conecta Fórum Eventos e também contou com as presenças de Sérgio Junqueira Filho e Marcos Araújo como anfitriões. Os representantes do Comitê Executivo do Movimento participantes; Luiz Henrique Miranda (Agência Amigo); Carlos Prado (Tour House, Abracorp e cofundador do Movimento); Alexandre Butrico (Tour House); Rafael Muner (RM3 Filmes) e Ana Laura Ravagnani (Jam.Co.) apresentaram o case de sucesso. Alexandre Sampaio (Presidente da FBHA); Orlando de Souza (Presidente do Fohb) e o próprio Carlos Prado (Presidente do Conselho de Administração da Abracorp) discorreram sobre como as entidades atuam alinhadas ao Movimento.


Cada participante pôde manifestar a leitura que faz do Supera Turismo, no contexto da retomada nos diferentes elos da cadeia turística. Em comum, a crença inarredável em uma travessia bem sucedida, embora gradativa e desafiadora, sob muitos aspectos. E que a retomada parte do turismo a lazer e doméstico; alcança o corporativo e chega, por fim, aos eventos de maior porte.

Ou seja: o novo normal é uma construção coletiva, colaborativa, onde despontam valores muito além da mera precificação das viagens. Desde o lançamento, a RM3 Filmes tem produzido vídeos de excelente qualidade, que compõem o mix comunicacional do Movimento.


Case de sucesso

A especialista em mkt e mídias digitais, Ana Laura Ravagnani, engajada desde o início do Movimento Supera Turismo, apresentou números animadores, que traduzem a audiência conquistada, a partir do lançamento, em 1º de junho. Foram alcançadas 15 mil pessoas em três meses.

Acrescente-se o conjunto de Influenciadores com mais de 100 mil seguidores, 145 posts nos feeds; 487 stories e 32 lives. Engajamento: 198 mil interações; 320 mil é o total do alcance das publicações; mais de 10 mil publicações com a hashtag #movimentosuperaturismo. Os veículos do trade tem dado contribuição maiúscula aos objetivos do Movimento.

Para o cofundador Carlos Prado, “tudo isso serve de alicerce para o lançamento da segunda etapa da campanha, que se voltará para a conscientização e orientação dos viajantes sobre as boas práticas de convívio social: isso inclui respeito e valorização à diversidade de atrativos turísticos naturais e culturais”.


O futuro da alimentação e da gastronomia será tema da segunda edição do Festuris Connection. Evento online exclusivo acontece de 6 a 8 de outubro e será transmitido diretamente dos empreendimentos da coleção Casa Hotéis, em Gramado/RS



Após o sucesso da primeira jornada, o Festuris Connection tem a sua segunda edição confirmada para mais um evento online exclusivo de 6 a 8 de outubro. Desta vez o tema central será “O futuro da alimentação e da gastronomia - Origem, Mesa, Turismo”, conectando as experiências e culturas de cinco países latinos: Brasil, México, Paraguai, Peru e Panamá. As transmissões serão realizadas diretamente dos empreendimentos da coleção Casa Hotéis (Casa da Montanha, Wood e Parador).

É tempo de refletir sobre o futuro, e também de debater e trocar experiências acerca dos desafios e das soluções para estas áreas tão importantes para a humanidade. A alimentação, fundamental para nossa sobrevivência, saúde e desenvolvimento. E a gastronomia, que além de cultura e do elo de congraçamento entre pessoas e povos, é geradora de milhões de empregos e renda em todo o mundo.

"Será uma oportunidade de valorizar a força e o protagonismo do Brasil no agronegócio e na indústria de alimentos, e de associar nossa identidade e territorialidade como valor para a gastronomia e turismo, tudo isso junto com a possibilidade de interagir e trocar experiências com casos de sucesso do nosso país e do exterior", destaca a curadora do evento, Luciana Thomé.

A proposição deste tema para o evento surgiu da reflexão sobre a inter-relação entre a produção agrícola, a gastronomia e o turismo. Existe um processo circular nesta cadeia que evidencia a necessidade de reconhecimento e valorização das identidades, culturas, biomas e os produtos de origem para os territórios. Além disso, o turismo consolidou-se como uma alternativa à agricultura familiar e a cadeia de valor da gastronomia atua como meio de transformação social.

“O turismo é uma atividade extremamente abrangente e alcança mais de 50 setores da economia. Entendemos que é preciso trazer à mesa de debates as tendências do mercado, e uma das tendências é o retorno do homem para a natureza e suas origens. O Brasil é uma potência, mas podemos ser muito maiores e o turismo, por exemplo, pode vir alinhado com o agronegócio. Sempre fomos inovadores em nossos projetos, olhando o turismo por diferentes janelas que possibilitem o crescimento econômico”, acrescenta a CEO do Festuris, Marta Rossi.

O Festuris Connection já conta com palestrantes confirmados dos cinco países convidados. A grade temática será apresentada nos próximos dias junto com a abertura das inscrições. Os ingressos de primeiro lote custarão R$ 99 para os três dias. O evento conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira e Casa Hotéis e tem a realização de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos.

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Jeep® traduz expressões na linguagem dos jeepeiros para redes sociais. Palavras como “Zequinha”, “Biscoito” e “Chuva” foram ressignificadas pela comunidade que acrescentará novos verbetes todos mês



Uma palavra pode ter diversas interpretações. Pensando em mostrar que a maneira que a Jeep® traduz a natureza e os hábitos é diferente, a marca criou, em parceria com a agência F.biz, a ação “Dicionário Nation”. Desenvolvida para o Instagram e Pinterest, a iniciativa explora as expressões utilizadas pelos jeepeiros em suas trilhas e aventuras.

“Oferecer experiências para gerar histórias faz parte do DNA da Jeep e quisemos tangibilizar isso quando lançamos o Jeep Nation. Muito mais que um clube de relacionamento, criamos uma nação. E porque não reforçar a nossa proximidade com o público com uma linguagem autêntica do universo Jeep? Pensando nisso, desenvolvemos esta ação para o ambiente digital em que criamos um dicionário para traduzir o que essa nação entende tão bem e que vale ser compartilhado e ‘traduzido’ para todo mundo que se interessa por esse mundo”, disse Frederico Battaglia, diretor de Brand Marketing Communication.


Dicionário NationPara engajar a Nação Jeep, foram feitos Stories interativos no perfil oficial da marca no Instagram que perguntaram o significado de palavras populares da língua portuguesa como “Chuva”, “Biscoito” e “Zequinha”. Se, para a maioria da população, estes termos representam, respectivamente, fenômeno meteorológico, alimento e personagem de anedotas, para os milhares que vivem o Espírito Jeep estes verbetes têm sentido completamente diferente.


Por meio de cards animados, foi mostrado que, para os amantes da Jeep, “Chuva” significa “o início de uma aventura 4x4", “Biscoito” quer dizer “o pneu perfeito” e “Zequinha” é sinônimo daquele “parceiro de aventuras que está sempre pronto para ajudar os jipeiros”. Em um processo colaborativo com os entusiastas da Jeep, cada uma dessas ressignificações foi proposta por um seguidor e o @ do respondente já está disponível no conteúdo para envolver ainda mais a comunidade.


Em um processo em constante evolução, a cada mês novos termos serão adicionados, construindo uma linguagem única e colaborativa do universo Jeep.

Confira abaixo o destaque do Instagram com os primeiros posts:
https://www.instagram.com/stories/highlights/17874185884878454/


Jeep NationMais que apenas um clube de benefícios, o Jeep Nation é um grupo de apaixonados por explorar o desconhecido e trocar experiências. Aberto para qualquer um que queira se inscrever, a nação ávida por explorar a natureza segmenta o novo participante em quatro níveis diferentes de acordo com o seu relacionamento com a Jeep: Spirit, Emotion, Loyal e Legend.

Para conhecer melhor todo este território de pessoas com valores em comum, acesse o site e fique por dentro de todas as novidades e vantagens de ser Jeep Nation.


Acompanhe os canais da Jeep:
Facebook: https://www.facebook.com/jeepdobrasil

Instagram: https://www.instagram.com/jeepdobrasil/

Youtube: www.youtube.com/jeepdobrasil

Pinterest:https://br.pinterest.com/jeepdobrasil/

Jeep Nation: https://jeepnation.jeep.com.br/

Jeep Gear: https://www.jeep-gear.com.br/

Ficha Técnica
co-CEO: Fernand Alphen

CCO: Adriano Alarcon

Diretor de Criação: Fabiano Pinel e Alexandre “Nego Lee” Popoviski

Diretora de Conteúdo: Fernanda Fontes

Diretora de Criação Associada: Daniele Rodrigues

Criação: Bianca Agnelli, Pedro Gait e Bernardo Medina

Conteúdo: Daniele Rodrigues, Camila Gusson, Carlos Damazo, Giulia Perrone e Vagner Vital

RTVC/Artbuyer: Viviane Guedes e Karina Bueno

Motion: Alexandre Arantes

Produção Digital: Marcelo Carneiro, Vitor Goersch e Guilherme Elias

Planejamento: Sara Silva, Guilherme Cipolla, João Roa e Maria Paula Miura

CMO: Carolina Buzetto

COO: Juliana Vilhena Nascimento

Negócios: Daniela Lancellotti, Juliana Passini, Bruno Giorgetto, Heloisa Torezan e Larissa Gama.


Mercedes-Benz inicia as vendas do EQC 400, primeiro veículo elétrico da marca no Brasil com 408 cv de potência e autonomia superior a 400 km, conta com dois motores e tração na quatro rodas. Custa R$ 575 mil



O Mercedes-Benz EQC 400 chega à rede de concessionários unindo toda a tecnologia que a marca é pioneira há mais de 130 anos, desde a invenção do primeiro automóvel, ao design moderno de um veículo elétrico, inaugurando, com este modelo, o futuro que a marca vislumbra para a mobilidade urbana desde já.

Com seu design único, o Mercedes-Benz EQC é pioneiro na proposta de um visual elétrico de vanguarda, ao mesmo tempo que mantém a linguagem sofisticada pela qual a marca é conhecida. Preservando sempre a qualidade, a segurança e o conforto, o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no País impressiona pelo conjunto de seus atributos. Esses elementos se destacam ao lado de um alto desempenho dinâmico, graças aos dois motores elétricos posicionados nos eixos dianteiro e traseiro do veículo, com uma potência combinada equivalente a 408 cv.

“A chegada do EQC ao Brasil é um passo importante da nossa marca em busca da direção sustentável e com maior preocupação com as gerações futuras. A Mercedes-Benz não só acredita como investe na busca por soluções que garantam a mobilidade urbana com menor impacto no meio ambiente. Nossos clientes estão mudando e nós, como marca, acompanhamos estas movimentações para atender às necessidades do nosso público, seja em design, em novas tecnologias ou em um ideal”, afirma Holger Marquardt - CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil e MBC América Latina & Caribe


A peça central do Mercedes-Benz EQC 400 é a bateria de íon-lítio disposta na base do veículo. Com um conteúdo energético de 80 kWh, ela emprega uma estratégia operacional sofisticada para abastecer o veículo com energia, possibilitando uma autonomia elétrica de 445 - 471 km (método NEDC).

Com o desafio de propor um novo visual sem perder a essência de um autêntico veículo Mercedes-Benz, o EQC 400 traz toques tecnológicos em seu design que identificam no modelo o apelo futurista, ao passo que mantém traços claros da marca. 


Sua grade frontal é renovada mas traz a tradicional estrela no seu centro, enquanto suas exclusivas lanternas traseiras alongadas proporcionam esportividade ao modelo. As rodas também impressionam no visual do primeiro modelo elétrico da Mercedes-Benz. Com uma combinação de grafite e azul que dialogam perfeitamente com o preto das rodas, a lateral do modelo é imponente e atrai olhares.


Não é apenas o visual externo que impressiona no novo Mercedes-Benz EQC 400. Seu interior traduz um ambiente tecnológico sem deixar de lado o conforto e a sofisticação característicos da marca. Os bancos do condutor e passageiro contam com ajuste elétrico e memória, que proporcionam maior comodidade no uso cotidiano. 

O acabamento em alumínio dialoga com a proposta futurística que ambienta o modelo ao mesmo tempo que remete ao requinte de um automóvel Premium. Além disso, o sistema de som de alta performance Burmester® garante uma experiência única de condução do modelo.

Muito mais que um visual tecnológico, o lançamento elétrico da Mercedes-Benz conta com tecnologias que se dedicam a tornar a condução do novo EQC 400 mais confortável, segura e prática. 


O modelo traz o sistema de infotainment da marca, Mercedes-Benz User Experience (MBUX), que permite ativar funções a partir do comando de voz “Hey Mercedes”, tornando cada vez mais prática e utilização de determinadas funções durante a direção.

Pensando em toda a experiência do cliente na aquisição de um modelo elétrico, a Mercedes-Benz criou um pacote de energia que trará mais segurança e comodidade na compra do EQC 400. 


Nele, na compra do modelo, o cliente já conta, além do carregador portátil, com o fornecimento e a instalação de um wallbox de carregamento em sua residência, garantindo toda a praticidade de recarga sem sair de casa.

Para isso, a Mercedes-Benz firmou parceria com a Enel X para oferecer soluções de gerenciamento de recarga para veículos elétricos. A empresa de soluções em energia será responsável pelo fornecimento e instalação dos carregadores residenciais, além de oferecer um pacote de serviços que disponibiliza um bônus de até um ano de energia para que clientes Mercedes-Benz possam recarregar seus elétricos.



Pacote de Serviços exclusivo Mercedes-Benz EQ

Visando trazer ainda mais tranquilidade aos proprietários do novo Mercedes-Benz EQC 400, ao adquirir o primeiro veículo elétrico da marca no País, o cliente já conta com três anos de garantia e manutenção preventiva pelo mesmo período. Com esta iniciativa, a marca reafirma seu compromisso de propor soluções exclusivas aos seus clientes e garante comodidade e previsibilidade no momento da compra do seu elétrico.


O Mercedes-Benz EQC 400 pode ser encontrado na rede de concessionários a partir deste mês de agosto com preço sugerido de R$ 575.000.

Dados técnicos EQC 400 4MATIC:

Emissões de CO2 
0 g/km 

Autonomia (NEDC)
445 - 471 km

Sistema de propulsão
2 motores assíncronos, tração nas quatro rodas 


Potência
408 cv (300 kW)

Torque máximo 760 Nm

Velocidade máxima
180 km/h (limitada eletronicamente) 

Aceleração 0-100 km/h 5.1 s

Bateria
Íons de lítio

Capacidade da bateria (NEDC)
80 kWh
Comprimento/largura (incl. espelhos) /altura
4.761/1.884 (2.096) /1.623 mm

Bitola (dianteira / traseira)
1.625/1.615 mm

Distância entre eixos
2.873 mm

Compartimento de bagagem (dependendo do equipamento instalado)
Mínimo de 500 l.

Peso líquido / peso máximo adm. / carga (DIN)
2.495/2.940/445 kg.



Renault faz a melhor volta do Grande Prêmio da Bélgica, em de Spa-Francorchamps e a equipe chega em quartos e quinto lugares


Daniel Ricciardo

A Renault DP World F1 Team conquistou um excelente resultado no Grande Prêmio da Bélgica deste domingo, marcando 23 pontos com o quarto lugar e a melhor volta da corrida de Daniel Ricciardo, bem como a quinta posição de Esteban Ocon no Circuito de Spa-Francorchamps.
 
Ao final de uma última volta apaixonante, Daniel cruzou a linha de chegada em quarto lugar, acumulando um ponto adicional ao registrar a melhor volta da corrida. Já Esteban conseguiu fazer uma ultrapassagem espetacular de Alex Albon na curva Les Combes, terminando em quinto e igualando seu melhor resultado na Fórmula 1.
 
Este resultado representa uma bela homenagem ao piloto francês Anthoine Hubert, que há um ano faleceu em um trágico acidente neste mesmo circuito.
 
Os dois pilotos fizeram uma boa largada, com Esteban ultrapassando Albon na saída da curva La Source, enquanto que Daniel colocou Max Verstappen sob pressão na quinta curva.
 
Apesar de estar em quarto e quinto após a largada, a atuação do carro de segurança na décima volta obrigou a escuderia a fazer duas passagens nos boxes para colocar pneus duros. Assim, Esteban perdeu um lugar para Albon nos boxes.
 
Logo depois, Daniel começou a subir progressivamente no pelotão, chegando à quarta posição, enquanto que Esteban se envolveu em uma batalha intensa pelo quinto lugar, o que ele só conseguiu na última volta.
 
A performance de hoje permite que a equipe acumule seu maior total de pontos em um Grande Prêmio desde que retornou à categoria, em 2016.
 
Daniel Ricciardo

Largada: 4º – Chegada: 4º + melhor volta da corrida
“Que corrida e que excelente resultado para a equipe! Tivemos um excelente ritmo hoje e este  quarto lugar é um belo resultado. Fazia tempo que eu não marcava a melhor volta da corrida, por isso estou muito contente. Meu engenheiro sinalizou qual havia sido o tempo mais rápido e então eu disse a mim mesmo “deixa comigo”! Fiz um grande esforço, utilizei toda a largura da pista e dei o máximo. Talvez tenha sido ainda melhor que minha volta de qualificação de ontem! Este circuito foi bom para nós no ano passado e Monza foi ainda melhor. Agora, vamos ver como vai ser, mas podemos seguir com muito mais confiança.”
 



Esteban Ocon
Largada: 6º – Chegada: 5º
“O quinto lugar tinha que ser nosso hoje, por isso estou muito feliz de ter conseguido isso na última volta. É fantástico para a equipe terminar em quarto e em quinto. Fomos rápidos durante todo o fim de semana e brigamos com os melhores carros. A corrida foi bastante boa. Partimos para cima do Albon na largada, mas perdemos a posição conquistada no box. A equipe fez um excelente trabalho durante a parada, por isso precisamos ver onde erramos. Daqui por diante vamos continuar trabalhando duro para reduzir a diferença e finalmente encontrar uma abertura no final. É positivo ver que o carro é performante nestes circuitos e podemos ir para Monza prontos para repetir este resultado.”

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Coluna Mecânica Online®



COLUNA MECÂNICA ONLINE®

30 | AGOSTO | 2020




Brasil é o menos preparado para veículos autônomos


Todos dizem que a grama boa é do quintal do vizinho, o que muitas vezes nos estimula a ganhar forças para encarar uma nova realidade, que assim seja com o Brasil, pois continuamos sendo o País menos preparado para a adoção de veículos autônomos dentre todos os analisados no "Índice de Prontidão para Veículos Autônomos 2020" (AVRI 2020 ou 2020 Autonomous Vehicles Readiness Index, em inglês) da KPMG. 



A diferença em relação ao ano anterior é que, em 2019, eram 25 os países analisados, com o Brasil em último colocado e agora, em 2020, são 30 os países analisados, com o Brasil continuando a ocupar a última posição.

O índice da KPMG avaliou os países por meio de 28 indicadores para mensurar sua prontidão e progresso na promoção da implementação e inovação dos veículos autônomos. 



Os indicadores estão organizados em quatro critérios de avaliação: política e legislação; tecnologia e inovação; infraestrutura; e aceitação do consumidor. 

No Brasil, as posições foram as seguintes para cada um dos critérios: política e legislação (30º); tecnologia e inovação (30º); infraestrutura (30º); aceitação do consumidor (29º) ficamos na frente da Índia.



"O governo brasileiro está fazendo pouco para incentivar a adoção de veículos autônomos e, apesar do entusiasmo dos consumidores no País por novas tecnologias e serviços, não há ainda políticas públicas de incentivo para esses tipos de veículos. Fomos superados por Hungria, Rússia, Chile, México e Índia. O desempenho brasileiro poderia ser impulsionado por mais pesquisas e programas de incentivos governamentais", afirma Mauricio Endo, sócio-líder de Governo da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Os resultados também revelaram que a maioria dos países aumentou sua prontidão para os veículos autônomos, com 17 dos 25 países listados no índice 2019 aumentando suas pontuações em 2020.



A liderança deste ano ficou com Cingapura e Holanda (que mantiveram a primeira e segunda colocação, respectivamente) e Noruega, que se manteve na terceira posição. 

De acordo com o AVRI 2020, os dez países mais preparados para um futuro com meios de transporte autônomos são Cingapura, Holanda, Noruega, Estados Unidos, Finlândia, Suécia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Dinamarca.

Cingapura e Holanda são líderes na promoção de veículos elétricos (VEs), precursores essenciais dos veículos autônomos.



Cingapura planeja aumentar massivamente o número de estações de carga de VEs, de 1.600 para 28.000 até 2030, enquanto a Holanda tem o maior número de estações de carga de VEs per capita

A Noruega é líder mundial na adoção de VEs e, além de extensos testes de veículos autônomos, estabeleceu três rotas de ônibus autônomos em Oslo.

Os Estados Unidos se destacam como sede de 420 empresas de veículos autônomos, o que corresponde a 44% de todas as empresas dessa natureza rastreadas no relatório. 

A Coreia do Sul registrou o maior crescimento em relação ao ano anterior e ocupa agora a sétima posição. O país foi impulsionado pela introdução de uma estratégia nacional para veículos autônomos, publicada em outubro de 2019, que espera reduzir as mortes nas estradas no país em 75%.



Sobre a pandemia da Covid-19, o índice revelou que os veículos sem motoristas poderão ser importantes para o atendimento dos novos requisitos de movimentação de pessoas e mercadorias. 

Por exemplo, o transporte público pode ser parcialmente aliviado por micro-ônibus autônomos sob demanda, para promover o distanciamento social, e veículos autônomos para transporte e entrega de produtos sem contato.
Pela primeira vez, o estudo da KPMG também apresentou casos de municípios com iniciativas de veículos autônomos relevantes: Pequim, Detroit, Helsinque, Pittsburgh e Seul.


Mecânica Online

Novo Actros
Poucos meses após o seu lançamento no mercado brasileiro, o extrapesado foi eleito o melhor caminhão do ano na edição de 2020 do "Prêmio REI – Reconhecimento à Excelência e Inovação". 

Além disso, a Mercedes-Benz também foi reconhecida como “Empresa do Ano”, destacando-se pela inovação e revolução tecnológica presentes nas suas linhas de produção, veículos e serviços, que cada vez mais entregam soluções eficientes e rentáveis para os seus clientes.

Pneus
A preocupação com a redução do consumo de combustível também é uma das características da indústria de pneus. A Sumitomo Rubber do Brasil, detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo no país, trabalha no desenvolvimento de tecnologias que visam melhorar o desempenho dos pneus, como redução da resistência ao rolamento e desenho assimétrico da banda de rodagem, aumentando também a eficiência energética desses produtos e contribuindo assim para a economia de combustível dos veículos.

Veículos elétricos
O projeto de pesquisa inovador e exclusivo "Bidirectional Charging Management - BCM" tem como principal objetivo permitir aos clientes fornecer energia dos seus próprios veículos à rede elétrica, suprindo a demanda da matriz energética. 
No Brasil, já é possível aderir à tarifa branca e pagar um preço diferenciado, dependendo do horário de consumo. Também já é possível obter créditos na conta de energia com o fornecimento de energia elétrica. 

Futuramente, então, os proprietários de veículos elétricos poderão carregar o veículo durante a madrugada a custo baixo e fornecer energia no horário de pico, de alto custo, podendo eliminar seu custo com energia elétrica ou mesmo obter lucro.

Parabéns
O Kwid, primeiro SUV compacto urbano, assim denominado pela Renault, acaba de completar 3 anos no mercado brasileiro com bons motivos para comemorar. O modelo é líder de vendas, com 49% de participação do segmento no acumulado de 2020, e exportado para 28 países da América do Sul, América Central e África. Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Kwid já vendeu mais de 204 mil unidades no Brasil e mais de 70 mil unidades no mercado externo.

==============================================
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Inteligência Artificial e Big Data garantem redução de até 50% no consumo de energia. Resultado é a menor demanda das matrizes energéticas e diminuição nas emissões de carbono.


O engenheiro ambiental e diretor do Grupo Luminae, Diego Cavalcante, é defensor da energia limpa e do uso racional da eletricidade. Na última sexta-feira, dia 28 de agosto, ele participou do Digitalks como palestrante, quando discutiu o desafio de reduzir as emissões de carbono – e, consequentemente, gerar economia – utilizando tecnologia de ponta na gestão energética. 

“Especialmente num momento em que o mundo passa por mudanças climáticas, associadas à escassez de recursos naturais, o caminho da sustentabilidade é fundamental para a sobrevivência do planeta”, diz.

“O atual quadro pós-pandêmico, que está se instalando, chega com uma consciência maior da necessidade de retomar o crescimento econômico, sem deixar de lado a preservação do meio ambiente”, relata Cavalcante. 

“Nesse cenário, otimizar o uso da energia evita o uso de força gerada pelas termoelétricas e outras matrizes poluentes, e ajuda a poupar as fontes limpas, como as hidrelétricas. Além de minimizar a emissão de carbono, o uso inteligente da energia ainda promove economia financeira substancial, que pode chegar a 50%.”

Ao saber como a energia é utilizada, 
o usuário elimina o desperdício Segundo o engenheiro, há um desperdício de 30% a 40% da energia utilizada, tanto em residências, como empresas, indústrias e estabelecimentos comerciais. “Conseguimos perceber a diferença na fatura, mas como saber onde houve perda ou mau uso dos recursos energéticos? Como é possível identificar, por exemplo, se um equipamento “puxa” mais eletricidade por defeito ou falha de configuração?”

Novas tecnologias como Inteligência Artificial e Big Data já vêm sendo fortemente introduzidas no cotidiano de empresas e pessoas, e sua aplicação vêm crescendo para todos os setores, especialmente com a chegada de máquinas conectadas, capazes de entregar informações em tempo real (IoT, ou Internet das Coisas). 

No campo da gestão de energia, sensores implantados em dispositivos movidos a eletricidade ou outro tipo de combustível transmitem, de forma contínua, dados que podem ser acessados em qualquer tempo e local até mesmo pelo celular.

Lógica de sensores Com o uso de ferramentas de tratamento e cruzamento de dados, associados a sistemas inteligentes, capazes de gerenciar dispositivos remotamente, a gestão da energia se torna mais competente à medida que passa a ser automatizada. 

“A chegada do 5G vai permitir um ganho em eficiência, tanto no desenvolvimento tecnológico quanto na velocidade do processamento de dados”, acrescenta Cavalcante. Segundo o executivo, essa transformação digital vai impactar positivamente na eficiência energética. Tudo isso sem cabos ou fios aparentes, nem obras de infraestrutura.

Para ele, a melhoria da qualidade das conexões vai democratizar a automação de processos baseados em IoT, facilitando até mesmo às pequenas empresas economizar de forma significativa com medidas simples, como reduzir a iluminação de determinada área quando o fluxo de pessoas diminui, ou modificar a posição de um termostato, mesmo quando não há ninguém para manipular botões ou interruptores.

Gilbarco Veeder-Root participa da Agrishow Experience com soluções inteligentes para gestão do combustível




O maior evento do agronegócio, este ano em formato totalmente digital, acontece de 14 a 18 de setembro. A Gilbarco Veeder-Root contribuirá com seus equipamentos e soluções no tema "Tecnologia e Inovação" que será a pauta do encontro no dia 16.
A Agrishow Experience acontece em cinco dias, cada um deles dedicado a um tema, cobrindo, praticamente, todos os tópicos de interesse do agronegócio: de equipamentos, a novas tecnologias, passando por legislação, energias renováveis e irrigação, entre outros.
No dia 16, no tema “Tecnologia e Inovação” a Gilbarco Veeder-Root apresentará sua mais recente solução para o segmento industrial e agro, a nova linha de bombas de combustíveis Prime Fleet SaaS. O equipamento conta com todos os recursos inteligentes da linha de bombas industriais Prime Fleet e agrega a nova plataforma de gestão de combustíveis, FuelOnet Pro, resultando numa solução completa de controle integrado de abastecimento de frotas.
Prime Fleet SaaS é uma combinação única de soluções de abastecimento e gestão de combustível para frotas. Desenvolvida para maximizar a eficiência e reduzir os custos operacionais, oferece agilidade no abastecimento de veículos e proporciona total controle da frota aos gestores, através da geração de dados precisos e disponíveis em tempo real”, explica Leandro Nunes, gerente de marketing estratégico América Latina para soluções de frota.
No painel virtual, Papo com Especialista, Nunes, terá a oportunidade de detalhar a solução, que inclui a plataforma de gestão de dados de abastecimento, FuelOnet Pro.

Hospedada em nuvem, com informações completas sobre o fluxo de abastecimento, a plataforma permite identificar as perdas do processo de abastecimento de combustível, tendências operacionais, além de permitir diversas formas de identificação da frota, entre elas, a identificação automática de veículos por RFID. 
Este recurso proporciona economia com despesas de combustível, reduzindo o risco de fraude e perdas no processo de abastecimento, garantindo que somente veículos autorizados sejam abastecidos.  
Para maior segurança dos gestores, a plataforma conta com um potente motor de alarmes que são emitidos de maneira automática, a partir da detecção de abastecimentos irregulares, ou qualquer outro padrão anormal de operação.
Mais do que nunca, o momento exige soluções acuradas e digitais para postos próprios de empreendimentos agrícolas. Para isso, conseguimos desenvolver um sistema de gestão, praticamente, livre da interface humana para operação local ou remota, contribuindo efetivamente para o resultado final do negócio”, diz o gerente.
Além da solução Prime Fleet SaaS, a Gilbarco Veeder-Root apresentará seu portfólio de industrial voltado para o mercado agro na Agrishow Experience.
Serviço:
Agrishow Experience
Inovação e tecnologia: 16 de setembro de 2020
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/31oO55E

domingo, 30 de agosto de 2020

Mercedes-Benz inova e realiza demonstração virtual e presencial do Novo Actros para clientes




Clique aqui e veja o Novo Actros em Curitiba

Chegou a vez do Novo Actros rodar pelo Brasil. A Mercedes-Benz e seus concessionários, seguindo todos os protocolos de proteção contra o coronavírus, apresentará até novembro o caminhão em diversas concessionárias do País.
“Mais uma vez, estamos inovando no mercado, oferecendo aos clientes um evento de demonstração presencial e online ao mesmo tempo”, diz Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. 
“Um modo novo para que os transportadores e motoristas conheçam mais de perto e testem o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do mercado. Além de test-drive com instrutores da fábrica, teremos lives regionais que reforçarão os diferenciais do Novo Actros e permitirão interação online do público com João Moita, o Embaixador da Voz das Estradas”.

Novo Actros Experience
No primeiro dia de todas as etapas, a Mercedes-Benz realizará lives regionais para destacar as tecnologias, inovações e diferenciais do Novo Actros. Além de exibir imagens da chegada do moderno caminhão à cidade, valorizando a região e o produto, a live terá atrações como um walkaround do veículo e um bate papo com o João Moita, Embaixador da Voz das Estradas.
O walkaround virtual proporcionará uma imersão para o espectador da live. Um engenheiro da fábrica será o apresentador, mostrando os destaques do produto.
As lives regionais trarão também as soluções em Peças e Serviços oferecidas pela marca aos clientes, como três linhas de peças, MB Uptime, Fleetboard, Planos de Manutenção e demais itens do portfólio, além de novidades e campanhas do Mercedes Club.

Rota e calendário do Novo Actros Experience
Data
Cidade
Concessionário
02 a 04/09
Caxias do Sul (RS)
Mecasul
23 a 25/09
Bauru (SP)
Aoki
07 a 09/10
Cuiabá (MT)
Rodobens
04 a 06/11
Barreiras (BA)
Mavel
18 a 20/11
Vitória da Conquista (BA)
Comveima
25 a 27/11
Belo Horizonte (MG)
Minasmáquinas / Cardiesel
09 a 11/12
São Gonçalo (RJ)
Mardisa
Novo Actros. O caminhão inteligente.
O Novo Actros começou a ser entregue aos clientes no mês passado com grandes inovações, como o MirrorCam, sistema que substitui os retrovisores convencionais por câmeras digitais e faz desse Mercedes-Benz o primeiro caminhão sem retrovisor externo do Brasil.
A nova linha de extrapesados traz para o País inéditas tecnologias de segurança ativa que são de série, evitam acidentes e protegem vidas, como os Assistentes Ativo de Frenagem (ABA 5 – único do mercado que identifica veículos, pedestres e objetos à sua frente e freia sozinho, caso o motorista não tome a ação necessária), Ponto Cego, Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP. Além disso, o caminhão também é equipado com os já conhecidos Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.
Portfólio Novo Actros
O portfólio de modelos Novo Actros é formado pelos cavalos mecânicos 2045 4x2 da faixa de 450 cv (que marca a estreia do Actros na categoria 4x2), 2548 6x2 e 2648 6x4, ambos com motor na faixa de 480 cv. Além disso, o cliente tem a opção do já consagrado Actros 2651 6x4 de 510 cv. 
A chegada do OM 471 de 530 cv é outra novidade da marca. Esse motor equipa o Actros 2553 LS 6x2 e Actros 2653 LS 6x4 (cavalos-mecânicos com suspensão pneumática) e Actros 2653 S 6x4 (cavalo-mecânico com suspensão metálica).
Ou seja, a partir de 2020, os clientes têm à disposição Novos Actros com motores de 450 a 530 cv. Com esses modelos, a marca aumenta as opções de escolha para os clientes que operam no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e outras aplicações.

BMW Motorrad WorldSBK Team and Tom Sykes to race together again in WorldSBK in 2021




Munich. The BMW Motorrad WorldSBK Team and Tom Sykes (GBR) are set to continue working together in the FIM Superbike World Championship (WorldSBK) in the 2021 season, when Sykes will line up on the BMW S 1000 RR for the third year in a row. His new team-mate will be Michael van der Mark (NED).

35-year-old Sykes has been part of the BMW Motorrad WorldSBK Team from the word go. In the team’s debut season in 2019, he secured one pole position and four podium finishes with the BMW S 1000 RR. He has since added a further pole position at the opening round of the 2020 season on Phillip Island (AUS). 


“Tom has been part of our WorldSBK Team from the very start and is an important pillar of this project”, said Marc Bongers, BMW Motorrad Motorsport Director. “We are pleased to be able to continue along the common path in 2021, which we embarked upon with the first tests back in December 2018. This gives us continuity, which is very important for the successful development of a project. We have already achieved a lot together, and the goal is now to definitively close the gap to the front-runners. Tom’s extensive knowledge of the BMW S 1000 RR and his input will play a key role in achieving this.”


Kartismo: Alexandre Albino vence e lidera turno da F-4 Akasp. Rogério Cebola termina em terceiro e foi o show man da prova



Depois de outra prova super disputada, a F-4 da Associação de Kart Amador de São Paulo (Akasp) tem novo líder em seu quarto turno. Na noite de quarta-feira (26/8), no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), Alexandre Albino venceu pela primeira vez nesta temporada e já assumiu a liderança nesta segunda etapa do penúltimo turno ao completar as 29 voltas em 25min26s898, com 9s550 de vantagem sobre Carlos Santana (AFS), que foi seguido de Rogério Cebola (Cardoso Funilaria e Pintura) – vice líder do turno -, Hélio Bianchi (Bianchi Automóveis), Giovani Bondança (Mais Farma) e Emerson Rildo, completando os seis primeiros.

A prova começou com Otávio Lotfi liderando as três primeiras voltas, seguido de Hélio Bianchi, até acontecer uma grande troca de posições, com Carlos Santana assumindo a ponta e levando Alexandre Albino para segundo. Na sétima passagem Albino já pula pra primeiro, e começa a se distanciar e estabelecer a volta mais rápida da corrida.

Enquanto isto, tem início uma grande batalha entre Santana e Rogério Cebola, que assumiu o segundo posto. Na 22ª volta foi a vez de Lotfi, que chegou a cair para a quinta posição, ser o novo vice-líder, com Cebola em terceiro, Santana em quarto, Giovani Bondança em quinto e Bianchi em sexto. 

Tudo mudou no meio da última volta, quando houve um toque entre todos estes pilotos, que estavam muito juntos. E foi o que definiu a ordem de chegada, já que Lotfi rodou, caindo para sétimo. Melhor para Santana, que aproveitou a confusão para reassumir o segundo lugar, seguido de Cebola, que ficou com a direção torta, Bianchi e Bondança.

“Mais uma prova empolgante, em que larguei em sexto, fiz várias ultrapassagens e consegui brigar pelo segundo até a última volta, quando num toque que levei a minha roda enganchou com um colega e entortou a barra de direção. Ainda assim, com cada roda para um lado consegui me arrastar até a linha de chegada, conquistando meu segundo pódio seguido, que foi importante para continuar na vice-liderança do turno”, comentou Rogério Cebola, que foi a principal atração da transmissão ao vivo da prova.

A próxima etapa do quarto turno da F-4 da Associação de Kart Amador de São Paulo será realizada no dia 2 de setembro, novamente no Kartódromo Granja Viana.

O certame de F-4 da Akasp é disputado com karts Mega dos próprios pilotos, mas com acertos de chassi fixos, equipados com motor Honda GX 390, de 18 hp, equalizados e sorteados pela MFS Racing. A novidade desta temporada é a utilização dos pneus Lecont.

Reveja a prova de F-4 da Akasp no Kart Amador SP pelo link
https://youtu.be/w-2OznuRh0I
Resultado da segunda etapa do quarto turno da F-4 Akasp: 1) Alexandre Albino, 29 voltas em 25min26s898; 2) Carlos Santana, a 9s550; 3) Rogério cebola, a 10s152; 4) Hélio Bianchi, a 10s321; 5) Giovani Bondança, a 13s566; 6) Emerson Rildo, a 16s394; 7) Otávio Lotfi, a 18s000; 8) Arnaldo Biondo, a 19s884; 9) Luiz Reche, a 21s569; 10) Emílio Di Bisceglie, a 24s994.

Classificação do quarto turno da F-4 Akasp depois de duas etapas: 1) Alexandre Albino, 61; 2) Alberto Otazú/Rogério Cebola, 57; 3) Carlos Santana, 55; 4) Bruno Biondo/Emílio Di Bisceglie, 50; 5) Alberto Otazú/Hélio Bianchi, 46; 6) Giovani Bondança/Eder Ayres, 46; 7) Emerson Rildo, 39; 8) Otávio Lotfi, 38; 9) Arnaldo Biondo/Bruno Biondo, 35; 10) Luiz Reche/André Relvas, 33; 11) Waltinho Vignatti, 29; 12) Heraldo Brasil/Saint Clair, 27; 13) Sérgio Luiz/Dilson Sucupira, 26; 14) Sandro Ferraris, 24.

Classificação Geral da F-4 da Akasp depois de quatorze etapas: 1) Emílio Di Bisceglie/Bruno Biondo, 357 pontos; 2) Alberto Otazú/Hélio Bianchi, 320; 3) Alberto Otazú/Rogério Cebola, 294; 4) Carlos Santana, 289; 5) Otávio Lotfi, 277; 6) Alexandre Albino, 262; 7) Bruno Biondo/Arnaldo Biondo/Emílio Di Bisceglie, 248; 8) Giovani Bondança/Eder Ayres, 234; 9) Luiz Reche/André Relvas, 217; 10) Sérgio Luiz/Dilson Sucupira, 215.

Alberto Cesar Otazú tem o apoio de Autódromo Virtual de São Paulo (AVSP), Bianchi Automóveis, Cardoso Funilaria e Pintura, No Fire Services, Rolley Ball, Speed Truck, Pailler Racing. O jovem apoia as ações da Associação Cruz Verde, Direção para a Vida e Rotary Club Ponte Estaiada.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.